Page 1


Dicas dos Alunos

4

É notíciaaa

5

Fala, Egresso

8

Vamos falar sobre

10

Responsabilidade Social

12

#unifev

13


Indico o seriado Irmãos Grimm. Para quem curte o mundo dos contos de fada, o roteiro é apaixonante. A história gira em torno da vida de um policial, que descobre pertencer à família Grimm, caçadores dos seres das histórias que conhecemos, como Rapunzel e O Rei Sapo, entre outras. Por conta dessa descoberta, o policial começa a desvendar alguns segredos, de que nem todo ser humano é realmente o que parece, ou seja, um mistério. É uma trama bem divertida e cheia de surpresas.

Nome: Gabriel Durães Idade: 18 anos Curso: Publicidade e Propaganda Período: 2°

Para quem adora o universo dos quadrinhos indico o seriado Supergirl. Gostei bastante da narrativa e, também, da questão de não dar ênfase somente ao protagonista, pelo contrário, todos os personagens são bem interessantes e desenvolvem um papel mega importante na história. É uma série cativante com ação e ficção juntas. Aproveite! A adrenalina está garantida!

Nome: Vitor Augusto de Oliveira Idade: 19 anos Curso: Publicidade e Propaganda Período: 4º

4 Dica dos Alunos


ENSINO SUPERIOR

UNIFEV tem novos gestores à frente da Instituição

A Diretoria Executiva da Fundação Educacional de Votuporanga (FEV), representada por seu Diretor-Presidente, advogado Celso Penha Vasconcelos, anunciou no dia 9 de outubro, os novos gestores que agora compõem o quadro de autoridades da Instituição, tanto no âmbito acadêmico, como no administrativo, a partir deste triênio (2018-2021). A frente da reitoria estão o Prof. Dr. Osvaldo Gastaldon (Reitor) e a Profa. Dra. Encarnação Manzano (Pró-Reitora). Na gestão administrativa, o responsável é o Prof. Me. Raynner Antonio Toschi da Silva. De acordo com Vasconcelos, a equipe representa os novos rumos que a atual Diretoria quer dar a UNIFEV, aliando fundamentos importantes ao progresso da Instituição, como gestão, educação e tecnologia. “Temos três profissionais que reúnem muito bem esses requisitos. O Reitor, Prof. Osvaldo, é doutor em Administração, assim como a nossa Pró-Reitora, professora Encarnação, que é doutora em Educação. O Prof. Raynner, mestre em Engenharia, além de coordenador do curso de Engenharia da Computação, agrega em seu currículo grande experiência com a área de tecnologia da informação, requisitos imprescindíveis para um modelo de trabalho que busca maior qualidade de ensino, agilidade nos processos e inovação”.

É notíciaaa

5


ACADÊMICO

Aluna e docente da UNIFEV apresentam trabalho em congresso internacional

A aluna do 8º período do curso de Direito da UNIFEV Bianca Magosse e o docente da Instituição Prof. Esp. Paulo Eduardo de Mattos Stipp, representaram o Centro Universitário de Votuporanga durante o IX Congresso Internacional da Associação Brasileira de Pesquisadores em Sociologia do Direito (ABraSD), realizado na Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo. Na oportunidade, Bianca e Stipp apresentaram o trabalho intitulado A inclusão Sócio-Educacional do Surdo: da legislação à prática, que esboçou um estudo analítico da interpretação jurídica sobre o processo de inclusão social e educacional da pessoa surda, realizando um balanço entre o que é estabelecido e o que acontece na prática pedagógica. Neste ano, o evento, realizado entre os dias 26 e 28 de setembro, abordou a temática Sociedades pós-constitucionais: a sociologia do direito após 30 anos de constituição cidadã, com o objetivo de promover a discussão em torno das conquistas e desafios que a Sociologia do Direito enfrenta no Brasil, atualmente.

6 É notíciaaa


OPORTUNIDADE

Revista Linhas Jurídicas abre inscrições para publicação semestral

A 14ª edição da Revista Linhas Jurídicas, organizada pelo curso de Direito da UNIFEV, está com inscrições abertas para a submissão de trabalhos. O Periódico, exclusivamente eletrônico e de caráter semestral, é aberto à comunidade interna e externa, estudantes, docentes, ex-alunos e operadores do Direito. Os interessados em ter seus trabalhos integrando à publicação, devem acessar o site da UNIFEV no link periodicos.unifev.edu.br. Os artigos podem ser enviados até o dia 31 de outubro. Mais informações podem ser obtidas diretamente no Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), na Cidade Universitária, ou pelo telefone (17) 3422-2828.

É notíciaaa

7


Meu nome é Alex Mazali, tenho 27 anos, e sou um arquiteto graduado pelo Centro Universitário de Votuporanga. Estou aqui para compartilhar minhas aventuras e experiências profissionais nos últimos anos. Estudei na Instituição de 2013 a 2017, um processo que incluiu não somente conhecimento, mas muita dedicação e luta. Quando escolhi esse caminho, tal graduação não estava entre as favoritas. Porém, sempre existiu uma identificação por alguns detalhes da área e, então, tudo ocorreu do jeito que tinha de ser. Diariamente, sou grato por cada decisão tomada. O curso não foi fácil, passei por grandes reinvenções e fui desafiado a observar o mundo de um jeito diferente, não tem como, você se transforma. A conquista deste olhar mais crítico de toda uma história, envolve não apenas pura matemática e, sim, ciência - este universo reuniu todos os lados que sempre amei, desde Artes até Filosofia. Levo comigo alguns docentes, que deixaram a função para virarem melhores amigos, outra incrível consequência do destino. Uma relação tão saudável e bacana que abriu portas e oportunidades fantásticas, todas bem aproveitadas

8 Fala, Egresso


por mim. Tenho carinho por cada segundo vivenciado, o meu muito obrigado é diário. Hoje, atuo em um mercado mais voltado para o conforto e interiores e divido o meu tempo com as artes plásticas, técnica que despertei logo nos primeiros meses da arquitetura. O croqui faz com que eu consiga enxergar que o belo, às vezes, não se encaixa nos padrões impostos, de forma natural, em milhões de reações por aí. Meus quadros são croquis aquarelados, que não pregam nenhum senso estético e sim o vazio, é este hiato que possibilita uma viagem singular ao centro das minhas obras. Neste momento, o espectador da obra, por meio da sua interpretação, consegue viajar e caminhar entre traços e linhas sinuosas construídas por mim. Detalhes que nasceram em épocas universitárias e que me acompanham todos os dias nesta jornada chamada vida. Atualmente, é no meu ateliê que nascem projetos arquitetônicos, quadros e paginação. Não fujo da rotina de qualquer outro profissional, também acompanho obras e ações que envolvem o mundo de interiores, mesclando aquela paixão por artes plásticas e a arquitetura. Dois lados que fazem parte de mim desde o primeiro dia em que estive na UNIFEV.

Alex Mazali egresso do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIFEV

Fala, Egresso

9


Biologia Itinerante: experiência acadêmica e social Quando sonhamos com uma graduação, logo pensamos em temas como amigos, provas e trabalhos. Porém, tal experiência pode ser muito mais que isso. Além de todo o conhecimento adquirido nos primeiros dias de aula, o universitário precisa viver uma experiência externa e um envolvimento constante com a comunidade, como uma forma de aprendizagem e, também, de responsabilidade social. Pensando em tudo isso, desenvolvemos um projeto tão especial, que é capaz de encher os olhos de bastante gente, de estudantes a professores, o qual leva o nome de Biologia Itinerante. Encontramos nesta ação, um meio para levar a ciência e suas magníficas possibilidades para alunos da Educação Básica, de escolas públicas e privadas, em toda a região de Votuporanga. Não consigo conceber o tamanho real que a atividade, de forma extremamente positiva, colaborou com as nossas vidas, no lado pessoal e profissional. A exposição de um determinado experimento, materiais e pesquisas nas dependências de um colégio, pode transmitir muitas informações e despertar o interesse por esse universo tão cheio de mistérios. Pode até

10 Vamos falar sobre


parecer algo bem singelo. Entretanto, de um pequeno gesto, é possível nascer novos admiradores, docentes e pesquisadores. Cada graduando entende o significado do projeto e o realiza com muito carinho e dedicação, o que transforma esta ação em algo encantador. Desejamos que este intercâmbio cultural e prática pedagógica sejam inspirações para todos os cursos, para que as futuras gerações entendam o significado e a beleza da junção entre o acadêmico e o social. Mais do que incentivar, devemos estimular novas ideias e proporcionar uma graduação mais inovadora e disposta a contribuir com diferentes rumos de toda uma sociedade. O valor da Educação está em seu conhecimento, mas, também, em suas riquezas, compartilhadas apenas por nós mesmos. Proporcione a direção do caminho, o destino é apenas um detalhe.

Vamos falar sobre

11


Celso Penha Vasconcelos é o novo Diretor-Presidente da FEV O advogado Celso Penha Vasconcelos é o novo Diretor-Presidente da Fundação Educacional de Votuporanga (FEV), mantenedora da UNIFEV - Centro Universitário de Votuporanga e do Colégio Unifev. A nova Diretoria Executiva da Fundação, bem como o seu Conselho Fiscal e 33 curadores foram empossados oficialmente no dia 1º de outubro, em ato solene realizado no auditório da Cidade Universitária. A gestão é para o triênio de 2018-2021. Como houve apenas uma chapa inscrita, a eleição dos novos gestores da FEV se deu por aclamação unânime do Conselho de Curadores, sob a anuência do Promotor de Justiça, Curador de Fundações, Dr. João Alberto Pereira. Após os proclames oficiais conduzidos pelo até então presidente da FEV, médico-veterinário Dr. Celso Luiz Alves dos Santos, o novo presidente assumiu a sessão e agradeceu o apoio de todos. “Obrigado pela confiança e pela oportunidade. Agora, é hora de irmos ao trabalho”, citou rapidamente Vasconcelos, afirmando ainda que, aos poucos, todos participariam de reuniões para alinhamento com a nova diretoria. Além da FEV, a atual Diretoria Executiva responde pela Fundação Rádio Educacional de Votuporanga (FREV), responsável por administrar a Rádio e a TV Unifev.

12 Reitoria


#unifev

13


Fevilhando - Outubro 2018  
Fevilhando - Outubro 2018  
Advertisement