Issuu on Google+

NOVOS TEMPOS,

NOVOS RUMOS

Governo Municipal SENHORA DE OLIVEIRA - MG Edição 002 - Outubro a Dezembro de 2013

Jornalista Responsável: Fernanda Silva Araújo - registro 18098 / Fotografia: César Cássio / Diagramação e Design: Daniel Matheus / Tiragem: 2.000 exemplares

A ALEGRIA MARCOU O 60º ANIVERSÁRIO DE SENHORA DE OLIVEIRA Sucesso de público e animação, a tradicional “Festa da Cidade” foi destaque na região. Cantores renomados como as duplas Rio Negro e Solimões e Marcelinho de Lima e Camargo marcaram presença e ajudaram a espantar o frio. A população compareceu à festa

Show da dupla Rio Negro e Solimões

Motocross também foi uma das atrações.

Exposição “Conhecendo Senhora de Oliveira” Fruto da parceria dos setores de Educação e Cultura, juntamente com a Emater, a Exposição “Conhecendo Senhora de Oliveira” teve como objetivo principal resgatar a história das comunidades integrantes do município. Professores e alunos colaboraram na coleta de fotos, casos e nomes de pessoas que de alguma forma marcaram as comunidades rurais e se destacaram. A exposição mostrou também peças artesanais e quitandas produzidas na cidade


2

Novos Tempos, Novos Rumos - Outubro a Dezembro de 2013

FESTA DA CIDADE Atrações como motocross, torneio leiteiro, cavalgada, quadrilha e shows de variados estilos musicais garantiram diversão para todas as idades. Confira nossa galeria de fotos: Show da dupla Marcelinho de Lima e Camargo

Show da dupla Marcelinho de Lima e Camargo

Premiação do Torneio Leiteiro

Apresentação de quadrilha

Concurso de Marcha

Motocross foi uma das atrações do domingo

Entrega do Certificado de Dispensa

O Governo Municipal em parceria com a Emater realizou no dia 28 de julho um Concurso de Marcha. O evento que aconteceu no parque de exposições contou com a participação de concorrentes do nosso município e também de outras cidades.

No dia 8 de agosto foi realizada no Salão da Prefeitura uma cerimônia para entrega do Certificado de Dispensa de Incorporação. Os jovens dispensados do serviço militar também prestaram solenemente o Compromisso à Bandeira. Além do prefeito Ricardo Milagres e do vice-prefeito Zé Nozinho, a cerimônia contou com a presença do capitão Cláudio Alcênio da Silva, delegado do Serviço Militar de Conselheiro Lafaiete e demais autoridades militares do município.


Novos Tempos, Novos Rumos - Outubro a Dezembro de 2013

3

CULTURA II Encontro de Bandas de Música Esse evento integrou as comemorações dos 60 anos de Emancipação Política e foi prestigado pelo Sr. Benjamim Teixeira de Rezende e Sr. Geraldo Dias Nolasco, das Bandas de Caranaíba e Conselheiro Lafaiete, respectivamente. Ambos estiveram em Senhora de Oliveira na festa da Emancipação Política em 12 de dezembro de 1953.

Encontro de congadeiros O múnicipio recebeu no dia 29 de setembro várias bandas de congo dos municípios vizinhos. A festa chamou a população às ruas e contribuiu para o fortalecimento das nossas tradições.

Valorizar a cultura é manter viva a memória de um povo. A Banda de música é uma das manifestações culturais que mais caracterizam os mineiros. Elas trazem à lembrança os circos, as procissões, as retretas na praça, entre outras boas memórias. Para que essa tradição não fique para trás, o Departamento de Cultura de Senhora de Oliveira promoveu no dia 30 de junho o II Encontro de Bandas, que contou com a presença das bandas de Brás Pires, Caranaíba, Conselheiro Lafaiete, Itaverava, Joselândia, Lamim, Mariana e Piranga. Todas demonstrando o amor pela música e o empenho de apresentações irretocáveis.

EDUCAÇÃO “Dia D - Toda comunidade na Escola” O “Dia D” teve como objetivo evidenciar o papel preponderante da comunidade na escola, bem como da família na educação dos filhos. A representante do CRAS explicou aos pais o que é esse órgão, colocando-se a disposição para sanar as possíveis necessidades. Houve também uma explicação sobre alimentação saudável, pela nutricionista das escolas. A Polícia Militar se fez presente, expondo a importância dos bons exemplos às crianças. Os alunos fizeram ainda emocionantes homenagens pelo dia dos pais, comemorado em 11 de agosto.

Sete de Setembro As escolas da rede municipal e estadual se empenharam em fazer um bonito desfile de 7 de setembro lembrando a Independência do Brasil e em comemoração aos 60 anos de emancipação política do Município de Senhora de Oliveira. A população saiu às ruas para prestigiar o evento.


4

Novos Tempos, Novos Rumos - Outubro a Dezembro de 2013

SAÚDE Curso de Manipulação de Alimentos

Conferência Municipal de Saúde No dia 6 de setembro foi realizada a Conferência Municipal de Saúde visando a formulação de políticas públicas para o setor. Participaram da reunião os responsáveis por encaminhar as reivindicações de cada comunidade integrante do município, escolhidos nas pré-conferências. Na reunião definiu-se o Plano Municipal de Saúde que vai nortear as ações do Governo Municipal nos próximos anos, estabelecendo metas e planejamentos estratégicos.

No dia 8 de agosto aconteceu o curso de manipulação de alimentos para novos e antigos funcionários da rede municipal de ensino. Participaram da atividade, 15 profissionais responsáveis pela merenda das Escolas Municipais “Padre José Ferreira” e “Martinho José Magalhães” e do Centro Municipal de Educação Infantil “Professora Maria Izabel”. “Nosso objetivo é capacitar tecnicamente e aperfeiçoar o trabalho dos profissionais responsáveis pela alimentação escolar e atender às normas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)”, explicou a nutricionista Irene Gonçalves. Ao final do curso, as cantineiras receberam um certificado de treinamento.

CONVITE DIA DAS CRIANÇAS O Dia das Crianças será comemorado no dia 6 de Outubro com um evento na Praça Padre José Justiniano, de 9 às 16h. O Governo Municipal vai organizar um parquinho de diversões, brincadeiras e jogos. Crianças, venham participar!

ASSISTÊNCIA SOCIAL CRAS

Minha casa, Minha Vida Encontrão

A IV Conferência Municipal de Assistência Social foi realizada no dia 12 de julho. Todas as comunidades integrantes do município participaram e tiveram a oportunidade de discutir e reivindicar melhorias no âmbito da Assistência Social.

O Cras está realizando um trabalho social voltado para as famílias beneficiárias do Programa Minha Casa, Minha Vida. A equipe pretende com as reuniões incentivar o convívio, favorecendo a organização da população inserida no programa.

Projeto Ginástica Ofertado pela Prefeitura Municipal, por meio do Cras, o projeto está a cada dia com mais adesões. A atividade física diminui os riscos de doenças cardíacas, melhora a coordenação motora e o equilíbrio, aumenta a disposição e o bom humor, entre tantos outros benefícios. Atualmente o projeto é realizado em vários horários e turmas.

No dia 28 de setembro aconteceu o I Encontrão Regional da Melhor Idade em Senhora de Oliveira. O foco principal é reunir grupos de convivência da região a fim de desenvolver atividades de incentivo e contribuir de forma positiva na melhora da qualidade de vida. Foram convidados grupos de Lamim, Rio Espera, Catas Altas da Noruega, Capela Nova, Itaverava e Carandaí.

Estão abertas as inscrições para as oficinas de Pintura em Tecido, Teatro e Escolinha de Futebol. Interessados, procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).


Novos Tempos, Novos Rumos - Outubro a Dezembro de 2013

5

ADMINISTRAÇÃO E OBRAS PÚBLICAS Galpão agropecuário No dia 30 de julho, o prefeito Ricardo Milagres assinou convênio com a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) para a construção de um galpão agropecuário, viabilizado pelo deputado Mourão. Com o objetivo de servir como um ponto de apoio ao produtor rural, o galpão poderá ser utilizado para estocar sementes, fertizantes e adubos. Durante as festas municipais, o galpão também poderá abrigar o torneio leiteiro.

APAE Começaram as obras de adaptação da sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). A Prefeitura Municipal cedeu um espaço na Escola Municipal Padre José Ferreira para abrigar a associação, que já possui o registro no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ). Foi definida em reunião, uma comissao para organizar os trabalhos A Associação Beneficente de Senhora de Oliveira (Abenso) é uma parceira nesse projeto.

Encascalhamento As estradas que cortam as comunidades de Aranhas e Graminha já receberam cascalho. A previsão é de que até o início do período das chuvas todas as estradas do município estejam em boas condições de tráfego.

Encontro com o Governador

O prefeito Ricardo Milagres, juntamente com os demais prefeitos da Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Paraopeba (Amalpa), se reuniu com o governador no dia 15 de julho, no Palácio Tiradentes, para reivindicar investimentos de interesse comum. Dentre os principais assuntos discutidos na reunião destaca-se o pedido de agilidade na conclusão das obras de construção do Hospital Regional de Conselheiro Lafaiete, que será referência para os municípios da região, o pedido de agilização dos processos licitatórios para asfaltamento do trecho Senhora de Oliveira-Piranga, que já teve o edital do projeto publicado, e a busca por novos recursos para o município. Já no dia 26 de setembro, o prefeito assinou convênio para a pavimentação de vias públicas, com recursos do programa Pró-Município.

Manutenção de vias públicas O Governo Municipal realizou melhorias na rua José Braga, na Limeira. A reforma incluiu a instalação de manilhas e de quatro caixas de bueiros para a drenagem de água pluvial. Parte da Praça Padre José Justiniano, no centro, também está recebendo reformas.


6

Novos Tempos, Novos Rumos - Outubro a Dezembro de 2013

AGRICULTURA Feira Livre da Agricultura Familiar Para incentivar e melhorar a Feira Livre da Agricultura Familiar, a Prefeitura e a Emater-MG, em parceria com a Associação de Produtores Rurais e o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, conseguiram através do Programa Minas Sem Fome um kit feira contendo 10 barracas, 20 jalecos e 2 balanças. A feira foi reinaugurada no dia 06 de julho e funciona na Praça Padre José Justiniano Teixeira, todos os sábados, de 6:30 às 11:00 hs. Os produtos da feira são cultivados por agricultores do município sem o uso de agrotóxicos, permitindo assim que o comprador saiba de sua procedência. Essa iniciativa, além de estimular a geração de renda, garante uma alimentação mais saudável à população.

Mudas frutíferas e ornamentais A Emater-MG está realizando a compra conjunta de mudas frutíferas e ornamentais. O objetivo é adquirir mudas de qualidade, maior variedade e com melhores preços. Os pedidos serão feitos até o dia 20 de outubro, no escritório da Emater.

COLETA SELETIVA

FESTA DE NOSSA SENHORA DA OLIVEIRA Do dia 30 de agosto a 08 de setembro a cidade de Senhora de Oliveira foi movimentada pelas festividades em homenagem à sua padroeira. O tema central da comemoração foi: “Acreditar na família como o sustento da comunidade de fé”. Foi uma festa fervorosa com a participação efetiva da população. Parabéns ao pároco pela organização da festa!

Prensagem dos materiais recicláveis

A coleta seletiva tem um papel muito importante na preservação do meio ambiente. Através dela, vários materiais que seriam descartados e que poderiam poluir o meio ambiente são reciclados. Participe da coleta seletiva separando o lixo em três tipos: orgânico, reciclável e rejeito. Essa divisão é necessária porque cada tipo de material tem um destino diferente quando chega à Unidade de Triagem e Compostagem. O lixo orgânico passa por um processo de compostagem para se transformar em adubo. Os recicláveis são separados, prensados e comercializados. Já os rejeitos são enterrados.


Novos Tempos, Novos Rumos