Issuu on Google+

Ano 1 | Edição 07 • Agosto/11 - Distribuição: Granja Viana • Cotia • Carapicuíba • Caucaia • Vargem Grande • Raposo Tavares • São Roque

Novidade!!!

Guia de Cultura e lazer

Pegue seu exemplar no interior da revista

14

Saiba tudo que acontece na região e no mundo.

07

Abra suas asas na

Nova Zelândia

Paulo Bonfa,

desponta entre a nova geração de comunicadores maio 2011


1

9

7

2

5

0


Carolina DieCkmann


Editorial É possível viver do humor? Optar por fazer aquilo que gosta, e com muito bom humor, foi o caminho trilhado pelo nosso entrevistado de capa desta edição, Paulo Bonfá. Saiba mais sobre este entusiasta do esporte, como se denomina, apresentador dos programas “Diários do Bonfá” na Sport TV e “Totalmente excelente” na rádio Oi FM e criador de bordões incríveis e engraçados. Temos muitas novidades... nesta edição além da Revista Tudo com todo seu conteúdo eclético e diversificado, você tem também um guia de cultura e lazer com informações sobre os melhores eventos da região e de São Paulo, onde abordaremos o mundo da música, cinema, teatro, dança, exposições, passeios em um formato de fácil leitura e manuseio. Esperamos que gostem! A nossa região está crescendo rapidamente, mas será que conhecemos os principais bairros e suas peculiaridades? Foi com este objetivo, que a partir desta edição, teremos a seção “Nosso Bairro”. Começamos pelo Jardim da Glória, bairro antigo, privilegiado por sua localização e que mistura natureza e um comércio atraente. Saiba a visão de moradores e comerciantes, imperdível!

Expediente

Publisher Roberta Smilari | roberta@revistatudo.com Diretora Executiva Regina Imperatore | regina@revistatudo.com Editora e Jornalista Responsável Denise Berto - MTB 12.310 | jornalismo@revistatudo.com Jornalista | Juliana Martins - MTB 57.882 | juliana@revistatudo.com Direção de Arte e Diagramação Marina Bevilaqua | design@revistatudo.com Alexandre Pessôa | design@revistatudo.com Designer Publicitário Carol Smilari |carol@revistatudo.com Fotografia | Guido Bompan | fotografia@revistatudo.com Foto capa |Guido Bompan Fotos complementares | Dreamstime Comercial: Ana Paula Dutra • Sandra Smilari contato@revistatudo.com @revistatudo www.revistatudo.com A Revista TUDO é uma publicação da Editora Imperatore Ltda. Rua das Tipoanas, 237 - Granja Viana | Carapicuíba-SP Tel: 3535-4268. As matérias assinadas não expressam necessariamente a opinião da revista. A inclusão do nome de colaboradores neste expediente não implica em vínculo empregatício. Outros títulos da editora: Fazendinha e São Paulo II em revista Tiragem: 17 mil exemplares | Periodicidade: Mensal Distribuição: gratuita, condomínios e pontos comerciais instalados na Granja Viana, ao longo da Rodovia Raposo Tavares, Cotia, Caucaia do Alto, Vargem Grande, Carapicuíba, Embu das Artes, São Roque.

6 Gastronomia

é 14 Viajar preciso

O que a morte desta estrela chamada Amy Winehouse, deixa como exemplo para os jovens de hoje? Saiba o que profissionais na área de psicologia observam sobre este episódio que entristeceu o mundo! Veja também na seção Viajar é preciso, sobre este país admirável por sua beleza ímpar e admirado por aventureiros do mundo inteiro: Bem-vindo à Nova Zelandia! Mas não paramos, por aí, temos a magia e mistérios das pedras e cristais, dicas para quem pretende ter um espaço gourmet descontraído e aconchegante, gastronomia alemã e o que acontece no Brasil e na região. Isso e muito mais... boa leitura, Roberta Smilari

18 Moda

22

Casa e jardins

34 Entrevista

40

Comportamento


com a palavra o leitor

Nosso leitor Eduardo Soares, diretor do Notícias de Cotia & Região escreve:

“Ao completar meus 60 anos de idade, conquistei alguns privilégios, como furar fila em Banco, ônibus grátis,vagas especiais, etc... Mas o benefício que mais me agrada é poder fazer alguns comentários e elogios, esculpidos pelos mesmos 60 anos de experiência de vida. A mulher conquista cada vez mais espaço na sociedade, e nisso sempre apostei, tanto que quando as vejo bem sucedidas vibro e procuro dar a maior força. É impressionante a qualidade, o bom gosto, o senso de bem informar, a harmonia, a diagramação, a distribuição de cores contidas nas 68 páginas da edição 06 da TUDO. Parabéns a toda equipe. São os meus votos e de minha equipe (Letícia e Luiz Antonio – meus filhos). Somos todos seus fãs de carteirinha.”

O músico e compositor Marcelo Sorge diz:

“Informar para reflexionar e remodelar, retransformar nossa realidade. Uma revista sensível e extremamente atual, com foco no ser humano e no crescimento interior, matérias com conteúdo e bem elaboradas, arte e design equilibrados, fotos perfeitas, diagramação leve e bem cuidada para não cansar a vista, parabéns a todos vocês que fazem esta jóia em meio a tanta ferrugem, mantenham o foco e nunca se esqueçam do cuidar, o futuro se constrói no aqui e no agora. www.mmsorge.com • http://osolinterno.blogspot.com

Ivette Moreira – moradora do São Fernando Golf Club, completa:

Esta semana recebi a revista número 6 e quero dizer-lhes que ela está cada vez melhor, com boas reportagens e seu pessoal escreve bem. Parabéns, mesmo.

Informar para reflexionar e remodelar, retransformar nossa realidade.

Caro Leitor, este espaço é seu para críticas, opiniões reclamações de qualquer natureza. Escreva para contato@revistatudo.com.br colocando seu nome completo e telefone para eventuais dúvidas a serem sanadas. Reservamo-nos o direito de resumir as cartas, conforme nosso espaço disponível.

agosto 2011

5


gastronomia

Guten Appetit! “N

ossa culinária não admite desperdícios” enfatiza o chef alemão Heiko Grabolle. Radicado em Santa Catarina desde 2003, ele explica que, por causa das situações extremas e mudanças climáticas rigorosas vividas pelo país, seu povo aprendeu a aproveitar e conservar da melhor maneira possível todos os alimentos. “Salsichas, queijos, geléias e embutidos em geral, são frutos desta necessidade que acabou por desenvolver nossa gastronomia”, destaca. Grabolle acrescenta, que dependendo da estação, os pratos substanciosos ou leves se completam com vinhos brancos (mais predominantes) e cervejas, preferência não só brasileira mas principalmente alemã. Outra característica forte da comida germânica, segundo ele, é a variedade dos molhos e cozidos temperados com raiz forte, mostarda e outros temperos típicos. Nem só de “chucrute” vive o alemão, garante Grabolle. Seu cardápio diário é bem diversificado. Um dos pratos preferidos é a combinação de carne suína com batata, preparadas de várias manei6

agosto 2011

A imagem de uma culinária baseada em pratos substanciosos, com ingredientes fortes não representa a única vertente da comida alemã. Versões que esbanjam requinte e sofisticação, a colocam no segundo lugar da alta gastronomia mundial, só perdendo para a França.

ras: cozidas, assadas, gratinadas, fritas, etc. Muitas vezes, a carne é misturada ou servida com frutas, outra característica típica: misturar doce com salgado. Entre as frutas mais apreciadas estão as maçãs, ameixas, cerejas, morangos e peras. Populares também, de acordo com o chef, são as almôndegas de carne com molho de raiz forte, arenque com molho azedo, bolinhos de batata com recheio de ameixa, macarrão caseiro (o famoso Spätzle) com cebola, escalope de vitela com limão (schnitzel), currywurst, zwieblewurst. Pratos mais requintados, de acordo com ele, ficam por conta da mistura de técnicas de cozinha molecular, fusion cuisine e slow food com produtos regionais e importados. A maior exaltação da comida alemã acontece anualmente na pequena cidade de Pomerode, vizinha a Blumenau, Santa Catarina. Ela é considerada a maior cidade germânica do Brasil. A maior parte de seus 27 mil habitantes é descendente da terra dos ilustres Beethoven, Wagner, Mozart, entre outros grandes gênios da música. A quarta edição do Pomeroder Winterfest aconte-


“Nossa culinária não admite desperdícios”

chef Heiko Grabolle

ceu no final de julho, como todos os anos. Nele foram preparados pratos típicos alemães e de outros países. Os destaques, como sempre acontece, foram o marreco recheado, Kassler (bisteca de porco) e o joelho de porco (Eisben) muito apreciados por visitantes e população local. O chef Heiko Grabolle foi uma das atrações do 7º Festival Gastronômico que integrou o evento. Preparou uma de suas sobremesas mais famosas Waffeln mit Vanilieeis und warmer Rotweinsosse, o nome é quase impronunciável, mas a tradução já dá água na boca: waffle caseiro com sorvete de baunilha e molho de vinho tinto quente.


gastronomia

Spätlze é o macarrão caseiro típico do sul da Alemanha. A receita é basicamente farinha de trigo, ovos e água. Eu gosto de usar leite em vez de água para dar mais sabor a massa, pois o leite tem mais sabor e gordura.

Ingredientes massa

- 250g de farinha de trigo - 2 ovos - 1 colher de chá de sal - 125 ml de água

Tempero

- sal, pimenta do reino e noz-moscada - 50g de manteiga - 1 cebola inteira - 100g de bacon - 200g de queijo muçarela - cheiro verde

Modo de preparo Misturar todos os ingredientes e bater em punho por 15 minutos até a massa criar bolas de ar. Deixar a massa descansar por 15 minutos. Para finalizar usar o aparelho de fazer Spätzle (spätzle maker) e cozinhe em água fervendo com sal. Para quem não tem o aparelho típico, pode colocar a massa sobre uma tábua e com o apoio de uma faca tirar lascas finas. Se a massa ficar na superfície por 3 minutos, tirar e resfriar em água fria com sal. Secar e deixar descansar mais 30 minutos. Antes de servir, saltear na frigideira com um pouco de manteiga, a cebola e o bacon cortado em tiras finas. Temperar com noz-moscada e para finalizar acrescentar o queijo muçarela e cheiro verde. Servir quente como acompanhamento ou prato principal. Guten Appetit!

8

agosto 2011

Zwiebelspatzle

macarrão caseiro com cebola e bacon.

Receita do Chef Heiko Grabolle


TeaserGranja205x275

8/17/11

11:45 AM

Page 1

O delicioso sabor dos anos 50 está chegando à Granja Viana. Dia 22 de setembro - Rodovia Raposo Tavares, Km 23.

www.thefifties.com.br


viajar é preciso

Abra suas asas

e Voe!

Esta é a capital da aventura. Nova Zelândia é o berço do bungee jump e famosa por seus esportes radicais, paisagens exuberantes e tão diferenciadas que foi cenário da trilogia Senhor dos Anéis.

14

agosto 2011


S

ituada a dois mil quilômetros a sudeste da Austrália, Nova Zelândia é uma ilha isolada do resto do mundo. É o último país da Oceania. Sendo tão longe assim, o turismo é algo fortemente explorado. Com baixas temperaturas em diversas épocas do ano, é conhecido como o país das aventuras, da emoção extrema, da adrenalina pura. Todos os esportes radicais imagináveis fazem parte de seu dia-a-dia. O bungee jump nasceu lá e, desde então, é praticado com frequência. É o mais famoso do mundo. Além dele, pular de pára-quedas, embarcar em uma lancha que faz manobras arriscadas em um rio de águas rasas, esquiar ou praticar snowboard nas montanhas, são algumas diversões normais na ilha. A produção mais famosa filmada na região é a trilogia “Senhor dos Anéis”. Os personagens passaram diferentes cenas pelas paisagens da Nova Zelândia. É um país com muitos atrativos e vantagens para o turista, como por exemplo, o fato de ser compacto, ou seja, não precisa de muitas horas de deslocamento para mudar-se de cidade. Tudo é perto e muito fácil. A outra grande característica é a variação da paisagem, que se dá a cada 200 km mais ou menos. Isso tira o tédio de ficar olhando sempre o mesmo filme pela janela. Florestas mudam para paisagens Alpinas, áreas verdes gramadas, mudam para regiões vulcânicas, envolvidas em cortinas de fumaça e lama fervente, e praias bucólicas mudam para Fiords impressionantes à beira mar. A quantidade de atrativos e coisas para fazer é muito grande, e a vontade que dá é a de participar de tudo.

15

agosto 2011


viajar é preciso Os principais pontos turísticos estão nas ilhas do Norte e do Sul. A primeira, é mais larga e mais curta e também tem um clima mais quente com paisagens bem diferentes. No centro da ilha, o imponente vulcão Ruapehu domina a paisagem com importantes cidades por perto como Taupo e Rotorua. Ambas as cidades têm lagos belíssimos, em meio a intensa manifestação termal e vulcânica por toda a região. Um pouco acima, a região da Bay of Plenty, tem um dos melhores climas da Nova Zelândia, e também as melhores praias que se estendem até a Península de Coromandel. Ao Leste, as Eastlands, continuam praticamente intocadas, numa sequência de enseadas e praias absolutamente desertas. Acima de Auckland nas chamadas Northlands, as montanhas são mais baixas e a vegetação mais abundante, com muitas enseadas e praias espetaculares para esportes aquáticos. Para o leste, as cidades de Gisborne e Napier, ficam em regiões entre montanha e mar, numa área plana propícia para plantações e vinícolas. Já ao Sudeste, New Plymouth fica a beira mar, com o Vulcão Taranaki ao fundo. E finalmente ao Sul, a cidade de Wellington e sua sofisticação, encantam pela bela Baía e pelas construções muito interessantes. Atrações imperdíveis na capital são: os Museus da Nova Zelândia, do Mar e da Cidade de Wellington; Toi Poneke (centro das artes); o Edifício do Parlamento; o Jardim Botânico de Wellington e o Cable Car. O Estreito de Cook separa as duas ilhas e os 90 km podem ser atravessados por Ferry Boat que transportam veículos e passageiros, ou alternativamente pode-se atravessar de avião. A Ilha do Sul é comprida e estreita, com pouco mais de 200 km de um lado ao outro. Na parte Norte, as cidades de Picton e Nelson, são verdadeiros cartões postais para quem chega de barco, com enseadas de tirar o fôlego, e muitos parques nacionais excelentes para caminhadas. Mais abaixo, Blemheim e Kaikoura, um dos melhores lugares para avistar-se baleias no mundo, marcam o início da grande 16

agosto 2011

Bungee jump

Geyser

Tongariro


cordilheira de montanhas, que se estende até o Sul da ilha. No Leste, Christchurch e Dunedin, encantam por suas construções Vitorianas, e pelo estilo de vida jovem e descontraído. Em chrischurch, o turista pode visitar : museu de Canterbury; Ferrymead Heritage Park; o Parque de vida selvagem de Orana; a Reserva de vida selvagem de Willowbank; ver a cidade de cima no Teleférico de Heathcote; apreciar o Jardim Botânico e o Parque de Hagley, entre outras atrações. Já Queenstown, mais para Oeste e ao Sul, é considerada a capital mundial dos esportes radicais. O belo lago, e as cordilheiras de montanhas que cercam esta cidade, dão um ar de contos de fadas à cidade. No Sudoeste, Milford Sound impressiona pelos altíssimos fiordes que entram mar adentro, com dezenas de cachoeiras que despencam das alturas diretamente no mar. T Fonte: www.portaloceania.com

Programe sua viagem a Nova Zelândia Passagens aéreas: A partir de U$1.263/pessoa Pacote: U$3.350/pessoa em apto duplo, voando Lan, Hotel categoria Turística, passeios e transfer. Contate: Flytour American Express Business Travel • Unidade Cotia - Granja Viana Tel: 4617-9380 • www.flytour.com.br/granjaviana

Com uma área de 270.534 quilômetros quadrados, sua população é de apenas 4,39 milhões de habitantes (¼ da paulistana) composta de europeus bretões 85%, maoris 11%, samoanos e ilhéus do Pacífico 4%. A capital é Wellington e a moeda utilizada, o dólar neozelandês. O idioma local é o inglês (oficial) e maori. Para viajar como turista por até três meses não é necessário obter visto. O país recebe cerca de dois milhões de turistas por ano. 17

agosto 2011


moda

Como manda

o figurino Atualize-se olhando e admirando o figurino daqueles que antes só serviam para atrapalhar o seu sono vespertino. (*) Celso Finkler

A

moda como evento cíclico, nunca rodopiou tanto como nos últimos tempos. A força da comunicação on line traz, feito vento minuano, novas tendências a cada cinco minutos. Quando você pensa em sair de casa para ir a uma loja qualquer e comprar aquele modelo de roupa que você se apaixonou quando viu na revista, já é tarde demais. O frio anda batendo temperaturas glaciais, mas o que vemos nas revistas e até mesmo nos programas da TV aberta são modelos e atrizes vestindo micro peças que deixam qualquer minissaia longa de inveja. Mas como? As folhas da nova estação nem nasceram ainda e o calendário já prenuncia o sucesso da próxima liquidação de verão. Dá para acompanhar todo este movimento? Sim, claro que dá! Se você perceber que a moda é, nada mais nada menos, que a companhia preferida do comportamento, basta estar sempre com suas antenas ligadas e usar como termômetro para a atualidade do seu guarda-roupas, o entra-e-sai durante o final de semana, em sua própria casa. Seus filhos, sim eles mesmos, fazem parte da engrenagem que impulsiona e faz girar a grande indústria do vestir, que dita moda, prega peças e convence, seja da maneira que for, que aquela calça boca-de-sino que abalou as reuniões dançantes durante os seus áureos tempos puerís, voltou a circular triunfante nas pernocas de uma de suas púberes. E nem adianta torcer o nariz, por que você provavelmente não está sabendo de nada, mesmo.


Jovens ditam as microtendências

Então que tal se atualizar olhando e admirando o figurino daqueles que antes só serviam para atrapalhar o seu sono vespertino? É neles que está a dica, o update, o segredo do cálice sagrado que deixará você por dentro do que será bacanérrimo nas vitrines do mundo inteiro. Só não vê quem não quer! Hoje, são os jovens os embriões e donos do new code, daquilo que será tendência e dará o norte às coleções que movimentarão milhões de dólares ou yuans (aportuguesado como iuãs, iuanes ou iuans), como preferir. E você não precisa nem saber falar ou ler mandarim para entender isso. Basta observar! Agora que você já aprendeu o que deve fazer dentro do seu próprio lar, comece então a praticar no seu bairro. Saia de casa como quem não quer nada e, ao invés de se irritar com as filas que se formam nas redondezas da escola que fica no caminho do supermercado, aproveite e passe a verificar o que estes jovens seres estão tramando. Não pense que aquele par de tênis sujo que insiste em se replicar nos pés de todos os amigos de seu filho é puro desleixo, ou que o suéter desestruturado que você quase atropelou, é displicência do moleque. Tudo foi milimetricamente pensado, assim como a franja de Justin Bieber, para causar comoção e contentamento aos seus pares.

+

=

E, feito gremlins, estas microtendências se proliferam numa rapidez ultrassônica, atingindo estágios cada vez maiores, dado a velocidade que uma foto tirada pelo celular durante um intervalo de lanche, após cair na rede, chega à Malásia, por exemplo. É a ciência do hoje, do aqui e do agora que coloca fermento naquilo que será sucesso nas passarelas comerciais do universo fashion. Como ninguém está aqui para reinventar a roda, tudo é reflexo da evolução do nosso comportamento. A maneira como atuamos diante do que interfere ou não em nossas vidas é o ingrediente e o tempero daquilo que vestimos para nos comunicar com o outro. E sempre foi assim, diria Eva, que transformou uma folha de parreira na primeira lingerie ecologicamente correta de todos os tempos. E por pura vergonha, que pecado! Se no próximo verão as roupas surgirem com um ar meio Mad Max, unindo o primitivo e o futuro; nostálgicas, com cores intensas e com cheiro de perfume retrô como se tivessem saído da película daquele seu filme preferido direto para dentro de seu closed, ou se baixarem da internet feito uma colagem sobrepondo a ironia e a ousadia como pano de fundo para o seu passeio dominical, saiba que seu o filho caçula, você ou até mesmo a irmã rebelde de sua melhor amiga são os responsáveis pelo enredo sem fim desta imensa trama chamada moda. (*)Celso Finkler é publicitário, pós-graduado em psicobiofísica, é diretor executivo da May Harris Comunicação e Fashion Business, além de dirigir a Made in Brazil Models • celso@mayharris.com.br


moda

Fotos e produção: Ana Alcantara Assistência: Sabrina Rios Colaboração: Biga Pessoa

Casa di Regalo: Aparelho de jantar com 20pçs R$153; conjunto de 6 sousplats R$ 245 Toli: Vestido longo em viscose R$ 189

Ingá: Porta condimentos com 6 peças R$ 19,90

De Dormir: Camisola em algodão R$ 25

Ana Alcantara fotografia - Raposo Tavares, km 22,8 / lj 8 / tel: 4702.0521; Arezzo – Shopping Granja Viana – lj 324 / tel: 4613. 6513/ www.arezzo.com.br; De dormir - Rua dos Manacás 352, tel: 4617.3977; Shopping Granja Vianna, lj 371, tel: 4613.6882; Aspen Mall, lj 26, Campos do Jordão, tel: 12 3663.4290 / www.dedormir.com.br; Casa di Bambini - Rua José Félix de Oliveira, nº 882 tel: 4617.4270;


Flex shoes: Sapatilha Campari Trece R$ 129,80

Toli: Vestido com jabot R$169

Casa di Bambini: Vestido Floral bebê R$108 Nobel: Livro Escuta só Cia das Letras R$49,50

Arezzo: Sandália color blocking com tiras R$239,90

Arezzo: Bolsa bicolor R$559,90

Casa di Regalo - Rua José Félix de Oliveira, 880 / Tel: 4617-4023. Flex Shoes - R. Jose Felix de Oliveira, 1025 / Tel:4612.2739 / www.flexshoesgranja.com.br; Ingá Casa & Presentes - Rua Frei Caneca, 30 lj 03 – SP2 / Tel: 4169.5872 / www.ingapresentes.com.br; Nobel Granja Viana - RT 23 - Rod. Raposo Tavares Km23/ tel: 4617.4455. Toli - Shopping Eldorado – LJ 342 – 2º piso / Tel: 3031.3566 / www.toli.com.br


casa e jardins

22

agosto 2011


Espaço relaxante,

não relaxado

Esta é a premissa básica do Espaço gourmet. Um local para relaxar, descontrair e cozinhar para amigos e família numa ambientação agradável.

“A

cozinha sempre foi um ponto de encontro marcante em reuniões de amigos e familiares, onde ocorrem os maiores bate-papos enquanto elabora-se a comida a ser servida”, lembra a arquiteta Flávia Tonacci Costa. Segundo ela, essa é uma tendência clara, de nossos dias. “Ao se projetar uma casa, é fundamental integrar locais de convivência familiar e lazer com os amigos. Por isso, surgiu o espaço gourmet”, explica. De acordo com Flávia, a proposta deste local é integrar os amigos e a família, ao mesmo tempo em que é possível preparar alimentos sem precisar ficar isolado na cozinha”. Geralmente fica localizado próximo às salas de estar ou piscina. O ideal, diz a arquiteta, é que tenha um bom espaço, mas pode ser adaptado a um apartamento menor. Ela destaca que a área gastronômica deve ser dividida em três locais: quente (forno, fogão, churrasqueira); frio (freezer e geladeira) e molhado (pias e torneiras). Os setores quente e o frio devem ficar distantes, pois o calor prejudica o desempenho da geladeira e do freezer. Para melhor praticidade e funcionalidade, é bom que a bancada fique próxima da churrasqueira e do forno.

23

agosto 2011


casa e jardins

Ao se projetar uma casa, é fundamental integrar locais de convivência familiar e lazer com os amigos. Por isso, surgiu o espaço gourmet As paredes podem ser revestidas com diversos materiais, a gosto do usuário: cerâmica, pedra, tijolo, pastilha, inox, etc. Se optar por pintura, a tinta epóxi é ideal para áreas molhadas. Possui melhor desempenho e fácil manutenção.

Espaço sofisticado

A Arquiteta Renata Coppola projetou para uma casa um espaço de lazer descontraído e requintado. Ela explica que os proprietários, queriam tantas coisas que achavam que nunca seria possível conseguir um resultado sem grandes reformas. A arquiteta conta que foi apresentada uma sugestão de intervenção muito pequena que, no final, atendeu as expectativas deles de uso do espaço em 100%, com todos os pré-requisitos atendidos, como sala na varanda, cobertura com vidro, mesa para 10 lugares, forno de parede, grande churrasqueira com cooktop, máquina de gelo e adega.

24

agosto 2011


Dicas Práticas para ter um bom Espaço Gourmet 1 - Tráfego: livre circulação entre as estações de trabalho.

2 - A iluminação embutida faz um grande efeito atualmente. É um grande diferencial nos armários que também são automatizados. 3 - O piso deve ser durável e de fácil

manutenção. Mais utilizadas são as cerâmicas que podem ser usadas na sala e na cozinha integrando os ambientes. O piso de madeira para área da bancada gourmet traduz o conforto e a sofisticação.

4 - A ilha é o coração da cozinha. Se o espaço for pequeno, a ilha pode abrigar

o fogão e a pia além de servir como bancada. Um material bastante utilizado para bancadas é o granito ou mármore. Utilizados como base e tampo ou apenas como tampo em bases de madeira ou alvenaria.

5 - Cores: Para as cores vale a regrinha básica:

”Cores claras ampliam o ambiente e cores quentes reduzem”. Se o seu espaço for rústico, utilize elementos como: madeira, tijolinho, cores quentes. Se for contemporâneo, invista em cores claras, principalmente quando a idéia é dar amplitude optando também por poucos objetos. Se o objetivo é receber bem e sempre, quanto maior a mesa, facilita a interação dos amigos.

Colaboração: Flávia Tonacci Costa • flaviatcosta@gmail.com; Juliana Corrêa - Designer de Interiores www.julianacorrea.com.br - Tel: 4704-5530; Renata Coppola e Tuca Aguirre • decor@tucaaguirre.com.br;

25

agosto 2011


solidariedade

Vivendo o ser humano Imagine um lugar de acolhimento para pessoas “diferentes”, onde podem descobrir talentos ou vocações por meio de estímulos adequados. Esse lugar existe há 25 anos e fica bem aqui pertinho, mas poucos conhecem...

O A sociedade fala o tempo todo sobre “inclusão”, já virou até jargão, mas o que fazem de fato é tentar enquadrar o “diferente” no seu próprio sistema 26

agosto 2011

Instituto Cisne é uma ONG, sem fins lucrativos e de utilidade pública que, desde 1986, atende crianças, jovens, adultos e idosos com alterações relacionadas à limitação de autonomia psicossocial. “É um lugar de acolhimento para as pessoas “diferentes”, muitas vezes consideradas pelo mundo como improdutivas, poderem, por meio de estímulos adequados, descobrir seus talentos ou vocações, modificando sua autoimagem e, a partir daí, construírem progressivamente sua autonomia, conquistando assim uma melhor qualidade de existência no mundo. É um lugar para ser”, define Achyles Theophanes, presidente da entidade que fica no número 3330 da Avenida São Camilo, na Granja Viana. A base do Cisne resume-se numa visão de ser-humano, construída através das vivências ao longo dos seus 25 anos de existência – comemorados no dia 12 de agosto, com um jantar em Alphaville -, sempre considerando as limitações inerentes do existir no mundo, mais ainda desses seres humanos mais diferentes que os diferentes, equivocadamente chamados de deficientes. Dentro dessa visão, enxerga-os como apresentando apenas uma limitação de autonomia, que pode ser modificada através da convivência num ambiente favorável, que valorize o que eles já trazem consigo e os auxilie a recuperar sua auto-imagem, favorecendo o manifestar de suas possibilidades latentes.


“Acredito que o Instituto Cisne contribui para a sociedade justamente acolhendo essas pessoas que “não se encaixam” nela... a sociedade fala o tempo todo sobre “inclusão”, já virou até jargão, mas o que fazem de fato é tentar enquadrar o “diferente” no seu próprio sistema; aqui no Cisne fazemos diferente: aceitamos essa pessoa como ela é, com suas limitações e, com o trabalho desenvolvido, elas vão percebendo suas capacidades e construindo sua autonomia, conseguindo então interagir melhor com a sociedade”, resume Achyles. Para desenvolver o trabalho, conta com profissionais e voluntários nas áreas de psicologia, psicopedagogia, fonoaudiologia, terapias holísticas, artes, música, teatro, escotismo, educação física, aikido e yoga. Se quiser conhecer mais, acesse www.institutocisne.org.br. A entidade sobrevive com o apoio e ajuda de algumas pessoas e empresas da região. Quer ajudar também? Ligue e informe-se: 4169-7937.


mercado de trabalho

Jovens talentosos são reconhecidos ? As empresas têm de treinar e ensinar os estagiários a trabalharem em equipe, além de reconhecerem e recompensarem conforme competência e resultados. Detalhe: sem abusar. Anubis Rezende (*)

28

agosto 2011

B

urocracia e excesso de rigor matam a inovação. Muita liberdade acomoda as pessoas. E se tudo precisa ser novo e genial, o que paga a conta de hoje? Depois de muitos anos cuidando de programas de trainees, estagiários e como consultor ajudando empresas a selecioná-los e prepará-los, concluo que estamos num caminho apenas parcialmente certo. Sem entrar em detalhes e críticas deixo duas afirmações: 1- Os programas são feitos para o que as empresas querem, mas cada vez mais quem manda, quem quer é o mercado, são as pessoas e não mais programas sedimentados e elitistas. 2- As escolas, mídias falada e escrita, ensinam e dão receitas, mas os ingredientes estão cada vez mais caros e ninguém sabe onde fica o forno. Em resumo: onde aprender e como executar?


Há um enorme contingente que quer ficar trabalhando num lugar legal por mais tempo e, pasmem, fazer carreira.

Alguns aspectos podem nos ajudar. Empresas e gestores precisam rever seus planos considerando o peso enorme que bons talentos e bom ambiente já têm no sucesso dos negócios. Num mundo onde parece ser interessante ter oito experiências de trabalho aos 32 anos, o foco e o tempo em que manteremos estas pessoas focadas também são importantes. Há um enorme contingente que quer ficar trabalhando num lugar legal por mais tempo e, pasmem, fazer carreira. Empresas têm que aprender a selecionar com qualidade, como se fosse a equipe médica que vai operá-los. Pior. Terão que treiná-la e ensiná-la a trabalhar como equipe, além de reconhecer e recompensar conforme competência e resultados. E não podem abusar de residentes. E os jovens que começam agora, lembrem-se: se você já fosse Zuckerberg não precisaria de emprego ou estágio. Ficou clara a analogia? Então para que o mundo seja como você acha que ele deveria ser (e eu posso até concordar com você


mercado de trabalho

Jovens que começam agora, lembrem-se: se você já fosse Zuckerberg não precisaria de emprego ou estágio. Ficou clara a analogia? e ajudá-lo) você TEM que contribuir antes para que ele saia de onde está. Aprender a se adaptar a esta língua estranha que é a norma culta e lembrar nas entrevistas que chicletes, celulares, mp3 players, jeans rasgado, camisetas do tipo “Bebo porque é liquido” não ajudam a mostrar sua capacidade de fazer algo legal e novo. Você pode estar apenas imitando o Luan Santana ou a Lady Gaga. Restart no trabalho é para o Windows. Cuide de seu vocabulário, leia sobre a empresa e sobre o mercado em que você pretende entrar. Use a net com cuidado. Tem muito hoax (boatos e fofocas). Não siga receitas, crie a sua, usando as regras deste mercado a seu favor. Mostre o quanto quer e pode aprender rápido. Hoje parece que todo mundo sabe tudo, que leu a Wiki inteira. Ajuda, mas é pouco, é repetição. Você precisa ter alguma análise sobre o que quer, não apenas opinião. Opinião é como ouvido: todo mundo tem, mas usa mal. Pergunte, peça feedback sobre o que fez. Não dê desculpas. Encontre soluções. Você pode errar mil vezes se encontrar mil soluções. Mas no máximo 3 ou 4 se usar desculpas. Dá para entender a diferença? E construa sua carreira com o apoio de alguém mais experiente, que possa te criticar e perguntar coisas que você sozinho não pensaria ou não questionaria em você. Uma boa “pensata” é: pergunte aos outros o que eles querem que você faça, como querem que você os trate. Esta história de fazer aos outros o que quer para você já foi. As pessoas querem coisas diferentes, em momentos diferentes da vida. Eu não quero sempre o que você quer. E nem acho que você tem que saber o que eu quero. Você tem que saber é o que você quer e conseguir isso honestamente. Contratando ou sendo contratado. O resto é papo de Big Brother. (*) Anubis Rezende é Psicólogo pela PUC/ SP, pós graduado em Administração de RH pela UNIP, com MBA Executivo pela USP . É consultor internacional em estratégia humana com parcerias nos Estados Unidos e Inglaterra e sócio da Prates & Mendonça consultores. Contato: anubis.rezende@pratesmendonca.com.br

30

agosto 2011


1

9

7

2

5

0


perfil

A chave para o

sucesso

Muitas pessoas sonham em possuir um sorriso bonito, dentes lindos e saudáveis. E quem acha que isso não é possível, é porque ainda não conhece o Damon System.

Q

ue o sorriso de uma pessoa é o seu cartão de visitas não há como negar; afinal, é a primeira coisa que reparamos em alguém. Além do mais, um belo sorriso é a chave para o nosso sucesso pessoal e profissional, já que ajuda a aumentar a auto-estima. Além disso, dentes alinhados são mais fáceis de higienizar, o que nos leva a uma melhora na saúde oral e, em consequência, uma melhor saúde geral, pois como dizem: “a saúde começa pela boca”’ Na Ortodontia, por exemplo, a evolução e a modernidade são traduzidas em duas palavrinhas: Sistema Damon. É uma nova e completa maneira de corrigir o sorriso de forma rápida e indolor, instituindo um novo conceito que garante qualidade, conforto e rapidez no resultado, revolucionando o método convencional. “Braquetes não são mais sinônimo de inconveniência e desconforto, Damon é a solução”, ressalta a Dra Soraia Bergamo, ortodontista e diretora da Clínica Orthopoint.

Antes e depois com Damon System

32

agosto 2011

Unindo alta tecnologia e estética, o Sistema Damon utiliza a tecnologia dos fios e dos braquetes auto ligados que dispensam o uso de ligaduras metálicas ou elásticos. Com isso, elimina-se o atrito ocorrendo, assim, um deslize melhor do fio e uma movimentação dentária mais rápida. E o principal: sem dor! Dra. Soraia explica: “o sistema usa fios High-Tech desenvolvidos pela Nasa que possuem memória de forma, necessitando de menos ajustes e, consequentemente, menos visitas ao dentista”. O resultado é um tratamento mais rápido e confortável, além de um sorriso espetacular. “É o jeito claro de atingir resultados incríveis”, sintetiza a Ortodontista. Existem alguns tipos do Sistema Damon, tais como: Damon metálico (MX), semi estético (3), mini metálico (Q) e agora o estético (Damon Clear). Este último - Damon Clear - foi o grande lançamento do 9º Damon Fórum em Orlando, nos Estados Unidos, em fevereiro desse ano. A Ortodontista trouxe a novidade para a Granja Viana.


Informe publicitário

“Braquetes não são mais sinônimo de inconveniência e desconforto, Damon é a solução”

Dra Soraia Bergamo, ortodontista e diretora da Clínica Orthopoint

O Damon Clear é menor e seu design conta com contornos super arredondados que são gentis aos dentes e tecidos, sendo mais confortável que os demais aparelhos. Mesmo sendo estético é resistente às manchas e fácil de higienizar. “Combina a boa aparência estética, o conforto e a imagem procurada pelos pacientes com todas as características e a funcionalidade do Sistema Damon solicitada por nós”, descreve Dra. Soraia Bergamo. Se você quer um sorriso fantástico, mais rápido e com o máximo conforto: Damon System! Então, está esperando o quê? De que adianta ser uma pessoa linda, simpática, charmosa e ter tantos outros adjetivos se os dentes andam mal cuidados? Lembre-se de que o sorriso é a chave do sucesso! Clínica Orthopoint Rua José Félix de Oliveira, 359 - Vila Fênix - 2º andar - sala 207 Tels.: 4612-5532 e 4616-7350; orthopoint1@hotmail.com www.clinicaorthopoint.com.br


entrevista

ue q bem uma a d Ain ndo e e se u u o m , porq , seria a uas . bol d em saco s s fo um

sua e d ia d a d Viva ca sse o f e s o m o vida c e um u q r o p , o o ultim rta! e c a e c o v dia

34

agosto 2011


Com estes e inúmeros outros bordões de sua coleção, Paulo Bonfá vem conquistando seu lugar ao sol entre os comunicadores da nova geração. por Denise Berto

35

agosto 2011


entrevista

E

stou certo ou não estou errado? Se barba fosse sinal de respeito, bode não tinha chifre. Pra minhoca cega, macarronada é suruba. Este é Paulo Bonfá um comunicador hiper bem humorado, que mistura futebol com bobagens engraçadas que fazem o público rir pra valer. Aos 39 anos, acaba de estrear um programa na SporTV, além do “Totalmente Excelente” que apresenta na rádio Oi FM. Mesmo podendo seguir uma carreira próspera no mundo dos negócios, já que é formado em administração, economia com especialização em marketing, ele optou pelo que mais gosta de fazer: as pessoas se divertirem. Bonfá é palmeirense, mas jocosamente diz torcer para o New York Cosmos, equipe que não joga desde 1984. No programa, ele também diz ser dono da Paulo Bonfá Ringling Brothers Capillar Consultants, empresa fictícia especializada em tratamentos capilares. Já que ele é calvo. Se é verdade que desta vida nada se leva, ele certamente só vai levar muita alegria, bom humor e um jeito leve e feliz de ser. Revista Tudo - Fale-nos de você: onde e quando nasceu, como foi sua infância? O que gostava de fazer? Quem são seus pais? O que fazem? Tem irmãos quantos? Qual é sua formação acadêmica? Paulo Bonfá - Nasci e sempre morei em São Paulo, Capital. Felizmente ainda tive a oportunidade de fazer coisas que as crianças de hoje nem sempre podem arriscar: andar de bicicleta na rua, jogar bola na pracinha, ir a pé para a escola e coisas do tipo. Também gostava muito de ouvir musica no rádio e assistir televisão, o que talvez tenha sido determinante para me conduzir à comunicação. Meu pai é engenheiro e minha mãe é professora, mas ambos sempre me estimularam a buscar o que me fizesse feliz. Como eu não apresentava uma vocação clara, optei pelo curso de administração na Faculdade Getúlio Vargas - afinal, o administrador é um generalista (ou um “especialista em nada”, como brincavam alguns amigos). Depois disso, minha formação acadêmica foi toda na área de negócios: cursei economia na USP, especializei-me em marketing na San Diego State University nos Estados Unidos e concluí um MBA em comunicação na Escola Superior de Propaganda e Marketing. Meu único irmão, jornalista é 3 anos mais novo, costuma dizer que eu sou um executivo do humor. RT- Como começou sua carreira? PB - Oficialmente, comecei no rádio há exatos 20 anos, em abril de 1991, na USP FM. Foi nesta época que estreei meu primeiro programa de humor, chamado simplesmente “Radio Alegre”. Esta atividade, que no início era semi-profissional e não pagava conta alguma, foi a evolução de um hobby dos tempos de colégio: falar bobagens ininterruptamente, gravar aquilo e mostrar às outras pessoas! Eu tinha 18 anos de idade e jamais sonhara me tornar um comunicador. 36

agosto 2011

“Diários do Bonfá” - imagens das gravações do programa que marcou sua estreia no SporTV. Foram 12 países em um mês: No sentido horário, Colômbia, Equador e Chile, sob muita neve!


Concordo em genero, numero e degrau.

RT - O que se considera? Comentarista esportivo? Humorista? Um pouco dos dois? PB - Sou um comunicador por natureza. Não me considero um comentarista. Sou muito mais um entusiasta do esporte cuja missão é apresentar a realidade de forma leve e bem humorada. Desde sempre, o humor é meu principal ofício. RT- Como você analisa o futebol brasileiro atual? A que atribuir o fiasco na Copa América? PB - Eu acabei não vendo a Copa América. Passei um mês viajando pelos 12 países participantes do torneio, produzindo o “Diários do Bonfá”, programa especial que marcou minha estreia no canal SporTV. De qualquer maneira, independentemente do resultado em si, me preocupa o fato de não termos um time; a seleção é muito mais um apanhado de bons jogadores do que uma coletividade confiável. Falta uma coisa que é básica em qualquer modalidade esportiva: treino. RT- Quais nossas chances na próxima Copa do Mundo aqui no Brasil? A pressão da torcida será benéfica ou funcionará como cobrança? PB - O Brasil, por ser a sede, é o único país do mundo com sua vaga assegurada. Só que o fato de não disputar as eliminatórias pode deixar de ser uma vantagem e se constituir num risco. Fazer apenas partidas amistosas tem um lado meio “recreação”, uma coisa festiva que é incompatível com o espírito de competição. Venho trabalhando nas copas do mundo desde 1998. Quando a seleção anfitriã tem chances reais (caso da Franca/98 e da Alemanha/2006), a torcida é decisiva. Resta saber se nossa arquibancada terá paciência para incentivar de verdade. 37

agosto 2011


entrevista

RT - Você se considera realizado profissionalmente? Aonde pretende chegar em sua carreira? O que almeja? PB - Muito, sou um privilegiado. Trabalho com o que gosto e pude realizar muitas coisas diferentes ao longo dos anos. No futuro próximo, tenho o desafio de criar uma nova atração para o Sportv, algo completamente original, para ir ao ar ainda em 2011. E daqui a algum tempo penso em me arriscar na narração esportiva bem humorada e na condução de um talk-show televisivo. RT - O que é melhor em cobrir eventos internacionais? O evento em si ou a possibilidade de conhecer outros países, povos e suas culturas? PB - O evento, sempre. Adoro viajar e conhecer bem os lugares, mas isso eu faço nas férias! RT - Quem você considera o “máximo” em sua profissão? Aquele que te inspira, que chegou ao topo. PB- Jô Soares. RT - E a morte de Amy Winehouse ? Tantos astros se entregando às drogas, o que deixam para a juventude ? O esporte é uma saída para não cair nesta cilada? 38

agosto 2011

Foto Ricardo Godoy

tuma s o c o a m ir u e M m dizer que sou u umor executivo do h

Abertura do Risadaria 2011

PB - Quando Amy Winehouse morreu, pensei: “vou morrer de overdose de informações sobre a morte dela por overdose”. Brincadeiras à parte, vemos cada vez mais, a dificuldade das pessoas em lidar com a realidade que as cerca. Nesse contexto, os exemplos do esporte são sempre mais saudáveis. RT - Há futuro para o futebol no Brasil? Todos não acabam se tornando mercenários e saindo do país para ganharem mais? PB - Não vejo desta forma. A realidade do futebol mudou - e é assim no mundo inteiro. Na era do esporte-negócio-entretenimento, os atletas não terão suas carreiras vinculadas a um único clube. Da mesma maneira que no mercado corporativo, os executivos não mais permanecerão a vida toda na mesma empresa. RT - Não é com isso que os garotos sonham hoje? PB - O garoto que sonha ser milionário (e só) vai ficar pelo caminho. Ainda é necessário um mínimo de paixão pelo futebol para ser bem sucedido. RT - O que você diria àqueles que acreditam e gostam de futebol? PB - Torçam, torçam muito, torçam sempre. Mas jamais coloquem o futebol acima do que ele realmente é: diversão pura e simples.


Informe publicitário

beleza

Operação

VERÃO!!! A Dermalux vem se preparando com sua equipe, para deixá-la ainda mais bonita para esse verão.

S

e um simples convite à praia ou à piscina do clube é suficiente para lhe tirar o sono, é hora de encarar o desafio e se preparar para a estação que está por vir. Para o biquíni lhe “cair muito melhor”, é preciso atacar as principais zonas-alvos, ou seja, aquelas regiões que ficam em evidência quando você está em traje de banho. Com ampla gama de benefícios e efeitos duradouros, o uso do laser na estética, promove resultados mais rápidos e seguros. Os aparelhos também sofreram modificações para oferecer mais agilidade às sessões e mais conforto às pacientes. Agora, em um único aparelho, o médico tem a opção de utilizar vários tipos de laser, para as mais variadas indicações. Conheça, a seguir, os melhores tratamentos:

• VelaShape: Associa laser infravermelho de bai-

xa potência, radio-frequência bipolar e um sistema de sucção com rolos, que mobiliza o tecido, reduzindo a aparência da celulite, e o aspecto de depressão da pele. Ele age destruindo os nódulos de gordura, diminuindo a fibrose e ativando a circulação local. Serve para tratar celulite de graus 1, 2 e 3, flacidez, gordura localizada podendo ser utilizado para definição e firmeza do contorno corporal. O método não dói, porém incomoda um pouco quando a celulite é de grau mais avançado. São indicadas de seis a dez sessões, sendo uma por semana, com resultados visíveis a partir da terceira sessão.

• Cavity Ultrassom focado

Segunda geração de ultrassom focado de alta intensidade associado a radio-frequência Tripolar. Ele tem múltiplos pontos de ultrassom disparados ao mesmo tempo, fazendo com que a sessão dure apenas 40 minutos, com resultados muito superiores aos dos antigos aparelhos. Ele aumenta o metabolismo local, acelera a circulação linfática e aumenta a permeabilidade da membrana celular, facilitando o processo de liberação das

células de gordura e eliminação por via linfática e urina. Excelente tratamento para redução abdominal. Em média, são necessárias de duas a seis sessões, com intervalos semanais. “Na primeira sessão já se obtém redução de medidas”, alerta Dra Juliana Cassorielo

• Laser Fracionado e Luz Intensa Pulsada

Com um sistema que combina laser fracionado e luz intensa pulsada, pode ser utilizado para tratar estrias recentes também, além das antigas. A ponteira com a extremidade de safira é colocada diretamente sobre a pele e a cada nova posição é realizado um disparo de luz que atua nos pigmentos de melanina da pele, na hemoglobina dos vasinhos e na microcirculação, para o estímulo de colágeno, apagando a coloração rosada das estrias. “Para que haja uma melhora de 70% a 80% é preciso fazer de três a cinco sessões, sendo uma por mês. Os resultados aparecem após dois meses. Além dos tratamentos a laser, a Dermalux tem os aparelhos de Endermologia, Manthus,Celutec, Carboxiterapia, além de Massagens Modeladoras e Drenagens linfáticas, que podem ser indicados de acordo com avaliação médica. Venha realizar sua avaliação médica gratuita! Já é hora de se preparar para o verão!

Promoções Dermalux • Tripolar facial + Máscara Peeling - R$289/sessão • Hidralift Facial 5 sessões - de R$1250 por R$790 • Rejuvenescimento Facial a Laser - de R$750 por RS 400/sessão. • Manthus para gordura localizada e celulite: 10 sessões por R$480,00 Dermalux: Av. José Felix de Oliveira, 359, conj 206 • Vila Fênix Granja Viana • 4612-9713 e 7975-9713 • www.dermalux.com.br

39

agosto 2011


comportamento

“Sexo, drogas e rock in roll”

vale à pena?

40

agosto 2011


T Mais uma estrela do internacional se foi cedo demais. O que a morte de Amy Winehouse deixa para jovens e adolescentes? Veja o que analisam alguns especialistas.

udo o que podia ser dito sobre a morte prematura de mais uma estrela do por overdose já foi dito? E seus fãs? E a garotada? Como encaram mais um ídolo que se entregou às drogas? Serve de lição ou de inspiração? Como os pais devem lidar com uma conclusão do tipo: “ O importante é que ela viveu intensamente. Curtiu”? A psicóloga e terapeuta narrativa Ssmaia Abdul da Granja Viana lembra que a combinação de sucesso e drogas não é recente em nosso mundo. E parece que acabou, inclusive, fazendo parte da cultura comportamental de jovens do mundo inteiro. Mortes pela mesma causa não foram poucas: Elvis Presley, Marilyn Monroe, Jane Joplin, Jimmy Hendrix, entre outros. O pior é que esta combinação passou a ser mais associada com o significado de heróis, a partir dos anos 70, com o movimento hippie. De lá para cá, muitos foram os exemplos e continuam acontecendo! “O que me parece que os jovens não perceberam é que talento, sucesso e drogas, não precisam estar ‘sempre’ associados”. Para ela, cada artista teve a sua história e motivos diferentes pelos quais as drogas passaram a fazer parte da vida deles. Portanto, no seu entender. Esta é muito mais uma questão cultural. O jovem precisa se identificar com alguém neste momento em que está se diferenciando da sua família e


comportamento está em busca da sua própria identidade. Então, é muito comum que eles “imitem” seus artistas preferidos, ouvindo as músicas, identificando-se com as letras ou mensagens por elas transmitidas, imitando, também os comportamentos, modo de vestir, etc. E é, por meio desta “imitação” que o jovem, pode cair nesta emboscada, fazendo uso de drogas. Ela ressalta que não podemos generalizar, dizendo que isto acontece com todos os jovens. É uma possibilidade grande, mas nem sempre é uma regra. Ssmaia destaca que há jovens que conseguem separar muito bem esta identificação com seus ídolos, curtindo as músicas, concordando com “os pensamentos” de seus artistas prediletos mas, mantendo uma distância necessária, em que o Eu e o artista não precisam ser idênticos. Nestas situações, destaca que eles costumam ter uma atitude crítica, no sentido de poder avaliar as situações e se permitem ser fãs, sem que, para isto, precisem seguir os mesmos caminhos de seus ídolos. Mas, há uma questão da própria mídia, em relatar as histórias de ídolos que usam drogas, e que chegam até os jovens. A partir daí, cada pessoa tira a sua conclusão. E esta conclusão estará, sem dúvida, pautada na história de vida de cada um, de cada jovem. Não é apenas ou somente, a história de um ídolo que irá influenciar o jovem a usar ou não drogas. A Psicóloga-Pedagoga Cintia Baraúna, concorda e acrescenta que ao contrário do público dos anos 70, hoje há uma legião de adolescentes e jovens oriundos da geração “saúde”, contrária ao uso de drogas, que sabe muito bem diferenciar o

O que me parece que os jovens não perceberam é que talento, sucesso e drogas, não precisam estar ‘sempre’ associados gosto musical do comportamento de seu artista preferido. “Há mais informação, eles estão mais ‘antenados’”, diz. No caso da pop star ela diz que apesar de ser impossível analisar alguém à distância, é óbvio que pessoas que acabam desta forma têm uma história longa que não começou ontem. Tem desequilíbrio emocional profundo e buscam nas drogas o equilíbrio. É como usar veneno de rato para curar uma dor no estômago. Ou até não conseguem administrar o próprio sucesso.

Pais atentos

Como evitar que os filhos caiam nesta armadilha? O mais importante, de acordo com Ssmaia é que pais e familiares compreendam que atualmente, a questão das drogas está presente em qualquer lugar. O fundamental é que este assunto possa ser “conversado”, “dialogado” com os filhos, dentro de casa e desde cedo. Enfim, não é preciso que os filhos cheguem à adolescência para que os pais sintam-se encorajados a conversar sobre o tema. Hoje em dia, este tema está sempre presente nos noticiários e é muito comum que as crianças escutem. Este é o momento ideal de iniciar, de introduzir esta questão com os filhos, mesmo ainda na infância. Claro, sempre levando em conta a idade da criança e o seu nível de compreensão, sabendo filtrar o que pode ser dito à ela e o que não pode. Cintia complementa alertando os pais a estarem presentes sempre no dia-a-dia dos filhos. Observarem mudanças de comportamento, amigos “estranhos”. “Perceber a tempo de tirá-los desta estrada sem volta é fundamental”, diz. Assim como Ssmaia, ela acredita que os valores corretos devem ser “plantados e cultivados” desde cedo, para que a criança ao chegar à adolescência e juventude saiba conviver com este e outros problemas com a firmeza de princípios impossíveis de serem desvirtuados. “ Pais atentos, presentes, atuantes, esta é a única maneira de construir uma geração realmente saudável física e emocional”, finaliza. Cintia Baraúna- cintiabarauna@uol.com.br Ssmaia Abdul – ssmaia.abdul@gmail.com

42

agosto 2011


BRO M E T E S 16 DE

NÃO RECOMENDADO PARA MENORES DE 10 ANOS

USIVO EXCL MARK INE NA C

LIVRE PARA TODOS OS PÚBLICOS

NÃO RECOMENDADO PARA MENORES DE 12 ANOS

Só na Cinemark você assiste ao Diário de um Banana 2.

cinemark.com.br cinemarkoficial


nosso bairro

A Granja urbana que se faz a pé

U

Focando a cada edição um bairro da região, damos início à coluna Nosso Bairro. E não é à toa que escolhemos o Jardim da Glória para a estreia, local onde a natureza e infraestrutura se unem harmoniosamente. 44

agosto 2011

m bairro agradável repleto de benefícios para uma vida tranquila e confortável onde os moradores podem desfrutar de qualidade de vida e infraestrutura. Localização privilegiada, ruas tranquilas e diversas praças completam o bem-estar proporcionado aos moradores. Assim é o Jardim da Glória. “É a Granja urbana, que se faz a pé”, define o músico Lufe Herlinger, morador do Jardim da Glória há muitos anos. Já Marisa Boni Ruschel descreve o bairro como um local tranquilo e silencioso: “acordar com os passarinhos, receber a visita dos tucanos e maritacas, dos esquilos, dos beija-flores ... isso não tem preço! Não tenho a menor saudade de morar nos Jardins”. Além disso, diversos estabelecimentos localizados no bairro atendem com excelência as necessidades de quem mora na região. “O comércio local é bem ativo, todos se conhecem e se ajudam, até os concorrentes”, diz Luciano Ferri. Padarias, hipermercados, instituições de ensino, lojas, entre outros estabelecimentos comerciais, proporcionam dias confortáveis, pois tudo é fácil de ser encontrado por ali. “A localização é privilegiada, por estar próximo da Raposo Tavares, com um comércio de primeiras necessidades à porta, fácil para deslocamento mesmo sem uso de carro”, comenta José Carlos Nunes. Até o kartódromo internacional fica no local e recebe nomes do automobilismo nacional e internacional. Para completar, a Prefeitura de Cotia tem investido no bairro e quem sabe, agora, a obra do inacabado ponto de ônibus – reivindicação dos moradores - seja concluída. O Secretário da Regional Granja Viana, Luis Gustavo Napolitano, informou que serão feitas intervenções em alguns pontos do Jardim da Glória, mas ainda haverá uma reunião para definir


as obras. “A prefeitura tem atendido as demandas da comunidade, mas deixou uma obra pela metade: urbanizou uma área verde ao lado do riacho Potium, construiu um acesso e local para uma parada de ônibus, mas não construiu a parada; então a obra está degradando – sem uso!”, conta Rogério Ruschel. Quem deseja um futuro repleto de benefícios deve conhecer a região. “Escolhemos este local por ser um bairro arborizado, seguro e tranquilo, apesar do seu movimento”, incentiva Izabel Novak. Realmente, o bairro transmite segurança (apesar de uma onda de assaltos que andou ocorrendo) e clima agradável, além de permitir uma vida sossegada em meio aos privilégios oferecidos para todas as idades. “O convívio entre os moradores realmente existe, fazendo do Jardim da Glória uma comunidade de amigos da qual eu tenho orgulho em fazer parte”, finaliza Ana Guirau.

Acordar com os passarinhos, receber a visita dos tucanos e maritacas, dos esquilos, dos beija-flores ... isso não tem preço! 45

agosto 2011


espaço esotérico

A magia das

pedras e cristais Todas as vibrações da natureza estão contidas neles.

Ana Elizabeth Cavalcanti (*)

N

(*)Ana Elizabeth Cavalcanti, formada em História e Estudos Sociais. Autora de diversas obras esotéricas (Editora Berkana) e de periódicos sobre Filosofia, Psicanálise, História (Mythos Editora). Colaboradora da revista Sexto Sentido. anaelizabeth5@hotmail.com 46

agosto 2011

o mundo esotérico acredita-se que as pedras e cristais têm a capacidade de direcionar e ampliar energias. As ideais são as brutas, não as lapidadas. Cada cristal ou pedra tem propriedades específicas, que podem ser utilizadas a nosso favor. Sempre que for comprar uma pedra ou cristal, siga a sua intuição ao escolhê-los. A tradição diz que a natureza sempre nos fala. Às vezes, num passeio pelo parque ou campo você pode ter sua atenção despertada por uma pedra. Recolha-a, pois ela lhe dará boas vibrações de harmonização. Cristais e pedras podem ser usadas em adornos, na decoração, como talismãs e no preparo de alguns banhos. Quando bem usados, eles nos auxiliam nos planos físico, mental e espiritual. Mas, para isso, devem ser limpos e energizados. Para limpá-los devem ficar por 24 horas num recipiente com água e sal grosso. Depois devem ser lavados em água corrente. Para energizá-los, basta colocá-los no sol por algumas horas.


Conheça as principais pedras, seus significados, energia e benefícios: Amazonita: pedra de expressão, verbalização. Ligada à cura e reforça ideais femininos.

Opala: Mistura as qualidades morais, éticas e filosóficas com o corpo físico, integrando o racional com o emocional. Aumenta a intuição e a clarividência.

Ametista: considerada a pedra perfeita. Reflete a luz violeta, uma das poderosas cores para a terceira visão. Condutora de humildade, alegria, simplicidade. Transmuta energias.

Pedra do Sol: auxilia nas magias acionando energia mestra que proporciona cura, alegria.

Calcita Laranja: equilíbrio, saúde, energia do sol, da força yang. Calcita Óptica: usa-se esta pedra para visões através da água e do fogo.Traz o inconsciente para o consciente, levanta memórias de vidas passadas. Criscola: ajuda a expressar nossas próprias verdades. Representa o poder da Lua, da água cristalina das fontes, as emoções e energia yin. Esmeralda: pedra da beleza e da juventude. Nos dá consciência de nossa beleza interna e externa, resgate de amor próprio. Considerada a mais poderosa pedra do amor e beleza. Aguça a sabedoria e inteligência. Fluorita: manifesta o mais alto grau da mente, colocando-a em sintonia e sincronia com o espírito. Promove a compreensão dos reais valores espirituais. Granada: desenvolve a energia criativa e processa as transformações.

Pirita: chamada também de “ouro de tolo”. Trabalha com o poder físico, mental, emocional e espiritual. Usada normalmente em magia em talismãs para dinheiro e trabalho. Cristais de quartzo (transparente): por sua maneira fácil de usar alinham os chakras. Quartzo Citrino: amplia a confiança, visão do futuro, inteligência racional. Amplia as qualidades de Mercúrio, desenvolvendo a disciplina para uma vida melhor. Quartzo rosa: pedra do amor kármico, do perdão e da compaixão. Auxilia na compreensão dos nossos padrões amorosos com pessoas . Quartzo Verde: cura, integridade, conforto e equilíbrio. Rodocrocita: amor, paz, harmonia, tranquilidade. Rubi: objetivo de poder e terceira visão.

Lápis Lázuli: pelos egípcios eram consideradas como pedras de luz e verdade. Retira as impurezas da alma.

Sodalita: concretização das metas, filosofia, ligada à terceira visão. Dá um direcionamento tanto físico, quanto mental e espiritual.

Malaquita: essência da natureza, beleza e natureza das ervas, árvores, raízes e plantas da terra.

Topázio Mineral: desperta a confiança no poder da criação. Restitui o amor próprio.

Obsidiana: relacionada ao físico, à terra, ao ego pessoal. Nos dá estabilidade, confiança e sobrevivência.

Turmalina Negra: é a mais poderosa pedra de proteção. Desvia as energias negativas. Pode neutralizar suas próprias energias negativas como raiva, inveja, rancor, ressentimento.

Ônix: pedra de estabilidade. Estabiliza as energias positivas, ampliando o poder de cura.

Turmalina Verde: trabalha o pai interior. 47

agosto 2011


veículos

A moto dos sonhos de gerações, fabricada desde 1903, também inspira um legião de admiradores a viver de um modo todo especial.

O

ícone americano Harley Davidson ainda apaixona milhares de pessoas no mundo todo. São consumidores tão fiéis à marca que ainda procuram preservar alguns aspectos do estilo de vida que marcou a chamada geração “Sem Destino”. No filme que tinha como um dos protagonistas, Peter Fonda, os motoqueiros viviam uma vida plena de liberdade, sem compromissos com horários, trabalho, eram os hippies motorizados. A Harley Owners Group, foi criada em 1983 e hoje conta com mais de um milhão de pessoas. A idéia também surgiu como forma de construir relações mais duradouras e mais fortes com os clientes da Harley-Davidson, fazendo laços entre a empresa, seus funcionários e consumidores. Membros HOG normalmente gastam 30% a mais do que outros proprietários, em itens como roupas, acessórios e eventos patrocinados. 48

agosto 2011

Entre as diversas novidades da linha 2012, o maior destaque fica por conta da linha V-Road, que irá comemorar 10 anos de seu lançamento. Os modelos contam com a traseira totalmente redesenhada; rodas de alumínio; mudança de posição dos comandos; novo banco brasão de 10 anos; inclusão do motor 1.700 cc na linha Softail e em algumas Dyna (pelo menos nos EUA). O destaque da linha é a Dyna Switchback, uma custom touring que tem como atrativo a possibilidade de se colocar ou remover (de forma rápida) as maletas laterais e o para-brisa, transformando-a numa moto para o trânsito urbano ou para enfrentar longas viagens, ao gosto do proprietário. Ela é equipada com o motor Twin Cam, de 1.690 cc, que desenvolve 103 cv de potência e torque de 12,8 kgfm, acoplado ao câmbio de seis velocidades, propulsor que conta com


injeção direta de combustível, entre outras tecnologias. Ainda na parte mecânica, o modelo apresenta escapamento cromado com silenciador de corte reto; sistema de suspensão com molas reguláveis na traseira e garfo de 41,3mm na dianteira; rodas de alumínio de cinco raios, na cor preta, aro 17 na frente e aro 18 atrás; pneu dianteiro baixo, para melhorar as manobras em espaços curtos; e freios ABS. Outras inovações são o controle de velocidade de cruzeiro, banco “two-up”, apoios laterais para os pés, para-lamas traseiro com tamanho aumentado e tampa do tanque de combustível cromada. O preço sugerido para a Dyna Switchback, nos Estados Unidos, é de US$ 15.999 . Outras versões da linha 2012 tem o preço variando entre US$ 7.999 e US$ 30.499. A empresa norte americana, sediada em Milwaukee, no estado de Wisconsin ampliou sua estrutura comercial no Brasil com o início das atividades de vendas e pós-vendas da IESA Harley-Davidson, em Porto Alegre, e mais uma concessionária em São Paulo, a Aba Harley-Davidson, que inicialmente está prestando serviços de assistência técnica. Onde encontrar: ABA HARLEY DAVIDSON Av. Marquês de São Vicente, 1.930 • Barra Funda – São Paulo – SP Contatos: (11) 3616-7070 • www.harley-davidson.com


saúde financeira

Cigarro X carro

Pai e mãe fumantes (um maço/dia) poderiam acumular ao longo de 18 anos, R$ 92.964,77, se deixassem de fumar. O que daria tranquilamente para presentear seu filho com o tão sonhado primeiro carro.

A

s queixas mais recorrentes que ouço em palestras, cursos e consultas são variações da seguinte frase: “Não tenho como investir, não sobra nada no final do mês”. Eu compreendo tal queixa, pois lido com isso há muito tempo, e minha solução para isso é simplesmente mudar a forma de pensar por meio da racionalidade. Enquanto as premissas não mudarem, nada mudará na vida financeira de quem quer que seja. Para esclarecer, uma premissa é a ideia inicial, a primeira concepção, da qual se parte para formar um raciocínio. Ao ter como premissa que investimento é algo para receber juros (e não pagá-los), o investidor se livrará de muitos e péssimos gastos ao longo da vida. No entanto, adequar apenas as premissas pode não ser suficiente para a maior parte das pessoas. Quando falamos em enriquecer e formar um grande e sólido patrimônio, também as prioridades devem ser mudadas ou realocadas. Prioridade é a preferência, ou o que você quer mais em detrimento de outras alternativas. 50

agosto 2011

por Mauro Calil (*)

Se eu perguntar a uma pessoa adulta: “o que seria mais importante para um jovem de 18 anos, ganhar de seus pais um carro ou ter um pai e uma mãe fumantes?”, tenho certeza que a resposta seria o carro, mesmo dos fumantes. No entanto, a prioridade, ao menos para os pais fumantes, é fumar e não presentear seu filho com um carro. Veja como funciona: Um maço de cigarros custa R$ 4,00. Em um mês, são transformados em fumaça R$ 240,00 (um maço por dia para o pai e outro para a mãe). Em um ano foram gastos R$ 2.880,00. Com os juros de caderneta de poupança de 0,5% ao mês (sem considerar a TR), o casal acumularia R$ 92.964,77 em 18 anos de investimento. Valor mais do que suficiente para deixar seu filho feliz. São dois filhos? OK, então seriam R$ 46.482,00 para cada filho, o suficiente para o carro e alguns extras. Por muito tempo, muito mesmo, foi colocado no consciente coletivo de que é preciso viver o momento, aproveitar o presente, pois ninguém


sabe como será o futuro, se é que um dia chegará. E eu pergunto: Esta premissa é correta? Se for, então, realmente, a prioridade é consumir cigarros agora e não presentear os filhos no futuro. Ninguém duvida que pai ou mãe algum, fumante ou não, quer o melhor para seus filhos. A questão é qual a prioridade que você dá a tudo que se passa em sua vida? É melhor abdicar de pequenos e passageiros prazeres no presente para ter imensos prazeres no futuro? Essas respostas são muito particulares. Nas finanças pessoais, você só saberá se obteve as melhores respostas e se trilhou o melhor caminho quando chegar à terceira idade com patrimônio suficiente para manter seu status e padrão de consumo sem depender de favores de parentes (filhos ou não) ou da magra aposentadoria governamental. Pense nisso agora, pois o futuro se tornará presente. (*) Mauro Calil é palestrante, educador financeiro e autor do livro “A Receita do Bolo” Contato - www.calilecalil.com.br

Premissa de investimento Pai e mãe fumantes: 1 maço por dia cada R$240

por mês... ... R$2880 em 1 ano

Se investido na poupança:

18 anos com 0,5% ao mês - sem considerar a TR

R$92.964,77


viajar é preciso

O polêmico

Plano Diretor de Embu

Ambientalistas condenam o aval para indústrias em áreas de preservação, enquanto outra parte da população defende que a mudança vai gerar receita e empregos para o município.

(*) Juliana Martins

O

ponto de embate da revisão do Plano Diretor de Embu das Artes é a instalação de um corredor de indústrias e logísticas, denominado Zona Corredor Empresarial, na Área de Proteção Ambiental (APA) Embu Verde e na Área de Proteção aos Mananciais da Represa da Guarapiranga. Entidades ambientalistas questionam o impacto ambiental do empreendimento. O caso foi parar até na Justiça: a Audiência Pública – a 40ª - de Revisão do Plano Diretor, que seria realizada em 18 de julho, foi suspensa. A convite da ACISE - Associação Comercial e Industrial de Embu, a reportagem da Revista TUDO foi até o “polêmico” local, onde já há chácaras, comércios e condomínios fechados. A área em questão é de cerca de 2,9 milhões m² sendo que 29% está na APA Embu Verde. Desse montante, excluem-se Áreas de Preservação Permanente, maciços florestais significativos e mata com porte vegetal médio. O próprio Conselho Gestor da APA Embu Verde aprovou a implantação do corredor que terá até 150 metros de extensão, de cada lado da estrada que margeia. As empresas poderão ocupar somente 30% de cada lote de 1.500 m². Da área útil aproveitável dentro da APA, somente 9% do Corredor Empresarial está disponível para ocupação, atendendo as restrições da legislação estadual e federal, além dos estudos exigidos pelo município. 52

agosto 2011

“O fato de ser uma área de proteção ambiental não quer dizer que não possa colocar nenhuma atividade empresarial. Pode, desde que atenda a toda legislação ambiental. O que estamos fazendo é adequar nosso plano diretor à legislação ambiental estadual, que já é bastante rigorosa. O Plano Diretor aponta um novo olhar sobre o desenvolvimento da cidade”, defende o prefeito Chico Brito. A minuta do Projeto de Lei de Revisão do Plano Diretor traz uma série de propostas para estruturação sustentável da cidade, sob aspectos ambientais, urbanísticos, de infra-estrutura e sociais. Permite o uso da área para indústrias, turismo, hotelaria, comércio e serviços, de baixo impacto, além de habitação. No âmbito ambiental, define as áreas de preservação, bem como os maciços vegetais, as urbanizações, sobretudo as localizadas em beiras de córrego. A prefeitura de Embu tem até 2013 para estabelecer as mudanças no Plano Diretor, já que a lei atual data de 2003 e o Estatuto das Cidades prevê revisão a cada dez anos. “Não seria bom esperar dez anos, porque a cidade está crescendo com o Rodoanel. Como muitas empresas estão vindo, é fundamental definir o que pode e o que não pode”, finaliza o prefeito. Vale lembrar que o processo foi participativo: foram realizadas 39 audiências públicas, com a presença de mais de 3 mil pessoas. T


O outro lado: o que dizem os ambientalistas Uma das preocupações dos ambientalistas é que os mananciais da Represa de Guarapiranga e do rio Cotia sejam prejudicados com a supressão das matas, o que aumentaria o assoreamento de rios e de nascentes. De acordo com Leandro Dolenc, presidente da Sociedade Ecológica Amigos de Embu, “falta profundidade na avaliação dos impactos que poderiam vir junto com o projeto do novo Plano Diretor apresentado pela prefeitura”. Ele diz que há estudos, mas são insuficientes e poderiam ser melhorados. “O fato de não haver esses estudos e ser simplesmente traçado no mapa esse corredorzão não é a forma correta. Para trazer bons empreendimentos, gerar empregos, é preciso fazer um estudo ambiental antes para não comprometer esses recursos (naturais). É isso que estamos pedindo. Não somos contra a geração de empregos. Pelo contrário. Mas somos a favor de um desenvolvimento sustentável, e não de forma predatória”, defendeu.

No topo, linha laranja, limite da APA Embu Verde; linha grossa preta, Área de Proteção aos Mananciais (APM) da Guarapiranga.

53

agosto 2011


mundo pet

Com que

roupa

eu vou? A moda chegou para o mundo dos pets. Exageros à parte, os veterinários concordam que algumas raças de cães podem usar roupas, mas alertam: conforto e mobilidade devem ser prioridade na escolha do “modelito”.

O

que mais poderia surgir no mundo da moda? Uma semana especialmente dedicada aos pets. Você não leu errado, é isso mesmo: Pet Fashion Week. A feira, que já existe no Japão e nos EUA, chegou ao Brasil em 2010 e já é sucesso, provando que moda também é assunto de cachorro. Já há grifes especializadas que apostam nas mesmas tendências que estampam capas de revistas e as vitrines de lojas cobiçadas por humanos. “Moda fashion para cachorro é versátil, despojada e tem charme. Podemos sim dizer que se trata de uma moda diferenciada e com muito estilo, assim como a moda fashion para gente”, afirma a empresária Meggy Lopes Figer, dona da grife Queen Pet. E não pense que os produtos são feitos com matéria-prima de segunda linha. Para não dar nó nos pêlos, roupa de cachorro tem forro e é feito com tecido (náilon ou cetim) que não provoca atrito. Por fora, predominam malha, flanela e algodão. Muitos estilistas apostam em algum diferencial e usam plush (comum em roupa de bebê), seda e pêlo de carneiro sintético. Mas roupa não é só luxo. Assim como nós, os bichinhos sofrem com o frio e podem ser acometidos por uma gripe. Logo, uma boa forma de protegê-los é vesti-los. O mercado é tão promissor que, de acordo com Eugênia Fonseca, gerente de marketing da Pet Center Marginal, em um fim de semana de frio, a venda de roupinhas pula de cerca de 500 peças para quase 2 mil. 54

agosto 2011

Os veterinários Mário Marcondes e José Manuel Mourino orientam:

Descubra se seu cão está sentindo frio

• Geralmente o cachorro tem ataques de tremedeiras; • Verifique se as patas e as orelhas estão bem mais geladas que o normal;

Dicas de roupas adequadas

Os tecidos sintéticos e de lã geralmente causam alergias nos cães. Escolha tecidos de algodão ou malha macia. • Sapatos podem prejudicar o tato do animal, além de incomodar. • Se o animal possui pelos longos ou for gordinho não coloque roupa e separe um edredom ou até mesmo um travesseiro para ele dormir.


Roupinhas para determinadas raças de pelagem curta, desde que confortáveis, sem elásticos que impeçam sua mobilidade, são até adequadas para aquecê-los. Mas se usadas apenas como enfeites, com babadinhos excessivos que necessitam de elásticos e costuras apertadas, então é realmente exagero e prejudicial ao animal. Mas, como lembra Márcio Garbuglio, veterinário da clínica Granvet, “bom senso é bom e os cães agradecem”. Roupinhas para determinadas raças de pelagem curta, desde que confortáveis, sem elásticos que impeçam sua mobilidade, são até adequadas para aquecê-los. Mas se usadas apenas como enfeites, com babadinhos excessivos que necessitam de elásticos e costuras apertadas, então é realmente exagero e prejudicial ao animal. Sua colega a veterinária Andréa Furquim concorda. Segundo ela, realmente existem determinadas raças que sentem mais frio. Mas é preciso analisar caso a caso, diz. Raças como Huskys, São Bernardo e Akitas dispensam qualquer necessidade de roupa, porque estão acostumados com temperaturas baixas. Já os Galgos, Poodles, Dog Alemão, Dachshund ou Teckel, entre outros de pelagem curta, sentem mais frio e podem receber roupas adequadas. “Tudo é uma questão de costume”, completa. Importante lembrar que a roupa tem que ser retirada todos os dias, para evitar doenças. “Se deixar o bicho uma semana vestido, aquilo pode causar fungos e doenças de pele”, finaliza a veterinária Carla Storino, da Cobasi. Existem animais que, com frio ou não, se adaptam a roupas; outros não. O importante é sempre colocar em primeiro plano o bem estar do bichinho. Fonte: www.webdahora.com - Contatos: • Dr. Marcio Garbuglio – Clínica Granvet www.granvet.com.br • Dra. Andréa Furquim – Clinica 18kilatem andrea_vet@terra.com.br • www.queenpet.com.br • www.cobasi.com.br • www.petcentermarginal.com.br


acontece

No Mundo Nobel da Paz 2011

O

comitê do prêmio Nobel anunciou que há 241 candidatos ao Nobel da Paz de 2011, um número recorde na história da láurea centenária. Dos indicados, 188 correspondem a pessoas individuais e 53 a coletivos ou organizações. O anterior recorde havia sido em 2010, quando houve 237 aspirantes ao prêmio, cujo nome do vencedor costuma ser divulgado no início de outubro. O regulamento do Nobel estabelece que podem ser designados candidatos ao prêmio da Paz catedráticos de Universidade em Direito e Ciências Políticas, parlamentares e antigos laureados de todo o mundo. Entre os aspirantes ao prêmio da Paz deste ano, o único do Nobel que se outorga e entrega fora da Suécia, figuram a organização católica Comunidade de Sant’Egidio, o site “WikiLeaks”, a presidente da Libéria, Ellen Johnson-Sirleaf, e o ativista cubano Oswaldo Payá. O ativista chinês Liu Xiabo foi agraciado com a honraria em 2010 “por sua luta longa e não violenta por direitos humanos fundamentais na China”, segundo a decisão do comitê. O Nobel da Paz será entregue em Oslo em 10 de dezembro, aniversário da morte de Alfred Nobel. Assim como o restante dos prêmios leva o nome do magnata sueco e tem a mesma dotação: 10 milhões de coroas suecas (US$ 1,6 milhão). Fontes:http://pt.wikipedia.org e http://noticias.uol.com.br

No Brasil OVNIs visitaram o país

Pessoas de destaque mundial já admitiram publicamente que os viram: os ex-presidentes dos EUA Jimmy Carter e Ronald Reagan e vários ex-astronautas americanos e ex-cosmonautas soviéticos, por exemplo. Por outro lado, vários governos reconheceram oficialmente sua existência, como os da França, Chile e Itália, além de vários militares brasileiros. Um importante documento enviado ao Arquivo Nacional que até pouco tempo foi mantido em sigilo, é um relatório de ocorrências que registra um dos mais espantosos incidentes já ocorridos no mundo, com objetos voadores não identificados. Tudo aconteceu em 19 de maio de 1986 e foi chamado pelos estudiosos no assunto como “A Noite Oficial dos OVNIs no Brasil”. Nesta noite, sete caças a jato da aeronáutica se envolveram numa incrível perseguição a 21 OVNIs esféricos e de grandes proporções que literalmente entupiam os radares do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta), especialmente na região Sudeste. A perseguição durou horas e teve momentos de grande perigo aos pilotos brasileiros. Assim como apareceram os “discos” sumiram, sem deixar vestígios. É fato, não estamos sós.

Fontes: http://mundohoje.com.br e http://lambaritalia.blogspot.com/

56

agosto 2011


Na Região Cotia tem Guarda Ambiental

Composta por seis guardas, o efetivo já iniciou um treinamento com a equipe técnica da Secretaria do Meio Ambiente sobre educação ambiental, ecologia, especificidades ambientais dos espaços da cidade (Cotia Centro, Granja Viana, Caucaia, Caputera e Morro Grande) e leis municipais. E passará ainda por treinamento com a Polícia Ambiental do Estado. De acordo com o Secretário do Meio Ambiente, Rubens Gurgel, a Guarda Ambiental será de extrema importância e espera que o trabalho seja bem aproveitado no combate aos crimes ambientais. Logo, a equipe atenderá denúncias de crimes ambientais, junto aos técnicos, para complementação de conhecimento e ação coercitiva.

Bodas de prata dos Alcoólicos Anônimos de Cotia O álcool está diretamente relacionado a 76% dos acidentes de trânsito com vítimas fatais, a mais de 60% dos homicídios e em 80% dos casos de violência sexual contra crianças e agressão e mutilação a mulheres. Há 25 anos, o Alcoólicos Anônimos, ou simplesmente A.A., trabalha para diminuir esses índices na região. Desde que se instalou em Cotia, o grupo vem ajudando os que desejam se livrar do vício do alcoolismo. O grupo se reúne às segundas, quartas, quintas e sextas-feiras, das 20h às 22h, e aos domingos, das 09h às 11h, na Rua Jorge Caixe, 108 - Portão – Cotia/SP. Não tem caráter religioso e sobrevive financeiramente através dos seus próprios membros que contribuem espontaneamente.

Fórum de Carapicuíba não comporta demanda da cidade

Criado em 1986, o Fórum da Comarca de Carapicuíba atendia um juiz, uma vara e trinta funcionários. Mas, agora, é disputado por mais de 300 colaboradores, seis Varas, sete juízes e uma unidade da OAB. A situação é tão crítica que levou o juiz Mário Rubens, junto com uma comitiva de Carapicuíba, à Secretaria de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania para solicitar a construção de um novo Fórum para a cidade. Porém, de acordo com o órgão, está em andamento um estudo que prevê apenas a ampliação do atual prédio.

Internet gratuita em Santana de Parnaíba

Com o objetivo de democratizar o acesso à internet para os moradores e turistas, a Prefeitura de Santana de Parnaíba passou a oferecer, no Centro Histórico da cidade, acesso gratuito à internet banda larga. O sinal é emitido por rádios instalados na antena da Igreja Matriz de Santa Ana e alcança uma cobertura de, aproximadamente, 250 metros na velocidade de 01 Mbps (megabits por segundo).

CEUC vem aí

“O CEUC é um marco. Com essa nova unidade, abriremos 1.000 vagas em educação infantil e ensino fundamental e entregaremos ao povo de Caucaia uma obra grandiosa que oferece estrutura educacional e de lazer para todas as idades”, comenta o prefeito Carlão Camargo. Além de salas de aula, o complexo terá piscinas aquecidas, ginásio poliesportivo, salas de ginástica, trilha ecológica, auditório e refeitórios. O Ginásio Poliesportivo do CEUC será entregue à comunidade em novembro, já o restante da obra só em 2012. 57

agosto 2011


acontece

Na Região Verba para recapeamento asfáltico Estado libera R$ 1 milhão para Prefeitura de Cotia investir em recapeamento asfáltico. A parceria contempla 47.150 metros quadrados de recapeamento asfáltico e 4.480 metros de guias e sarjetas em ruas do Jardim Sabiá, Portal da Primavera, Parque Isaac Pires, Parque São Vitor e Jardim Lina.

Investimentos para a Raposo Tavares

Em setembro, será lançado o edital de licitação para obras - previstas para iniciar em janeiro - na Raposo Tavares. Com investimentos de cerca de R$ 81 milhões no trecho de 20,8 km entre São Paulo e Cotia, o projeto prevê recapeamento da pista e das alças de acessos, retornos, dispositivos em desnível e pistas de desaceleração. Depois dessa obra, será feito um estudo de viabilidade da quarta faixa para desafogar o trânsito.

Projeto “Educando” de Cotia é referência na região O projeto - que começou em 2006, prestando orientações sobre prevenção ao uso de drogas, álcool e violência - já atendeu mais de 6 mil alunos e vem ganhando reconhecimento na região. A Guarda Civil de Osasco esteve em Cotia para trocar experiências sobre o projeto. Um novo encontro será marcado entre os dois comandos, para que seja acompanhado o Projeto Educando nas salas de aula durante o semestre letivo.

Voto Onde Moro Você sabia que a Campanha “Voto Onde Moro”, iniciada em 2010 pelo movimento TGV (Transition Towns Granja Viana), continua ativa? Até maio de 2012, granjeiros que votam em outros municípios ainda podem transferir seus títulos para a nova seção eleitoral instalada no Colégio Anglo da Avenida São Camilo. Régis Canale, chefe do Cartório Eleitoral de Carapicuíba, informou que, desde o início da campanha, foram transferidos três vezes a meta de títulos para o local.

Parque São George ganha ginásio poliesportivo Fruto de um sonho antigo dos moradores da região concretizado através de parceria estadual-municipal, o Parque São George ganhou em julho um espaço de lazer e atividades esportivas para todas as idades. Em uma área de mil m², foi construída uma quadra oficial poliesportiva, vestiários, arquibancada, banheiros e guarita. “O espaço vai fazer o bem, principalmente para as crianças da região”, resumiu o prefeito Carlão Camargo na inauguração. A obra teve custo de R$ 1,2 milhão (R$ 800 mil e o restante foi bancado pela prefeitura). 58

agosto 2011


fatos e fotos

Estética ao alcance de todos!

A bioimpedância é um exame realizado para mensurar a composição corporal. Além do peso, mede-se com precisão a quantidade de gordura corporal, massa muscular, retenção hídrica, além de outros 17 itens. É a avaliação corporal mais completa que se pode oferecer ao paciente. Agora, moradores da Granja têm a chance de realizar esse exame no Projeto Viva Melhor. Este é um dos novos serviços que o espaço passou a oferecer recentemente e até promoveu uma confraternização para comemorar o lançamento das novidades. Além da consulta nutricional com bioimpedância, estão disponíveis o aparelho Heccus, a mais completa unidade de ultrassom de alta potência e terapia combinada com correntes elétricas para tratamentos de celulite, gordura localizada e flacidez muscular e os serviços de depilação, manicure e pedicure. Com isto, o espaço do terapeuta J.C. Melo (CRT 41224) está cada vez mais completo: no número 2060 da Rua Félix de Oliveira é possível se beneficiar de várias terapias e tratamentos (SPA, RPG, Acupuntura, Quiropraxia, Cone Chinês, Estética Facial, Drenagem Linfática e diversas outras massagens) a um preço realmente atrativo. Ligue e agende seu horário: 4617-3365 e 4612-3349

Café Octavio em Embu

Um lugar especial, cujo ambiente proporciona a possibilidade de se vivenciar uma experiência única. Um lugar ideal para fazer reuniões e confraternizações, saborear um cardápio diferenciado e experimentar um café premium, que antes mesmo de seu lançamento no mercado foi o 1º colocado no Campeonato Brasileiro de Baristas (2006) e o mais destacado no World Barista Championship-Tokyo (2007). Assim, é o Empório Belas Artes que acaba de ser inaugurado na Avenida Jorge de Souza, nº 874, em Embu das Artes. Concebido pelo empresário Adalberto Camelo, o novo empreendimento agrega os tradicionais serviços de padaria e lanchonete com áreas de alimentação (restaurante a la carte), vinhos, queijos e demais frios encontrados em empórios de primeira linha, além de uma grande confeitaria, choperia e espaço para eventos. E a grande novidade: o tradicional Café Octavio dentro do espaço. Como se vê, o empório Belas Artes traz para a região um novo conceito e um ambiente requintado. Passe por lá e conheça, você vai se encantar! Telefone: 4704-3396 Os sócios Adalberto e Renato Araujo com Luis Adriano Vernalha, da Amil, ao centro.

59

agosto 2011


fatos e fotos

Escolhido Alimentos

Apreciadores de vinho

O Shopping Granja Vianna celebrou o Dia dos Pais com uma gostosa promoção para os amantes do vinho. A cada R$ 400 em compras, os papais ganharam o vinho tinto sul-africano Tall Horse Shiraz 2010 e um convite, distribuído junto com a garrafa, para cursos gratuitos sobre enologia, coordenados pela Expand. Para lançar a campanha, o Shopping ofereceu um coquetel, em 2 de agosto, para cerca de 200 convidados que puderam degustar queijos e apreciar o vinho, ao som da banda Lounge Four. Interessante e diferente, não? Pois aguarde que novas promoções vêm aí... Para os que foram ao coquetel de lançamento da campanha de Dia dos Pais e que ficaram com vontade de fazer um curso especial de enologia, pensando nessa turma e atendendo a pedidos, o Shopping promoveu um curso extra - com uma das maiores especialistas do Brasil, Ana Rita Zainer, da Wine Education - no dia 11 de agosto.

60

agosto 2011

Mercado e casa de rações em único lugar. O Escolhido Alimentos, há 6 anos, oferece produtos variados e de excelente qualidade para os moradores da região. No açougue, só carne de boi. Na área de hortifruti, produtos frescos diariamente. Na padaria, pão quentinho feito com a melhor farinha do mercado. E ainda tem Internet gratuita para os clientes. Assim, os homens podem acompanhar as mulheres: enquanto elas vão às compras, eles navegam. Há também uma mesa de leitura com jornais e revistas para distrair e informar os clientes. O supermercado fica no km 53,5 da Rodovia Bunjiro Nakao. Com estacionamento próprio. Telefone: 4611-4599

Coquetel de Dia dos Pais A Casa di Regalo realizou, nos dias 10 e 11 de agosto, um coquetel em homenagem ao dia dos pais regado a queijo e vinho, além de uma deliciosa degustação dos brigadeiros gourmet da Deborah do Quintal dos Brigadeiros. Na ocasião, apresentou as novidades no mercado masculino de utilidades e linha gourmet, oferecendo aos clientes um ambiente agradável, com decoração caprichada e detalhes que mostram como os produtos dispostos em combinação podem causar um efeito interessante na residência das pessoas. A Casa di Regalo fica na Rua José Felix de Oliveira, 880, na Granja Viana. Abre de segunda à sábado, das 10h às 19h. Telefone: 4617-4023. www.casadiregalo.com.br


Arezzo no Raposo Shopping

O sucesso na região foi tanto que os empresários da Arezzo do Shopping Granja Vianna abriram mais uma unidade da maior marca de varejo de calçados femininos fashion da América Latina. Desta vez, no Raposo Shopping. A inauguração aconteceu no dia 23 de julho e já tem cliente aproveitando as novidades e promoções. Tudo é exatamente igual nas duas unidades: mesmos donos e mesma gerente, além dos produtos que reúnem conceito, alta qualidade e design contemporâneo. E o atendimento está cada vez melhor, sendo constantemente aperfeiçoado para atender as clientes, que merecem a excelência! A nova loja fica na Rodovia Raposo Tavares, km 14,5 – loja 3071 GH. Tel.: 3732-9133. Já a unidade da Granja Viana fica na Rodovia Raposo Tavares, km 24 – loja 324 - Tel.: 4613.6513.

Qualidade e conveniência Após quase 10 anos atendendo pelo sistema delivery nas regiões sul e oeste de São Paulo, Granja Viana e Alphaville, a Clean Express Lavanderia acaba de inaugurar sua primeira loja, seguindo o padrão de construção sustentável Green Building, utilizando as mais conceituadas tecnologias disponíveis para oferecer os melhores serviços, em uma localização de fácil acesso e privilegiada pela conveniência (Rua Ushima Kira, 87 - altura do km 23, 5 da Rodovia Raposo Tavares, ao lado

da Kalunga). A lavanderia utiliza técnicas e tecnologias que cuidam há mais de 100 anos de roupas e aplicações decorativas de tecido em todos os continentes e ainda oferece serviços de costura e pequenos reparos. Além das roupas de uso pessoal, também cuida de vestidos de festa e de noiva, edredons, colchas, cobertores, cortinas, tapetes artesanais e orientais, pelúcias, roupas de cama, mesa e banho. Tudo com dedicação e atenção especial de seus profissionais. Tels: 4115-0051 e 3459-1607. www.cleanexpress.com.br

61

agosto 2011


95 75

classificados 25 5 0

Para você que é Babá, venha se cadastrar com a gente com seus documentos e carteira de trabalho

A Kanguruh Granja Viana busca Babás para você com todo cuidado, oferecendo treinamento e orientação e um atendimento personalizado desde o seu primeiro contato, com o padrão Kanguruh de qualidade

4702- 4729

www.kanguruhgranjaviana.com.br

Av. João Paulo Ablas, 1751 lj 41 Jd da Gloria – Km 23,5 Rod. Raposo Tavares

45 KG 13 KG

20 KG 5 KG

2 KG


classificados

Saúde é Terapias e estética

Psicologia

Odontologia

100 95 75

Clínicas 25 5 0

Odontologia

Homeopatia


espaço livre

Pedaço de Mim! Saudade, palavra única, só existente na língua portuguesa. Nosso cronista Marco Pontes, exalta este sentimento tão bem definido pelo mestre Chico Buarque de Holanda na canção Pedaço de Mim. (*) Marco Pontes

S

audade comove. Encerra um sentimento de vazio ou de ausência fugaz que aperta sem doer, o coração de quem sente. É uma espécie de mergulho solitário nas profundezas da alma. É na forma mais sublime, o ato de reviver o bem estar de um episódio, que o tempo um dia foi capaz de produzir. Saudade é a exaltação em uma dimensão, sem precedentes, do valor que na condição humana alguém foi capaz de acrescentar à nossa existência. Para ser festejada é condição não vir acompanhada de arrependimentos ou melancolia, senão deixa de ser saudade para ser desperdício e se tornar inútil. Saudade é feita de certeza e comunhão. De renovação e esperança na natureza humana. De certezas e paz que ela traz. De fraternidade e laços criados que se transcende o tempo. Saudade é sob uma forma poética, a quarta dimensão que Einstein ofereceu ao mundo quando tratou da lei da relatividade. É brincar com o tempo e trazer por um breve instante ao presente, o momento de um abraço, de um olhar, de um beijo ou de uma viagem longa na existência de alguém. Saudade é campo fértil para a vastidão do sentimento humano. É encanto, santuário ou abrigo de nossas recordações mais profundas. Ela não pode doer para ser saudade, senão deixa de ser saudade para ser flagelo.

66

agosto 2011

Saudade é algo que vem. É algo que vai, tal qual uma onda do mar. É nada mais do que uma metáfora do pensamento ou de nossa memória. Saudade nada tem haver com ilusão, mas com constatação de que estamos vivos, despertos e de um modo incomum, entrelaçados com aqueles que valorizam nossa existência. Saudade é o sentimento de realização que habita nosso presente, mas também é a descoberta de que, na condição humana somos feitos de carências e preenchimentos. Saudade é o ato de conviver em harmonia, com nossos limites extremos de introspecção, ou o dom de compreender o paradoxo que o nosso coração e mente por vezes despertam em nós. De que ou de quem você sente saudades? Do tempo que foi e não volta mais? De alguém que passou em sua vida e ficou em seus cromossomos? De um momento inesquecível ou de você mesmo? (*)Marco Pontes é carioca e morador na Granja Vianna. É autor do livro Paisagens da Vida que pode ser encontrado na Livraria Nobel da Granja Vianna. Contato- matdp58@hotmail.com


Untitled-3

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

1

19/08/11

16:06


revista tudo 07