Page 1

união para a acção cultural e juvenil educativa valorizamos os tempos livres dsde 1976

Outubro

2009

Folha Informativa

A U PA J E – u n i ã o p a r a a a c ç ã o c u l t u r a l e j u v e n i l e d u c a t i v a é u m a a s s o c i a ç ã o s e m f i n s l u c r a t i v o s q u e t e m p o r f i n a l i d a d e a c r i a ç ã o, p r o m o ç ã o e c o n c r e t i z a ç ã o d e i n i c i a t i v a s d e e d u c a ç ã o n ã o f o r m a l , d e a p o i o a c r i a n ç a s, j o v e n s, a d u l t o s e i d o s o s, c o m v i s t a a o s e u d e s e n v o l v i m e n t o e à s u a i n t e g r a ç ã o social e comunitária.

Encontro de Animadores/as Vila Nova do Ceira

30/ Outubro a 1/Novembro Mais que um espaço de reencontro entre Animadores/as que este ano colaboraram com a Associação nas Actividades de Campos de Férias, o Encontro de Animadores/as é um espaço de convívio entre todos/as Animadores/as e Colaboradores/as da UPAJE. Uma segunda componente também presente nesta actividade prende-se com a vertente formativa do evento. Procuramos que as actividades desenvolvidas durante este fim de semana, para além da sua componente lúdica, contribuam para o enriquecimento individual dos/as participantes, bem como para a melhoria da qualidade das actividades promovidas pela Associação. Desta forma foi delineado um programa de actividades que contempla estas duas vertentes: convívio e formação. A participação no encontro está aberta a amigos/as e familiares dos/as colaboradores/as da Associação. A participação da actividade terá um valor de ¤ 20,00 para colaboradores/ as da UPAJE e ¤25,00 para amigos/ as e familiares e inclui alojamento alimentação (pequeno almoço, almoço, jantar e ceia), programa de actividades e seguros.

Programa Provisório  Sexta Feira 30 de Outubro Chegada dos/as participantes após o jantar. A equipa da organização apenas estará no Centro de Férias após as 19h30m, pelo que apenas será servida uma ceia de boas vindas (caldo verde, pão com chouriço, fruta).  Sábado 31 de Outubro Pequeno Almoço Manhã: Percurso Pedestre guiado (Folgosa - Carcavelos). Para além da realização do Percurso pretende-se também realizar uma reportagem fotográfica do mesmo, bem como a marcação do percurso e elaboração de um roadbook. Almoço: almoço volante em Góis. Tarde: Percurso de Bicicleta de Góis a Vila Nova do Ceira. Este percurso será complementado com uma formação em percursos de bicicleta. Jantar: jantar no Centro de Férias. Noite: Actividade por definir a realizar no Centro de Férias.  Domingo 1 de Novembro Pequeno Almoço Manhã: Actividades Aventura (Parque Acrobático em Altura e Canoagem). Almoço: almoço no Centro de Férias Partida dos participantes após o almoço.

São Martinho com a UPAJE

À semelhança de anos anteriores, no próximo dia 11 de Novembro, pelas 18h30m, na sede da UPAJE vamos comemorar o S. Martinho. Contamos com a tua presença para mais um momento de convívio entre colaboradores/as da Associação.

Confirma a tua presença!

Jantar de Natal 2009

11 de Dezembro - Natal é tempo de família e como tal é tempo de reunir toda a família upajeana em mais

um momento de convívio, partilha e amizade. Como vem sendo tradição, a Associação costuma promover um Jantar de Natal para todos/as os/as colaboradores/as e amigos/as da UPAJE. Este ano iremos procurar promover o Jantar na Casa do Concelho de Góis, situada em Lisboa, junto ao Marquês de Pombal. Sabendo que este é um período de algum movimento no nosso e vosso orçamento pessoal, prometemos um jantar económico em valor e rico em qualidade e surpresas. Por isso..., marca já a tua agenda.


Campos de Férias 2009

Workshop Pinturas Faciais e Modelagem de Balões

Desde o ano de 1976 que promovemos e organizamos Campos de Férias para crianças e jovens porque acreditamos que este é um espaço privilegiado para o desenvolvimento da educação não formal.

12 de Dezembro

Objectivos . Adquirir conhecimentos práticos sobre as pinturas faciais e a modelagem de balões; - Transmitir conhecimentos sobre os materiais (tintas e balões) e os métodos de aplicação; - Adaptar as técnicas de aplicação às diversas temáticas (Animais, natureza, pinturas corporais, palhaços, etc). Elenco Modular 1 - Tipos de Materiais 2 - Como orientar a Actividade 3 - Métodos de Aplicação de Pinturas Faciais 4 - Técnicas de Modelagem de Balões Local de Realização O Workshop decorrerá nas Instalações da UPAJE, situadas na Rua do Paraíso, n.º 2 - Alfragide. Carga horária 8 horas Vagas 20 formandos/as Inscrições e Informações 214719480 geral@upaje.pt

Curso de

Animadores/as de Campos de Férias 3-8 de Dezembro Integrado na cadeira de Organização e Animação de Campos e Colónias de Férias do Curso de Animação Socioeducativa, a Escola Superior de Educação de Coimbra vai realizar um Curso de Formação de Animadores/as de Campos de Férias. Através de um acordo de cooperação entre ambas as entidades, a UPAJE tem a possibilidade de integrar 15 participantes. Inscrições e Informações 214719480 geral@upaje.pt

Os Campos de Férias, linhas de aprendizagem de autonomia e solidariedade favorecem as relações pessoais entre individuos e as relações dos indivíduos com o grupo. No período que, decorreu entre 22 de Junho e 5 de Setembro de 2009, a UPAJE, promoveu e organizou:

participantes inscritos nos projectos de verão 117

508

400

 9 Campos de Férias em Regime Residencial;  1 Percurso Itinerante de Exploração e Aventura;  12 Campos de Férias em Regime nãoResidencial;  1 Programa de Ocupação de Tempos Livres. Foi ainda entidade parceira da Universidade de Aveiro, no Projecto da Academia de Verão. Nas diferentes actividades desenvolvidas pela Associação participaram 1537 crianças e jovens com idades compreendidas entre os 6 e os 17 anos.

25

487

campos de férias residenciais campos de férias não residenciais percurso itinerante de exploração e aventura academia de verão programa de ocupação de tempos livres

Na dinamização das actividades desenvolvidas, enquadraram os diferentes projectos um total de 197 Animadores/as (164 animadores/as; 25 Coordenadores/as; 8 Colaboradores/as). De uma forma geral há que realçar o esforço dedicado pelo Conselho Directivo da UPAJE, Serviços Administrativos, Funcionárias do Economato, Animadores/as, Sócios/as e Colaboradores/as da Associação na promoção e organização dos Campos de Férias de 2009.

Encontro de Participantes Uma tarde de confraternização entre todos/as aqueles/as que estiveram envolvidos nas diferentes actividades e Campos de Férias da UPAJE que decorreram este Verão foi o propósito para a realização do Encontro Anual de Participantes. A actividade decorreu no passado dia 26 de Setembro, na Escola Luis Madureira, em Alfragide. Para além de poderem rever amigos e animadores e recordar momentos vividos durante o Campo de Férias, os participantes puderam ainda deliciar-se com um conjunto de actividades organizadas pelos/ as nossos/as animadores/as. No final, entre todos/as os/as participantes foi sorteado um Campo de Férias de 8 dias em Vila Nova do Ceira. O vencedor foi o João Pedro Ramos, de 11 anos.

Encontro de Coordenadores/as Foi com o intuito de analisar a actividade desenvolvida e delinear a melhor estratégia para o ano de 2010 na área dos Campos de Férias, que no passado dia 10 de Outubro se realizou o Encontro de Coordenadores. Entre elementos do Conselho Directivo, Coordenadores/as e Animadores/as de Apoio e ementos do Departamento de Actividades participaram no Encontro 14 pessoas. Para além da análise do trabalho realizado este Verão, um dos pontos discutidos foi o Papel e o Perfil do/a Coordenador/a que a UPAJE pretende para os Programas de Campos de Férias.


@net

Programas Escolas 2009 - 2010

A UPAJE pretende através dos seus Programas para Escolas, baseados em metodologias não formais de educação, nas quais utiliza a actividade desportiva como um meio, trabalhar competências sociais importantes para o desenvolvimento e formação pessoal da criança enquanto indivíduo. Estes Programas procuram desenvolver o trabalho de equipa, as capacidades motoras, promover sentimentos de cooperação, autoconfiança, liderança, comunicação, despertar para uma consciência ecológica mais rica e por conseguinte promover o bem estar, o convívio e o divertimento.

Realizamos Programas enquadrados seguintes âmbitos: • Programas Educativos; • Viagens de Finalistas; • Actividades em pausas lectivas; • Intercâmbios Escolares; • Outros eventos.

No que se refere à Escola e aos interesses sociais escolares, estes Programas contribuem para a melhoria dos relacionamentos interpessoais diários dos/as alunos/as.

Para o corrente ano a UPAJE propõe os seguintes Programas: • Rota do Pão; • Caça ao Tesouro no Ceira; • Ceira Radical; • Programa Puzzle; • Jovens Cientistas.

Nos Programas que desenvolvemos é possível adaptar diversas temáticas actuais e/ou presentes nos currículos educativos, por forma a proporcionar aprendizagens mais significativas.

nos

Blog

Mantém-te actualizado sobre a actividade da UPAJE no blog da Associação http://associacaoupaje.blogspot.com/

Facebook

Procura a página da Associação no Facebook e torna-te fã da UPAJE.

Estes e outros Programas poderão ser consultados no site da Associação em www.upaje.pt

Youtube

Vê alguns dos vídeos das actividades da Associação no canal UPAJE.

Temas como a cidadania, a ecologia, a prevenção, a saúde, a segurança e os comportamentos de risco, entre outros, podem ser orientadores dos Programas a desenvolver.

www.youtube.com/associacaoupaje

Centro de Férias de Vila Nova do Ceira

Localizado em Vila Nova do Ceira Góis - Coimbra, o Centro de Férias da UPAJE, com serviço de alojamento e alimentação apresenta as condições ideais para a realização de diferentes tipos de actividades. Para além das actividades de Formação, Campos de Férias e Programas de Natureza e Aventura promovidas pela Associação o Centro de Férias é passivél de ser reservado, mediante acordo prévio, por outros grupos ou entidades.

Campo de Férias de Natal

A região de Góis, pelo seu património natural e cultural oferece um variado leque de oportunidades, desde o desenvolvimento de Actividades de Exploração e Aventura e acções de Formação Outdoor à realização de fins de semana e reuniões de trabalho. Como oferta complementar, a UPAJE possibilita o aluguer de canoas, bicicletas, material de tiro com arco ou a utilização do Percurso Acrobático em Altura, localizado no Centro de Férias.

“ Have fun with Science” é um projecto de ocupação de tempos livres – Campos de Férias em regime não residencial, que resulta da parceria entre três instituições – UPAJE, Faculdade de Ciências e Science4You que procura de forma lúdica e divertida despertar o interesse das crianças e jovens pelo mundo da Ciência. O Workshop “Cientistas de Palmo e Meio”, dirigido a crianças dos 6 aos 12 anos de idade, decorrerá na Faculdade de A participação no programa Ciências da Universidade de Lisboa, no inclui ainda a oferta de um Kit Cientifico. período das 8h30m às 18h00m. O participante tem direito a: alimentação (3 refeições diárias); seguro de acidentes pessoais e responsabilidade civil; programa educativo e actividades; enquadramento pedagógico por animadores com prormação especializada; diploma de participação.

Datas: 21 a 23 de Dezembro Local: Campo Grande - Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

união para a acção cultural e juvenil educativa

www.upaje.pt

Rua do Paraíso, 2 A 2610-136 Amadora tel: +351 21 471 94 80 fax: +351 21 417 94 81 e-mail: geral@upaje.pt

Folha Informativa - Outubro 2009  

Folha Informativa do mês de Outubro de 2009

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you