Issuu on Google+

A UNIVIDA está associada à varias faculdades parceiras para o desenvolvimento de uma educação integral do ser humano, focada na implementação de projetos educativos, artísticos, culturais e terapêuticos com ênfase em temas pedagógicos, literários e psicopedagógicos de formação de consciência coletiva, como sustentabilidade, ética e cidadania, auto-estima, percepção lúdica e inclusão social. O Fio condutor da Universidade da Vida está concebido de tal maneira que todos os cursos apresentados estejam conectados a essa imensa TEIA, artística, educativa,cultural e terapêutica, e, que possam assim ser compartilhados através do dialogo de si mesmo com as partes e também entre o que o aprendiz perceba como sentido único embutido a todos os conteúdos e vivencias apresentadas. Entendemos que o conhecimento não se ajeita a nossa percepção de aprendiz de forma fragmentária, mas como Um Todo coesivo onde se enfatiza o sentido de Unidade em nossa COSMO-VISÃO.


A Universidade da VIDA – UNIVIDA tem como linha metodológica o despertar da sensibilização estética, artística, poética, noetica, funcional, pedagógica, terapêutica e literária do ser humano integral. Para tanto essa metodologia apóia-se no estímulo e na prática da convivência grupal harmoniosa, assim como ao refinamento da sensibilidade e o aprendizado pelo encantamento. Favorece e orienta a reflexão, a contemplação, as vivencias artísticas e literárias, o teatro, a concepção sagrada das rodas e fogueiras, a atenção plena, os exercícios de dramatização, o ritmo, o canto, o cuidado amoroso, a partilha, a liderança circular. Estimula os aprendizes a entrarem em contato consigo mesmos, a partir do conhecimento da sua lenda pessoal, facilitando desta maneira o contato com os outros participantes do curso e com o meio que os envolve.


O ensino baseia-se na sequência rítmica das diferentes fases do processo de aprendizagem: a fase ritualística, onde se prevalece a percepção sobre os arquétipos sagrados da construção da oralidade e das histórias coletivas de todos os tempos e povos. As vivências e reconhecimentos artísticos referendando os temas, a compreensão e domínio dos conteúdos desenvolvidos. No grupo não há o exercício de ascendência a nenhuma das funções psíquicas sobre as outras. Nesse sentido, a razão, a cognição, a emoção, e a intuição, são igualmente aquilatadas.


Aulas na UNIVIDA


unividablog.blogspot.com


UNIVIDA - Universidade da Vida