Issuu on Google+

7ª Convenção Estadual

Unimed SC Florianópolis, 18 a 21 de abril de 2009 Costão do Santinho Resort

Convenção estadual reúne participantes para um final de semana de troca de experiências Na abertura da 7ª Convenção Estadual Unimed SC, Dr. Dalmo Claro de Oliveira, presidente da Federação das Unimeds de Santa Catarina comentou sobre os impactos financeiros absorvidos pelas operadoras em razão da RN 167, que ampliou o rol de procedimentos cobertos sem a respectiva contraprestação. Destacou a grandeza do contrato SC Saúde que atende aproximadamente 180 mil beneficiários no estado, o desafio constante em manter os custos em equilíbrio e a conquista do reajuste técnico no final de 2008. Finalizou reforçando aos 757 convencionais a importância da convenção estadual para o sistema Unimed. Lideranças do Sistema Unimed e Cooperativista reunidos para a Para abrilhantar a primeira noite, o coral Unimed Encanta da Unimed Grande Florianópolis e o coral Encantos, de Florianópolis apresentaram quatro clássicos da música brasileira.

abertura da 7ª Convenção Estadual Unimed.

Palestras Magnas

Palestras magnas dão um show de ensinamento e descontração aos convencionais

O palestrante Clóvis Tavares deu um Show na tarde de segunda-feira, finalizando com chave de ouro a 7ª Convenção Estadual Unimed SC.

A manhã de domingo começou empolgante com a palestra sobre liderança. César Souza, consultor de várias empresas de porte no Brasil, é considerado um dos maiores experts brasileiros em desenvolvimento de líderes, integração de equipes e estratégia empresarial. O palestrante reforça que liderança não é uma questão técnica e sim de atitude e finaliza afirmando que um líder bem sucedido deve ter paixão no que faz. Cesar Souza deixa ainda uma mensagem principal para ser levada durante toda a nossa vida: o líder tem que ser líder de si mesmo, não adianta querer liderar os outros se não soubermos liderar nossa própria vida. Em continuidade as atividades na parte da manhã de domingo, Neivor Canton, Diretor administrativo

2

financeiro da Cooperativa Central Oeste Catarinense, abordou os cenários e perspectivas do setor em Santa Catarina e no Brasil. Canton iniciou sua apresentação falando sobre os sete princípios do cooperativismo e traçou um paralelo do crescimento, desenvolvimento e oportunidades do cooperativismo, bem como a preservação de seus valores e princípios. O palestrante deu continuidade a palestra falando dos 13 ramos de cooperativas no Brasil e destacou o ramo de saúde como um dos mais desenvolvidos. Informou que a Unimed hoje representa 33%, ou seja, 1/3 do mercado cooperativista do Estado. Para finalizar, Canton deu um enfoque sobre a importância da Intercooperação para o Sistema Cooperativista, além de dar destaque especial à profissionalização da gestão e a importân-

cia vital da Educação e Formação para enfrentar as mudanças que ocorrem neste mundo globalizado. Na tarde de segunda-feira, Mariana Mesquita, coordenadora do Portal Unimed, apresentou aos convencionais o novo Portal Unimed. Com um design moderno, conteúdo interativo e experiência de marca, o novo portal apresenta facilidade na navegação. Dentre as mudanças, Mariana explica que os serviços de guia médico e “Encontre a Unimed mais próxima”, ganharam busca interativa, onde o cliente que procurar informações sobre planos será direcionado para o site de sua Singular. Dr. Dalmo Claro de Oliveira aproveitou a oportunidade para explicar o processo de mudança da marca da Seguros Unimed, que a troca dos cartões de indentificação ocorrerá a partir de agosto e ressaltou a importância desta alteração, solicitando a cooperação de todos na divulgação.

Neivor Canton falou sobre os princípios do cooperativismo e destacou o ramo da saúde como um dos mais desenvolvidos.

Cesar Souza abordou o tema Liderança, na primeira palestra magna na Convenção Estadual.

Para encerrar a convenção, a última palestra foi um show. Muito mais do que mágica, Clóvis Tavares apresentou entretenimento com conteúdo. Criada há 19 anos, a Palestra Show conquistou os convencionais com as inúmeras apresentações realizadas. Em entrevista para o jornal da convenção, o palestrante enfatizou que participar da 7ª Convenção Estadual foi um momento muito especial pois sentiu que estava trabalhando com um público que tem uma única preocupação que é transformar as pessoas que precisam da Unimed em uma pessoa satisfeita e complementa que hoje em dia as pessoas buscam a humanização no atendimento, seja na área comercial ou interna. Clóvis Tavares finaliza a entrevista explicando que o trabalho dele é exatamente este: tentar fazer um espetáculo que resgate e fixe todos os conceitos e pilares que a empresa quer transmitir.

“A convenção Unimed é diferente pois ela tem a participação dos colaboradores. Isto além de aproximar os colaboradores das questões que os dirigentes discutem, aumenta o envolvimento e participação e ao mesmo tempo é um doutrinamento”. Dr. Eudes de Freitas Aquino, presidente da Unimed do Brasil

3

Tecnologia da Informação

Convencionais trocam experiências e refletem sobre novidades do setor tecnológico Como todos os anos, a Sala de Tecnologia da Informação trouxe as novidades do mercado tecnológico, refletiu sobre as mudanças desta área e apresentou os sistemas desenvolvidos para atender as necessidades das Singulares. Nos dois dias de evento, passaram pela sala de tecnologia da informação: diretores, analistas de sistemas, coordenadores e consultores para integrar os participantes e compartilhar momentos importantes para o setor. Na palestra “Programa de Implementação do SAP no Grupo WEG”, Wandair José Garcia, Gerente Corporativo da área de Sistemas de Informação, compartilhou a experiência de implantação de um software de gestão SAP, que é reconhecido mundialmente.

Wandair José Garcia, gerente corporativo de Sistemas de Informação do Grupo WEG, apresentou o Programa de Implementação do SAP no Grupo WEG.

O palestrante explicou a metodologia utilizada para levantamento de requisitos, análise de aderência e implantação desta solução. Ele apresentou as dificuldades enfrentadas, desde a aprovação do projeto, até o treinamento para vários colaboradores e fornecedores. Outras sete palestras marcaram a sala da Tecnologia da Informação, focadas na apresentação de experiências e soluções para infra-estrutura (redes, servidores e equipamentos), desenvolvimento de sistemas (metodologias e ferramentas) e melhorias contínuas de processos.

O palestrante Maurício Ricardo Dezen, da Unimed Grande Florianópolis, abordou o tema: Tecnologia alinhada aos Negócios.

A convenção mais uma vez consolidou o objetivo de proporcionar discussões multidisciplinares integrando as áreas de negócio. A sala de TI, em particular, preserva o foco dos eventos anteriores, que é a apresentação de assuntos de tecnologia baseada em atualização de produtos de mercado e melhorias na gestão do negócio. José Eduardo Santore, coordenador de sistemas da Unimed Federação SC.

4

ANS e Cadastro

Temas relevantes sobre a ANS e Central Nacional são discutidos em dois dias de convenção Com objetivo de auxiliar aqueles que têm na Singular a função de implementar, executar e acompanhar o cumprimento das normativas da ANS, diversos assuntos polêmicos foram discutidos durante a convenção. Juntamente com esta sala, o cadastro também teve sua vez, onde ocorreu a apresentação de painel sobre as considerações e funcionamento dos benefícios atrelados ao plano de saúde (PF, FEA e Seguros) e também uma palestra de orientação às Singulares, quanto a guarda e controle dos documentos. Duas palestras de destaque aconteceram na manhã de domingo e os temas abordados foram: Ressarcimento ao SUS – O palestrante, Frederico Noritomi, da Agência Nacional de Saúde, falou sobre o processo de ressarcimento ao SUS em geral e principalmente sobre a nova sistemática gerada pela RN 185, em vigor. A Central Nacional Unimed também contribuiu, representada pelas palestrantes Clair e Anastácia que abordaram os temas: Preenchimento e envio do PTU A-400 e a importância das atualizações mensais referente a Rede Prestadora de Serviços, credenciada ao Sistema Unimed. Ambas as palestras tiveram ao final um espaço para debates e esclarecimentos de dúvidas com as Unimeds presentes.

Frederico explica as normas para o ressarcimento ao SUS e tira dúvidas das Singulares.

Anastácia falou sobre o preenchimento e envio do PTU A-400 e atualizações mensais.

“Ocasiões como esta são ótimas oportunidades para discutirmos alguns detalhes das normativas da ANS, bem como a operacionalização destas regras por outras Unimeds. Com isso podemos aperfeiçoar alguns fluxos ou o sistema de gestão em nossa operadora”. Jociane M. V. de Castro, coordenadora do setor de ANS, da Unimed Joinville

5

Recursos Próprios

Sala de recursos próprios foi um sucesso entre os convencionais Atendendo uma necessidade crescente do sistema, foram apresentados os cases das Singulares que possuem recursos próprios, com o objetivo de esclarecer dúvidas, dificuldades, experiências, conquistas e contribuir no fortalecimento deste diferencial competitivo da Unimed. Dr. Giancarlo Zanon, presidente da Unimed Planalto Norte, apresentou a formatação do ambulatório médico da Singular. Em seguida, Dr. Cláudio Werner, presidente da Unimed Litoral, relatou a parceria com a Unimed Brusque no Laboratório de Análises Clínicas. A necessidade de agregar novos serviços para a auto sustentação do Núcleo de Atendimento à Saúde, foi abordada pelo Dr. Hildebrando Scoffáno, diretor da Unimed Grande Florianópolis.

Dr. Walter Ney Junqueira, presidente da Unimed Criciúma, explanou sobre as dificuldades, cenários e perspectivas do Hospital da Unimed Criciúma.

As estratégias de investimentos em Hospital Geral e Hospitais Satélites foram destacadas pelo Dr. Jauro Soares, presidente da Unimed Blumenau. Em seguida, Dr. Walter Ney Junqueira, presidente da Unimed Criciúma apresentou as dificuldades, cenários e perspectivas do Hospital. Dr. Luiz R. Dalla Costa, presidente da Unimed Chapecó expôs os erros e acertos nos 10 anos de Gestão do Complexo Hospitalar. E para finalizar, o Dr. Altair Carlos Pereira, presidente da Unimed Joinville, apresentou a necessidade de ampliação da área física do Hospital.

Dr. Jauro Soares, presidente da Unimed Blumenau apresentou as estratégias de investimento no Hospital Geral e Hospitais Satélites.

“A iniciativa de ter uma sala específica para recursos próprios foi muito positiva. Foi uma tarde de troca de experiências pois sempre temos o que aprender com o que os outros estão fazendo, analisar quais foram os nossos erros e desmitificar um pouco aquela história que o hospital não dá certo”.

6

Dr. Luiz Roberto Dalla Costa, presidente da Unimed Chapecó

Gestão de Custos Assistenciais e Operacional

Convencionais motivados para atingir resultados excelentes na vida pessoal e profissional Durante os dois dias de Convenção foram apresentados os mais diversos assuntos relacionados a estas duas áreas. Houve o lançamento do Programa “Interação Operacional”, que tem o objetivo de integrar soluções, ações e eventos com foco na qualificação operacional do Sistema Unimed de SC. O programa é realizado pela Gerência Operacional e Gerência de Custos Assistenciais da Federação e é um processo integrado destinado a criar, organizar e disseminar informações, desenvolvendo e alinhando as práticas operacionais. Além disto, outro momento diferenciado da convenção nesta sala, foi a exposição de materiais especiais médico-hospitalares para quem trabalha direta ou indiretamente com eles, facilitando assim o entendimento e conhecimento de todos.

Edson Cascaes Lisboa Junior, Gerente Operacional da Federação SC, apresenta o Programa Interação Operacional aos presentes.

Outra atividade que agradou muito o público da convenção foi a palestra do Edson de Oliveira, com o tema “O Papel das equipes em tempos de mudanças”. Segundo o palestrante, as principais vertentes para o sucesso da equipe são: escolher em fazer um bom trabalho, ser otimista e assumir o desafio da mudança. Edson Oliveira inicia palestra com dinâmica tendo como objetivo a integração dos participantes.

“A exposição de materiais foi extremamente importante pois normalmente o médico tem a sua especialidade e não conhece todos os materiais, principalmente o auditor que atende várias especialidades. Este conhecimento da técnica utilizada e materiais pertinentes é fundamental na auditoria”. Dr. Amilcar Sottili Langoski, médico auditor da Unimed Chapecó

7

Responsabilidade Social

Palestrantes mostram a importância de realizar a responsabilidade social O Comitê Estadual de Responsabilidade Social definiu que uma das suas metas nesse ano é capacitar os profissionais de Responsabilidade Social em temas relevantes sobre o assunto. Sendo assim, não poderia faltar uma sala específica sobre Responsabilidade Social na 7ª Convenção Estadual. A sala contou com a participação de mais de 50 pessoas e tratou de assuntos como Responsabilidade Social e Sustentabilidade, Objetivos do Milênio, além do lançamento do Prêmio de Responsabilidade Social – Unimed Destaque SC.

Sala lotada demonstra interesse das Singulares em capacitar seus profissionais de Responsabilidade Social.

Palestrantes de peso estiveram presentes, sendo eles: Lúcia Santos, fundadora e coordenadora Geral do ICOM – Instituto Comunitário da Grande Florianópolis, Ana Rosa Monteiro Soares, Oficial de Avaliação e Monitoramento do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no Brasil, Yuri Beltramin, assessor de Responsabilidade Social da Unimed Paraná e Maria Aparecida Zago Udenal, coordenadora do Movimento Nós Podemos Paraná. Essas palestras fazem parte da agenda anual de capacitação para profissionais de Responsabilidade Social das Singulares em todo o estado.

Lucia Santos, do Instituto Comunitário da Grande Florianópolis (ICOM) explanou sobre Responsabilidade Social e Sustentabilidade.

“Estamos num momento muito importante de animar toda a equipe envolvida com responsabilidade social e mostrar que este trabalho é necessário, faz a diferença e que depende do envolvimento e comprometimento de cada um para levá-lo adiante”. Ana Rosa Monteiro Soares, oficial do Programa das Nações Unidas para o desenvolvimento.

8

Administrativo e Financeiro

Palestras auxiliam convencionais na melhor forma de realizar investimentos Diante das sugestões de temas recebidos das Singulares do estado, este ano, o setor administrativo e financeiro trouxe à 7ª Convenção Estadual temas relacionados a finanças pessoais, auditoria financeira, fluxo de caixa, captação de recursos para giro e investimentos e perspectivas do mercado financeiro com base no contexto atual. Nas cinco palestras apresentadas na sala, a de finanças pessoais foi uma das mais procuradas pelos convencionais. Nesta palestra, foram abordados assuntos como ciclo de vida financeira, segurança de investimento, liquidez, riscos e retornos, bem como os diversos tipos de investimentos pessoais, explicando os prós e contras de cada aplicação.

Sala lotada em todas as palestras, garantiram o aproveitamento e participação dos convencionais.

Já na palestra de João Luis Avancini Farinha, do Banco do Brasil, foram abordados assuntos relacionados à captação de recursos para o giro e investimentos como leasing, BNDES, desconto de cheques e títulos e conta garantida, envolvendo os convencionais e fazendo-os ver a importância destes recursos e investimentos. Para Jaime José S. Vieira, diretor de gestão adm. e financeiro da Unimed Grande Florianópolis, “a qualidade dos assuntos chamou a atenção dos convencionais. Pessoas bem qualificadas e assuntos com mais profundidade trouxeram um ganho muito grande para o evento”.

Palestrante Rafael Ravaglio, do Banco ABN Amro Real, apresentou as perspectivas do mercado financeiro com base no contexto atual.

“A convenção foi ótima, principalmente no que diz respeito a sala do administrativo e financeiro, pois contemplou a parte de recursos disponíveis para investimentos, o que fecha perfeitamente com os interesses das Unimeds do estado”. Davidson Gustavo Reif, gerente geral da Unimed Jaraguá do Sul.

9

Auditoria Nesta sala, Dr. Sérgio Ferreira, médico auditor da Federação SC apresentou os principais procedimentos e materiais utilizados nas cirurgias torácicas com seus respectivos códigos de acordo com o Rol de Procedimentos Médicos. Foi uma tarde de esclarecimento de dúvidas para os auditores médicos do estado e de troca de experiências e dificuldades. Ocorreu também a Reunião Geral de Auditores com a participação dos auditores médicos e de enfermagem do estado. Dr. Sebastião, coordenador da auditoria médica de Santa Catarina, iniciou a reunião repassando as informações da última reunião do Colégio Nacional de Auditores que aconteceu em São Paulo e foi discutido

Dr. Sérgio Ferreira explanou os procedimentos referente a cirurgia torácica.

diversos assuntos inerentes a auditoria. Dentre eles algumas modificações que ocorreram com a implantação do Rol 1.9 e foi aprovado o início da formação da associação de médicos auditores de SC.

Premiação por frequência Com o objetivo de presentear os convencionais desta sétima edição, a Unimed do Estado de Santa Catarina preparou uma linda bolsa de viagem a todos que tiveram no mínimo 70% de frequência no total do evento.

Convencionais recebem bolsa mediante 70% de frequência em atividades durante o Evento.

10

Este controle foi realizado por um sistema de leitoras magnéticas, desenvolvido exclusivamente para a Federação SC e utilizado pela segunda convenção consecutiva. “Somos a única Unimed no Brasil a utilizar esta metodologia nas convenções Unimed, explica Geraldo Trindade, coordenador do evento, que complementa: “esta foi a forma que encontramos para premiar todas as pessoas que participam com mais efetividade no evento”.

Seguros Unimed Com o tema “Governança Corporativa e sua aplicação às cooperativas”, Saulo Lacerda, da Seguros Unimed desmitificou o conceito de que governança corporativa é para empresas de capital aberto. Apresentou aos participantes do 10º Encontro Cooperativo, realizado paralelo a 7ª Convenção Estadual Unimed SC, exemplos e conceitos aplicados a todas as formas de sociedades existentes, incluindo cooperativas. Lacerda recomenda às cooperativas que, deixando de lado o nível conceitual e partindo para o prático, façam uso dos instrumentos específicos da Governança Corporativa que podem ser aplicados a qualquer sociedade, incluindo o cumprimento dos quatro pilares: equidade, transparência, prestação de contas e responsabilidade corporativa, pois “a fiscalização

Saulo Lacerda fala sobre Governança Corporativa aos convencionais.

garante a transparência e cria uma relação sadia, que dá garantia ao cooperado de que os recursos que aportou estão sendo bem geridos”.

Promoção a saúde Com o objetivo de disseminar a promoção e prevenção em saúde no Estado, foi organizada uma Sala Saudável que buscou incentivar o cuidado com a saúde dos convencionais, proporcionando massagens relaxantes em um ambiente preparado, buscando ações ligadas a qualidade de vida. Foi realizado na mesma sala uma exposição de banners com experiências de sucesso das Cooperativas catarinenses. Segundo a enfermeira da Federação SC, Dulcimara Johann “esta foi uma experiência marcante e muito positiva. Para realizar as massagens, estiveram presentes três deficientes visuais de Florianópolis. A massagem relaxante foi tão solicitada que foi preciso disponibilizá-la também no segundo dia do evento para que os participantes pudessem aproveitar este momento”. Para nós, é muito gratificante ver o interesse das pessoas em cuidar da saúde, explica Dulcimara.

Membro da Associação Catarinense para Integração do Cego (ACIC), realiza massagem relaxante aos convencionais.

11

Gestão de Pessoas

Sala específica para debate de assuntos relacionados a gestão de pessoas Manter equipes motivadas, reter talentos, administrar conflitos, desenvolver pessoas, promover a melhoria da qualidade de vida e fazer a gestão da diversidade, são alguns dos desafios dos gestores de pessoas. Pensando nisso, a sala Cruzeiro do Sul I contou com uma programação especial para aqueles que tem como missão fazer a gestão das pessoas e também para os profissionais responsáveis em proporcionar a estes gestores alternativas e soluções a serem empregadas frente aos desafios. Segundo Sonja Lemos, gerente de Gestão de Pessoas da Federação SC, este momento é muito importante pois reúne pessoas de todo o estado para partilhar suas experiências, dividir suas dúvidas e aumentar seu conhecimento.

George Vittorio Szenészi, Consultor da Metaprocessos Avançados falou aos convencionais sobre Gestão Emocional: Ferramenta para Líderes e Profissionais.

As palestras abordaram temas importantes para quem trabalha com pessoas, desde a Gestão de indicadores de desempenho, cooperação entre as equipes, até a Gestão das nossas emoções como uma ferramenta da liderança. Matheus Vilon, consultor em treinamento e desenvolvimento humano, abordou o tema Cooperação: estratégia para melhor convivência e maior competência.

“O destaque principal desta convenção foi a preocupação que a Unimed teve em trazer assuntos que desenvolvam a liderança e aperfeiçoe os processos de trabalho. O George fala muito da gestão emocional e da preparação das lideranças para fazer a gestão das pessoas, bem como o envolvimento com as equipes”. Silvia Wallner, gerente do depto. de medicina preventiva, da Unimed Grande Florianópolis

12

Fórum de dirigentes

Dirigentes se reúnem para debater assuntos sobre intercâmbio Na manhã de segunda-feira, 20 de abril, houve uma palestra com o Dr. Mohamad Akl, presidente da Central Nacional Unimed que falou sobre: “Cenários, Perspectivas e Desafios da Assistência Médica Suplementar”. Dr. Mohamad ressaltou a importância da discussão sobre a evolução do sistema Unimed. Ressaltou, também, o crescimento da Central Nacional Unimed em número de clientes, aproximadamente 800 mil, e a representatividade no intercâmbio nacional. Dr. Mohamad ainda ilustrou a apresentação com gráficos

Dr. Mohamad Akl, presidente da Central Nacional Unimed abordou em sua apresentação os cenários, perspectivas e desafios da Assistência Médica Suplementar.

que mostraram o aumento dos custos assistenciais onde a RN 167 teve grande participação. Sobre o intercâmbio, o palestrante apresentou pesquisa onde mostra, de maneira preocupante, o nível de insatisfação dos clientes. Os presentes aproveitaram a oportunidade para debater sobre o intercâmbio no estado, abordando as experiências de sucesso, as dificuldades existentes e perspectivas para o futuro, buscando o aperfeiçoamento desta importante força do sistema Unimed.

Dr. Dalmo Claro de Oliveira, presidente da Unimed Federação de Santa Catarina coordenou o debate sobre o Intercâmbio.

“Parabenizo a iniciativa deste fórum de dirigentes, com relação aos aspectos da saúde suplementar e em especial do intercâmbio. Para a Central Nacional esta discussão é muito importante, uma vez que os clientes da CN são todos repassados através do intercâmbio”. Dr. Mohamad Akl, presidente da Central Nacional Unimed

13

Mercado e Marketing

Sala de mercado conta com programa vivencial para trabalho em equipe com vendedores

Equipe de vendas do estado realiza atividade especial com o palestrante Edson Oliveira e aprendem a importância de trabalhar em equipe.

Com uma dinâmica inovadora e preparada especialmente para a equipe de vendas, o palestrante Edson Oliveira fez os participantes refletirem sobre planejamento, metas, negociação, administração do tempo, tomadas de decisões rápidas, comunicação, feedback, entre outros. Com foco no trabalho em equipe, o objetivo da sala foi de identificar quais os gargalos de comunicação entre clientes internos que afetam diretamente

os clientes externos. Para isto, o programa vivencial “Qual é o seu norte?” foi uma importante ferramenta, onde foi exercitado o trabalho em equipe, orientação através de bússola e o alcance de metas. Ao final do trabalho percebeu-se que a equipe comercial da Unimed ficou com o espírito renovado para mais um ano de muito trabalho com seus clientes e prospects. Além disto, ocorreu o lançamento e a apresentação das peças da Campanha Estadual de Vendas 2009.

“O trabalho realizado com o Edson Oliveira foi muito importante pois tivemos várias experiências novas, troca de funções, trabalhos em equipe e tudo isto nos auxiliou para pensarmos como anda o nosso dia-a-dia”. Sadir R. Alves, supervisor comercial, Unimed Extremo Oeste

16

Com o slogan: “Plano Unimed Empresa. Você Pode, Sua Empresa Merece!” o objetivo da campanha é aumentar as vendas de planos a micro, pequenas e médias empresas, contra-atacar a concorrência e aproximar a comunicação do público-alvo com imagens auto-explicativas. Para uma grande campanha de vendas foi desenvolvida uma super promoção: “Eu posso ter Unimed!”. Nesta promoção, os prospects que acessarem o site da campanha www. eupossoterunimed.com.br, preencherem os dados para fazer uma simulação de plano, participarão de um concurso cultural que distribuirá 10 TVs LCD 40” Full HD. Na mesma oportunidade foi apresentado à equipe comercial o Projeto Rede que Faz Bem, com início previsto para setembro de 2009. A Rede que Faz Bem será um programa de relacionamento que

Campanha estadual de vendas foi lançada durante a convenção e terá continuidade por três meses.

oferecerá descontos e benefícios aos clientes, por meio de convênios com empresas que ofereçam produtos e serviços relacionados a qualidade de vida, fazendo que o cliente utilize seu cartão Unimed em mais momentos positivos, não apenas em uma necessidade médica. Na sala também houve muita emoção com a entrega do Prêmio Destaque em Vendas, que marcou mais um ano de vitórias e trabalho junto aos clientes. Como todos os anos, o estado foi dividido em três categorias: Pequeno, Médio e Grande porte.

Prêmio Destaque em Vendas reconhece os três primeiros colocados em cada categoria: Pequeno, Médio e Grande porte.

“A convenção para o setor comercial foi muito interessante. A campanha de vendas acontecerá num momento importante onde todos falam em sair da crise e por isso é o momento de colocar o nosso produto na rua e vender mais. Eduardo Arins, gerente comercial da Unimed Joinville

17

Jurídico Na tarde de domingo, 19 de abril, aconteceu a reunião do Comitê Jurídico Estadual. Participaram da reunião os assessores jurídicos das Singulares do Estado de Santa Catarina. Na oportunidade foram discutidos vários assuntos de interesse das Unimeds do estado, como por exemplo as Resoluções Normativas 185 e 186 da ANS, bem como a questão do reajuste de faixa etária para consumidores com mais de 60 (sessenta) anos. Além disso, também foram debatidas as novas orientações da ANS sobre Provisão para Devedores Duvidosos e as determinações da Resolução CONSU nº 08, em especial a impossibilidade das operadoras negarem atendimento em razão do prestador não fazer parte da sua rede credenciada.

Contabilidade

Manfredo Krieck fala sobre as regras da contabilidade internacional aos convencionais de forma clara e objetiva.

Assessores jurídicos conversam sobre resoluções da ANS e discutem os problemas das Singulares do estado.

O Brasil está em meio há um processo de convergência das normas brasileiras de contabilidade aos padrões internacionais. Isso gera um desafio para os profissionais da contabilidade: se manterem atualizados diante da enxurrada de informações que alteram, significativamente, tudo o que se aprendeu durante muitos anos. Visto a importância do assunto, o professor Manfredo Krieck, diretor da Actus Auditores de Blumenau, foi convidado para realizar uma explanação aos convencionais. O palestrante abordou o tema com muita propriedade, de forma simples e clara, proporcionando aos espectadores agregarem conhecimentos para o dia-a-dia de trabalho. A grande ênfase da palestra, além das explicações sobre as mudanças expressivas ocorridas na estrutura das Demonstrações Contábeis, foi que a contabilidade passa a ser analisada por outro prisma, a essência sobre a forma.

18

Mostra de produtos e serviços

Mostra de produtos e serviços Unimed integra convencionais e possibilita novos negócios Presentes há 5 anos na Convenção Estadual, a mostra de produtos e serviços conta com diversas atividades e informações aos convencionais. Neste ano dez expositores estiveram presentes, dentre eles: Seguros Unimed, HB.SIS, Aliança Brindes, Central Nacional, Central Rio Grande do Sul, Helimed, Fundação Unimed, Unimed Grande Florianópolis, Unimed Santa Catarina e Portal Unimed. Para os expositores esta é uma oportunidade de mostrar os lançamentos, realizar contatos, fechar negócios, estar presente em momentos importantes como a

Expositores utilizam evento para apresentar novidades de mercado aos Convencionais.

Convenção Estadual Unimed SC, pois a exposição fica em um local estratégico e os convencionais circulam pelos estandes em busca das novidades do mercado nos mais diversificados ramos. Para atrair o público e aumentar as novas prospecções, os expositores utilizam diferentes formas de conquistar os presentes. Este ano, a Unimed Grande Florianópolis trouxe profissionais que realizaram massagens aos participantes. Com certeza um grande diferencial em meio a correria dos dois dias de convenção. Convencionais visitam mostra de produtos e serviços e aproveitam oportunidades para trocar ideias e experiências.

“O HB Prever é um software de atenção a saúde e medicina preventiva que visa reduzir custos e promover vidas. Atua na área de saúde desde 2007 e trabalha com as Unimeds Blumenau, Alto Vale e Litoral, onde mantém o sistema legado destas três Unimeds”. João Luiz Kornely, sócio-diretor da HB.SIS

19

Eventos sociais proporcionam momentos de descontração entre os convencionais

Para o encerramento da 7ª Convenção Estadual Unimed SC, a Manchester Band, banda de Joinville que vem desde 1991 fazendo sucesso em apresentações em casamentos, formaturas e eventos sociais, trouxe inúmeros ritmos para relembrar outras épocas e embalar os convencionais na última noite.

As três noites de convenção foram marcadas por momentos especiais. Na primeira noite, após o jantar de abertura, a banda Os Chefes animaram os presentes e deram um show de boa música. Com repertório recheado de blues, rock n’roll além de suas próprias composições, a banda se destaca em várias regiões do estado catarinense, gaúcho e paranaense.

20

Na segunda noite, o humor cearense tomou conta do público que foi contagiado com o show “DURA ALEX SED ALEX”, interpretado por Alex Nogueira. A apresentação de Alex é feita de cara limpa, intercalado com imitações de personalidades, cantores nacionais e internacionais, contando piadas e “causos” vividos por personagens criados pelo próprio humorista. Alex interagiu com o público presente e proporcionou momentos de descontração.

Em seguida, a banda Nando Show, que vem desde 1992 animando festas, jantares e bailes sociais em todo o sul do Brasil deu continuidade ao evento, apresentando seu diversificado repertório que atende à variados gostos e prendendo a atenção dos convencionais.

Para fechar o evento, a Manchester Band, de Joinville se fez presente na noite de segunda-feira. Considerada umas das grandes bandas do sul do Brasil, preserva a proposta inicial de trazer ao público um repertório variado que vai desde os clássicos românticos internacionais, sucessos sertanejos, música gaúcha e alemã, axé, samba, pagode, pop rock nacional e internacional, anos 50, 60, 70 e 80.

21

Atividades coletivas são realizadas para integrar os convencionais Muito agito e descontração marcou o encerramento da 7ª Convenção Estadual Unimed SC. Mesmo com o mal tempo e algumas alterações nas modalidades, os convencionais tiveram a oportunidade de participar das atividades propostas. Os organizadores do evento em parceira com o Costão do Santinho Resort, realizaram as modalidades de dança, com a aula de forró, caminhada até o morro das aranhas, vôlei de areia e biribol, mais conhecido por vôlei de piscina.

Aula de forró anima participantes e promove integração na tarde de segunda-feira.

Mesmo com o mal tempo, convencionais participam de vôlei de areia no final do evento.

Vôlei de piscina reuniu convencionais para um momento de descontração.

“As atividades foram muito produtivas. Participei da aula de forró e do vôlei na piscina. Ambas me ajudaram a desestressar e conhecer novas pessoas. Com certeza, atividades como estas são muito válidas para a integração dos participantes”. Yuri Beltramin, assessor de responsabilidade social, Unimed do Estado do Paraná

22


Jornal 7ª Convenção Unimed SC