Page 1

F

I

D

E

N

E

Notícias |

Ano I

|

Edição 13

|

novembro de 2013

|

Certificado de Responsabilidade Social 2013 A Assembleia Legislativa entregou no mês de novembro a premiação aos vencedores do Prêmio de Responsabilidade Social 2013. A FIDENE/UNIJUÍ recebeu o Certificado, como reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela Instituição e apresentado no seu Relatório Social 2012. Também receberam certificado as contadoras Roselaine Schuster Scheren, gerente da Controladoria da FIDENE, e Roselaine Seibert Jung, Coordenadora do Relatório Social. Esta edição do Prêmio contou com 203 entidades inscritas, das quais 168 ganharam certificados, 36 receberam medalhas e 11 receberam o Troféu Destaque RS em diversas categorias. Participaram desta edição instituições de ensino, empresas privadas, administrações municipais, sociedades cooperativas, organizações governamentais e entidades sem fins lucrativos. O Prêmio de Responsabilidade Social é instituído pela Lei nº 11.440, de 2000, e tem como objetivo incentivar o envolvimento de instituições em práticas de responsabilidade social voltadas para o bem-estar da sociedade e para a preservação do meio ambiente. Os relatórios sociais são encaminhados pelos inscritos e avaliados pela Comissão Mista, formada por entidades da sociedade civil organizada e governo, que apura os investimentos das organizações inscritas em ações desta natureza e define quem será premiado. Desde 2001 a FIDENE é certificada pela Assembleia Legislativa, sendo que em 2006 recebeu o troféu destaque na categoria Instituição de Ensino Superior.

Faça a leitura deste Código com o seu smartphone e veja o Relatório Social FIDENE 2012 na versão digital

Publicação quinzenal organizada pela Coordenadoria de Marketing.

FUNDAÇÃO DE INTEGRAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E EDUCAÇÃO DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

Instituição novamente recebeu o certificado, concedido pela Assembleia Legislativa do Estado

Reitor Martinho Kelm com a equipe que elaborou o Relatório Social 2012

Relatório Social 2012 O Relatório Social 2012, apresentado à comunidade no mês de setembro, apresenta as principais ações de responsabilidade social da FIDENE e suas mantidas - a Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ); o Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA); o Museu Antropológico Diretor Pestana (MADP); e a Rádio Educativa UNIJUÍ FM. Dentre os dados apresentados, se destaca o investimento de R$ 35 milhões em filantropia, benefícios a alunos e à comunidade no

ano de 2012. A publicação está disponibilizada em formato eletrônico, podendo ser acessado no Portal da UNIJUÍ, no endereço http://www.unijui.edu.br/fidene/relatorio social2012. A publicação é anualmente organizada pela Controladoria da FIDENE, sob coordenação da contadora Roselaine Seibert Jung, com elaboração da Coordenadoria de Marketing, atuando na edição a jornalista Marilise Bindé, no Projeto Gráfico o designer Jonas Tiago Ribas de Souza e na revisão Véra Fischer.

Contatos:

Impressão:

sinergia@unijui.edu.br Telefones: (55) 3332 0692 | (55) 3511 5214

Editora Unijuí

E-mail:


F

I

D

E

N

E

Notícias

Recepção em alto estilo Projeto Integrar teve sua segunda edição neste mês, e já garantiu o prestígio dos colaboradores da FIDENE/UNIJUÍ O Projeto Integrar, desenvolvido pelo Prog rama Sinergia da FIDENE/UNIJUÍ, realizou sua segunda edição neste mês, e mobilizou os colaboradores envolvidos nas atividades. O Integrar já garantiu prestígio na instituição e, prova disso, são as recepções programadas para acolher os colegas que visitam os setores da Universidade. O Projeto, como o próprio nome diz, tem como objetivo integrar os colaboradores da instituição. Todos os setores devem se preparar para receber colegas para um turno de atividades. Um sorteio define quais são as pessoas e os locais que cada um irá visitar. A partir de então, começa a integração. Márcia Miria Scholles de Moraes, da Farmácia Escola, foi uma das sorteadas a participar do Integrar. Ela passou um dia acompanhando as atividades da Coordenadoria de Marketing, onde foi recepcionada pela agente sinergia Maria Cristina Brendler Uhde e colegas. “Achei maravilhoso. Meu sonho

era conhecer o funcionamento do Marketing. Conheci e pratiquei vários processos do setor, como produzir materiais gráficos, desenvolver as matérias do Comunic@ e até ações de divulgação a campo e redes sociais”, conta. Ela explica que, como auxiliar administrativa da Farmácia Escola até produz algumas ações de divulgação, mas em nível básico. “É uma rotina bem diferente da minha”, destaca. Vanderleia de Andrade Haiski, do Escritório de Relações Internacionais, foi um pouco mais longe. Com apenas seis meses de UNIJUÍ, ela foi sorteada para conhecer a estrutura do câmpus Santa Rosa. Recebida pelas colegas Cristiane Couto e Tânia Marianoff dos Santos, ficou surpresa. “Desta forma conseguimos conhecer pessoas que temos contato apenas via telefone ou e-mail. E o mais engraçado foi que outras quatro pessoas de Ijuí foram comigo até Santa Rosa e, destas, duas eu não conhecia”, comenta. E, em 2014, tem mais Projeto Integrar.

Márcia (E) aprendeu a produzir materiais gráficos na CMKT

Vanderléia (E) e colegas de Ijuí encerraram a visita no câmpus Santa Rosa com um lanche especial

Faça a leitura deste Código com o seu smartphone e confira a galeria de imagens da 2ª edição do Projeto Integrar

Docentes lançam “Exercícios de Estimulação para Crianças”

Cursos de pós-graduação e qualificação profissional

As docentes Eliane Roseli Winkelmann, Alana Bortolan Sacon e Elenita Costa Beber Bonamigo, do Departamento de Ciências da Vida (DCVida), lançaram no mês de outubro o livro “Exercícios de Estimulação para Crianças”, pela Editora CRV. O lançamento ocorreu durante palestra promovida pela Associação de Fisioterapia de Ijuí e Região (AFFIR) e pelo curso de Fisioterapia da UNIJUÍ sobre “Fisioterapia Neurológica com abordagem voltada ao tratamento da hemiplegia”, tema abordado pela professora mestre Elenita Costa Beber Bonamigo. Na oportunidade as autoras falaram sobre o livro e realizaram a sessão de autógrafos.

Pós-Graduação

Confira as opções de cursos de pós-graduação e qualificação profissional com inscrições abertas. Mais informações podem ser obtidas no Portal: www.unijui. edu.br/educacaocontinuada.

Curso Pós-Graduação em Administração Pública e Gestão Social* MBA em Gestão Estratégica de Empreendimentos em Saúde* Pós-Graduação em Finanças e Mercados de Capitais* Pós-Graduação em Controladoria e Gestão Empresarial* Pós-Graduação em Finanças e Mercados de Capitais*

Cidade EaD

Inscrição até 09/02/2014

Ijuí

16/02/2014

Santa Rosa

09/03/2014

Ijuí

16/03/2014

Ijuí

06/04/2014

* Cursos ofertados pela ESGN.

Qualificação Profissional Clínica Farmacêutica Aplicada a Farmácias e Drogarias

Ijuí

24/11/2013

Aplicação de injetáveis Capacitação em boas práticas para serviços de alimentação

Ijuí Ijuí

24/11/2013 27/11/2013


F

I

D

E

N

E

Notícias Benefícios para diplomados e empresas Formar um canal permanente com os egressos da UNIJUÍ, disponibilizando um Banco de Talentos e Oportunidades de Empregos são os principais objetivos do Programa Egresso UNIJUÍ. O Portal Egresso foi todo reformulado e novos benefícios inseridos. Agora, além do acesso à biblioteca universitária e ao programa de incentivo ao ingresso de diplomado, que dá descontos para os estudantes que desejarem cursar uma segunda graduação, novos benefícios fazem parte do programa, como um banco de dados com currículos de egressos e vagas de emprego de diversas áreas. Os novos benefícios são um canal de aproximação entre profissionais e o mercado de trabalho, no qual os alunos e egressos da instituição podem elaborar de forma simples o seu currículo profissional disponibilizando para consulta de empresas de toda a região. Para as empresas é uma grande oportunidade de encontrar os profissionais que procuram. Através de um simples cadastro as vagas são disponibilizadas no portal para alunos e ex-alunos da instituição. Todas as informações sobre o programa Egresso UNIJUÍ e os seus benefícios podem ser encontradas no Portal Egresso, no link www.unijui.edu. br/egresso.

A formação do profissional da Geografia A Editora UNIJUÍ trabalha na divulgação da obra “A formação do profissional da Geografia: o professor”, de Helena Copetti Callai. O livro aborda a Geografia Escolar, que deve desenvolver um pensamento espacial que se traduz em olhar o mundo para compreender a nossa história e a nossa vida. Este olhar o mundo diz da especificidade de nossa disciplina, que tem o conceito de espaço como foco primordial. O espaço é construído ao longo da vida das pessoas, pelas pessoas – se não como atuantes que podem ser, mediante sua passividade que permite que os outros o façam. Esta obra trata dessas questões e abre o debate para pensar um ensino de Geografia num contexto de escola que busca a formação cidadã, diante do qual a Educação Geográfica pode fazer a sua contribuição. Outros lançamentos podem ser conferidos no site da Editora – www.editoraunijui.com.br.

Agenda de Eventos 24/11 - Em Cantos Gaúchos – Coral UNIJUÍ 27 a 29/11 - Encontro Nacional de Tecnologias e Ensino de Línguas - ENTEL Até 29/11 - Olhares do Semiárido Nordestino: Projeto Rondon 2013 – Operação Canudos (Sala Java Bonamigo)

Até 29/11 - História e Cultura Afro-Rio-Grandense (Museu Antropológico Diretor Pestana) 01/12 - Prova Vestibular Verão 2014 UNIJUÍ 13/12 - Posse Reitoria Gestão 2014-2016 14/12 - Festa de Final de Ano FIDENE/UNIJUÍ

Mais informações em www.unijui.edu.br/eventos

Conselho Universitário - CONSU Confira os processos avaliados na reunião do dia 31 de outubro: 1) Processo Consu 45/2013 – Aprovação da reformulação do Projeto Pedagógico do Curso de Agronomia – Câmpus Ijuí: houve redução da carga horária total do curso de 4.595 para 3.975 horas, incluindo a redução de 200 para 150 horas de Atividades Complementares. Houve nova distribuição de semestralidade dos créditos para que o Curso fique mais competitivo e aderente às Diretrizes Curriculares do MEC. O CONSU reiterou as recomendações e alterou a departamentalização de algumas disciplinas. 2) Processo Consu 56/2013 – Alteração no parágrafo primeiro do Art.13 da Resolução CONSU nº 07/2013 que “Disciplina a realização das matrículas e rematrículas nos Cursos de Graduação nas modalidades presencial e a distância na Unijuí”, passando a vigorar com a seguinte redação: “§1º. A rematrícula nos cursos de graduação da Unijuí tem como limite mínimo doze créditos em disciplinas, salvo casos de formandos, de não oferta de disciplinas no semestre ou de estudante com vínculo em dois cursos na UNIJUÍ”, sendo revogado o artigo pela Resolução 20/2013. A alteração se justifica pela necessidade de adequação às novas regras do ProUni, as deliberações do orçamento da Unijuí 2014 e a proposição de alteração no limite mínimo de rematrícula, que passa de oito para doze créditos para a rematrícula. 3) Processo Consu 55/2013 – Aprovada a Resolução das mensalidades dos Cursos de Graduação da Unijuí para 2014. 4) Processo Consu 51/2013 – Aprovadas doze vagas para contratação de docentes efetivos para o Quadro do Plano de Carreira do Magistério Superior para os Departamentos: DCEEng, DCVida, DHE, DEAg e DACEC. Houve a inclusão pela plenária do Consu de uma vaga ao DACEC para consolidar o quadro de docentes permanentes do Mestrado em Desenvolvimento. 5) Processo Consu 52/2013 – Aprovada a abertura de 08 (oito) vagas para o Programa de Residência em M e d i c i n a d e Fa m í l i a e C o m u n i d a d e UNIJUÍ/FUMSSAR e 11 (onze) vagas para o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família UNIJUÍ/FUMSSAR para elaboração do edital a ser executado em 2014/2015. 6) Processo Consu 53/2013 – Aprovado o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Estratégica de Postos de Combustíveis, modalidade EaD (1ª edição), categoria MBA, 390 horas, 100 vagas. A proposta foi elaborada pela Escola Superior de Gestão e Negócios – ESGN e a responsabilidade de execução é do DACEC, sob coordenação do professor Marcelo Blume. O Curso surgiu para atender, principalmente, a demanda gerada pela ANAPOBIN (Associação Nacional dos Postos de Bandeira Independente). O concluinte do curso recebe o título de Especialista em Gestão Estratégica de Postos de Combustíveis. 7) Processo Consu 54/2013 – Aprovado o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Logística, categoria MBA, modalidade presencial, a ser ofertado no Câmpus Panambi (1ª edição), 390 horas, 20 vagas e a projeção orçamentária considera o ingresso de 20 alunos. A proposta foi elaborada pela Escola Superior de Gestão e Negócios – ESGN e a responsabilidade de execução é do DACEC, sob coordenação da professora Marisandra da Silva Casali. O concluinte do curso recebe o título de Especialista em Logística. Todos os documentos referentes aos processos analisados no CONSU (pareceres, resoluções e despachos) estão disponíveis na intranet (Unijuí Virtual) da Unijuí em Informes Oficiais Unijuí, por temática e ano.


F

I

D

E

N

E

Notícias

UNIJUÍ se prepara para mais uma edição do Vestibular No dia 1º de dezembro acontece a prova do Vestibular Verão 2014. Muitas novidades marcam esta edição do processo seletivo Uma das principais novidades é a prova com questões objetivas, que foi testada na edição de inverno, mas somente como simulado, que passa a ser considerada como parte da nota a partir desta edição. O novo processo consiste de 40 Questões Objetivas, abrangendo as áreas de Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias. Além dessas questões, mantém, ainda, a Prova de Redação. Dois novos cursos também passam a ser oferecidos pela universidade: Letras: Português e Inglês e Engenharia Química, com oferta de 50 vagas cada um, no câmpus Ijuí. A divulgação do processo seletivo também foi diferenciada neste ano, sendo que uma das principais ações foi a customização de camisetas para os inscritos no Vestibular. A ação foi feita inicialmente na ExpoIjuí/Fenadi e estendida para as cidades com câmpus da UNIJUÍ. A UNIJUÍ esteve presente nas Praças dos municípios com uma tenda inflável, disponibilizando sprays e moldes com palavras para que cada candidato ao vestibular pudesse personalizar sua camiseta. Todos os cursos estão sendo contemplados com matérias específicas no Comunic@, mostrando a área de atuação e o diferencial oferecido pela UNIJUÍ. A intenção é que os estudantes possam sanar suas dúvidas no momento de efetuar sua inscrição, ou mesmo, antes de efetivar a sua matrícula.

Vestibulandos customizaram sua própria camiseta

Informações importantes para você, colaborador, que também pode ser um agente de divulgação do Vestibular Verão 2014 UNIJUÍ. Locais das provas: Serão divulgados no dia 29 de novembro de 2013 (sexta-feira), no Portal UNIJUÍ (www.unijui.edu.br/vestibular). Nesta mesma data, o candidato que optou pelo aproveitamento do ENEM, deverá consultar se obteve este aproveitamento. Prova: 1º de dezembro, das 8h30 às 12h30 – Redação e 40 Questões Objetivas. As provas serão aplicadas nos câmpus, núcleo, Polo Ijuí e Unidades de Apoio EaD de Santa Maria e de Porto Alegre. O candidato deve levar o comprovante de pagamento da taxa de inscrição, um

documento de identificação com foto, caneta esferográfica preta ou azul ponta grossa. É importante o candidato estar no local meia hora antes do início da prova. Divulgação do Gabarito: 2 de dezembro, às 15h, no site www.unijui.edu.br/vestibular Divulgação dos classificados e Boletim de Desempenho: 4 de dezembro, às 15h, no Portal UNIJUÍ (www.unijui.edu.br/vestibular) e imprensa regional. Matrículas: 5, 6, 9 e 10 de dezembro e deve ser feita pelo candidato ou seu representante legal.

Integração às margens do rio Uruguai Um grupo de colaboradores e docentes da UNIJUÍ, dos câmpus Ijuí e Santa Rosa, esteve reunido no começo do mês de novembro no Sítio Querência Tronco e Raízes, no interior de Porto Mauá. O sítio é de propriedade do casal Telmo e Dilza Dallalba, pais do colega Daniel Dallalba, da Coordenadoria Patrimonial e de Serviços do câmpus Santa Rosa. A amizade e o espírito de integração que ultrapassam o ambiente de trabalho são os principais motivos para a comemoração, que já acontece há

seis anos. Diante da belíssima paisagem, às margens do Rio Uruguai, um bom chimarrão, a cervejinha gelada, o churrasco e outros quitutes, o grupo de amigos – das Coordenadorias de Informática, Patrimonial e de Serviços, Marketing e Financeira e ainda de diversos departamentos - confraternizou, jogou bola, bocha e outros jogos de cartas. O evento foi prestigiado pelo prefeito, Pedro Pisoni, pelo VicePrefeito, Jacir Taffarel e pelo PróReitor da UNIJUÍ câmpus Santa Rosa, Pedro Büttenbender.

Fidene Notícias 13  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you