Issuu on Google+

AGENDA

FEDERATIVA Edição 183

Ano 11

agosto/2013

PEDAÇOS IMPORTANTES DA HISTÓRIA

Federação Unimed/RS lança o Manual do Cuidador

Pág. 3

3° Fórum Cooperativista Unimed Pelotas

Pág. 3

Revisão do Planejamento Estratégico

Pág. 3

Saber Fazer Unimed

Pág. 4

COMtexto

Pág. 4

Sérgio Souza

Pág. 2


UM VERDADEIRO “AMIGO DA UNIMED”

Sem dinheiro é impossível fazer saúde

O

gevidade, ressalvando que a citação homenageia a esposa Dionéia, duas filhas e neta. A pontualidade, capacidade de liderança e firmeza nas decisões foram características elogiadas pelos ex-secretários da Saúde Sérgio Bechelli e Germano Bonow, no talk show ancorado por Alcides Mandelli Stumpf. Jair destacou com orgulho o trabalho de 16 anos da equipe afinada de médicos sanitaristas para justificar o sucesso da área da Saúde no período de 1971 a 1987, que separa sua primeira gestão como secretário do último ano como governador. “Todos os municípios gaúchos tinham pelo menos um médico em posto de saúde”.

Sérgio Souza

2

portunidade única para se conhecer pedaços importantes da história da Saúde no Estado no decorrer das últimas quatro décadas, o Café com Política de agosto (16) teve um palestrante com currículo e qualificação de sobra: Jair de Oliveira Soares, governador do Estado, ministro da República, secretário estadual da Saúde, vereador de Porto Alegre, deputado estadual e federal, desde os anos 1970. O painel sobre “A Política e a Gestão Pública na Área da Saúde” abordou temas diversos contemplados pela memória prodigiosa e vitalidade mental admirável deste cidadão que completa 80 anos em novembro próximo e, sorridente, atribui ao vinho e às mulheres tão saudável lon-

A histórica ligação profissional e afetiva entre o palestrante e a entusiasmada platéia que o aplaudiu foi selada com um prêmio especial, oferecido pelo presidente Nilson Luiz May ao “ilustre companheiro de tantas jornadas”, o título de “Amigo da Unimed/RS”. A premiação da Federação distingue personalidades com forte identificação com o cooperativismo médico e reconhecidas pelo trabalho em favor da sociedade. “Esta outorga não é concedida a personagens por méritos momentâneos, ampliados à luz de holofotes casuais, mas a poucos com biografia bonita e inatacável”, justifica o presidente.

Sérgio Souza

Sérgio Souza

PEDAÇOS IMPORTANTES DA HISTÓRIA

Da esq. para dir.: Nilson May, Jair Soares, Alcides Stumpf e Germano Bonow

AGENDA FEDERATIVA


FEDERAÇÃO UNIMED/RS LANÇA O

MANUAL DO CUIDADOR D

iante da situação atual do envelhecimento demográfico, com o aumento da expectativa de vida, algumas necessidades estão surgindo para a família, sociedade e poder público. Cada vez mais a presença do cuidador nos lares vem aumentando, havendo a necessidade de capacitá-los para o cuidado. Pensando nisso, está sendo lançado o Manual do Cuidador, mais um fascículo da Cartilha da Unimed, elaborado pela equipe do Comitê Estadual de Gestão da Promoção à Saúde, com a intenção de ser um instrumento de apoio para ser utilizado em cursos para cuidadores

ou pela equipe multidisciplinar dos programas de gerenciamento de casos crônicos, sabendo do papel fundamental que presta no tratamento, recuperação e manutenção da qualidade de vida. Alimentação, cuidados com medicamentos, movimentação, higiene e as principais doenças que acometem o idoso são alguns dos temas abordados.

MANUAL DO CUIDADOR

Cartilha da Unimed

Acesse na íntegra os conteúdos em

www.unimedrs.com.br/ cartilhadaunimedrs

SEU PLANO DE SAÚDE

Cartilha da Unimed

REVISÃO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

3° FÓRUM COOPERATIVISTA UNIMED PELOTAS 3° Fórum Cooperativista Unimed Pelotas, realizado na noite de 9/8, no auditório Antoninha Berchon Sampaio do Jacques Georges Tower Hotel, em Pelotas, contou com mais de 250 pessoas, sendo prestigiado por dirigentes do Sistema Unimed-RS e por diversas lideranças políticas, entre elas o prefeito de Pelotas, Eduardo Leite. O fórum foi criado pela Unimed Pelotas com o objetivo de difundir o cooperativismo e discutir seus rumos. Com o tema “Cooperar para multiplicar”, o evento teve em sua programação a exposição de três painelistas, sendo eles: o presidente da Ocergs/Sescoop-RS, Vergilio Frederico Perius; o presidente da As-

sembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, deputado estadual e médico Pedro Westphalen; e pelo doutor em Direito e Comunicação, professor livre docente de Ética da ECA/USP e Consultor de Ética da Unesco, Clovis de Barros Filho. Na abertura do evento, o presidente da Unimed Pelotas, José Milton Cunha Mirenda, saudou os participantes e destacou o momento especial que a cooperativa vive no ano de 2013, quando completa seu 35° aniversário, com a realização do evento, a construção de um novo prontoatendimento e a inauguração de um Centro de Oncologia e Diagnóstico, que aconteceu no dia seguinte.

Arquivo Unimed

O

F

oi realizada, no último dia 15/8, a reunião de revisão do Planejamento Estratégico da Federação, no Hotel Embaixador, em Porto Alegre. Coordenada pelo diretor administrativo Gerson Reis, o evento oportunizou a presença de dirigentes do Sistema Cooperativo Empresarial Unimed-RS e colaboradores da Federação (lideranças), em um ambiente democrático que propiciou a troca de opiniões. Na reunião ocorreram momentos de reflexão, quando foram apresentados os cenários, ambientes externos e internos relacionados à Federação, gerando um refinamento da análise das oportunidades, das ameaças, das forças e das fraquezas (matriz SWOT) já identificadas. Com base nessas reflexões, também foram revisados o Mapa Estratégico e as Diretrizes Estratégicas, assim como os riscos empresariais e ativos intangíveis.

AGENDA FEDERATIVA

3


SABER FAZER UNIMED

CURSO MARCO LÓGICO oi realizado, no dia 2/8, na sede da Federação Unimed/ RS, o curso Marco Lógico com o professor Domingos Armani – Estratégia & Gestão Institucional, que falou sobre como estruturar o processo de planejamento. Armani ressaltou a importância de um projeto estruturado e o quanto isto pode influenciar na aprovação ou reprovação de um processo. Destacou, como uma das

maiores vantagens da ferramenta, o fato de que um projeto bem estruturado constitui-se num instrumento de acompanhamento sistemático que permite uma avaliação posterior, objetiva e transparente. A metodologia utilizada foi adequada ao Sistema Unimed-RS e proporcionou aos participantes um olhar mais crítico para a construção dos projetos.

Lucas Paiva

F

CURSO DE GESTÃO DA MUDANÇA o dia 5/8, aconteceu na sede da Federação Unimed/RS, na modalidade videoconferência, o Curso de Gestão da Mudança com a professora Cláudia Caravantes da Faculdade São Judas. Ela tratou das alterações no ambiente das organizações, as organizações como um sistema, as organizações hoje e os gatilhos da mudança. Cláudia res-

Lucas Paiva

4

N

COMtexto GESTÃO DA QUALIDADE Nas últimas reuniões, o comitê promoveu a apresentação de cases sobre a implantação da RN nº 277 – Acreditação de Operadoras de Plano de Saúde, contando com as apresentações das Unimeds Vales do Taquari e Rio Pardo, no mês de junho, da Unimed Região da Fronteira – RS, em julho; e da Unimed Vale do Sinos, em agosto.

MARKETING A última reunião do Comitê Estadual de Gestão em

AGENDA FEDERATIVA

saltou a necessidade de as organizações estarem preparadas para novos impactos nos processos de modernização das estruturas. Diante do questionamento sobre o preparo para as modificações, a professora apresentou as etapas que influenciam na mudança e como lidar com a resistência às inovações.

Atualidades dos Comitês de Gestão da Unimed/RS

Marketing foi realizada no dia 9/8. Na abertura, foi apresentada a todos a reestruturação do Núcleo de Comunicação da Federação, cuja coordenação foi assumida pelo colaborador Leandro Souza. Liana Bazanela, diretora da Agência DeBrito, apresentou a evolução dos trabalhos desenvolvidos pela agência em conjunto com o Núcleo de Comunicação da Federação Unimed/RS. A Unimed Nordeste-RS, representada pela gerente de Marketing Magali, apresentou as inovações nas ações de Marke-

ting da Singular. Já a supervisora de Marketing da Unimed VTRP, Aline Tonini, expôs as ações do marketing da Singular quanto à Acreditação. Na oportunidade, também foi informado que o Circuito Estadual Unimed terá o acompanhamento do Núcleo de Comunicação da Federação. O suporte será dado às Singulares, tanto no atendimento, gerenciamento de logística de transporte da estrutura, quanto na adaptação e análise de programação visual.

Jornalista Responsável: Ursula Schilling | Produção: Núcleo de Comunicação Unimed/RS


Agenda Federativa nº 183