Jan Van Rijckenborgh - A Gnosis Original Egipcia - Tomo 2

Page 237

tUm o seu senhor; meu filho. Porque, se ao desordenado falta a essência da ordem, ele, não obstante, está sujeito Aquele que ainda não impôs sua ordem sobre ele.

18. O, pudesse ser· te dada a faculdade de elevar-te como sobre asas ao espaço e lá olhar, entre o céu e a Terra, o corpo sólido da Terra e a extensa movimentação do mar, os cursos fluentes dos rios, e livre movimento do ar, a veemência do fogo, a marcha dos astros, a velocidade da abóbada celeste, e o curso do universo que gira ao redor de todos eles.

19. Ah! meu filho, como essa visão é plena de graça, quando se contemplam todas essas coisas como num relampejar: como o imóvel é posto em movimento e o invislvel se manifesta nas obras que Ele criou e através delas! Tal é a ordenação da Criação, a qual é o hino de louvor da ordem.

20. Se quiseres contemplar a Deus nos seres mortais e através deles, que estão sobre a Terra e abaixo dela, considera então, meu filho, como o homem é formado no seio materno; examina cuidadosamente o artesanato dessa gênese e aprende quem é o construtor dessa bela e divina imagem do homem.

21 . Quem moldou a forma esférica dos olhos? Quem perfurou as aberturas das narinas e das orelhas? Quem fez a abertura da boca? Quem esticou as redes dos músculos e dos nervos e as fixou no corpo? 242


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.