Issuu on Google+


1. Quem somos A UPAJE – união para a acção cultural e juvenil educativa, é uma associação sem fins lucrativos, constituída em 1976, reconhecida como Pessoa Colectiva de Utilidade Pública em 1995 que tem por finalidade a criação, promoção e concretização de iniciativas de apoio a crianças, jovens, adultos e idosos, com vista à respectiva integração social e comunitária, através da acção sociocultural e educativa, bem como, o fomento da aprendizagem, através de processos de educação não formal e ao longo da vida.

Missão: Valorização dos Tempos Livres contribuindo para o desenvolvimento individual e social de uma forma educativa e cultural. Visão: Afirmar a UPAJE como entidade de referência no universo de Tempos Livres.


1. Quem somos: Valores Desenvolvimento

Educação

Confiança

Conhecimento

Qualidade

Desenvolvimento: Existe uma clara preocupação da UPAJE em, nas actividades que promove, contribuir para o desenvolvimento individual e social da população a que se dirige, bem como de uma aprendizagem de princípios de participação democrática e cidadania. Educação: As actividades desenvolvidas pela UPAJE assentam nos quatro pilares da educação: Aprender a Conhecer, Aprender a Fazer, Aprender a viver com os outros e aprender a ser, procurando sempre complementar o carácter educativo e formativo das actividades que desenvolve com o seu carácter lúdico. Confiança: Todos os animadores envolvidos nas nossas actividades têm formação especializada na área, ministrada pela Associação e complementar à sua formação inicial, sendo a segurança e o bem estar dos participantes os principais aspectos a considerar nas nossas actividades. Conhecimento: Desde 1976 que a UPAJE desenvolve programas de animação e lazer, complementando a experiência prática com actividades de formação continua dos nossos colaboradores Qualidade: Nas suas actividades a UPAJE zela pela qualidade dos serviços prestados (actividades, instalações, equipamentos, economato e formação dos animadores)


2. Actividades

upaje

upaje

Campos de férias

Exploração e aventura

upaje

upaje

formação

Tempos livres e acção social

upaje

UPAJE

senior

Centro de férias


3. Actividades: Campos de Férias Residenciais (colónias fechadas)

Não Residenciais (colónias abertas)

Percursos Itinerantes de Exploração e Aventura

Presentes na vida quotidiana das crianças, os tempos de lazer participam no desenvolvimento do indivíduo e da sua personalidade. Em resposta às necessidades da sociedade e de acordo com os princípios e finalidades a que se propõe, a UPAJE oferece fórmulas de lazer próximas e complementares à acção educativa da família, da escola e do contexto cultural.


3. Actividades: Formação

Animadores Juvenis • Curso de Animação Juvenil • Curso de Coordenadores de Campos de Férias • Cursos de Animação Sénior •…

Técnicas de Animação • Pinturas Faciais • Modelagem de Balões • Jogos Lúdicos •…

Workshops • Comunicação • Liderança • Gestão de Equipas • Gestão de Reuniões •…

Desde a sua constituição que, a UPAJE sempre desenvolveu uma especial preocupação na formação dos seus animadores, visto serem eles os principais agentes educativos das Actividades de Férias que, anualmente, levamos a cabo. Na nossa opinião, Formação e Actividades de Tempos Livres são indissociáveis. Regularmente e, como garante da qualidade das Actividades que a UPAJE organiza e proporciona, a associação, dedica-se à formação de jovens.


3. Actividades: Programas para Escolas A UPAJE pretende através do seus Programas para Escolas, baseados em metodologias não formais de educação, utilizar a actividade desportiva como um meio para desenvolver competências sociais importantes para o desenvolvimento e formação da criança enquanto indivíduo.

Rota do Pão

Sem Fronteiras

Ceira Radical

Puzzle

Os Programas são destinados a participantes a partir dos 6 anos, sendo que cada Programa contempla: - Alojamento - Alimentação; - Técnicos e Animadores; - Programa de Actividades.


3. Actividades: Tempos Livres e Acção Social Consideramos as Actividades de Tempos Livres - momentos de aprendizagem relativamente à autonomia e solidariedade, que permitem o exercício de uma vida em comunidade favorecendo as relações interpessoais e intergrupais, procurando formar, fomentar e estimular a participação social e activa dos jovens, contribuindo desta forma para o seu desenvolvimento.

Centros de ATL Intervenção Social Animação Infantil


3. Actividades: Seniores Integrado no âmbito social da Associação, a UPAJE realiza também actividades de Animação para Seniores, as quais proporcionam aos seus participantes uma forma acolhedora e participada de ocupar os seus tempos livres.

Estes programas incluem a organização e dinamização de actividades que reforçam um acompanhamento próximo e familiar junto do grupo e de cada indivíduo em particular.

Animação de Lares

Colónias de Férias

Escapadinhas


4. Centro de Férias do Ceira Alojamento para grupos e famílias | Programas para Escolas e Grupos | Acções de Formação | Campos de Férias | Programas de Exploração e Aventura |…

O Centro de Férias é uma construída pela UPAJE no ano de 2005, por forma a garantir e melhorar a qualidade dos serviços que habitualmente proporciona aos seus utentes, nomeadamente às crianças, jovens e séniores, beneficiários de Campos de Férias, actividades de fins-de-semana, formação de animadores, entre outras. Capacidade para 50 participantes, alojados em quartos colectivos de 6 elementos, com respectivos armários e casa de banho individual, permite não só o alojamento de grupos de crianças e jovens, mas também, a confecção e o fornecimento de refeições, dispondo para tal de uma cozinha.


5. Novo Projecto

Young Audax é um projecto, estruturado numa perspectiva de Campos de Férias, que pretende incutir aos jovens, dos 13 aos 18 anos, um espírito empreendedor, transmitindo-lhes de forma divertida os fundamentos básicos para a criação de um negócio. Este projecto resulta da parceria entre 3 Instituições: UPAJE, AUDAX e ISCTE – IUL.

Sessões de Team building | Empreendedorismo e criação de valor |Marketing | Finanças | Estruturação de um plano de negócios | Técnicas de apresentação em público | Visita a uma incubadora de empresas | Apresentação de projectos a investidores


6. Contactos

Encaramos a Educação não só como um instrumento para a aquisição dos conhecimentos necessários para que cada indivíduo possa exercer uma profissão, mas, fundamentalmente, como forma de aquisição de valências e características que nos permitam viver em sociedade e comunicar ideias e valores. Tal, leva-nos a creditar que outras instituições e outros espaços, para além da Escola têm um papel preponderante a desempenhar ao longo de todo o processo educativo do indivíduo.

Informações e inscrições EDIFÍCIO ICAT CAMPUS DA FACULDADE DE CIÊNCIAS

www.upaje.pt Alvará n.º 670/ 2010

1749-016 LISBOA TEL: 217500459 TLM: 917654753 – 96552999 FAX: 217500172 EMAIL: GERAL@UPAJE.PT


Apresentação UPAJE