Issuu on Google+

em foco

UCB » Fique Por Dentro

» ÚLTIMAS

Aula Magna - Cidadania: O Poder da Reciclagem A Universidade Católica se prepara para diálogo em torno do lixo do DF com uma aula magna de cidadania e reciclagem

N

a manhã do dia 2 de março, a Universidade Católica de Brasília promove o Dia da Cidadania e abre seus portões para estudantes, professores e funcionários participarem da Aula Magna de Cidadania, trazendo temas relevantes para a vida e para a organização da sociedade, no que diz respeito à reciclagem e aos resíduos produzidos na Capital Federal. Com o tema: Reciclagem e Cidadania, a UCB, A SEDEST e a comunidade atuante nas cooperativas de materiais recicláveis do DF se reúnem para pensar alternativas para a seleção e reciclagem. Tanto a Universidade, quanto a comunidade das cooperativas de materiais recicláveis, realizarão, juntas, as atividades em torno do tema. “Será uma partilha de saberes. Não se trata de uma ação da Universidade para a comunidade, e sim, uma ação da

Ano III- Nº108 Boletim eletrônico da Universidade Católica de Brasília 15 a 21 de fevereiro de 2013

Universidade com essa comunidade”, afirma o Pró-Reitor de Extensão da UCB, professor Jorge Hamilton. O representante do Movimento Nacional dos Catadores, Rônei Alves Silva, aluno o 6º semestre de Direito na UCB fala que a Universidade o fez sonhar quando ele passou no vestibular, em 2006, e que esse evento será uma oportunidade única de esperança para os catadores do DF. “Eles não têm sonhos e precisam sonhar. Precisam acreditar podemos construir algo bom para nossos filhos e netos, que podemos e devemos vencer”, ressaltou Rônei. Participe! Ajude a pensar em novas alternativas para a seleção de resíduos para a reciclagem no dia da cidadania. Os voluntários terão o certificado de atividade complementar de 8h.

Acolhida 2013 De 4 a 8 de fevereiro, os professores e colaboradores foram acolhidos pela Universidade. Durante esse período, a Reitoria preparou a programação de acolhimento e envolveu a todos em um clima de reencontro, renovação de compromisso e falou da importância de cada um no processo de construção de um semestre letivo proveitoso.

Campanha da Fraternidade Sábado (02/02), a Arquidiocese de Brasília realizou o Encontro de Formação para a Campanha da Fraternidade 2013, na UCB. A abertura do evento foi feita pelo professor Ricardo Spindola Mariz, Reitor da Católica de Brasília, que ressaltou os efeitos positivos da atenção da Igreja voltada para a juventude brasileira.


em foco

UCB

Ano III - Nº108 - 15 a 21 de favereiro 2013

Universidade Católica de Brasília

I

» Imagem Destaque Foto: Lucimar Bento

Visita de Nossa Senhora da Sapientiae: O ícone estará exposto na Católica de Brasília até o dia 22/02.

» Oportunidades Projeto Alfabetização Cidadã Inscrições abertas até o dia 28/02 para os cursos de Alfabetização de Jovens e Adultos. As mesmas podem ser feitas no Bloco L, sala 19, Campus I. Os interessados devem trazer: cópia da carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e de renda. A renda familiar não pode ultrapassar a R$ 400,00 por pessoa. Vagas para Alfabetizadores Também estão abertas as Inscrições para alfabetizadores em diversas cidades. Será fornecido uma bolsa auxílio de R$ 300,00 para ministrar aulas três dias na semana, com carga horária de 2h30min, por dia. Interessados dirigir-se à sala L -19, e preencher a ficha de cadastro. Sobre as inscrições entrar em contato com o Projeto Alfabetização Cidadã: (61) 3356-9162

» Você Sabia?

» Dica Cultural

Permacultura Exposição: Jardins Permaculturais Mostrar ao público um diferente olhar sobre a beleza e a importância educativa dos jardins que seguem os princípios da Permacultura é o principal objetivo da exposição “Jardins Permaculturais”. São 50 fotos de diferentes jardins construídos em vários ambientes e instituições de autoria do fotógrafo Salveci dos Santos, da Presidência da República/Novacap e da bióloga e educadora agroecológica, Vanusa Freitas, da Secretaria de Estado de Educação do DF. Visitação: Data: 14 de fevereiro a 07 de março Hotário: 07h10 as 22h40 Local: Espaço Cultural da Biblioteca Central.

Mais informações www. u cb.br | c o munic ac a o @ u cb . b r | 61 3 3 5 6- 92 7 8

A Permacultura surgiu na década de 70, e foi criada pelos ecologistas Bill Mollison e David Holmgren. Eles pregavam a cultura da sustentabilidade ecológica ligada à criatividade da natureza. Por isso, essas práticas ecológicas podem ser utilizadas para criar e até mesmo melhorar os esforços realizados pelos indivíduos e comunidades visando sempre a sustentabilidade. O objetivo principal é projetar um ambiente produtivo com estética e harmonia que integre as plantas, animais, construções e pessoas. Tudo em prol da sustantabilidade. Sendo este um método de estabelecer hábitos e costumes de vida ecológica havendo assim, uma integração total com o meio ambiente.

Católica na mídia @catolica

/catolicadebrasilia

/universidadecatolicadebrasilia


UCB em Foco