Page 1


O que é transparência para você? Tem gente que relaciona a palavra a uma forma de conduta – ser transparente perante os outros. Alguns usam a palavra com conotação política, clamando por informações detalhadas sobre gastos públicos, por exemplo. Outras pessoas pensam imediatamente em vidro ou plástico. Já às mentes de outros chega a imagem de uma água límpida. A física diz que transparência é tudo que se deixa atravessar pela luz. Entre os dias 7 de maio e 4 de junho, Curitiba vai experimentar novas sensações de transparência. 30 estações-tubo espalhadas pela cidade receberão obras da artista plástica Janete Mehl. O projeto Transparência, o mais recente de uma onda de intervenções urbanas, é realizado pela ONG Universidade Livre da Cultura por meio da Lei de Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba, tem patrocínio da Spaipa e da Credipar e apoio da Urbs. O objetivo da mostra é democratizar os espaços públicos e potencializar sua utilização por meio de intervenções artísticas, fomentando diálogos, experiências e sensações. Você, que usa o transporte público todos os dias, já viu Curitiba por lentes diferentes?


Sobre a artista Janete Mehl Janete Mehl nasceu em Curitiba em 1962 e iniciou sua carreira em 1986 com Raimundo Lewin Jaskulsi. Frequentou oficina de modelo vivo no Museu Alfredo Andersen e cursos de desenho e de extensão universitária com artistas consagrados, que ajudaram a elaborar sua técnica e estilo. Possui uma extensa obra pictórica e seus quadros figuram em coleções particulares em vários estados do Brasil e no exterior. Já expôs individualmente em espaços como Sesc e Banco do Brasil de Apucarana, Solar do Rosário e Estação Convention Center em Curitiba, além de exposições coletivas em diversas cidades do país e estrangeiras, em um circuito privilegiado que envolve Roma, Lisboa, Madri, Londres e Paris. Recebeu menção honrosa internacional do Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro, medalha do mérito artístico e cultural da Academia Brasileira de Artes, Cultura e História e Prêmio Talento do Paraná na pintura, em 2004.


Você sabe o que é marketing cultural? Todo mundo produz cultura a todos os momentos. O que você cozinha e come é cultural. A música que você ouve é cultural. Seus hábitos de higiene são culturais. Seus programas de lazer, começando pelos mais banais, são culturais. A relação que você estabelece com sua família é cultural. Aliás, seria mais correto dizer que todos nós somos cultura, e constantemente atuamos em sua reciclagem e ressignificação. A questão é tão importante e presente em nossas vidas que o governo tem órgãos para incentivar ações culturais, e a tendência entre as empresas é redirecionar boa parte de seus impostos para projetos como o Transparência. Marketing cultural é justamente essa ferramenta de comunicação usada para aproximar uma marca ou instituição de seu público. Trata-se de um excelente custo benefício: as vantagens são inúmeras, tanto para as empresas patrocinadoras como para os artistas e os cidadãos; já os custos podem ser deduzidos do imposto de renda ou do ISS e IPTU devidos. Ou seja, qualquer pessoa jurídica ou física pode (e deve!) patrocinar!


A Unicultura A UniCultura (Universidade Livre da Cultura) é uma organização não-governamental que elabora e propõe projetos culturais integrados com educação, saúde, desporto, meio ambiente, turismo e assistência social. O objetivo da instituição é criar e consolidar nos cidadãos a consciência do papel que a cultura desempenha como elemento formador da identidade e memória nacional, gerador de trabalho e renda e deinclusão social, por meio de pesquisa e desenvolvimento técnico-científico de informações, conhecimentos e o desenvolvimento, gerenciamento e execução de projetos de difusão, reflexão, gestão e promoção cultural.


Com a palavra, a patrocinadora: Spaipa

Apoiar eventos que desenvolvam o potencial cultural e artístico das cidades é uma das plataformas de comunicação da Spaipa, que já patrocina alguns dos grandes eventos culturais da sua área de atuação, que abrange o Paraná e o interior de São Paulo. O projeto Transparência, que tem o patrocínio de Coca-Cola, possibilita trazer a arte e a cultura para mais perto das pessoas, que terão a oportunidade de observar diariamente as obras de Janete Mehl.


Aut贸dromo


Centro PolitĂŠcnico


PUC


Jardim das AmĂŠricas


Passeio PĂşblico


Passeio PĂşblico


Estação Central


Estação Central


UTFPR


Museu Oscar Niemeyer


UTFPR


UTFPR


Praรงa da Bandeira


Circulo Militar


Circulo Militar


Circulo Militar


Circulo Militar


Terminal Guadalupe


Terminal Guadalupe


Terminal Guadalupe


Terminal Guadalupe


Marechal Deodoro


Pra莽a Os贸rio


Tiradentes


Tiradentes


Tiradentes


Tiradentes


Tiradentes


Tiradentes


Hospital Militar


Ficha Técnica Projeto Transparência

Idealizador Ricardo Trento Artista Plástica Janete Mehl Produção Executiva Ricardo Trento Diretora de Produção Giordana Porrat Assessoria de Imprensa Aline Baroni Design Gráfico Adriana Alegria Marketing Cultural Trento Comunicação Integrada Realização UniCultura – Universidade Livre da Cultura Trento Comunicação Integrada


Projeto Transparência  

Folder de divulgação do projeto Transparência, da ONG Universidade Livre da Cultura