Page 1

4

Festa Junina light

ECO

CARDIOGRAFIA NOVA MÁQUINA NO UNICORDIS

Ana Magero nutricionista

Modo de preparo Bater as claras em neve com uma pitada de sal. Bater as gemas com o adoçante e a margarina até adquirir consistência de um creme. Então, adicionar aos poucos o leite desnatado morno, a farinha e o fubá. Misturar vagarosamente o fermento e as claras. Untar uma forma média e polvilhar com canela em pó. Despejar a massa e levar ao forno médio (180°) pré-aquecido por aproximadamente 30 minutos até dourar.

Na programação de junho, não podemos esquecer as festas de São joão, mês em que comemoramos os santos mais populares do Brasil. São festejados nas escolas, igrejas e clubes com quadrilha matuta, forró e muita comida saborosa. Nessa época aparecem bolos de pé de moleque, milho, mandioca, além de delícias como pamonha e canjica. Tudo isso é saboroso, mas também muito calórico. Para você ter uma idéia, no caso dos pratos à base de amendoim, só ele, a cada 100g, possui 625 calorias!

Rendimento:10 fatias. Valor nutricional: 124 kcal; 18g de carboidratos.

Não há nada de errado em degustar tudo isso, desde que seja com moderação. Temos aqui algumas sugestões para uma festa junina light. Para as receitas ficarem menos calóricas, quando temos que introduzir em algum prato, no caso o leite, devemos optar pelo desnatado; a manteiga, escolha a margarina light; o açúcar, trocamos por adoçantes que podem ir ao fogo. Em vez de alimentos que contenham amendoim, prefira os de milho, mas, se tiver com muita vontade, consuma sem exagero. Depois, para gastar todas as calorias, a dica é dançar muito forró!

Dando continuidade aos planos de expansão em 2010, o Grupo Unicordis adquiriu um novo aparelho de Ecocardiografia que, além de procedimentos convencionais, realiza exames transesofágicos, possibilitando o estudo de pequenas estruturas cardiovasculares e a obtenção de imagens em alta nitidez, o que permite investigar locais inacessíveis anteriormente.

Aguenta Coração!!

Além disso, realiza ecocardiogramas de estresse, nos quais pode ser avaliada a contração dos vários segmentos do coração durante estresse físico ou farmacológico, evidenciando alterações não vistas nos exames em repouso.

Canjica light Ingredientes - 0,5 kg de milho para canjica; - 1,5L de leite desnatado; - cravos-da-índia; - canela em pau; - adoçante em pó a gosto. Modo de preparo Colocar o milho de molho 24 horas antes do preparo. Levar ao fogo com mais água e cozinhar até que fique meio cozido. Juntar metade do leite, a canela e ferver até engrossar. Adicionar o restante do leite fervendo por mais cinco minutos. Adoçar a gosto e servir bem quente.

Bolo de fubá light Ingredientes - 1 xícara (chá) de fubá; - 1 xícara (chá) de adoçante em pó; - 1 xicara (chá) de leite desnatado; - 1 xícara (chá) de farinha de trigo; - 1/2 xícara de (chá) de margarina light.

EXPEDIENTE CONVÊNIOS

Informativo Ano XII • Nº 103 • Junho/2010

UNICORDISCIRCULAÇÃO

Rendimento: 16 porções. Valor nutricional: 155kcal; 30g de carboidratos; 6g de proteínas; 1,5g de lipídios totais; menos de 5mg de colesterol, 50mg de sódio.

EMERGÊNCIA UNICORDIS A EMERGÊNCIA DO CORAÇÃO MAIS RÁPIDA DA CIDADE › pag. 02 Hospital do Coração Av. Agamenon Magalhães, 3621 Torreão - fone: (81) 2121.5252

AMIL

ASSEFAZ

ALLIANZ - AGF

BANCO CENTRAL CAMED

CAIXA

AMEPE/CAMPE BRADESCO Unicordis Circulação Esta é uma publicação trimestral do Grupo Unicordis

CASSI CONAB

EMBRATEL FASSINCRA FACHESF FIO+SAÚDE

FUSEX

IDEAL SAÚDE

GAMA

HOSPITAÚ

CAPESAÚDE COMSAÚDE FAPS-BNDS FISCO SAÚDE GOLDEN CROSS MEDISERVICE

CORPO CLÍNICO TITULAR Antônio Toscano Cláudio Renato Edgard Pessoa de Melo Jr. Enio Cantarelli Esdras Gaspar

Fernando Barros Fernando Queiroga Fernando Viana Flávio Cabral Francisco Gonçalves

Levi Pedrosa Fernando Salazar Marcelo Paranhos Otacílio Araújo Ricardo Coutinho

Roberto Bueno Roberto Pereira Vlademir Lustosa Wilson Oliveira

REAL SAÚDE UNAFISCO NORCLÍNICAS PETROBRAS DIST SANTA CLARA UNIBANCO -SAÚDE SUL AMÉRICA UNIMED-RECIFE PETRÓLEO BR

Jornalistas Responsáveis Juliana Melo (DRT 3002) Keila Vasconcelos (DRT 3089) www.comunicativaonline.com.br

Diagramação Mariana Hennes

mhennes.design@gmail.com

Impressão Brascolor Gráfica e Editora

Centro de Diagnóstico Av. Rosa e Silva, 258. Espinheiro fone: (81) 3334.0001

Unidade Espinheiro 2 Rua da Hora, 885 fone: (81) 3421.5000

Unidade Boa Viagem Av. Cons. Aguiar, 1980 fone: (81) 2123.5237

Unidade Olinda Av. Getúlio Vargas, 1672 Bairro Novo fone: (81) 3439.7217

Tiragem 3.000 exemplares Na Internet acesse: www.unicordis.com.br

Unidade Espinheiro 1 Rua da Hora, 892 fone: (81) 3421.5000

HEMODINÂMICA PROCEDIMENTOS QUE SALVAM VIDAS › pag. 02

AGUENTA CORAÇÃO! ALGUNS CUIDADOS PARA ASSISTIR AOS JOGOS DA COPA › pag. 03


2

UNICORDISCIRCULAÇÃO

UNICORDISCIRCULAÇÃO

3

Problemas Cardíacos

Editorial

Luiz Fernando Salazar cardiologista

Faltando poucos dias para o início da Copa do Mundo, na África do Sul cresce a ansiedade dos brasileiros. Dunga escolheu o elenco de jogadores gerando insatisfações, como é natural no país do futebol com milhões de técnicos-torcedores com suas preferências. Não adianta reclamar. A responsabilidade é do Dunga. Cabe a nós torcermos para dar certo e conquistarmos mais essa taça. Nós, brasileiros, temos a plena convicção de que somos os melhores do mundo nessa modalidade esportiva e por conta disso qualquer resultado diferente de campeão é absolutamente inaceitável. Essa expectativa

torna maior o estresse. Cada jogo será cercado por intensa ansiedade. Quanto maior a emoção, maior a sobrecarga para o coração. Precisamos estar preparados para as surpresas fazendo uma boa avaliação da saúde cardiovascular, principalmente aqueles que têm fatores de risco como os hipertensos, diabéticos, os que fumam, os que têm alterações do colesterol e triglicerídeos. Para os que já têm doença cardíaca conhecida, não custa nada fazer uma revisão dos medicamentos, avaliar se as taxas estão equilibradas e se o “motor” está em ordem. Certamente, não faltará emoção nessa copa. Haja coração! Vamos rumo ao Hexa!

UNICORDIS A emergência do coração mais rápida da cidade Um bom e eficiente socorro de emergência é ponto crucial para salvar a vida de um paciente coronariano. Ciente desse fato, o Grupo Unicordis investe no pronto atendimento do coração, na sua unidade localizada na Agamenon Magalhães. São médicos e enfermeiros preparados para receber o indivíduo e darlhe o encaminhamento adequado. Atualmente, o Unicordis detém a marca do atendimento mais rápido da cidade (quatro minutos). Além disso, dispõe de UTI móvel 24h e preocupa-se com o bemestar do paciente, para que ele se sinta num ambiente humanizado. De acordo com o médico da Emergência, João Arthur Leimig, os casos mais prevalentes que chegam ao hospital são os picos hipertensivos e dores torácicas. Ele explica que o paciente é recebido na entrada da emergência, onde imediatamente faz o eletrocardiograma e é avaliado pelo plantonista. Em seguida, dependendo do diagnóstico e da gravidade, é medicado, podendo receber alta ou ser encaminhado para internamento e realização de outros exames. “Nosso objetivo é tirar o paciente da situação de emergência, para que volte à vida normal o mais breve possível”, destaca o cardiologista.

HEMODINÂMICA Procedimentos que salvam vidas

Angiologias, angiografias e colocação de stents são alguns dos procedimentos realizados na Hemodinâmica do Grupo Unicordis. A importância do setor se dá por salvar vidas. Tanto pacientes com hora marcada como os mais graves, de urgência, são recebidos nessa área. Geralmente são pessoas que sofrem de síndromes coronarianas agudas ou de elevação do segmento ST (angina, infarto), com risco de morte. Lá também são realizados os cateterismos. De acordo com o cardiologista Nelson Araújo, na Hemodinâmica definem-se os pacientes que vão para a cirurgia cardíaca, angioplastia e os que serão tratados apenas por medicamentos. O Hospital do Coração dispõe de um ultrassom intracoronário 24h, que avalia as artérias do coração, de dentro para fora a fim de saber se o tipo de obstrução é grave ou não. No Unicordis o serviço funciona diariamente e conta com quatro hemodinamicistas.

AGUENTA CORAÇÃO! ASSISTIR AOS JOGOS DA COPA REQUER ALGUNS CUIDADOS PARA QUEM SOFRE DE PROBLEMAS CARDÍACOS A Copa do Mundo está chegando e com ela fortes emoções... Aguenta coração! Serão vários jogos, alguns mais decisivos e outros de muita rivalidade. Quem for mais suscetível a problemas cardíacos deve ficar alerta. Os grupos de risco são as pessoas que já têm algum tipo de doença coronariana estabelecida, hipertensos e os portadores de arritmias. Esses são os mais vulneráveis a desconfortos. De acordo com o médico Edgard Pessoa de Melo Jr., quem já sofre de doença no coração deve evitar assistir às partidas. "É preciso que sigam corretamente as medicações e f a ç a m u m c h e c k- u p preventivo", aconselha. Mesmo assim, segundo o especialista, esse público está mais sensível a ter elevações na pressão, complicações como as arritmias, infarto e até morte súbita. Ele lembra que as emoções estão relacionadas à liberação de adrenalina, o que acarreta aumento da pressão arterial e dos batimentos cardíacos, podendo trazer danos mais graves à saúde. A hipertensão, mesmo controlada por medicamento, pode ter picos de elevação; as arritmias podem levar a consequências que não são previsíveis. Por isso, todo cuidado é pouco para que um momento de descontração e encontro entre amigos ou familiares não acabe com surpresas desagradáveis. Vale a pena seguir também as dicas de sempre - que

nunca é demais lembrá-las: moderar no sal, evitar o sedentarismo e controlar o peso. Assim, outras Copas serão assistidas com toda torcida, animação e sem tantas restrições. Algumas dicas do grupo Unicordis Realize exames cardiovasculares sempre que possível, principalmente nesse período pré-copa. Aproveite para fazer uma revisão na sua situação clínica: ?- Verifique se a pressão arterial está em nível adequado; - Observe a glicose, o colesterol e os triglicérides; - Mantenha uma dieta alimentar cautelosa; - Pratique exercícios físicos com certa regularidade (mínimo de 30 minutos, cinco vezes por semana). Para rastrear as doenças cardíacas, pode-se utilizar: O exame clínico Orienta sobre a necessidade de realizar exames complementares; O eletrocardiograma Avalia a atividade elétrica do coração.

O que o Hospital oferece para seu coração O Unicordis Hospital do Coração dispõe de 56 leitos (25 apartamentos individuais e 4 leitos de enfermaria), atendimento de emergência 24 horas (4 leitos), UTI (7 leitos), 4 leitos de recuperação das duas salas de cirurgia, 9 leitos da Unidade Coronária e uma equipe de profissionais especializados à sua disposição. O Hospital ainda possui um serviço de Hemodinâmica (3 leitos) com equipamentos de última geração. Conta com UTI's móveis, Unidade de Hemodinâmica, Salas de Cirurgia, Centros de Diagnóstico e Emergências, nos bairros do Torreão, Espinheiro, Boa Viagem e Olinda. Entre os exames, realiza ecocardiograma transtorácico e transesofágico, teste ergométrico, MAPA, Holter, provas de função pulmonar, cateterismo cardíaco, angioplastia coronariana, dentre outros.

O teste ergométrico Avalia o comportamento do aparelho cardiovascular durante o esforço físico. A medicina nuclear (cintilografia miocárdica) Acrescenta ao teste ergométrico a imagem radioisotópica, aumentando a acurácia da avaliação. É usada quando o teste ergométrico é duvidoso ou inconclusivo. A angiocoronariografia Examina as artérias coronárias, só sendo usada quando os exames acima indicam alguma anormalidade de risco.

Informativo Ano XII • Nº 103 • Junho/2010

Informativo Ano XII - Nº 104 - Outubro 2010  

Unicordis Informativos

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you