Page 1

6IPEX{VMS7SGMEP 


Expediente Diretora Executiva: Silvia Zanotti Magalhães Gerente de Programas e Projetos: Paula Crenn Pisaneschi Coordenadora de Comunicação e Mobilização de Recursos: Vanessa Kneip Analista Administrativo Financeiro: Jonas Moreira Batista Analista de Projetos e Voluntariado: Daniel Vasserman Analista de Projetos da Primeira Infância: Alana Dias Carvalho Estagiárias: Amanda Moreira e Franciele Oliveira Redação: Camila Pinheiro Fotos: Divulgação/UWB Projeto Gráfico e Diagramação: Tatiana Rodrigues (Monographic Design)

2

United Way Brasil


Sumário 1. Mensagem aos leitores __________________________

4

2. Nossa história _________________________________

5

3. United Way Brasil ______________________________

6

7

Nossa Causa _______________________________

Governança corporativa _____________________

Conselho _____________________________

Auditoria _____________________________

Missão, visão e valores ______________________

Perfil da organização _______________________

7 7 7 7

8

Investidor Social _____________________

10

Fomento do voluntariado _______________

10

Fundo Comum ________________________

Números da organização ____________________

10 13

4. Programas e Projetos __________________________

15

16

Crescer aprendendo (Primeira infância) _______

Crescer Brincando _____________________ Crescer Lendo ________________________

18

Formação de Jovens ___________________

21

Competências para a vida (Juventude) _________

15

20

Nova geração de cientistas ______________

23

5. Instituições beneficiadas _______________________

25

6. Empresas participantes _________________________

27

7. Balanço Patrimonial ___________________________

28

3


1. Mensagem aos leitores

Assumi a presidência do conselho da United Way Brasil em novembro de 2014. Eu já havia me envolvido com atividades ligadas ao voluntariado e investimento social durante minha carreira na O-I, já que esse é um forte valor de nossa companhia. No entanto, assumir a liderança do conselho tem sido uma experiência de grande aprendizado. Nos últimos anos a United Way Brasil tem se fortalecido e crescido no Brasil, levando educação de qualidade para milhares de crianças e jovens. Como presidente do conselho da United Way Brasil e presidente da O-I no Brasil uso minha liderança para engajar nossos colaboradores nos projetos de transformação social que desenvolvemos em parceria com a United Way Brasil. Acredito que abrir a possibilidade para que os colaboradores se voluntariem nas ações de transformação social e sejam coinvestidores dos projetos (já que para cada real doado pelo colaborador a O-I doa mais um real) são maneiras efetivas de exercer a responsabilidade social da companhia e mostrar para os colaboradores uma maneira pratica de exercer sua cidadania e participação social. Melhorar as comunidades onde vivemos e trabalhamos é um processo que definitivamente beneficia também a empresa. Estamos gerando melhores oportunidades de desenvolvimento para crianças e jovens de bairros pobres do nosso pais e com isso temos o potencial de gerarmos uma força de trabalho mais competitiva e uma economia mais sólida.

4

Como presidente do conselho também tenho a oportunidade de divulgar o bom trabalho que estamos desenvolvendo para que outras empresas possam também se unir à United Way Brasil e assim conseguirmos atingir nossa visão, construindo um país mais justo onde todas as pessoas e famílias possam alcançar seu máximo potencial. Nosso relatório de atividades descreve os principais avanços de 2014. Espero que você goste e também se torne um investidor social. Rildo Lima Presidente do Conselho Deliberativo da United Way Brasil


2. Nossa história

1887

2001 2002

Surge o movimento United Way nos Estados Unidos, na cidade de Denver, Colorado. Tudo começou quando uma assistente social, um rabino, dois pastores e um padre católico desenvolveram uma estratégia colaborativa de trabalho social nas comunidades a fim de alcançarem uma transformação mais efetiva e duradoura. Atualmente, a United Way é considerada a maior rede de filantropia do mundo, atua em 42 países e mobiliza anualmente 9.6 milhões de investidores sociais, 2.6 milhões de voluntários e US$ 5.3 bilhões. A United Way inicia suas atividades no Brasil com o nome de Associação Caminhando Juntos. A organização foi fundada por líderes empresariais que tinham como objetivo trazer a filosofia do movimento United Way para o país. (Empresas fundadoras: Alcoa, Dupont, EDS, Enron, Grupo Lund, JP Morgan, Instituto Ayrton Senna, Morgan Stanley, Pinheiro Neto Advogados, P&G, Timken Transway e Rohm Haas). Início das campanhas de investidores sociais junto aos colaboradores nas empresas.

2003

Criação do Programa de Capacitação de Jovens. Início da “Mentoria de Inglês”. Apoio ao “Projeto do Coração” voltado a reformas em organizações indicadas por colaboradores.

2005

Início das Mentorias “Investir Vale a Pena” e “Agindo Juntos”. Ampliação da “Mentoria de Inglês” para a cidade de Campinas. Promoção do 1º Ciclo do Intercâmbio de “Boas Práticas”.

2008

Associação Caminhando Juntos adota a identidade internacional “United Way Brasil”. Ampliação das Mentorias para outras cidades do interior de São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba. Realização do 4º Ciclo de Intercâmbio de “Boas Práticas”.

2009

Desenvolvimento de projetos voltados para a Primeira Infância e sistematização de metodologias para multiplicação do Programa de Capacitação de Jovens. Ampliação das Mentorias para Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, Cotia e Ribeirão Preto.

5


2010 2011 2012 2013 2014

A United Way Brasil inicia seu processo de alinhamento mundial, resgatando sua história de origem: mobilizar pessoas e recursos em torno do bem comum. Criação do Fundo Comum para investimentos sociais de impacto nas comunidades locais. Definição da temática Educação como pilar chave dos projetos da United Way no Brasil. Lançamento da campanha Crescer Aprendendo, inspirada no Born Learning, para estimular o aprendizado durante a Primeira Infância. A iniciativa foi desenvolvida nos EUA em 2005 para incentivar pais e comunidade a participarem ativamente da formação das crianças. O programa voltado para a Juventude ganha o nome de “Competência para Vida” e amplia a formação de jovens para outras áreas do conhecimento: mídias digitais, empreendedorismo, finanças, recursos humanos e contabilidade. Consolidação da Mentoria Student United Way Brasil, metodologia baseada no programa da United Way Worldwide, que mobiliza jovens para o desenvolvimento de projetos de transformação social nas comunidades locais. Crescer Aprendendo se consolida como um programa e se torna uma importante estratégia de atuação. A United Way Brasil expande sua atuação para 27 cidades em 9 Estados: PE, BA, MG, RJ, SP, RS, SC, PR e AM.

3. United Way Brasil

Cidades de atuação da United Way Brasil:

Amazonas Manaus Pernambuco Goiana Bahia Salvador, Feira de Santana Minas Gerais Betim

Paraná Curitiba

Santa Catarina Otacílio Costa, Correia Pinto, Lages

6

Rio Grande do Sul São Leopoldo

Rio de Janeiro Queimados, Itatiaia, Rio de Janeiro e Guapimirim

São Paulo Campinas, Sorocaba, Ribeirão Preto, São José, Barueri, Sumaré, Hortolândia, Itapetininga, Louveira, Paulínia, Suzano, Vinhedo, Jundiaí


Nossa Causa

Conectar empresas, ONGs, instituições sociais, governo, sociedade e mobilizar voluntários em prol da educação de crianças e jovens do Brasil.

Governança corporativa A Governança Corporativa é um dos pilares mais importantes da United Way Brasil. Desde sua fundação, conta com um Conselho formado por dirigentes voluntários de empresas associadas e especialistas nas temáticas sociais que se reúnem periodicamente para tratar sobre os temas estratégicos da instituição.

Conselho Deliberativo Presidente Andrés Lopes, Owens Illinois América Latina (Jan a Out/2014) Rildo Lima, Owens Illinois Américas (Nov/2014 - Atual) Vice-Presidente Miguel Alvarez, Owens-Illinois Brasil Conselheiros Alberto Carvalho, P&G Anna Penido, Inspirare Eduardo Queiroz, Fundação Maria Cecília Souto Vidigal Fábio Cornibert, consultor Fernando Paiva, Otima Gabriela Onofre, P&G John Julio Jansen, DuPont José Varella, 3M Marcelo Tambascia, 3M Marília S. Meneghisse, Ecolab Mark Vogt, PwC

Missão

Mobilizar as capacidades humanas, financeiras e materiais das empresas, indivíduos e poder público, através do voluntariado, educação e geração de renda.

Visão

Trabalhamos para um Brasil onde todas as pessoas e famílias atinjam seu potencial máximo de desenvolvimento e qualidade de vida.

Conselho Fiscal Haroldo Leite, Morgan Stanley Diretora Executiva Silvia Zanotti Magalhães

Auditoria

A United Way Brasil tem suas demonstrações financeiras auditadas desde 2001 pela Deloitte, uma das maiores firmas de auditoria do mundo. Acreditamos que esse processo é muito relevante para mostrar o comprometimento da nossa organização com a transparência, eficiência e efetividade das ações, consolidando assim o compromisso com a missão e a visão da organização.

7


Perfil da Organização

A United Way Brasil (UWB) é uma organização social sem fins lucrativos com o título de OSCIP - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público - com sede em São Paulo. A essência do trabalho da UWB é engajar pessoas na causa da educação de crianças e jovens do Brasil por meio do Voluntariado Corporativo: investimento de tempo, expertise e recursos financeiros.

Conheça como funciona o voluntariado corporativo:

Empresa Associada

United Way Brasil

Colaborador da Empresa Associada

Instituição beneficiada Cada instituição beneficiada permanece no programa de voluntariado por um ciclo de três anos, período ideal para que os investimentos repassados pela UWB sejam utilizados para ações de longo prazo que potencializem o aprendizado das crianças, o desenvolvimento dos educadores e ampliem as oportunidades profissionais dos jovens por meio da participação no projeto de formação.

8


United Way Brasil

Empresa Associada

Colaborador da Empresa Associada

Instituição beneficiada

- Apoia a gestão do voluntariado da empresa parceira; - Defini os requisitos básicos para beneficiar instituições; - Indica e seleciona as instituições beneficiadas; - Apoia a implantação e qualificação dos comitês de voluntariado; - Orienta sobre as ações a serem executadas pelos programas de Primeira Infância e-ou Juventude; - Faz a gestão e prestação de contas do investimento social; - É a interlocutora entre a empresa associada e as instituições beneficiadas.

- Faz a gestão do Voluntariado: definição da estratégia e ações; - Realiza ações de engajamento e campanhas de adesão junto aos colaboradores em parceria com a United Way Brasil; - Mobiliza e faz toda a comunicação com os voluntários da empresa; - Viabiliza ações com participação dos voluntários; - Monitora os relatórios de evolução dos programas de Primeira Infância e-ou Juventude; - É responsável pelo relacionamento com a United Way Brasil; - Faz doação financeira mensal no mesmo valor doado por colaboradores por meio de folha de pagamento. - Participa presencialmente das ações externas realizadas pelo Programa de voluntariado da empresa; - Participa do Comitê do Programa de Voluntariado; - Envia sugestões, dúvidas; - Sorri, tem boa vontade, acrescenta seu conhecimento e felicidade; - Faz uma doação financeira mensal por meio de folha de pagamento para o investimento social nos programas de voluntariado. - Aceita receber os investimentos do Programa; - Aceita que os professores e crianças participem das ações do Programa; - Aceita realizar as melhorias apontadas pelo Programa; - Recebe as ações com participação dos voluntários; - Reporta os resultados qualitativos e quantitativos das ações por meio de relatório; - Indica jovens para o projeto de Formação da UWB.

9


Investidor Social Ser Investidor Social da United Way Brasil é mais que estar comprometido com uma doação financeira voluntária. É investir em programas e projetos que impactam diretamente a qualidade da educação de crianças e jovens do Brasil. A United Way Brasil acredita na união de esforços e realiza junto à empresa associada a Campanha do Investidor Social para apresentar os programas e seus resultados e engajar as pessoas na nossa causa. A cada R$ 1 doado pelo colaborador, a empresa doa mais R$ 1. A iniciativa possibilita que o colaborador se torne Investidor Social junto com sua empresa para transformar a comunidade local. Para cada real doado, R$0,85 são investidos na comunidade e o restante é destinado aos custos administrativos da UWB. Todo investimento realizado pelo colaborador é direcionado integralmente para as comunidades. O valor destinado aos custos administrativos são provenientes do matching das empresas. De acordo com as diretrizes da nossa Governança Coorporativa temos o compromisso de melhorar cada vez mais a nossa eficiência e a meta é limitar os gastos administrativos em até 10%. Em 2014, a UWB realizou a Campanha do Investidor Social em três parceiros associados: Owens Illinois, P&G e PwC. A UWB esteve em cada empresa durante uma semana e teve a oportunidade de mostrar os resultados dos programas e projetos aos colaboradores e engajá-los na causa social da instituição.

10

R$ 0,85 de cada real doado é investido na comunidade.

Fundo Comum Os programas de infância e juventude da United Way Brasil são custeados pelo Fundo Comum, formado pelos recursos de diferentes empresas e pessoas que investem na UWB, e por grants, vindos de fundações e companhias de fora do Brasil. Ao longo de cada ano, a UWB desenvolve seus projetos em regiões próximas das empresas investidoras. Essa lógica do Fundo permite elevar o impacto das ações e potencializar os investimentos em uma mesma direção, educação de crianças e jovens. Ao mesmo tempo, contempla o investidor com iniciativas em sua localidade, o que permite o acompanhamento do uso dos recursos, tanto pela empresa como por seus voluntários.

Fomento do voluntariado A United Way Brasil acredita no poder da conexão entre as pessoas e encoraja o trabalho voluntário em rede para transformar o cenário social do Brasil. Além dos seus Programas Sociais, apoia as empresas não associadas a realizarem seus projetos de responsabilidade social.


Projetos de fomento do voluntariado realizados em 2014 HP A HP realizou no mês de maio o Projeto Week of Service (Semana do Voluntariado). Na ocasião, 26 voluntários palestraram para 180 jovens sobre mercado de trabalho, tabagismo e doenças sexualmente transmissíveis. Os adolescentes são assistidos pela ONG CAMP SBC - Centro de Formação e Integração Social de São Bernardo do Campo, no município do Estado de São Paulo.

Intel Com o apoio da UWB, 70 voluntários da Intel desenvolveram atividades com 300 crianças atendidas pela Fundação Julita, localizada na zona sul de São Paulo, e ainda contribuíram para a melhoria do espaço físico. Entre as ações, plantio de árvores frutíferas, contação de histórias, teatro de sombras, jogos corporativos, pintura, manutenção de espaços e etc. No intuito de ajudar os jovens a conquistar uma oportunidade no mundo do trabalho, os voluntários simularam uma entrevista de emprego com 10 jovens também atendidos pela Julita.

Morgan Stanley Entre os meses de junho e julho, voluntários do Morgan Stanley, por meio da parceria com a UWB, beneficiaram 10 instituições sociais, impactando diretamente e indiretamente, uma média de 692 crianças e 800 jovens em situação de vulnerabilidade social da cidade de São Paulo. A ação celebrou o mês de Voluntariado no Morgan Stanley. Entre as atividades, a instalação de um laboratório de informática no Instituto Érgon para contribuir com a formação profissional de jovens aprendizes atendidos.

11


Formação de Comitês de Voluntariado nas empresas associadas e parceiras Entre os desafios da UWB em 2014, esteve a formação e o fortalecimento do Comitê de Voluntariado nas empresas associadas Owens IllinOis, P&G e Morgan Stanley e nas parceiras Avery Dennison, GVT, e Votorantim Cimentos. O Comitê de Voluntariado conduzido pela United Way tem como proposta aproximar colaboradores da comunidade, difundir e fortalecer a cultura do Voluntariado e engajar lideranças internas em prol da educação de crianças e jovens. O Comitê é geralmente formado por 8 a 15 pessoas de diversas áreas de atuação que demonstram na fala e nos olhos, a paixão pela causa social.

Dia “Viva Unido” Todos os anos, a United Way Worldwide mobiliza as unidades localizadas em 42 países para realizar o dia Viva Unido (Live United). A United Way Brasil comemorou o Dia Viva Unido em 2014, no mês de novembro, reunindo pessoas de diferentes empresas e organizações para uma ação coletiva de voluntariado no CEI Jardim Souza, localizado na zona sul de São Paulo. As atividades escolhidas foram definidas a partir do projeto Escuta das Crianças que a UWB realizou ao longo do ano, no qual foi possível identificar o sonho das crianças para a escola no intuito de melhorar o processo educativo da creche. Em oito horas de ação, 20 voluntários transformaram o CEI Jardim Souza. Novos brinquedos, nova pintura, mais possibilidades para novas brincadeiras. Empresas e organizações que participaram do dia Viva Unido 2014: General Motors, DuPont, Holcim, Queijo Bel Brasil, Fundação Nestlé e rede GIFE.

12

“Foi um dia muito inspirador! Aprendi

coisas novas e conheci pessoas bacanas. Vi a carinha de alegria das crianças

quando elas viram o que nós fizemos

e percebi que podemos sim fazer a

diferença. Espero muito poder participar

novamente de outras atividades” Ricardo Ebel, Marketing Manager

da Queijo Bel Brasil


Números da Organização

Mobilização de pessoas e recursos em 2014:

1.093

8.416

voluntários

horas de voluntariado

mais de

R$2.2

2.000

investidores sociais

milhões de reais

Impacto social em 2014

20.067 crianças 4.879 jovens 2.311 profissionais 6.698 familiares 89 escolas 44

da educação

ONG´s

Investimento social por programa

Crescer Apredendo (Primeira Infância)

62%

Fomento do

9% Voluntariado

Competências para a vida (Juventude)

29%

13


14

United Way Brasil


4. Programas e Projetos

Programa Crescer Aprendendo (Primeira Infância) O Crescer Aprendendo tem como objetivo desenvolver nas crianças de 0 a 6 anos habilidades motoras, sociais e cognitivas. O Programa foi inspirado no Born Learning, metodologia utilizada desde 2005 pela United Way Worldwide para apoiar o desenvolvimento das crianças de comunidades carentes. A United Way Brasil realizou, em 2014, dois projetos para essa faixa etária: o Crescer Brincando e o Crescer Lendo.

Estratégias de Intervenção

Formação de pais e profissionais da educação para atuarem com crianças Orientar os pais e capacitar os profissionais da educação para desenvolver ao máximo o potencial das crianças das creches públicas.

Escuta das crianças e da comunidades Realização de diagnóstico com os pais, professores e crianças para entender o que os mobiliza e quais são as suas necessidades e sonhos.

Melhoria dos espaços físicos das escolas/ comunidades Organização de ações voluntárias com empresas parceiras para realizar o sonho das crianças e da comunidade diagnosticado na Escuta.

15


Crescer Brincando O Crescer Brincando oferece capacitação continuada aos profissionais da educação no intuito de fortalecer as atividades lúdicas como recursos de prática educativa nas salas de aula da educação infantil. O projeto iniciou em 2013 com a temática ‘Artes’ e continuou em 2014 tratando sobre ‘Arte, Espaço e Brincadeiras’. Participaram da iniciativa 2.059 profissionais, entre eles, diretores, coordenadores e professores, de 54 CEIs, do Estado de São Paulo. A formação foi coordenada pela equipe técnica do Avisa Lá, instituição parceira da UWB no desafio de aprimorar a prática pedagógica das redes públicas de educação infantil. Na formação com os diretores, foram realizadas visitas a outras instituições com objetivo de vivenciar novos ambientes que tragam elementos de formação e ampliem a visão cultural. Com as coordenadoras, foram estimuladas discussões sobre a organização do espaço para promover um ambiente rico em aprendizagens. Os professores tiveram acesso a diferentes estudos que facilitaram a compreensão sobre a linguagem do brincar como a capacidade de imaginar da criança e se relacionar com o mundo.

16

O Escuta das Cria nças ap resultad resento os tão u expressiv fo i rep os que licado e m mais q creches uatro do Ce ntro So Parelhe cial d iros. A e decisão d iretora fo i da pe dagó g ica, R Greg io, osemar y que id entifico oportun u uma idade de pote os efeit ncializa os do p r rojeto e e ducaçã m pro l o de cr d a ianças p equenas.

Ainda em 2014, uma nova iniciativa foi implementada na temática do Crescer Brincando, o projeto Escuta das Crianças, desenvolvido para ajudar as escolas a aprimorarem seu projeto pedagógico por meio de um diagnóstico que contempla necessidades, opiniões e desejos das crianças. Ao final do projeto de Formação de Professores, os participantes das instituições Lar Afeto e ARCA- Associação de Responsabilidade Cristã e Assistencial, localizadas na região de Vinhedo, São Paulo, produziram um Guia de Atividades contemplando os aprendizados adquiridos. O objetivo foi disseminar o conhecimento entre os demais educadores e ajudá-los no planejamento de atividades lúdicas e recreativas para as crianças.


O projeto envolveu 47 educadores de quatro creches da cidade de São Paulo - CEI Jardim Souza, CEI Casa da Criança, CECI Herdeiros do Futuro e CEI São Norberto. A CriaCidade foi a parceira técnica da UWB para a formação dos profissionais e diagnóstico.

Impacto social do Crescer Brincando 8.573 crianças 6.357 familiares 2.059 Profissionais da Educação 54 escolas 2 ONGs 250 voluntários

17


Crescer Lendo

Um novo parceiro somou esforços com a United Way Brasil em prol da educação de crianças pequenas em 2014. A Klabin, maior produtora de papéis para embalagens do Brasil, por meio de recursos do BNDES, apoiou o Crescer Lendo. O projeto desenvolvido com o objetivo de fortalecer o contato dos pequenos com os livros impactou a realidade de 1.680 crianças e 252 profissionais de educação em nove cidades do Brasil. O projeto contou com a parceria da Secretaria de Educação de cada município: Betim (MG), Guapimirim (RJ), Feira de Santana (BA), Otacílio Costa (SC), Correia Pinto (SC), Lages (SC), Jundiaí (SP), GOiana (PE) e São Leopoldo (RS). Para a UWB, o projeto significou a oportunidade de levar nossa metodologia para várias localidades do país por meio da educação à distância, o que potencializou o número de crianças atendidas. O Crescer Lendo contemplou três frentes de atuação: a formação continuada de profissionais da educação infantil e corpo técnico das Secretarias sobre como inserir a literatura na rotina das escolas; atuação voluntária dos colaboradores da Klabin e pais das crianças na atividade de contação de história e instalação dos Cantinhos de Leitura e doação de um acervo de qualidade (430 títulos) em dez escolas infantis para servir de referência para as escolas dos municípios. O Projeto superou a estimativa de público-alvo atingido. De uma estimativa inicial de 900 crianças, o projeto beneficiou 1.680 crianças em nove municípios. Nas escolas, os livros que antes ficavam guardados, já são oferecidos como parte da rotina das crianças e livros sem qualidade não são mais disponibilizados.

“A formação mostrou uma nova maneira de encarar a leitura em sala de aula. A literatura infantil ganhou um sentindo maior na vida das crianças aqui na escola. Contar histórias é agora uma prática diária que faz parte do processo educativo” Sônia Maria Ferreira

Centro Infantil Municipal em Betim, MG

18


Crescer Lendo lançou plataforma online que potencializará o número de crianças beneficiadas A United Way Brasil em parceria com o Instituto Avisá Lá desenvolveu uma plataforma virtual (http:// www.crescerlendo.org/) para a formação dos educadores da rede pública do Projeto Crescer Lendo. A metodologia online será replicada em outros projetos educacionais da UWB em 2015, o que possibilitará potencializar o número de pessoas capacitadas e qualificadas no cenário da educação infantil no país.

“O método à distância facilitou a interação com participantes de diferentes estados e enriqueceu a troca de informações, o que contribuiu para o meu aprendizado” Angélica Aparecida Rosa

Participante e professora da CEI Catarina

A formação foi dividida em cinco módulos. O primeiro apresentou a plataforma aos participantes. O segundo, “Ler histórias na educação infantil”, tratou da importância dessa atividade na primeira infância e as maneiras de incentivá-la. No terceiro, “Organização do ambiente para a leitura”, falou-se das melhores maneiras de criar cantos de leitura atrativos para as crianças. A seguir, veio “Ler e contar histórias”, que apresentou ferramentas para incentivar o contato dos pequenos com a literatura. O curso terminou com o módulo “Um olhar para o acervo: critérios de escolha e propostas de circulação dos livros”. Cada etapa incluía discussões temáticas semanais, de modo que o curso todo durou 24 semanas.

Fuhrmann, em Otacílio Costa - SC

10 escolas ganharam

Cantinhos de Leitura que se tornaram referência no município

Impacto social do Crescer Lendo 1.680 crianças 139 familiares

252 Profissionais da Educação 27 escolas

19


Programa Competências para a vida (juventude)

A United Way Brasil investe na juventude com o Programa “Competência para a Vida”, que tem o objetivo de estimular o jovem a concluir o ensino médio, desenvolver habilidades empreendedoras e conquistar o primeiro emprego por meio das oportunidades proporcionadas pelos projetos educativos complementares à escola, realizados em ONGs ou nas empresas parceiras da UWB. No Brasil, apenas 10,6% dos gastos públicos são direcionados à juventude, de acordo com estudo produzido pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) e a Organização Ibero-Americana da Juventude (OIJ). Essa é uma das razões pela qual a United Way Brasil investe na educação de jovens. São dois os projetos contemplados nessa linha de atuação:

Formação de Jovens

(Mentorias, Workshop, Palestras, Painel de Profissões)

Nova Geração de Cientistas

2020

Impacto

social

1.110 jov ens

46 Esco la s e

ins tituiçõ

es benefi ciadas

615 vo lun tários


Formação de Jovens Em 2014, 1.070 jovens de 38 instituições e 615 voluntários de 18 empresas associadas e parceiras participaram do projeto de formação de jovens. A iniciativa tem como objetivo despertar o interesse pelo estudo, ampliar o conhecimento e aproximálos do mundo de trabalho por meio do contato com profissionais voluntários e empresas. Durante o ano, foram desenvolvidas 20 Mentorias junto as empresas associadas DuPont, PwC e Morgan Stanley e parceiras Intel, Monsanto, Bank of America, 3M, Delloite, Votorantim, nas cidades de Barueri, Sumaré, Campinas, Sorocaba, Paulínia, Ribeirão Preto, São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Salvador (BA). Com temáticas sobre empreendedorismo, educação financeira, contabilidade, recursos humanos e consciência cidadã.

Mentorias United Way Brasil - Consciência Cidadã

- Introdução à Contabilidade

- Auxiliar de Departamento Pessoal

- Student United Way Brasil (Empreendedorismo)

- Cultivando Cidadãos Teen (Empreendedorismo e Ciências)

- Seu Futuro Financeiro e Profissional (Educação Financeira)

Além das 20 Mentorias, a United Way promoveu 6 painéis de profissões, 6 palestras e workshops, 4 visitas técnicas a empresas e 1 curso de Mídias Digitais. Em 2014, a UWB em parceria com o Bank of America aprimorou a qualidade do material didático da Mentoria de educação financeira ‘Seu Futuro Financeiro Profissional’. O investimento também contribuiu para a criação de um material didático para ensinar as crianças sobre educação financeira por meio de jogos. A metodologia será aplicada nas escolas por meio do programa Crescer Aprendendo em 2015.

21 21


Avaliação Externa atesta a importância da Mentoria para vida profissional e acadêmica do jovem Para avaliar o impacto da Mentoria na vida acadêmica e profissional dos jovens, a United Way Brasil realizou no final de 2014 uma Avaliação Externa em parceria com a MOVE, consultoria em avaliação estratégica em investimento social inteligente. O estudo demonstra que as Mentorias se posicionam como alavanca para que os jovens tenham acesso a um universo profissional expandido, favorecendo seus interesses pelos estudos e pelo mundo do trabalho. Participaram desta pesquisa 690 jovens, 390 voluntários, 8 ONGs e 8 empresas que estiveram envolvidas na iniciativa em 2013. Empregabilidade, Repertório Educacional e Perspectiva de Futuro foram os critérios escolhidos para avaliar as contribuições da Mentoria na vida dos jovens um ano após concluírem o projeto. Com essa abordagem, a pesquisa apresentou dados relevantes: 74,1% dos entrevistados

associa a Mentoria com o aprendizado de crescer profissionalmente por meio do estudo e planejamento de carreira; 67% afirma ter planos mais concretos de como continuar os estudos e 63% dos jovens acredita que a Mentoria foi decisiva para melhorar a relação com a vida acadêmica. O conteúdo do curso e o

contato com os voluntários, suas histórias de vida e experiências foram também os aspectos que mais se destacaram na fala dos jovens.

Quanto aos principais ganhos em relação a atividade voluntária, além do contato com os jovens, o item mais apontado diz respeito à satisfação em partilhar saberes, ser útil, seguidos por atributos importantes como o papel educador e o trabalho em rede, também promove a experiência de dar aulas e desenvolve novas habilidades. Neste contexto,

85%

dos voluntários recomendariam esta experiência a outros.

22

Já as empresas parceiras que desenvolveram as Mentorias junto a UWB reconhecem que aprimoram habilidades de cooperativismos, de se colocar no lugar do outro como também uma mudança na concepção de responsabilidade social. Outro fator positivo que ficou evidente foi a preocupação das empresas em relação ao acompanhamento dos jovens após a participação no projeto. Algumas já iniciam o processo de construção de uma política de contratação dos jovens, principalmente como aprendizes. “O contato com os voluntários foi extremamente rico em conhecimento, troca de experiências e aprendizagem. Aprender com pessoas que exercem o que ensinam é muito mais produtivo. Estar dentro de uma empresa de grande porte foi inspirador e fortaleceu a minha vontade de ir em busca do meus objetivos profissionais. Hoje, sei onde quero estar daqui a alguns anos e isso me motiva” Maria Eduarda

participante da mentoria de empreendedorismo

realizada em parceria com a Votorantim

“Adoro ser voluntária da Mentoria de educação financeira. Falar para os jovens sobre como eles podem acessar o ensino superior é uma oportunidade maravilhosa, sinto que eles ficam animados e cheios de sonhos” Fernanda Lima

Voluntária do Morgan Stanley


Nova geração de cientistas O programa Competência para a Vida da UWB ganhou um novo projeto em 2014: Nova Geração de Cientistas. A iniciativa tem como objetivo estimular o interesse de estudantes do Ensino Médio para atuarem nas áreas de ciências, tecnologia e inovação.

de empresas associadas e parceiras para atuarem como voluntários na banca avaliadora dos projetos. Os trabalhos apresentados deixaram os convidados impressionados com tamanha dedicação, criatividade, empenho e comprometimento dos jovens.

O projeto, realizado em parceria com a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, implica na formação dos professores do Ensino Médio para ser um orientador da iniciação cientifica e no apoio dos jovens para apresentarem seus projetos em feiras no Brasil e no exterior. A ideia é despertar o interesse dos alunos pela escola e por carreiras onde faltam profissionais no mercado de trabalho.

Foram várias as temáticas dos projetos, entre eles, insetos na alimentação humana, redução de resíduos orgânicos com o uso de composteira caseira, energia alternativa com recicláveis e corpo humano como fonte de energia.

No segundo semestre de 2014, aconteceu a II Feira de Ciências do Programa Ensino Integral, realizada pela Secretaria no intuito de desafiarem os alunos das escolas estaduais a desenvolverem projetos com soluções inovadoras que abordem a temática da sustentabilidade. A UWB financiou a participação de 40 jovens do interior do estado para participarem da feira e engajou diversos profissionais

O grupo vencedor formado por três alunos da escola E.E. Prof. Carlos de Arnaldo Silva da cidade de Lajes apresentou o projeto “Uma escola sustentável”. Como prêmio eles receberam da United Way Brasil uma bolsa de estudos de inglês e a viagem aos Estados Unidos para que pudessem apresentar seu projeto na Genius Olympiad no estado de Nova Iorque. O recurso utilizado é do Fundo Comum, formado pelo aporte financeiro voluntário das empresas e seus colaboradores. Em 2015, o projeto Nova Geração de Cientistas ganhará novas iniciativas. A proposta é apoiar a secretaria na expansão do projeto para mais escolas, fortalecer o vínculo dos profissionais de empresas associadas e parceiras da UWB com os jovens no intuito de ajudá-los no desenvolvimento dos projetos como também prepará-los para competirem em feiras de ciências diversas, principalmente as internacionais de renome.

23 23


24

United Way Brasil


5. Instituições beneficiadas

Programa Crescer Aprendendo CEI - Casa da Criança CEI - Catarina Fuhrmann CEI - Herdeiros do Futuro CEI - Instituto Verbo Divino CEI - Iracema Garcia CEI - Jardim São Norberto CEI -Jardim Souza CEI - José Bonifácio CEI - José Lourenço de Lima. CEI - Mina CEI - Nossa Senhora das Graças CEI - Paulinoeva CEI - Pica-Pau Amarelo CEI - Pingo de Gente CEI - Prof. Leontina Lourenço CEI - Sagrada Família CEI - Santa Terezinha CEI - Vila Silvia CEIM - Irmã Dulce CIM - Sônia Maria Ferreira Colégio Municipal Coração de Criação Creche M. Sandra Maria Ferreira Cotrim EDI - Senhora Perciliana Pereira de Alvarenga EMEB - Professor Nelson Alvaro Figueiredo Brito EMEB - Professora Mercedes Basili Bonito Escola Municipal de Educação Infantil Sonho Nosso Escola Municipal Iracema Nogueira Rabelo Lar Afeto Lar Ternura Pré-Escola Municipal Marina de Carvalho

Programa Competências para a vida Associação Cultural Pró-Morato Associação Obra do Berço Associação Sementes do Amanhã Centro de Formação e Integração Social de São Bernardo do Campo CEPAC - Associação para Proteção das Crianças e Adolescentes CIEE - Centro de Integração Empresa-Escola Cipó CISA - Centro de Integração Social e Aprendizage, Corassol EE Afonso Cafaro EE Francisco Tozee EE Giovani Batista EE Jardim Riviera EE João XXIII EE Prefeito Nestor de Camargo EE Professora Ilza Irmã Moeller Coppio EE Professora Suely Maria Cação Ambiel Batista EE Tenente Joaquim Marques da Silva Sobrinho Projeto Formare VOith Fundação Educar Fundação Julita Grupo Primavera Guarda Mirim Sorocaba Instituto da Criança Instituto Educar JAM – Mantenedora Jacareí Ampara Menores Projeto Arrastão

25


Fomento do Voluntariado Ação Criança Associação Comunitária Pró-Morato Associação Comunitária Monte Azul Associação Obra do Berço Casa do Meninos de Jesus CEI - Abílio Cesar CEI - Jardim Souza CEI - São Joaquim CEI - Verbo Divino Click Livro Centro Marta Kuboiama Fundação Julita Instituto Ergon Inspiração Millenials Instituto Canto de Luz Lar Afeto Lar Escola Cairbar Schutel Lar Ternura Make a Wish Brasil Núcleo Assistencial Irmão Alfredo (NAIA) Obra Social Santa Edwiges ONG Estrela Nova Quintal da Criança ONG Semente do Amanhã The Hospital Arts Foundation

26


6. Empresas participantes Empresas associadas

Empresas e instituiçþes parceiras

27


7. Balanço Patrimonial Relatório de Investimento 2014

Balanço Patrimonial levantado em 31 de dezembro de 2014 e 2013 (Em reais - R$, centavos omitidos)

Ativo Circulantes Caixa equivalentes de caixa Títulos e valores mobiliários Impostos a recuperar Adiantamentos Total do ativo circulante Não circulante Imobilizado Total do ativo não circulante Total do ativo

31/12/2014 31/12/2013

41.586 1.091.474

63.564 796.795 -

8.850 1.141.910

3.692 864.051

11.394 11.394

7.396 7.396

1.153.304

871.447

3.364 178.693 16.814 628 357.901 557.670

3.613 15.096 11.698 1.530 254.901 286.838

Passivo e patrimônio social

28

Circulantes Contas a pagar Provisão de salários e encargos sociais Contribuições e encargos a recolher Impostos a pagar Adiantamentos de doações Total do passivo circulante


Não circulante Provisão para riscos trabalhistas Total do passivo não circulante

228.251 228.751

187.097 187.097

Patrimônio Social

366.883

397.512

1.153.304

871.447

Total do passivo e patrimônio social

Demonstrações do Superávit (Déficit) para os exercícios findos em 31 de dezembro de 2014 e 2013 (Em reais - R$, centavos omitidos)

31/12/2014 31/12/2013 Receitas Doações para programas de voluntariado e mentoria Doações United Way Worldwide Doações para uso específico Receitas financeiras Total das receitas Despesas Programas, voluntariado e mentoria United Way Worldwide Uso específico Despesas gerais Total das despesas Superávit do exercício (Déficit)

775.456 251.938 1.104.597 90.615 2.222.606

801.143 276.731 245.196 54.361 1.377.431

(625.201) (176.479) (649.709) (801.846) (2.253.235)

(698.525) (276.731) (245.196) (230.755) (1.451.207)

(30.629)

(73.776)

29 29


Demonstrações dos fluxos de caixa para os exercícios findos em 31 de dezembro de 2014 e 2013 (Em reais - R$, centavos omitidos)

Fluxo de caixa das atividades operacionais Superávit (Déficit) do exercício Ajustado por: Depreciações Receitas financeiras de títulos e valores mobiliários Apropriação ao resultado da conta de adiantamento de doações Constituição de provisão para riscos Impostos a recuperar Adiantamentos Variações nos passivos operacionais: Contas a pagar Provisão para férias e encargos Contribuições e encargos a recolher Impostos a pagar Adiantamentos para projetos Caixa líquido gerado pelas (aplicado nas) atividades operacionais Fluxo de caixa das atividades de investimento Títulos e valores mobiliários Aquisição de imobilizado Caixa líquido (aplicado nas) gerado pelas atividades de investimento

30

31/12/2014 31/12/2013 (30.629) (73.776)

1.031 (90.615)

3.344 (53.412)

(254.901) (41.654) (5.158)

(521.927) (42.597) 3.034 (1.324)

21 163.597 5.116 (902) 357.901

63 1.703 5.364 212 721.768

187.115

127.646

(204.064) (5.029)

(195.218) (5.129)

(209.093)

(200.347)


Aumento (Redução) líquido(a) de caixa e equivalentes de caixa Caixa e equivalentes de caixa no início do exercício Caixa e equivalentes de caixa no fim do exercício

(21.978) 63.564 41.586

(72.701) 136.265 63.564

Aumento (Redução) líquido(a) de caixa e equivalentes de caixa

(21.978)

(72.701)

Examinamos as demonstrações financeiras da United Way Brasil (“Associação”), que compreendem o balanço patrimonial em 31 de dezembro de 2014 e as respectivas demonstrações do déficit, do resultado abrangente, das mutações do patrimônio social e dos fluxos de caixa para o exercício findo naquela data, assim como o resumo das principais práticas contábeis e demais notas explicativas. Em nossa opinião, as demonstrações financeiras anteriormente referidas apresentam adequadamente, em todos os aspectos relevantes, a posição patrimonial e financeira da United Way Brasil em 31 de dezembro de 2014, o desempenho de suas operações e os seus fluxos de caixa para o exercício findo naquela data, de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil.

DELOITTE TOUCHE TOHMATSU Auditores Independentes CRC nº 2 SP 011609/O-8

João Rafael Belo de Araújo Filho Contador CRC nº 1 SP 246752/O-6

31 31


32

Relatório Social United Way Brasil 2014  
Relatório Social United Way Brasil 2014  
Advertisement