Page 1

Semiรณtica Professora Thereza Imbiriba R161D Alunos: Lucas Menezes Sara Lacerda Thainรก Donavale Ursulla R Caldeira


Significado X Significante “No entanto, há entre os dois termos de minha relação uma afinidade expressiva, o germe de uma tautologia: um puxa o outro, a relação é da origem da citação. Posso pelo menos reconhecer que há significação entre eles; é como se a revista de moda ligasse certo domínio a um outro domínio por um procedimento elementar da significação” (BARTHES, 2005, p.308) “A revista de moda na verdade sempre usa apenas funçõessignos: a função nunca pode ser separada de seu signo” (BARTHES, 2005, p.309)


“Causalidade ou finalidade, a fraseologia da revista de moda sempre tende a transformar subrepticiamente o estatuto linguístico do vestuário em estatuto natural ou utilitário, a investir o signo de um efeito ou de uma função; nos dois casos, trata-se de transformar uma relação arbitrária em propriedade natural ou em afinidade técnica, em suma de dar à criação de moda a garantia de uma ordem eterna ou de uma necessidade empírica” (BARTHES, 2005, p.309)


“Com grande frequência, a revista de moda me dá relações cujo significante é puramente gráfico [...]; não tenho então nenhum meio – a não ser intuitivo – de decidir o que, nesse tailleur, nesse vestido ou no terninho significa descontração, elegância ou informalidade” ( BARTHES, 2005, p.316) “O que aparece então são relações simples, de um modelo único [...] entre significados e significantes. Essas relações são simples, mas não são “puras”, pois os significantes pertencem sempre a uma ordem física que é o contínuo indumentário, fragmento de espaço corporal ocupado pelo vestuário [...], enquanto os significados [...] me são fatalmente dados por meio de uma ordem escrita, de uma literatura” (BARTHES, 2005, p.310)


“Se me dizem que o azul está na moda ou que camélia é otimismo,, concluo que a cor e o adorno são supostamente classes de significantes, unidades significantes” (BARTHES, 2005, p.312) “Os suportes de significação ocupam muito espaço no léxico da moda; às vezes, é verdade, são indefinidos (a moda é o azul), mas na maioria das vezes a revista os define; é obrigada a isso nos numerosíssimos casos em que a significação surge apenas no nível do “detalhe” (um colar, a forma de um colarinho, o comprimento das mangas, a posição de um recorte etc.); por definição, o detalhe é parasita de uma peça, a peça sustenta a significação sem dela participar, seja “apresentando-a”, seja recebendo-a: ela é objeto ou suporte da significação” ( BARTHES, 2005, p.316)


Moda:

Língua:

Street Style “A língua, ao que parece normalmente, não tem nenhum suporte de significação: a palavra não sustenta o sentido, pois ela é o sentido. [...] É mais ou menos o caso da moda, se bem que aqui o sentido literal é, na maioria dos casos, defectivo: só subsiste o sentido mitológico. Na linguagem da indumentária o suporte de significação é, em suma, uma espécie de signo atrofiado, o vestígio inerte, domesticado” (BARTHES, 2005, p.317)


“É por pertencer a um sistema duplo, dissociado, em que sentidos suplementares, secundários, se apoiam em sentidos primeiros, pouco a pouco desvitalizados, que a moda comporta esses suportes de significação, desconhecidos das semiologias simples”(BARTHES, 2005, p.318) Primário:

Guarda-roupa Verão

Secundário:

Happy chic Fast fashion


“Hi-Lo é a abreviação de High and Low, termo em inglês que poderia ser traduzido como "Alto e Baixo". Ele se refere, basicamente, ao preço pago pelas peças que compõem o seu look, ou seja, as grifes. Misturar artigos de luxo com outras peças, inclusive aquelas encontradas em brechós é Hi-Lo” (RIACHUELO, 2016)


“Se eu aproximar todos os significantes do tipo “cetim”, rapidamente farei aparecer um “vestema” geral: material, no qual, por uma séria de análises ulteriores, posso esperar abrir um verdadeiro paradigma (cujo o “número” não posso prever)” (BARTHES, 2005, p.320)

Significante Cetim Quantidade de significados

Infinito


FESTA

caminhada

Praia QUENTE

NOITE

Dia tarde

Mini

Maxi

frio

“É melhor primeiro estabelecer as classes homogêneas de significantes, sem me preocupar, por enquanto, com sua substância, ou seja, com seus significados:[...] quanto mais arbitrária for a lei, mais imperativa será.”(BARTHES, 2005, p.319)

“A revista de moda ás vezes deixa de lado o léxico absoluto e me dá, prontinhas, algumas tabelas de oposições. É o que acontece com aquilo que chamarei de variações concomitantes de signos: uma mudança de significado provoca expressamente uma mudança de significante” (BARTHES, 2005, p.321) “Essas relações são importantes, porque dão de uma só vez o “vestema” e seu paradigma, descobrindo ao mesmo tempo a unidade sintagmática e a oposição sistemática que em geral ela sustenta implicitamente” (BARTHES, 2005, p.322)


Significante: RENDA Significados variados:

Renda Recatada

Renda Sexy


PARTE SARA


PARTE LUCAS


Referências: Revista Glamour. Disponível em: <http://revistaglamour.globo.com/Moda/Tendencias/noticia/plantao.html A>. Acesso em 14 de out. de 2016 FFW. Disponível em: <http://ffw.com.br/moda/streetstyle/>. Acesso em 14 de out. de 2016 Blog da Barbarela. Disponível em: <http://www.blogdabarbarela.com.br/2016/09/fashion-police-os-looks-de-marcelatemer.html>. Acesso em 14 de out. de 2016 Pinterest. Disponível em: <https://br.pinterest.com/pin/552394710528232937/>. Acesso em 14 de out. de 2016 DH Gate. Disponível em: <http://m.pt.dhgate.com/product/sexy-lingerie-harnessjumpsuit-for-women/201288929.html>. Acesso em 14 de out. de 2016 Google Imagens. Disponível em: <https://www.google.com.br/imagens>. Acesso em 14 de out. de 2016

Neste ano o azul está na moda  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you