Issuu on Google+

Turismo

Sinta-se em casa na Disney

Beleza

Maquiagem e penteados para as festa

Réveillon

Dicas para relaxar aqui pertinho

Espaço Cognos Fique por dentro do Colégio

Confira a

Entrevista com o Papai Noel


2


Sumário

08 Beleza Maquiagem 10 Beleza Cabelos 12 Astrologia 14 Publi 15 Caderno Natal 32 +Energia 34 Saúde 36 Espaço Cognos 38 Treinamento 40 Vida Saudável 42 Eco Caderno 46 Espaço animal 49 Cultura 56 Curtas 66 Horóscopo

4

10

12 36

15

40

42


Editorial

E o Natal chegou! Querido Leitor, você está recebendo a 18ª. edição da Revista 39mais num momento especial, quando todos nos preparamos para a festa do Natal. É tempo de agradecermos ao menino Jesus, personagem principal da festa, por todas as bênçãos que recebemos ao longo de 2013.

A revista de Cotia, Caucaia, Vargem Grande, Ibiuna e São Roque

www.revista39mais.com.br

Nós que produzimos esta revista com muito amor e dedicação para você, queremos agradecer por sua parceria e seu estímulo, assim como aos anunciantes que acreditam e valorizam nosso trabalho. Esta edição traz uma entrevista exclusiva com o Papai Noel do Shopping Granja Viana. Com muita simplicidade e leveza ele nos recebeu, posou para as fotos deixando nossa revista mais mágica. Trouxemos novamente, um Caderno Especial de Natal, onde você poderá conferir matérias interessantes, como a lenda de São Nicolau, o antecessor do Papai Noel como conhecemos hoje, ou uma dica de viagem para um local onde a magia está sempre presente: Disney, mas com o diferencial de poder se hospedar em uma casa em vez de um hotel. E que tal um Bolo de Natal delicioso e muito fácil de fazer? Ele está aqui esperando por você! Mas não é só isso..... nosso caderno está completíssimo.... com opções de passar um Ano Novo Zen bem pertinho daqui mesmo, e a tradição da Meditação das Noites Santas.... não deixe de fazer! E como presente para nosso Leitor, uma coluna especial de Natal sobre solidariedade, pura reflexão.... impossível não se emocionar. Mas não paramos por aqui, siga as dicas de beleza para cabelo e maquiagem, para ficar ainda mais bela nas festas, procure seu evento na seção Cultura, leia sobre a vida e morte do símbolo de luta e amor, Nelson Mandela, fique por dentro do que acontece no Colégio Cognos, na nova seção Espaço Cognos.... ufa... e muito mais..... Desejamos a todos um Feliz Natal e um Ano Novo repleto de conquistas e realizações..... nos encontramos em 2014!!! Regina Imperatore

revista39mais.imperatore

6

Expediente Ano 2 • Dezembro 2013 • nº 18 Publisher e Diretora Regina Imperatore regina@editoraimperatore.com Editor e Jornalista Responsável Yukio Haranaka - MTB 16.419 jornalismo@editoraimperatore.com Jornalista Juliana Martins - MTB 57.882 juliana@editoraimperatore.com Direção de Arte e Diagramação Cristiana Lacutissa CLStudio | design@editoraimperatore.com Design & Publicidade | Publicação Digital - Interatividade Daniel Stephano daniel@editoraimperatore.com Assessoria Jurídica Dra. Benicia Hiss | contato@editoraimperatore.com Fotos Complementares Can Stock Photo/ Dreamstime /Fotolia Comercial e Atendimento ao Leitor 11 3427-7849 | contato@editoraimperatore.com Tiragem: 15.000 exemplares, com distribuição gratuita nos condomínios e comércios de Cotia, Caucaia do Alto, Vargem Grande Paulista, Ibiúna e São Roque. A revista 39mais é uma publicação mensal Editora Imperatore Ltda. - Estrada Caucaia do Alto, 2000 - Vargem Grande Paulista. Outros Títulos da Editora

26,5em revista Os conceitos emitidos nos artigos assinados e dos entrevistados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não expressam necessariamente a opinião da Editora. O conteúdo dos anúncios são de inteira responsabilidade dos anunciantes. O conteúdo desta publicação não pode ser reproduzido ou utilizado para quaisquer finalidades e interesses, seja impresso, digital ou em formato de vídeo, sem a consulta e devida autorização registrada pela equipe da revista. A inclusão do nome de colaboradores não implica em vínculo empregatício.


Beleza

Maquiagem Transparente Das passarelas para a vida real Vamos ser claros.

Chega o fim de ano, épocas de festas, e a dúvida é sempre esta, o que devo fazer para não aparecer o efeito daquela maquiagem pesada, principalmente nas fotos? Então vamos partir para a “maquiagem transparente”, que além de dar leveza e naturalidade ao seu rosto, não fica atrás de nenhuma outra, e é também a proposta do novo hit das passarelas que prometem vir com tudo no verão de 2014. Mas antes de começar, é preciso preparar bem a pele para receber a maquiagem, siga os passos a seguir: • Limpe o rosto com produtos próprios para maquiagem, sem álcool. Em seguida, aplique um tônico para equilibrar o pH da pele. • Enrole um cubo de gelo em uma toalha e passe pelo rosto. • Se a sua pele for normal ou seca, hidrate logo em seguida. Já, se for oleosa pule essa parte. Feito isso, agora vamos à maquiagem transparente! A proposta desta maquiagem é que o rosto tenha um make com pinta de “cara lavada”, como se não tivesse quase nada de maquiagem, mas que na realidade está com vários produtos, pois, acreditem ou não, muitos são os cosméticos usados para se chegar ao efeito ideal da maquiagem transparente. O resultado é uma pele divina, além do destaque para os

8


pontos fortes do seu rosto, parecendo que você acordou maravilhosa sem querer. O truque da maquiagem transparente é a uniformidade, e os tons de marrom são ideais para você obter uma pele linda parecendo de nascença. Aplique o primer, para garantir que o make fixe bem, além de ganhar uma aparência incrível! Em seguida corrija olheiras e imperfeições com corretivo. Use o iluminador logo abaixo da sobrancelha e no canto interno dos olhos para abrir o olhar!

Aplique a base num tom acima da sua cor natural e marque os olhos com sombra marrom. Não se esqueça de reforçar o côncavo, para um olhar mais intenso. Carregue no rimel (quanto mais camadas, melhor!) e finalize com blush em tons naturais (nada daquele vermelhão nas bochechas, a intenção é parecer natural), hidratante natural e gloss transparente. Pronto! Agora você vai estar linda nas festas! Além de parecer jovial e natural, será você mesma nas fotos!

Produto novo no mercado, o primer é utilizado para receber a maquiagem no rosto, na boca e nos olhos. Em grande parte, o primer é feito à base de cera, polímeros e silicones, substâncias que favorecem maior fixação dos cosméticos com maior durabilidade, além de proporcionar uma aparência totalmente natural. Mais do que a simples qualidade de fixação e da aparência natural, o primer para o rosto preenche linhas finas, ameniza a abertura dos poros e conserva a base intacta durante todo o dia. Escolha o seu, e vá ser bonita pelo mundo!!!


Beleza

Festas de Fim de Ano: com que cabelo eu vou? O rabo-de-cavalo, a trança e o coque estão sempre em alta e podem ser ótimas opções para fazer bonito no Natal e no Ano Novo. Além de combinarem com vários tipos de fios, permitem variações que vão do penteado clássico ao mais moderno dependendo do estilo de cada mulher. Para fazer o rabo-de-cavalo, uma dica é prender os cabelos da nuca aproximando a cabeça do peito, mas voltar à posição normal na hora de amarrar o elástico (coloque dois grampos no elástico, prenda um grampo no meio do rabo e com o outro enrole o elástico em torno do rabo e prenda-o ao lado do outro grampo). Você pode incrementar o rabo de cavalo comum amarrando-o mais alto, na lateral ou deixando alguns fios soltos para dar um ar de bagunçado. Esconda o elástico com a ajuda de uma mechinha de cabelo e um grampo. Também é bacana deixar o cabelo com uma textura mais solta e algumas ondas.  Os coques são infalíveis e ótimas opções para quem vai passar o réveillon na praia. Ele pode ser bem justinho na cabeça ou mais bagunçado. Desarrumadinhos, altos, com acessórios…

O que vale é inventar!

Nas festas de final de ano, tão importante quanto a roupa e a maquiagem é o cuidado com os cabelos.

10

Não alise muito o cabelo se você quer algo mais despojado. Agora, se o seu cabelo já é liso natural, não use condicionar antes de fazer o penteado e seque-o com secador, apenas com a ajuda das mãos. A trança é o penteado mais antigo criado pelo ser humano (registros indicam que a trança pode ter surgido 3.500 anos antes de Cristo, passando por todas as regiões do planeta Terra) e teve um impacto enorme nas épocas medievais. Ficam mais sofisticadas – e duram mais tempo – quando feitas a partir da parte frontal da cabeça até o final do cabelo, são as conhecidas como embutidas. Todos esses penteados podem vir acompanhados de acessórios que, aliás, estão sendo bem procurados para incrementar o visual. Flores e fitas ajudam a criar um look mais romântico em fios presos ou soltos. Independente do penteado escolhido, o importante é você se sentir bem, e se divertir!!! Boas festas!!!


Astrologia

Conheça a si mesmo através do Mapa Astral A Astrologia é um estudo de autoconhecimento que nasceu da associação entre a movimentação dos planetas e o comportamento humano. Mais do que signos, a Astrologia é um conjunto de complexos cálculos que determinam o sistema onde você é o centro e está interligado aos astros que lhe cercam. A análise completa desse sistema chama-se Mapa Astral, uma fotografia do céu na data, local e hora do seu nascimento.

12

Frequentemente condicionados pela família, pela sociedade ou mesmo pela ambivalência da nossa própria natureza, fugimos de sermos nós mesmos escolhendo outro estereótipo. O conhecimento do Mapa Astrológico nos habilita a perceber aquilo que deveríamos ser naturalmente, nos apresentando a nós mesmos, permitindo entender quem somos, como funcionamos e dar conta das nossas necessidades, uma vez que, se na maioria das vezes os nossos problemas existem porque não nos conhecemos, o aprendizado sobre nós mesmos é o caminho para a solução. O resultado da análise do Mapa Astral é como uma atividade de jardinagem: é auxiliar cada ser humano a se reconhecer, cuidar de si e buscar a força e a coragem para florescer, apesar dos muitos percalços pelo caminho. E mais, os astros em si não modificam a vida de ninguém, mas esclarecem, elucidam e mostram as tendências de um período, cabendo a nós aproveitar o que temos de positivo e trabalhar o que temos de negativo para termos uma vida melhor, ou seja, o Mapa Astral fornece informações do momento que estamos vivendo e propicia um planejamento para o futuro, melhorando a nossa qualidade de vida e adaptando-nos às necessidades e exigências. Assim, Mapa Astral como inter-


pretação da carta natal que fornece um precioso diagnóstico da nossa personalidade, pode ser aberto num leque de opções de acordo com a situação e o momento:

de escolha de profissão e para adultos em busca de novas alternativas. Excelente estudo para adequação entre personalidade – trabalho – profissão.

Revolução Solar: Técnica astrológica de previsão a partir do dia de aniversário em cada ano. Recomenda-se fazer um mês antes do aniversário.

Novidade: Terapêutica Astrológica: Através de uma sequencia de sessões, analisamse os pontos de dificuldades apontados pelo próprio mapa e por meio de princípios astrológicos propõe-se maior entendimento e elaboração da mesma.

Trânsito e Progressão: Técnica astrológica de previsão com duração para um ano, devendo ser renovado semestralmente. Sinastria: Estudo de compatibilidade entre duas pessoas para se avaliar o grau de afinidade. Indicado para relacionamentos afetivos ou parcerias comerciais. Astrologia Infantil: Indicado para pais, educadores e profissionais da área de saúde que queiram conhecer melhor as crianças que estão sob sua responsabilidade. Astrologia Vocacional: Indicado para adolescentes em fase

Zulmira Radaic – Astróloga


Bar & Pizza Da Roça, sucesso absoluto da melhor pizza! O Bar & Pizza Da Roça encerra o ano em grande estilo. Inaugurado há seis meses, é sucesso absoluto na região devido à dedicação e comprometimento com a qualidade de produtos e pelo atendimento rápido, eficiente e personalizado, onde cada pedido é voltado para a satisfação máxima, fidelizando cada vez mais os clientes. Com 55 tipos de pizzas em seu cardápio, o Bar & Pizza Da Roça tem desde as tradicionais até as ousadas pizzas como o Carpaccio de salmão (salmão defumado com molho especial de mostarda), Filet mignon (filet mignon em iscas, catupiry e cebolinha picada), Strogonoff de carne ou frango (mussarela, champion, strogonoff e batata palha ) e a moda da casa feita com coração de alcachofra, berinjela ao forno, mussarela de búfala e tomate seco. Mas a pizza Top da casa, campeã em vendas, é a SENSAÇÃO (manga, kiwi, morango, banana, chocolate e sorvete de creme), simplesmente imperdível neste verão! E ainda, todas as pizzas têm opção de serem preparadas com massa integral, fazendo uma combinação de cores, sabores e aro-

14

mas imperdíveis. Além das pizzas servidas no local ou pelo sistema delivery, o Bar & Pizza Da Roça serve porções tradicionais como o Frango a Passarinho até as mais diferenciadas como a Batata da Roça (batata frita coberta com mussarela e bacon ou com cheddar) e Calabresa na cerveja (calabresa na cerveja com mostarda e cebola). A casa se diferencia pelo amplo salão climatizado em estilo vintage, espaço kids, ambiente familiar e estacionamento no local. O Bar & Pizza Da Roça, com profundo respeito, agradece a todos os clientes e seus familiares e amigos, desejando um Feliz Natal e um ótimo Ano Novo, esperando reencontrá-los cada vez mais em 2014, motivo de imenso orgulho e estimulo para novas ousadias em sabores! Estrada de Caucaia, 3500 – Tijuco Preto – Cotia Tel. 11-4243-5645 / 94166-2364 www.barpizzadaroça.com.br


Participe c

onosco e faça a dife de muitas rença na v pessoas n ida este Nata l! Pelo segun

do ano cons ecutivo, esta vendo a arre mos promocadação de alimentos nã serão doado o perecíveis q s a enti ue Participe! Qu dades beneficentes da re alquer doaçã gião. poderá traze o por menor r um sorriso q u e seja, no rosto de pouco. O mo quem tem m ntante arrec uito adado será d entidades da iv id id o região e entr entre egue em jan Entre em co /2014. ntato conosc o para indica de coleta ma rm is próximo o u para fazerm os o posto no local. Con os a retirada tamos com v ocê!!!

Doações a Contato: (1 té 30/dez. 1) 3427-78 contato@e ditoraimpe 49 – ratore.com


Mantendo viva a esperança e o sonho do

Natal

P

Papai Noel é aquele “bom velhinho” rechonchudo, alegre, de barba branca trajando roupas vermelhas, bota, cinturão e boina que vem todo ano do Polo Norte ao encontro das crianças. De acordo com a lenda, ele faz uma lista das crianças do mundo inteiro, classifica-as de acordo com seu comportamento e entrega na madrugada de Natal presentes a todos os meninos e meninas bem-comportados. O Bom Velhinho, que está aqui no Shopping Granja Viana, nos concedeu uma entrevista exclusiva, na qual nos passou muito carinho, sonhos e esperança. Há quanto tempo é Papai Noel? Como se tornou Papai Noel? Sou Papai Noel há 15 anos, através do convite de um outro Papai Noel já falecido. O que mais gosta na vida de Papai Noel? O contato com as crianças, os abraços, o brilho em seus olhos, seus sonhos e desejos e também as amizades criadas com os pais durante todos esses anos.   Como fazer para atender às expectativas das crianças que sonham e esperam pelo Papai Noel o ano inteiro? Mantendo viva a esperança e o sonho do Natal, através de compreensão e carinho, respeitando muito as opiniões das crianças.   Das histórias que vivenciou, qual foi a mais emocionante? E a mais marcante? A mais emocionante foi o pedido de

16


uma criança para curar  sua avó que estava em estado terminal. Me deixou muito emocionado! A mais marcante foi um pai que solicitou uma foto do seu filho com o Papai Noel, para que tirasse a frustração do pai, que nunca teve a mesma oportunidade. Após a foto, chamei o pai para tirar uma foto comigo e o mesmo chorava como criança pela realização de seu sonho.   Qual foi o presente que mais gostou de entregar? O primeiro presente entregue ao meu filho. É procurado pelos adultos também? Quais os pedidos mais frequentes deles? Sim. Das mulheres, maridos, namorados e outros. Dos homens, carros, computadores, celulares... O que você gostaria de ganhar como presente de Natal? Que fossem realizados todos os sonhos que as crianças têm em seus corações. Em época da internet, como se enquadra a figura do Papai Noel no século XXI? Como manter aceso o espírito de Natal? A imagem do Papai Noel está sendo diminuída pelo acesso a internet, onde as crianças descobrem muito cedo que é uma lenda. Com a ajuda dos pais, avós e outras pessoas, é possível ainda manter vivo em seus corações o sonho do Natal.  Quais as facilidades no desempenho do Papai Noel num Shopping como o Granja Viana, onde há uma grande concentração de diferentes públicos? As crianças da região acreditam em Papai Noel? Facilidade de comunicação com todas as faixas etárias e diferentes níveis sociais. Muito amor e carinho com todas as pessoas. Conforme o que elas me dizem, a grande maioria acredita. Qual a mensagem que o Papai Noel  pode deixar nesta entrevista? Para que os pais não deixem morrer o sonho do Natal e mostrem o seu real sentido. Mantenham sempre seus sonhos vivos. Sonhos podem se tornar realidade.


A Lenda de São Nicolau Nicolau, filho de cristãos abastados, nasceu na segunda metade do século III, em Patara, uma cidade portuária muito movimentada.

C

Conta-se que desde muito cedo Nicolau se mostrou generoso. Uma das histórias mais conhecidas relata a de um comerciante falido que tinha três filhas e perante a sua precária situação, não tendo dote para casar as suas filhas, estava tentado a prostituí-las. Ao saber disso, Nicolau passou junto à casa do comerciante e atirou um saco de ouro e prata pela janela aberta, que caiu junto da lareira, perto de umas meias que estavam ali para secar. Então, o comerciante pôde preparar o enxoval da filha mais velha e casá-la, e do mesmo modo, quando as outras duas filhas atingiram a maturidade, Nicolau fez a mesma ação de generosidade. Quando os pais de Nicolau morreram, o tio aconselho-o a viajar até à Terra Santa. Durante a viagem deu-se uma violenta tempestade que acalmou rapidamente assim que Nicolau começou a rezar, tornando-se também, mais tarde, o padroeiro dos marinheiros e dos mercadores. Ao voltar de viagem, Nicolau doou todos os seus bens e decidiu morar em Myra (sudoeste da Ásia menor), vivendo na pobreza. Após o falecimento do bispo de Myra, os anciões da cidade não sabiam quem nomear para bispo, colocando a decisão na vontade de Deus. Na noite seguinte, o ancião mais velho teve um sonho onde Deus lhe dizia que o primeiro homem a entrar na igreja no dia seguinte seria o novo bispo de Myra. Nicolau, que costumava levantar cedo para lá rezar, foi o primeiro homem a entrar na igreja naquele dia, tornando-se assim o bispo de Myra. O bispo Nicolau faleceu a 6 de Dezembro de 342 (meados do século IV) e seus restos mortais foram le-

18


vados em 1807 para a cidade de Bari, na Itália, tornando-se um dos santos mais populares entre os cristãos. Um poema escrito pelo ministro episcopal Clement Clark More para seus filhos intitulado “Um relato da visita de São Nicolau” foi publicado por Harriet Butler no Jornal Troy Sentinel, em Nova Iorque, no Natal de 1823, criando assim a figura lendária do homem que distribuía prendas na época do Natal. Outro fato que reforçou esta lenda foi a Festa de São Nicolau, tradição em toda a Europa, que era celebrada até 1969 no dia 6 de Dezembro com a troca de presentes, porém, ao ser retirado do calendário oficial pela Igreja Católica, fez com que esta comemoração fosse associada pelos cristãos para o dia de Natal. No mês de dezembro é costume as crianças de vários lugares do mundo escreverem a São Nicolau, agora mais conhecido como Papai Noel, onde pedem seus presentes. Há quem atribuía à época de Natal um significado meramente consumista, outros vêem a pura expressão do espírito da bondade e da fraternidade associado a São Nicolau, como a mais bela demonstração de generosidade para com o próximo. De todo modo, Sejamos Felizes!

ura do as pesquisas, a fig m co do or ac De o Nicolau. i inspirada no bisp “Bom Velhinho” fo por se Nicolau acabaram o Sã de s õe aç s E vária a vinda do a do Papai Noel: incorporar na lend Nicose deve ao fato de é in am ch la pe ho velhin cessitasse e prata a quem ne lau ter jogado ouro nto dela se iluminava, e ju e qu ira re la da o pert secá-las, por eias e botas para ao se deixarem m ssas indas caiam dentro de oe m is ta s, ze ve s vária tradição na que se tornou uma dumentárias, fato el. A assopera de Papai No es à l ta Na de a époc onNicolau ao Natal ac o Sã de em ag im ciação da lo mundo e espalhou-se pe ha an em Al na u tece ou o tados Unidos ganh Es s No . po m te o em pouc Papai Noel e aus, no Brasil de Cl a nt Sa de e m no lau Enquanto São Nico l. ta Na i Pa de al em Portug i Noel é reajes de bispo, Papa tr m co o ad at tr re é m gola saco vermelho co ca um do an aj tr tratado rmelhas de brancos, calças ve ga an m de o nh pu e o. Essa botas de couro pret e o nt ci , ca an br bainha Canadá no popular nos EUA e ou rn to se em ag im icante ência de uma fabr flu in à do vi de X XI século um comere na época lançou qu s, te an er ig fr re de elhas. com as vestes verm ho in lh ve m bo cial do pela mídia, antida e reforçada Essa imagem foi m das. filmes e propagan


Os Doze Apóstolos e os Símbolos Astrológicos

H

Houve uma época em que a química e a alquimia eram uma só ciência, assim como a astrologia e astronomia, até que, por volta do século 13, o Papa Inocêncio III fez um decreto separando a ciência entre a sagrada e a profana. Daí, astrólogos e alquimistas passaram a ser perseguidos. Leonardo da Vinci, na época um iniciado, decidiu imortalizar através da pintura toda a simbologia astrológica e numerológica contida nos ensinamentos do cristianismo esotérico, deixando este registro no quadro A Última Ceia, onde cada um dos 12 apóstolos corresponde a cada um dos doze signos astrológicos, esquematizando a disposição dos apóstolos de acordo com a posição astronômica, da direita para a esquerda de quem vê o quadro. Áries - portanto, quem está na cabeceira da mesa é Simão, que corresponde ao signo de Áries. Signo de fogo e de ação, Simão indica com as mãos a direção a tomar. Áries rege a cabeça na anatomia astrológica e a testa de Simão é bem realçada na pintura. Sua prontidão ariana também é mostrada pelas mãos desembaraçadas para agirem conforme a vontade e coragem cardeal de Áries.

20

Touro - ao seu lado está Judas Tadeu, o taurino. Seu semblante é sereno, enquanto escuta Simão (Áries/cérebro) vai digerindo lentamente suas impressões, acolhendo-as com uma das mãos, revelando a possessividade de Touro (que é terra/receptivo). No corpo humano, Touro rege o pescoço e a garganta, e o de Judas Tadeu está bem destacado. Gêmeos - Mateus vem em seguida, correspondendo a Gêmeos, signo duplo que necessita de interação com as pessoas e colher informações. Mateus tem as mãos dispostas para um lado e o rosto para o outro, revelando a dinâmica geminiana de querer falar e ouvir a todos ao mesmo tempo. Mateus era repórter e historiador da vida de Jesus, e Gêmeos rege a casa III, setor de comunicação e conhecimento. Câncer - logo após está Filipe, o canceriano. Suas mãos em direção ao peito mostram a tendência canceriana para acolher, proteger e cuidar das coisas. Regido pela Lua, Câncer trabalha com o sentir; Filipe está inclinado, como se estivesse se oferecendo para alguma tarefa.


Leão - ao seu lado está Tiago Menor, o leonino, de braços

na outra mão ele segura uma faca, representando o lado ins-

abertos, revelando neste gesto largo o poder de irradiar amor

tintivo nos homens. Ele se eleva entre outros dois apóstolos,

(Leão rege o coração e o chacra cardíaco), ele se impõe nesse

trazendo esclarecimentos (luz) à discussão.

gesto confiante, centralizando atenções. Capricórnio - ao seu lado está André, que representa CaVirgem - atrás dele, quase que escondido, está Tomé, o

pricórnio. Conhecedor das responsabilidades, com seu gesto

virginiano, que apesar de modesto, não deixa de expressar o

restritivo impõem limites. Seu rosto magro e ossos salientes

lado crítico e inquisitivo de Virgem – com o dedo em riste ele

revelam o biotipo capricorniano. Seus cabelos e barbas bran-

contesta diante de Cristo; foi Tomé quem disse mais tarde “ver

cas e seu semblante sério mostram a relação de Capricórnio

para crer”.

com o tempo e a sabedoria.

Libra - é simbolizado por João, o discípulo amado de Jesus.

Aquário - os temores de André são apaziguados por Tiago

Com as mãos entrelaçadas ele pondera e considera todas as

Maior, aquariano, que debruça uma de suas mãos sobre seus

opiniões antes de tomar posições - Libra rege a casa VII, é o

ombros num gesto amigável, enquanto a outra se estende aos

setor do outro e isso requer imparcialidade e diplomacia.

demais. Ele visualiza o conjunto, percebendo ali o trabalho em grupo liderado pelo Mestre. Aquário rege a casa XI, que é o

Escorpião - ao seu lado, está Judas Iscariotes, representando

setor dos grupos, amigos e esperanças.

Escorpião. Com uma das mãos ele segura um saco de dinheiro, pois era o organizador das finanças da comunidade dos apósto-

Peixes - o último da mesa é Bartolomeu, que representa

los - Escorpião rege a casa VIII, que trata dos bens e valores dos

Peixes. Seus pés estão em destaque (que são regidos por Pei-

outros - e com a outra mão ele bate na mesa, protestando.

xes na anatomia astrológica). Ele parece absorvido pelo que acontece à mesa e com as mãos apoiadas, quase debruçado,

Sagitário - é representado por Pedro, o Pescador de Al-

revela devoção envolvido pelo clima desse último encontro

mas. Foi ele quem fez o dogma e instituiu a lei da Igreja – Sa-

entre os apóstolos e Jesus Cristo, já que numa determinada

gitário rege a casa IX, setor das leis, religiões e filosofia. Seu

hora as coisas ficam um pouco confusas, pois Jesus revelou

dedo aponta para Jesus – a meta de Sagitário é espiritual – e

que “a mão do que me trai está comigo à mesa”.


Disney Longe de casa...sentindo-se em casa Trouxemos uma dica para tornar suas férias inesquecíveis, e ao mesmo tempo proporcionar-lhe o conforto de uma casa como se fosse a sua.

A

Alugar casa na Disney é uma nova filosofia de

hospedar-se em Orlando, pois desde a escolha do condomínio, de preferência localizado perto de parques e principais centros de compra da cidade, até a decoração e o estado de conservação, precisam ser analisados cuidadosamente para garantir que você e sua família tenham férias memoráveis. Via de regra, existem 3 opções de hospedagem: apartamentos, Villas ou Deluxe Homes, casas super luxuosas em condomínios de excelente infraestrutura com campos de golfe, restaurantes e até parque aquático. Também há diversos serviços como recepção no aeroporto e acompanhamento até a hospedagem, limpeza diária, aquecimento da piscina, abastecimento e entrega de mercadorias em casa entre outros, para que você e sua família tenham conforto e aproveitem cada minuto das suas férias. Existem também equipes experientes, treinadas e que falam português. Ir a Orlando e não visitar os parques é a mesma coisa que ir a Paris e não ver a Torre Eiffel. São tantas novidades todos os anos, que é quase uma nova visita a cada ano. Os parques da Disney são sempre

22


os mais visitados, por isso não deixe de incluir em seu roteiro de viagem uma visita de pelo menos um dia em cada um dos parques. São eles: Disney Magic Kingdom Park, Disney’s Hollywood Studios, Disney’s Animal Kingdom Park e Epcot. Outros parques imperdíveis são o Universal Orlando e o Island of Adventures, cheios de aventura, tecnologia e claro, a famosa vila de Hogwarts da saga de Harry Potter. Se você gosta de emoção, não deixe de visitar o Seaworld Orlando e conheça a famosa Shamu, a baleia Orca ou aventure-se nas super montanhas russas do Busch Gardens Tampa, a apenas uma hora de Orlando. As compras são sempre imperdíveis, mesmo sendo em dólares. Os Malls de Orlando vivem cheios de brasileiros ávidos por produtos de primeira linha e compras de artigos variados. Destacamos o Mall at Millenia, com lojas famosas tais como Aplle, Abercrombie & Fitch, Rolex, Tiffany & Co, TAG Heuer entre outras, ou o The Florida Mall para os que querem encontrar todas as lojas num lugar só. Já os outlets mais visitados são o Premium International

Busch Lançado

Garden

s, a Cid

ade Na

tal

desde o ano pass Tampa, n ado pelo a Flórida, Busch Ga a Christm rdens as Town,  tada reple é ta de surp u m a terra enc resas e be anlinas que lezas típic enaltece a s das festas o clima d natae Natal e nadas en m 18 noit tre 29 de es selecio novembr o e 23 de às 23h, p rometend dezembro o emocio , das 18h nar ainda Neste an mais as fa o, a Chris mílias. tmas Tow neve, nov n irá con os evento ta r com m s noturno ais tilantes. s e um m Essa cele il h ão de luz bração d es cine Natal t em um a ransform mbiente a o parq ideal par ue a comem de ano ju orar as fe ntamente s ta com fam s de fim diversão, iliares e a música ao migos, co vivo, mim m muita linos e m os festivo ilhares de s , m ercados n luzes colo atasabores e ridas, ag aromas tí uçando s ensações picos des , sa época do ano.  

Drive e o Premium da Vineland, em Lake Buena Vista, que já recebem os brasileiros diariamente em todas as suas lojas, mas a dica mesmo é outro outlet que poucos conhecem: o Lake Buena Vista Factory Mall, próximo a Disney. Este outlet oferece as principais lojas dos outros malls, mas a grande vantagem é que este é mais vazio e oferece modelos de roupas, tênis e artigos que nos outros podem ter acabado. Se você gosta de basquete, não perca a oportunidade de ver um jogo da NBA em sua viagem a Orlando. Entre os meses de novembro e abril, os jogos acontecem na Amway Arena, em Orlando. Imperdível. É muito difícil não se impressionar com este enorme ginásio, reinaugurado em 2010, agora com capacidade para 20 mil pessoas sentadas confortavelmente. O local também oferece muitas lojas de acessórios esportivos, restaurantes e lanchonetes. Maiores informações: www.conciergedeviagem.com.br

nersal Orla iv n U o n l is incríve moo ano ma d a c sarão por o s p a é p a s é ia íl ta Es o as fam tas de janeir o das fes ã 4 ç a r té o A . m t r e com do Reso 1 a 92 durante a is e v á r o ianças de m r e C . m o s d n to men atal rsal Orla inch no N no Unive r o G n o a e m d o ente c de fim s ruas frente a fr r a c fi alões pela o b ã s r o e s d n o e p s ano file dos im heim tir ao des da Mann is n s a s b a , a h ir c v do Grin ’s e ou lássicos l da Macy ta a N a, tocar c e n d li a ta d a a n r a a P na da músic sensação a r, e ll o r erno. Steam que mod to m u m o ano c de fim de


Bolo Chez Maria de Natal, um segredo revelado!

A 24

A Ceia de Natal envolve muitas tradições familiares. Frutos secos, castanhas e nozes, ingredientes especiais da grande ceia, além de serem deliciosos, possuem um significado importantíssimo para a data. Mais do que uma questão gastronômica, eles têm uma ligação muito forte com o solstício do inverno. Hoje, muitas famílias preferem simplesmente consumi-las, mas algumas têm suas próprias receitas secretas... Selecionamos uma receita de bolo de Natal exclusivo revelada pela Chef Maria para encantar os convidados. Muito apreciada pela variedade da combinação dos frutos secos, nozes e castanhas, este bolo é o centro de muitos elogios, desproporcional à facilidade com que é preparado.


Ingredientes (Receita para dois bolos)

4 ovos inteiros 600g farinha de trigo 400g açúcar mascavo 200g leite 400g manteiga 60g mel 100g nozes picadas 100g castanhas do Pará picadas (podem ser substituídas por nozes) 200g frutas cristalizadas 100g damascos secos picados 100g ameixas secas picadas 100g uvas passas 1 colher de chá fermento em pó 1 colher de chá canela em pó 1 colher de chá cravo em pó 1 colher de chá gengibre em pó 1 colher de café de casca de laranja picadinha açúcar de confeiteiro 100g nozes partidas

Modo de preparo Separe todos os ingredientes. Numa vasilha grande coloque a manteiga amolecida, os ovos batidos, o leite e o mel. Misture. Acrescente a farinha de trigo e o açúcar mascavo peneirados. Mexa com a mão até formar uma pasta homogênea. Acrescente todos os demais ingredientes, menos o açúcar de confeiteiro e as nozes partidas, e continue mexendo com as mãos até que todos os ingredientes estejam bem misturados e distribuídos. A massa neste ponto estará se soltando do fundo da vasilha. Coloque a massa numa forma de bolo sem buraco no meio e com fundo removível, espalhando com uma colher (use um copo de água para molhar a colher e facilitar a tarefa). Encha a forma até 1 cm abaixo da borda. Polvilhe com açúcar de confeiteiro cobrindo em fina camada, espalhe as nozes partidas por cima e leve ao forno médio. O bolo estará pronto quando estiver firme ao ser apalpado. Deixe esfriar, tire da forma e está pronto para ser servido!

“Se você não quer ter trabalho, encomende este bolo no Chez Maria Restaurante!” Chez Maria Restaurante Lugar onde se come bem Rua José Felix de Oliveira, 1025 – Granja Viana – tel. 4702-2306


Meditação das Doze Noites Santas A cada ano, o Natal marca um novo período de renascimento da humanidade e dentro de cada um de nós.

A

As Doze Noites Santas é o período que vai da noite

de Natal até o dia dos Reis. Ao longo deste período, através da luz espiritual que brilha das estrelas do Zodíaco, dádivas se derramam sobre todos aqueles que oram e vigiam. Dos pés em direção à cabeça vivenciamos uma transformação de pessoas terrenas e materialistas em pessoas espiritualizadas, que olham o mundo com uma visão espiritual. Esta é uma tradição da sabedoria antiga. Quando no céu se acendeu a estrela há muito tempo esperada, os Reis Magos iniciaram a jornada até a criança que seria o novo Sol do Mundo. Após doze noites, consideradas a partir de então sagradas, Eles puderam alcançá-la e ofertar em nome de toda a Humanidade, o incenso, a mirra e o ouro, acompanhados dos votos de que o espírito divino pudesse viver no pensar, sentir e querer humanos. A cada Natal temos a chance de um “Novo Nascimento”. E

26

a cada ano, a oportunidade de uma “Nova Vida”. Não podemos nos esquecer disto, pois precisamos urgentemente de forças espirituais, não apenas para cada um de nós, mas para o bem de todos. Na meditação das Noites Santas podemos colocar na alma as sementes da Esperança em relação aos dozes meses de 2013. Dos pés em direção à cabeça podemos almejar a consolidação das forças do nosso ser e a transformação destas forças em qualidades verdadeiramente humanas. Dia 25 de Dezembro: Na madrugada ou ao amanhecer do dia 25, acenda uma vela. Deixe o silêncio e a devoção penetrarem na alma e a luz frágil da vela iluminar o seu espaço interno onde na vivência de seu próprio Eu, a verdadeira luz solar do Eu do Cristo se faça presente. Nesta noite, da região de Peixes, os sábios da humanidade derramam suas bênçãos de sabedoria sobre você. Eles formam um círculo protetor em sua volta emanando a força que você precisa para se


firmar nos próprios pés e tomar seu destino nas próprias mãos. Abra os braços e as pernas formando com o próprio corpo uma estrela de cinco pontas e diga: Com firmeza eu ocupo meu lugar no mundo, Com certeza eu caminho pela vida, Com amor no íntimo do meu ser, Com esperança em tudo que eu faço, Com confiança no meu pensar, Forças jorrem do meu coração. Nas noites seguintes repita este passo. Aqueles que se sentem críticos e frágeis lembrem-se do estábulo de Belém onde em meio às condições mais adversas, de frio e penúria, nasceu a Criança Divina. Dia 26 de Dezembro: Nesta noite pense no que você quer alcançar em 2013 e olhe também para o seu estado de saúde. Da região de Aquário, o Anjo que tem sido o seu guia espiritual através de suas sucessivas vidas, irá iluminar suas metas individuais para o ano que se inicia e fortalecer a qualidade pessoal através da qual você se tornará o agente de sua própria saúde. Dia 27 de Dezembro: Nesta noite anseie pelo bem de todos. Elevando a alma ás alturas espirituais e se unindo ao ser do Cristo, a visão do seu lugar no mundo e do que você precisa realizar se tornará mais clara. Da região de Capricórnio, os Arcanjos, espíritos das cosmovisões lhe trarão Coragem para alcançar suas metas. Dia 28 de Dezembro: Nesta noite reavalie as suas qualidades pessoais. Da região de Sagitário, os Arqueus, espíritos da personalidade lhe trarão as forças da inteligência que lhe erguem, lhe sustentam e apontam a direção do futuro. Eles injetam clareza no seu pensar para que você perceba e assuma o compromisso com o que há de melhor de si. Dia 29 de Dezembro: Nesta noite procure ficar em paz consigo. Da região de Escorpião os Exusiai, espíritos da forma lhe trazem a capacidade de renascer das crises e de todos os processos de perda, impotência, dor e desespero. Dia 30 de Dezembro: Nesta noite reconheça quais os pontos de equilíbrio de sua vida. Da região de Balança, os Dynamis, espíritos do movimento lhe trazem a capacidade para equilibrar na alma as forças de dispersão e ter uma vida coerente e harmoniosa. Dia 31 de Dezembro: Nesta noite concentre-se, como o faz

a semente, na essência do que você quer realizar. Da região da Virgem, os Kyriotetes, espíritos da sabedoria lhe trazem a capacidade de encontrar forças a partir do seu próprio interior para fazer desabrochar a sua vida. Dia 1 de Janeiro: Nesta noite, abandone o medo dos desafios que você tem pela frente. Da região de Leão, os Tronos, espíritos da vontade lhe trazem poderosas forças para vencer as provas que as suas escolhas lhe trazem. Dia 2 de Janeiro: Nesta noite deixe de lado a apreensão pelo que está em transição na sua vida. Da região de Câncer, os Querubins, espíritos da harmonia lhe trazem a força de se harmonizar com o novo e criar aconchego para os momentos de transição. Dia 3 de Janeiro: Nesta noite abra o seu coração, reconheça o bem em si e nos outros. Da região de Gêmeos, os Serafins, espíritos do amor lhe trazem impulsos para vencer a barreira do individualismo e da solidão e encontrar sentido na união e na fraternidade. Dia 4 de Janeiro: Nesta noite deixe seu olhar buscar novos horizontes para a sua vida. Da região de Touro, o Espírito Santo lhe traz a força da persistência que leva ao progresso. Dia 5 de Janeiro: Nesta noite pense em uma graça que você quer alcançar. Da região de Áries, Cristo, o próprio filho de Deus, lhe traz a liberdade de ser você mesmo.


Por Juliana Martins

Reveillon zen Que tal passar o Reveillon de forma relaxante, purificando corpo e mente para entrar em 2014 com o pé direito?

O

O dia 31 de dezembro representa, para os que seguem o calendário gregoriano, o fechamento de um ciclo. O novo ano representa uma nova oportunidade, renovando as esperanças com frescor, energia e garra. Já que o momento pede reflexão, que tal passar o Reveillon com mais equilíbrio e bem-estar, celebrando tudo aquilo que nos envolve neste momento tão auspicioso? Preparamos umas dicas de Reveillon Zen - todos aqui bem pertinho - para você fugir dos fogos de artifício, dos congestionamentos, lugares lotados e começar o Ano Novo em harmonia e vitalidade. Entre em 2014 somando propósitos de bem aventurança, prosperidade, força, amor e fraternidade, repleto de energia positiva. Namastê!

Retiro na Serra da Cantareira De 30 de dezembro a 2 de janeiro, celebre o início do ano em plena Era Aquariana na tranquilidade da Serra da Cantareira. Na programação, Kundalini Yoga, meditação, Gatka (arte marcial da Índia), orientação a comida vegetariana, Taal (ritmos Indianos), mantras, caminhadas, gongo, relaxamento e mais. Para mais informações, ligue (11) 4485-1556 - www.3hobrasil.com.br

Retiro de Tara Vermelha De 26 de dezembro a 1º de janeiro, Lama Tsering vai conduzir um retiro de Tara Vermelha. Esta prática é um dos vários métodos de meditação do budismo vajraiana para o treinamento da mente, trazida por Chagdud Rinpoche de quem Lama Tsering recebeu as bênçãos e a autorização para transmiti-la. Ao ser praticada com diligência, a Tara aumenta o bem-estar, aplaca medos e ansiedades e diminui os hábitos e obscurecimentos mentais. Na noite do dia 31 de dezembro, será feita uma cerimônia de oferenda de lamparinas para criar uma interdependência auspiciosa com a entrada do novo ano. O retiro termina no dia 1º de janeiro com a tomada do Voto de Refúgio, quando todos fazem (ou reforçam) seus votos de alcançar a iluminação para beneficiar todos os seres. No Templo Odsal Ling - Cotia. Tel: 11-4703-4099 www.budismotibetano.com.br

28


Vigília no Vale dos Templos Um imponente portão de madeira, logo na entrada, lembra uma fortaleza japonesa. No interior, em meio a uma densa floresta, jardins com paisagismo oriental seguem a linha zen, enormes e coloridas carpas nadam em lagos junto com tartarugas... Imagine, então, passar a virada do ano nesse lugar em que a paz reina absoluta, com um ar puro e energias espirituais que emanam da mata atlântica, além da água pura que brota da nascente. A vigília no Vale dos Templos, que abriga uma réplica daquele que é considerado por muitos o templo mais bonito do mundo, será realizada de 31 de Dezembro a 1º de Janeiro, com um monge fazendo orações. No Kinkaku-ji - Itapecerica da Serra. Informações: 11-4666-4895

Encontro com os anjos no reino da natureza Este é o tema do Reveillon 2014, que acontece de 28 de dezembro a 1º de janeiro. No programa: contato com a magia das flores e ervas, sintonia com os devas e elementais da natureza; Reino Angélico, extraindo os conhecimentos e a sabedoria dos Seres de Luz, que ajudarão a tornar mais leve e objetiva a nossa caminhada; a iluminação da Consciência, através do conhecimento, também auxiliará a caminhada; confecção de anjos. E através da dança, meditação, canto e expressão corporal, será feita a conexão com o sagrado, expandindo a luz, alegria, união e paz interior. Tudo isso será vivenciado, saboreando comidas gostosas e saudáveis, preparadas com carinho, num ambiente bonito e acolhedor que proporcionará aconchego e bem estar, em companhia de pessoas que buscam os mesmos propósitos de crescimento interior, paz e expansão da consciência. No Espaço Natureza Arco-Íris – em São Roque. Tel: 4714-0623 - www.espacoarcoiris.com.br

Retiro de Ano Novo De 28 de dezembro a 1º. de janeiro, venha iniciar um novo ciclo em 2014, renovando energias junto à natureza com práticas de Yoga e Meditação.

Com a inspiração das mandalas de areia, feitas por monges tibetanos, expressando as vivências do ano em uma mandala comunitária de especiarias coloridas, que segundo a tradição, será desconstruída no último dia de 2013. Tudo isso acompanhado de comida vegetariana saudável, baseada nos princípios da Ayurveda e alimentação viva. Na Chácara Anahata – em São Roque Tel. 11-4717-1375 www.chakraanahata.org


* Por Yukio Haranaka

O dia em que Papai Noel, não veio

N

No ano anterior havia pedido um caminhãozinho de lata para o Papai Noel, que incompreensivelmente, ele não me trouxera. Para

compensar, meu avô me deu um caminhãozinho de madeira dentre os brinquedos que ele fazia. Mas não era a mesma coisa... Assim, na véspera do Natal seguinte, com a ajuda de meu avô, escrevi uma carta ao Papai Noel dizendo que sempre fora uma criança comportada e não estava entendendo por que não merecia ganhar um presente, e que agora gostaria que me trouxesse uma bicicleta. Veio o Natal, e logo ao acordar olhei ansiosamente debaixo da cama, e mais uma vez Papai Noel não havia me atendido. Mas tinha uma carta, que com toda a minha frustração levei para o meu avô ler para mim. Na sala, ele desdobrou o papel com cuidado e começou... “Querido amigo, Tenho corrido muito para atender a todas as crianças deste mundo. Estava trazendo a sua bicicleta como me pediu, mas no meio do caminho vi uma criança que tem um probleminha no pé e precisava andar muitas horas para chegar à escola, então dei a sua bicicleta a ela. Fiz mal? Do mesmo modo, no ano anterior, quando estava levando o seu caminhãozinho de lata, no meio do caminho encontrei uma criança que estava no hospital e que me pediu o mesmo presente, então acabei dando o seu caminhãozinho para ela. Espero que compreenda. Mas neste ano eu é que quero pedir uma coisa para você: poderia entregar todos aqueles brinquedos de madeira que seu avô fez, para as crianças pobres da região? Assim me ajuda muito! Pode falar em meu nome e diz que eu, pessoalmente, te pedi isso. Pode ser assim? Se me ajudar, agradeço e também não vou esquecer de contar sobre a sua colaboração ao Papai do Céu. Com carinho, Papai Noel.” Ao término da leitura, meu avô me fitou. Então disparei para o quarto, peguei meu caminhãozinho de madeira e fui junto dele: “Vamos logo entregar os brinquedos para as crianças, vô, vou dar este também!!!” disse eufórico. “Sim”, ele murmurou com os lábios tremendo. Foi a primeira e a única vez que vi lágrimas rolarem pela face daquele velho monge... Assim, desde cedo acabei descobrindo que um gesto de solidariedade me fazia mais feliz e fazia descobrir mais amigos do que brincar solitariamente com o presente que ganhara. Lembro-me sempre daquela história em que a floresta se incendiava. Todos os animais saíram dela e ficaram observando as chamas se expandindo. Motivo de grande risada entre todos, um pequeno beija-flor sugava algumas gotas de água no rio e jogava por entre o enorme fogaréu. Ao ser indagado por que teimava em fazer uma ação tão ineficiente, ele respondeu: “Estou apenas fazendo a minha parte...”. É preciso transpor o muro no qual devemos esquecer o que temos, para descobrir quem somos. Como disse Gabriel García Marquez “Aprendi que um homem só tem o direito de olhar um outro de cima para baixo para ajudá-lo a levantarse”, e que nossa alma cresça à medida que ajudamos os menos favorecidos e em troca nos enriqueçamos com essas atitudes, numa sensação de paz e harmonia com o mundo. Pois afinal, todos somos seres que compõem esse grande conjunto denominado Humanidade. “Solidariedade é enxergar no próximo as lágrimas nunca choradas e as angústias nunca verbalizadas” Augusto Cury

30


+ Energia

Natal com Feng Shui Como é gostoso arrumar a casa para o Natal! E, quando temos na família crianças pequenas, sobrinhos e netinhos, tudo fica ainda mais alegre.

32

Adotando a energia do Feng Shui, podemos deixar nosso Natal e Ano Novo ainda mais alto astral. Colocando em prática as dicas do “5 s”, fazer a arrumação necessária, doando aquilo que não usamos mais e organizando aquilo que ainda nos é útil, damos início à movimentação da energia possibilitando o novo em nossa vida. Fazer uma vistoria na hidráulica e na elétrica (consertar vazamentos e torneiras pingando), lavar cortinas e tapetes, trocar a capa das almofadas, talvez até pintar a casa... Dar uma repaginada na decoração... Todas as melhorias são bem vindas. Limpar energeticamente e abençoar a casa para essas ocasiões também é muito importante. No dia escolhido para essa limpeza, concentrese, pedindo ao seu anjo da guarda (ao seu mentor ou aquele protetor que corresponder à sua crença), permissão, proteção e orientação para esse ritual. Primeiramente, para a limpeza energética, você pode usar um incenso e/ou vela colocada dentro de um copo descartável contendo sal grosso e, na outra mão, plantas de proteção, como a arruda e/ou espada de São Jorge. Ande por todo o perímetro interno da casa, indo a todos os cantos de todos os cômodos e, com uma oração ou um mantra, invoque a limpeza de todas as energias negativas. Ao terminar, coloque todo o material num saco e jogue no lixo. Em seguida, percorra o mesmo caminho espargindo com um galho de alecrim molhado em água de alfazema ou lavanda, todos os cantos, invocando as boas energias, bençãos e proteção para o seu lar. O próximo passo é enfeitar a casa usando os cinco elementos do feng shui. São eles: fogo, água, metal, madeira e terra. Além dos próprios materiais, cada um deles tem uma representação. O fogo é representado pela cor vermelha e pelas formas triangulares; a água, pela cor preta e pelas formas onduladas (também podemos usar os materiais transparentes); o metal pela cor branca e pela forma redonda; a madeira, pela cor verde e pelas formas cilíndricas ou verticais e a terra pela cor amarela e formas quadradas. Agora é só usar a imaginação utilizando os cinco elementos em todos os enfeites! Na porta de entrada, portal para o nosso templo particular, pendurar


um enfeite especial, que receberá as visitas despertando em cada uma o espírito natalino. Montar a Árvore de Natal, cheia de luzes, bolas e laços. Algumas tradições costumam pendurar chocolates e pão de mel em formatos variados. A árvore de natal sempre é uma energia positiva e segundo o Feng Shui o melhor local para ela e para o presépio é no setor da espiritualidade, mais favorável para os altares. Espalhe pela casa arranjos com flores e ervas. Abuse do alecrim e da alfazema misturados às flores ou em maços únicos. Eles ativam a alegria e a tranquilidade. Você pode ativar os setores do baguá do Feng Shui com as cores das flores: vermelho para o sucesso; amarelo para a prosperidade; cor de rosa para os relacionamentos; branco para a criatividade; azuis, lilás ou roxa para a espiritualidade. Uma sugestão de enfeite com os cinco elementos do Feng Shui: pegue uma petisqueira com 5 divisões, sendo uma central (você pode pegar um bonito prato de bolo ou bandeja redonda). No centro coloque terra vegetal com flores amarelas (que tal um girassol?); acima coloque nove velas decorativas vermelhas; abaixo coloque um recipiente com água e/ou bolas de gude; à esquerda coloque cascas de madeira e à direita moedas, daquelas que não tem mais valor. Tomando por base

esses cinco elementos e suas representações e usando sua criatividade, você poderá produzir lindos enfeites e arranjos. Que todos tenham um Natal repleto de amor, sentimento de altruísmo e prática da caridade e um Ano Novo com muitas possibilidades de realizações! Gratidão! Suzana Angi- Consultora de Feng Shui e Taróloga (11) 95319-8119


Saúde

Fungos e ácaros, inimigos invisíveis na sua casa

Ácaros, fungos e bactérias causam conjuntivite, eczema, sensação de peito fechado à noite, espirros, coceira nas mãos ou face, corrimento ou bloqueio nasal, rinite e até asma.

Organismos extremamente

pequenos, visíveis apenas pelo microscópio, o ácaro é o principal agente de substâncias causadoras de alergias, provocando grandes transtornos para a saúde. Existem mais de 30 mil espécies de ácaros, mas os que mais causam doenças alérgicas vivem dentro de nossas residências. Camas, colchões, sofás, estofados, travesseiros, cortinas, tapetes, carpetes e outros objetos revestidos por tecidos são o paraíso desses seres, pois mantêm microclimas cujo grau de calor e umidade são favoráveis ao estabelecimento e procriação desses micro-organismos.   Eles infestam onde se concentra o calor, a umidade de nosso corpo e a descamação natural da pele, pois são dermatofagóides, ou comedores de pele que necessitam de um ambiente escuro, úmido e quente como os fungos, cenário que favorece francamente o seu desenvolvimento. O ácaro não fica na superfície, mas entre as fibras dos tecidos. O que provoca a alergia é o animal morto que se solta das fibras e elimina bolotas fecais extremamente alergizantes

34

e quando a pessoa se senta ou se deita no sofá ou outro móvel revestido de tecido, é como se pulverizasse essas substâncias para o ar, que voltam a cair e são inaladas. Sua remoção é difícil mesmo com o uso do aspirador de pó, pois se agarram às fibras com unhas e pinças. Também não é recomendado lavar tais móveis porque durante a secagem eles retêm a umidade criando um ambiente favorável para a proliferação desses organismos. Além dos ácaros, os tecidos ainda retêm mofos (fungos), epitélio (pele) e pelos de animais (gatos e cães), esporos de fungos, polens, pedaços minúsculos de alimentos, agentes que provocam alergia ou hipersensibilidade, manifestando-se com lesões e coceira intensa que em alguns casos se alastram por todo o corpo. O clima brasileiro é ideal para que todas essas espécies procriem entre outras substâncias, por isso, nesses casos, é ainda mais importante se preocupar com a higienização correta de colchões, travesseiros, cobertores, sofás, carpetes e também cortinas, objetos que podem acumular tais agentes.


Espaço Cognos

Encerramos mais um ano no Colégio Cognos. A cada ano consolidamos a filosofia do Cólegio Cognos de ser uma escola que prima pela qualidade no ensino e serviços aos pais. Mais uma vez encerramos o ano com 96% de rematriculas e muitas novas matriculas para 2014. Nossas obras de ampliação já iniciaram, dessa forma além de oferecermos instalações aconchegantes e novinhas para os nossos alunos, que inclui ampla sala de jogos para nossos alunos, a melhor notícia que poderíamos dar é que abriremos em breve matriculas para o Ensino Fundamental II, do 6º ao 9º ano. Nossa cerimonia de formatura do Jardim II e encerramento do ano aconteceu em 30/11 no último sábado de Novembro, com o auditório completamente lotado e com muita alegria e emoção de todos os pais. De fato foi uma cerimônia onde os pais se encantaram com as surpresas que a cada minuto foram se revelando. Foi com muita satisfação que formamos mais uma turma do Jardim II, entregando-os completamente preparados para os novos desafios do ensino fundamental. Os

36


alunos do Jardim II foram homenageados pelos alunos do 1º ano, e o ‘livro do conhecimento’ do fundamental foi passado para os novos alunos do 1º ano. Tivemos também a tarde de autógrafos, com um maravilhoso livro produzido pelos próprios alunos. Após a cerimônia de formatura, começaram as apresentações das aulas extracurriculares e das turmas do ensino infantil. Contamos com a apresentação dos alunos do karatê e das alunas do Ballet. Todas as aulas extracurriculares são ministradas no próprio Colégio Cognos. Para 2014 inserimos nas aulas extracurriculares as aulas de Xadrez, Teatro, Musicalização e Introdução a Música. Também contemplamos para 2014 a implantação do Projeto de Educação Tecnológica e Robótica em parceria com a LEGO ZOOM Education, para todas as turmas do maternal ao fundamental.


Treinamento

Foco no Cliente Entender o que o cliente quer é antes de tudo entender o quê pensa o cliente, qual é sua prioridade e sua necessidade, de qual apoio ele precisa, enfim, o que é solução para o cliente. Seriedade é o que faz a grande diferença: trazer para o mundo real o que está no discurso. Tornar prático, exercer, perceber, fazer. Só o discurso não adianta e não faz o cliente se tornar seu cliente. Lembrando que temos clientes externos, sem deixar de esquecer os internos: - Família, Escola, Trabalho etc. Processo de entender o cliente: • Ouvir sua opinião; • Entender seus valores; • Saber mapear as suas necessidades e o que realmente importa; • Se colocar no lugar do outro (cliente) • Focar na solução para o cliente e não na solução para você. • Falar sempre a verdade.

38

O fundamental está em ser sempre comprometido e ser realmente incansável na execução deste processo. Para gerar a relação de longevidade com o cliente é preciso que este entendimento faça parte de você. É inevitável o resultado quando você realmente entende. Porque entender significa praticar continuamente. Hoje, fala-se muito em resultados, mas as pessoas esquecem que para alcançar os resultados deve-se galgar um extenso caminho que é fortalecido pela postura e pelos posicionamentos pessoais e profissionais. Estes são os principais indicadores que fazem com que o cliente responda positivamente às perguntas certas: “Esta empresa (composta pelas pessoas que a representam) é a solução?”, “Posso realmente contar com este apoio?”, “Estamos com o mesmo propósito?”. Claro, não se exclui o cliente da responsabilidade em ser correto, respeitar a sua posição e tratar você de forma justa. Porque também o outro lado importa: se você acredita no seu cliente, você faz por ele.


O importante é que toda a empresa esteja focada no cliente, do atendente ao dono da empresa, independente do porte da empresa seja ela pequena, media ou grande, mas que todos na empresa vistam a camisa do atender bem, com bondade e cortesia. Se o cliente entende que o foco é este, então ele se tornará seu cliente. Se você entender que o foco do cliente é este então ele será seu cliente. Na verdade ambos são clientes (de formas diferentes). Entender esta sinergia é mais que o obvio, é o cumprimento de nosso propósito de vida. Simplesmente justo.

Benivaldo Costa Treinamento Comportamental (11) 98799-7421 | contato: benivaldocosta@gmail.com


Vida Saudável

Os superpoderes da

castanha

Considerada entre os dez alimentos mais tradicionais da Ceia de Natal, a castanha tem 1.001 utilidades para a saúde do seu corpo Fruta típica do norte do Brasil, a castanha-do-pará é uma das plantas mais nobres, sendo considerado o vegetal extrativo mais importante da Amazônia em valor ecológico, social, econômico e alimentar. Essa oleaginosa pode ser consumida in natura, torrada, na forma de farinhas, doces e sorvetes. Atualmente é possível encontrar a castanha em forma de óleo, cujas qualidades são as mesmas do fruto. Recomendado para temperar saladas ou dar um toque saboroso aos assados e cozidos, ele não pode ser aquecido no fogo, pois perde suas propriedades e pode gerir substâncias tóxicas. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a castanha-do-pará está na lista dos alimentos funcionais mais poderosos, pois além de nutrir ela promove dezenas de benefícios à saúde. A castanha-do-pará além de acelerar o metabolismo, combater o diabetes tipo 2, ser um anti-inflamatório e possuir nutrientes como cálcio e fósforo, desempenha papel importante na redução do risco de doenças cardíacas porque ajuda a reduzir o colesterol e tem fibra, um protetor para

40

coração. Além disso, é rica em arginina, que ajuda os vasos sanguíneos a se relaxarem, controlando assim a hipertensão. Ainda possui em sua composição cerca de 70% de ácidos graxos insaturados como os ômegas 3 e 6, as chamadas gorduras do bem, provocando a diminuição da concentração de triglicérides em mais de 10%. Ricas em gorduras mono e poli-insaturadas, a castanha-do-pará reduz os níveis do colesterol ruim do sangue (LDL, redução de até 7,4%) e aumenta o colesterol bom (HDL, aumento médio de 8,3%). Estudos comprovaram que devido ao alto teor de vitamina E, vitamina B e magnésio que a castanha carrega, ela contribui para diminuir a ansiedade, melhorar o humor e ainda afastar a depressão, além de preservar o nível do sistema imunológico quando a pessoa está estressada. A castanha-do-pará também é um grande aliado no processo de emagrecimento porque dá a sensação de saciedade já que são lentamente metabolizadas pelo organismo graças à alta contagem de fibras. Sendo assim, as pessoas se sentem mais satisfeitas depois de comer a castanha do que após a ingestão de alimentos de valor calórico semelhante, mas de


menor densidade de nutrientes. Mas a grande estrela da castanha é o selênio, um mineral que garante entre outros benefícios, a longevidade. A pequena oleaginosa repõe a quantidade do nutriente necessária para dar combate ao envelhecimento celular ao se ligar a algumas proteínas já existentes em nosso corpo, formando enzimas antioxidantes que combatem os radicais livres e assim, livrar o organismo de substâncias tóxicas. O mineral da castanha também é o responsável pela proteção do cérebro. Com essa capacidade de expulsar os radicais livres, as células nervosas seriam preservadas, evitando o surgimento de tumores e doenças neurodegenerativas como Alzheimer, Parkinson e esclerose múltipla e, aliada à boa dose de vitamina E contida nela, ajuda a diminuir também o declínio cognitivo com a idade e ainda pode melhorar a memória de trabalho (memória de curto prazo), resolução de problemas e função motora. A tireoide também funciona melhor na presença do selênio, porque se não existisse esse elemento, os famosos hormônios fabricados pela glândula não existiriam.

Estudos da Universidade de Otago, na Nova Zelândia, afirmam que a ingestão diária de duas castanhas-do-pará eleva em 65% o teor de selênio no sangue. No entanto, as castanhas produzidas no Brasil são tão ricas em selênio que bastaria uma unidade para tirar o mesmo proveito. Assim, em segundos, ao mastigar uma única castanha-do-pará, você recarregará as doses deste importante mineral que o seu corpo precisa para preservar cada célula.

Para chegar à quantidade de selênio de uma castanha-dopará (de 5 gramas), você teria que consumir, em média, o equivalente a...  3 filés de frango (100 gramas cada um)  16 pães franceses (50 gramas cada um)  100 copos de leite (200 mililitros por copo)  10 ostras (33 gramas cada uma)  3 latas de sardinha em conserva (130 gramas cada uma)


ECOaderno aderno

Produção de carne, um desafio ao meio ambiente Se considerarmos somente as nações em franco desenvolvimento da Brics – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – constataremos que em conjunto elas compõem mais de 42% do total da população mundial, cuja classe média cresce a cada dia aumentando a demanda de consumo da carne, implicando assim, consequências desastrosas ao Planeta. A indústria da carne é a segunda maior colaboradora do efeito estufa, seja pela extinção de terras agriculturáveis, pela produção de alimentos voltado para animais de corte – a produção de 1 kg de proteína de carne exige mais de 10 kg de proteína vegetal, incluindo-se ai, as emissões

42

de gases do efeito estufa que a produção de grãos acarreta – ou pelo gás metano liberado na digestão dos animais. Conforme o processo produtivo, essa indústria chega a liberar 290 gramas de metano por cada quilo de carne, correspondente 6,7 quilos de CO2 jorradas na atmosfera. De acordo com pesquisas da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), a cada ano o setor libera 6,5 bilhões de toneladas de CO2. Assim, o consumo da carne tem colaborado com o efeito estufa mais que o transporte e a indústria. Nossa dieta é a nossa opção para um Planeta mais saudável. Vale a reflexão...


Coleção Consumo Sustentável e Ação Em linguagem simples e por meio de narrativas recheadas de criatividade e bom humor, a Coleção Consumo Sustentável e Ação é um material pedagógico voltado à redução dos impactos sobre o meio ambiente por meio de mudanças de atitude e estilo de vida, uma ferramenta para a inclusão da educação ambiental na rotina escolar, em espaços educativos e comunidades. O primeiro volume da coletânea, dirigida ao professor, aborda temas referentes às mudanças climáticas, gestão de resíduos sólidos e atitudes sustentáveis, além do manual de Atividades Educativas. Os demais seis volumes, voltadas às crianças e jovens, trazem um enredo no qual

os alunos da fictícia Escola da Vida têm a tarefa de pesquisar sobre o ciclo do papel, plástico, metal, vidro, orgânicos e resíduos perigosos. Nesse contexto as crianças interagem com vários personagens da comunidade que apresentam novos conhecimentos e reflexões sobre de onde vêm e para onde vão os resíduos gerados no planeta. Desenvolvida pelo Instituo 5 Elementos – Educação para a Sustentabilidade, as edições são publicadas a partir das orientações da Política Nacional de Resíduos Sólidos. www.5elementos.org.br


ECOaderno

E se cada busca na internet resultasse no plantio de uma árvore?

Toda vez que você clica num buscador da internet utiliza energia dos servidores e, em consequência disso, contribui para a emissão de gases de efeito estufa na atmosfera. Mas o buscador Ecosia, que é bem semelhante ao Google, resolveu inovar: a cada pesquisa realizada no sistema, uma nova árvore é plantada no mundo. O site, que destina pelo menos 80% de suas verbas para um programa de preservação das florestas tropicais no mundo inteiro – principalmente na Amazônia – conta com mais de dois milhões e meio de usuários que realizam cerca de 20 milhões de buscas por mês. Desde sua criação, o buscador obtém recursos financeiros por meio dos links patrocinados pelas empresas que inserem os endereços virtuais no canto direito da tela. Além do plantio de novas árvores e da doação dos lucros do site, o Ecosia mantém um programa de mitigação de suas emissões de carbono e publica os certificados de neutralização na internet. O sistema de buscas também divulga os comprovantes das doações realizadas em nome da sustentabilidade. Acesse: www.ecosia.org

44


Livre-se do que não precisa e ganhe o que deseja Você é um dos que tem aquele móvel, roupa ou objeto que não deseja mais e não tem para onde levar? Então que tal doar e receber algo que você precisa, doado por um desconhecido? Uma ficção? Não, já existe um portal para troca de doações, resolvendo o seu problema e o de outras pessoas. O site tem cerca de 200 produtos para doação, entre livros, acessórios de informática, material de escritório e até mesmo cachorros. Para participar do portal é fácil. Basta fazer o cadastro, colocar o que está doando, pode ser objeto ou serviços, de preferência com foto, esperar uma pessoa interessada entrar em contato e combinar como será feita a entrega.

O portal é acessível para todas as classes sociais e caso você se interesse por algum produto à disposição no site, você pode receber a mesma quantidade de produtos que doar, ou seja, não há perigo de alguém tentar se aproveitar não doando nada e recebendo vários produtos. Use o portal e veja como ele irá facilitar a sua vida! A maneira mais fácil e segura de dar e receber. O site não tem fins lucrativos e existe apenas para disseminar entre a população os ideais do consumo sustentável, da cooperação e da economia de recursos naturais. Para acessar, só ir no www.doabox.com


Espaço animal

Calor e umidade, muita atenção com as moscas! Nessa época em que a temperatura e umidade aumentam é frequente em nosso clima tropical o crescimento da população de moscas, tanto em áreas urbanas como rurais. As moscas são insetos de grande importância veterinária porque são transmissores de inúmeros agentes patogênicos bacterianos, virais, protozoários e helmínticos tanto aos animais quanto ao homem. Como são inúmeras as espécies de moscas, também seus hábitos alimentares variam bastante. Algumas espécies de moscas, como por exemplo a mosca doméstica, se alimentam de diversos alimentos solúveis disponíveis, como líquidos açucarados, frutas, fezes, matéria em decomposição. Ao pousarem sobre a pele suja, pelos molhados, orifícios naturais e ferimentos dos animais e do homem, regurgitam líquidos digestivos. Dependendo de onde ela pousou antes, essa mosca poderá transmitir várias doenças através de sua saliva, fezes ou mesmo das patas contaminadas. Outras espécies de moscas, como as moscas dos estábulos, as mutucas e os borrachudos, por exemplo, alimentam-se de sangue picando e incomodando muitas vezes o hospedeiro e provocando uma série de problemas como um desconforto em geral, alergias, ferimentos susceptíveis a infecções secundárias. No verão é comum encontrarmos cães de chácaras e sítios com as orelhas cobertas de crostas pro-

46

vocadas pelas inúmeras picadas das moscas dos estábulos. Entretanto, as moscas que mais chamam nossa atenção no meio rural são a mosca da bicheira e a mosca do berne. A espécie mais importante de mosca que provoca a bicheira ou miíase é a mosca varejeira. Em nosso meio a mosca Cochliomya hominivorax, é descrita como a principal causadora dessa patologia, representando uma ameaça séria para os animais e para o homem. Miíase refere-se à deposição de ovos pelas moscas em feridas abertas e posteriormente o desenvolvimento de muitas larvas em seu interior. Há diversos casos descritos de vítimas humanas inconscientes de acidentes ou de intoxicações alcoólicas não socorridas a tempo, que apresentaram partes de seus corpos completamente comidos pelas larvas dessas moscas. Nos animais, os ferimentos não cuidados devidamente, cirurgias com assepsia precária e não protegidas durante o período de cicatrização, tais como amputações de cauda, castrações, ferimentos causados por arames farpados, brigas, plantas espinhosas, prurido e alergias a pulgas ou carrapatos, tudo isso pode atrair posturas da mosca varejeira, provocando graves lesões e em alguns casos mais avançados até mesmo a morte. As lesões das bicheiras produzem uma secreção vermelho-acastanhada de odor fétido e característico e quem já sentiu, jamais se esquece. Quase sempre poderemos associar a presença da bicheira como uma negligencia no manejo e tratamento


dos animais, quer pela falta de atenção a ferimentos e curativos, quer com relação à falta de higiene nas instalações. Os tratamentos das bicheiras variam muito dependendo do grau de evolução da parasitose, do número de larvas instaladas e da região atacada. Alguns animais que apresentam enormes perdas teciduais necessitam de internação obrigatória para cuidados especiais com curativos e tratamentos sintomáticos, além da prevenção de novas posturas de moscas. Com relação à mosca do berne (Dermatobia hominis), essa espécie encontra-se bem distribuída particularmente em locais com abundante vegetação arbustiva. O termo berne refere-se à larva dessa espécie de mosca que parasita o tecido animal. A Dermatobia hominis parasita várias espécies de animais de sangue quente e também o homem. O berne provoca dor e irritação no hospedeiro, sintomas esses causados pelos seus movimentos e ferroadas quando está instalado na região subcutânea alimentando-se dos tecidos do animal. O nódulo que a mosca do berne causa na pele dos animais promove várias outras complicações como infiltração bacteriana e formação de abscessos subcutâneos com a possibilidade

de posturas de outras espécies de moscas. Tentativas inadequadas de extração dos bernes ou a utilização de produtos cáusticos ou larvicidas, que matam as larvas no interior do nódulo, além de machucar o animal com queimaduras, pode também provocar abscessos e fístulas graves, piorando sobremaneira o quadro inicial. Em qualquer dos casos, a melhor opção consiste em procurar auxílio veterinário para que o tratamento seja preconizado adequadamente e medidas preventivas sejam adotadas para que se evitem possíveis recidivas. Gerson Bertoni Giuntini – CRVM – 5189/SP www.policlinicaveterinaria.com.br


48


Cultura


50


Cultura


52


54

Cultura


Curtas

Força Tática começa a atuar em Ibiúna Visando ampliar e tornar cada vez mais eficaz o policiamento no município, efetivou-se a criação da Equipe de Força Tática para atuar em situações que exigem uma resposta específica para ocorrências de maior gravidade. A comandante da 2ª Companhia de Policia Militar, Cap PM Cristiane Ribeiro Sampaio Brisida, ressalta “o aumento do número de policiamento com motocicletas (ROCAM) na área central, em horários alternados e o início de operações esporádicas com efetivo administrativo e da Ronda Escolar, contribuíram de fato para a redução considerável nos índices criminais”. A Capitã Cristiane informou ainda que foram firmados compromissos com a Prefeitura da Estância Turística de Ibiúna, e em breve darão início às operações em conjunto com a Guarda Civil Municipal (GCM), Vigilância Sanitária e Conselho Tutelar com o intuito de fiscalizar estabelecimentos comerciais e similares.

Natal Solidário em São Roque A iniciativa de São Roque, que leva como tema “Seja você o Papai Noel de uma criança”, visa arrecadar brinquedos para os meninos e meninas das comunidades da cidade. Cartazes foram espalhados em todas as unidades de ensino da rede municipal, bem como nos postos de saúde, paço municipal e estabelecimentos comerciais. Na Internet a arte está disponível para compartilhamento no Facebook oficial da Prefeitura de São Roque. Quem quiser colaborar, pode realizar a sua doação entrando em contato com o Fundo Social pelo telefone (11) 4784-8526.

Nissin-Ajinomoto investirá em fábrica de Ibiúna Líder de vendas de macarrão instantâneo, a Nissin-Ajinomoto vai investir em suas fábricas no Brasil objetivando aumentar nos próximos anos a capacidade de produção em resposta à demanda. A grande beneficiária da região é a cidade de Ibiúna, onde está instalada uma das unidades da multinacional. De acordo com o novo presidente da empresa, Toru Okazaki, pelo fato da mão de obra brasileira ser de grande qualidade, o investimento também incluirá treinamento nas escolas técnicas, visando o preenchimento de novas vagas de emprego na região. O valor do investimento não foi informado.

Mostra Moda é apontado como um dos principais eventos de Moda do Interior Oeste Paulista Ao finalizar sua 35ª edição, que apresentou as tendências em vestuário, calçados e acessórios para a temporada Alto Verão 2014, o Mostra Moda - evento que promove o universo da moda sãoroquense e reuniu 9 lojas multimarcas - registrou uma alta expectativa por parte dos lojistas em relação ao crescimento das vendas para a temporada mais quente do ano. Segundo pesquisa informal realizada entre os participantes, esta edição do evento registrou um incremento de vendas da ordem de 18% em relação à temporada alto verão anterior e foi apontado como um dos principais eventos de moda do Interior Oeste Paulista.

56


São Roque investe em melhorias As ruas e avenidas de São Roque começaram a receber investimentos em iluminação pública. A Prefeitura iniciou uma série de ações aumentando o número de luminárias, além de manutenção e reparos. A ação também ocorre em praças e áreas públicas. Implantou-se ainda atendimento via o número 0800 031 1514 para reparos e implantação de ronda pela empresa responsável, onde um funcionário com o auxílio de uma moto percorre toda a cidade a fim de saber os pontos que necessitam de manutenção.

Portal Emprega Cotia O prefeito Carlão Camargo se reuniu na noite de 27 de novembro com secretários municipais, vereadores, empresários e comunidade local, para o lançamento do portal de busca e captação de vagas Emprega Cotia, no auditório do Paço Municipal. Moradores poderão se cadastrar para disputar uma vaga de emprego pelo site www.emprega.cotia.sp.gov.br


Curtas

Começaram as obras do SENAI Cotia As obras de construção do SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Cotia começaram no final de novembro e tem previsão de término em dois anos. Em um terreno de 40 mil metros quadrados na Rua Direita, na Granja Viana, a unidade do SENAI contará com 9 mil metros quadrados de área construída e disponibilizará cursos de usinagem, mecânica, instalações elétricas, soldagem, empilhadeira e informática e deverá atender cerca de 7 mil alunos.

Prefeito Carlão Camargo e vereador Luis Gustavo Napolitano

No centro de Cotia, novo shopping abre as portas A partir de Novembro, Cotia ganhou um novo shopping: o Pátio Cotia, primeiro shopping aberto na área central da cidade, ocupando uma área de 10.000m² sendo a 5.790 m² em área locável.   Juntamente com o supermercado Barbosa, âncora principal, o centro comercial trará para Cotia lojas como Farma Ponte, Art Magno, Francinni Shoes, Cia da Camisa, Natiluca, O Boticário, Studio. D, Santa Sola, Bella Biju, Priscilla Modas, Linda Mix, Inova Academia, Arena Games, Can’t Stop, Planet Cell, Chronic Store, Consórcio Nacional Volkswagen, TIM, Donna Dondocca e Espaço Kids. Os visitantes contarão ainda com comodidades como praça de alimentação onde estarão lojas como Burger King e Subway e outras, num espaço coberto com 240 lugares, fraldário, caixas eletrônicos e sanitários adaptados para portadores de necessidades especiais. O entretenimento será garantindo pelas diversões eletrônicas da Arena Games. Avenida Antônio Mathias de Camargo, 512 - Centro - Cotia

58

Cartinhas para o Papai Noel Ainda dá tempo..... vá até uma agência dos Correios e pegue uma das cartinhas de crianças, e seja o Papai Noel delas neste Natal..... É só pegar a carta e entregar o presente até 20/12 na agência, que o próprio Correio fará a entrega do presente!


Em 2014, a Virada Cultural Paulista será ampliada para dois finais de semana Realizada desde 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo para estimular a integração da população nos espaços públicos, a Virada Cultural Paulista será ampliada para dois finais de semana a partir de 2014. Com isso, a população de 26 municípios do interior e litoral que aderiram ao evento poderá assistir e participar das apresentações de música, teatro, circo, dança, artes visuais e outras expressões artísticas em 24 horas ininterruptas de atividades culturais. De acordo com a Secretaria da Cultura, metade dos municípios receberá a Virada Cultural nos dias 24 e 25 de maio e a outra metade em 31 de maio e 1º de junho.


Curtas

Madiba, o último guerreiro da humanidade, deixa um legado de sustentabilidade “Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar” Nelson Mandela (18/07/1918 - 05/12/13)

Um dos maiores símbolos da luta contra o preconceito racial em toda a história da humanidade, o líder sul-africano Nelson Mandela, morreu no dia 5 de dezembro (Dia Internacional do Voluntariado) aos 95 anos, devido a complicações de uma infecção pulmonar. Primeiro presidente negro da história da África do Sul, Mandela dedicou 67 anos de sua vida por um mundo mais justo, como advogado de direitos humanos, prisioneiro de consciência e pacificador internacional. Madiba, como era carinhosamente chamado pelo seu povo, mostrou ao mundo que servir ao próximo foi realizar além daquilo que estava legalmente instituído, foi a mudança que desejou ver no mundo. Ele foi o agente de transformação que doou sua vida para realizar uma obra gerada pela energia de seu impulso solidário, atendendo tanto as necessidades do próximo e aos imperativos de uma causa, como às suas expectativas e convicções pessoais, de caráter político e emocional, ensinando ao mundo que altruísmo e solidariedade são valores morais que compõem a virtude da humanidade e que reforçada pelo ideal, as crenças, os valores e o compromisso com determinadas causas, são componentes vitais do engajamento. Outro forte motivador de Madiba foi a necessidade interior de fazer o bem, uma satisfação íntima pelo

60


prazer de servir, estar bem consigo ao beneficiar o outro, dando de si, sem esperar nada em troca, mas somente considerando a crescente noção de cidadania e de defesa dos direitos humanos e sociais, mudando o foco de doador para receptor, da salvação das almas para a resolução dos problemas, da consciência individual para as questões comunitárias. Tanto a militância pelas causas sociais como o voluntariado de Mandiba partiu das emoções, entre elas a indignação e a compaixão. Importante ponto em comum em que ambos se transformaram a si mesmos, e assim, indivíduos e comunidades da África do Sul caminharam juntos em direção à fundação de uma nova era, contribuindo para um mundo mais justo e mais solidário. Madiba tornou-se o símbolo eterno das mudanças que desejou, deixando o seu legado para a humanidade e para a sustentabilidade, pois lutar pela igualdade de direitos é pensar num futuro em comum, no bem do próximo e daqueles que ainda virão. Nelson Mandela nasceu no dia 18 de Julho, conhecido como o Dia Internacional do Veterano de Guerra, um dia cármico para um homem que venceu o próprio carma.


Você já tem sua Agenda 2014? Chez Maria Restaurante Tel (11) 4702-2306

MGC Mármores e Granitos www. mgcmarmores.com.br - Tel: (11) 4702-0598

Salão Fios e Formas www.salaofioseformas.com.br - Tel: (11) 4148-7878

Tijuco Casa & Construção Televendas (11) 4616-8988

Spa La Vie www. spalavie.com.br - Tel (11) 4616-8633

Costa Fortuna Engenharia de Fundações www.costafortuna.com.br - Tel (11) 4702-0855

62


Através de um projeto especial de final de ano, a Revista inova mais uma vez lançando a Agenda Exclusiva 2014 em conjunto com nossos anunciantes. São agendas personalizadas, resultado de um trabalho fino, elegante e único na região! Confira em nossos anunciantes abaixo como ganhar sua agenda 2014: linda, exclusiva e imperdível!!!!

Kobayachi Auto Posto www.kobayachiautoposto.com - Tel: (11) 4159-2485

Policlínica Veterinária de Cotia www.policlinicaveterinaria.com.br - Tel (11) 4616-2677

Oficina Gordinhos www.oficinagordinhos.com.br - Tel: (11) 4614-8347

Colégio Cognos www.colegiocognos.com.br - Tel: (11) 4158-4258

Nostra Mamma www.nostramamma.com.br - Tel: (11) 4613-2400

Salão de Beleza Le Girl www.legirl.com.br - Tel: (11) 2877-8175 * Sujeito à disponibilidade e condições de cada anunciante.


64


Região

Horóscopo Chinês

Porco A generosidade é a característica mais marcante do Porco, por outro lado é um signo de personalidade forte, com uma força interior extraordinária, apresentando-se sempre cercado por uma aura de mistério que o torna diferente de todos os outros. Por ter um coração puro e quase infantil, é bondoso, amoroso e nutre uma profunda necessidade de ajudar os outros, podendo ser um excelente médico, mediador de crises, diplomata, psicólogo ou dirigir associações filantrópicas. Tem uma inteligência aguda conquistada graças à sua intensa procura pelos conhecimentos fazendo dele um intelectual, apesar de esconder exaustivamente essa qualidade. É orgulhoso, mas não é escravo desse sentimento, apesar de exercer quase que naturalmente um domínio sobre as outras pessoas. Seu otimismo e sua sensualidade criam um clima agradável, principalmente para parceiros ansiosos ou pessimistas, ajudando-os a encontrar beleza e encanto nas coisas da vida. Ele faz o que pode para ajudar as pessoas queridas e está sempre aberto para ouvir os problemas dos outros e oferecer conselhos. Não fala muito, sendo um excelente observador. Quando opina, ele o faz com conhecimento de causa. Sua natureza desconfiada e arredia esconde emoções fortes e sentimentos poderosos, que ele procura não revelar ou expor às pessoas, enquanto não confiar nelas totalmente. Reservado nos assuntos do coração, pode ser áspero e rude, pondo de lado a sensibilidade e o romantismo e não se deixando levar pela paixão, por mais intensa que ela seja. Leva a sério suas obrigações, chega a fazer sacrifícios e a passar por cima dos próprios interesses, a ponto de perder o sono por causa delas.

66

30/01/1911 a 17/02/1912 16/02/1923 a 04/02/1924 04/02/1935 a 23/01/1936 22/01/1947 a 09/02/1948 08/02/1959 a 27/01/1960 27/01/1971 a 14/02/1972 13/02/1983 a 01/02/1984 31/01/1995 a 18/02/1996 18/02/2007 a 06/02/2008

Elemento: Água Polaridade: Yin Planeta Regente: Mercúrio Metais: aço Pedras: opala e topázio Erva: tomilho Perfume: almíscar Cores: púrpura e marrom Flor: Azaléia Planta: videira Número da Sorte: 8 Dia da Sorte: terça-feira


68


39mais 18 site