Page 1

N° 77 JUNHO 2013 INFORMATIVO OFICIAL DA UNIÃO NACIONAL DE ANALISTAS TRANSACIONAIS - BRASIL

OPÇÕES N° 77 JUNHO 2013

24° CONBRAT

CONGRESSO BRASILEIRO DE ANÁLISE TRANSACIONAL

PROGRAMAÇÃO E ATRAÇÕES DO 24° CONBRAT

ENTREVISTA COM HELENA HARGADEN

COMUNICADOS INSTITUCIONAIS

ENTREVISTA COM EDE LANIR FERREIRA


2

Informativo OPÇÕES UNAT-BRASIL

EDITORIAL Prezados Associados da UNAT-BRASIL, Mais uma edição do OPÇÕES chega até vocês! O destaque nesta edição

N° 77 JUNHO 2013

FALA DO PRESIDENTE

é para o XXIV CONBRAT que se aproxima, e que vai integrar os associados da UNAT-BRASIL e apreciadores da Análise Transacional em Uberlândia-MG. Seremos recebidos com todo o carinho da Comissão Organizadora sob coordenação da nossa querida Ede Lanir Paiva. Convidamos vocês a enviarem notícias, fotos registrando eventos, cursos, para compartilhar a evolução e disseminação da Análise Transacional. Convidamos também para fazerem o mesmo na página oficial da UNAT-BRASIL no facebook: www.facebook.com/analisetransacional. A Diretoria de Comunicação está à disposição para sugestões! Abraços, Kátia Vianna Ricardi Camargo de Abreu Diretora de Comunicação da UNAT-BRASIL DIRETORIA TRIÊNIO 2011-2014 PRESIDENTE JOSÉ SILVEIRA PASSOS (RJ) MD presidente@unat.org.br VICE-PRESIDÊNCIA REGINA BERARD (SP) MDF vicepresidente@unat.org.br DIRETORIA DE DOCÊNCIA E CERTIFICAÇÃO LUIZ PAIVA FERRARI (RJ) MD docencia@unat.org.br DIRETORIA CIENTÍFICA ADRIANA MONTHEIRO (RJ) MDF cientifica@unat.org.br DIRETORIA DE ÉTICA ANTÔNIO PEDREIRA DE OLIVEIRA (BA) MD etica@unat.org.br DIRETORIA DE COMUNICAÇÃO KÁTIA RICARDI DE ABREU (SP) MDF comunicacao@unat.org.br SECRETÁRIA MARIA CLARA RAMOS GROCHOT (RS) Certificado Clínico unat@unat.org.br TESOUREIRA FERNANDA NOGUEIRA RODRIGUES (MG) MDF tesouraria@unat.org.br CONSELHEIROS TRIÊNIO 2010-2013 PRESIDENTE DO CONSELHO LAUCEMIR SILVEIRA (PR) MDF conselho@unat.org.br MEMBROS Miriam Silva Cibreiros de Souza (DF) Ana Maria Castro Afeche Cohen (SP) Kátia Vianna Ricardi Camargo de Abreu (SP) Edmea Pontes Balestiero (RJ) Mônica Levi - SP Eduardo de Souza Búrigo (SC) Margarete De Boni (RS) Vanessa Di Carlis (MG) OPÇÕES Informativo da União Nacional dos Analistas Transacionais UNAT - BRASIL Av. Getúlio Vargas, 489 sala 204 - Porto Alegre - RS CEP 90160-003 Fone/Fax: (51) 3233-6355 email: unat@unat.com.br www.unat.org.br EDIÇÃO E PRODUÇÃO Market! Av. Carlos Gomes, 141/1202 Porto Alegre - RS - Brasil CEP 90480-003 55 XX 51 2102 0320 market@marketcomunicacao.com.br www.marketcomunicacao.com.br Os artigos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião da UNAT-BRASIL. Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores.

COMO SE ASSOCIAR NA UNAT-BRASIL

Estamos nos aproximando do XXIV CONBRAT que acontecerá em Uberlândia-MG, sob a batuta da nossa querida Ede. Será o primeiro evento do ano onde teremos palestrantes nacionais e internacionais de peso. Convido os associados a prestigiarem este evento importante para nós, analistas transacionais, pois teremos a oportunidade de assistir outros profissionais atuando e falando do que estão fazendo e como estão fazendo. A começar pelo tema instigante, “Valorizando a Singularidade e a Diversidade do Ser Humano”, o que Berne soube fazer magistralmente ao criar uma teoria tão rica como é a AT. Berne estava à frente de seu tempo e naquela época já vislumbrava outras possibilidades de compreender o ser humano observando o que as pessoas faziam, como faziam e para quê faziam. Ou seja, observando o externo para entender o que se passava dentro da cabeça. Justamente ao contrário do paradigma freudiano da época. Esta é mais uma edição de nosso “Opções” sobre a direção de nossa Diretora de Comunicações, Kátia Ricardi, que a preparou com muito carinho. Obrigado Kátia e todos aqueles que colaboraram para que esta edição estivesse ao nosso alcance. No mês passado fomos sondados sobre a possibilidade de sediarmos no Brasil, em parceria com a ITAA, o Congresso Internacional em 2015. Isto significa reconhecimento por parte da ITAA da importância da AT no Brasil e na América Latina. Tem sido este o propósito da UNAT através de seus membros. Estamos trabalhando juntos desde já com espírito empreendedor a fim de galgarmos mais este patamar na organização de eventos desta envergadura. Conclamo aos MD, MDF, MC e MR a trabalhar, cada um em sua cidade, para levarmos o maior número de pessoas aos congressos e eventos da UNAT, assim teremos condições de crescer cada vez mais como entidade e como profissionais de AT. Com isto em 2015, estaremos fortes e aptos a realizar o Congresso Internacional, que possivelmente ficará na memória de todos nós. Abração e até Uberlândia-MG em agosto de 2013. José Silveira Passos Presidente da UNAT-BRASIL

Entre no site www.unat.org.br e clique em inscrição, preencha a ficha, faça o pagamento e envie uma cópia do depósito com uma foto para a secretaria no endereço – unat@unat.com.br.


3

Informativo OPÇÕES UNAT-BRASIL

N° 77 JUNHO 2013

ENTREVISTA COM HELENA HARGADEN ‘‘Esta é minha primeira viagem ao Brasil e eu estou buscando aprender com os brasileiros’’ É sua primeira viagem ao Brasil? O que você ou seja reflexiva, simbólica, incerta, imaginativa, empática. tem em mente sobre esta viagem? Qual é sua perspectiva sobre a AT atual? mente Esta é minha primeira viagem ao Brasil e eu estou buscando aprender com os Brasileiros: como vocês vivem, o que pensam, sua música, comida, diversão, roupas, religião, família - Tudo sobre vocês!

Diga nos algumas considerações breves sobre seus três domínios de transferência e sobre ter recebido o prêmio Eric Berne. Os três Domínios de Transferência são três categorias de transferência e contra transferência que, nós pensamos, podem ser úteis para um(a) terapeuta pensar sobre quando estiver trabalhando com seu cliente. Se um(a) terapeuta pode identificar qual categoria de transferência ela está experienciando na sua contra transferência, então ela pode pensar melhor sobre a forma adequada de responder para seu cliente.

Da minha perspectiva a AT é um maravilhoso conjunto de esquemas sobre os quais nós podemos pensar sobre personalidade. Eu penso que a adição de uma abordagem relacional torna a AT em uma psicoterapia potente para trabalhar com pessoas, não apenas aqueles que desejam solucionar problemas, mas também aqueles que desejam examinar suas vidas de uma perspectiva reflexiva. Para aqueles que são mais curiosos sobre o significado de suas vidas, seus mundos internos, suas necessidades da alma.

O que você quer deixar com os Brasileiros e o que você quer para você devido a nossa experiência juntos?

Esta questão se parece muito relacional! Eu quero obter de vocês conhecimento que vocês tem sobre formas de relacionamento, as quais ‘‘...SINTO-ME MUITO HONRADA eu não conheço porque EM TER SIDO CONVIDADA.” vocês são de uma cultura Nós não temos seu lidiferente. Eu espero que vovro traduzido para o cês peguem de mim influências para acreditar português, assim você pode nós dar um breve resumo ou nos dizer algo que você tenha em Si sobre como vocês pensam e sentem sobre as coisas e, talvez, aprenderem alguma nova linem mente sobre o livro? guagem para suportar suas idéias. O livro é sobre a abordagem relacional em Análise Transacional. Isto significa trabalhar de uma O que fez você aceitar nosso convite? forma na qual incorpora a parte feminina do cérebro, bem como a parte masculina. Tradicional- Bem, eu sinto-me muito honrada em ter sido conmente a AT é muito boa e útil, mas ela somente vidada. Eu me sinto privilegiada. Eu me sinto ense baseia em uma parte do cérebro. Nosso livro tusiasmada, curiosa, interessada e desejosa de traz a outra parte do cérebro (a mais feminina), compartilhar minha visão da AT com vocês todos.


4

N°77 77 JUNHO JUNHO2013 2013 N°

Informativo OPÇÕES UNAT-BRASIL

ENTREVISTA COM EDE LANIR FERREIRA Presidente Qual sua expectativa enquanto presidente da Comissão Organizadora do XXIV CONBRAT?

da

Comissão

Organizadora Quantas inscrições estão previstas? Somos um grupo otimista, esperamos 300 inscrições e estamos preparados para ir além.

Meu objetivo primordial é divulgar a Análise Transacional. O fato de termos o apoio da Faculdade Pitágoras, local onde Haverão momentos de enserá realizado o Congresso, no contro além da programaevento contribui para fortalecer ção científica? a AT academicamente, repetindo o que aconteceu no último Tradicionalmente teremos o congresso em Curitiba, O Connosso Jantar por Adesão, que gresso será realizado nas depenacontecerá na sexta-feira, um dências da faculdade. Um outro momento de descontração e ponto é incentivar os novos Anafestividade para todos os prelistas Transacionais da cidade sentes. à realização de eventos da Durante o evento teremos AT por aqui e fazer o rico codiversas apresentações cul‘‘A COMISSÃO É, E TEM SIDO nhecimento da AT chegar a turais e outras atividades que públicos que desconhecem alimentarão mente e corpo. NESSES MESES UM PRESENTE esta abordagem da psicoESPECIAL PARA MIM.” logia, trazendo a possibilidaQuais as principais difide de ampliar o numero de culdades que a Comismembros da UNAT e fortalecer ainda mais a AT. Estou são Organizadora está encontrando no deanimada com a vinda dos Analistas Transacionais do correr deste trabalho? Brasil e da América Latina à minha terra, espero recebe-los com carinho, e a hospitalidade mineira, ou seja, Uma das dificuldades encontradas foi conciliar as pão de queijo para todos. agendas dos membros da comissão, mas, nada que uma boa dose de boa vontade não resolvesse. IndeComo está sendo organizar este evento? pendente das dificuldades, que existem para serem superadas, nosso objetivo é atender os participantes Muito trabalho, muitas descobertas. Encontramos ta- com alegria, essa é nossa força e nosso guia. lentos que não sabíamos possuir. Estamos nos divertindo bastante e desenvolvendo competências para O que você gostaria de nos contar sobre os solução de problemas, que inicialmente nos assusta, “bastidores”? mas que tem um final feliz. Dos bastidores? (risos) nada, mas vou contar. Quem está trabalhando neste evento com Acredito que nossos problemas são semelhantes aos que um grupo que nunca experimentou a realização você? (Comissão Organizadora) de um evento, se depara com a preparação de um A comissão é, e tem sido nesses meses um presente Congresso de âmbito internacional. A busca de patroespecial para mim. Nos aproximamos bastante nes- cínio organizar detalhes, recepcionar os palestrantes se tempo, trabalhamos e nos divertimos. São pessoas e participantes. São muitos cuidados e previsões, mas muito queridas são elas, Aniangêlis, Flavia, Renata Ros- a cada lembrança temos recebido apoio, ajuda e essini, Luciana, Renata Tannus, Sabrina, Alisson, Vanessa, tamos caminhando com disposição. Regina Berard, Adriano, Fabiana Vitorino, Mary Luce.


5

N° 77 77 JUNHO JUNHO 2013 2013 N°

Informativo OPÇÕES UNAT-BRASIL

PALAVRA DA PRESIDENTE DO CONBRAT COM IS S Ã O ORGANIZ AD O R A DO CO NB RAT Coordenação Geral Ede Lanir Ferreira Paiva Comissão Administrativo-Financeiro Aniângeles C. R. Guimarães Elizangela das Graças Miranda Flavia Testa Bernardi Renata Cristina B. Rossini Renata Nogueira Tannus Sabrina Spirandelli Coimbra Comissão Científica Alisson Machado Borges Regina Berard Vanessa Maria de Carlis Adriana Montheiro Comissão de Marketing Adriano Testa Bernardi Fabiana Amorim Abdo Fabiana Cândida Vitorino Lilian Pires de Melo

É com grande alegria que me disponho a mais um trabalho com o objetivo de divulgar a AT. Acredito que esse CONBRAT tem uma história que se interlaça com a minha própria história e a história da AT em Uberlândia. Graduei em Psicologia e fiz minha certificação na UNAT em 2001 e o SED em 2003, iniciei em 2004 a trajetória de formar e certificar pessoas, essa foi uma prioridade nesses anos, juntamente com meu consultório. Assim com a realização e vários cursos AT202 e iniciando as Especializações, consegui transmitir meu conhecimento de AT a várias pessoas. E, assim, Uberlândia, cujo nome significa Terra Fértil, teve a possibilidade de proporcionar a fertilização, o florescimento e os frutos da AT, isso me possibilitou ter uma comissão organizadora, alegre, motivada, disponível e atuante, favorecendo a realização deste evento. Estamos aqui preparando com detalhes cada momento em que recepcionaremos os analistas transacionais e alunos interessados que participarão do CONBRAT. Somos uma tribo, e temos uma teoria forte, vibrante, atual e podemos disponibiliza-la a todos que tem interesse na valorização da diversidade e singularidade do Ser Humano.

Mary Luce Melazzo

Aguardamos carinhosamente vocês.

www.unat.org.br/conbra www.facebook.com/analisetransacional.

Sejam Bem Vindos. Ede lanir Ferreira


6

Informativo OPÇÕES UNAT-BRASIL

N° N° 77 77 JUNHO JUNHO 2013 2013

24º CONBRAT CONGRESSO BRASILEIRO DE ANÁLISE TRANSACIONAL O ser humano é relacional. A partir do encontro entre seres humanos com potenciais e características singulares pode surgir uma diversidade de criações e manifestações. A riqueza do potencial humano encontra-se na sua possibilidade de crescimento nas relações. Desta forma, o entendimento do comportamento humano e das relações entre pessoas tornou-se fundamental para profissionais das mais diversas áreas e instituições, bem como para qualquer grupo ou pessoas interessadas no aprimoramento de relacionamentos sociais.

bilitar aos profissionais de diferentes áreas de atuação, a construção de um olhar singular que acolha a diversidade das relações intra e interpessoal. Promovendo, desta forma a valorização da pessoa nos seus múltiplos aspectos e dimensões: pessoal, afetivo/casal, familiar, profissional e social. As discussões enfocarão a singularidade e a diversidade do ser humano, visando o respeito, a compreensão, a inclusão e a cooperação entre os grupos e pares

“VALORIZANDO A SINGULARIDADE E A DIVERSIDADE Público alvo DO SER HUMANO” O público do evento pode

ser distinguido em quatro principais áreas, sendo elas:

A Análise Transacional é uma teoria de personalidade, e também de ação social baseada na análise rigorosa de transações, ou seja, a 1 - Educação (docentes das áreas de psicocomunicação que ocorre entre as pessoas logia, pedagogia, administração, comunicaou grupos, assim como um método psicote- ção e serviço social); rápico. 2 - Saúde (psicólogos, médicos, enfermeiros e Seus princípios filosóficos buscam promover terapeutas ocupacionais); relações de igualdade e de oqueidade entre os indivíduos e os grupos. Incentivam o 3 - Organizacional (gestores, equipes e prodesenvolvimento da autonomia o quer pos- fissionais de recursos humanos, empresas de sibilita que o individuo se responsabilize pelas consultoria e empreendedores); suas ações e decisões, buscando integrar e acolher os outros, mesmo que ocorram con- 4 - Universitário (estudantes das áreas de psicologia e demais cursos relacionados ao flitos. tema central). Portanto, o objetivo deste congresso é possi-


7

Informativo OPÇÕES UNAT-BRASIL

N° N° 77 77 JUNHO JUNHO 2013 2013

“Valorizando a Singularidade e a Diversidade do Ser Humano”

HORÁRIO E PROGRAMAÇÃO MANHÃ E TARDE CREDENCIAMENTO 8:00 hs

PALESTRAS 8:30 hs às 17:30 hs

PRÉ-CONGRESSO

“Educação Emocional – O impacto positivo nas relações” JANE M. P. COSTA E TÂNIA E. ALVES “Abordagem Transacional dos Transtornos Depressivos, da Ansiedade e do TDAH – da psicofarmacologia à psicoterapia” ANTONIO PEDREIRA

22/08

“Análise Transacional e Espiritualidade - A multidimensionalidade do potencial humano” ALBERTO JORGE CLOSE “Transações - Valorizando a Singularidade e a Diversidade das Relações” MARIA REGINA SILVA “A diversidade, singularidade e potencial humano nas organizações” ROSA R. KRAUSZ “ Princípios e Técnicas da Análise Transacional Relacional” (Internacional) HELENA HARGARDEN “Estimulando o potencial humano com a Neuroplasticidade” DI BIASE “ Introdução à Análise Transacional” EDE LANIR PAIVA

COFFEE BREAK 10:00 hs E 15.15 hs


8

Informativo OPÇÕES UNAT-BRASIL

DATA

N° 77 76 JUNHO JUNHO 2013 2013 N°

HORÁRIO E PROGRAMAÇÃO INTERVALO ALMOÇO

PRÉ-CONGRESSO

12:30 hs às 14:00 hs

NOITE ABERTURA OFICIAL DO CONGRESSO 20:00 hs

BOAS-VINDAS

22/08

Presidente Congresso e Presidente UNAT-BRASIL.

ENTREGA DE CERTIFICADOS PALESTRA MAGNA: “A sombra dentro da Análise Transacional” HELENA HARGARDEN

COQUETEL DE ABERTURA 22:00 hs

MANHÃ CREDENCIAMENTO 8:00 hs

PALESTRAS

CONGRESSO

8:30 hs às 10:00hs

“Neurociencia e Potencial Humano – Criação de novas redes neurais através da Psicoterapia” DI BIASE

23/08

“Conquistando a Saúde nas Organizações – Valorizando o ser Humano” “ Diversidade Social nas Organizações” CONSTÂNCIA MARGARETE ALVES DE BONI “Ciúmes e o destempero do amor” ANTÔNIO PEDREIRA

COFFEE BREAK 10:00 hs às 10.30 hs

MINI-CURSOS:

10:30 hs às 12:30 hs

“Psicopatologia: Reflexões Contemporâneas” LUIZ PAIVA FERRARI


Informativo OPÇÕES UNAT-BRASIL

DATA

N° 77 77 JUNHO JUNHO 2013 2013 N°

HORÁRIO E PROGRAMAÇÃO “Educação Financeira” JOSÉ SILVEIRA PASSOS “A Criança Mágica – Um mergulho ao centro do ser” ADRIANA MONTHEIRO “A Singularidade e a Diversidade nas Organizações” LAUCEMIR SILVEIRA “Como Harmonizar em um casal a diversidade de suas experiências” MONICA G LEVI

INTERVALO ALMOÇO 12:30 hs às 14:00 hs

TARDE CONTINUAÇÃO DOS MINI-CURSOS 14:00 hs às 16:00 hs

CONGRESSO

9

COFFEE BREAK 16:00 hs às 16:30 hs

23/08

MOBILIZAÇÃO ENERGÉTICA 16:30 hs às 16:45 hs

MESA REDONDA 16:45 hs às 18:30 hs

“Permissões para o crescimento das relações” FRANCISCO DI BIASE, JANE M. P. COSTA E TANIA ELIZABETH ALVES “Reflexões sobre a diversidade nas Organizações” ALBERTO JORGE CLOSE MARIA REGINA SILVA CONSTÂNCIA MARGARETE ALVES DE BONI “Intimidade positiva e intimidade negativa: qual é a intimidade que Berne fala nas imagos secundariamente ajustadas” LUIZ PAIVA FERRARI JOSÉ SILVEIRA PASSOS MÁRCIA B. BERTUOL

NOITE JANTAR POR ADESÃO 20:00 hs


Informativo OPÇÕES UNAT-BRASIL

DATA

N° 77 77 JUNHO JUNHO 2013 2013 N°

HORÁRIO E PROGRAMAÇÃO MANHÃ ASSEMBLÉIA E POSSE do Conselho Deliberativo Eleito e Resultado Eleição do Presidente Eleito 8:00 hs às 10:00 hs

COFFEE BREAK / MOBILIZACAO DE ENERGIA 10:00 hs às 10:45

A DEFINIR 10:45 hs às 13:00 hs

TARDE INTERVALO ALMOÇO 13:00 hs às 14:00 hs

CONGRESSO

10

APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS 14:00 hs às 15:30 hs

24/08

COFFEE BREAK 15:30 hs às 16:00 hs

MESAS REDONDAS 16:00 hs às 18:00 hs

“Novos paradigmas para Saúde Integral” CLARISSA AIRES DE OLIVEIRA LUIZ PAIVA FERRARI REGINA BERARD MARCONDES “Atuando nas Organizações” ROSA R. KRAUSZ LAUCEMIR SILVEIRA ANDREA LINDNER “Análise Transacional e a valorização do ser humano: Reflexões sobre o conceito de Posição Existencial” MIRIAM S. CIBREIROS DE SOUZA ADRIANA MONTHEIRO KATIA V. R. CAMARGO ABREU

ENCERRAMENTO 18:00


11

Informativo OPÇÕES UNAT-BRASIL

N° 77 77 JUNHO JUNHO 2013 2013 N°

PALESTRANTES E DEBATEDORES

ADRIANA MONTHEIRO

Psicoterapeuta Somática. Neuropsicóloga, Membro clínico, didata em Formação, Diretora Cientitífica da UNAT-BRASIL, Formação em Vegetoterapia Reichiana, em Taoísmo & Vitalidade e em experiência somática. Especialista em Análise Transacional e Mestre em Educação em Saúde.

ANDREA LINDNER Psicóloga (UFRP) CRP 08/07234 Analista Transacional Organizacional, Certificada pela UNAT-BRASIL, Membro Didata Organizacional em formação pela UNAT-BRASIL, Coordenadora em Dinâmica dos Grupos (SBDG). Formação em Coaching Integrado (ICI – International Coaching Institute), Metodologia Experiencial (KreativAction – Alemanha) e Action Learning (ASTD-WIAL Washington EUA).

ALBERTO JORGE CLOSE É membro Didata Especial de ALAT E UNAT-BRASIL, membro Didata Especial de ASAAT, Special Fields Teaching Member ITAA, Certified level II TSTA-OD-ED transactional analyst by the Board of Certification At San Francisco. Vem trabalhando desde o ano 2007 na Integração da AT com neurociências e a espiritualidade definindo e aplicando um modelo integrado de Ser Humano Bio-Psicossocial-Espiritual.

ANTONIO PEDREIRA Médico Psicoterapeuta e Educador. Membro Didata Clínico da UNAT-BRASIL e da ALAT (Associação Latino-Americana de Análise Transacional). Atual Diretor de Ética da UNAT-BRASIL e Presidente da UBAT (União Baiana de Analistas Transacionais). 2 anos de Pós-Graduação no New York Hospital-Cornell University Medical Coleege. Professor Adjunto da Faculdade de Medicina da UFBA. Autor de vários livros sobre Saúde Mental entre os quais: A HORA E A VEZ DA COMPETÊNCIA EMOCIONAL. (8ª EDIÇÃO). A GRAMÁTICA DAS EMOÇÕES (3ª EDIÇÃO). ARITMÉTICA DAS EMOÇÕES (1ª EDIÇÃO). Membro da Associação Brasileira-Ba de Psiquiatria. Distinguido com inclusão no “WHO IS WHO” (Quem é Quem) da Universidade de New Providence dos EEUU, sendo um dos poucos da Medicina Baiana, destacado neste famoso catálogo dos notáveis da Medicina Mundial.

CONSTÂNCIA MARGARETE ALVES DE BONI Atua como Formadora de Coaches e Mentores, Coach de Executivos, consultora de desenvolvimento de grupos, mediadora de conflitos organizacional e familiar. Sócia Diretora da Crescere Desenvolvimento Humano e do Institutho dy Crescere Personas. Redatora da Revista Eletrônica Ação in Coaching. Graduada em Psicologia, Clinical Member (ITAA/USA), Membro Didata Clínico e Organizacional em Análise Transacional (UNAT/Brasil), Treinamento em Team Building na Will Schutz Association (USA), Didata da Sociedade Brasileira de Dinâmica de Grupo( SBDG), Mediação de Conflitos (CLIP), Diplomada em Coaching e Mentoring (Institute of Leadership and Mentoring/Londres). Palestrante em eventos nacionais e internacionais com os temas de Coaching e desenvolvimento de grupos, Liderança. Experiência como Executiva em Organizações sem fins lucrativos.

EDE LANIR FERREIRA Psicóloga Clínica CRP 04/16403- Especialista em Gerontologia Social, Coordenadora e Professora de Cursos Pós-Graduação Lato Sensu em Análise Transacional, Membro Didata Clínico da UNAT-BRASIL.


12

Informativo OPÇÕES UNAT-BRASIL

N° 77 77 JUNHO JUNHO 2013 2013 N°

PALESTRANTES E DEBATEDORES FRANCISCO DI BASE

KÁTIA RICARDI ABREU

Grand PhD. Chefe do Serviço de Neurologia-Neurocirurgia, Santa Casa, e do Departamento de EEG e Mapeamento Cerebral Computadorizado, Clínica Di Biase, Rio de Janeiro, Brasil. Professor de Pós-Graduação em Psicologia Transpessoal, Centro Universitário Geraldo Di Biase- UGB, Volta Redonda, Rio. Full Professor, World Information Distributed University-WIDU, Bruxelas, Bélgica. Professor Honorário Albert Schweitzer International University, Suíça.

Psicóloga CRP 06/15951-5, graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1982), Membro Certificado Clínico pela Associação Latino-Americana de Análise Transacional (ALAT) em 1992 e Membro Didata em formação pela UNAT-BRASIL. Especialista em Análise Transacional (FATEP/UNAT). Foi Vice-Presidente da UNAT-BRASIL, é Diretora de Comunicação na gestão atual. Diretora da Ego Clínica e Consultoria, atua na área clínica e organizacional em São José do Rio Preto-SP.

LAUCEMIR SILVEIRA HELENA HARGADEN Relational Transactional Analyst, DPsych, MSc, TSTA,UKCP Registered Integrative Psychotherapist

JANE M. P. COSTA Médica psicoterapeuta, Didata Clínica da UNAT-Brasil. Especialista em Medicina Social, Mestre em Educação, Formanda em Deep Memory Process.

JOSÉ SILVEIRA PASSOS Engenheiro CREA RJ 39.313-D, Psicólogo CRP 05/18.842, Psicoterapeuta, Membro Didata Clínico Especialista em Análise Transacional pela UNAT-BRASIL, Diretor do Instituto Pharos de Desenvolvimento Humano e Tecnológico no Rio de Janeiro-RJ. Atual Presidente da UNAT-BRASIL.

Economista e psicóloga, mestrado em Administração e Recursos Humanos pela Universidade de Extremadura/Espanha. Analista transacional membro certificado organizacional pela UNAT Brasil-União Nacional dos Analistas Transacionais. Consultora em desenvolvimento organizacional (interpessoal, gerencial e de equipes). Atua em coaching executivo e empresarial. Especialista e Didata pela Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos (SBDG). Diretora da Zoeh Desenvolvimento de Pessoas.

LUIZ PAIVA FERRARI Médico, com Especializações em Psiquiatria, Psicoterapia, Homeopatia e Medicina do Trabalho. Mestre em Educação e Membro Didata Clínico da UNAT-Brasil.

MÁRCIA BEATRIZ BERTUOL Psicóloga e psicoterapeuta. Especialista em Análise Transacional (FATEP/ DF), Membro Didata Clinico da UNAT-BRASIL. Formação em Psicoterapia Integrativa (com Richard Erskine, EUA) e formação em Experiência Somática (IBT/BR). Supervisora em AT e diretora do SINTESE-psicoterapia, formação e pesquisa em Análise Transacional, em Porto Alegre, RS.


13

Informativo OPÇÕES UNAT-BRASIL

N° 77 JUNHO 2013

PALESTRANTES E DEBATEDORES MARIA REGINA SILVA É sócia e diretora da ATPraxis. Realiza trabalhos na área de Executive Coaching e Consultoria desde 2006. Membro do Instituto EcoSocial . Possui Formação de Co-Active Coaching pelo Coaching Training Institute – CTI - USA, Leadership Mentoring e Executive Coaching do Institute of Leadership and Management – UK. Pós-graduada em Dinâmica dos Grupos pela Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos e em Análise Transacional e Competência Relacional. É graduada em Análise de Sistemas e também em Psicologia pela PUCCAMP. É Membro Didata na Área Clínica e Membro Didata em Formação na Área Organizacional da UNAT-BRASIL. É membro da International Coaching Federation – ICF, da International Transactional Analisys Association- ITAA, do Institute of Leadership and Management – ILM, foi presidente da União Nacional de Analistas Transacionais – UNAT-BRASIL, foi Vice-presidente da Associação Brasileira para o Trabalho Biográfico com base na Antroposofia.

MIRIAM SILVA CIBREIROS DE SOUZA Psicóloga (UnB-DF), Especialista em Psicologia Clínica, Psicologia Organizacional e do Trabalho (CFP). Mestre em Psicologia Social e Personalidade (UnB-DF). Membro Certificado Clínico e Didata em Formação da União Nacional de Analistas Transacionais (UNAT-Brasil) e da Associação Latino-Americana de Análise Transacional (ALAT). Trabalha com psicoterapia individual, familiar e de grupo.

MÔNICA LEVI Membro Didata Clínico da UNAT-BRASIL e ALAT. Pós-graduada em Análise Transacional. Especialização em Terapia de Casal, título de especialista em Psicologia Clínica e em Psicologia Hospitalar. Diversos artigos publicados na Internet e na imprensa. Autora de livros Um novo começo (SP, Ed. Gente, 1994) e Un nuevo comienzo (Lima, Ed Xinergia, 2012), além de outras publicações em coautoria. Analista Transacional desde 1978.

REGINA BERARD Psicóloga (CRP 06/3982), Especialista em Análise Transacional UNAT-BRASIL/FATEP, Membro Didata em Formação da UNAT-BRASIL, Vice-Presidente gestão 2011-2014, Máster em Programação Neurolinguistica, Coordenadora de Equipe do Grupo em Inteligências Múltiplas/Araraquara-SP.

ROSA R. KRAUSZ Socióloga, Mestre em Ciências Sociais e Doutora em Saúde Pública pela USP. Membro Didata Organizacional e Educacional da ITAA Membro Didata Organizacional e Educacional da UNAT-BRASIL. Full Member da Worldwide Association of Business Coaches. Conduz, juntamente com suas orientandas, cursos de Formação de Analistas Transacionais Certificados Organizacionais. Fundadora da ABRACEM e sua atual Presidente, conduz cursos de Formação de Coaches Executivos e Empresariais em várias cidades brasileiras. Recebeu o Prêmio Eric Berne 2012, outorgado anualmente pela International Transactional Analysis Association – ITAA, por sua contribuição ao desenvolvimento da Análise Transacional aplicada às organizações. Autora de inúmeros artigos publicados no Brasil, USA, França, Itália, Holanda e Alemanha, bem como de livros, entre os quais Trabalhabilidade. Conferencista convidada e apresentadora em Congressos nacionais e internacionais, criadora e editora da REBAT entre 1988 e 2010.

VITOR AGRA MERHY Psicoterapeuta Somático, Médico Psiquiatra, Membro Clínico, Didata em Formação, Especialista em AnáliseTransacional. Membro da Comissão Cientifica da UNAT-BRASIL. Formação em Vegetoterapia Reichiana


14

N°77 77 JUNHO JUNHO2013 2013 N°

Informativo OPÇÕES UNAT-BRASIL

GRADE DE VALORES PARA PARTICIPAÇÃO PRÉ CONGRESSO

CONGRESSO

Até a data

Inscrição

Até a data

Inscrição

com desconto

21/jul/2013 20/ago/2013

R$ 200,00 R$ 250,00

21/jul/2013 20/ago/2013

R$ 450,00 R$ 500,00

R$ 405,00 R$ 450,00

* Desconto de 10% para as seguintes categorias: Associados UNAT-BRASIL e estudantes universitários.

INSCRIÇÃO ONLINE

http://www.unat.org.br/conbrat2013/inscricao.asp

SUGESTÕES DE HOTÉIS VILLALBA HOTEL

Av. Governanor Rondon Pacheco Pista Lateral, 4651 Aparecida Uberlândia - Mg

EXECUTIVE INN

Av. Governanor Rondon Pacheco Pista Lateral, 5000 Tibery Uberlândia - Mg

PLAZA INN

Av. João Naves De Ávila, 1331 Aparecida Uberlândia - Mg


15

N° 77 77 JUNHO JUNHO 2013 2013 N°

Informativo OPÇÕES UNAT-BRASIL

COMUNICADOS INSTITUCIONAIS CURSO INTRODUTÓRIO EM LONDRINA

Turma do Curso Introdutório de AT ( 101 )

Aconteceu nos dias 03 e 04 de maio de 2013 em Londrina-PR mais uma turma do Curso Introdutório de AT ( 101 ), realizado pela Analista Transacional Elaine Maria Galon elaine@gsollers.com.br

CURSO INTRODUÇÃO A ANÁLISE TRANSACIONAL RELACIONAL Baseado no livro “Análise Transacional: Uma Perspectiva Relacional” por Helena HardgaÉ com alegria que comunicamos que no den e Charlotte Sills, Publicado pela Routleddomingo após o congresso que se realizará ge, Reino Unido, 2002 em Uberlândia no mês de agosto, dia 25 das 09:00 às 17:00 teremos um Curso com a con- DIA: 25 de agosto vidada internacional HELENA HARDGADEN HORÁRIO: 08:00 às 17:00 horas. cujo tema é: Introdução a Análise Transacio- Valor: R$ 300,00 nal Relacional FAÇA SUA INSCRIÇÃO Caro Associado.

Neste workshop ela irá descrever a história da AT Relacional, seu relacionamento com a psicoterapia e psicanálise humanista e introduzir três domínios de transferência que ganhou o prêmio Memorial Eric Berne em 2007. O workshop será uma mistura de aula didática, discussão e exercícios experienciais.

ATRAVÉS DE DEPOSITO DENTIFICADO NA CONTA DE

EdeLanir Ferreira Paiva Banco do Brasil – 001 Agência – 0098-1 Isto porque o valor será pago direto a ela por mim no dia de sua chegada ao Congresso.


16

N° 77 JUNHO 2013 N° 77 JUNHO 2013

Informativo OPÇÕES UNAT-BRASIL

COMUNICADOS INSTITUCIONAIS PALESTRA COM ANTONIO PEDREIRA O Didata Antonio Pedreira ministrou dia 22/05/13 às 19h no auditório do CREA-BA, a palestra sobre o tema: Ciúme, o “Destempero” do Amor - um olhar através da Análise Transacional. Esta palestra faz parte da sequência de palestras mensais que a UBAT (União Baiana de Analistas Transacionais) cuja a Presidente atual é Sonia Nogueira oferece a população de Salvador gratuitamente entre outras coisas com o objetivo de divulgar a Análise Transacional juntamente com temas palpitantes.

EL EI Ç Õ ES O conselho deliberativo da UNAT-BRASIL informa que durante o 24º CONBRAT teremos eleições para presidente eleito (gestão 2014-2017) e para o conselho deliberativo (gestão 2013-2016) Candidata a PRESIDENTE ELEITA: KÁTIA VIANNA RICARDI CAMARGO DE ABREU Membro Didata Clínico em Formação Candidatos ao CONSELHO DELIBERATIVO: ANDREA LINDNER Membro Didata Organizacional em Formação ANDREIA CECHIN Membro Regular (organizacional)

COMISSÃO DE DOCÊNCIA E CERTIFICAÇÃO INFORMA: EXAMES DE CERTIFICAÇÃO:

CARMEM MARIA SANT’ANNA ROSSETTI Membro Certificado Organizacional

Nos dias 20 e 21 de agosto de 2013 ocorrerão em Uberlândia-MG os exames de certificação da UNAT-BRASIL. Até o fechamento desta edição, a Diretoria de Docência e Certificação, através de seu Diretor Luiz Ferrari, informou-nos que 13 candidatos à Certificação encaminharam seus exames escritos e, uma vez aprovados, teremos 13 exames orais por ocasião do CONBRAT em Uberlândia-MG.

JEFFERSONN MORAES Membro Regular (Organizacional)

No início da manhã, haverá reunião com examinadores e examinandos. Em seguida, as bancas serão organizadas pela diretoria de Docência e Certificação e esperamos contar com a aprovação de todos.

MARY LUCE MARIANO DE SOUZA MEOLAZZO Membro Clínico Certificado

A presidente do 24º CONBRAT, Ede Lanir Paiva, informou que os exames acontecerão provavelmente na Faculdade Pitágoras.

MÔNICA LEVI Membro Didata Clínico

REUNIÃO DE DIDATAS E DIDATAS EM FORMAÇÃO:

VANESSA MARA DE CARLIS Membro Didata Clínico em Formação

Ainda na Faculdade Pitágoras, logo após os exames de Certificação, haverá no dia 21 de agosto de 2013, às 16 hs, a reunião de Didatas e Didatas em Formação da UNAT-BRASIL.

ERCILIA SILVA Membro Didata Organizacional em Formação

MAILA FLESCH Membro Certificado Clínico MARIA INÊS CORSO SILVEIRA Membro Certificado Organizacional

MIRIAM SILVA SIBREIROS DE SOUZA Membro Didata Clínico em Formação

VICTOR A. MERHY Membro Didata Clínico em Formação

Profile for UNAT-BRASIL

Opções UNAT-BRASIL nº77 Jun/2013  

Opções Informativo Oficial da União Nacional de Analistas Transacionais - Brasil Edição nº77 Junho 2013

Opções UNAT-BRASIL nº77 Jun/2013  

Opções Informativo Oficial da União Nacional de Analistas Transacionais - Brasil Edição nº77 Junho 2013

Advertisement