O século XVIII revisitado fowles e saramago entre a história e a ficção

Page 55

55

32). Humilde, honesto, simples, serviçal e sem malícia, ele se configura como o trabalhador, que vende a sua força do trabalho para sobreviver. Alguns estudiosos atribuem a autoria das Obras do diabinho da mão furada a Antonio José da Silva, cognominado O Judeu, teatrólogo, do século XVIII, preso torturado, acusado de práticas de judaísmo e queimado em auto de fé. Não é por acaso que na última página do romance de José Saramago ele estará junto de Baltasar Mateus:

Havia multidão em São Domigos, archotes, fumo negro, fogueiras. Abriu caminho, chegou-se às filas da frente, Quem são, perguntou a uma mulher que levava uma criança ao colo, De três sei eu, aquele além e aquela são pai e filha que vieram por culpas de judaísmo, e o outro, o da ponta, é um que fazia comédia de bonifrates e se chamava Antonio José da Silva, dos mais não ouvi falar. (MC, p.347)

O gigante Adamastor de Os Lusíadas, de Luís de Camões(1979, pp. 197-203) constitui outra referência importante em MC. Vejamos as passagens a seguir:

Uns dias dera-se em Mafra um milagre, que foi ter vindo do mar uma grande tempestade de vento e deu com a igreja de madeira em terra (...), foi como o sopro gigantesco de Adamastor, se Adamastor soprou, quando lhe dobravam o cabo dos seus e nossos trabalhos. (MC, pp.197-203) Quem sabe que perigos os esperam, que Adamastores, que fogos-de-santelmo, acaso se levantam do mar, que ao longe se vê, trombas d’água que vão sugar os ares e o tornam a dar salgado. (MC, p.176) Na frente deles ergue-se um vulto escuro, será o adamastor dessa viagem, montes que se erguem redondos da terra(...) (MC,p.178)

A menção ao Adamastor de Os Lusíadas se deve ao fato de que ele simboliza para as personagens o que representava para os navegantes: o pavor diante do desconhecido. Na página seguinte a passarola cai. O poema “A cabeça do Grypho, o Infante Dom Henrique” de Fernando Pessoa (1995), constitui outro intertexto em MC:


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.