Issuu on Google+

Laboratório Químico Chemistry Laboratory 10/29

Denominação Laboratório Químico

Name Chemistry Laboratory

Propriedade Universidade de Coimbra

Ownership University of Coimbra

Ocupação actual Museu da Ciência da Universidade de Coimbra

Current Occupation Science Museum of the University of Coimbra

1500

1600

1700

1800

1773 Fundação Foundation

1900

Século XIX 19th century Obras de renovação Remodelling works

2000

2003-06 Museu da Ciência: obras de renovação Science Museum: remodelling works

Exposição: Universidade de Coimbra Alta e Sofia, Candidatura a Património Mundial Exhibition: University of Coimbra Alta and Sofia, World Heritage Nomination

Para mais informações: Sítio web: www.uc.pt/unesco

For further information: Website: www.uc.pt/en/unesco

©Fernando Guerra (MCUC)

©Fernando Guerra (MCUC)

Caracterização artística e arquitectónica Art and Architecture Contemporâneo da Reforma Pombalina, a construção do Laboratório terminou em 1775. Perante a necessidade de acomodar devidamente os objectos experimentais e proporcionar um ensino qualificado construiuse um edifício de raiz de modo a responder a todas as exigências impostas. Foi erguido sobre as antigas instalações do refeitório, cozinhas e áreas anexas do extinto Colégio da Companhia de Jesus.

Dating from the time of the Pombaline Reform, the building was finished in 1755. Given the need to adequately accommodate the experimental objects and to provide a quality education, a building was erected from scratch in order to meet all the required standards. It was constructed to the east of the vast complex of the extinct College of the Society of Jesus.

Facing west, the main façade displays a Virada a Poente, a fachada principal apreneoclassical design, with symmetrical lines senta uma composição neoclássica de and balanced proportions, composed of linhas simétricas e proporções equilibradas, wide windows framed by pilasters, triglyph composta por janelas amplas enquadradas entablature and a balustrade crowned with por pilastras, entablamento de tríglifos e a series of urns. The central body stands balaustrada coroada com sucessão de urout, made of four Doric columns that supnas de onde se destacam o corpo central, port the main triangular pediment bearformado por quatro colunas dóricas que su- ing the inscription “Laboratório Chimico” portam o coroamento principal, um frontão (Chemistry Laboratory). triangular com a inscrição “Laboratório Chimico”. Besides the architectural integrity of the Além da integridade arquitectónica do edifí- building, one should also highlight the imcio destaca-se ainda a importante colecção portant collection of experimental instruments of the 18th and 19th centuries that dos utensílios experimentais dos séculos it houses. XVIII e XIX.

©Fernando Guerra (MCUC)

Esquema que mostra a implantação, a preto, do novo edifício do Laboratório Químico sobre as estruturas existentes em 1772/73 - refeitório, cozinhas e espaços anexos do Colégio de Jesus

Proposta de reconstituição – Século XVIII, planta da situação após a reforma pombalina, proposta elaborada a partir da «Planta Ichonographica do Laboratorio Chymico», Guilherme Elsden, 1773-1777, BGUC Proposal for reconstruction – 18th century (situation after Pombal’s reform), based on the «Planta Ichonographica do Laboratorio Chymico», William Elsden, 1773-1777, BGUC

Proposta de reconstituição – Século XX (1985) Proposal for reconstruction – 20th century (1985)

Proposta de reconstituição – Século XIX, proposta elaborada a partir do levantamento realizado em c. 1870, BGUC Proposal for reconstruction – 19th century, based on survey made c. 1870, BGUC

Levantamento da situação actual (2006) Survey of current conditions (2006)

Diagram showing the placement (in black) of the new Chemistry Laboratory building over the pre-existing structures in 1772/73 – refectory, kitchens and adjoining spaces of Jesus College

©Fernando Guerra (MCUC)

©Fernando Guerra (MCUC)

0

5

10m N

©José Meneses (MCUC)

Intervenção Intervention Alvo de um recente projecto de remodelação e valorização dos seus espaços interiores para a instalação da primeira fase do projecto do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, da autoria dos arquitectos João Mendes Ribeiro, Désirée Pedro e Carlos Antunes, o antigo Laboratório Químico pombalino recuperou a sua estrutura e disposição originais, incluindo o anfiteatro escolar. Foi inaugurado em 2006.

As a result of a recent remodelling and enhancement of its interior space for the development of the first phase of the Science Museum of the University of Coimbra (designed by architects João Mendes Ribeiro, Désirée Pedro and Carlos Antun es), the Pombaline Chemistry Laboratory regained its former structure and layout, including the amphitheatre. The inauguration took place in 2006. ©Fernando Guerra (MCUC)

©José Meneses (MCUC)

©Fernando Guerra (MCUC)

©Fernando Guerra (MCUC)


10 chimico