Page 1

INFORME

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UNIJUÍ Edição nº 1, setembro de 2012.

O que é avaliação institucional? A avaliação institucional é uma das dimensões do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – Sinaes (Lei 10.861 de 14/04/2004), no contexto das políticas públicas do Ministério da Educação. É um dos elementos essenciais nos processos de reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos e, também, recredenciamento de universidades. A autoavaliação na UNIJUÍ tem uma longa trajetória, contudo, é a partir do início dos anos noventa que este processo se intensifica e se concretiza. A partir de 2004, no contexto do Sinaes, é institucionaliza-

www.unijui.edu.br/cpa

da a Comissão Própria de Avaliação – CPA que, embasada na concepção de avaliação como um processo permanente, fortalece a prática avaliativa e passa a coordenar o processo de autoavaliação na Universidade. CPA – Comissão Própria de Avaliação É constituída por representação de docentes; de discentes; de técnicoadministrativos e de apoio e da sociedade civil, dos campi de Ijuí, de Santa Rosa, de Três Passos e de Panambi. - Tem o papel de coordenar, incentivar e sistematizar o processo avaliativo da universidade. Atribuições da CPA - Acompanhar os processos avaliativos das diferentes unidades institucionais. - Dar ciência ao INEP e à sociedade sobre os processos avaliativos da UNIJUÍ.

Teleconferência da CPA realizada entre todos os campi

Objetivos da Autoavaliação - Dar continuidade ao processo de autoavaliação, sensibilizando a comunidade universitária no sentido de fomentar a cultura de autoavaliação nas unidades e aspectos da Instituição. - Dar visibilidade aos processos de autoavaliação, bem como aos resultados avaliativos da UNIJUÍ. - Promover ações de divulgação da CPA e do processo de autoavaliação institucional. - Buscar estratégias para que a avaliação se consolide como base para o planejamento nos diversos segmentos da Universidade. - Promover a constante interlocução da comissão com a Reitoria e os gestores da instituição no sentido de subsidiá-los com os diagnósticos realizados pela CPA. E, também, para que possam se tornar parceiros da CPA no que tange a sua divulgação/visibilidade. - Fortalecer a participação no Programa de Avaliação das Universidades Comunitárias Gaúchas – PAIUNG.


AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UNIJUÍ

Ações da CPA - “Memória CPA”, link disponibilizado no Portal da UNIJUÍ, para que sejam informados os processos avaliativos dos departamentos, cursos e coordenadorias. - Encontros da CPA com estudantes dos cursos de graduação, a convite das coordenações, para conhecer as demandas dos alunos e encaminhar aos órgãos institucionais para análise e encaminhamentos das demandas. - Análise das potencialidades e fragilidades apontadas pelos Departamentos, Cursos e demais setores da Instituição e posterior encaminhamento à Reitoria. - Preparação/acompanhamento dos processos de reconhecimento e de renovação de reconhecimento de cursos de graduação. - Análise e acompanhamento dos processos avaliativos desenvolvidos institucionalmente e encaminhados à CPA. - Desenvolvimento de campanhas de divulgação da CPA junto aos estudantes, reuniões com a Reitoria para dar ciência

Encontro com os estudantes para saber as demandas dos cursos dos diagnósticos feitos pela CPA, tanto das avaliações internas, quanto das avaliações externas. - Elaboração de instrumentos de avaliação para aplicação aos cursos de graduação presencial e EaD. - Elaboração e divulgação dos Relatórios

anuais denominados “Relatórios de Autoavaliação Institucional”, os quais podem ser visualizados no site www.unijui.edu.br/cpa, link autoavaliação/documentos. - Participação em eventos científicos para apresentação da experiência de autoavaliação institucional da UNIJUÍ.

CURSOS AVALIADOS EM 2011 5 4

CONCEITO

Resultados do processo de avaliação institucional externa

3 2 1 0 * Ciência da Computação IJUÍ

* Ciência da Computação SANTA ROSA

* Medicina Veterinária IJUÍ

2

* Gestão Ambiental SANTA ROSA

CURSO Conceito do Curso

* Reconhecimento de Curso ** Renovação de Reconhecimento de Curso

Conceito da Autoavaliação

CURSOS AVALIADOS EM 2012 5 4

CONCEITO

No âmbito da avaliação externa no ano de 2009 foi realizada a avaliação no contexto do primeiro ciclo avaliativo do Sinaes, por avaliadores designados pelo MEC, para recredenciamento da UNIJUÍ. Em 2012, foi publicada no Diário Oficial da União, número 91, a Portaria n° 521, que estabelece o recredenciamento da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul UNIJUÍ pelo prazo máximo de 10 (dez) anos. Nos últimos dois anos a Universidade teve um conjunto de cursos avaliados pelo MEC, tanto para reconhecimento, quanto para renovação de reconhecimento de cursos. Os resultados deste processo constam nos Gráficos ao lado.

* História EaD

3 2 1 0 * Geografia EaD

** Economia ** Direito IJUÍ TRÊS PASSOS

CURSO * Reconhecimento de Curso ** Renovação de Reconhecimento de Curso

* Estética e Cosmética IJUÍ

* Sociologia EaD

Conceito do Curso Conceito da Autoavaliação


AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UNIJUÍ: RESULTADOS... pos de pesquisa. - Suporte aos programas de pósgraduação stricto sensu. - Ampliação do Programa de Iniciação Científica e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação. - Inserção de pesquisadores da UNIJUÍ em redes de pesquisa nacionais e internacionais. - Apoio a projetos de pesquisa em áreas críticas para o desenvolvimento do país, com ênfase na inovação. - Estímulo à publicação das pesquisas institucionais em periódicos científicos indexados de alto impacto. - Definição e implementação de sistemática de avaliação e acompanhamento dos projetos de pesquisa institucionais, incorporando critérios de qualidade e relevância científica e social. - Fomento aos pesquisadores à captação de recursos externos via fundos setoriais e agências de fomento destinadas à pesquisa. - Fortalecimento dos projetos: Física para Todos - Exposição Interativa de Experimentos de Física, Grupo de Teatro, Coral e a Cia. CADAGY de Ginástica Geral da UNIJUÍ.

INSTITUCIONAL - Recredenciamento da UNIJUÍ por dez anos, pela Portaria do Ministério da Educação n° 521, de 10 de Maio de 2012. - Integração entre as diversas áreas do conhecimento efetivada pela reestruturação dos departamentos. - Instituído e implementado o Programa Egressos UNIJUÍ. - Fortalecimento das relações institucionais internas: organização dos colegiados e coordenações de Curso por campi e a organização da CPA por campi. - Fortalecimento das relações institucionais. - Criação do Escritório de Relações Internacionais com o objetivo de organizar um processo de internacionalização da universidade. - Homenagem da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, em reconhecimento aos 55 anos de atuação no ensino superior na região da FIDENE/UNIJUÍ. - Instituído o Programa de Avaliação Docente da UNIJUÍ, fortalecendo os processos avaliativos da Universidade. - Criado o curso de Mestrado em Direitos Humanos. - Resultados positivos no ENADE, CPC, reconhecimento de Cursos e Renovação de Reconhecimento de cursos no âmbito do SINAES. - Fortalecimento do Programa Sinergia.

ENSINO DE GRADUAÇÃO - Foco na excelência no ensino de graduação na UNIJUÍ. - Fórum de Coordenadores passa a constituir um locus de discussão dos grandes temas acadêmicos. - Envolvimento e comprometimento dos coordenadores e professores na busca da qualificação do projeto institucional. - Reorganização dos horários institucionais na perspectiva de aproveitamento dos tempos. - Formação continuada por meio de eventos institucionais, por área e por curso. - Investimentos na aquisição de livros para a Biblioteca nos quatro campi. - Acolhida dos alunos calouros e veteranos com eventos criativos. - Disponibilização do caderno denominado Guia do Estudante UNIJUÍ 2012 com as principais normatizações da universidade entregue aos alunos, professores e técnico-administrativos. - Disponibilizado os Cadernos “Referen-

ciais Básicos para Coordenação de Cursos de Graduação na UNIJUÍ” e “Referenciais Básicos ao Docente UNIJUÍ”, que orientam os gestores e professores. - Instituídos os Núcleos Docentes Estruturantes pela Resolução CONSU nº 13/2011. - Oferta do curso de Engenharia Elétrica no campus Santa Rosa. - Constituição de uma Comissão de Estudos para a implantação do curso de Odontologia na UNIJUÍ. - Adequações na Resolução que regulamenta o Sistema de Avaliação da UNIJUÍ. - Implantado o LEA – Laboratório de Economia Aplicada para integrar as atividades de ensino, pesquisa, extensão e serviços. - Reestruturação de currículos, a partir da análise da história dos cursos, avaliações e diretrizes curriculares dos cursos de graduação. - Possibilidade de repensar os processos de ensinar no Ensino Superior.

PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO - Instituída a Unidade de Educação Continuada. - Criado o Portal da Unidade de Educação Continuada. - Fortalecimento e consolidação de gru-

INFRAESTRUTURA - Continuidade das obras do Hospital Veterinário. - Reestruturação dos 12 departamentos que se transformaram em seis. - Investimentos e readequação de espaços físicos na Sede Acadêmica. - Melhorias no complexo da Educação Continuada. - Instalação de climatizadores em alguns espaços dos quatro campi da UNIJUÍ. - Disponibilizado um Centro de convivência para alunos do Departamento de Ciências da Vida. - Reformas do Restaurante Universitário na Sede Acadêmica. - Execução do cronograma de adaptações para acessibilidade. - Atualização tecnológica do portal da UNIJUÍ. - Criação de novos aplicativos para os Planos de Ensino e para o Lançamento de Frequência e de Notas. - Melhorias na iluminação na Sede Acadêmica. - Investimentos no campus Três Passos, (rampa de acessibilidade e sala para professores). - Investimentos no complexo de educação física do Campus Santa Rosa, com a construção da pista de atletismo iluminada.

3


AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UNIJUÍ

Participe! Sua opinião é importante A Comissão Própria de Avaliação - CPA da UNIJUÍ constitui-se em um canal da Universidade entre alunos, professores, técnicoadministrativos e de apoio e comunidade externa. A CPA é responsável pela avaliação interna da UNIJUÍ. É importante que você saiba que a CPA é a sua voz na Universidade! Opine! A sua sugestão é o que faz da UNIJUÍ uma Universidade cada vez melhor! Acesse: www.unijui.edu.br/cpa E-mail: cpa@unijui.edu.br Telefone: 3332-0319 End.: Prédio da Biblioteca – Campus Ijuí Sala BIB S 04 - Ijuí - RS

CPA/OUVIDORIA A CPA mantém um canal avaliativo, em conjunto com a Ouvidoria, no qual estudantes, professores, funcionários, técnico-administativos e comunidade externa têm a possibilidade de manifestar-se por meio de críticas e sugestões acessando o site www.unijui.edu.br/cpa, no link “OUVIDORIA”. A CPA entende que este é um canal importante de interlocução com os diferentes sujeitos que interagem com a Universidade. Tabela 1 - Sugestões/Críticas por Segmento Segmento

Estudantes

Postagens Postagens Postagens até julho 2010 2011 2012

56

158

146

Docentes

-

5

4

Técnicos administrativos e de apoio

4

24

6

Comunidade externa

20

30

64

Total

80

217

220

A CPA é a

sua voz na universidade! Opine! A sua sugestão é o que faz da Unijuí uma universidade cada vez melhor!

unijui.edu.br/

www.

Fonte: SIE – 01/01/2011 a 10/07/2012.

Unijuí - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Rua do Comércio, 3000 - Bairro Universitário Ijuí/RS - Brasil - CEP 98700-000 4 (55) 3332-0200

cpa

Avaliação Institucional na Unijuí - INFORME CPA - nº1 - 09/12  

Avaliação Institucional na Unijuí - INFORME CPA - nº1 - 09/12

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you