Page 1

Upcycling com meias sem par para confeccionar pantufas infantis


O que vocĂŞ faz com os

pĂŠs de meia sem par?


Com o intuito de dar uma nova funcionalidade aos pares de meia sem par, que antes eram resíduos da industria da moda ou jogados no canto do armário,

este é um guia pratico para o upcycling

de forma prática e fácil é possível criar diversos tipos de sapatinhos infantis ressignificando estas meias para dar mais utilidade de forma artesanal.


Confeccionar estas pantufas é uma forma de aproveitar a maior área das meias devido ao pouco consumo de material que a modelagem infantil exige. Durante a pesquisa para a elaboração deste manual, foi entendido que este produto é usado desde recém-nascido a crianças de 10 anos, independente do gênero. E são procurados para uso casual já que proporcionam conforto, leveza e bem estar. O que deixa este projeto mais amplo para conseguir aproveitar ao máximo as meias que não tem par.


Materiais usados:

Patchwork com pés de meia sem par Solado em camurça de sobra da industria Aplicação de bichinhos feitos com sobras de

couro

Enchimento no solado com

da industria

restos de tecidos triturados

em parceria com a Oficina Muda


Modelo Hype:


Modelando a meia:


Cortando o cabedal: Passo 1: Com o seu pé de meia escolhido, dobre-o na vertical; Passo 2: Com a ajuda do molde 1, também dobrado na vertical, posicione próximo ao topo; Dica: Tente encaixar em cima da parte da estampa que você gostaria de ter no sapatinho; Passo 3: Com uma caneta de tecido marque toda a borda do molde na meia; Passo 4: Corte todo o contorno todo o cabedal, exceto a parte do topo.


Molde 1:

3,5

cabedal

7,7

2,3

7

4,5

14,0 *medidas em cm

*molde com uma base para um calรงado de tamanho 22


c o r t a n d o

molde 1

topo

o c a b e d a l


Cortando o forro do solado: Passo 1: Use o fundo da meia para posicionar o molde 2; Passo 2: Risque o contorno do molde de forma a aproveitar a maior ĂĄrea disponĂ­vel; Passo 3: Corte toda a sua borda.


Molde 2:

5

6,5

solado

14

*medidas em cm *molde com uma base para um calรงado de tamanho 22


molde 2

c o r t a n d o o s o l a d o


Cortando o viés: Passo 1: Com a meia ainda dobrada, posicione o molde 3 na área do elástico do tornozelo; Passo 2: Com a ajuda de um alfinete, estique o elástico de forma que consiga acomodar todo o comprimento do viés; Passo 3: Corte todo este retângulo.


Molde 3:

6,5

viĂŠs

22

*medidas em cm *molde com uma base para um calçado de tamanho 22


molde 3

c o r t a n d o o v i ĂŠ s

*dobre o molde ao meio para facilitar o manuseio


Adicionando o solado de camurรงa:


Cortando a camurça: Após separar todas as partes da meia, é a hora de pegar o pedaço da camurça para fazer o solado: Passo 1: Risque o contorno do molde 2 (solado) na camurça; Passo 2: Corte, com uma boa tesoura, toda a sua borda.


molde 2

c o r t a n d o o c o u r o


Preparando para a costura:


Partes separadas para a construção da pantufa: 1x 1x

1x

cabedal

forro do solado

1x

solado viĂŠs


Restos de tecidos triturados: Em parceria com a Oficina MUDA, conseguimos aproveitar os restos de tecidos absorvidos das industrias para dar um novo ciclo de vida, e desta forma conseguir deixar a pantufa ainda mais confortável. Este material é feito a partir de uma máquina trituradora que rasga os tecidos até ficarem praticamente desmanchados. A ideia é ressignificar este resíduo têxtil, e reinterpretar os produtos de maneira sustentável e inovadora.


Costurando as partes da pantufa: Passo 1: Junte a parte do cabedal com a sola de meia costurando-os pelo lado do avesso; Passo 2: Costure também a parte do traseiro da meia, sendo assim ela já ficará toda fechada; Passo 3: Ainda no avesso, costure a sola de camurça na sola de meia adicionando o tecido triturado entre elas; Passo 4: Quase pronto! Desvire a pantufa para o lado correto e aplique o viés na borda para dar um acabamento.


Costura:


Aplicando o bichinho:


customizar com formatos de animais: Para incentivar o lado lúdico infantil, é possível adicionar diversos tipos de bichinhos no cabedal da pantufa, fazendo os desenhos em retalhos de couro de sobra de produção. Este é o momento para deixar fluir a criatividade. Passo 1: Escolha um animal bem divertido para copiar seu formato. Neste caso, foi escolhido o Panda; Passo 2: Desenhe nas partes do couro o contorno do animal separando as partes em camadas; Passo 3: Sobreponha todas estas camadas seguindo a disposição do rosto; Passo 4: Cole todos os pedaços usando uma cola especial para couro.


Molde: mancha do olho 2x

orelha 2x cabeรงa 1x

olho 2x

nariz 1x

panda


c u s t o m i z a n d o


Prototipo


"Revolucionário é todo aquele que quer mudar o mundo e tem a coragem de começar por si mesmo" Sérgio Vaz.


Ursulla Riccioppo Designer de Calรงados ursullariccioppo@hotmail.com

Profile for ursullariccioppo3

Upcycling com meias sem par para confeccionar pantufas infantis  

Upcycling com meias sem par para confeccionar pantufas infantis  

Advertisement