Issuu on Google+

www.universitarianews.com.br

Ano III | Edição 14

Setembro e Outubro de 2009

ESPELHO, ESPELHO MEU... BOA APARÊNCIA É REQUISITO IMPORTANTE NA SELEÇÃO DE EMPREGO?

TWITTER NOVA MANIA MUNDIAL

POSTURA SAIBA COMO CUIDAR DA SUA COLUNA

CIRURGIÃO PLÁSTICO UMA CARREIRA DE DEDICAÇÃO


EXPEDIENTE

NESSA EDIÇÃO

Universitária News WWW.UNIVERSITARIANEWS.COM.BR CONTATO@UNIVERSITARIANEWS.COM.BR diretores AUGUSTO BENFICA CLÁUDIO MENEZES edição EXTRA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO projeto gráfico e diagramação TERCEIRIZE PROJ. GRÁFICOS E EDITORIAIS revisão ALEX DE SOUZA

42 MERCADO

fotografia BRUNO PÔVOA

PROFISSIONAIS FALAM DE DECORAÇÃO EM NATAL

06 SUA CARREIRA

DR. ROBÉRIO BRANDÃO FALA DOS SEGREDOS DA PROFISSÃO DE CIRURGIÃO PLÁSTICO

10 GIRO CULTURAL

AQUÁRIO NATAL: ATRAÇÃO TURÍSTICA E CENTRO DE REABILITAÇÃO DE ANIMAIS

13 PERFIL

SAIBA UM POUCO MAIS SOBRE A VIDA DE ANDRÉ DE PAULA

33 BEM-ESTAR

A MELHOR MANEIRA DE SE POSICIONAR DURANTE A AULA

35 FALANDO SÉRIO COMO É FEITA A PRESERVAÇÃO DA MATA ATLÂNTICA DE EMAÚS

comercial (84) 3082 4242 | 9155 4242 capa ARTHUR GRONER VESTE SAINT’APOLLINARE coordenadora do portal JANNY AMORIM

46 FIQUE SABENDO

gráfica OPÇÃO GRÁFICA

SEBO: A FORMA BARATA DE COMPRAR LIVROS

tiragem 6.000 EXEMPLARES

14 PÉ NA ESTRADA

AV. ENG. ROBERTO FREIRE, 2920 SALA 01A - CAPIM MACIO SHOPPING CIDADE JARDIM CEP:59080-400 - NATAL/RN

CONHEÇA LONDRES: A CIDADE QUE NÃO DORME

16 ON LINE

O IMEDIATISMO DO TWITTER CONQUISTA EMPRESAS

20 TÁ NA CAPA

MATÉRIA REVELA A IMPORTÂNCIA DA BOA APARÊNCIA NA BUSCA POR EMPREGO

EDITORIAL Em sua terceira edição do ano, a Revista Universitária News traz em suas páginas um tema relevante para os universitários e graduados que tentam ingressar à vida profissional: a estética no trabalho. Saiba até que ponto os cuidados com a aparência podem interferir na hora de conseguir um emprego e mantê-lo. Além desse assunto, a revista aborda os problemas de uma postura correta esclarecidos por especialistas. O “Perfil” desta edição traz o jovem dinâmico André de Paula e, em “Sua Carreira”, o cirurgião plástico da Miss Brasil, Robério Brandão, fala sobre sua profissão. Em um giro pela cidade, nos deparamos com a maravilha do 4

S et e m b ro e O u t u br o | 2 0 0 9

Aquário Natal e suas espécies marítimas. Saiba, ainda, como anda a maior reserva de mata atlântica de Natal: a reserva de Emaús. Em conversa com especialista em novas tecnologias, descobrimos tudo sobre o Twitter - a nova febre da internet. No mercado que não para de crescer, a decoração de festas desponta nas páginas da revista com a entrevista de três grandes profissionais. Uma dica boa de leitura vem através dos sebos, que hoje são uma alternativa boa e barata para quem gosta de ler. E, para finalizar, as dicas imperdíveis de português com o professor João Maria. Boa Leitura!

DIRETORES CLÁUDIO MENEZES

AUGUSTO BENFICA


CURSOS NOTURNOS

Administração

CURSOS MATUTINOS

Direito Ciências Contábeis

Direito

Psicologia

Nutrição

Sistemas de Informação

Fisioterapia

Licenciatura em Computação

Enfermagem

Educação Física (Bacharelado)*

Educação Física (Licenciatura)*

Vestibular 2010 24.OUT

CAMPUS ABERTO A VISITAS

3215.2917

www.farn.br


SUA CARREIRA

ROBÉRIO BRANDÃO REVELA OS SEGREDOS DA PROFISSÃO CIRURGIA PLÁSTICA É UMA DAS PROFISSÕES QUE MAIS CRESCEM NO MUNDO DA BELEZA, POIS AS MULHERES PROCURAM ESTÉTICA, LONGEVIDADE E QUALIDADE DE VIDA

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, o povo brasileiro é o que mais faz plástica no ano, dados que transformaram o país em um celeiro de médicos reconhecidos internacionalmente. Antes de entrar na medicina, Robério Brandão Moreira Júnior pesquisou em todos os cursos da área Biomédica, área a qual tinha mais afinidade. Para garantir sua vaga no vestibular, ele estudou de acordo com um cronograma de páginas por mês e nunca deixou de cumprir as metas. Atualmente, 10

6

S et e m b ro e O u t u br o | 2 0 0 9

anos após o recebimento de seu diploma, ele ingressou no segmento de cirurgia plástica e já é um membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, certificação de que o profissional realizou todos os cursos disponíveis e de boa qualidade, no tempo mínimo para o seu aprendizado (cinco anos). Robério Brandão conta que a maior parte das visitas em seu consultório é feita por mulheres independentes das mais variadas idades e revela que cerca de 20% das consultas são de homens.

POR QUE RESOLVEU INGRESSAR NO RAMO DE CIRURGIA PLÁSTICA? Sempre gostei da área cirúrgica, e dentre as especialidades médicas, a cirurgia plástica é a mais completa, pois atende doentes (queimados, câncer, trauma, etc) e sadios (estética), todas as faixas etárias. Envolve, também, o estudo de todo o corpo humano, além de ser uma forma de arte. NA SUA OPINIÃO, SUA CONTRIBUIÇÃO


FOI FUNDAMENTAL PARA LARISSA GANHAR O CONCURSO? Larissa sempre foi bonita e determinada e se dedicou muito ao concurso em todos os sentidos. A minha ajuda foi apenas realçar os seus pontos fortes.

QUANDO REALIZA UMA CIRURGIA? Não pôr a vida e a saúde do meu paciente em risco e tentar oferecê-lo o melhor serviço possível.

QUAL O SEU CONCEITO DE BELEZA? Beleza é a soma do interior e exterior. Cirurgia plástica só funciona em pessoas que são bonitas por dentro, a beleza do nosso corpo apenas realça o que somos internamente, ou mascara em alguns casos...

COMO DEVE ESTAR A SAÚDE DE UM PACIENTE ANTES DE SE SUBMETER A UMA CIRURGIA? Em perfeita condição ou se deve esperar mais um pouco.

A CIRURGIA PLÁSTICA SOFRE INFLUÊNCIA DA MODA? Sim, infelizmente a mídia influencia e dita o que é o belo e as pessoas tendem a copiar.

O QUE AS NOVAS TECNOLOGIAS DO SEGMENTO POSSIBILITAM PARA AS PESSOAS? Menos dor, menos tempo de repouso, menos cortes e cicatrizes, menos custos.

COMO DEVE SER UM CIRURGIÃO PLÁSTICO EM SUA CONCEPÇÃO? Estudioso, observador, atencioso e que vise a ciência antes do financeiro.

HÁ MUITAS CIRURGIAS PLÁSTICAS FEITAS SEM ÉTICA? A maioria.

COMO ESTÁ O MERCADO PARA CIRURGIA PLÁSTICA NO RN? Aquecido, em acordo com o clima e o crescimento da nossa cidade. QUANTAS CIRURGIAS PLÁSTICAS SÃO REALIZADAS EM MÉDIA POR ANO AQUI NO RN? Suponho que em torno de 1.000 a 1.200 estéticas e em torno de 600 a 800 reparadoras. O QUE LEVA AS MULHERES A PROCURAR UMA CIRURGIA PLÁSTICA? Insatisfação com as suas formas ou após uma gravidez, quando sempre há uma modificação do corpo. QUAL O SEU OBJETIVO PRINCIPAL

MÉDICO-PACIENTE NA HORA DE DECIDIR SOBRE UMA CIRURGIA PLÁSTICA? É importante que se tenha várias consultas antes da cirurgia. Além disso, fazer todos os exames, tomar vitaminas e suplementos antes. Procurar ouvir outras opiniões, ter certeza que o médico faz um serviço de qualidade e, ainda, pesquisar referências do médico e se o mesmo tem o mesmo compromisso com o paciente após a cirurgia.

PERFIL DO PROFISSIONAL "BELEZA É A SOMA DO INTERIOR E EXTERIOR, CIRURGIA PLÁSTICA SÓ FUNCIONA EM PESSOAS QUE SÃO BONITAS POR DENTRO, A BELEZA DO NOSSO CORPO APENAS REALÇA O QUE SOMOS INTERNAMENTE"

QUAL A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO

Robério Brandão Moreira Júnior se graduou em Medicina pela UFRN em 1999, fez residência de Cirurgia Geral e Cirurgia Plástica em SP, mesmo Estado em que fez um Curso de Cirurgia Plástica Vídeo-Endoscópica. Já no Paraná ele participou de vários cursos e workshops em plástica facial. Atualmente ele é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e tem sido um dos profissionais mais requisitados do Estado, inclusive pela miss Brasil, Larissa Costa.

Setem br o e Ou tu bro | 2 0 0 9

7


PIPOCA

A VIDA MARINHA Famoso por suas filmagens e documentários subaquáticos, o oceanógrafo Steve Zissou (Bill Murray) está com a carreira e a vida pessoal em baixa. Seu melhor amigo foi engolido por um tubarão e ele, numa tentativa de recuperar sua reputação, está determinado a matar o bicho e filmar tudo. Somado a isso, um homem aparece inesperadamente dizendo ser seu filho. Abalado, o mergulhador de 52 anos e humor um tanto ácido ainda tem de lidar com boatos de que está perdendo o talento. Durante as filmagens de A Vida Marinha com Steve Zissou, o protagonista Bill Murray recebeu uma certificação de mergulho. É o terceiro filme em que ele e o diretor Wes Anderson trabalharam juntos, os anteriores foram Três É Demais e Os Excêntricos Tenenbaums. O longa foi rodado na Itália e é dedicado ao explorador Jacques Cousteau.

O DIABO VESTE PRADA Com estilo inocente e interiorano, Andy Sachs (Anne Hathaway) parece ter caído de para-quedas em Nova York. Recém-formada na faculdade de jornalismo, ela se muda para a Big Apple, ao lado do namorado Nate, e sai em busca de um emprego. De repente, graças a seu excelente currículo e de seu discurso sobre a ética de trabalho, ela consegue uma entrevista na badalada revista de moda Runaway Magazine, da impetuosa e obcecada editora Miranda Priestly (Meryl Streep), considerada a Dama de Titânio da moda mundial. Seu estilo, entretanto, foge do padrão da revista e ela passa a ser motivo de piada entre os novos colegas de trabalho. Determinada a seguir em frente com o desafio, Andy muda seu visual e se torna uma workaholic nas mãos de sua abominável chefe. Ao mesmo tempo, começa a perceber o quanto está deixando de lado as coisas simples da vida.

DICA

INTO THE WILD

ENRICO MORORO, FUNCIONÁRIO PÚBLICO

Into the Wild mostra a fuga de um rapaz da vida cotidiana e consumista da cidade, onde ele não encontrava respostas para sua felicidade, para seguir uma longa jornada até o Alaska. Ele acredita que vivendo longe de tudo e descobrindo a natureza bem de perto, irá se realizar e achar seu verdadeiro caminho na vida. Baseado no sucesso literário de Jon Krakauer, dirigido pelo direto Sean Pean, ótima trilha sonora de Eddie Vedder e, alem de tudo, oferecendo uma belíssima fotografia. Vale a pena ser visto.

8

S et e m b ro e O u t u br o | 2 0 0 9


NA ESTANTE

MATA ATLÂNTICA É AQUI, E DAÍ? Em suas 176 páginas o livro relata, desde a década de 50 até a atualidade, os principais problemas ambientais enfrentados pelo país, a mudança de percepção da população sobre o tema e as ações efetivas em defesa da Mata Atlântica. Com textos e fotos são mostrados os impactos da destruição da Mata Atlântica no dia-a-dia das pessoas, a escassez de recursos básicos da natureza como água limpa, ar puro e a consequente diminuição da qualidade de vida. A publicação traz também o perfil e a contribuição de pessoas que se destacaram na defesa do Meio Ambiente. Na segunda metade do livro são mostradas campanhas publicitárias e publicações que contribuíram para a conscientização dos brasileiros em relação ao tema. Encerra o livro um manifesto lançado pela entidade, que representa um novo pacto com a sociedade.

FICHA TÉCNICA Autor Ana Augusta Rocha Editora Terra Virgem Editora

Nº Páginas 176 Preço sugerido R$ 48,00

Categoria Ecologia e fotografia

DICA

ENCICLOPÉDIA DA MODA Esta Enciclopédia da Moda - De 1840 À Década de 90, escrita por Georgina O'hara Callan, cobre o período que vai de 1840 - quando surgiu a máquina de costura, que estabeleceu a base para a indústria de prêtà-porter - até o fim da década de 90 e abrange a moda em todos os seus aspectos, com verbetes para estilistas, casas de altacostura, fabricantes, criadores de acessórios e joias, cabeleireiros e figurinistas de teatro e cinema. O livro compreende também a imprensa especializada, os fotógrafos e ilustradores de moda, os movimentos artísticos, as expressões típicas da área, os estilos das roupas, os processos técnicos e industriais, além de personalidades que influenciaram ou promoveram tendências neste mercado

RENATA GAAG , EMPRESÁRIA

que movimenta milhões por ano, e que não para de crescer. A moda é um reflexo mutável do que somos e dos tempos em que vivemos. As roupas revelam nossas prioridades e necessidades emocionais simples ou complexas, e podem ser usadas, consciente ou inconscientemente, para transmitir mensagens sutis ou diretas. Emprestam cor e forma a nosso ambiente e dão forma a nossos sentimentos. Como mostra este livro, as roupas e os estilistas que as criaram são a primeira e a última palavra da linguagem que é a moda.

DISPA-ME! O QUE NOSSA ROUPA DIZ SOBRE NÓS Para os profissionais da moda, as roupas podem ser vistas como objetos de arte. Para muitas pessoas, vêm acompanhadas da ideia de futilidade. Mas as psicanalistas Catherine Joubert e Sarah Stern provam, em Dispa-me!, que elas são um importante elemento para a análise do comportamento dos outros e também de nós mesmos. O que sinalizamos se usamos sempre uma mesma calça ou, ao contrário, compramos peças novas compulsivamente? E se guardamos com cuidado as vestes daqueles que nos deixaram? E se colecionamos lingeries ou nos vestimos apenas de preto? As autoras apresentam breves histórias que, interpretadas por um olhar psicanalítico, procuram mostrar que as roupas podem conter as memórias dos primeiros cuidados maternos, da aceitação ou exclusão na escola. Exprimem, à sua maneira, nossos sonhos e esperanças, refletindo a construção de nossa identidade.

FICHA TÉCNICA Autor Catherine Joubert e Sarah Stern Editora Jorge Zahar Nº Páginas 160 Preço sugerido R$ 29,90 Gênero Moda

Setem br o e Ou tu bro | 2 0 0 9

9


GIRO CULTURAL

AQUÁRIO NATAL: UM PEDACINHO DO FUNDO DO MAR O QUE ERA PARA SER UM AQUÁRIO TRANSFORMOU-SE NA REFERÊNCIA MAIS PRÓXIMA DE UM ZOOLÓGICO NO ESTADO

AQUÁRIO NATAL, ALÉM DE SER UM CENTRO DE RECUPERAÇÃO DE ANIMAIS, É UMA EXCELENTE ATRAÇÃO PARA OS VISITANTES

Pinguins, moreias, cobras, macacos, nemos, tubarões, cavalos-marinhos, tartarugas e jacarés são algumas das atrações do Aquário de Natal, localizado na Praia da Redinha. O espaço existe há 10 anos, atua no acolhimento de animais doentes e atualmente recebe espécies do mar, rios, terra e ar que são entregues diariamente para cuidados especiais, como tratamentos e até cirurgias. Além de aquário, o local pode ser chamado de centro de reabilitação por ser referência no cuidado de animais silvestres, além de receber animais apreendidos pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA e ainda contribuir para o projeto TAMAR, que cuida de tartarugas. As variadas espécies que estão atualmente no aquário já passaram por tratamentos e hoje exposta somam 300 animais entre mamíferos, repteis, anfíbios, peixes e aves, distribuídos em 28 aquários, terrários e tanques. Hoje as espécies mais numerosas são de peixes 10

S et e m b ro e O u t u br o | 2 0 0 9

como tambaqui, patinga, oito tubarões lixas, doze jiboias e dez salamandras. Para a existência do aquário é necessário o trabalho diário de um biólogo e veterinário para acompanhar o desenvolvimento dos animais. “Devido a falta de um zoológico, o aquário recebe uma grande soma de animais terrestres para serem tratados, com apoio do IBAMA, Polícia Ambiental, Bombeiros, entre outros”, informa o biólogo e sócio do aquário Douglas Brandão. O Aquário Natal vive sem apoio do governo e funciona basicamente da renda arrecada com as visitas que ao longo do ano são feitas por escolas e, na alta estação por turistas. No ano passado foram 30 mil estudantes em um universo de 100 mil visitas. O maior diferencial com relação ao público é a visita monitorada, que não importa se atendem 100 ou 800 visitantes, todos, caso queiram, são monitorados. E com relação ao plantel, o tanque de toque em tubarões é outro grande diferencial.

Segundo os administradores, os animais após recuperação são devolvidos ao meio ambiente, com exceção dos animais criados em cativeiros, que continuam no aquário por não estarem habituados ao meio-ambiente. De acordo com Douglas Brandão as maiores dificuldades são a falta de espaço físico para receber os animais feridos e de profissionais das faculdades do Estado que queiram estudar sobre os animais existentes. Com relação a ampliação da estrutura, hoje ocorre uma decisão judicial que proíbe construções nos bairros de Redinha Nova, Santa Rita e Jenipabu por se encontrarem em Área de Proteção Ambiental – APA.

SERVIÇO Visitas em grupo podem ser agendadas e o custo da entrada para adultos é R$ 10 e R$ 5 reais para crianças. Informações (84)- 3204-2177 ou 2641.


PERFIL

ANDRÉ DE PAULA, UM JOVEM QUE GOSTA DE DESAFIOS SUPERINTENDENTE DA SIM TV FALA SOBRE OS DESAFIOS NA PROFISSÃO E CONTA, EM BATE-BOLA, UM POUCO DE SUA VIDA

O primeiro projeto ousado de André de Paula foi aos 16 anos, quando resolveu administrar sozinho seu próprio negocio, uma cantina no colégio Objetivo Jr. Quando completou 18 anos foi indicado pelo prof. Paulo de Paula para assumir o setor de compras da Universidade Potiguar, cargo o qual ele considera de grande responsabilidade. Em 2001, logo que se formou em Administração pela UnP, foi para os Estados Unidos e, logo que voltou, foi convidado para outro grande desafio: implantar uma nova filosofia de marketing para a UnP, com foco na captação, manutenção e fidelização dos alunos. Foi um grande sucesso. Em 5 anos de trabalho em conjunto com a Reitoria, Chancelaria e PróReitoria, a UnP passou de 9.000 alunos para mais de 20.000 alunos. Hoje ele é superintendente da Sim TV, emissora que encontrou falida e sem

expressão e transformou-a em uma TV competitiva, líder de programação local, com mais de 20 programas e com um sinal que chega a quase 75% do Estado do RN. André de Paula Alvarenga Lima 31 anos Administração de Empresas e MBA em Gestão Empresarial Sinceridade do Meu filho Davi Meu tio Paulo de Paula, minha mãe Paula, Larissa e Alexandre Minha família dormir de meia Fora de Série: “Outliers” de Malcolm Gladwell “Pulp Fiction” de Quentin Tarantino

Ainda tenho muitos; Correr e ver TV Inveja Não tenho São tantos Tudo Maravilhosos A minha, Larissa de Paula Um projeto que virou realidade, um presente para o RN. Está melhorando. Rumo a 2010 Consequência e trabalho Ermenegildo Zegna Camarão Calma, porque vai dar tudo certo!

Setem br o e Ou tu bro | 2 0 0 9

13


PÉ NA ESTRADA

LONDRES, A CIDADE QUE NÃO DORME

MODERNA, VANGUARDISTA, E MULTICULTURAL, A CASA DA RAINHA É ATRAÇÃO PARA TURISTAS DE TODO O MUNDO

14

S et e m b ro e O u t u br o | 2 0 0 9

Há quase dois milênios, Londres é um dos maiores centros financeiros do planeta. Habitada por gente de todas as partes do mundo, é conhecida também como a cidade que nunca para. A participação expressiva na política, cultura, entretenimento, moda e nas artes reforça o status de cidade global. Capital não só da Inglaterra, Londres é a capital do mundo, uma das metrópoles mais povoadas da Europa, cosmopolita e vive a cultura, religião, hábitos e o idioma de diferentes etnias. A cidade é um ponto de conexão internacional e um destino turístico popular, que tem como atrações o famoso Big Ben, a Tower Bridge, o Palácio de Buckingham, a casa do Parlamento, o Museu Britânico e a Galeria Nacional. O estudante de administração na UFRN Arthur Barros esteve em Londres e se encantou por detalhes que um turista desavisado não perceberia. “A cidade me impressionou em muitos aspectos, sobretudo a organização das instituições públicas como hospitais, transportes e segurança”, informa o estudante. E ainda confessa: “Eu me sentia bastante seguro e chegava fácil e rápido em qualquer lugar da cidade, vale salientar também a educação e gentileza dos ingleses, que é impressionante”.

A dica de bolso para quem viaja e sempre passa pelo Pé-na-estrada são os mapas e guias de bolso. Para Arthur é imprescindível fazer uma boa pesquisa antes da viagem. “Após a pesquisa, é possível ir tranquilo e apto a perguntar como chegar aos lugares. Os ingleses em sua grande maioria estarão prontos a ajudar.” A cidade que nunca dorme é famosa por seus pubs e danceterias que embalam seus frequentadores ao som das músicas eletrônicas. “A cidade realmente não para, são tantas as opções de pubs que não teria um específico, porém indico a boate The Fabric, muito bacana e fica a uns dez minutos do centro de Londres em Farringdon. O som é muito bom e muita gente bonita e descolada”, acrescenta Arthur, que além das boates diz que na cidade existe a possibilidade de se ter diversão, boa comida, bons cinemas, espetáculos, pubs, boates, inclusive, todos os dias e em quase todas as horas. Um local que não faz parte dos roteiros tradicionais e é indicado por Arthur é o bairro Camden Town, onde é possível encontrar uma feira com objetos diferentes. É freqüentada por diversas tribos e o turista ainda adquire a um bom preço lembranças londrinas para família e amigos. Dos pontos turísticos famosos, o jovem


"LONDRES ME IMPRESSIONOU EM MUITOS ASPECTOS, SOBRETUDO A ORGANIZAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS COMO HOSPITAIS, TRANSPORTES E SEGURANÇA" GUARITA DE ACESSO À TROCA DA GUARDA

"SÓ TENHO BOAS REFERÊNCIAS A DAR A RESPEITO DA TÃO FAMOSA EDUCAÇÃO E GENTILEZA DOS INGLESES”

VISITA AO PALÁCIO DE BUCKINGHAM

destaca dois que são imperdíveis. “Merecem destaque em minha opinião, o entardecer no verão às margens do rio Tâmisa. É muito bacana, sobretudo acompanhado. Lá você vai encontrar vários artistas de rua fazendo seus espetáculos, muito diferentes e engraçados, bandas tocando no meio da rua, carrinhos de lanches diversos... Enfim, muito bom”. O outro lugar que segundo Arthur merece atenção e que ele curtiu bastante foi o Central Park. “O lugar é gigantesco, muito bom para se fazer tudo... Beber com a turma, correr, conversar, baladas, relaxar... O lugar é realmente impressionante”, reforça. A troca da Guarda da Rainha exerce um encanto em quem vai a Londres, e para Arthur tal fato corriqueiro para os ingleses é atrativo para os turistas. “É interessante ver que, apesar de se tratar de uma metrópole tão desenvolvida, Londres guarda suas raízes mantendo viva uma cultura tão antiga”, explica o estudante sobre famoso ritual. Andar pela rua e bairros de Londres e visitar seus pontos turísticos é muito fácil devido a gentileza dos ingleses, segundo o estudante. “Só tenho boas referências a dar a respeito da tão famosa educação e gentileza dos ingleses”, informa Arthur, que acrescenta

ainda que em todos os pontos da cidade tem guardas e policiais dispostos ajudar sempre. Comer bem não é uma dificuldade que alguém possa passar em Londres. Com a diversidade cultural você pode comer de tudo um pouco como se estivesse em várias partes do mundo. A dica de Arthur é que as pessoas não deixem de presenciar a agitação do centro de Londres em Picadilly Circus ou Trafalgar Square bater muitas fotos, depois sentar um pouco e escolher em qual restaurante ou boteco irá comer. “Lá você vai encontrar desde restaurantes alinhados até simples carrinhos de lanches onde poderá degustar um famoso lanche londrino, como um big hot dog, super temperado e que você encontra em vários pontos da cidade, e posso falar que é muito bom, comi muitos”, informa o jovem entre risos. A cidade, que reúne o contraste do novo e do velho com diversas facetas, encanta pela magnitude de suas construções pontuadas por tecnologia de ponta, segurança e educação, características que elevam Londres como um dos mais requisitados destinos da Europa. Para Arthur Barros, que ficou impressionado com descrições acima, uma semana é tempo suficiente para o viajante visitar os principais pontos com tranquilidade e curtir cada lugar.

CURIOSIDADES O Rio Tâmisa, cartão-postal de Londres, já esteve condenado pela poluição e de tão mal cheiroso chegou a cancelar sessões do Parlamento, que tem sede às margens do Rio. Após um longo processo de revitalização e altíssimos investimentos, hoje o Tâmisa possui 120 espécies de peixes. Os Pubs de Londres fecham à meia-noite e um dos mais antigos é o Lamb and Flag, localizado em Convent Garden. Outro muito conhecido e no centro é o Waxt O'Connor entre Leicester Square e Piccadilly. Camden Town, Brick Lane, Old Street e Shoredich são as zonas underground e modernas da cidade, onde tudo acontece.

DICAS AO VIAJANTE DDD:: 020 Informações turísticas:: www.visitlondon.com Embaixada do Brasil em Londres: 32, Green Street, (4420) 7399-9000, www.brazil.org.uk Hora local: A diferença são de três horas a mais do horário de Brasília. Melhor época: O verão é indicado como melhor época para conhecer a cidade, o inverno é bastante rigoroso e no verão a cidade vira palco para vários eventos culturais. Chamadas a cobrar:: 0800 890 055 (Embratel) Transporte: o serviço público é excelente. O metrô (underground ou tube) cobre a cidade inteira, exceto no sudeste, onde há uma pequena rede de trens. Um pouco mais baratos, os charmosos ônibus vermelhos de dois andares, verdadeira instituição londrina, estão por toda parte. À noite, o nightbus é a solução. Os tradicionais táxis Rolls-Royce pretos são mais caros e sofisticados, e os comuns (cabs) têm preço fixo para as corridas.

Setem br o e Ou tu bro | 2 0 0 9

15


ON-LINE

ALINNE FERNANDES, JORNALISTA E ESPECIALISTA EM NOVAS TECNOLOGIAS, REVELA A UTILIDADE DO TWITTER

IMEDIATISMO DO TWITTER CONQUISTA INTERNAUTAS NOVA FERRAMENTA DIGITAL SE DESTACA A SERVIÇO DO MARKETING E CONTRIBUI COMO UTILIDADE PÚBLICA A nova onda da Internet promete revolucionar não apenas os sites de relacionamento, mas como incrementar as ferramentas de marketing. Com adeptos de todas as idades o Twitter permite que os seus frequentadores postem o que estão fazendo naquele exato momento. As pérolas variam, e pela instantaneidade das mensagens surge de tudo. A importância do site mobilizou a imprensa, políticos, artistas e empresas que aderiram ao Twitter para acompanhar a tendência do momento e ficarem próximos do público. Assunto de revistas nacionais, citado constantemente em jornais televisivos para ilustrar matérias, o site possui blogs para discutir sua funcionalidade e eleger os melhores posts. Estudiosos garantem que quem ainda não aderiu a tecnologia tem dias contados para ingressar à rede de relacionamento. Será? Adepta do Twitter, a jornalista Alinne Fernandes é referência em Natal na lida com novas tecnologias, tendo sido convidada a ministrar uma palestra em uma universidade particular e convocada por empresas a prestar 16

S et e m b ro e O u t u br o | 2 0 0 9

consultoria para o uso da tal ferramenta a serviço do marketing. O grande diferencial da ferramenta para jornalista é que o Twitter é um fenômeno que representa a proposta inicial da Internet e da globalização em si, ou seja, a comunicação sem fronteiras. “Lá tem muito conteúdo ruim, mas também tem muita coisa boa, basta saber filtrar as pessoas que você segue, de acordo com os temas de seu interesse. Mas não é só isso. Os criadores da rede foram muito inteligentes. Desenvolveram aplicativos que unem não só o twitter, mas várias redes sociais ao mesmo tempo e ainda facilitam a vida do usuário”, reforça Alinne sobre a importância da ferramenta. O twitter é interessante para profissionais descobrirem tendências, realizarem benckmarketing e intercâmbio entre colegas de sua área, sob diferentes perspectivas de nichos mercadológicos, já que não há fronteiras geográficas. Também é interessante para divulgação de empresas, serviços, políticos, etc. Se o objetivo for só o de conhe-

cer pessoas ou bater papo, a jornalista indica site de relacionamentos como Facebook ou o Orkut. As mudanças acontecem rapidamente, os próprios criadores do Twitter mudaram seu rumo. Antes quem entrava na página inicial contemplava a frase “O que você está fazendo agora?”, hoje com novo layout da home, a sua proposta agora é “Compartilhe e descubra o que está acontecendo agora, em qualquer lugar do mundo”. O Twitter permite que empresas possam expandir a sua marca pelo Brasil e pelo mundo, já que não existem limites de pessoas para seguir ou para segui-la, realizar promoções, publicar resultados com fotos, publicar comerciais e dicas para os usuários sobre produtos, fazer marketing viral (com bom senso), divulgar website e blogs. Para Alinne, a ferramenta é muito eficaz, mas quem ingressou na rede, como as empresas, devem estar preparadas para elogios e críticas. “O que acaba se tornando uma faca de dois gumes”, reforça.


DESTAQUE UNIVERSITÁRIO

NA CRISTA DA ONDA ESTUDANTE DE MARKETING APROVEITA O AUGE DE SUA CARREIRA PARA COLHER FRUTOS EM UM FUTURO PRÓXIMO Aos 19 anos, a universitária potiguar Priscilla Medeiros é a líder no Circuito Brasileiro de Bodyboarding. Com uma rotina de treinos puxada e um condicionamento físico, Priscilla se considera privilegiada por ser patrocinada pelo Shopping Cidade Jardim e a Faculdade Facex. A jovem, que sempre morou próximo à praia, garante gostar muito do mar e resolveu praticar o esporte através da natação e por sempre ver meninas praticando o bodyboarding. “Comecei de baixo, com equipamentos remendados e, no meu aniversário meu pai me deu minha primeira prancha, acho que foi quando dei o pulo principal para a sorte”, confessa Priscilla. Há quatro anos na lida esportiva, a maior dificuldade como bodyboarder é competir em etapas fora do Nordeste, mas assim mesmo e com muito esforço, a atleta potiguar está presente. Uma outra dificuldade de Priscilla é a falta de as ondas tubulares no Rio Grande do Norte. Quanto às dificuldades com patrocínio, este é um problema que atualmente não aflige a atleta, visto que seu desempenho é o resultado de duas grandes empresas que apostaram no seu potencial como atleta. “Tenho certeza que hoje um atleta tem que ser um conjunto ações para ser destaque em seu esporte, não basta praticá-lo bem”, informa. A idade não é problema para esta jovem, que no auge da carreira planeja viver

18

S et e m b ro e O u t u br o | 2 0 0 9

muitos anos como bodyboarder. “Estou numa idade ótima para prática do esporte, comecei aos 15 e pretendo continuar até onde essa onda excelente me levar”, revela Priscilla, que ainda informa sobre um projeto na Paraíba onde os instrutores ensinam senhoras de 60 anos a surfar e garante que esta é a melhor prova que o bom é ser feliz e praticar esporte sem importar a idade. Apesar de ter uma vida muito corrida entre matérias, viagens, fotos e ainda conciliar com a faculdade de Marketing, Priscilla se declara muito feliz de bem com a vida e espera no futuro colher os frutos deste trabalho realizado. Nas próximas competições, Priscilla irá enfrentar trinta atletas, todas conhecidas por ela e sua meta é se classificar entre as quatro melhores. “Mostrei que sou capaz de competir a este nível e estou treinando para isso e chegar entre as 4 melhores do Brasil é um esforço grande”, confessa.

TÍTULOS 1°Lugar Copa Rio de Bodyboard 1°lugar campeonato serrano 1°campeonato Ss suos 1°Campeonato SS suos 1°Circuito Abbp Campeã Pro-am 2007 1°campeonato alagoano 2006 1°Campeonato Paraibano 2006 1°Campeonato cearense 2006 1° Campeonato Pernambucano 2006


TÁ NA CAPA

BOA APARÊNCIA É FUNDAMENTAL PARA CONSOLIDAÇÃO DE UMA CARREIRA A CONSULTORA DE MODA ROBERTA PIMENTA REVELA O QUE DEVE SER EVITADO PARA CONSEGUIR E MANTER UM TRABALHO

UM GUARDA-ROUPA COM PEÇAS ADEQUADAS É CONSIDERADO UMA FERRAMENTA DE TRABALHO QUE O CATEGORIZA COMO PROFISSIONAL A aparência física começou a ter papel importante como requisito de emprego a partir da década de 80. Foi aí que roupas e os cuidados com a pele, dentes e cabelos começaram a contar como pontos na hora de assinar a carteira de trabalho. Com essas exigências, surgem indagações que substituem a frase “Será que sou qualificado?” por “Com que roupa eu vou?” e “Como estou?”. Você já deve ter feito essas perguntas para si mesmo, principalmente na hora de uma entrevista para o tão sonhado emprego ou o que deve ser feito para manter-se nele. A revista Universitária News escutou a opinião de consultores de recursos humanos e moda, e ambos foram unânimes em afirmar que a roupa é o grande o vilão.

"TUDO DEPENDE DA EMPRESA ONDE SE VAI TRABALHAR E A FUNÇÃO. O ENTREVISTADO TEM QUE TER EM MENTE ESSAS DUAS COISAS DE FORMA BEM CLARA PARA ESCOLHER SUA VESTIMENTA NA ENTREVISTA.” 20

S et e m b ro e O u t u br o | 2 0 0 9


"DEVE-SE TER SEMPRE EM MENTE O SEGUINTE: QUE POSIÇÃO EU QUERO ATINGIR NA EMPRESA? QUE ROUPA EU USARIA CASO EU FOSSE PROMOVIDO A ESSA POSIÇÃO? QUE CRESCIMENTO EU QUERO ATINGIR?. SÃO NOS DETALHES QUE ESTÃO AS DIFERENÇAS."

ISABEL DANTAS, CONSULTORA DE RH, RECRUTA PROFISSIONAIS DIARIAMENTE PARA EMPRESAS E AVALIA QUALIFICAÇÃO E BOA APARÊNCIA

Para não se sentir deslocado no ambiente profissional, seja ele formal ou informal, é preciso tomar muito cuidado com a aparência, seja desde o tamanho das unhas até no que vai vestir, pois as roupas falam pela pessoa, e elas têm de falar bem. É importante conhecer o seu tipo físico, o código de vestuário da empresa, ter cuidados com a higiene e saber fazer a mistura correta para o sucesso. A consultora de moda, Roberta Pimenta, que atua no mercado de há 20 anos, esclarece: “Tudo depende da empresa onde se vai trabalhar e a função. O entrevistado tem que ter em mente essas duas coisas de forma bem clara para escolher sua vestimenta na entrevista”. O empresário do ramo de gastronomia Alexandre Capistrano sente na pele o que é necessidade de uma boa aparência. “A estética no emprego exige do funcionário muito mais que uma vestimenta caprichosa, ela pede uma imagem clean”, explica o empresário sobre os profissionais terem que vestir um fardamento e sempre estar em dia com a higiene pessoal. Para Isabel Dantas, que é consultora de

RH, o trabalho exige uma roupa formal, direcionada para um ambiente. “Trabalho no recrutamento e seleção, principalmente vagas gerenciais, tenho o contato diário com os candidatos que participam desses processos seletivos, e para isto preciso assumir uma postura de avaliadora”, relata. Além da postura, é preciso preocupar-se também com a vestimenta, para não romper a formalidade da relação e prejudicar o resultado. É bom lembrar que os funcionários são o cartão de visita, eles carregam a imagem e a reputação da empresa. Roberta deixa claro que a roupa influencia na permanência do emprego e, caso o funcionário se torne não condizente com o ambiente de trabalho, como barriga de fora, roupas muitas justas, decotes enormes, estampas berrantes e desleixo, pode de ser prejudicado. “Mas se a empresa é séria e se o funcionário é competente, porque não orientá-lo para melhor qualificá-lo?”, ressalta. O empresário Alexandre concorda. “Se o funcionário for muito qualificado e não estiver enquadrado nas normas da empresa e necessitasse de orientações e até mesmo tratamentos para melhorar a aparência, eu não hesitaria em

DICAS LIMPEZA: Evite manchas de desodorante, terra nos sapatos e roupa amassada ou suja. MARCA: Não importa se a roupa é de grife. Você só precisa estar discreto e arrumado. CA BELO: É melhor prender, principalmente se for muito armado. Não use gel ou ativadores de cachos, que dão um ar engordurado ao cabelo. O aspecto não fica bom. UNHAS: Precisam estar limpas e num tamanho médio ou curto. Se for pintar, evite cores fortes. Esmalte descascando pega mal. MAQUIAGEM: Bem leve. Uma boa base, um batom e um lápis de olho dão conta do recado. ACESSÓRIOS: Dispense boné, colares, pulseiras, piercings e brincos grandes. Prefira bijuterias discretas.

Setem br o e Ou tu bro | 2 0 0 9

21


AURINO NETO

TÁ NA CAPA conversar ou até mesmo lhe segurar o emprego no caso de um tratamento”. O garçom Remo Ferreira, 27 anos, trabalha há dez em restaurantes e sabe da importância da boa aparência, educação e discrição para conseguir e manter o emprego. “Como a gente trabalha com o público é preciso manter um rigor com o cabelo, barba e unhas, que sempre devem estar limpos e bem aparados”, informa. A consultora de RH Isabel Dantas acredita que a roupa ideal é aquela que está em consonância com os demais profissionais da empresa, tirando como base os cargos mais elevados. O ideal seria uma roupa social, discreta, sem decotes nem cores chamativas, sem marcar muito o corpo. Deve-se ter sempre em mente o seguinte: "Que posição eu quero atingir na empresa? Que roupa eu usaria caso eu fosse promovido a essa posição?

ERROS E ACERTOS Antes de ir para uma entrevista, preste atenção em alguns pontos:

"COMO A GENTE TRABALHA COM O PÚBLICO É PRECISO MANTER UM RIGOR COM O CABELO, BARBA E UNHAS QUE SEMPRE DEVEM ESTAR LIMPOS E BEM APARADOS.”

22

S et e m b ro e O u t u br o | 2 0 0 9

AS VIRTUDES •Forma física •Apresentação impecável •Relação adequada entre peso e altura •Roupa conservadora, adequada ao ambiente da empresa •Roupa de qualidade •Ternos e sapatos escuros OS PECADOS •Má postura •Uso exagerado de perfume •Unhas com esmalte lascado •Brincos com pingentes •Ternos de poliéster •Camisas de manga curta •Roupas brilhantes •Pernas nuas à mostra •Sapatos sem engraxar, desgastados •Sobrancelhas que viram uma só FONTE: COMO CONQUISTAR UMA ÓTIMA POSIÇÃO DE GERENTE OU EXECUTIVO... E DAR UM SALTO IMPORTANTE EM SUA VIDA PROFISSIONAL, DE SHARON VOROS (EDITORA M. BOOKS)


AURINO NETO

TRATAMENTOS ESTÉTICOS

DRA. ANA CRISTINA PEREIRA

O EMPRESARIO ALEXANDRE CAPISTRANO CONFESSA QUE BOA APARÊNCIA É FUNDAMENTAL

O QUE PENSAM AS EMPRESAS Uma pesquisa do Grupo Catho junto a 1.356 executivos de diversos ramos e regiões do País em 2008, ao entrevistar candidatos para cargos de confiança, homens vestidos de terno azul-marinho (67%), sem barba ou bigode (90%) e com cabelos curtos (99%) são sempre os mais escolhidos. As profissionais com maiores chances são aquelas que vestem tailleur (62% das respostas masculinas e 66% das respostas femininas), usam maquiagem leve (88% e 94% das respostas) e tenham cabelos curtos (90% e 87% das respostas). FONTE: UOL NEWS

Que crescimento eu quero atingir?". “São nos detalhes que estão as diferenças. Tenha em mente um objetivo a ser alcançado na empresa e se porte de maneira tal, como se já estivesse sendo contratado a assumir essa posição de forma equilibrada, roupa compatível e postura adequada”, enfatiza Isabel. A consultora de moda Roberta Pimenta deixa claro que a roupa é uma forma de linguagem do nosso momento, e que no trabalho é melhor usar cores neutras, formas mais retas, estampas discretas. “A roupas devem estar limpas, passadas, sem remendos, acessórios que não comprometam os movimentos, sapatos engraxados, tudo condizente com o local, função e ambiente de trabalho”, acrescenta. “A roupa faz parte do todo, é necessário uma roupa limpa, bem-feita e discreta para que não entre em atrito com a harmonia do ambiente”, assegura Alexandre.

Com a exigência da boa aparência, a procura por tratamentos estéticos alavancou indústrias, conforme uma pesquisa da Universidade Federal Fluminense, e incrementou a medicina. A dentista Ana Cristina Pereira, habituada a realizar tratamentos que garantem melhoras na aparência através do sorriso, indicou técnicas para quem está a procura de melhorias. O clareamento a laser, por exemplo, é uma técnica bastante usada, com bons resultados e que diz adeus ao sorriso amarelo. “A partir dos 16 anos já se pode fazer um clareamento nos dentes, são usados dois tipos de laser e a duração do tratamento depende da tonalidade dos dentes de cada um.” Informa a profissional que recomenda uma avaliação seis meses após o término do tratamento.

Setem br o e Ou tu bro | 2 0 0 9

23


INFORME PUBLICITÁRIO DICA DO PROFISSIONAL

SAÚDE E BEM ESTAR NUTRIÇÃO E ESTÉTICA FORMAM A PARCERIA PARA O CORPO PERFEITO E GARANTEM UMA BOA IMAGEM Para garantir a satisfação do cliente e obter resultados ainda mais eficazes, profissionais começam a aliar a nutrição com a estética. Não há como negar, sem a colaboração do cliente, o trabalho da esteticista é em vão. Para potencializar a união e oferecer resultados reais para as mulheres, foi criada a clínica Nutriles – Nutrição e Estética, que veio para inovar e valorizar o conceito de estética. Segundo a nutricionista e esteticista Raquel Cantarelle, de nada adianta os tratamentos estéticos serem bem executados pela esteticista, se a dieta alimentar do indivíduo não estiver correta e balanceada. “Não só a alimentação é importante, como também a escolha do profissional. Em Natal existem pessoas que trabalham com facilidade exagerada de pagamento e concorrência desleal, porém que apresentam resultados duvidosos e, em alguns casos, até hematomas em drenagens linfáticas manuais”, revela. Para Raquel Cantarelle, a estética do

corpo é sinônimo de saúde e bem estar, por isso na clínica Nutriles é realizada uma avaliação para se chegar a um diagnostico preciso, antes de qualquer tratamento estético de gordura localizada, flacidez e celulite. “Com isso, conseguimos um direcionamento preciso e consequentemente um protocolo de tratamento fidedigno com acompanhamento nutricional ou com o serviço de Personal Diet”, disse a nutricionista e esteticista. Ela acrescenta que nos tratamentos estéticos são aplicadas técnicas e equipamentos modernos. A clínica conta ainda com serviço de personal trainer e laser para depilação, atenuação das rugas, remoção de manchas de acne e tatuagem. “Contamos também com aparelhos de eletroporação, que pode reduzir até 9cm de gordura localizada, e que trata ainda da flacidez e celulite, além do peeling de diamante (excelente para sequelas de acne, machas, rugas e flacidez facial), massagem com pedras quentes (anti-stress e inibidor de apetite)”, disse.

“Pacientes com bulimia ingerem uma quantidade absurda de alimentos e depois vomitam para evitar o ganho de peso, tomam laxantes e diuréticos e fazem exercícios físicos até se sentirem exaustas. A educação nutricional se faz importante, através de um plano alimentar discutido e pactuado para estabelecer uma alimentação adequada. Buscando a determinação de quais são as alterações metabólicas do paciente, suprindo todas as suas necessidades a fim de restabelecer a saúde” (Kaline Melo - nutricionista) Paciente com insuficiência renal aguda (IRA): é permitido comer carne branca (frango, peixe). Paciente com insuficiência renal crônica (IRC): é permitido comer frango (4x na semana), carne vermelha (2x na semana) e peixe (1x na semana). Para (IRA) e (IRC): Volume urinário em 24 horas + 500 ml = ingesta hídrica por dia. (Fabriana Almeida - nutrionista) Antioxidante como licopeno, carotenóides e vitaminas como a C e E conjuntamente com o mineral selênio encontrados no tomate, mamão, acerola, grãos integrais e castanhas do Pará retardam o processo de envelhecimento. Mineral como o zinco, encontrado na aveia, possui propriedade sebo reguladora colaborando para o equilíbrio da oleosidade da pele e prevenindo o surgimento da acne proveniente de constipação intestinal, além de promover o aumento da sensação de saciedade, ajudando no controle do peso. Procure se alimentar com qualidade, quantidades adequadas, diversidade e regularidade para se manter bonita e saudável. Dietas milagrosas, com um só tipo de nutriente ou alimento, não funcionam e podem causar danos a sua saúde. (Raquel Cantarelle - Nutricionista)

NUTRILES - NUTRIÇÃO E ESTÉTICA TRATAMENTOS ESTÉTICOS ALIADOS A TECNOLOGIA GARANTEM RESULTADO MAIS RÁPIDO E EFICAZ 24

S et e m b ro e O u t u br o | 2 0 0 9

Av. Alberto Silva, 1308 - Lagoa Seca Cep: 59022-300. Tel: 84 3201-4148


LASER: A NOVA ONDA DA MEDICINA ESTÉTICA

DRA. ARIANNE REVELA OS BENEFÍCIOS DOS TRATAMENTOS A LASER

AURINO NETO

INFORME PUBLICITÁRIO

LUZ INTENSA PULSADA OFERECE UMA GAMA DE TRATAMENTOS, DE DEPILAÇÃO À REJUVENESCIMENTO FACIAL

Cada vez mais cresce o número de profissionais que trabalham para rejuvenescer o corpo e a auto-estima de seus pacientes. Através da tecnologia, o trabalho se torna mais seguro e fica cada vez mais fácil corrigir os mais diversos problemas estéticos. O laser tem se tornado um dos mais fortes aliados e promissores da medicina estética. Segundo a médica, Arianne Santos, pósgraduada em medicina estética, através do laser é possível acabar com os pêlos, atenuar a flacidez corporal (com a radiofrequência), fechar os poros, estimular o colágeno, tratar a flacidez facial (lefting facial) e reduzir de maneira significativa ou totalmente manchas na pele, entre outras coisas mais. A depilação definitiva tem sido um dos tratamentos estéticos mais procurados, inclusive também por homens, que não aguentam mais se barbear todos os dias. “As novas tecnologias permitem que o cliente obtenha resultados a partir da primeira sessão, mas são necessárias cinco sessões para acabar de vez com os pêlos indesejados”, afirma a mé-

dica. Ela acrescenta que o resultado do rejuvenescimento facial também é observado a partir da primeira sessão, mas são preciso apenas três sessões no total. Arianne conta que somente um profissional capacitado pode trabalhar com este tipo de equipamento, pois é preciso estar preparado para o caso de haver algum tipo de complicação ou rejeição da pele. “Muita gente confunde a médica esteticista com um esteticista, porém há uma grande diferença, uma vez que somente um médico pode trabalhar com cremes de maior concentração e realizar técnicas mais invasivas, como é o caso dos tratamentos injetáveis e com lasers, que também têm resultados mais rápidos e satisfatórios”, disse. Outra vantagem exclusiva dos profissionais com diploma em medicina é que eles podem tratar simultaneamente duas funções e obter resultados mais completos.

CURIOSIDADE Antigamente, a procura do corpo perfeito limitava-se a dietas da moda, cremes que

muito prometiam e resultados sem a eficácia almejada. Hoje as técnicas são exaustivamente pesquisadas e atualizadas, o que possibilita às pessoas os tão desejados objetivos.

SERVIÇO TITAN – (EFEITO LIFTING) Ideal para acabar com a flacidez da face, pescoço e colo. GÊNESIS Fechamento de poros e estímulo de colágeno. LIMELIGHT – (LUZ PULSADA) Tirar manchas. PEARL – (PEELING À LASER) Rejuvenescimento facial e fim das cicatrizes provocadas pelo acne.

MIGLIORE - MEDICINA ESTÉTICA Av. Rodrigues Alves, 859 – Tirol – Natal/ RN. CEP – 59020-200. Tel: (84) 3198-1110 / (84) 3198-1120 Setem br o e Ou tu bro | 2 0 0 9

25


INFORME PUBLICITÁRIO

EM BUSCA DE UM SORRISO PERFEITO

ANA CRISTINA PEREIRA, ESPECIALISTA EM SORRISO PERFEITO

DENTES BEM TRATADOS SÃO O CARTÃO DE VISITA DE UMA PESSOA E A ODONTOLOGIA ESTÉTICA, ATENTA AS NOVAS TENDÊNCIAS, BUSCA APERFEIÇOAMENTO Nova área da odontologia, a estética realiza tratamentos nos dentes para mantê-los conservados e bonitos com a utilização de técnicas que aprimoram e ganharam adeptos nos últimos anos. Esses tratamentos são mais uma forma eficiente de cuidar da aparência. As técnicas como implante e clareamento a laser conseguem criar um sorriso lindo e perfeito, fundamental nos dias de hoje. A dentista Ana Cristina Pereira, especialista em implante e cirurgia, mestre em patologia clínica e doutoranda em patologia oral, acredita que a odontologia pode ajudar na estética, mas lembra: “Na odontologia se trabalha juntos a função e a estética, uma não caminha sem a outra”. Há 14 anos no mercado, Ana Cristina realiza implantes em pessoas de todas as idades e muitas vezes decorridos de acidentes como de carro até um jogo de futebol. “O implante reabilita o paciente devolve a estética e a função, sem a necessidade de uma 26

S et e m b ro e O u t u br o | 2 0 0 9

prótese fixa”, ressalta Ana Cristina. A cirurgia é muito simples, mas caso o paciente tenha um defeito ósseo o tratamento é mais demorado. Com o implante o paciente pode sorrir sem medo, e sem notar que aquele dente foi implantado, pois em seguida se faz um clareamento a laser para os dentes

ficarem todos com a mesma tonalidade. Lembra-se de um sorriso amarelo? Isso é coisa do passado, com a técnica de clareamento a laser se consegue atingir resultados satisfatórios. Cabe ao profissional analisar quantas sessões o paciente precisa através da análise

da tonalidade dos dentes. Para a dentista Ana Cristina, jovens a partir de 16 anos já podem fazer o clareamento a laser, mas ela recomenda procurar um profissional para não ter problemas futuros. “O tratamento tem suas vantagens, você não sai do consultório com sensibilidade nos dentes, nem na gengiva, pois usamos dois tipos de laser, o que clareia e o terapêutico”, explica a profissional e ainda informa que em casa o paciente faz a manutenção e depois de seis meses o paciente volta ao consultório, para ser avaliado. Para se ter um bom resultado e uma durabilidade maior com o tratamento, o paciente deve evitar fatores que deixam os dentes escurecidos ou manchados. “É bom evitar cigarros, bebidas e alimentos com pigmentação, como é o caso do café, dos refrigerantes e chás escuros”, e lembra que com os dois tratamentos se conseguem um sorriso harmonioso e uma oclusão funcional. “Nunca é tarde para melhorar o sorriso”, ressalta.


NEWS

CENTRAL DO CARANATAL

FESTA DO BOI

A Central do Carnatal não poderia estar num lugar melhor: no 2º piso do Natal Shopping. Decorado pela Tekton Arquitetura, o ambiente traduz todo o clima do evento, com cores alegres, painéis com fotos de artistas baianos que participam do evento e objetos que remetem aos principais patrocinadores do Carnatal. A Central conta com um espaço de 214m². Corra e garanta o seu abadá.

A edição 2009 da Festa do Boi, de 9 a 17 de outubro, promete estremecer as estruturas do parque Aristófanes Fernandes. Isso porque a Área Vip, Camarote Arena Nova Schin, promete ser uma festa dentro da festa. As atrações serão o Forrozão Deixe de Brincadeira com apresentação única e exclusiva aos Vips. As outras atrações que passarão pelo palco do camarote serão The Frois, Rapazziada S.A., Alessandro Saldanha, Black Samba, DJ Gunner, DJ Goiano e muito mais. Outra grande novidade é sistema open bar com a cerveja Nova Schin, refrigerantes e água. As delícias prometem arrasar no espaço reservado “O Rancho” regado aos serviços do Sal e Brasa, Mister Pizza e Real Botequim. A Área Vip terá entrada exclusiva, front stage, super deck, banheiros climatizados, iluminação Castello Casado, decoração diferenciada, segurança eletrônica, e tudo mais para curtir o som dos famosos Exalta Samba, Arreio de Ouro, Forró dos Plays, Desejo de Menina, Chicabana e Solteirões do Forró, cantor Belo sobe ao palco com Louro Santos e Soanata. Forró do Muído, Cheiro de Amor e Forró do Bom, Jorge e Mateus, Jeito Moleque e a animação da Banda Grafith. Todos os detalhes dessa grande festa serão registrados por Juninho e Curinga do Batendo Perna.

NOVO PORTAL UNIVERSITÁRIA NEWS O site da Universitária News agora é um portal com atualizações diárias que aborda assuntos relacionados ao mundo acadêmico. Além de notícias, o portal oferece informações sobre eventos e oportunidades na área profissional, além de uma equipe de fotográfos para cobertura dos principais eventos universitários. O portal funciona sob a coordenação de Janny Amorim. Acesse: www.universitarianews.com.br

COJURN Nos dias 9 e 10 de outubro, no Praiamar Hotel, em Ponta Negra, será realizado o Congresso Jurídico do RN- COJURN- que terá como tema principal dos debates: “A inovação da atividade jurídica brasileira”. Presença confirmada da ministra do STJ Eliana Calmom e palestras com profissionais renomados como: Jarbas Bezerra, Eugênio Pacelli, Fernando Rocha, Franklin Higno, entre outros. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas, em Natal, nas Livrarias Sicilianos e, em Mossoró, no Mossoró West Shopping. Informações pelos telefones: (84)8863-9099 e (84) 3091-2051.

Setem br o e Ou tu bro | 2 0 0 9

29


PORTA RETRATO

RELEMBRE MOMENTOS IMPORTANTES E CONHEÇA LUGARES VIAJAR E PODER REVER OS LUGARES ATRAVÉS DAS FOTOS É UMA FORMA DE REAVIVAR LEMBRANÇAS E MATAR SAUDADES DO QUE FICOU PARA TRÁS. AS IMAGENS MOSTRAM LUGARES VISITADOS POR ALGUNS E INSTIGA EM OUTROS O DESEJO DE VISITAR ESSAS PAISAGENS

GUSTAVO ROCHA, 30 IGREJA DE ST BLAISE - DUBROVNICH

30

S et e m b ro e O u t u br o | 2 0 0 9

LÍLIAN VIRGÍLIO, 23 LA CARTA MAGNA - BUENOS AIRES

ALLIKA LIRA, 22 ARCO DO TRIUNFO - PARIS

EDUARDA PEDROSA, 21 PÃO DE AÇÚCAR - RIO DE JANEIRO


BEM ESTAR

CUIDADOS COM A POSTURA NA ADOLESCÊNCIA EVITAM PROBLEMAS FUTUROS CERCA DE 25% DOS RISCOS DE DOR ESTÃO DIRETAMENTE RELACIONADOS A ERROS COMETIDOS AO SENTAR, LEVANTAR E REALIZAR TRABALHOS POR LONGOS PERÍODOS EVITE DORES NA COLUNA

PROFISSIONAIS ALERTAM PARA PROBLEMAS DE COLUNA CAUSADOS PELA MÁ POSTURA E PELO USO DE CADEIRAS INADEQUADAS. DR. ANIBAL CORREIA (À ESQUERDA) E RAFAEL VICELLI (À DIREITA)

Os números comprovam que a postura correta é um fator muito importante contra os problemas de coluna. O ortopedista e especialista em cirurgia da coluna, Aníbal Correia Silva recomenda que a mochila escolar não ultrapasse um décimo do peso corporal. Além disso, alerta para o uso dos dois ombros, ao carregar a mochila. “Usar a mochila de forma correta é essencial para evitar dores na coluna. Os jovens devem ter cuidado também com a prática de exercícios físicos que deverão ter sempre o acompanhamento de um personal ou professor de educação física”, disse o médico. Geralmente, essas dores atingem pessoas de média idade (entre 20 e 50 anos), mas a cada dia vemos mais jovens acometidos por ela. De acordo com Aníbal Silva, são vários os fatores que interferem em uma má postura nos jovens. “A costumeira forma de ler ou estudar, deitados e sem apoios para os braços e coluna causam dores e fazem com que o jovem não tenha uma postura boa. Outras situações interferem também, como: obesidade, problemas psicológicos, conflitos familiares, etc”, complementa. Um dos grandes vilões da coluna é o

computador. Quando se está em frente ao computador, as pessoas não se preocupam em deixar a coluna ereta e os pés totalmente apoiados no chão, o que prejudica a postura e favorece também o sedentarismo. “O mais importante é ficar na posição certa. Outro problema é a cadeira inadequada sem os devidos apoios”, ressalta o ortopedista. Para o diretor da Movequip, Rafael Vicelli, as cadeiras são importantes e exercem um papel fundamental para uma boa postura. “Os mecanismos de regulagens das cadeiras são importantes para qualquer usuário, principalmente, para os jovens em fase de crescimento, por permitirem um perfeito apoio lombar. Uma cadeira errada causa sérios malefícios como: irritação, falta de concentração, LER - lesão por esforço repetitivo, dormência nas pernas, varizes, entre outros. Tivemos um caso de um estudante que estava terminando doutorado que ele não podia mais nem digitar e escrever, pois estava com LER por ter passado mais de oito anos estudando direto na cadeira errada. Ao comprar uma cadeira é preciso ter cuidado, pois passamos muito tempo sentados”, finaliza Rafael.

CORRETO

ERRADO

O ideal é usar uma cadeira confortável, com regulagem de altura. A altura deve ser regulada de forma que os cotovelos fiquem na mesma altura da mesa. Os braços apoiados na mesa ou no próprio apoio de braço da cadeira. As bordas da cadeira devem ser arredondadas para não comprometer a circulação sangüínea dos membros inferiores. As costas devem se apoiar ao encosto para evitar dores lombares. Use um apoio para os pés. O livro deve estar num ângulo de aproximadamente 45 graus, possibilitando que a coluna se mantenha reta e apoiada e somente os olhos se voltem para o livro. A coluna deve permanecer reta, formando um ângulo de 90º. Essa postura é muito importante para que a pessoa sente sobre os ísquios, os ossos responsáveis pelo empilhamento da coluna vertebral.

Setem br o e Ou tu bro | 2 0 0 9

33


INFORME PUBLICITÁRIO

QUALIDADE E EXPANSÃO NO ENSINO SUPERIOR O DIRETOR DE MARKETING, PLANEJAMENTO E EXPANSÃO DA FATERN GAMA FILHO, PROFESSOR SIDNEY BRITO, FALA SOBRE O CRESCIMENTO DA INSTITUIÇÃO, QUALIDADE NO ENSINO E MERCADO A MISSÃO DA FATERN É EDUCAR PROMOVENDO A EDUCAÇÃO DE EXCELÊNCIA, PARA FORMAR CIDADÃOS CRÍTICOS, AUTÔNOMOS E EMPREENDEDORES

COMO O SR. EXPLICA O CRESCIMENTO DA FATERN EM TÃO POUCO TEMPO? O que possibilitou essa expansão foi uma estratégia bem definida de foco em qualidade, preço acessível em uma sede na região mais valorizada de Natal. O crescimento da FATERN chama a atenção porque o setor de faculdades está longe de viver um período de aquecimento. Com o aumento do número de escolas de ensino superior entre 2000 e 2009, a quantidade de instituições dobrou, hoje sobram vagas nas salas de aula na maioria das IES. Nossa meta é crescer cada vez mais no atendimento ao aluno. A instituição dispõe de um grupo de profissionais preocupadas com a sua vida acadêmica e pessoal - e empregabilidade do egresso. COMO A SOCIEDADE POTIGUAR RECEBEU A INSTITUIÇÃO? A FATERN-GAMA FILHO tem uma grande dívida de gratidão com a sociedade potiguar. Fomos muito bem recebidos e tivemos o maior crescimento da história do ensino superior do Rio Grande do Norte. Além disso, os hospitais, clínicas, agências e empresas em geral têm recebido e valorizado por demais os nossos alunos do campo de estágio e no mercado de trabalho em geral. QUAL É A RESPONSABILIDADE DA FATERN AO PREPARAR PROFISSIONAIS PARA UM MERCADO TÃO COMPETITIVO? O problema maior hoje é que o perfil do egresso é um problema para as empresas. Mesmo após vários anos de formação de curso, muitos profissionais entram no mer-

34

S et e m b ro e O u t u br o | 2 0 0 9

cado de trabalho sem o conhecimento necessário para exercer as funções. É a desconexão entre as necessidades mercadológicas e o projeto pedagógico. A FATERN atende em seu arcabouço acadêmico as normas do MEC, os parâmetros curriculares de cada curso, mas com foco no mundo do trabalho, público e privado. Isso sem esquecer valores como ética, responsabilidade social, respeito ao próximo, trabalho em grupo e sentimento ambiental. DE QUE FORMA A FATERN TEM TRABALHADO PARA SE TORNAR UMA INSTITUIÇÃO ÍCONE DE QUALIDADE NO ENSINO SUPERIOR? QUAL É A SUA MISSÃO? A missão da Fatern é educar promovendo a educação de excelência, para formar cidadãos críticos, autônomos e empreendedores. QUAIS OS PRINCIPAIS CURSOS DA INSTITUIÇÃO, E TEM ALGUM PROJETO PARA TRAZER NOVOS CURSOS? A FATERN possui oito cursos: Enfermagem, Fisioterapia, Serviço Social, Administração, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Redes de Computadores, entre eles alguns dos melhores do Rio Grande do Norte. COMO A FATERN QUER SER LEMBRADA? O posicionamento da FATERN é ser reconhecida como a melhor faculdade de Natal através da excelência educacional, da inovação, da sintonia com o setor produtivo, da qualidade de ensino, da responsabilidade social e da valorização do ser humano.


FALANDO SÉRIO

MATA ATLÂNTICA RECEBE CUIDADOS PARCERIA DA BASE AÉREA DE NATAL COM O IBAMA MARCA O INÍCIO DO PROJETO DE ENRIQUECIMENTO FLORESTAL DA MATA ATLÂNTICA

BANT E IBAMA ASSINAM TERMO DE COOPERAÇÃO

No Rio Grande do Norte, ainda é possível encontrar uma formação vegetal tipicamente brasileira, denominada de Mata Atlântica, localizada em Emaús, na Base Aérea de Natal (BANT). Com 1.536 hectares e uma grande diversidade de espécies nativas, como: ipê-rosa, ipê-amarelo, ipê-roxo, cedro, macaúba, pau-brasil, entre outras que ainda podem ser encontradas. A Mata Atlântica potiguar sobrevive sob a responsabilidade da BANT, que fiscaliza a iluminação e vigilância. É importante lembrar que a área de entorno pertence ao Governo Federal. Segundo o biólogo e mestrando pela UFRN Pablo Augusto Gurgel de Sousa, embora a Mata Atlântica constitua um dos biomas de maior diversidade biológica do planeta, é também um dos submetidos aos maiores níveis de degradação. Para manter esta riqueza ambiental, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA) iniciou um projeto de enriquecimento florestal da Mata Atlântica existente na Base Aérea de Natal (BANT), em uma área de aproximadamente 590 hectares, sob jurisdição do Comando da Aeronáutica. Para adensar essa área, o comandante da BANT, Coronel Aviador Carlos Eduardo Alves da Silva, e o

IBAMA, Luiz Eduardo Bonilha, o projeto aumenta a biodiversidade da Mata Atlântica com espécies raras que foram perdidas, pois serão extraídas sementes para recuperar outras áreas. “Hoje a área original de floresta atlântica no Rio Grande do Norte é de apenas 0,3%. Aqui se encontra um dos melhores fragmentos de mata atlântica existente em Natal, muito bem cuidada pelo Comando da Aeronáutica”, disse Bonilha. O comandante da BANT, Cel. Av Carlos Eduardo Alves da Silva, explica que o início da operacionalização do adensamento da Mata Atlântica é o grande objetivo da parceria com o IBAMA. “Destaco a importância dessa ação para a BANT e a finalidade, que é a de possibilitar o desenvolvimento de pesquisas e ações de preservação ambiental”, comemora o comandante. O Departamento de Botânica, Ecologia e Zoologia do Centro de Biociências da UFRN desenvolve um projeto de micropropagação e conservação in vitro de espécies vegetais ameaçadas de extinção com ocorrência na mata atlântica do Estado. “Conservamos e clonamos espécies que correm o risco de desaparecer do planeta”, informa Magdi Ahmed Ibrahim Aloufa, professor e diretor do departamento da universidade.

superintendente do IBAMA, Alvamar Costa de Queiroz, assinaram um termo de cooperação técnica. O objetivo é que até o fim do ano sejam plantadas cinco mil mudas. O plantio é coordenado pela ONG Nature Viva Mangue (NAVIMA), que atua na preservação dos ecossistemas costeiros e vida marinha, na qual o IBAMA tem acordo de

"DESTACO A IMPORTÂNCIA DESSA AÇÃO PARA A BANT E A FINALIDADE, QUE É A DE POSSIBILITAR O DESENVOLVIMENTO DE PESQUISAS E AÇÕES DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL" cooperação técnica, e conta ainda com a participação de civis e militares da BANT. A NAVIMA acredita que a iniciativa é audaciosa da Base. “Esta é uma área que será transformada em área de coleta para adensar a Mata Atlântica com espécies nativas”, comentou a coordenadora do plantio, a bióloga e ornitóloga Rosimeire Dantas, presidente da ONG. Para o superintendente adjunto do

Setem br o e Ou tu bro | 2 0 0 9

35


FLASH

EVENTOS QUE ACRESCENTAM CONHECIMENTO FOTOS: UNIVERSITARIANEWS.COM

A UNIVERSIDADE POTIGUAR REALIZOU NO MÊS DE SETEMBRO PARA SEUS ACADÊMICOS O ENCONTRO DE COMUNICAÇÃO E A V SEMANA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E NUTRIÇÃO

36

S et e m b ro e O u t u br o | 2 0 0 9


Setem br o e Ou tu bro | 2 0 0 9

37


FLASH

NOVIDADES DO MERCADO EM EVENTO UNIVERSITÁRIO FOTOS: UNIVERSITARIANEWS.COM

A UNIVERSITÁRIA NEWS ESTEVE PRESENTE NO III ENCONTRO DE HOTELARIA E TURISMO E DA 3ª SEMANA DO SECRETARIADO EXECUTIVO DA FACEX E REGISTROU QUEM ESTEVE POR LÁ

38

S et e m b ro e O u t u br o | 2 0 0 9


NOSSA LÍNGUA

A HORA E A VEZ DA REDAÇÃO

A maioria dos concursos públicos exige que o candidato disserte sobre um determinado tema. Isso tem dado à produção textual, em muitos casos, um caráter decisivo na aprovação do concursando, ou seja, quem quer passar num concurso deve ficar atento às estratégias para escrever um bom texto. O primeiro passo é entender a proposta. Fugir ao tema proposto significa anular a redação. Se o texto tiver perfeição gramatical mas não desenvolver o tema solicitado, a gramática de nada vai adiantar. Porém não são apenas esses fatores que merecem apreciação quando se objetiva uma boa nota em redação. Escrever com simplicidade é uma boa estratégia. É fundamental usar termos cujo

40

S et e m b ro e O u t u br o | 2 0 0 9

significado se domina. Querer impressionar com palavras bonitas ou desconhecidas pode ter efeito contrário. Outra estratégia interessante é criar frases curtas. Dessa forma, evita-se o risco de erros de concordância e não se tira a noção da estruturação frasal. Quem faz isso promove a concisão do texto, isto é, diz muito com poucas palavras. É importante dar uma atenção especial à coesão, já que ela é a ligação entre os elementos do texto. Um conector inadequado prejudica também a coerência. A leitura ajuda na ampliação do vocabulário, fator primordial para não repetir palavras. A repetição desgasta o texto e denota pobreza vocabular.

JOÃO MARIA DE LIMA (PROFJOAOMARIA@YAHOO.COM.BR)

Ainda quanto ao desgaste, deve-se ter cuidado com cacofonias e ambiguidades. A primeira é a formação de um som desagradável da junção de duas palavras (“sempre quito minhas dívidas”, por exemplo). A ambiguidade, problema de duplo sentido, pode invalidar todo o parágrafo. Nesse aspecto, o pronome “seu” é campeão em frases ambíguas. Nunca é demais lembrar que recorrer a gírias, palavras chulas e estrangeirismos é prejudicial à redação. Depois dessas observações, é preciso entender que o conteúdo do texto precisa ser rico, substancial e convincente. Fuja de modismos. Leia muito. A redação está aí. Transforme-a numa aliada.


MERCADO

SÃO NOS DETALHES QUE FICAM AS LEMBRANÇAS Em Natal, a cada dia, as turmas investem mais na decoração, e fazem com que a festa vire uma grande produção, nos detalhes, na animação e claro na decoração. Para isso os profissionais indicados são decoradores, arquitetos ou designes de interiores. São deles as grandes ideias, que irão fazer a sua festa ficar na lembrança da turma, amigos e familiares. O decorador Clodualdo Bahia confessa que a decoração é responsável pela emoção da festa. “Através dela alcançamos várias sensações: glamour, aconchego e romantismo”, explica o decorador, que acrescenta que o ambiente pode ser completamente transformado conforme a vontade do cliente. Personalizar o evento para trazer mais vida, alegria e beleza à festa é o lema que a

arquiteta Danielle Canuto usa para suas decorações em festas de formaturas. “Utilizo elementos que possam identificar o curso e personalizo a decoração”, explica. Para Ysnara Almeida, que atua no ramo da decoração, é importante agregar beleza, harmonia e bem-estar à concretização de um sonho. "Em minha decoração eu crio um ambiente adequado ao perfil dos formandos”, relata a arquiteta, que usa fotos da turma ou individual como adereços decorativos para o grande dia. A dica para uma boa decoração é que as turmas precisam se preocupar em procurar os melhores profissionais. Já que são os decoradores que trarão qualidade e criatividade ao evento. WELINGTON BARBOSA

A DECORAÇÃO É O GRANDE DIFERENCIAL DE UMA FESTA DE FORMATURA, É O TRUNFO PARA O CHARME ESPECIAL DO EVENTO E A ARTE QUE O DEIXA COM O ESTILO DA TURMA

"ATRAVÉS DA DECORAÇÃO ALCANÇAMOS VÁRIAS SENSAÇÕES: GLAMOUR, ACONCHEGO E ROMANTISMO" DECORAÇÃO CLODUALDO BAHIA

42

S et e m b ro e O u t u br o | 2 0 0 9


YEIKE RIBEIRO

"UTILIZO ELEMENTOS QUE POSSAM IDENTIFICAR O CURSO E PERSONALIZO A DECORAÇÃO"

CEDIDA

DECORAÇÃO DANIELLE CANUTO

"EM MINHA DECORAÇÃO EU CRIO UM AMBIENTE ADEQUADO AO PERFIL DOS FORMANDOS" DECORAÇÃO YSNARA ALMEIDA

Setem br o e Ou tu bro | 2 0 0 9

43


INFORME PUBLICITÁRIO

DARLAN MAIA E ADALBERTO NICÁCIO À FRENTE DA EMPRESA

TECNOLOGIA DE PONTA, EFICIÊNCIA E QUALIDADE DE IMPRESSÃO

A SERVIÇO DOS UNIVERSITÁRIOS RECURSOS TECNOLÓGICOS PERMITEM EXCELÊNCIA NAS IMPRESSÕES A TopGráfica foi fundada em janeiro de 2006 e desde então é referência na realização de serviços gráficos. Com tecnologia de ponta, as impressões são divididas pelas tiragens e podem ser feitas a laser, off-set, digital e serigrafia. Trabalhos com banners, painéis, impressões em tecidos, plásticos, lonas e PVC são realizados na gráfica que é conhecida pelo atendimento a estudantes e seus famosos trabalhos universitários. Para Adalberto Nicácio, um dos proprietários, o atendimento especializado somado a uma equipe com 11 integrantes, que munida

com máquinas de alta definição forma um conjunto de excelência e rapidez na entrega de trabalhos que em grande parte exige curto prazo para entrega. “A facilidade de negociação em formas de pagamento e prazos de entrega contam também como um diferencial da TopGráfica”, reforça. Para o cumprimento dos prazos é necessário uma logística que atenda as necessidades dos clientes sem sobrecarregar a equipe e as máquinas. Os universitários sempre estão com prazo apertado e estipulam a data de entrega de acordo com suas necessidades, como é o caso das monografias. Em geral, são os trabalhos de conclusão de curso os mais realizados pela gráfica, mas outro tipo de serviço realizados para os universitários são os materiais desenvolvidos para divulgação das calouradas como cartazes, senhas, panfletos e rifas. Adalberto ainda informa que os estu-

dantes “sempre contam como apoio da TopGráfica como parceira dos universitários”. Nos últimos anos a qualidade da impressão e a rapidez das máquinas merecem destaque na melhora da qualidade dos trabalhos e isso fez com que os clientes exigissem maior qualidade. Para Adalberto, as exigências não param por aí. “Quando o universitário ingressa no mercado de trabalho ele continua a exigir sempre uma inovação tecnológica para ter um trabalho diferenciado dos demais”. Vale salientar que o público que utiliza os serviços gráficos da TopGráfica é variado e devido o serviço oferecido abranger um leque de variedades, não existe um tipo específico de trabalho mais solicitado, no entanto Adalberto informa existir uma grande procura cartões de visitas, panfletos, folders, cartazes e senhas.

SERVIÇO TopGráfica & Copiadora Rua: Mossoró, 384, Loja 03 - Tirol Fone: (84) 3201.1232 - 3344.3151

44

S et e m b ro e O u t u br o | 2 0 0 9


FIQUEI SABENDO

JOVENS RECORREM AOS SEBOS POR TER UM CUSTO MAIS BAIXO, OS SEBOS SÃO CONSIDERADOS ATRATIVOS PARA OS UNIVERSITÁRIOS Sebo ou alfarrabista é o nome popular blico que frequenta o sebo é bem variado. dado a livrarias que compram, vendem e “Recebemos do analista ao engenheiro, estutrocam livros usados. Lá é possível encontrar dantes de todas as classes sociais, crianças que raridades, publicações de outros séculos e procuram gibis e colecionadores em busca de histórias carregadas de influências da época, raridades, além de possuir um público fiel, ou seja, obras que devem ser preservadas pela que são os estudantes que pretendem prestar sua importância. Estima-se que existem apro- algum tipo de concurso”, ressalta Ronaldo. Ronaldo fala ainda que, no início do ano ximadamente 15 sebos em Natal, que são bastante frequentados por curiosos, estudiosos letivo o sebo é muito frequentado pelos pais e alunos. “Os pais procuram muito os sebos e colecionadores. O empresário Jácio Torres, do Sebo Cata por considerarem uma forma de economizar Livros, conta que começou a trabalhar neste na hora da compra do material escolar. Os segmento há mais de 30 anos, quando sua loja livros mais procurados pelos jovens alunos (atualmente na Av. Xavier da Silveira) era no são: Harry Potter, Senhor dos Anéis, Código da Vinci, entre outros”, Alecrim, em frente ao ci"PARA QUEM GOSTA DE complementa o proprienema São Luiz. “De lá para tário do Sebo Rio Brancá muita coisa mudou. O LER E NÃO TEM MUITO co. Ele acrescenta que o povo começou a procurar DINHEIRO É UMA ÓTIMA Sebo Rio Branco lançou mais os sebos, pois antigaFORMA DE ECONOMIZAR. um projeto há três anos mente existia a questão da que se chama: “Ação discriminação”, conta o EU RECOMENDO" Natal Verde”, em que já empresário. Ele revela que os preços dos livros, na maioria das vezes, foram plantadas, nos principais canteiros da chegam a ser três vezes mais barato que em cidade, três mil mudas de árvores. O estudante do oitavo período de Jornauma livraria e que boa parte dos livros estão lismo da UFRN Fábio Farias frequenta os sebos em perfeitas condições. Quando questionado sobre a profissão, ele há três anos e comenta que recorre a eles para disse que para trabalhar no ramo é preciso procurar uma publicação mais antiga ou quangostar de livros. É um trabalho como outro do dispõe de pouco dinheiro para comprar em qualquer, legalizado. “Além de representar livrarias. “Concordo que os sebos sejam lugares uma economia, o sebo pode ser considerado onde é possível encontrar bons livros com uma empresa ecologicamente correta, uma preços acessíveis, além de outras raridades vez que trabalha com a reutilização dos livros, como: cds, vinis e revistas. Para quem gosta de ler e não tem muito dinheiro é uma ótima material que poderia estar no lixo”, finaliza. De acordo com o proprietário do Sebo forma de economizar. Frequento sebos reguRio Branco, Ronaldo Gurgel, o perfil do pú- larmente e recomendo”, conclui o estudante.

46

S et e m b ro e O u t u br o | 2 0 0 9

FÁBIO FARIAS ADERIU AOS SEBOS HÁ TRÊS ANOS

RONALDO GURGEL DISTRIBUI MUDAS PARA CLIENTES

CURIOSIDADE Dizem que a origem do nome sebo vem da época em que não se existia eletricidade, em que as pessoas liam a luz de velas. Pela proximidade dos livros com as velas, as páginas ficavam engorduradas, ensebadas.



Edição 14