Jan Van Rijckenborgh - Filosofia Elementar da Rosa-Cruz Moderna

Page 92

Fn.osuFtA Et.EMENTAR DA RosACRllz MonFRNA

Podemos imaginar que o aspecto de nossa terra durante o período atlante deveria ser mudado no aspecto do período ariano, pela dialética natural. Podemos também imaginar como os regentes do nosso destino fazem uso dessas mudanças de condições para ensinar aos homens uma nova lição, para lhes revelar urna nova possibilidade, a fim de ensiná-los a seguir o caminho que leva à casa original, o reino dos céus. Porém, também podemos admitir que, diante do estado pecaminoso dos homens, a mudança da dialéti{·a natural poderia ser empregada como punição, como profundo obscurecimento, como extinção da consciência ímpia, como um "sorvo de esquecimento"!. Para o pecador, o novo ambiente poderia ser uma página em branco. um novo começo. A mudança da dialética natural poderia ser também um portal de renovação. Dessa forma, podemos imaginar dois desenvolvimentos: um para o grupo da humanidade que não tomou parte no grande pecado ocorrido no período atlante e outro para o grupo pecador. Estes dois processos realmente existem. Atualmente vivemos no período ariano. Parte da humanidade trazida a este período com um sorvo de esquecimento vive nesta época em conseqüência do erro na Atlântida. Outra parte recebeu novas e grandes possibilidades. Por isso falamos de uma era ariana, que significa literalmente "período de santificação". Um verdadeiro ariano é um santo: alguém que, com o auxilio da dialética natural, atravessa o portal da eternidade, do verdadeiro reino. Nossos orientalistas chamaram todos os europeus de arianos. Este erro tornou-se uma idéia tão insana entre

100

I

1 RI.JCKE"BniKiH, J.v .• As r~úpcias alqrdmica.< de Christian Rosenkreuz. São Paulo, Lectorium Rosicru<"ianum, 199~. t. I.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.