A favela Cabana do Pai Tomás: a ocupação consentida - memória e história

Page 114

114

favelas de Belo Horizonte, que culminaria com o assassinato do prefeito Jorge Carone e de outras autoridades. O plano tinha como centro principal as favelas situadas na margem da avenida Amazonas, proximidades da Cidade Industrial, no local denominado Cabana do Pai Tomás e que há alguns meses passaram a ser conhecidas como Vila Operária Estudantil, Padre Alípio e Padre Lage.” (Jornal Estado de Minas,09/04/64) “OFICIAS CUBANOS AGEM NAS FAVELAS DE BELO HORIZONTE Belo Horizonte (O Globo) – A polícia recebeu denúncia de que dois oficiais do Exército Revolucionário Cubano estão agindo nas favelas Padre Lage, Padre Alípio e Cabana do Pai Tomás, reunindo – se em casa do ex- guarda civil Raimundo Gil da Silva para contatos com os favelados. Esses oficiais participaram, conforme informações levadas à polícia , de uma reunião num matagal, no último dia 27, dissolvida por soldados do Posto Policial da favela Cabana do Pai Tomás e na qual um dos participantes tentou atirar no Sargento Geraldo Alves” (Jornal O Globo, 02/03/64)

Uma das preocupações das autoridades na favela Cabana do Pai Tomás era a presença no meio dos moradores de oficiais Cubanos que estavam conscientizando esses moradores. Além de fazerem ameaças de morte a diversas autoridades, como por exemplo ao comandante do policiamento, Capitão Eustáquio Murilo da Silva e ao prefeito Jorge Carone Filho. Sobre as ameaças de morte que recebeu, o capitão Eustáquio Murilo da Silva, tem a seguinte lembrança: “É porque eu tive que ser enérgico com a liderança do Raimundo Gil e de outras pessoas lá, que assim, eram apoiados possivelmente por esses elementos cubanos que estavam alojados por ali e enrustidos por ali, procurando o treinamento de guerrilha, dos grupos de guerrilha e depois parece que se transformou no grupo do Onze e então eles resolveram a melhor prática que eles acharam era praticar o meu assassinato né, porque aí me afastaria e então talvez em elemento para me substituir. E logo para garantir o maior êxito, o programa deles era assassinar outros elementos meus como Sargento Geraldo de Tal, Cabo José Gregório e outros que eu não me lembro ... e eles tentaram fazer umas 03 vezes lá na Cabana e 01 vez aqui no portão de casa, mas eu evidentemente tive mais força e não deu em nada. O Padre Alípio acabou fugindo para Cuba e consegui dispersar tudo. O objetivo deles era me tirar, porque eu havia tomado a liderança deles e a ordem do governador Magalhães Pinto era tomar a liderança deles, fazer o que fosse para tomar a liderança deles para poder por ordem e foi até então as


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.