Page 1

m | ju o nh

edição mural

o ai

Participe, apresente suas atividades enviando conteúdo para: divulgar@unifra.br

ano 2 - nº 10 - Santa Maria/RS - maio | junho - 2012

12 20

JORNALUNIFRA

Esta edição do Jornal Mural é um complemento dos conteúdos editoriais apresentados na edição impressa produzida pela Assessoria de Comunicação.

Encontro com Egressos

Em comemoração ao Ano 10 do Curso de Jornalismo, os docentes realizaram mais uma oportunidade de encontro para que os egressos compartilhassem experiências profissionais. A 3° edição teve como pauta relatos em Assessoria de Imprensa. Participaram os ex-alunos Carlos Felipe Spall (Unifra), Carina Bohnert (Fames), Camila Klein Severo (Sinprosm), Maria Luiza Guerra (Prefeitura de SM) e Nicole Tirloni (Associação Italiana), todos atuando na área de assessoria. O Encontro ocorreu no dia 22 de maio, no Salão Acústico do Prédio 14.

Aniversariantes

junho

prática educativa. A conferência de abertura abordou o tema “A emergência da educomunicação como resposta às demandas do ensino e da comunicação na sociedade midiática”, ministrada pelo Prof. Dr. Ismar de Oliveira Soares da Universidade de São Paulo – USP.

“Precisamos inserir a ação comunicativa nas práticas educativas, garantir o acesso às tecnologias através de uma gestão democrática da informação, buscando entender a comunicação como um fenômeno de interesse coletivo” destacou Soares.

Os cursos de Geografia da Unifra e da Universidade Federal da Fronteira Sul, UFFS, de Erechim, realizaram um intercâmbio, no dia 29 de abril na cidade de Santa Maria. A atividade buscou enfocar a história da ocupação do sítio urbano da cidade, especialmente, pela implantação do sistema ferroviário. O recorte espacial para essa atividade partiu da Gare e passou pela Vila Belga, Avenida Rio Branco, Praça Saldanha Marinho, Calçadão e Rua do Acampamento. A coordenação das atividades foram das docentes Ail Meireles Ortiz e Elsbeth Léia Spode, da Unifra e Juçara Spinelli, UFFS. As paisagens residuais foram apresentadas na visão histórica, na apropriação simbólico cultural pelos diferentes grupos humanos, indígenas e etnias europeias, africanas e asiáticas, e na atual funcionalidade urbana.

Nome: Joane Altermann Aniversário: 30/01 Local de nascimento: Santa Maria – RS

Fernanda Ramos

que interagiram com os personagens que enfatizavam que lugar de lixo é nas lixeiras. A população santamariense recebeu a ação de forma positiva, respondendo os cerca de 60 questionários propostos pelo grupo visando a criação de alternativas para diminuição do acúmulo de lixo na cidade.

História da Alimentação O Curso de História oferece aos seus alunos e demais interessados optativas diferenciadas para aprendizado de conteúdos. O curso oferece a disciplina História do Futebol que será ofertada em Julho e também para o segundo semestre de 2012, história da alimentação no Brasil e história da

infância, entre outras. Em 2011 os alunos puderam cursar a disciplina optativa História da Alimentação (foto). Esta ideia faz parte de uma perspectiva antropológica a cerca da culinária regional e histórica do país. A disciplina foi ministrada pela professora do Curso de Nutrição Nikelen

Acosta Witter. “A História da Alimentação se constitui numa porta para compreender diversos aspectos da construção de um país cuja viabilidade precisou sempre ser traduzida em termos de quantos e com o que se podia alimentar”, destacou Nikelen.

divulgar as atividades da Cipa e informar aos colaboradores da Unifra sobre a importância da Segurança do Trabalho, sempre na busca da prevenção dos acidentes”.

Perfil do colaborador

divulgação

Bituquinha e Chicletão, interpretado por atores que interagiram com o público, foram disponibilizadas lixeiras personalizadas, sendo cada uma delas referentes aos resíduos encontrados no chão do Calçadão. A atividade chamou a atenção principalmente das crianças que passavam pelo local e

da Cipa, Cynthia Soares, agradeceu aos integrantes da gestão passada pelo apoio e colaboração e ainda lembrou a missão dos novos membros do grupo. “Temos como um dos objetivos,

Maria Lisiane Alves Severo Sergio Renato de Andrade Rodrigo Araujo Da Silva Geovana Montanha Trevisan Fernanda Rijo Duarte Silvia Thomas Carmen Raquel W. Medeiros Elaine Medianeira Pagnossim Leticia Aires Fagundes Juliano de Freitas Dambros Luciane M. da S. Escobar Marcos Luiz Mainardi Mauricio Stock dos Santos Robson Roatti Brilhante Lisiane Ouriques Carvalho Anelise Scheweig Carla Beatriz Gonçalves Fabricio Tonetto Londero Viviane Cioccari Dressler Alexsandro P. de Oliveira Cristiane dos Santos Renato Antonio Rech

1 6 7 8 9 11 12 13 18 19 21 21 21 21 22 24 24 25 25 28 29 30

Professores

Professores e estudantes do Curso Técnico em Enfermagem da Unifra promoveram no dia 21 de maio, na Praça Saldanha Marinho, uma atividade de integração com a comunidade santa-mariense, na qual foi realizado verificação da pressão arterial sistêmica, e glicemia capilar, bem como, orientações sobre saúde. Esta atividade está na sua 2ª edição, e acontece em comemoração ao dia 20 de maio, dia do profissional Técnico em Enfermagem.

No dia 2 de maio os alunos Eduardo Souto, Jaqueline Menezes e Rochelly Tavares do Curso de Publicidade e Propaganda, através da disciplina de projeto experimental, movimentaram o Calçadão de Santa Maria com a execução de uma ação de conscientização em prol da limpeza do local. Por meio dos personagens Papelito,

Foram empossados no dia 16 de maio, os novos membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, gestão 2012-2013, do Centro Universitário Franciscano. Na ocasião a presidente

Geografia em pauta

Mutirão da qualidade de vida

Alunos da publicidade “limpam” o Calçadão

Novos membros da CIPA

Caroline Cechin

Nos dias 11 e 12 de maio ocorreu a segunda edição do Congresso Internacional de Política e Direito de SM, (organizado pelo Diretório Acadêmico do Direito da Unifra OAB/RS) o qual teve o Prof. Vitor Hugo do Amaral Ferreira como Coordenador Científico. O evento foi realizado no Hotel Itaimbé e reuniu cerca de 400 acadêmicos de todas as Instituições de Direito de SM, abordando temas relevantes ao direito e a política. O congresso contou ainda com a palestra de vários professores da Unifra.

O mundo em questão - Dubai O Curso de Geografia realizou mais uma palestra da série “o mundo em questão”. Em sua terceira edição, o tema contemplou Dubai sobre diferentes aspectos (turismo, cultura, tecnologia, economia e sustentabilidade). O palestrante, prof. Dr. Afranio Almir Righes, descreveu a riqueza e a tecnologia da cidade, localizada no deserto, na península Arábica e banhada pelo Golfo Pérsico. Tudo parece perfeito, se não fosse a falta de água. Dubai não tem água e esse recurso, potável, é produzido, também, a partir do uso de tecnologia, pelo processo de dessalinização das águas do Golfo Pérsico. Dubai é uma cidade futurista e capitalista, governada por um monarca, em meio à cultura árabe sobre influência da religião islâmica.

Sua função na Unifra: Telefonista Tempo na instituição: 3 anos e 9 meses Como você se define: Uma pessoa comunicativa, atenciosa, responsável e organizada. Hobby: Adoro estar com a família e amigos. Gosto de passear e estar em contato com a natureza. Time que torce: Grêmio Tipo de música que gosta: MPB, sertaneja e pagode.

Kelly Schuster

Entre os dias 23 e 25 de maio, a Unifra foi sede do 5º Congresso Nacional das Escolas Franciscanas. Com o tema “Educação Franciscana na Comunicação Digital”, o evento discutiu através de palestras e oficinas a importância da comunicação na sociedade para qualificar a

Direito

A Assessoria de Comunicação da Unifra realizou esse mês a segunda edição da promoção de Dia das Mães. Esse ano o autor da mensagem mais criativa dizendo “de que forma sua mãe deixa sua vida mais bela”, foi o acadêmico de psicologia, Lucas Fernandes Baggio, que ganhou um corte de cabelo e um pacote de beleza para presentear sua mãe.

Caroline Cechin

Congresso Franciscano

Kelly Schuster

Caroline Cechin

Dia das mães

divulgação

Funcionários

Henrique Gabriel G. Pereira Alexandre Maccari Ferreira Francisco Solano T. de Lima Daniela Reis Pedroso da Silva Marcio de Souza Bernardes Carmen Rosane Segatto e Souza Angela Araujo da S. Espindola Raquel Pippi Antoniazzi Simone Stabel Daudt Jussane Rossato Andre Cechin Garay Jair Pereira Coitinho Daniel Pereyron Antonio Fausto Neto Gilberto Antonio Benetti Gilson Luiz Piber da Silva Vania Oliveira Antunes Rosimar Leitenberg da Silveira Cristiano Cerezer Samanta J. dos Santos Vitt Liana da Silva Fernandes João Hélio Ferreira Pes Rosane B.M. da Rocha B. Terra Juliane M. Morgenstern Julio Clemir Centeno Durand

Momento marcante em sua vida: O meu primeiro emprego, pois foi um momento de transformação e amadurecimento. Maior sonho: Estar bem realizada profissionalmente e com uma família linda e completa. Projeto para o futuro: Construir uma sólida carreira profissional. O mais importante na vida: Ter amigos, pois quando se tem amigos, tem sempre um jeito para tudo na vida. Importância da sua função para a Unifra: A minha função tem como objetivo conectar a instituição (setores, professores e alunos) com a sociedade. Também busca informar e esclarecer as dúvidas referentes ao estabelecimento de ensino. Mensagem aos colegas da Unifra: Que sempre busquem trabalhar dando o melhor de si, sempre ajudando o próximo, com respeito e boa vontade. Mensagem aos universitários: Que saibam explorar ao máximo esse período de faculdade, pois quando passarem os momentos de turbulências, estresse e noites mal dormidas, vocês perceberam que tudo isso foi pequeno perto da felicidade de mais uma conquista.

@

envie novos assuntos para

divulgar@unifra.br

2 4 4 5 5 6 8 8 8 10 11 11 12 13 13 14 14 17 18 21 22 23 25 30 30


Jornal mural ed. 10  

Jornal mural ed. 10

Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you