Page 1


Introdução Por que Unidos da Civil? Por que Amarelo e Azul? Propostas Gincalouros Plataforma de Estágio Plataforma do conhecimento Filiação da Universidade à FENEC Simulação de Concursos Públicos I Civil Arraiá da civil Bate-papo com os feras Encosta sua cabecinha no meu ombro e chora Criação de um site do C.A. Congresso Luau da Civil


Divulgação Ativa Criação de e-books informativos Campeonato de Vôlei Campeonato de basquete 3x3 Campeonato de Ping Pong Copa Civil Visitas técnicas Cursos de softwares Palestras Trote solidário Integra Civil Processo seletivo SAECI VIII SAECI Considerações Finais


POR QUE UNIDOS DA CIVIL? Acreditamos que a união é a base para toda e qualquer ação. Como diria Clarice Lispector, quem caminha sozinho pode até chegar mais rápido, mas acompanhado com certeza vai mais longe.

POR QUE AMARELO E AZUL? O amarelo significa descontração, otimismo e alegria enquanto o azul confiança, lealdade e sabedoria. Escolhemos essas cores pois somos uma equipe que trabalha sério sem perder o bom humor.


GINCALOUROS O que será feito? Na primeira semana do calendário acadêmico, durante o turno da noite, os calouros se dividirão em grupos e passarão por uma série de provas como: quizzes de conhecimento técnico, circuitos, provas relâmpago, provas de arrecadações de alimentos e o trote solidário. Lembrando que nenhuma das provas será realizada caso seja enquadrada como trote. Qual o objetivo? Os calouros chegam na faculdade sem conhecer quase ninguém. A Gincalouros fará com que eles se integrem melhor à Universidade, fortalecendo assim a motivação pelo curso e conhecendo melhor seus veteranos e professores. Quando irá ocorrer? Estão previstas 2 Gincalouros para o próximo ano, ambas ocorrerão na primeira semana de cada semestre.


PLATAFORMA DE ESTÁGIOS O que será feito? O Centro Acadêmico irá fechar parcerias com construtoras e escritórios de engenharia da cidade para encaminhar estagiários da UTFPR. O cadastro de estagiários será montando com o perfil de cada acadêmico interessado nas vagas disponíveis, assim, conhecendo o perfil procurado pela empresa, enviaremos o aluno para preencher a vaga. Qual o objetivo? Facilitar o acesso do discente ao mercado de trabalho, promovendo o desenvolvimento prático do conhecimento técnico. Quando irá ocorrer? Durante toda a gestão da nossa chapa.


PLATAFORMA DO CONHECIMENTO O que será feito? Será criada uma conta no site do Passei Direto em nome do C.A. para compartilhar livros e documentos das disciplinas de cada período entres os universitários de Civil. Todo conteúdo compartilhado passará por uma pré-seleção do Centro Acadêmico. Qual o objetivo? Facilitar a troca de informações e acesso aos materiais no meio eletrônico das disciplinas do Curso de Engenharia Civil para os estudantes. Quando irá ocorrer? A página do Passei Direto do C.A. estará disponível durante toda a gestão.


FILIAÇÃO DA UNIVERSIDADE À FENEC O que será feito? Serão atualizados os documentos do centro Acadêmico, como o Estatuto, e enviada essa documentação para a FENEC para dar continuidade aos passos de filiação. Qual o objetivo? Vários estudantes têm interesse em participar dos Eventos da Federação, estimulando assim o desenvolvimento cientifico através da promoção de atividades, intercâmbios, eventos e prêmios. Sabendo dos gastos com os mesmos e sendo a universidade federada, os universitários recebem descontos nos eventos. Quando irá ocorrer? A partir da posse da chapa.


SIMULAÇÃO DE CONCURSO PÚBLICO O que vai ser feito? Será realizado uma prova simulada presencial com questões específicas de engenharia civil retiradas de concursos públicos, destinada aos acadêmicos que tem interesse em realizar este tipo de prova futuramente. Qual o objetivo? Auxiliar os acadêmicos que tem interesse em prestar concursos públicos para engenharia civil a treinarem e avaliarem seus conhecimentos adquiridos ao longo do curso. Quantidade e quando vai ocorrer? Estão previstos dois simulados para o próximo ano, sendo um realizado no primeiro e o outro no segundo semestre.


I

CIVIL

O que será feito? Será feita uma loja virtual (álbum de fotos na página do facebook do CA) com os produtos que estarão sendo vendidos no momento. Informações sobre a venda estarão disponíveis nas legendas das fotos dos produtos e nas demais divulgações feitas. Produtos previstos: moletons, camisetas, canecas, chaveiros, tatuagens, copos, entre outros. Qual o objetivo? Fazer com que os acadêmicos de Civil abracem o curso cada vez mais e, além disso, arrecadar fundos para o Centro Acadêmico. Quando irá ocorrer? A venda será feita conforme a demanda de cada produto durante o ano.


ARRAIÁ DA CIVIL O que será feito? Será realizada uma festa junina com barraquinhas, muita música e teatro caipira com a participação dos nossos queridos professores. Qual o objetivo? A festa tem o objetivo de divertir, integrar e descontrair os acadêmicos, além de arrecadar fundos para os projetos do C.A. e também disponibilizar barraquinhas para os formandos arrecadarem fundos para a formatura. Quando irá ocorrer? A nossa festança está prevista para acontecer na 2ª quinzena de junho.


BATE-PAPO COM OS FERAS O que será feito? Serão levantados temas de interesse dos estudantes de Civil, analisados os professores disponíveis a mediar uma roda de discussão sobre o assunto e divulgado posteriormente para os acadêmicos. Qual o objetivo? Aumentar a comunicação e a proximidade entre os acadêmicos e os professores do curso, compartilhando conhecimento através de debates sobre áreas que não são tão aprofundadas na universidade, como barragens, pontes, saneamento básico, carreira na docência entre outros assuntos. Quando irá ocorrer? Estão previstas 4 rodas de discussões no ano. No primeiro semestre uma na 1ª quinzena de maio e outra na 2ª quinzena de junho; no segundo semestre, uma na 2ª quinzena de agosto e outra na 2ª quinzena de outubro.


ENCOSTA SUA CABECINHA NO MEU OMBRO E CHORA O que será feito? O projeto é uma ouvidoria dos alunos para sugestões, reclamações e opiniões sobre o curso, professores e sugestões. Haverá um formulário online e uma caixinha no bloco J para recolher as opiniões. Qual o objetivo? O Centro Acadêmico deve caminhar em união com os acadêmicos, então estaremos sempre abertos a novas ideias que possam fazer com que a Civil fique melhor ainda! Quando irá ocorrer? Durante toda a gestão da nossa chapa.


CRIAÇÃO DO SITE DO C.A. O que será feito? O Centro Acadêmico terá um site para divulgação dos eventos, notícias e fotos/vídeos. Qual o objetivo? Sabemos que uma página no facebook pode ser utilizada para diversos fins, porém com um site todo ao nosso favor contaremos com uma organização maior das postagens, facilitará a localização das informações. Quando irá ocorrer? O site permanecerá ativo durante toda a gestão do C.A. e atualizado frequentemente.


CONGRESSO O que será feito? Elencaremos os Congressos que irão ocorrer em 2017, verificaremos quantos alunos têm interesse em participar e mobilizaremos a Coordenação de Civil para ajudar nos custos. Qual o objetivo? Ampliar a forma de aprendizado, proporcionando outras opções para fomentar o conhecimento técnico. Quando irá ocorrer? Está previsto um Congresso no ano, com data a ser definida por Congresso escolhido.


LUAU DA CIVIL O que será feito? Haverá interação entre os acadêmicos de Civil com muita música e diversão para festejar o final do segundo semestre. Qual o objetivo? Comemorar o final do semestre e interagir os acadêmicos entre si, afinal de contas, passarão alguns meses longe. Quando irá ocorrer? O luau ocorrerá na segunda quinzena de novembro.


DIVULGAÇÃO ATIVA O que será feito? Maior divulgação das oportunidades que se pode ter durante a vida acadêmica na UTFPR-PB, como exposição de Trabalhos Científicos, Projetos de Extensão, Iniciação Científica, entre outros. Qual o objetivo? Fomentar a procura por práticas e/ou atividades que estimulem e desenvolva o lado profissional e técnico do estudante de civil. Quando irá ocorrer? Durante toda a gestão da nossa chapa.


CRIAÇÃO DE E-BOOKS INFORMATIVOS O que será feito? Criação de um material virtual que trabalhe com pontos da rotina de um universitário como: Um Help No Meu Currículo, Ai Meu Deus Sou Calouro!, entre outros. Os temas serão selecionados pelos próprios estudantes. Qual o objetivo? Auxiliar os discentes em suas principais dúvidas quanto à rotina da sua jornada acadêmica. Quando irá ocorrer? Durante toda a gestão da nossa chapa.


CAMPEONATO DE VÔLEI O que será feito? Os acadêmicos do curso de Engenharia Civil poderão se unir e montar times para os Campeonatos de Vôlei, que vão acontecer na UTFPR-PB. Qual o objetivo? A integração dos competidores e de seus colegas torcendo pelo seu time favorito é o maior objetivo a ser alcançado, e junto a isso, risadas, momentos de emoção, felicidade e orgulho ao assistir/participar desta competição. Quando irá ocorrer? Ocorrerão 2 Campeonatos de Vôlei durante o ano, um por semestre.


CAMPEONATO DE BASQUETE 3X3 O que será feito? Os acadêmicos de Engenharia Civil poderão se juntar e montar times de 3 pessoas para competirem no Campeonato de Basquete. Qual o objetivo? Para os amantes desse esporte e os curiosos em aprender, traremos o Campeonato de Basquete como mais uma forma de integração. Quando irá ocorrer? Ocorrerão 2 Campeonatos de Basquete no ano, um por semestre.


CAMPEONATO DE PING PONG O que será feito? Para aqueles que amam jogar Ping Pong durante o intervalo entre uma aula e outra, sua hora chegou. As competições serão realizadas no pátio do Gibba, na UTFPR-PB. Qual o objetivo? Melhor utilizar as habilidades dos nossos colegas acadêmicos e gerar uma competição saudável no próprio pátio da UTFPR-PB, promovendo a integração e a diversão de todos. Quando irá ocorrer? Ocorrerão 2 Campeonatos de Ping Pong no ano, um por semestre, ambos durante os intervalos da manhã e da tarde.


COPA CIVIL O que será feito? Os acadêmicos do nosso curso se dividirão em times para competirem pela Copa Civil, tradicionalmente disputada no ginásio da UTFPR-PB. Haverá premiação para os dois primeiros colocados. Qual o objetivo? Prezamos pela integração dos acadêmicos do nosso curso, saúde, emoção, diversão e alegria de representar seus amigos torcendo na arquibancada. A Copa Civil vem para agitar o seu semestre, te manter em forma e te distrair dos seus problemas. Quando irá ocorrer? Ocorrerão 2 Copas durante o ano, uma por semestre.


VISITAS TÉCNICAS O que será feito? Haverão dois tipos de visitas técnicas: visitas em Pato Branco e visitas externas. Nas visitas internas faremos parceria com construtoras e/ou escritórios de engenharia para conseguirmos realizar visitas mensais com os acadêmicos. Nas visitas externas, a equipe responsável irá definir o local e informará ao acadêmicos. Ambos tipos de visita contará com inscrições virtuais na página do Centro Acadêmico. Qual o objetivo? Poder visualizar na prática os aprendizados adquiridos na sala de aula, desenvolvendo assim o lado profissional. Quando irá ocorrer? Ao todo estão previstas 9 visitas durante o ano, sendo elas: no primeiro semestre 4 visitas técnicas com 1 exclusiva para os calouros + 1 visita externa; No segundo semestre 3 visitas técnicas internas com 1 exclusiva de calouros + 1 visita externa.


CURSOS DE SOFTWARES O que será feito? Iremos procurar pessoas com conhecimento técnico para ofertar dois cursos: um atendendo às necessidades dos acadêmicos que estão nos períodos iniciais e outro para períodos mais avançados. Será feita uma pesquisa de interesses com os discentes pela página do C.A. Qual o objetivo? Capacitar os universitários com ferramentas que a Universidade não oferece através de treinamentos como forma de enriquecer o currículo acadêmico. Quando irá ocorrer? Estão previstos 3 cursos para o próximo ano: 2 no primeiro semestre e 1 no segundo.


PALESTRAS O que será feito? Será feito um levantamento de interesses por temas com os universitários e o C.A. entrará em contato com os possíveis palestrantes. Qual o objetivo? Trazer assuntos mais específicos sobre a Engenharia Civil que não são abordados ou que não são tão aprofundados durante a trajetória acadêmica. Quando irá ocorrer? Está previsto uma palestra por semestre, sendo a data definida de acordo com a disponibilidade dos palestrantes.


TROTE SOLIDÁRIO O que será feito? Dando continuidade ao projeto, os calouros se unirão para realizar uma Ação Social relacionada à Engenharia Civil, o Trote Solidário. O mesmo contará pontos para a Gincalouros. Qual o objetivo? O Trote Solidário almeja fomentar boas ações nos acadêmicos, visando a formação de um indivíduo responsável e preocupado com o meio ao seu redor. Quando irá ocorrer? Estão previstos 2 Trotes Solidários no ano, que ocorrerão no final da semana da Gincalouros.


INTEGRA CIVIL O que será feito? Ocorrerá uma comemoração entre os acadêmicos de Engenharia Civil no primeiro sábado após a Gincalouros. Qual o objetivo? Comemorar o resultado da Gincalouros e integrar calouros e veteranos do curso. Quando irá ocorrer? Estão previstos 2 Integra Civil no ano, ambos no primeiro sábado após a Gincalouros.


PROCESSO SELETIVO SAECI O que será feito? Seleção de estudantes de engenharia civil da UTFPR que almejam trabalhar na organização da semana acadêmica. A equipe responsável, que será composta por 6 participantes da chapa atual, irá verificar quantas pessoas serão necessárias para auxiliar na organização. Qual o objetivo? A abertura de participação dos acadêmicos na SAECI visa além de oportunizar o envolvimento dos demais estudantes com o maior projeto do Centro Acadêmico também diminuir a sobrecarga da equipe do CA, viabilizando a realização dos demais projetos elencados nesse guia. Quando irá ocorrer? Ocorrerá um processo seletivo previsto para a segunda quinzena de março de 2017.


VIII SAECI O que será feito? Dando continuidade ao projeto, a VIII Semana Acadêmica de Engenharia Civil contará com palestras, minicursos, rodas de discussão, atividades culturais, competições e outras atividades para imergir o acadêmico no curso de Engenharia Civil. Qual o objetivo? Proporcionar um aprendizado maior fora da sala de aula de forma dinâmica e promover a interação dos acadêmicos com o curso de Civil. Quando irá ocorrer? A VIII SAECI está prevista para ocorrer na segunda quinzena de setembro de 2017.


CONSIDERAÇÕES FINAIS Nós da Unidos da Civil nos comprometemos em fazer cada dia mais do curso de Engenharia Civil algo melhor, mais apaixonante e animado para os acadêmicos. Esperamos que nossas propostas venham a satisfazer esses requisitos e façam principalmente com que não somente nossa chapa - Unidos da Civil, mas todos os discentes do curso incorporem o espirito de união e colaboração para juntos aperfeiçoarmos nossa carreira acadêmica na UTFPR-PB. Vem vem vem vem... Pra ser feliz, pra ser feliz, Eu vou escolher a chapa CERTA! UNIDOS DA CIVIL :D Uma chapa tão UNIDA, tão comprometida, A civil vai ficar melhor ainda Uma chapa tão unida, tão COMPROMETIDA, A CIVIL VAI FICAR MELHOR AINDAAAA!

Propostas | Chapa Unidos da Civil  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you