Issuu on Google+


ConteĂşdo Redes Sociais

3

Sistema Operacional

9

Softwere

11

Curiosidade

16

Games

19


R

Redes Sociais

ede social é uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que partilham valores e objetivos comuns. Uma das características fundamentais na definição das redes é a sua abertura e porosidade, possibilitando relacionamentos horizontais e não hierárquicos entre os participantes. “Redes não são, portanto, apenas outra forma de estrutura, mas quase uma não estrutura, no sentido de que parte de sua força está na habilidade de se fazer e desfazer rapidamente.” Muito embora um dos princípios da rede seja sua abertura e porosidade, por ser uma ligação social, a conexão fundamental entre as pessoas se dá através da identidade. “Os limites das redes não são limites de separação, mas limites de identidade. (...) Não é um limite físico, mas um limite de expectativas, de confiança e lealdade, o qual é permanentemente mantido e renegociado pela rede de comunicações.”

As redes sociais online podem operar em diferentes níveis, como, por exemplo, redes de relacionamentos (Facebook, Orkut, MySpace, Twitter, Badoo), redes profissionais (LinkedIn), redes comunitárias (redes sociais em bairros ou cidades), redes políticas, dentre outras, e permitem analisar a forma como as organizações desenvolvem a sua atividade, como os indivíduos alcançam os seus objetivos ou medir o capital social o valor que os indivíduos obtêm da rede social. Um ponto em comum dentre os diversos tipos de rede social é o compartilhamento de informações, conhecimentos, interesses e esforços em busca de objetivos comuns. A intensificação da formação das redes sociais, nesse sentido, reflete um processo de fortalecimento da Sociedade Civil, em um contexto de maior participação democrática e mobilização social.

Redes sociais mais acessadas do mundo 1º. Facebook - 1.191.373.339 de views por mês 2º. MySpace - 810.153.536 3º. Twitter - 54.218.731 4º. Flixster - 53.389.974 5º. Linkedin - 42.744.438 6º. Tagged - 39.630.927 7º. Classmates - 35.219.210 8º. My Year Book - 33.121.821 9º. Live Journal - 25.221.354 10º. Imeem - 22.993.608 Os números são referentes a janeiro de 2009. Fonte: Compete

InfoWorld  ‒   3


facebook F

acebook é um site e serviço de rede social que foi lançada em 4 de fevereiro de 2004, operado e de propriedade privada da Facebook Inc..3 Em 4 de outubro de 2012 o Facebook atingiu a marca de 1 bilhão de usuários ativos.4 Em média 316.455 pessoas se cadastram, por dia, no Facebook, desde sua criação em 4 de fevereiro de 2004. Os usuários devem se registrar antes de utilizar o site, após isso, podem criar um perfil pessoal, adicionar outros usuários como amigos e trocar mensagens, incluindo notificações automáticas quando atualizarem o seu perfil. Além disso, os usuários p o d e m participar de grupos de interesse c o m u m de outros utilizadores, organizados por escola, trabalho ou faculdade, ou outras

limitada pelos fundadores aos estudantes da Universidade de Harvard, mas foi expandida para outras faculdades na área de Boston, da Ivy League e da Universidade de Stanford. O site gradualmente adicionou suporte para alunos em várias outras universidades antes de abrir para estudantes do ensino médio e, eventualmente, para qualquer pessoa com 13 anos ou mais. No entanto, com base em dados de maio de 2011 do ConsumersReports.org, existiam 7,5 milhões de crianças menores de 13 anos com contas no Facebook, violando os termos de serviço do próprio site.

características, e categorizar seus amigos em listas como “as pessoas do trabalho” ou “amigos íntimos”. O nome do serviço decorre o nome coloquial para o livro dado aos alunos no início do ano letivo por algumas administrações universitárias nos Estados Unidos para ajudar os alunos a conhecerem uns aos outros. O Facebook permite que qualquer usuário que declare ter pelo menos 13 anos possa se tornar usuário registrados do site.

Recursos

O Facebook foi fundado por Mark Zuckerberg e por seus colegas de quarto da faculdade Eduardo Saverin, Dustin Moskovitz e Chris Hughes.6 A composição do site foi inicialmente 4  ‒  InfoWorld

Um estudo de janeiro de 2009 do Compete.com classificou o Facebook como a rede social mais utilizada em todo o mundo por usuários ativos mensais.8 A Entertainment Weekly incluiu o site na sua lista de “melhores de”, dizendo: “Como vivíamos antes de perseguirmos os nossos ex-namorados, lembrarmos dos aniversários dos nossos colegas de trabalho, irritarmos os nossos amigos e jogarmos um jogo empolgante de Scrabulous antes do Facebook?”9 A Quantcast estima que o Facebook teve 138,9 milhões de visitantes únicos mensais nos Estados Unidos em maio de 2011.

Mural O Mural é um espaço na página de perfil do usuário que permite aos amigos postar mensagens para os outros verem. Ele é visível para qualquer pessoa com permissão para ver o perfil completo, e posts diferentes no mural aparecem separados no “Feed de Notícias”. Muitos usuários usam os murais de seus amigos para deixar avisos e recados temporários. Mensagens privadas são salvas em “Mensagens”, que são enviadas à caixa de entrada do usuário e são visíveis apenas


ao remetente e ao destinatário, bem como num e-mail. Em julho de 2007 o Facebook, que só permitia posts de textos, passou a permitir postagem de anexos no mural.

Botão “Curtir” O  botão de curtir  é um recurso onde os usuários podem gostar de certos conteúdos, tais como atualizações de status, comentários, fotos, links compartilhados por amigos, e propagandas. É também uma característica da Facebook Plataform, que permite aos sites participantes a exibirem um botão que permitem o compartilhamento de conteúdo do site com os amigos.

Cutucar / Toque O Facebook adicionou um recurso chamado “Cutucar” (Brasil) ou “Toque” (Portugal) (em inglês Poke) para que os usuários enviem “cutucadas” uns aos outros. Segundo o  FAQ  do Facebook, uma cutucada é “uma forma de você

interagir com seus amigos no Facebook. Quando criamos o cutucar, nós achamos que seria legal ter um recurso sem qualquer finalidade específica. As pessoas interpretam a cutucada em muitas maneiras diferentes, e nós encorajamos que você venha com seu próprio significado”. A princípio, ele se destina a servir como uma forma de atrair a atenção de outro usuário. No entanto, muitos usuários utilizam-o como uma forma de dizer “Olá”, e alguns como uma “investida sexual”. Há muitas aplicações, tais como “X Me” e “SuperPoke!”, que permitem ao usuário enviar qualquer ação no lugar da palavra “poke”.

Status O recurso  “Status”  permite aos usuários

informar a seus amigos e a membros de sua comunidade coisas que acha intereressante, como vídeos, fotos e links. Atualizações de Status estão disponíveis na sessão “Recently updated” (Atualizações recentes) de toda sua lista de amigos. Facebook Móvel Grátis Em 2010, o Facebook juntamente com a operadora de celular TIM do Brasil, lançaram o serviço de acesso grátis ao site 0.facebook. com através do próprio aparelho celular. Apesar do serviço ser grátis para todos os planos como Pré e Pós-pago, o serviço causou muitos transtornos por estar fazendo cobranças indevidas aos usuários Pré-pagos.

InfoWorld  ‒   5


M

ySpace é um serviço de rede social que utiliza a Internet para comunicação online através de uma rede interativa de fotos, blogs e perfis de usuário. Foi criada em 2003. Inclui um sistema interno de e-mail, fóruns e grupos. A rede social já foi a mais popular do mundo mas perdeu nos últimos anos para outras redes sociais como Facebook. Em 2005, a News Corporation (dona da FOX, DirecTV etc.), conglomerado de mídia de Rupert Murdoch, comprou a Intermix Media, a empresa dona do MySpace, por US$ 580 milhões. Em 29 de junho de 2011 MySpace foi vendida para Specific Media, uma empresa americana de mídia interativa, por US$ 35 milhões.2 Foi anunciado que a rede social, passará por uma reformulação total, e será relançada até o final do ano de 2012. Características de MySpace

Boletins Boletins são recados que são postados em um “quadro de boletins” para qualquer amigo do usuário de MySpace ver. São apagados depois de dez dias. Os boletins podem ser usados para contatos entre todos os amigos da lista sem precisar mandar mensagens individualmente.

Grupos O MySpace tem uma característica que permite que um grupo de usuários compartilhe uma mesma página e quadro de mensagens. Os grupos podem ser criados por qualquer um, e o moderador do grupo pode escolher se qualquer um pode ser aprovado diretamente, ou ser aprovado mediante requisitos.

MySpaceIM É um mensageiro instantâneo que usa uma conta do MySpace como um nome na tela. O usuário entra nele usando o mesmo e-mail associado com sua conta. Ao contrário das

6  ‒  InfoWorld

outras partes do MySpace, MySpaceIM é independente do Microsoft Windows. Usuários podem usar MySpaceIM como notificação instantânea de novas mensagens, solicitações de amigos, e comentários.

MySpaceTV No início de 2007, MySpace introduziu MySpaceTV, um serviço semelhante ao YouTube. Myspace tem mostrado vídeos a partir de 2006. Em 2009, MySpaceTV revertido para o MySpace Vídeo. Myspace Video continua a ser tão popular quanto o compartilhamento de vídeo de outros sites como o YouTube. Aplicações Em 2008, MySpace introduziu um API onde os usuários podem criar aplicativos para outros usuários para postar em seus perfis. Os aplicativos são parecidos com os aplicativos do Facebook. Em Maio de 2008, MySpace adicionou algumas opções de segurança considerando a interação com fotos e outras mídias.

MySpace Mobile Há uma variedade de ambientes nos quais os usuários podem acessar Myspace, por exemplo em seu telefone móvel. Americana telemóvel provedor Helio lançou uma série de telefones móveis no início de 2006 que podem utilizar um serviço conhecido como o MySpace Mobile para aceder e editar um perfil e se comunicar com seus amigos, e ver os perfis de outros membros.


Twitter é uma rede social e servidor para microblogging, que permite aos usuários enviar e receber atualizações pessoais de outros contatos (em textos de até 140 caracteres, conhecidos como “tweets”), por meio do website do serviço, por SMS e por softwares específicos de gerenciamento. As atualizações são exibidas no perfil de um usuário em tempo real e também enviadas a outros usuários seguidores que tenham assinado para recebê-las. As atualizações de um perfil ocorrem por meio do site do Twitter, por RSS, por SMS ou programa especializado para gerenciamento. O serviço é gratuito pela internet, entretanto, usando o recurso de SMS pode ocorrer a cobrança pela operadora telefônica. Desde sua criação em 2006 por Jack Dorsey, o Twitter ganhou extensa notabilidade e popularidade por todo mundo. Algumas vezes é descrito como o “SMS da Internet”. Retweet O retweet é uma função do Twitter que consiste em replicar uma determinada mensagem de um usuário para a lista de seguidores, dando crédito a seu autor original.3 4 Na página de início do site existe um botão chamado retwittear, que faz o envio automático da mensagem para todos seguidores da pessoa. Antigamente, os usuários realizavam isto de forma manual, acrescentando um RT ao lado da @alcunha de quem escreveu. Quando um texto é “retweetado”, o termo “RT” aparece em negrito no início da mensagem. Twitter List Twitter List é um recurso disponível no Twitter que permite ao usuário criar listas compartilháveis de usuários. O que dinamiza a leitura dos tweets já que se torna possível ler o conteúdo postado por

grupos de seguidores. Trending Topics Os Trending Topics ou TTs são uma lista em tempo real das frases mais publicadas no Twitter pelo mundo todo. Valem para essa lista as hashtags (#) e nomes próprios. O recurso de Trending Topics usa por padrão a abrangência total (worldwide), mas também é possível filtrar por países como Argentina, Australia, Brasil, Canada, Estados Unidos, Itália, Alemanha, Espanha, Reino Unido e outros, ou cidades como Boston, Londres, Los Angeles, Miami, Nova York, Rio de Janeiro, São Paulo e outras. API Várias empresas têm voltado suas atividades para o desenvolvimento de aplicações para o Twitter, proporcionando aos usuários maneiras e interfaces alternativas para a utilização do micro blog. Sorteios, promoções, e até mesmo uma análise mais aprofundada da opinião dos usuários a respeito da sua marca ou serviço já pode ser feita através de APIs desenvolvidas. Um fator que influência na alta taxa de empresas com seu desenvolvimento voltado ao Twitter é a documentação que é fornecida pela equipe de desenvolvedores do serviço. Estimativas de usuários A estimativa do número de usuários é baseada em pesquisas independentes já que a empresa não informa oficialmente número de contas ativas. Em novembro de 2008, Jeremiah Owyang estimou que o Twitter possuía entre 4 a 5 milhões de usuários.5 Já em maio de 2009, outro estudo analisou mais de 11 milhões e meio de contas de usuários.6 Um estudo da Universidade de Harvard concluiu que apenas 10% dos usuários produzem 90% do conteúdo. InfoWorld  ‒   7


Siste Opera

Windows 8 é um sistema operacional da Microsoft para computadores pessoais, portáteis, netbooks e tablets. É o sucessor do Windows 7. Foi anunciado oficialmente por Steve Ballmer, diretor executivo da Microsoft, durante a conferência de pré-lançamento do sistema operacional. Segundo a empresa, este sistema operacional será um sistema para qualquer dispositivo, com uma interface totalmente nova, adaptada para dispositivos sensíveis ao toque. No 2011 Consumer Electronics Show, em Las Vegas, a Microsoft anunciou que o suporte a systemon-a-chip (sistema em um chip) e a processadores ARM estarão inclusos no Windows 8. A Microsoft lançou o Windows Developer Preview, primeiro a beta para o público, no dia 13 de setembro de 2011, sendo seguida pela versão Consumer Preview no dia 29 de fevereiro de 2012. No dia 31 de maio de 2012, foi liberada para download a versão Windows 8 Release Preview. A versão final

foi lançada mundialmente em 26 de outubro de 2012. A Microsoft divulgou recentemente que mais de 100 milhões de licenças já foram vendidas. Porém, segundo a Moor Insights & Strategy, as 100 milhões de licenças a que a Microsoft se refere foram despachadas para o mercado, mas não foram, necessariamente, ativadas. Se levarmos em consideração somente o número de usuários ativos, o volume cai para cerca de 59 milhões de licenças vendidas. Segundo dados da StatCounter, o Windows 8 representa cerca de 4,74% dos usuários mundiais, ainda muito longe do Windows 7 que é líder, representando 53,98% dos usuários mundiais. Recursos A interface totalmente renovada e os novos aplicativos chamaram atenção do público. Apesar da nova interface, também é possível utilizar a interface de Desktop assim como nos sistemas anteriores. Tempo de inicialização O Windows 8 possui um boot (inicialização) cerca de 30% a 70% mais rápido do que nas versões anteriores, podendo chegar a iniciar em apenas dois segundos. Em agosto de 2011, a Microsoft solicitou à United States Patent & Trademark Office, o serviço de patentes dos Estados Unidos, o registo de um sistema chamado “Fast Machine Booting Through

8  ‒  InfoWorld


ema acional

Streaming Storage” (máquina de rápida inicialização através de armazenamento streaming). Internet Explorer 10 O Windows 8 inclui o Internet Explorer 10 na sua nova interface e na interface Desktop. O visual do Internet Explorer é mais simples e o navegador é mais rápido. Foi totalmente redesenhado, mas a sua versão Desktop teve poucas mudanças, quando comparada com a versão 9. Já a inclusa na Interface renovada do Windows 8 é mais simples, com menos botões e foi feita uma grande reorganização. Compatibilidade com o Windows Phone Segundo o CEO da Nvidia, em entrevista ao CNET, que alguns dos apps feitos para Windows Phone serão compatíveis com o Windows 8 (na nova interface). Referiu também que esta compatibilidade “É uma maneira também de estimular os desenvolvedores a criarem novos aplicativos para o Windows Phone”. Reconhecimento de voz A Microsoft está planeando adicionar a tecnologia Tellme no Windows 8, capaz de realizar comandos por voz. Esta tecnologia já está presente outros aparelhos da marca como Kinect, Xbox 360, Windows Phone, Azure entre outros.

que o Flash tenha atualizações automáticas pelo Windows Update. O Flash agora é um dos únicos plugins que deve funcionar no novo sistema e no Internet Explorer 10. É provável que em versões futuras o Adobe Flash Player não seja mais suportado pelo sistema operacional. Suporte para USB 3.0 Foi confirmado o suporte para USB 3.0 no Windows 8, garantindo mais velocidade nas cópias e transferências de arquivos do computador para dispositivos móveis. Além disso, algumas partes da cópia e transferência de arquivos foram melhoradas. Windows To Go Com um recurso chamado de Windows To Go, é possível executar o Windows 8 inteiramente a partir de um pen drive ou de um disco rígido externo. Tem como foco os usuários corporativos, que podem inicializar seu próprio sistema onde forem. A “desvantagem” fica por conta do fato que os discos internos do computador “host” não são acessíveis através do Windows to Go; o mesmo vale para a partição do Windows to Go quando o dispositivo estiver em um computador com sistema operacional em execução. Esta função está disponível somente no Windows 8 Enterprise.

Suporte a Flash Player Depois da Microsoft afirmar que o Windows 8 não teria de forma alguma a compatibilidade ao Adobe Flash Player, a empresa voltou atrás e colocou o suporte ao plugin. Além disso, uma parceria feita pela Microsoft e Adobe fará InfoWorld  ‒   9


Sof

Adobe Creative Suite 6

A Adobe Creative Suite, abreviada como Adobe CS, é uma suíte de aplicativos desenvolvidos pela Adobe Systems para uso em design gráfico, desenvolvimento web e edição de vídeo. Aplicativos para uso nos sistemas operacionais Windows e Macintosh. A versão mais recente, a Adobe CS6, foi anunciada em 23 de abril de 2012, sendo oficialmente lançada em 7 de maio de 2012. Softwares Descrições rápidas dos programas presentes no Adobe Creative Suite: Acrobat: família de softwares relacionada a arquivos em formato PDF : Adobe Acrobat Standard e Adobe Acrobat Pro, que permitem a criação de arquivos PDF Reader: software livre para visualizar e impressão de arquivos PDF. After Effects: é um software de 10  ‒  InfoWorld

composição e animação, normalmente usado em pós-produção de vídeos. Bridge: gerenciador de arquivos, que tem como principal função unir as partes da Creative Suite usando um formato similar ao Win Explorer e ao Finder. Contribute: usado para gerenciar o conteúdo de um website. Permite um conjunto de pessoas dentro de uma organização atualizar páginas da web, com poucas habilidades de webdesign. Device Central: usado para integrar partes da Creative Suite e oferecer um modo simples para profissionais testarem conteúdo para Flash Lite, bitmap, web, e para dispositivos móveis. Dreamweaver: software para edição e criação de páginas da web, tanto em modo design quanto utilizando código.


ftwere

Dynamic Link: componente que integra After Effects, Premiere e Encore. Encore: ferramenta versátil e interativa para criação de DVDs, Blu-ray e “Web DVDs” (arquivos SWF visualizáveis com Flash Player). Fireworks: editor de gráficos vetoriais e bitmap, especialmente para web designers. Flash: família de softwares dedicada a várias tecnologias multimídia da Adobe Adobe Flash Pro: software multimídia para a criação de aplicações para a web, jogos, filmes, e conteúdo para

celulares e outros dispositivos. Tem suporte para gráficos vetoriais e rasterizados e para a linguagem de programação ActionScript. Flash Player, um software livre que permite a visualização de arquivos multimídia SWF. Flash Catalyst: ferramenta de design interativo que permite aos usuários transformar arte do Photoshop, Illustrator, e/ou Fireworks em projetos totalmente interativos sem a necessidade de escrever códigos. Flash Builder (anteriormente Adobe Flex Builder) ferramenta de desenvolvimento de nível profissional para criar aplicativos e conteúdos avançados web para várias plataformas usando a estrutura Flex de código aberto. Illustrator: vetoriais.

editor

de

gráficos

InDesign: ferramenta de diagramação e edição (editoração eletrônica, conhecida como desktop publishing). OnLocation: software de gravação e monitoramento de mídia. Photoshop: editor de fotos e gráficos rasterizados (com funcionalidade para gráficos vetoriais e animação). Premiere: editor de vídeo em tempo real, baseado em “linha do tempo”. Soundbooth: editor de áudio digital. Não é um substituto para o Adobe Audition, mas é uma alternativa para não especialistas em edição e manipulação de áudio.

InfoWorld  ‒   11


O CorelDRAW é um programa de desenho vetorial bidimensional para design gráfico desenvolvido pela Corel Corporation, Canadá. É um aplicativo de ilustração vetorial e layout de página que possibilita a criação e a manipulação de vários produtos, como por exemplo: desenhos artísticos, publicitários, logotipos, capas de revistas, livros, CDs, imagens de objetos para aplicação nas páginas de Internet (botões, ícones, animações gráficas, etc) confecção de cartazes, etc. Histórico O CorelDRAW surgiu em 1988, apenas em inglês. A última versão criada em 2012 se denomina Corel X6 . Tem, como concorrentes diretos, os programas Astros Lunares, Macromedia Freehand e Adobe Illustrator em ambiente

software proprietário. Emsoftware livre, para ambientes Windows e Linux, o principal concorrente é o Inkscape, também disponível para Mac OS X. Versões  Versão 1 (1989): revolucionário software vetorial com ferramentas que capacitavam a utilização de fontes “ttf” de 0,01pt a 400pt, processo este somente realizado com a ajuda de postcript de impressão. Versão 2 (1991): ferramenta envelope (para distorção de texto ou objetos usando uma forma primária), mistura, extrusão (para simulação de perspectiva e volume em objetos) e perspectiva (para distorcer objetos ao longo dos eixos X e Y). Versão 3 (1992): Incluía o Corel PHOTOPAINT* (para edição de imagens bitmap), CorelSHOW (para criação de apresentações onscreen), CorelCHART (para tabelas gráficas), Mosaic and CorelTRACE (para vetorização de bitmaps). A inclusão deste software originou as verdadeiras suítes gráficas. Versão 5 (1994): Corel Ventura foi incluído no pacote (e logo após vendido como um programa em separado). Era um software de layout (programação visual, diagramação) como o Adobe PageMaker ou o InDesign.

12  ‒  InfoWorld


Versão 6 (1995): Interface customizável, ferramentas Polígono, Espiral, Garfo e Borracha. Corel Memo, Corel Presents, Corel Motion 3D, Corel Depth, Corel Multimedia Manager, Corel Font Master e Corel DREAM (para modelagem em 3D) foram incluídos no pacote. Versão 7 (1996): Barra de Propriedades sensível ao Contexto, Print Preview com opções de Zoom e Pan, Scrapbook (para visualização de objetos gráficos em arraste-e-solte), opção para Edição em HTML, opções de exibição tipo rascunho e aperfeiçoada, preenchimento interativo e ferramentas de mistura, ferramentas de transparência, Ferramenta Natural Pen, localizar e substituir, conversor de vetor para bitmap (no CorelDRAW), verificador ortográfico. O pacote incluía os programas Corel Scan e Corel Barista (edição para web). Versão 11 (2002): Símbolos de biblioteca, corte de imagem (desenho de web de soldado pára-quedista), escovas vetoriais sensíveis a pressão, instrumentos de desenho de 3 pontos.

independentes de página, criação de tabelas. Versão X5 (2010): mais velocidade com suporte ao multi-core, conteúdo mais rico e modelos profissionais, novas ferramentas de aprendizagem com vídeos tutoriais e dicas de especialistas, compatibilidade com mais de 100 novos arquivos, controle de cor e consistência, suporte a animação Flash, opções de saída para impressão, web, sinais digitais e outros melhoramentos. Versão X6 (2012): Principais novos recursos e aprimoramentos: de suporte avançado de OpenType, novas harmonias Custom-built de cor, Novas nativa de 64 bits e suporte multi-core Enhanced, Novas ferramentas de vetor criativo Shaping, Mecanismo de novos estilos e Docker, Novo Website Creator Corel X6 aplicação, novo Smart Carver, Recursos aprimorados de layout de página, Redesenhado Docker Object Properties.

Versão 12 (2004): guias dinâmicas, Smart Drawing tools, opção de Exportar para MS Office ou Word, ferramenta para excluir segmento virtual, suporte à texto Unicode. Versão X3 (2006): ferramentas de preenchimento interativo, ferramentas de filete, vieira e chanfro, PowerTRACE integrado ao CorelDRAW, laboratório de ajustes de imagem. Versão X4 (2008): identificação rápida de fontes, texto espelhado, formatação de texto instantânea, ConceptShare, suporte a arquivos RAW de câmera, camadas InfoWorld  ‒   13


O Microsoft Office 2013, também chamado de Office 15, é a última versão da suíte de aplicativos Microsoft Office, lançada a 29 de janeiro de 2013, sucedendo à edição de 2010.

Histórico e desenvolvimento Em 30 de janeiro de 2012, a Microsoft lançou uma prévia técnica do Office 15, build 3612,1010. A Microsoft anunciou que uma versão beta pública do Office 15 estaria disponível em meados de julho de 2012. A versão de acolhimento do Office 15 foi lançada em 16 de Julho de 2012.

Novidades O aplicativo deve ganhar novos contornos, ao estilo da interface Metro, presente no Windows 8. O Microsoft Outlook recebeu mudanças mais drásticas, por exemplo, a interface Metro fornece uma nova visualização para as tarefas programadas. O PowerPoint irá incluir mais modelos e efeitos de transição, e o OneNote incluirá uma tela nova. O Excel conta com uma ferramenta de filtragem de dados em um cronograma. No Word, a capacidade de inserção de vídeo e áudio online, bem como a difusão de documentos na Web foram implementadas.

14  ‒  InfoWorld

Logo à partida, salta à vista a interface, preparada para tablets e sensível ao toque. Além disso tem funcionalidades Cloud e colaboração integradas, que lhe permite começar no computador, continuar no portátil e terminar em outro dispositivo, através da sincronização no skydrive ou sharepoint para empresas. A possibilidade de encolher os separadores no topo (ribbon) e também passar para o modo full screen facilita mais o trabalho. Algumas das principais novidades no Excel 2013:


Quick Analysis basta um clique direito nos dados e esta opção sexy ajuda-nos a formatar condicionalmente, gráficos, realce e outras melhoras.

Edições da suíte

Flash fill automaticamente preenche uma coluna com dados, baseado na informação adjacente. Varia em função dos padrões detetados. Powerview permite ver informação de uma forma simples e atrativa. Selecione os dados, clique em power view, ajuste e configure como quer apresentar os dados. Pode até adicionar bing maps com informação geográfica relacionada com os dados georreferenciados.

Gráficos sugeridos e formatação agora adicionar gráficos é ainda mais interessante. Para além de lhe serem sugeridos gráficos recomendados para os dados selecionados, é simples pré visualizar outros. Depois de aceitar o gráfico, surgem três botões para configurar, formatação e outras melhorias.

Timeline permite filtrar e tratar dados com informação cronológica.

Relationship quando importar dados para o Excel, onde seja possível estabelecer relações, esta função ficará disponível no separador Data. Podendo criar ligações entre os dados minimizando assim introdução de dados redundantes.

O Office 2013 apresenta mudanças nas edições de pacotes. As versões são: Office 365 Home Premium: Em alusão aos dias do ano, este pacote contém sete aplicativos, Word, Excel, PowerPoint, OneNote, Outlook, Publiser e Acess. Além dos sete aplicativos a suíte oferece 20 GB de espaço no SkyDrive mais 60 minutos anuais gratuitos em ligações para qualquer parte do mundo com o Skype. O diferencial deste pacote para os demais é a licença para até cinco computadores (incluindo também computadores MAC da Apple). Esta licença é válida por um ano. Office 2013 Home and Student: Contém apenas quatro aplicativos, Word, Excel, PowerPoint e OneNote. Possui apenas uma licença permanente. Office 2013 Home and Business: Além de contar com com os quatro aplicativos da edição Home and Student, possui também o Outlook. Também oferece uma licença permanente. Office 2013 Professional: Possui os mesmo aplicativos do Office 365, porém, com uma licença permanente e sem os serviços do SkyDrive (neste caso a capacidade do SkyDrive não chega a 20 GB) e Skype.

Recommended Pivot Tables esta opção facilita o processo de inserção de tabelas dinâmicas, sendo sugerida uma opção de acordo com os dados selecionados.

InfoWorld  ‒   15


Curiosidade

Impressão 3D, também conhecida como prototipagem rápida, é uma forma de tecnologia de fabricação aditiva onde um modelo tridimensional é criado por sucessivas camadas de material. São geralmente mais rápidas, mais poderosas e mais fáceis de se usar do que outras tecnologias de fabricação aditiva. Oferecem aos desenvolvedores de produtos a habilidade de num simples processo imprimirem partes de alguns materiais com diferentes propriedades físicas e mecânicas. Tecnologias de impressão avançadas permitem imitar com precisão quase exata a aparência e funcionalidades dos protótipos dos produtos.

Nos últimos anos, as impressoras 3D tornaram-se financeiramente acessíveis para pequenas e médias empresas, levando a prototipagem da indústria pesada para o ambiente de trabalho. Além disso, é possível simultaneamente depositar diferentes tipos de materiais. A tecnologia é utilizada em diversos ramos de produção, como em joalheria, calçado, design de produto, arquitetura, automotivo, aeroespacial e indústrias de desenvolvimento médico.

16  ‒  InfoWorld

Modelação  A impressão 3D utiliza modelos de objetos virtuais que podem ser criados por programas de modelação ou scanners 3D. Os modelos são computacionalmente divididos em camadas que serão impressas aditivamente umas em cima das outras de forma a criar o objeto final. MakerBot Uma das maiores fabricantes de impressoras 3D do mundo está prestes a ser adquirida por outra gigante do mesmo segmento: a MakerBot, por um acordo de mais de US$ 600 milhões, vai pertencer à Stratasys – empresa que também atua no setor de desenvolvimento e distribuição das tais impressoras. E isso significa exatamente o quê? Na realidade, pouca coisa vai mudar; ambas as companhias vão continuar prestando cada qual os seus serviços.


InfoWorld  ‒   17


Gam

Assassin’s Creed IV: Black Flag é um videojogo de ação-aventura e stealth jogado na terceira pessoa em mundo aberto, em desenvolvimento pela Ubisoft Montreal, juntamente com sete outros estúdios da Ubisoft. Black Flag é o sexto jogo principal da série Assassin’s Creed e uma sequela da história moderna de Assassin’s Creed III e uma prequela para a sua história ancestral. Está previsto ser lançado em 29 de Outubro de 2013 pela Ubisoft para Xbox 360, PlayStation 3, Wii U e Microsoft Windows e numa data posterior para PlayStation e Xbox One.9 Assassin’s Creed IV: Black Flag começa em 1715 e conta a história de Edward Kenway, um notável pirata e corsário que viveu na Era Dourada dos Piratas, pai de Haytham Kenway e avô de Ratonhnhaké:ton (Connor Kenway),

18  ‒  InfoWorld

os personagens jogáveis ​​de Assassin’s Creed III. Black Flag mistura exploração naval com combate e aventuras em terra em várias ilhas das Caraíbas.

Jogabilidade O jogo irá ter três cidades principais; Havana, capital de Cuba, descrita como a cidade mais europeia do jogo de influência espanhola; Kingston, uma cidade britânica, cercada por plantações de tabaco; e Nassau, base dos Bucaneiros das Bahamas, a zona mais tradicionalmente pirata do jogo. O jogo também irá ter cinquenta localizações para explorar, como grutas cheias de piratas e ladrões, pequenas vilas piscatórias onde o jogador pode fazer missões secundárias,


mes

plantações ricas de tabaco com missões de objetivos piratas, os tradicionais fortes da série, ruínas Maias, ilhas desertas de coqueiros onde se pode encontrar homens abandonados para a tripulação e densas áreas de florestas para explorar, para além do Mar das Caraíbas, com um balanço de 60/40 de exploração terrestre para batalhas navais e viagem. Assassin’s Creed IV terá uma melhor sensação de mundo aberto, com missões similares às encontradas em Assassin’s Creed, bem como haverá menos restrições para o jogador. O mundo desbloqueia mais cedo durante o jogo, ao contrário de Assassin’s Creed III, que tinha missões que não davam liberdade ao jogador até pelo menos chegar ao fim do primeiro acto.O mundo está a ser construído para permitir dar aos jogadores mais liberdade, como por exemplo, permitir que os jogadores se envolvam, vão a bordo, e capturem outros navios e nadar para as praias nas proximidades de uma maneira contínua.Em adição, o sistema de caça mantém-se, permitindo caçar em terra, ou baleias no mar com harpão. Um novo aspecto do jogo é o navio comandado por Edward, o Jackdaw. Jackdaw pode ser

atualizado durante o jogo, e o jogador pode ter acesso ao navio quando é necessário.16 Também é possível a exploração submarina. Kenway pode explorar destroços submersos cheios de tesouros, que se encontram no fundo do oceano. A bordo do navio o jogador pode usar uma luneta para analisar outros navios nas redondezas, anotar o saque a bordo (medido pela quantidade de rum, ouro, roupas e outros itens especiais) e planear um ataque, ou ver se uma ilha tem animais para caçar, tesouros ou pontos altos para trepar.4 Uma forma de sistema de recrutamento, similar a Assassin’s Creed: Brotherhood, regressará para este jogo. O tempo será dinâmico podendo mudar o tom de uma batalha naval. Tempestades podem aparecer no ambiente, e o jogador poderá escolher evitá-las ou não. Navios inimigos também serão afetados pelo clima, permitindo-lhe ganhar uma vantagem táctica. A ondulação do mar também pode servir como forma de protecção.19 O jogo também terá uma componente multijogador, num novo cenário e com novos modos de jogo. No entanto será apenas jogado em terra.

InfoWorld  ‒   19


Resident Evil: Revelations é um jogo de vídeo de sobrevivência em horror para a Nintendo 3DS. O jogo é oitavo da série principal de Resident Evil e foi desenvolvido e publicado pela Capcom. Foi lançado a 26 de janeiro de 2012 no Japão, 27 janeiro de 2012 na Europa e 7 de fevereiro de 2012 na América do Norte. Será um dos muitos a suportar o periférico Circle Pad Expansion. Jogabilidade Revelations verá um retorno ao jogo de sobrevivência de horror como os primeiros titulos da série, com elementos como um suprimento limitado de munição, e mais ênfase na exploração e quebra-cabeças. Como em Resident Evil 4 e Resident Evil 5, câmera do jogo mantém uma visão sobre-o-ombro por trás da personagem jogável.4 o jogador pode mover o protagonista, enquanto aponta uma arma, e tem a opção de alternar entre uma perspectiva de primeira pessoa e terceira pessoa. Um novo item, o scanner de abastecimento, detecta objetos escondidos em todos os ambientes do jogo. História O jogo se passa em 2005, entre Resident Evil 4 e Resident Evil 5. Ela retrata os acontecimentos logo após a fundação do “Bioterrorism Security Assessment Alliance” (BSAA) (em português, Aliança de Avaliação de Segurança em Bioterrorismo), um grupo antiterrorista introduzido em Resident Evil 5. a história gira em torno dos cofundadores da BSAA: Jill Valentine e Chris Redfield, protagonistas do primeiro Resident Evil. Chris e sua 20  ‒  InfoWorld

parceira Jessica desapareceram, e Jill é despachada para um navio de cruzeiro no mar Mediterrâneo para investigar o seu paradeiro. Na sua missão, Jill é acompanhada por um colega da BSAA, Parker Luciani. Além do navio a história inclui uma cidade portuária e uma montanha com neve. Recepção Resident Evil: Revelations foi bem recebido pela maior parte da critica especializada. Detém uma média de 81% no site agregador de criticas Metacritic. A revista Games Master (Reino Unido) com uma pontuação de 9.1/10 afirma que: “É um dos mais assustadores jogos portáteis e um espectacular regresso à boa fórmula. O site IGN com uma pontuação de 8.5/10 afirma que: “A Capcom recupera o terror de sobrevivência mas com alguns tropeções ao longo do caminho... Revelations é um grande jogo portátil, que não só empurra os limites e padrões da Nintendo 3DS, mas que resgata um espírito há muito esquecido de uma franquia clássica”. Relançamentos No dia 11 de janeiro (de 2013), o site “exophase.com”, liberou 50 conquistas do game para XBox 360, além de revelar que o jogo se chamará “Resident Evil Revelations Unveiled Edition” . E como o número de troféus é muito grande, o jogo não só será lançado em formato digital como também em formato físico. Porém, a Capcom não se pronunciou diante isso. No dia 13 de janeiro (de 2013), a revista nintendo postou uma imagem de sua


próxima edição, que chega dia 13 de fevereiro, e nela dizia: Are you scared? You should be…(“Está com medo? Deveria...”) e “World Exclusive! The first look at a stunning new game. (“Mundo Exclusivo! O primeiro olhar para um jogo novo e impressionante.”) . Ao lado desta página, tem também a foto de um maquinário pesado parecido com o mauinario visto nesse game, além do maquinário, é possível ver uma sombra nele. Porém, nada confirmado se será o “Resident Evil: Revelations” ou algum jogo novo. No dia 22 de janeiro (de 2013) a Capcom confirmou “Resident Evil Revelations” para: Playstation 3, XBox 360, Wii U e Windows. O joga estará disponível dia 21 de maio ainda deste ano. A capcom também confirmou que HUNK estará disponível no Raid Mode. Foi revelado também que haverá novos inimigos e que a legenda em portugues ainda está em planejamento. No dia 24 de janeiro (de 2013) o site oficial (RESIDENTEVIL.NET) já está se preparando para a chegada do game, tendo suporte para a plataforma Wii U (para PC será em breve), além de

desbloquear futuramente dioramas de Chris e Jill deste game.15 Ainda no dia 24 de janeiro (de 2013), Resident Evil Revelations: Unveiled Edition terá edições especiais no Japão, são elas: • Premium Set: contém o jogo RE:

Revelations Unveiled Edition, um porta-cartões da BSAA, um CD com a trilha sonora oficial do jogo, e um relógio da BSAA fabricado pela GSX Watches. O Premium Set custa 42.000 ienes, cerca de R$ 1 mil;

• Limited Set: contém o jogo RE:

Revelations Unveiled Edition, um porta-cartões da BSAA e o CD com a trilha sonora oficial do jogo. Esse pacote sai por 7.400 ienes, cerca de R$ 170;

• BSAA Watch Set: contém o jogo

RE: Revelations Unveiled Edition e um relógio da BSAA fabricado pela GSX. O valor desse pacote fica em 39.000 ienes, cerca de R$ 900.

InfoWorld  ‒   21


A história se passa em Borgovia, na Europa Oriental, onde o filho do lendário caçador Van Helsing, tem que enfrentar uma legião de criaturas sobrenaturais dispostas a se vingar da família. Apesar da aparência gótica, o jogo deverá trazer bastante humor. Toda a mecânica e a jogabilidade do título lembram bastante o recente Diablo 3 e a série Diablo em geral. Van Helsing enfrentará numerosas hordas de monstros, com armas como espadas e pistolas, utilizando pontos de experiência adquiridos nas batalhas para evoluir.

22  ‒  InfoWorld

Desenvolvimento Em 9 de maio de 2012, desenvolvedores independentes NeocoreGames anunciou a entrada de um seu novo projeto: um jogo de ação role-playing intitulado As Aventuras incríveis de Van Helsing . O título está sendo desenvolvido para o PC eo Xbox 360 ‘s Xbox Live Arcade plataforma. [ 5 ] Os desenvolvedores também anunciou na Gamescom 2012 que o jogo está previsto para ser parte de uma trilogia .


Metro: Last Light é um game de tiro lançado para consoles e também Windows, que continua os eventos do jogo anterior, Metro 2033. A nova aventura se passa um ano após o game original e apresenta novos fatos ao jogador, para complementar a história que é repleta de tensão e conflitos. Com clima e ambientação pósapocalíptica, o jogo traz elementos de RPG e do gênero survival horror, consagrado por franquias como Resident Evil e Silent Hill. História O jogo se passa em 2034, em Moscou, Rússia. Os humanos sobreviventes de uma catástrofe mundial vivem nas ruínas do metrô e precisam constantemente

buscar comida e armas para lutar contra ameaças como outros grupos humanos ou até monstros. Novamente na pele de Artyom, um dos principais agentes de sobrevivência, o jogador precisará passar por inúmeras e arriscadas missões, que vão desde explorar locais de difícil acesso, até se infiltrar em grupos de inimigos. Além de gráficos arrasadores, Last Light também possui um pesado clima de guerra civil, que vai dificultando a vida do jogador ao longo da campanha. Não há modo multiplayer, por isso a história é o foco principal nesta aventura. Faça o download de Metro: Last Light e tente sobreviver em um ambiente hostil e cheio de perigos!

InfoWorld  ‒   23


Need for Speed: Most Wanted é um mundo aberto de corrida jogo de vídeo , desenvolvido pela British jogos desenvolvedor Criterion Games e publicado pela Electronic Arts . Anunciada em 4 de junho de 2012, durante o EA E3 conferência de imprensa, Most Wanted é o título XIX no longa Need for Speed ​​série e foi lançado mundialmente para Microsoft Windows, PlayStation 3, Xbox 360, PlayStation Vita, iOS e Android, a partir de América do Norte em 30 de outubro de 2012, com uma versão Wii U seguindo em 14 março de 2013, sob o título Need for Speed: Most Wanted U. O jogo pegou no Most Wanted IP , ao contrário do Hot Pursuit reinicialização que a Criterion desenvolvido anteriormente. Need for Speed: Most Wanted comentários positivos recebidos, que incidiu sobre o mapa do mundo que mistura os estilos do anterior Burnout e necessidade para a velocidade de jogos e as características sociais, enquanto a crítica caiu sobre o modo single-player. Depois de seu

24  ‒  InfoWorld

lançamento, o jogo ganhou vários prêmios, incluindo o 2012 de Spike Video Game Awards para Melhor Jogo de Condução e foi nomeado para Melhor Jogo britânica e Melhor Multiplayer Online nos Prémios BAFTA 2013 , e foi reconhecido várias vezes como o melhor jogo de condução / corridas de 2012 por vários pontos de venda. Desenvolvimento Em novembro de 2011, foi revelado que a Criterion Games foi desenvolver um outro Need for Speed ​​jogo, de acordo com um anúncio de emprego. De acordo com a lista de trabalho, o estúdio foi “à procura de talentosos artistas cinematográficos para trabalhar número um do mundo, multi premiado, franquia de corridas arcade prêmio.” De acordo com o perfil, os jogadores devem esperar “divertidos, interessantes no jogo sequências cinemáticas de ação” do piloto, bem como “as seqüências de ação intensa de carros, saltos terríveis, falhas insanos e


carro épica perseguições”. No início do ano , outro anúncio de emprego revelou que Criterion estava desenvolvendo um jogo com “crível, aberto pilotos AI mundo”. Em 11 de janeiro de 2012, britânico varejista jogo revelou que a EA planeja lançar Medal of Honor: Warfighter e uma nova entrada na Need for Speed ​​série mais tarde naquele ano, que foi mostrado pela EA durante uma apresentação confidencial. No entanto, a direção do desenvolvimento e que a série de corridas leva em 2012 não foi revelado. Em 23 de janeiro de 2012, o diretor criativo da Criterion, Craig Sullivan, disse no Twitter que o estúdio baseado em Guildford tem “muito para partes mais nos próximos meses “. Sullivan não forneceu mais detalhes, exceto para dizer que o próximo anúncio / s são “vai ser grande”. Em 8 de abril de 2012, do Sul varejista on-line baseada em Africano BTGames listados Dead Space 3 e Need for Speed: Most Wanted 2 para pré-encomenda. Em 7 de maio de 2012, a EA confirmou que novas entradas em ambos os Dead Space e necessidade para a velocidade franquias estará nas prateleiras em março de 2013. O então sem nome e sem aviso prévio Need for Speed ​​jogo foi programado para Q3 2012 lançamento, o que ter sido a qualquer momento entre outubro e de Natal de 2012. Em 25 de maio de 2012, um cronograma de cabine enviado por Twitch revelou que a EA estava mostrando Need

for Speed: Most Wanted na E3. Enquanto a EA já havia confirmado que um novo Need for Speed ​​estava a caminho, esta foi a primeira vez que o título havia sido confirmada. Em 1 º de junho de 2012, a EA confirmou oficialmente a existência do critério desenvolvido necessidade de Speed: Most Wanted como parte da editora E3 line-up. Need for Speed: Most Wanted foi revelado oficialmente na Media Briefing da EA durante a E3 2012 , com um trailer que mostrou uma perseguição policial que envolve uma corrida de rua. O trailer foi seguido por uma demonstração ao vivo do jogo no palco pelo diretor criativo Craig Sullivan. Quando perguntado sobre o que a Criterion Games só seria focada em Need for Speed ​​, ou seja, não mais Burnout , Sullivan afirmou: “É mais um caso de querer ficar Need for Speed ​​ de volta em seus pés depois de no ano passado “, referindo-se ao mal-recebido Necessidade for Speed: The Run . Produtor Matt Webster afirmou que Most Wanted é “tudo o que sabemos sobre a condução em mundo aberto, apenas empilhando juntos Tudo de bom material sobre. Burnout e tudo o que fizemos em Hot Pursuit , estamos apenas esmagandolos juntos “.

InfoWorld  ‒   25


26  ‒  InfoWorld


Info world