Page 1

GUIAS DE AUTOR

D ietrich

Bonhoeffer

BOOKLET COLLECTION


GUIAS DE AUTOR

D ietrich

Bonhoeffer

BOOKLET COLLECTION


GUIAS DE AUTOR

D ietrich

Bonhoeffer

D ietrich

Bonhoeffer [ 04,02.1906 - 09.04.1945 ]

DISCÍPULO DE JESUS, CONSPIRADOR DE HITLER

BOOKLET COLLECTION


GUIAS DE AUTOR

D ietrich

Bonhoeffer A HISTÓRIA DE DIETRICH BONHOEFFER

INTEGRIDADE RADICAL A HISTÓRIA DE DIETRICH BONHOEFFER EDIÇÃO EM INGLÊS (EUA)

michael VAN DYCK

E

stamos a 5 de Abril de 1943, durante a II Guerra Mundial, e Bonhoeffer, com apenas 37 anos, sabia que, às mãos da Gestapo, a sua vida estava por um fio. Nos últimos seis meses, Dietrich Bonhoeffer esteve envolvido em duas tentativas para aniquilar o líder do seu país – um louco chamado Adolf Hitler. Ambas falharam.

Nem o seu pai, Dr. Karl Bonhoeffer, respeitadíssimo psiquiatra por toda a Alemanha, e até mesmo pelo Terceiro Reich, lhe podia valer. Foi detido naquela mesma noite e levado para a prisão de Tegel por agentes das SS.

Embora muitos o considerem alguém que se dedicou inteiramente, e de forma perseverante, a permitir uma transformação interior à semelhança de Cristo, Dietrich Bonhoeffer achava-se modestamente, um homem simples.

E X T R A Í D O D E : “ R A D I C A L I N T E G R I T Y , T H E S TO R Y O F D I E T R I C H B O N H O E F F E R ” , D E M I C H A E L VA N D Y K E “FROM RADICAL INTEGRITY, PUBLISHED BY BARBOUR PUBLISHING, INC. USED BY PERMISSION.”

BOOKLET COLLECTION


GUIAS DE AUTOR

D ietrich

Bonhoeffer CAPA INAUGURAL

REVISTA BIBLION

Tal como Jesus tomou para Si a culpa e o pecado da Humanidade, Bonhoeffer acreditava estar assumindo o mesmo papel ao se envolver na conspiração contra Hitler. Bonhoeffer não ambicionava tornar-se mártir, seguramente. Era um apaixonado pela leitura, um talentoso músico e uma das mais brilhantes mentes do séc. XX. Apesar de uma existência dedicada ao estudo da Bíblia, questionava-se e questionava o propósito de Deus para a sua vida. O seu legado é um exemplo para os que se identificam como cristãos, mesmo distantes de serem seus discípulos, mas ele demonstra como se pode desenvolver a fé, apesar das circunstâncias, e a ser discípulo perante qualquer situação ou dilema. No entanto, só é possível atingir esse desiderato se o discípulo assumir o custo e, se necessário, pagá-lo na íntegra. E Bonhoeffer, a caminho da execução, pelos nazis, a duas semanas do fim do conflito mundial, expressava, confiante: “É o fim - para mim, o início”.

EDIÇÃO Nº1

O nascimento da revista Biblion está intimamente ligado a Dietrich Bonhoeffer. No início de 2016, enquanto desenvolvíamos a edição inaugural, a sua obra “Discipulado” era editada no Brasil, pela Editora Mundo Cristão. Conscientes de que Bonhoeffer, na altura ainda pouco conhecido em Portugal, seria um escolha arriscada, mas em boa hora o fizemos pois trata-se de uma figura ímpar, com quem os portugueses em particular, crentes ou não, se devem identificar.

BOOKLET COLLECTION


GUIAS DE AUTOR

D ietrich

Bonhoeffer

Preço do Discipulado O

“No meio da minha perplexidade, descobri os escritos de Dietrich Bonhoeffer. Agarrei-me a eles como um náufrago se agarra a um salva-vidas. [...] Quantas vezes como adolescente idealista ponderei as palavras de Bonhoeffer: «Quando Cristo chama alguém, ele o manda vir para morrer!»” Richard J. Foster, in Muito Mais Que Palavras

BOOKLET COLLECTION


GUIAS DE AUTOR

D ietrich

25

L ivros Todo o

Bonhoeffer

Que

Cristão everia Der L

REVIEW

A

Editora Mundo Cristão, em 2016, lançou um excelente produto, chegado a Portugal pela mão da Livraria CAPU, e a que a BIBLION se associou conferindo-lhe merecido destaque na nossa primeira edição. Trata-se, não só de um exemplar produzido com refinado grafismo, com pormenores que raramente encontramos neste tipo de edições, como o uso do marron como cor exterior, a imagem de capa, e a cuidada paginação, mas também porque estamos perante uma das obras indispensáveis na estante de cada um.

SEM DÚVIDA QUE o título “Discipulado” a nossa luta é pela graça preciosa”. Tomando o reflete a veemência do conteúdo deste livro e o Sermão do Monte como esteio do seu discurso, que Bonhoeffer nos exemplifica através dele, ilustra-nos a comunhão do discipulado, ao de como seguir Jesus. Por algum motivo, o ponto de demonstrar que “o mérito da justiça pastor e teólogo germânico o intitulou, no do discípulo consiste em que, entre ele e a lei, original de “O Preço do Discipulado”, ou seja, está aquele que cumpriu a lei inteiramente, não pretendia oferecer um manual de etapas a aquele com quem o discípulo está em completa comunhão”. E mais adiante, “… é cumprir, mas dar a conhecer o sempre justiça que se oferece, que sacrifício de ser um verdadeiro se dá pelo chamado ao discipudiscípulo de Jesus. lado. […] É a justiça dos pobres, Bonhoeffer alerta-nos para o dos tentados, dos famintos, dos facilitismo e um certo “embaramansos, dos pacificadores, dos tecimento” dos crentes ao corresperseguidos por causa do chamaponder à mensagem Cristã, apelido de Jesus”. dando mesmo de “graça barata”, Embora o seu discurso, por tal a forma vã como vivenciam a vezes combativo, tal como ele prósua fé. Com frequentes referências prio o foi na sua oposição solitária a passagens bíblicas, fundamenta ao regime de Hitler, induza a que a sua perspetiva e desafia-nos a este seja um livro radical, é sim questionar a forma leviana como D I S C I P U L A DO M U N DO C R I S TÃO um trabalho provocativo, instando nos submetemos a Cristo. Naquela época, tal como agora, é muito per- a que atuemos, saiamos do nosso conforto. tinente a frase com que o autor inicia este livro. É um livro denso, exigente, mas fundamental “A graça barata é a inimiga da nossa igreja.” E a todo aquele que deseja realmente ser um aponta, de imediato, a direção a tomar. “Hoje, verdadeiro… discípulo de Cristo! D I S C I P U L A DO , D E D I E T R I C H B O N H O E F F E R . P U B L I C A D O P E L A E D I TO R A M U N D O C R I S TÃ O , S Ã O PA U L O

BOOKLET COLLECTION


ILUSTRAÇÕES: VITOR MARINI

IMAGENS ILUSTRATIVAS: O FORMATO FINAL PODE DIFERIR DO APRESENTADO

GUIAS DE AUTOR

D ietrich

Bonhoeffer

BOOKLET COLLECTION


GUIAS DE AUTOR

D ietrich

Bonhoeffer

BOOKLET COLLECTION


GUIAS DE AUTOR

D ietrich

Bonhoeffer BIBLIOGRAFIA em português LIVROS DE BONHOEFFER COMUNHÃO DOS SANTOS Editora Sinodal, 2017 TENTAÇÃO Editora Dikaion, 2016 (em Português de Portugal) DISCIPULADO Editora Mundo Cristão, 2016 ÉTICA Editora Sinodal, 2005 DISCIPULADO Editora Sinodal, 2004 RESISTÊNCIA E SUBMISSÃO, Cartas e Anotações Escritas na Prisão Editora Sinodal, 2003 TENTAÇÃO Editora Sinodal, 2003 VIDA EM COMUNHÃO Editora Sinodal, 1986 ORANDO COM SALMOS Editora Encontro, 1995

BONHOEFFER PA S TO R , M Á R T I R , P R O F E TA , E S P I ÃO

D E E R I C M E TA X A S

LIVROS SOBRE BONHOEFFER

E D I TO R A M U N D O C R I S TÃO

BONHOEFFER: Pastor, Mártir, Profeta, Espião Eric Metaxas, Editora Mundo Cristão, 2011 BONHOEFFER: O MÁRTIR Craig J. Slane, Editora Vida, 2007 DIETRICH BONHOEFFER: Vida e Pensamento Werner Milstein, Editora Sinodal, 2006 Exceto quando mencionado, trata-se de livros editados em Português do Brasil.

VÍTIMA E VENCEDOR DO NAZISMO - DIETRICH BONHOEFFER Georges Hourdin, Paulinas Editora, 2002

BOOKLET COLLECTION


GUIAS DE AUTOR

D ietrich

Bonhoeffer

ENCONTRO COM BONHOEFFER… NAS ALTURAS Parti de manhã, bem cedo de uma cidade com um pequeno aeroporto, e enquanto esperava, deambulei pelas lojas, escassas e limitadas na oferta. Eis que, no quiosque de revistas e jornais, entre alguns livros “paperback”, encontro uma pequena preciosidade para um português despertado por sinopses biográficas do Teólogo-Mártir, na Alemanha nazi. Um livro suficientemente pequeno e barato para me ocupar as 24 horas da viagem. Depois de uma primeira viagem, embrenhei-me de tal maneira que hospedeiras e comissários passavam, ofertavam lanche, merchandising, cafés, aperitivos, e acenava-lhes, declinando. Apenas pausei a leitura para as refeições. Comecei notando uma certa curiosidade na hospedeira que mais vezes ouviu “nein”, em saber o que estaria lendo. Até que, quando serviram o pequeno-almoço, a abertura do tabuleiro

prendeu, obrigou-me a largar o livro e… “Apanhado!”. Então era esse o motivo: a história de Bonhoeffer? O pastorconspirador alemão. Num avião pejado de alemães, servido por uma “deutsch fräulein”, qual agente da Gestapo no feminino. Finalmente, a jovem teve o pretexto para saciar a curiosidade e num inglês fluente, sem sotaque, inquiriu “Está a gostar?”. Afavelmente, respondi, “Sim, que testemunho fantástico. Conhece?” Mesmo a dez mil pés de altitude, aquilo é território alemão, e a senhora com uma pequena frase fez-me descer à Terra instantaneamente. “Claro, todos nós o conhecemos”. A sua expressão disse tudo. Em poucas palavras, aquela hospedeira, transmitiu-me toda a dimensão do mártir que sucumbiu às mãos dos agentes de Hitler, mas cuja vida tem marcado gerações.

BOOKLET COLLECTION

PAU L O S É R G I O G O M E S


GUIAS DE AUTOR

D ietrich

ILUSTRAÇÃO: VITOR MARINI

Bonhoeffer

BOOKLET COLLECTION

Guia de Autor #1 Dietrich Bonhoeffer  
Guia de Autor #1 Dietrich Bonhoeffer