W. W. da Matta e Silva - Umbanda de Todos Nós

Page 60

Os Sete Espíritos de Deus coordenam essas vibrações que regem o movimento no Cosmos para todos os sistemas planetários, ou seja, do original, o Universo Máter (esta definição está “clara e hermética”. Depende do evolutivo de quem a leia). Quanto à palavra Orixá, queremos que fique bem claro ao leitor e umbandista, que identifica realmente o espírito que tem UMA CHEFIA. Assim admitiam também os próprios africanos que viveram no Brasil e têm dado margem às mais disparatadas opiniões, por desconhecerem o significado real da palavra, pois, para os africanos, o Orixá podia ser, também, um espírito superior (um guia) que invocavam com cânticos e palmas, até a sua “manifestação”, isto é, sua incorporação nos “médiuns” dos seus terreiros ou candomblés. Este Orixá era expoente de uma força da natureza, de uma divindade. Vamos recorrer, mais uma vez, a Nina Rodrigues (pág. 376): “Mostrei, no „Animisme Fetichiste‟, que a missa do sétimo ou do trigésimo dia do falecimento de uma „filha de santo‟ ou melhor, de „pai ou mãe de terreiro‟, constitui um misto de práticas africanas e católicas. À missa católica, segue-se o candomblé funerário, em que se invoca o morto para conhecer suas deliberações últimas. A manifestação do espírito, ou é a do próprio morto, ou a do Orixá a que ele era votado e reproduz um dos “estados de santo” comuns. Se o Orixá não encontra quem aceite as responsabilidades de prosseguir no culto que dirigia o morto, ou se não acha, nos presentes, alguém digno dessa honra, as insígnias e ornamentos, os ídolos e seus altares são levados, a horas mortas, em misteriosa procissão, a uma água corrente, a fim de que o regato, rio ou maré vazante os conduzam à África, onde, estão certos, os negros, infalivelmente irão ter...”44 44. Ver “Os Africanos no Brasil”, de Nina Rodrigues.

Cremos que, pelo exposto, a concepção sobre Orixá não era, exclusivamente, a de um Deus ou a própria força divinizada da natureza que vinha se “manifestar, incorporar”. Agora que situamos bem o que são Vibrações, Linhas e Orixás, vamos determinar o sentido real da palavra Orixá. Esta palavra, que é ORISHÁ ou ORISÁ, foi por contração, extraída da primitiva ORISHALÁ ou ORISA-NLÁ e tem sua origem nas línguas Árabes, Persa, Egípcia, Sânscrita, Vatan ou Adâmica etc., que havia chegado à raça negra, de outros povos, especialmente dos Árabes... assim ela foi abreviada para melhor aferir na pronúncia (o S yorubano ou nagô tem o som de CH ou X), e vejamos então o que ela traduzia pela original ORISHALÁ ou ORISA-NLÁ ou ainda suas


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.