Page 1

Casa das Caldeiras Boiler HOuse 12/29

Denominação Casa das Caldeiras

Name Boiler House

Propriedade Universidade de Coimbra

Ownership University of Coimbra

Ocupação actual Faculdade de Letras

Current Occupation Faculty of Letters

1500

1600

1700

1800

1900

2000

1941 Construção Construction

1987 | 2006 - 2008 Encerramento da Central Térmica | Obras de renovação - Faculdade de Letras Deactivation of the Thermal Power Plant | Remodelling works - Faculty of Letters

Exposição: Universidade de Coimbra Alta e Sofia, Candidatura a Património Mundial Exhibition: University of Coimbra Alta and Sofia, World Heritage Nomination

Para mais informações: Sítio web: www.uc.pt/unesco

For further information: Website: www.uc.pt/en/unesco

©Cátia Marques

©Cátia Marques

Caracterização artística e arquitectónica Art and Architecture A Casa das Caldeiras, um dos raros repositórios do património industrial de Coimbra, apresenta um léxico arquitectónico moderno, sóbrio e funcional, reflexo das primitivas funções desempenhadas. A construção teve início em 1941, no âmbito da modernização e ampliação das infra-estruturas geradoras de energia térmica para o funcionamento dos Hospitais da Universidade.

The Boiler House, one of the rare examples of Coimbra’s industrial heritage, displays a modern architectural design, sober and functional, a reflection of its original functions. The construction initiated in 1941, when the University Hospital was modernised and expanded the infrastructures for generating thermal energy.

Contempladas no plano de recuperação e reintegração do edifício foram mantidas as estruturas arquitectónicas originais: a disposição interior, os acessos, as amplas janelas e a alta chaminé, assim como a maioria da maquinaria, com as duas caldeiras de grande porte, adquiridas em 1939 à firma inglesa S.E. de C. Babcock & Wilcox.

The plan for the rehabilitation and renovation of the building preserved its original architectural structures: the interior layout, the accesses, the wide windows and the high chimney, as well as most of the machinery, including two imposing boilers purchased in 1939 from the English company Babcock & Wilcox.

Sobre o antigo depósito de combustível, localizado no extremo sudoeste do edifício, foi construído um novo corpo para receber os diferentes serviços do Instituto de Estudos Artísticos, vocacionados essencialmente para o ensino e a promoção de eventos culturais.

Over the old fuel deposit, located on the far southeast side of the building, a new block was constructed to accommodate the different services of the Course of Art Studies of the Department of History, Archeology and Arts of the Faculty of Letters; this block is essentially meant for teaching and for cultural events.

©Manuel Ribeiro

Piso 2A Floor 2A

Piso 2A Floor 2A

Piso 2A Floor 2A

Piso 1A Floor 1A

Piso 1A Floor 1A

Piso 1A Floor 1A

Piso RC Ground floor Proposta de reconstituição – Século XX Proposal for reconstruction – 20th century

Piso RC Ground floor

Piso RC Ground floor Levantamento da situação actual Survey of current conditions

Levantamento do edifício e estruturas adjacentes (2001) Survey of the building and adjoining structures (2001)

0

5

10m

N

©Cátia Marques

©Cátia Marques

©Manuel Ribeiro

©Manuel Ribeiro

©Manuel Ribeiro

Intervenção Intervention Um ano após a sua desactivação com a transferência dos Hospitais da Universidade nos anos 80, a Casa das Caldeiras acolheu o 9º Encontro de Fotografia de Coimbra, com uma exposição dedicada ao trabalho de Robert Frank, organizado pelo Centro de Estudos de Fotografia da Associação Académica de Coimbra. O sucesso do acontecimento no domínio das artes visuais culminaria no início do projecto de instalar no edifício devoluto o Centro de Estudos de Fotografia. Entretanto, com a interrupção do propósito inicial surgiu a possibilidade de readaptar o plano traçado por João Mendes Ribeiro e Cristina Guedes, em 1991, para o estabelecimento do Instituto de Estudos Artísticos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. A obra decorreu entre os anos de 2006 e 2008.

The final transfer of the University Hospital to the area of Celas in the 1980s led to the closing of the Boiler House. One year after, the Centre of Photography Studies of the Coimbra Student Union organised the 9th Meeting of Photography of Coimbra there, with an exhibition dedicated to the works of Robert Frank. The success of this event gave rise to the project of moving the Centre of Photography Studies to the vacant building. Although the original goal was abandoned, the plan designed by João Mendes Ribeiro and Cristina Guedes in 1991 was adapted for the purpose of establishing the Art Studies Institute of the Faculty of Letters there. The works were carried out between 2006 and 2008.

12 caldeiras  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you