Page 1

Colégio das Artes - Inquisição College of Arts - Inquisition 21/29

Denominação Antigo Colégio das Artes – Inquisição

Name Former College of Arts - Inquisition

Propriedade Câmara Municipal de Coimbra

Ownership Coimbra City Council

Ocupação actual Centro de Artes Visuais

Current Occupation Visual Arts Centre

1500

1600

1700

1800

1548 | 1566 | 1571 Fundação - Colégio das Artes | Tribunal do Santo Ofício | Obras de adaptação Fundation - College of Arts | Inquisition | Remodelling works

1900

1821 Ocupação parcial por serviços públicos e culturais Partial occupation by public and cultural services

2000

Década 1950 | 1950s 2003 Demolição parcial CAV - obras de adaptação Partial demolition Visual Arts Centre - remodelling works

Exposição: Universidade de Coimbra Alta e Sofia, Candidatura a Património Mundial Exhibition: University of Coimbra Alta and Sofia, World Heritage Nomination

Para mais informações: Sítio web: www.uc.pt/unesco

For further information: Website: www.uc.pt/en/unesco

©Rogério Figueira

©Luís Ferreira Alves

Caracterização artística e arquitectónica Art and Architecture O Colégio das Artes foi provisoriamente instalado nos edifícios dos Colégios de São Miguel e de Todos os Santos, localizados na Rua da Sofia e pertencentes ao Mosteiro de Santa Cruz. Começaria a funcionar em 1548. Em 1549, principiavam as obras de readaptação, sob a direcção de Diogo de Castilho.

The Royal College of Arts was provisionally established in the buildings of the Colleges of St. Michael and All Saints, located on Sofia Street and belonging to the Santa Cruz Monastery, and it started to operate in 1548. In 1549, works to adapt the Santa Cruz colleges began under the supervision of Diogo de Castilho.

A corporação colegial seria, em 1555, colocada sob tutela da Companhia de Jesus que entregaria o edifício ao Tribunal do Santo Ofício em 1566. O edifício foi em 1571 alvo de inúmeras obras de readaptação às novas funções.

In 1555, the college corporation was placed in the custody of the Society of Jesus, who handed the building over to the Inquisition in 1566. In 1571, the building underwent works of remodelling to adapt it to its new purposes.

Suprimido o tribunal inquisitorial do Santo Ofício, em 1821, o edifício colegial passou a albergar vários serviços públicos, o grupo de Teatro “A Escola da Noite” e algumas habitações.

After the termination of the Court of the Inquisition in 1821, the building was occupied by public services, by the theatre group “A Escola da Noite” and by some residential units.

Na década de 1950, acabariam por ser demolidas partes integrantes do antigo Colégio, mantendo-se incólumes o pátio principal e outras secções, entretanto recuperadas pelo arquitecto João Mendes Ribeiro, para aí instalar o Centro de Artes Visuais, inaugurado em 2003.

In the 1950s, sections of the former College of Arts were demolished, but the main courtyard and other areas remained untouched, and were rehabilitated by the architect João Mendes Ribeiro, in order to establish there the Centre for Visual Arts, which was inaugurated in 2003.

Piso RC Ground floor

Piso 1A Floor 1A

Levantamento da situação actual com implantação dos edifícios vizinhos, a partir do levantamento para o Concurso Público de Ideias para a Rua da Sofia, ceArqfctuc, 2003 Survey of current conditions and placement of neighbouring buildings, based on survey made for the Public Submission of Ideas for Rua da Sofia, ceArqfctuc, 2003

N 0

5

10m

Edificado Buildings Implantação dos edifícios da Inquisição no levantamento de 1634 Placement of Inquisition buildings in a 1634 survey

Plantas do piso térreo e do piso superior, Livro das Plantas da Inquisição, Declaração das Traças da inquisição da Cidade de Coimbra, 1634, ANTT Plan of the ground and upper floor, Book of Plans of the Inquisition, Declaration of the Blueprints of the Inquisition in the City of Coimbra, 1634, ANTT ©Filipe Jorge

©Luís Ferreira Alves

©Rogério Figueira

©Rogério Figueira

©Rogério Figueira

21 inquisicao  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you