Page 1

1


Foto: Luiz Munhoz/Ulbra

Marcos Fernando Ziemer: “Este documento sintetiza e dá um retorno à contribuição que a Universidade oferece, tanto para a comunidade local quanto para o país como um todo”

Missão Social O Relatório Social é o documento que retrata o papel fundamental que a Ulbra cumpre junto às comunidades onde está inserida, através dos seus projetos sociais. Instituição confessional, filantrópica e comunitária, a Ulbra presta contas e demonstra, nas páginas a seguir, todo o trabalho desenvolvido na área social sobre a questão da sustentabilidade e o tema ambiental. A missão social é o ‘DNA’ da Universidade, que tem em sua proposta pedagógica o olhar voltado para as comunidades que estão ao seu entorno em diferentes municípios, respeitando as regionalidades. É nessa união que os projetos sociais da Instituição ganham um impacto significativo para a sociedade, transformando a vida e criando oportunidades para as pessoas, tanto onde ela mantém suas unidades de ensino presencial quanto em seus polos de educação a distância.

2


1. DADOS DA ENTIDADE 1.1 Mantenedora Nome da Instituição: ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL LUTERANA DO BRASIL - Aelbra Endereço: Av. Farroupilha, 8.001 Bairro: São José Município: Canoas UF: RS CEP: 92425-900 Fones: (51) 3472.5613 E-mail: gabinete@aelbra.org.br Código Nacional de Atividade Econômica Principal e Secundária: Principal: 85.31-7-00 Secundárias: 85.12-1-00, 85.13-9-00, 85.20-1-00, 85.33-3-00, 85.41-4-00, 85.42-2-00 Número do CNPJ: 88.332.580/0001-65 Data de Inscrição no CNPJ: 27/04/1970 Atividade Principal: Educação Superior - Graduação 1.2 Mantida Nome da Instituição: UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL - Ulbra Endereço: Av. Farroupilha, 8.001 Bairro: São José Município: Canoas UF: RS CEP: 92425-900 Fones: (51) 3477.4000 Código Nacional de Atividade Econômica Principal e Secundária: 85.31-7-00 Número do CNPJ: 88.332.580/0006-70 Data de Inscrição no CNPJ: 06/03/1972 Atividade Principal: Educação Básica e Educação Superior 2. DADOS DO REPRESENTANTE LEGAL Da Entidade Mantenedora Nome Completo: PAULO AUGUSTO SEIFERT Endereço Residencial: Rua La Salle, 218 - Apto 601 Bairro: Marechal Rondon Município: Canoas UF: RS RG: 1015886052 - SSP/RS CPF: 388.217.100-68 Data de Nascimento: 02/12/1963 Escolaridade: Mestre em Filosofia Período de Mandato: 28/08/2014 - 31/05/2018 Da Entidade Mantida Nome Completo: MARCOS FERNANDO ZIEMER Endereço Residencial: Rua Vinícius de Moraes, 429 Bairro: Cidade Nova Município: Canoas UF: RS RG: 9032195704 - SSP/PC RS CPF: 527.474.250-53 Data de Nascimento: 26/10/1966 Escolaridade: Doutor em Educação Período de Mandato: 1º/01/2012 a 31/12/2015

3


REITORIA DA ULBRA Reitor Marcos Fernando Ziemer Vice-reitor Ricardo Willy Rieth Pró-reitor de Planejamento e Administração José Paulinho Brand Pró-reitor Acadêmico Pedro Antonio González Hernández EXPEDIENTE: Equipe Responsável Pró-reitor Acadêmico: Pedro Antonio González Hernández Diretora de Assuntos Comunitários: Simone Loureiro Imperatore Brum Edição Comunicação e Marketing Aelbra Gerente: Daniela Stiebe Jornalistas: Adriana Marques - Mtb 8354 Rosa Maria Ignácio - Mtb 5785 Colaboração: Laira de Souza Sampaio - Mtb 11772 Marcus de Freitas Perez - Mtb 17602 Planejamento Gráfico: Carine Mello Revisão: Gabriela Bastos Cipriano Fotos: Arquivo ACS/Ulbra Canoas, Maio de 2016

4


A Ulbra

A Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) é uma instituição de ensino superior privada multicampi, confessional e comunitária, cuja Mantenedora - Associação Educacional Luterana do Brasil (Aelbra) - congrega escolas de educação básica e estabelecimentos de ensino superior. Com o desenvolvimento do município de Canoas, que hoje é um dos mais importantes polos econômicos e industriais do Rio Grande do Sul, cresceu a necessidade de expansão da rede de ensino em todos os níveis. Em 1968, foi criado, no bairro Marechal Rondon, o Colégio Cristo Redentor, escola de ensino fundamental e médio que também oferecia educação profissionalizante. Com a demanda crescente por educação superior, em 1972 passou a funcionar, nas dependências desse colégio, a Faculdade Canoense de Ciências Administrativas, com o curso de Administração de Empresas. Novos cursos resultaram na criação das Faculdades Canoenses (1974) que, com o seu crescimento, transferiu-se, em 1981, para um espaço próprio, que hoje é o campus da Ulbra, no bairro São José, a qual atingiu, em janeiro de 1988, o status de universidade, conforme o Decreto nº 95.623 da Presidência da República. No ano seguinte, foi reconhecida pelo Ministério da Educação com a Portaria nº 681/89, de 7 de dezembro de 1989, com base no Parecer nº 1.031/89 do Conselho Federal de Educação. Atualmente, a Mantenedora administra 10 unidades da Rede de Escolas da Ulbra no Rio Grande do Sul, oferecendo educação infantil, ensinos fundamental e médio e educação profissionalizante. Seus alunos usufruem de um serviço caracterizado como um direito do cidadão e condição indispensável para a democratização da sociedade. As escolas são importantes agentes culturais em suas comunidades, desenvolvendo a ideia de que o ensino deve ser o nascimento da criatividade, fazendo surgir a análise crítica do mundo. A Ulbra possui campi em nove municípios do Rio Grande do Sul: Cachoeira do Sul, Canoas, Carazinho, Gravataí, Guaíba, Porto Alegre, São Jerônimo, Santa Maria e Torres, oferecendo diversos cursos de graduação na modalidade presencial e onde estão instalados alguns dos seus Polos de Apoio Presencial aos estudantes da modalidade de educação a distância. Acrescentam-se, ainda, os cursos de pós-graduação – especializações, mestrados e doutorados. Para desenvolver seu programa de educação a distância, a Ulbra conta com a qualificação e comprometimento de dezenas de outros polos credenciados nas regiões Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sudeste e Sul onde equipes multiprofissionais de gestores, docentes e tutores virtuais interagem com alunos a partir da sede em Canoas, através do Ambiente Virtual de Aprendizagem, orientando metodologicamente a realização de atividades presenciais propostas pelos professores. Os cursos da Universidade apresentam 100 grupos de pesquisa cadastrados no Conselho Nacional de Desenvolvimento

5


Científico e Tecnológico (CNPq), desenvolvendo mais de 100 projetos de pesquisa no Rio Grande do Sul, e oferecem bolsas institucionais de iniciação científica e tecnológica. As atividades de extensão compreendem programas comunitários e atividades eventuais que correspondem a cursos, eventos, prestação de serviços, entre outras. Também as atividades culturais são desenvolvidas em nível de extensão, incluindo ações nas áreas musical, cênica, museológica, de lazer e esportes. São disponibilizados, ainda, para a comunidade acadêmica, serviços de capelania, orientação profissional e psicopedagogia.

Missão A Ulbra tem como Missão Institucional desenvolver, difundir e preservar o conhecimento e a cultura pelo ensino, pesquisa e extensão, buscando permanentemente a excelência na formação pessoal e técnica de profissionais qualificados e empreendedores através da inovação, da inclusão social e do desenvolvimento comunitário.

Visão A Ulbra, no seu ciclo de planejamento 2012/2016, busca fortalecer-se como instituição de referência no ensino superior nas regiões em que atua através da consolidação de suas credenciais de: - Qualidade da oferta de ensino em suas diferentes modalidades e alcance e manutenção de índices elevados nos indicadores acadêmicos; - Competência de seu quadro docente; - Efetividade da pesquisa em suporte à qualidade do ensino, ao avanço do conhecimento e à inovação; - Compromisso social com a formação de profissionais qualificados nas diferentes áreas do conhecimento para atenderem com competência e ética as demandas do mercado de trabalho e as necessidades da comunidade; - Eficácia e eficiência de seu parque tecnológico em termos de produção, ocupação de mercados e celebração de parcerias estratégicas regionais; - Aderência das ações extensionistas ao conhecimento difundido na Universidade e efetividade da sua relação com a sociedade.

Princípios e Valores A Ulbra desenvolve sua Missão apoiada nos seguintes princípios norteadores: - A dedicação à educação como compromisso ético a partir do conceito central da Reforma Luterana, a justificação por graça e fé, fundamentado no lema A verdade vos libertará (João 8.32); - A pessoa humana como centro de sua ação, procurando sempre a justiça, a fraternidade e a igualdade no relacionamento entre as pessoas, no espírito de liberdade com responsabilidade com vistas ao bem comum; - A educação concebida como fator de desenvolvimento integral do homem, agente e sujeito de sua própria trajetória histórica; - A educação como instrumento de transformação social e progresso científico e tecnológico com vistas a corrigir desigualdades e promover o bem comum construindo uma sociedade mais justa e fraterna; - A busca pela excelência acadêmica a serviço do outro e da interação responsável com o meio ambiente.

6


A Aelbra no Brasil

7


A Ulbra na Educação a Distância

A Ulbra mantém nove campi universitários nas cidades de Cachoeira do Sul, Canoas, Carazinho, Gravataí, Guaíba, Porto Alegre, Santa Maria, São Jerônimo e Torres. Ainda no Rio Grande do Sul, administra 17 Polos de Apoio Presencial à modalidade de educação a distância nos municípios de Cachoeira do Sul, Canela, Canoas, Carazinho, Erechim, Gravataí, Guaíba, Lajeado, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Santa Maria, Santiago, São Jerônimo e Torres. A educação a distância ainda é ofertada em Polos situados nos estados do Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo e Sergipe. Também funcionam polos da Ulbra nas unidades de ensino superior mantidas pela Aelbra no Amazonas, Goiás, Pará, Rondônia e Tocantins. 8


Ulbra em Números

Dados Alunos Graduação

2014 22.363

Alunos Pós-graduação Lato Sensu

245

Alunos Pós-graduação Stricto Sensu

370

Convênios com Universidades Estrangeiras

44

Estrangeiros recebidos na Ulbra

11

Docentes na Graduação Docentes na Pós-graduação Colaboradores Técnico-Administrativos

1.144 218 1.393

Cursos de Graduação e Graduação Tecnológica

33

Cursos Lato Sensu

25

Bolsas PROUNI 100%

7.321

Convênios com Empresas

193

Empresas Incubadas Ulbratech

16

Projetos Comunitários - Extensão

68

Projetos de Pesquisa

123

Políticas Institucionais Governança Corporativa

De acordo com o Estatuto da Mantenedora, em seu Art. 33º, a Universidade Luterana do Brasil, na forma da legislação vigente, é dotada de autonomia administrativa, didático-científica, de gestão financeira, patrimonial e disciplinar. É dirigida por uma Reitoria, que é integrada pelo reitor, vice-reitor e pró-reitores, em consonância com o Art. 16º do seu Estatuto. Já de acordo com Art. 12º, a administração da Universidade processa-se por meio de órgãos da administração superior: I – Conselho Universitário – CONSUN A composição - Reitor; - Vice-reitor; - Pró-reitor de Planejamento de Administração; - Pró-reitor Acadêmico; - Diretores de campi; - Representantes dos coordenadores de cursos de graduação por áreas do conhecimento: Educação; Humanidades e Artes; Ciências Sociais, Negócios e Direito; Ciências, Matemática e Computação; Engenharia, Produção e Construção; Agricultura e Veterinária; Saúde e Bem-estar Social; - Representante dos coordenadores dos programas de pós-graduação stricto sensu; - Representantes do corpo docente, pela Associação dos Docentes; - Representantes do corpo técnico-administrativo, pela Associação dos Funcionários; - Representante da Pastoral; - Representante da Mantenedora. 9


II – Reitoria Os órgãos suplementares que integram a estrutura da Universidade têm suas atribuições e vinculações definidas no seu Regimento, aprovado na forma do Estatuto. O Conselho Universitário é o órgão deliberativo superior responsável pela definição e avaliação de políticas e diretrizes para o ensino, a pesquisa e a extensão. Ele é composto pelo reitor, como presidente, pelo vice-reitor, pelos pró-reitores, diretores de campi e por representantes de diferentes setores da comunidade acadêmica, sociedade civil organizada e Mantenedora. Atribuições, competências e critérios de decisões do Conselho Universitário estão contempladas e aprovadas na forma do Estatuto. A Reitoria é órgão executivo superior da Universidade. Atribuições, competências e critérios de decisões da Reitoria estão contemplados e aprovados na forma do Estatuto da Ulbra. Outros órgãos colegiados da administração superior da Ulbra são: - Colegiado de Reitoria: Órgão consultivo, presidido pelo reitor, que monitora o exercício das funções universitárias, supervisionando a gestão acadêmico-administrativa, coordenando e integrando as atividades de apoio técnicoadministrativo e cuidando para que sejam cumpridas a legislação e normas do ensino superior. - Colegiado da Pró-reitoria Acadêmica: Órgão consultivo, presidido pelo pró-reitor Acadêmico e constituído pelas Diretorias da Pró-reitoria Acadêmica, que monitora os processos pedagógicos e as diretrizes institucionais que visam à indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão. Participa na discussão, quando consultado, de definições estratégicas relacionadas às atribuições desta Pró-reitoria e do seu representante legal. - Colegiado da Pró-reitoria de Planejamento e Administração: Órgão consultivo, presidido pelo pró-reitor de Planejamento e Administração e constituído pelas Diretorias desta Pró-reitoria, que monitora e apoia o desenvolvimento dos indicadores estratégicos da Ulbra, orientando ações corretivas em relação aos objetivos estabelecidos. Participa na discussão, quando consultado, de definições estratégicas relacionadas às atribuições desta Pró-reitoria e do seu representante legal.

Política de Ensino A Política de Ensino da Ulbra para a graduação fundamenta-se na integração do ensino com a pesquisa e a extensão, objetivando formação de qualidade acadêmica e profissional. Cultiva e promove uma prática calcada em princípios éticos e cristãos que possibilite a construção do conhecimento técnico-científico, o aperfeiçoamento cultural e o desenvolvimento de um pensamento reflexivo, crítico e responsável, que impulsione a transformação sociopolíticoeconômica da sociedade. São princípios básicos dessa política: Garantir a coerência entre os cursos das unidades por meio de: - Unidade curricular e metodológica; - Perfil de identidade própria à Universidade e a cada curso; - Compromisso com a missão institucional; - Clareza a respeito de sua missão, do perfil do profissional que oferecerá a sociedade; - Garantia da inserção dos graduados no mercado de trabalho; - Desenvolvimento nos graduados da capacidade de continuar a aprender; - Desenvolver nos graduados a capacidade de se adaptar a novos desafios com postura inovadora e empreendedora; - Desenvolver no perfil dos egressos, além da competência técnica, elevado espírito público, demonstrado pelo engajamento e comprometimento com os problemas da comunidade e do meio ambiente; - Educar para egressos éticos como cidadãos e como profissionais. Núcleo de Apoio ao Discente (NADI) e do Núcleo de Apoio ao Docente (NAD) Os núcleos, instituídos a partir das recomendações da Resolução de Reitoria nº 2, de 2 de abril de 2014, têm o objetivo de alinhar-se às políticas de atendimento aos discentes e docentes, bem como qualificar as formas de assessoramento didático-pedagógico na Instituição. Tais apoios, articulados às necessidades dos cursos, fortalecem a Universidade como referência no ensino superior em suas diferentes modalidades. 10


A presença dos núcleos em todas as unidades e sua ligação com os polos de EAD busca evidenciar o compromisso em desenvolver a missão e a identidade institucional, com vistas a aprimorar os processos de ensino e de aprendizagem, bem como continuar o trabalho com enfoque no conhecimento e na formação técnica e pessoal. Tendo por pressuposto um cenário no qual a inovação e a busca de saberes interdisciplinares configuram novas condições para o conhecimento, almeja-se garantir uma formação acadêmica sustentada nas necessidades e motivações dos alunos, na utilização das tecnologias e na formação permanente do educador (PPI Ulbra 2013). O Núcleo de Apoio ao Discente e o Núcleo de Apoio ao Docente são constituídos por profissionais especializados no atendimento psicopedagógico, psicológico, pastoral e de acessibilidade. No ano de 2014, foram realizados 456 atendimentos a alunos, familiares e docentes. Cabe destacar a finalidade dos referidos núcleos: - Núcleo de Apoio ao Discente: tem por finalidade acompanhar os processos de ensino e de aprendizagem, realizando ações mais ágeis no diagnóstico das dificuldades encontradas pelos alunos de graduação e pós-graduação das modalidades de ensino presencial e a distância, bem como programas voltados à acolhida, adaptação, desenvolvimento de competências e permanência no ambiente universitário. - Núcleo de Apoio ao Docente: tem por finalidade atuar nos processos básicos da aprendizagem e do ensino das modalidades presencial e a distância, envolvendo as áreas de gestão acadêmica, formação docente continuada, práticas pedagógicas, apoio psicológico, de acessibilidade e pastoral. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) Incentivar a formação de professores para a atuação na educação básica e elevar a qualidade da educação e da escola pública. Esses são os principais objetivos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) do Ministério da Educação, gerenciado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Com o projeto Temas Transversais no Exercício da Docência, a Universidade Luterana do Brasil teve seu projeto para 2014-2017 aprovado junto à Capes, que contemplou o desenvolvimento do programa em seis municípios gaúchos: Cachoeira do Sul, Canoas, Guaíba, Gravataí, Santa Maria e São Jerônimo. O programa oferece bolsas de iniciação à docência aos alunos de 12 cursos de licenciatura nas modalidades presencial e a distância, que se dedicam à participação em práticas docentes nas escolas públicas dos municípios parceiros. Os participantes são inseridos no cotidiano das escolas da rede pública, planejam e participam de experiências metodológicas, tecnológicas e de práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar. Com essa iniciativa, o Pibid faz uma articulação entre a educação superior, a escola e os municípios, além de buscar a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem. Números: - Campi: 6 - Licenciaturas: 12 - Subprojetos: 21 - Escolas públicas de educação básica: 26 - Bolsistas: 1 institucional, 1 gestão, 23 coordenação de área (professor das licenciaturas), 33 supervisão (professor da escola de educação básica) e 209 de iniciação à docência (alunos das licenciaturas)

Políticas de Pesquisa e Pós-graduação Reconhecendo o importante papel social que especialistas, mestres e doutores têm na promoção do desenvolvimento e bem-estar da sociedade e sendo este um componente importante na missão da Universidade, a Pró-reitoria Acadêmica propõe uma Política de Pós-graduação alicerçada nos seus grupos de pesquisa, que propicie um ensino de pós-graduação com padrões internacionais e de acordo com as normas estipuladas pela Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Conselho Nacional de Educação e sua Câmara de Ensino Superior. A pesquisa na Ulbra, portanto, busca fortalecer a sua vocação e alcançar a sua excelência estimulando e apoiando a atitude científica e tudo do que dela se origina, sustentada pela ética. Tem a Universidade, no desenvolvimento da investigação científica e tecnológica, um valioso instrumental pedagógico e social para a consecução de seus objetivos educacionais. O fazer ciência, participando de atividades de pesquisa básica ou aplicada, tem um importante 11


papel na formação do estudante universitário, despertando e aprimorando qualidades que se refletem no preparo de profissionais capacitados a enfrentar os problemas do dia a dia. A Ulbra propõe Políticas de Pesquisa que priorizam o desenvolvimento da pesquisa em todas as áreas do conhecimento, com vistas ao avanço do conhecimento científico. A realização de pesquisas promove a inovação tecnológica, o intercâmbio e a divulgação científica e tecnológica e contribui significativamente para a formação de recursos humanos.

Projetos de Pesquisa em 2014 Unidade

Número de Projetos

Número de Pesquisadores

3

3

106

200

Carazinho

2

2

Gravataí

3

3

Guaíba

1

1

Santa Maria

1

1

Torres

7

7

Total

123

217

Cachoeira do Sul Canoas

Grupos de Pesquisa em 2014 Área: Ciências da Vida Nome do Grupo

Eixo na Ulbra

Promoção de Saúde

Promoção e Vigilância em Saúde

Sistemática e Evolução de Mamíferos Neotropicais

Meio Ambiente

Proteínas e Peptídeos Bioativos

Bioquímica Farmacológica e Molecular de Compostos Bioativos

Ciclotídeos Vegetais

Bioquímica Farmacológica e Molecular de Compostos Bioativos

Sanidade Animal

Agricultura e Veterinária

Genética Molecular Humana

Bioquímica e Genética de Doenças Humanas

Vigilância da Saúde

Promoção e Vigilância em Saúde

Endodontia

Saúde e Bem-estar Social

Bioinformática Estrutural

Bioquímica Farmacológica e Molecular de Compostos Bioativos

Cariologia - estudo in vitro

Saúde e Bem-estar Social

Biologia dos Tumores de Cólon

Oncogênese e Mutagênese

Saúde do Adulto

Promoção e Vigilância em Saúde

Gestão do Cuidado Humano

Gestão em Saúde: Planejamento e Avaliação

Saúde Materno-infantil e do Adolescente

Promoção e Vigilância em Saúde

Segurança e Saúde no Trabalho em Enfermagem

Promoção e Vigilância em Saúde

Eficácia e Segurança de Fármacos e Substâncias Bioativas

Bioquímica Farmacológica e Molecular de Compostos Bioativos

12


Patologia Animal

Agricultura e Veterinária

Coração - Injúria, Inflamação e Adaptação

Promoção e Vigilância em Saúde

Biomoléculas na Identificação de Doenças

Diagnóstico Molecular

Medicina, Conservação e Manejo de Fauna Selvagem

Agricultura e Veterinária

Toxigen - Investigação da Toxicidade Genética

Oncogênese e Mutagênese

Centro de Pesquisas em Células-tronco e Engenharia de Tecidos

Células-tronco e Terapia Celular

Fisiologia Digestória - Estresse Oxidativo e Antioxidantes

Bioquímica Farmacológica e Molecular de Compostos Bioativos

Medicina do Esporte e Exercício Físico: Saúde e Performance

Promoção e Vigilância em Saúde

Minerais do Brasil - quem são, quais são, onde estão?

Meio Ambiente

Odontopediatria

Promoção e Vigilância em Saúde

Anatomia Humana

Saúde e Bem-estar Social

Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial

Saúde e Bem-estar Social

Fisioterapia nas Disfunções Musculoesqueléticas

Promoção e Vigilância em Saúde

Processo de Trabalho na Enfermagem

Gestão em Saúde: Planejamento e Avaliação

Palinologia

Meio Ambiente

Distúrbios da Comunicação e Disfunções do Sistema Estomatognático

Promoção e Vigilância em Saúde

Diagnóstico Bucal

Promoção e Vigilância em Saúde

Ecologia e Conservação da Biodiversidade de Elasmobrânquios do Sul do Brasil

Meio Ambiente

Área: Ciências Sociais e Direito

Nome do Grupo

Eixo na Ulbra

Criminologia e Transmutação

Direito e Cidadania

Arquitetura e Urbanismo no Litoral Norte do Rio Grande do Sul

Desenvolvimento Econômico e Social

Ciência Conjunta do Direito Penal

Direito e Cidadania

Gestão Participativa - Desenvolvimento Sustentável para a Região Carbopetroquímica

Desenvolvimento Econômico e Social

13


Área: Educação, Humanidades e Artes Nome do Grupo

Eixo na Ulbra

Teologia Bíblica

Pedagogias e Políticas da Diferença

Tecnologias de Informação e Comunicação em Ensino de Ciências e Matemática

Ciências, Tecnologias e Currículo

Literatura Infanto-juvenil e Leitura

Identidades e Práticas Culturais

Formação Docente e Intertextualidade Educativa FORINTER

Ciências, Tecnologias e Currículo

Educação Estatística

Ciências, Tecnologias e Currículo

Psicopedagogia, Ludicidade e Processos de Ensinar e Aprender

Ciências, Tecnologias e Currículo

Educação a Distância: mitos e desafios

Ciências, Tecnologias e Currículo

Estudos Curriculares em Educação Matemática

Ciências, Tecnologias e Currículo

Cultura e Educação

Identidades e Práticas Culturais

Intervenções em Psicologia Social Histórico-crítica

Humanidades

Saúde Mental: intervenção e avaliação psicológica

Humanidades

Formação Inicial e Continuada de Professores de Matemática e Ciências

Ciências, Tecnologias e Currículo

Educação Social e Transversalidade

Pedagogias e Políticas da Diferença

Patrimônio Cultural e Identidades

Patrimônio e Memória Cultural

Educação em Ciências e Matemática para o Desenvolvimento Sustentável

Ciências, Tecnologias e Currículo

Ensino de Ciências e Matemática na Perspectiva da Inclusão

Inclusão Social

Ambientes Matemáticos de Aprendizagem com a Inclusão Inclusão Social da Informática na Sociedade Formação de Conceitos e Mudança Ontológica no Ensino de Física

Ciências, Tecnologias e Currículo

Educação, Saúde, Tecnologia Assistiva e Cidadania das Pessoas com Surdocegueira

Inclusão Social

Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas à Educação

Ciências, Tecnologias e Currículo

Área: Negócios e Gestão Nome do Grupo

Eixo na Ulbra

Gestão de Resíduos

Meio Ambiente

Gestão Empresarial e Social

Desenvolvimento Econômico e Social

GELOG - Grupo de Estudos em Logística

Desenvolvimento Econômico e Social

Gestão Participativa - Desenvolvimento Sustentável para a Região

Desenvolvimento Econômico e Social

14


Área: Tecnologia, Inovação e Produção

Nome do Grupo

Eixo na Ulbra

Síntese e Análise Orgânica

Tecnologia

Materiais Poliméricos

Engenharia de Materiais

Construção Civil

Engenharia de Materiais

Energia e Tecnologias para o Desenvolvimento Sustentável

Processos Sustentáveis

Materiais para Produção de Energia Elétrica

Engenharia de Materiais

Caracterização e Desenvolvimento de Materiais

Engenharia de Materiais

Química Computacional

Tecnologia

Tecnologia Automotiva

Processos Sustentáveis

Sistemas de Medição e Instrumentação

Engenharia de Materiais

Poluição Ambiental

Processos Sustentáveis

A Política de Pós-graduação da Ulbra está consubstanciada em ações que possibilitem o alcance das metas de qualidade na pesquisa, capacitação de corpo docente, em especial o atendimento à demanda de qualificação para os docentes do ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras), de acessibilidade, de educação especial, de educação ambiental, de história e cultura indígena e afro-brasileira e de violência e direitos humanos, recomendação e qualificação de cursos em áreas definidas como estratégicas para o desenvolvimento institucional, regional e nacional. Os seis programas de pós-graduação stricto sensu da Instituição efetivam a referida política, promovendo a formação de profissionais tecnológica e cientificamente competentes. Todos são recomendados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), conforme apresentado a seguir:

Programas de Pós-graduação

Biologia Celular e Molecular Aplicada à Saúde (PPGBioSaúde) O Programa de Pós-graduação em Biologia Celular e Molecular Aplicada à Saúde objetiva formar profissionais, mestres e doutores, aptos a: - Gerar conhecimento científico inovador visando atender a uma demanda nacional por ciência e tecnologia que sustente o desenvolvimento social e econômico do país, em um patamar de igualdade com outros países emergentes; - Promover a conexão direta entre o desenvolvimento científico e o tecnológico e sua incorporação não só aos meios de produção como ao meio científico e acadêmico; - Manipular técnicas de laboratório, com competência técnica e flexibilidade na compreensão de bases teóricas. Áreas de Concentração: - Genética e Biologia Molecular de Patologias Humanas e Animais (BIOMOL) - Biologia Celular Aplicada à Saúde Humana e Animal (BIOCEL)

15


Educação (PPGEDU) O Programa de Pós-graduação em Educação é composto pelo curso de mestrado acadêmico. O enfoque teóricoconceitual do curso articula cultura e educação, tomando como campos de investigação tanto artefatos da cultura (filmes, jornais, revistas, fotografias, músicas, peças publicitárias, programas de rádio e televisão, livros, etc.) como dispositivos normativos (leis, retóricas, teorias, currículos, métodos, modas, programas de saúde pública, políticas ambientais, códigos religiosos, tradições, disciplinas escolares, etc.) e práticas culturais (alimentação, leitura, esporte, mercantilização, consumismo, cuidados corporais, etc.), entre tantas outras manifestações que vêm constituindo campos fecundos para a análise e a reflexão em educação. Área de Concentração: - Estudos culturais em educação Engenharia de Materiais e Processos Sustentáveis (PPGEMPS) O Programa de Pós-graduação em Engenharia de Materiais e Processos Sustentáveis é um mestrado profissional e objetiva formar profissionais capacitados para estudos tecnológicos e inovadores em desenvolvimento e uso sustentável de materiais e processos de fabricação que, de forma ampla, contemplem produção mais limpa, baixo impacto ambiental e menor consumo de energia, em temáticas tecnológicas aplicadas ao setor produtivo. Área de Concentração: - Materiais e Processos Ensino de Ciências e Matemática ( PPGECIM) O Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática é composto pelos cursos de mestrado acadêmico e doutorado e tem por objetivo promover e realizar pesquisas, qualificando e aperfeiçoando o pesquisador docente no ensino fundamental, médio e superior, de modo a desenvolver e fomentar um ensino de ciências e matemática consonante e alinhado com as necessidades contemporâneas. O programa concentra atividades e iniciativas focalizando sempre o ensino de ciências e matemática, entendido como um conjunto de propostas e projetos ligados ao ensino de Física, Química, Biologia, Ciências e Matemática. Está estruturado em quatro linhas de pesquisa: Ensino e Aprendizagem em Ensino de Ciências e Matemática, Educação em Ciências e Matemática para o Desenvolvimento Sustentável, Tecnologias de Informação e Comunicação para o Ensino de Ciências e Matemática, e Formação de Professores para Ensino de Ciências e Matemática. Área de Concentração: - Ensino de Ciências e Matemática Genética e Toxicologia Aplicada ( PPGGTA) O Programa de Pós-graduação em Genética e Toxicologia Aplicada, mestrado profissional, tem como objetivo a formação de profissionais com domínio teórico-prático para avaliar as possíveis atividades farmacológicas e/ou toxicológicas de substâncias de origem natural ou sintéticas, dando suporte às indústrias regionais e nacionais que necessitam de recursos humanos qualificados para a farmacêutica resolutiva, assim como para a avaliação farmacológica e toxicológica pré-clínica de eficácia (conforme preconizado pela Resolução 17/2000 da ANVISA para o registro de medicamentos). Também capacita o profissional a atuar na área de desenvolvimento e validação de novas metodologias para diagnóstico clínico e análise molecular, e nas análises toxicológicas para avaliação de risco ocupacional e ambiental. Área de Concentração - Diagnóstico

16


- Farmacologia e Toxicologia Odontologia ( PPGODONTO) O Programa de Pós-graduação em Odontologia tem como objetivos formar profissionais críticos, reflexivos e inovadores; capacitar pesquisadores de ciências odontológicas para liderar grupos e realizar pesquisas multi, inter e transdisciplinares; e preparar o professor-pesquisador para mudar o perfil da odontologia, buscando formar o profissional que será um agente atuante nas mudanças futuras. Áreas de Concentração: - Clínica Odontológica - Odontologia Restauradora - Reabilitação Oral

Formados em Programas de Pós-graduação em 2014 Programa Stricto Sensu

Formados

Mestrado Acadêmico em Biologia Celular e Molecular Aplicada à Saúde

14

Mestrado em Educação

9

Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

21

Mestrado em Odontologia

7

Mestrado Profissional em Genética e Toxicologia Aplicada

6

Doutorado em Biologia Celular e Molecular Aplicada à Saúde

3

Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática

3

Doutorado em Odontologia

3

Total

66

17


Bolsas de Doutorado, Mestrado e Iniciação Científica e Tecnológica da Ulbra Distribuídas em 2014: - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (PIBIC/CNPq) - 18 - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (PIBITI/CNPq) - 7 - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIBIC-EM/CNPq) - 8 - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (PROBIC/FAPERGS) - 38 - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PROBITI/FAPERGS) - 14 - Programa de Iniciação Científica e Tecnológica da Universidade Luterana do Brasil (PROICT/ULBRA) - 27 Comissão de Ética no Uso de Animais A Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA), criada pela Portaria nº 926/10, de 8 de abril de 2010, é um órgão colegiado, interdisciplinar, de caráter consultivo, normativo, deliberativo, educativo e de supervisão, e tem por objetivo avaliar as pesquisas e as aulas desenvolvidas com animais, realizadas por docentes, discentes e técnicos na Instituição, sob o aspecto ético e legal, enquadrado na legislação vigente. A CEUA tem suas competências definidas pela Lei nº 11.794, de 11 de outubro de 2008, nas quais a ética se fará presente em todos os projetos de pesquisa e aulas práticas que necessitem usar animais, aplicando-lhes os conceitos de redução do número de exemplares utilizados e substituição por métodos alternativos, sempre que possível. Representantes da Ulbra (docentes) - 10 Representante de Sociedade Protetora de Animais - 2 Projetos avaliados em 2014 - 34 Comitê de Ética em Pesquisas em Seres Humanos O Comitê de Ética em Pesquisas em Seres Humanos (CEP) desempenha papel consultivo e educativo, fomentando a reflexão em torno da ética na ciência; avalia os aspectos éticos de todas as pesquisas envolvendo seres humanos; salvaguarda os direitos e a dignidade dos sujeitos da pesquisa; contribui para a qualidade das pesquisas e para a discussão do papel da pesquisa no desenvolvimento institucional e no desenvolvimento social da comunidade; acompanha o desenvolvimento dos projetos; recebe dos sujeitos da pesquisa ou de qualquer outra parte denúncias de abusos ou notificação sobre fatos adversos que possam alterar o curso normal do estudo e instaura sindicância à direção da Instituição em caso de denúncias de irregularidades de natureza ética nas pesquisas. Sua composição é multidisciplinar, atendendo ao que está disposto na Norma Operacional nº 001 de 2013. Dentre os membros, há profissionais das seguintes áreas: medicina, odontologia, enfermagem, psicologia, matemática, química, fisioterapia, educação, comunicação, teologia, ciências biológicas, direito, educação física mais um representante de usuários, perfazendo um total de 22 membros. Representantes da Ulbra (docentes) - 21 Representante da Comunidade - 1 Projetos avaliados em 2014 - 455

Política de Inovação A Política de Inovação da Ulbra tem por finalidade promover a utilização do conhecimento gerado pela pesquisa científica e tecnológica, com a finalidade de buscar o desenvolvimento de todas as regiões onde está inserida. Essa política identifica, apoia, promove e implementa parcerias com empresas, instituições e governos. Dentre as ações institucionais para promover a inovação e o empreendedorismo destaca-se a Rede Ulbra de Inovação (Ulbratech). Os Parques e Incubadoras Tecnológicas Ulbratech demonstram o propósito da Universidade em contribuir para o desenvolvimento regional através da inovação promovida junto a empresas de base tecnológica.

18


Os Parques e Incubadoras Tecnológicas visam: - Oferecer ambiente favorável à inovação junto da Universidade e empresas; - Atrair investimentos em projetos de pesquisa e desenvolvimento para atuar em projetos de inovação com a Universidade; - Estimular a transferência de tecnologia entre a Ulbra e as empresas instaladas no Parque Tecnológico; - Incentivar a interação entre a Ulbra e as empresas; - Oferecer estrutura para assessoramento em todos os aspectos relacionados com produção e gestão da inovação; - Acompanhar os projetos e contratos realizados no âmbito da Ulbra que versem sobre inovação ou que possam resultar em criação intelectual ou em novo empreendimento; - Compor uma rede de cooperação entre os Parques Tecnológicos da Ulbra, integrando-se a outros parques nacionais e internacionais deste segmento. - O projeto da Rede Ulbra de Inovação - Ulbratech está em implantação e desenvolvimento em três unidades de ensino superior do Rio Grande do Sul: - Incubadora Tecnológica Ulbratech - Canoas/RS - 6 empresas - Carazinho/RS - edital com lançamento em 2015 - Torres/RS - 2 empresas - Parque Tecnológico Ulbratech - Canoas/RS - 8 empresas

Política de Extensão Partindo-se do conceito de que extensão universitária, “sob o princípio constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, é um processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre universidade e outros setores da sociedade” (Fórum de Pró-reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras - FORPROEX, 2012) e em consonância com as diretrizes estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU), a Política de Extensão na Ulbra tem por objetivos: - Realizar a extensão universitária de forma institucional, interdisciplinar e multicampi, contribuindo para o equacionamento de problemas sociais, econômicos e políticos da sociedade, em especial os vivenciados nas comunidades em que está inserida; - Contribuir para o aprimoramento da formação ética, cidadã, política, científica e técnica dos discentes, docentes e colaboradores da Universidade; - Promover a troca entre os saberes sistematizado-acadêmico e o popular. Atualmente, a Pró-reitoria Acadêmica promove uma Política Institucional de Extensão associada ao compromisso social de promoção dos valores democráticos, de igualdade e de desenvolvimento social, visando atender às demandas da sociedade e ao fortalecimento das vocações das diversas unidades de ensino superior. Para isso, amplia seu escopo de trabalho, orientando-o em 11 programas institucionais, conforme segue: Acessibilidade: processos de atenção, de emancipação e inclusão de pessoas com deficiências, incapacidades físicas, sensoriais e mentais, síndromes, doenças crônicas, altas habilidades, dentre outras; estudos em ergonomia; promoção, defesa e garantia de direitos; desenvolvimento de metodologias de intervenção. Ações Culturais e Artísticas: desenvolvimento cultural; criação e performance de dança, teatro, música, folclore, artesanato, artes plásticas, gráficas e visuais; produção e divulgação de informações e material didático na área; ações multiculturais, envolvendo as diversas áreas da comunicação e difusão cultural e artística. Comunicação, Mídia e Marketing: metodologia de análise crítica acerca dos fenômenos comunicativos nas produções da mídia; de elaboração, implementação e avaliação de planos estratégicos de comunicação e marketing (publicidade, propaganda e de relações públicas); suporte de comunicação a programas e projetos de mobilização social, a organizações governamentais e da sociedade civil; mídias contemporâneas, multimídia, web-design, arte digital; veículos de difusão da informação, impressos e eletrônicos; promoção do uso didático dos meios de comunicação e de ações educativas sobre as mídias. Desenvolvimento Regional: planejamento regional urbano e rural visando tratamento de problemas da população local; estudos sobre desenvolvimento regional integrado; modos de vida urbana e rural e diversificação das formas sociais 19


familiares; análise socioeconômica de cadeias agroindustriais; assistência técnica; dinâmicas socioambientais; agras biotecnologias; estratégias de produção de roteiros turísticos sustentáveis; agroindústria; avaliação de processos e metodologias de intervenção. Educação e Formação Profissional: educação e cidadania; incentivo à leitura e alfabetização; processos de ensino/ aprendizagem em leitura, escrita e línguas estrangeiras; desenvolvimento de metodologias de ensino da educação presencial e a distância; formação e valorização de professores; promoção e apoio a oportunidades de trabalho; cooperativas e empreendimentos solidários; formação técnica profissional. Gestão Pública e Institucional: estratégias administrativas e organizacionais em órgãos e instituições públicas, privadas e do terceiro setor; sistemas regionais e locais de políticas públicas; análise do impacto dos fatores sociais, econômicos e demográficos nas políticas públicas; formação, capacitação e qualificação de pessoas que atuam nos sistemas públicos. Meio Ambiente e Sustentabilidade: avaliações globais de impacto no meio ambiente, incluindo armazenamento, gerenciamento e reciclagem de água e gerenciamento de resíduos e controle de poluição; energia; biocombustíveis; bioprospecção; processos de educação ambiental e sustentabilidade; cidadania e meio ambiente; arquitetura sustentável; agronegócio e eco design. Memória Social e Patrimônio Cultural: preservação e difusão do patrimônio artístico, cultural, histórico, natural, material e imaterial; formação, organização e manutenção de centros de memória (museus, bibliotecas, centros culturais, arquivos e outras organizações culturais), coleções e acervos; restauração de bens móveis e imóveis de reconhecido valor cultural; educação patrimonial e educação ambiental; processos de construção das identidades culturais (etnias, relações de gênero, mulheres). Qualidade de Vida e Saúde: cuidados com a saúde do ser humano (criança, adolescente, jovem, adulto e idoso), incluindo as ações de educação e promoção da saúde, proteção e reabilitação de doenças; práticas esportivas e de lazer; processos de atenção e de inclusão da terceira idade; processos visando à promoção e assistência à saúde animal. Tecnologia, Produção e Inovação: desenvolvimento de produtos ou processos; crescimento e produtividade; inovações e mercado de trabalho; instituições, ciência e tecnologia; áreas estratégicas; processos de desenvolvimento de tecnologia social; relações entre ciência, tecnologia e sociedade. Violência e Direitos Humanos: violência, questões de gênero, de etnia, de orientação sexual, de diversidade cultural, de credos religiosos; promoção, defesa e garantia de direitos; mediação de conflitos; atenção a vítimas de crimes violentos; proteção a testemunhas; projetos de defesa, proteção e promoção de direitos humanos; assistência jurídica e judiciária, individual e coletiva, ações educativas e preventivas ao uso de drogas e para garantia de direitos humanos; planejamento, implementação e avaliação de processos e metodologias de intervenção; policiamento comunitário. Nos documentos anexos, ao final desta publicação, a Ulbra apresenta os projetos de prestação de serviços, outras atividades extensionistas e projetos comunitários desenvolvidos em 2014, sua proposta, públicos atendidos e investimentos realizados (referente alocação de carga horária docente, não contemplados os custos de infraestrutura e materiais). Referidos projetos são regidos por editais anuais, com foco no atendimento às demandas das comunidades e formação acadêmica. Foram 76 projetos, cerca de 70.000 beneficiários diretos, 932 acadêmicos e 128 docentes envolvidos e um montante de investimentos de R$ 1.187.000,00 (hum milhão, cento e oitenta e sete mil reais) em remuneração docente. Somam-se aos projetos comunitários, os projetos de prestação de serviços (vide anexos) que contabilizam 66.580 (sessenta e seis mil, quinhentos e oitenta) atendimentos englobando assistência à saúde humana; assistência à saúde animal; laudos técnicos; assistência jurídica e judicial; atendimento ao público em espaços de cultura, ciência e tecnologia; atividades de propriedade intelectual. Cabe destacar as parcerias com instituições públicas e privadas e o diálogo permanente com as comunidades como marca registrada dos projetos comunitários da Instituição que concretizam a concepção de extensão como ethos de diálogo de saberes e formação acadêmica, profissional e cidadã. O calendário de ações comunitárias integradas, por sua vez, promove a interlocução dos diferentes projetos em desenvolvimento com a comunidade acadêmica em geral sob a égide de temas específicos: Educação, Promoção e 20


Defesa de Direitos Humanos; Educação Ambiental; Cultura – Diálogo Intercultural; Responsabilidade Social, Identidade Afro-brasileira e Indígena. Em 2014, foram 326 eventos promovidos nas unidades presenciais e polos EAD com ampla participação docente e discente. Fóruns de extensão, realizados nas diferentes unidades e protagonizados por docentes e discentes, promovem a troca de experiências e lições aprendidas nos projetos desenvolvidos. Outras Atividades Extensionistas Durante o período que compreende fevereiro e dezembro de 2014, foram realizadas 522 atividades de extensão em nove Unidades presenciais da Ulbra no Rio Grande do Sul e nos polos EAD da Universidade no Brasil. Ao todo, 70.764 inscritos participaram de oficinas, palestras e cursos sobre temas diversos, como mobilidade motora adaptada, medicina legal, Língua Brasileira de Sinais (Libras), toxicologia forense, fóruns de ensino, datas comemorativas, entre outras ações de interesse diretamente relacionadas às demandas da comunidade acadêmica da Instituição. Detalhes nos anexos. Instituto de Línguas da Ulbra (Ilulbra) O Instituto de Línguas da Ulbra (Ilulbra) capacita alunos, funcionários e a comunidade externa nas línguas inglesa e espanhola, além de oferecer qualificação em língua portuguesa para estrangeiros. Sua base institucional fica localizada na unidade de Canoas e, em 2014, iniciou o seu processo de expansão para as demais unidades do Rio Grande do Sul, tendo definido a Unidade de Gravataí para oferecer atividades formais do Instituto, a partir de 2015. Como incentivo ao estudo de línguas estrangeiras, o Ilulbra concede descontos promocionais de 50% sobre o valor das mensalidades para alunos, funcionários e egressos da Universidade. Em 2014, 133 alunos usufruíram desse benefício. Além de oferecer cursos regulares de idiomas, o Instituto desenvolve as seguintes atividades: Teste de Nivelamento: Quando os candidatos apresentam conhecimentos anteriores em língua inglesa ou espanhola, podem solicitar uma avaliação do seu nível linguístico, anteriormente à realização de sua matrícula. A atividade é realizada por um professor do Instituto, de forma gratuita. Em 2014, foram realizados 43 testes gratuitos de nivelamento. Aplicação de Exames de Proficiência em Língua Inglesa e Espanhola: Tais exames destinam-se à avaliação de conhecimentos em língua estrangeira, com vistas à realização de estudos de mestrado e doutorado, em conformidade com a Resolução nº 11/69 do Conselho Federal de Educação (CFE). Nesta atividade, são atendidos candidatos vinculados aos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu da própria Ulbra, bem como de outras universidades, tanto do Rio Grande do Sul como de outros estados brasileiros. Em 2014, foram aplicados 256 exames de proficiência em língua inglesa e 104 exames de proficiência em língua espanhola. Aplicação de Exame de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros: Este exame verifica a capacidade de compreensão e produção em língua portuguesa, avaliando o potencial de escrita, escuta, fala e leitura dos estrangeiros. Realização do Ilulbra Learning Festival: Com vistas a incentivar a prática do idioma estrangeiro, a interação com outras culturas, bem como a divulgação de suas atividades, o Ilulbra implementou, em 2014, o Ilulbra Learning Festival – evento gratuito e aberto a todos os interessados e com periodicidade semestral. A primeira edição aconteceu no mês de agosto, oferecendo atividades musicais, jogos e palestras, tendo como foco a prática de vocabulário, técnicas de estudo de língua estrangeira e as diferenças entre o inglês britânico e o americano. Interface com a Assessoria de Relações Internacionais: O Ilulbra intermedia o contato de seus alunos com a Assessoria de Relações Internacionais da Ulbra, setor que fomenta, articula e administra a cooperação entre a Universidade e instituições de ensino superior de diversos países, com as quais mantém convênios de cooperação. Destas ações, pode resultar a participação de alunos do Ilulbra em intercâmbios no exterior, bem como a sua participação no Programa de Mobilidade Acadêmica. Paralelamente, o Instituto participa, na condição de convidado, de ações promovidas pela Assessoria de Relações Internacionais da Universidade, incentivando a valorização da cultura de outros países, bem como promovendo a sua oferta de cursos e demais atividades.

Política de Internacionalização O Programa de Mobilidade Acadêmica está subdividido em Mobilidade Internacional, através do convênio com 44 universidades estrangeiras, e o de Mobilidade Interna, realizado em qualquer uma das 15 unidades da Mantenedora Aelbra no país. Assim, os integrantes da comunidade acadêmica podem permanecer, de um a dois semestres, em universidade 21


conveniada ou em outra unidade da Ulbra, a fim de realizar disciplinas, projetos de pesquisa e extensão, entre outras atividades. Já o Programa de Cooperação Técnico-Científica visa fomentar ações de cooperação científica internacional com universidades estrangeiras com caráter acadêmico, cultural, tecnológico e de serviço. Destina-se, especialmente, para os programas de pós-graduação da Ulbra, com a possibilidade de expandir a cooperação a outras organizações estrangeiras, como prefeituras, parques tecnológicos ou institutos de pesquisa. Além de gerenciar os fluxos dos programas mencionados, essa política organiza eventos para divulgação de oportunidades no exterior e disseminação de informações culturais de países, como o Sarau das Nações, na Ulbra Canoas, entre outros. Diversos estudantes já realizaram o Programa de Mobilidade Acadêmica, até 2014/2: - Alunos da Ulbra nas universidades conveniadas - 19 - Estrangeiros recebidos na Ulbra - 64 - Programa de Mobilidade Interna - 35 - Ciência sem Fronteiras - 78 Em 2014, a Ulbra encerrou o ano com instituições conveniadas em 16 países: Argentina, Alemanha, Bélgica, Bolívia, Canadá, Chile, China, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, França, Itália, México, Moçambique, Portugal e Uruguai. Nestas parcerias, destaca-se a inserção de seus pesquisadores em projetos de pesquisa de redes internacionais. O curso de Comunicação Social da Unidade Canoas, por exemplo, integrou, desde 2013 e 2014, uma rede de 23 países que aborda a Liderança em Relações Públicas e Gestão da Comunicação, coordenada pela Universidade do Alabama, nos Estados Unidos, e o Latin American Communication Monitor, liderado pela Universidade da Flórida, Estados Unidos, e a Universidade Rey Juan Carlos, da Espanha. O principal evento da área internacional é o Sarau das Nações, destinado a apresentar os intercambistas na Ulbra e as experiências internacionais dos seus alunos, além de divulgar aspectos socioculturais e político-econômicos de diferentes países. Em 2014, o 5ª Sarau das Nações foi dedicado a Angola, Cabo Verde e Portugal, reunindo os intercambistas destes países para apresentar características das suas respectivas nações, especialmente a dança e a culinária. Além do Sarau, foram organizados diferentes eventos com representantes das universidades estrangeiras e das embaixadas e consulados, destinados a orientar a comunidade acadêmica sobre bolsas de estudos nos diferentes países, assim como programas de formação nos diferentes níveis de ensino. A Ulbra recebeu delegações de professores e estudantes dos Estados Unidos, Alemanha, Chile, Argentina e Uruguai, em 2014. Tais visitas promoveram a discussão e articulação de projetos de pesquisa em comum, assinatura de convênio marco ou cursos de extensão, preparados de acordo com a demanda das instituições de ensino superior estrangeiras conveniadas. Os cursos de graduação e pós-graduação também organizaram viagens de estudos para participação em congressos e feiras internacionais nas áreas do direito, arquitetura, engenharias e matemática.

Política de Gestão de Pessoas A Ulbra adota como princípio fundamental que orienta sua Política de Recursos Humanos a valorização e o respeito aos profissionais que atuam no desenvolvimento e implementação do seu projeto institucional de universidade, com vistas ao bom desempenho de suas funções. Os princípios norteadores da Ulbra para o estabelecimento de uma Política de Recursos Humanos são: - Dignidade da pessoa humana - a base filosófica da política organizacional da Ulbra é a dignidade da pessoa humana feita à imagem e semelhança de Deus, digna de todo bem, toda justiça, toda verdade que liberta, toda promoção e aperfeiçoamento; - Convivência humana - a promoção dos valores humanos da convivência democrática e produtiva num ambiente de mútua cooperação e respeito; - Unidade organizacional - unidade de concepção organizacional, de visão de futuro, de missão social e científica e de valores cristãos a serem vivenciados e difundidos; - Relação custo-benefício - cada ação e decisão deve ser encarada e analisada como algo que tem custos e benefícios para todas as partes interessadas. As diretrizes básicas da política de gestão de pessoas da Universidade são:

22


- Consolidação de um quadro docente titulado e altamente qualificado que responda em qualidade e quantidade o exercício das funções universitárias no ensino, pesquisa, extensão e cultura, procurando atender aos padrões e indicadores de qualidade fixados pelo MEC; - Aperfeiçoar e implementar o Plano de Carreira Docente – pdULBRA, que contém as regras de ingresso, progressão, direitos e deveres dos docentes; - Implementar o Plano de Cargos e Salários do Pessoal Técnico e Administrativo, adequando-o à realidade de mercado e de gestão; - Elaborar matriz de capacitação e treinamento do pessoal administrativo do nível técnico e operacional, revisando-a para cada ano; - Selecionar profissionais já titulados e disponíveis no mercado, mediante chamada, concurso ou outro expediente; - Estabelecer uma política interna de qualificação de recursos humanos auxiliando seus docentes a identificar programas de mestrado e/ou doutorado para se qualificarem com os apoios e auxílios previstos no Plano de Carreira Docente; - Implementar a oferta de programas de qualificação próprios; - Ofertar seletivamente cursos de especialização com vistas a que todos os seus professores tenham, no mínimo, uma especialização em sua área de atuação; - Racionalizar os quantitativos de professores concentrando e disponibilizando maior volume de horas-aula para cada professor, dentro dos limites possíveis e viáveis, valorizando e aumentando os ganhos remuneratórios e os níveis de satisfação; - Realizar, anualmente, a avaliação de desempenho dos docentes para fins de promoção no Plano de Carreira Docente – pdULBRA; - Aproveitar, nos treinamentos, cursos e/ou capacitação de pessoal, os docentes especializados em cada área; - Atrair, desenvolver e reter talentos; - Aumentar o nível de valorização das pessoas; - Criar sistema de remuneração que reconheça méritos e valores; - Melhorar o processo de comunicação interno; - Investir na cultura institucional e na reconstrução de seus processos; - Criar agentes integradores do ambiente interno; - Criar sistemas de procedimentos que aumentem a sinergia entre os órgãos.

Política de Responsabilidade Social A Ulbra entende responsabilidade social como um compromisso com o desenvolvimento das regiões em que está inserida, através do estabelecimento de uma rede de cooperação permanente com diversas organizações de caráter científico, tecnológico, ambiental, cultural e social. Essa interação inclui a realização de cursos, a promoção de eventos, a prestação de serviços e o desenvolvimento de projetos extensionistas em todas as unidades de ensino superior, presencial e EAD, conforme apresentado na política de extensão. Somando-se ao apresentado, através do Prouni e bolsas de ensino, pesquisa e extensão, a Ulbra inclui cerca de 7.321 alunos em suas unidades de ensino superior, cumprindo sua missão de difundir e preservar o conhecimento e a cultura pelo ensino, pesquisa e extensão, buscando permanentemente a excelência na formação pessoal e técnica de profissionais qualificados e empreendedores através da inovação, da inclusão social e do desenvolvimento comunitário. No que se refere a ações culturais e artísticas, destaca-se a Orquestra de Câmara da Ulbra, criada em julho de 1996, com o intuito de somar-se às iniciativas da Universidade nas áreas da cultura e dos programas comunitários. Desde então, a orquestra desenvolve vários projetos: Concertos de Temporada, com enfoque erudito; Concertos Didáticos, voltados às escolas da rede de ensino pública, atendendo crianças de 8 a 12 anos, visando à formação de plateia e o contato com a música de orquestra; e Concertos Populares, que oferecem outras vertentes de música orquestrada. O grupo é composto por músicos que utilizam instrumentos de cordas, composto por quatro primeiros violinos, quatro segundos violinos, duas violas, dois violoncelos e um contrabaixo, sob a regência de um maestro regente e também responsável pela direção artística. Em relação aos Concertos de Temporada, apresentam importantes obras do repertório erudito, abrangendo composições do período barroco ao contemporâneo, mesclando propostas de gêneros além dos eruditos, com ênfase à música brasileira, tendo por objetivos: - Democratizar o acesso à música erudita; - Oportunizar o intercâmbio de culturas através da apresentação de repertório entre o erudito, o contemporâneo e 23


clássicos de todos os gêneros; - Buscar a participação de solistas de renome nacional e internacional nos concertos da capital; - Levar ao público das cidades do interior a oportunidade de contato com a música de orquestra entre o erudito e os grandes clássicos de todos os gêneros. A média de público anual está em torno de 5.200 espectadores. A cada concerto são convidados músicos de expressão no cenário cultural do Brasil e de outros países para apresentarem-se com a Orquestra de Câmara da Ulbra. Nesta dinâmica de conteúdo e forma é possível difundir a cultura musical do erudito ao contemporâneo, permitindo acesso a outras culturas, levando a música erudita, executada com excelência, a milhares de pessoas. O projeto contribui para o desenvolvimento da música erudita no Rio Grande do Sul, proporcionando espetáculos inesquecíveis. Nos concertos é apresentado ao público um pouco da história da música do mundo, por meio de composições de estilos que transitam entre o Barroco e o Contemporâneo, passando pelas instrumentações de cada época. Considerando o intercâmbio de técnicas musicais e de fronteira cultural que se estabelecerá durante o andamento do projeto, a iniciativa proporcionará aos músicos um amadurecimento artístico e ao público em geral o acesso qualificado e crítico em relação à musica erudita. Na cidade de Porto Alegre, os concertos acontecem na Associação Leopoldina Juvenil, há 11 anos, cuja sala de concertos é considerada de excelência acústica, com capacidade para 700 espectadores. Haja vista a gratuidade e proposta de interiorização, os concertos visam atingir todas as classes sociais, de diferentes idades e níveis culturais. Os quadros abaixo evidenciam as estatísticas deste programa institucional no período 20102014 e apresentam o cronograma de apresentações 2015.

Concertos Didáticos 2010-2014 Indicadores/Biênio

2010/2011

2012/2013

2014

Quantidade de Concertos

12

11

3

Média de Crianças por Concerto

480

500

550

Total de Participantes

5.760

5.500

1.650

Valor Total Captado R$

108.339,00

131.860,00

Sem patrocínio em 2014

Cidades Atendidas

Canoas, Esteio, Gravataí, Guaíba, Novo Hamburgo e São Jerônimo

Canoas, Gravataí, Guaíba e São Jerônimo

Gravataí, Guaíba e Canoas

Fonte: Pró-reitoria Acadêmica, Diretoria de Assuntos Comunitários, 2015.

Temporadas de Concertos 2009-2014 Indicadores/Ano

2009

2010

2011

2012

2013

2014

TOTAL

Nº Concertos

9

9

9

9

8

7

44

Média de Público

3.150

3.150

3.150

3.600

3.600

3.000

19.650

Investimento Médio 8.500,00 por Concerto R$

8.500,00

9.500,00

9.500,00

9.500,00

10.000,00

479.500,00

Tipo de Financiamento

Lei Rouanet

S/ financiamento

S/ S/ financimento financimento

Lei Rouanet

Lei Rounaet

Fonte: Pró-reitoria Acadêmica, Diretoria de Assuntos Comunitários, 2015

24


Concertos Populares 2009-2014 Indicadores/Ano

2009

2010

2011

2012

2013

2014

TOTAL

Nº Concertos

4

4

3

1

4

4

16

Média de Público por Concerto

980

1.100

980

1.200

1.100

1.550

11.560

Média de Público Anual

3.920

4.400

2.940

1.200

4.400

6.200

16.860

Investimento

Patrocinador apoia através da LIC/RS

Patrocinador apoia através da LIC/RS

Patrocinador apoia através da LIC/RS

Patrocinador apoia através da LIC/RS

Patrocinador apoia através da LIC/RS

Patrocinador R$ apoia através 1.050.000,00 da LIC/RS

Fonte: Pró-reitoria Acadêmica, Diretoria de Assuntos Comunitários, 2015

Política de Acessibilidade Para a promoção da acessibilidade em seu contexto, a Ulbra instituiu o Programa Permanente de Acessibilidade (PPA), visando à implementação de uma política institucional da qual fazem parte estratégias de acessibilidade para todas as pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. O objetivo desta iniciativa é garantir que os espaços construídos e sociais na Universidade contemplem o pleno direito das Pessoas com Deficiência. O Programa Permanente de Acessibilidade empreende esforços para atender a todas as demandas pedagógicas na área, bem como para aprimorar a política de acessibilidade comunicacional, arquitetônica, política e social, objetivando o reconhecimento político das diferenças. O setor atua nas seguintes áreas: - Suporte aos processos pedagógicos, tanto no atendimento aos alunos quanto aos professores; - Promoção de eventos específicos, voltados ao debate sobre temas relacionados à acessibilidade; - Desenvolvimento de estudos sobre a acessibilidade; - Desenvolvimento de projetos específicos de interesse da área da acessibilidade; - Oferta de cursos de formação e qualificação de profissionais que atuam direta ou indiretamente com as pessoas com deficiência; - Execução e acompanhamento legal, administrativo, institucional, prático, e operacional das diversas ações e projetos a serem implantadas pela Ulbra no campo da acessibilidade; - Acompanhamento do aprimoramento dos espaços laboratoriais, com vistas à atenção das demandas apresentadas pelas pessoas com deficiência. A mesma atenção é destinada aos acadêmicos da educação a distância através dos Polos de Apoio Presencial (EAD), de modo que sejam garantidas as condições de acessibilidade e utilização dos espaços e equipamentos por pessoas com deficiência. Assim, atendendo ao projeto pedagógico do EAD da Ulbra, através de orientações específicas, bem como da Portaria n° 1.679, os Polos de Apoio Presencial flexibilizam a didática e respeitam as especificidades dos alunos, de modo a garantir educação efetiva a todos. A fim de possibilitar à pessoa com deficiência viver de forma independente e participar de todos os aspectos da vida, o PPA trabalha pela implementação de medidas apropriadas para assegurar o acesso, em igualdade de oportunidades com as demais pessoas. Essas medidas incluem a identificação de barreiras à acessibilidade e a disseminação do conceito de desenho universal. É na busca da superação dos limites de acessibilidade que o PPA organiza a Semana Ulbra de Acessibilidade, bem como a Semana da Pessoa com Deficiência, visando à reflexão, bem como à construção coletiva de soluções sobre a temática.

25


Alunos PCD nas Unidades Ulbra/RS 2014/1 Tipo de deficiência

Quantidade

Cegueira

13

Baixa Visão

10

Surdez

32

Deficiência Auditiva

7

Deficiência Física

15

Deficiência Intelectual

4

Deficiência Psicossocial

3

Total

84

Alunos PCD nas Unidades Ulbra/RS 2014/2 Tipo de deficiência

Quantidade

Cegueira

14

Baixa Visão

11

Surdez

25

Deficiência Auditiva

7

Deficiência Física

17

Deficiência Intelectual

3

Deficiência Psicossocial

3

Total

80

Diversidade Cultural O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) da Universidade Luterana do Brasil, fundado em 27 de maio de 2014, no campus Canoas, está em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-raciais e Para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Indígena, preconizadas na Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008, e na Resolução CNE/CP nº 01, de 17 de junho de 2004. A Universidade tem se preocupado em oferecer diferentes atividades a fim de suprir esta necessidade na formação de seus acadêmicos. As diretrizes aprovadas sustentam-se no contexto da política de ações afirmativas, pelo reconhecimento, valorização e afirmação de direitos livre de qualquer tipo de discriminação racial, social e cultural; do reconhecimento e valorização da história, cultura e identidade dos descendentes de africanos; da formação de cidadãos numa sociedade multicultural e pluriétnica; e da valorização das culturas indígenas e respeito aos seus direitos, bem como de afro-brasileiros e asiáticos. Neste contexto, a Universidade mantém no cotidiano da formação dos acadêmicos da graduação diferentes ações, de valorização da diversidade, visando à promoção de conhecimentos, atitudes, posturas e valores que os eduquem como cidadãos na construção de uma nação democrática. Dentre as várias ações implementadas através de atividades curriculares ou extracurriculares, perpassando pelos diferentes cursos, pode-se destacar: estudo de conteúdos relacionados às culturas indígenas e afro-brasileiras em disciplinas de formação universal, em especial Cultura Religiosa e Sociedade e Contemporaneidade; realização de palestras e eventos com estudiosos do assunto e personalidades ligadas aos movimentos sociais; aprofundamento de estudos através de pesquisas e atividades similares; promoção de ações culturais e artísticas, entre outras. 26


Educação Ambiental A questão ambiental é o tema político mais importante na sociedade contemporânea globalizada. Considerando-se o modelo vigente de desenvolvimento econômico insustentável ecologicamente e responsável pela crescente sobreexploração e pelos esgotamentos regionais dos recursos naturais, a preservação ambiental tornou-se crucial ao concerto pacífico entre as nações. Compreende-se que a paz depende do acesso seguro aos recursos essenciais à sobrevivência, o qual deve se fundamentar no conceito de justiça ambiental. A crise ambiental demanda uma abordagem transdisciplinar, posto que possui dimensões educacional, científica, éticomoral, legal, econômica, psicossocial, epistêmica, demográfica, entre outras, e, assim, envolve toda a sociedade humana. Nesse cenário urgente e complexo, consoante às orientações da Resolução CNE nº 2, de 15 de junho de 2012, que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental, a Ulbra ciente de sua responsabilidade socioambiental enquanto IES, assume papel de protagonista ao definir uma agenda estratégica de ações voltada à sustentabilidade ambiental denominada Agenda Ulbra Eco sapiens (Resolução CONSUN nº 31, de 30 de agosto de 2012). A Agenda Ulbra Eco sapiens é um projeto institucional, estratégico, integrado e multidisciplinar, fundamentado na compreensão sistêmica do meio ambiente. Considera a interdependência entre o meio natural, o socioeconômico e o cultural, sob o enfoque da sustentabilidade ambiental. Entende o exercício da cidadania intrinsecamente vinculado às múltiplas dimensões da questão ambiental, por exemplo: política, legal, ética, epistêmica, educacional, científica, etc. Baseia suas decisões e ações em um enfoque humanista, democrático, participativo e plural, na perspectiva da inter, multi e transdisciplinaridade. Citam-se, como exemplo, alguns dos projetos que integram a Agenda: Museu de Ciências Naturais, Centro de Educação Socioambiental, Unidade de Triagem e Reciclagem, Logística Reversa de Medicamentos e Implantação de Coleta Seletiva em algumas Unidades. Em 2014, o Setor de Paisagismo e Gestão Ambiental da Ulbra prestou as seguintes ações de gestão ambiental: - Regularizações de alvarás da Vigilância Sanitária; - Planejamento e desenvolvimento do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos Hospital Veterinário e Clínicas de Odontologia; - Acompanhamento contínuo de contratos e fornecedores relacionados à área, como por exemplo, de resíduos, potabilização da água e controle de pragas e emissão de relatório técnico de acompanhamento; - Participar e acompanhar vistorias dos órgãos de fiscalização; - Busca de fornecedores e orçamentos de serviços e equipamentos necessários relacionados às áreas de paisagismo, meio ambiente e vigilância sanitária; - Destinação de Resíduos Perigosos, como lâmpadas e químicos; - Apoio técnico para Unidades da Ulbra/RS; - Participação em projetos acadêmicos, como a Expoulbra; - Melhorias e projetos de jardins; - Podas e limpeza de área verde; - Palestras sobre educação ambiental – Semana do Meio Ambiente – Projeto Extraclasse; - Estudo ambiental de vegetação para autorização de órgão ambiental para podas de manutenção operacional; - Viabilidade técnica de regularização de licenciamento ambiental.

27


Atividades da Ulbra Canoas no Dia Nacional de Responsabilidade Social no Ensino Superior em 2014

PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

28


Serviços, Ações e Contribuições para a Sociedade Gratuitas ou com Subsídios Saúde Humana

Objetivos do Serviço Prestado

Número de Beneficiários

Unidade: Cachoeira do Sul CLÍNICA ESCOLA Tratamento e Reabilitação Terapêutica

Reabilitar pacientes que passaram por intervenção cirúrgica para retirada do câncer de mama. O objetivo geral do projeto é melhorar a funcionalidade de mulheres acometidas por câncer de mama submetidas à mastectomia.

Atendimento Fisioterapêutico

Atendimento à comunidade em geral. São realizadas avaliações individuais.

Atendimento Psicológico

Sessões agendadas, entrevistas, atendimento em sessões individuais. Total

10

1.343 951 2.304

Unidade: Guaíba Ulbrati

Resgatar a autoestima e o bem-estar dos participantes através de atividades corporais que oportunizem a redescoberta do corpo e o convívio social prazeroso.

65

Conviver

Estabelecer a aproximação com a comunidade através de ações de extensão, com o propósito de construir uma sociedade mais justa, aproximando o conhecimento acadêmico das comunidades locais; Estabelecer uma aproximação mais intensa com a sociedade.

148

Bandeira Verde Salvando Vidas

Desenvolver o ensino da prática da natação para crianças de escolas da rede municipal da região da grande Porto Alegre, evitando, com isso, aumentar o índice de afogamentos na região em questão, bem como da região litorânea.

22

Total

235

Expodireto

Orientações dos cursos de Estética e Cosmética e Enfermagem quanto aos cuidados com a pele e fotoproteção; Orientações sobre saúde do homem e da mulher; Verificação de pressão arterial.

500

Atividades Alusivas ao Dia Internacional da Mulher

Atendimentos de maquiagem e higienização de pele; Prestação de serviços à comunidade de Carazinho com orientações sobre saúde da mulher, exame clínico das mamas e autoexame das mamas.

110

Palestra sobre cuidados com a pele, atendimentos às mulheres do Serviço de Atendimento Integral à Família (PAIF) e do Serviço de Conveniência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV).

40

Feira de Saúde no Município de Ronda Alta

Orientações e cuidados com a pele, fotoproteção e maquiagens; Teste de glicemia capilar, verificação de pressão arterial, orientações sobre saúde da mulher e orientações sobre saúde do homem.

80

Participação em Feiras de Saúde nos Municípios de Vila Assis, Santo Antonio do Planalto, Espumoso e Ronda Alta

Cuidados com a pele e maquiagem, teste de glicemia capilar, verificação de pressão arterial, orientações sobre saúde da mulher; Informações sobre saúde, IMC e atividades recreativas, orientações sobre patologias (hipertensão, diabetes, dislipidemias, anemias, leucemias e DSTs), saúde e análises clínicas.

252

Dia do Desafio

Atividades físicas, danças e jogos desenvolvidos para a comunidade.

600

Varal Solidário

Informações sobre saúde, IMC e atividades recreativas.

300

Unidade: Carazinho

29


Organização da Feira de Saúde na Praça Hildebrand em Comemoração ao Dia do Enfermeiro

Verificação de pressão arterial, antropometria e IMC, teste da glicemia capilar e oficinas de primeiros-socorros; orientações sobre autoexame de mamas, métodos contraceptivos, saúde da mulher e do homem, DSTs, alimentação saudável e prevenção à dengue; teste da hepatite B e hepatite C (SAE); simulação de atendimento e extricação de vítimas de acidentes (SAMU); e abertura da campanha Ação Solidária organizada pelo curso; Orientações sobre trânsito, balada segura e vigilância ambiental.

250

Primeiros-socorros na Adolescência

Simulação de primeiros-socorros para adolescentes de grupo de escoteiros.

20

Ações de Saúde para os Colaboradores da Empresa Schuster Medeiros

Teste de glicemia capilar, verificação de pressão arterial, orientações gerais de saúde, teste da sífilis e hepatite B e C.

30

Ações de Saúde para os Colaboradores do Hospital de Caridade de Carazinho

Orientações sobre saúde da mulher, exame clínico das mamas, autoexame das mamas e planejamento familiar.

30

Palestra sobre Educação Sexual

Sobre sexualidade para meninas de 11, 12, 13 e 14 anos de idade – turmas dos oitavos anos da EEEF Manuel Arruda Câmara.

65

Palestra sobre Higiene e Saúde

Palestra para professores e alunos da EMEF Presidente Getúlio Vargas.

58

Palestra sobre Hábitos Saudáveis, Higiene e Saúde

Palestra sobre sexualidade para os alunos das turmas de quarto a quinto ano da EEEF Manuel Arruda Câmara.

76

Cuidando das Mães e Crianças da Pastoral da Criança

Realização de atividades alusivas ao Dia da Mulher e Dia das Mães, junto à paróquia Nossa Senhora de Fátima, no bairro Esperança; Trabalhando a autoestima e prestando orientações sobre os cuidados de higiene e saúde.

40

Palestra SIPAT Eletrocar

Palestra para os trabalhadores da Eletrocar do município de Carazinho, sobre câncer de mama, próstata e HIV/AIDS.

52

Encontro de Capacitação para Enfermeiros da Rede Municipal de Saúde de Carazinho

Capacitação teórico-prática sobre cuidados com cistostomia.

25

Palestra sobre Cuidados com o Bebê e Autoestima de Gestantes

Palestra sobre cuidados com bebê: banho e amamentação; e maquiagem para as gestantes. Atendimentos no bairro Sassi.

18

Palestra sobre Palestra sobre cuidados com higiene pessoal, apresentação e Autoestima e Cuidados maquiagem, no bairro Esperança. Pessoais para Agentes Comunitários de Saúde Total

25

2.571

Unidade: São Jerônimo Clínica-escola

Atendimento a crianças, adolescentes e adultos.

670

Total

670

30


Unidade: Canoas Atenção Fisioterapêutica Comunitária na Infância

Atendimento a bebês e crianças com transtornos no desenvolvimento neuropsicomotor encaminhados dos hospitais, Unidades Básicas de Saúde, comunidade de Canoas e região. Estes serão avaliados e recebem tratamento fisioterapêutico na Clínica-escola da Ulbra.

12

Atenção Integrada à Instituição de Longa Permanência para Pessoas Idosas de Baixa Renda

Estudo de acompanhamento longitudinal e estudos transversais de Orientação qualitativa e quantitativa; palestras sobre atuação interdisciplinar e sobre doenças e funcionalidade dos idosos. Público atendido: população idosa residente em instituição de longa permanência, baixo poder aquisitivo.

80

Conquistando Saúde - Atendimento a Pessoas com Deficiência

Atendimento ambulatorial, visitas a entidades externas, divulgação do projeto. Público atendido: crianças, adolescentes, adultos e idosos com deficiência.

200

Fisioterapia Aquática Na Terceira Idade (Ulbrati)

Exercícios de fortalecimento, alongamento, relaxamento e condicionamento para idosos.

36

Mantendo Sorrisos

Orientação e prevenção da saúde bucal, higiene bucal e kits (escova, creme dental e sabonete) utilizado nas ações do projeto.

1.700

O Bebê e Seu Mundo

São realizados encontros comunitários, seminários de abrangência internacional, fórum parlamentar e social com participação da comunidade. Público atendido: profissionais da área da saúde, educação, jurídica, e parlamentar, com atenção na população de Canela, especialmente os bebês, crianças, adolescentes, agentes de saúde e comunidade em geral.

7.282

Prevenção e Oferece instrumentos à comunidade para prevenção de traumatismos Tratamento do Trauma dentários; desenvolve um centro de estudo e tratamento especializado Dentário para os casos de traumatismo dentário com a participação de alunos de graduação e pós-graduação; e proporciona o desenvolvimento de pesquisa na área de traumatismo dental.

180

Projeto Sóriso - O Brincar Humanizando a Internação Hospitalar

Atividades lúdicas junto aos leitos e/ou no espaço da Brinquedoteca ou na sala de informática. Ameniza a situação traumática da internação e facilita a recuperação da saúde das crianças internadas, minimizando o estado emocional a que estão submetidas. Público atendido: crianças internadas na enfermaria pediátrica do Hospital Universitário.

600

Promoção da Saúde Atenção à Saúde para a População da Área 26

Busca-se integrar vários cursos, com diferentes atividades na mesma área, contribuindo para uma melhor qualidade de vida. As atividades ocorrem na rede escolar, Unidade Básica de Saúde, bem como na comunidade, com atividades individuais e grupais.

5.000

Promoção de Saúde Fonoaudiológica Escolar na Rede de Escolas Ulbra

Finalidade de estimular a linguagem oral e realizar triagens para detecção precoce de problemas relacionados à linguagem e audição, e também o adequado encaminhamento para atendimento clínico especializado quando necessário. Em relação aos professores o trabalho é referente às questões de saúde vocal (voz instrumento de trabalho) e capacitação nos aspectos de linguagem, voz, fala e audição. No que se refere ao trabalho com os pais, é focado em ações de orientações sobre as questões fonoaudiológicas. Público atendido: alunos da pré-escola, ensino fundamental e médio, professores e pais.

5.617

Rastreamento e Orientação da População de Canoas quanto à Prevenção do Câncer de Pele

Ampliar a divulgação e educação da população quanto a hábitos saudáveis e cuidados com a pele, alertando para a importância e diagnóstico precoce do câncer de pele. Exames, divulgação e orientação da prevenção do câncer da pele.

60

31


Saúde em Ação

Promover a educação em saúde dos pacientes com deficiência física atendidos na Associação Canoense de Deficientes físicos (ACADEF), contribuindo para sua reabilitação e inserção na sociedade. Desenvolve atividades de habilitação e reabilitação física e sócio-profissional.

120

Suporte Odontológico ao Paciente Oncológico

Construir referencial para formar, orientar, atualizar e qualificar pessoas na prevenção e tratamento das complicações e sequelas bucais causadas pelo tratamento oncológico (radio e/ou quimioterapia) com reflexo na qualidade de vida da comunidade envolvida. Oficinas de capacitação e atendimento clínico odontológico.

601

Dança na Terceira Idade

Proporcionar atividades promovidas pelo curso de Dança para o público de terceira idade no Projeto Ulbrati.

200

Ulbra na Terceira Idade Aula de dança, ensaios do grupo vocal, atividades físicas, como jogos (Ulbrati) adaptados, hidroginástica, musculação, pilates e ritmos.

150

Voz e Audição Manutenção da Comunicação Eficiente e Qualidade de Vida

400

As ações voltadas para o restabelecimento efetivo das habilidades comunicativas serão realizadas com grupo de participantes limitados com horários estabelecidos e a participação contará com os pacientes oriundos da Saúde Auditiva do Hospital Universitário. Total

22.238

Serviços, Ações e Contribuições para a Sociedade Gratuitas ou com Subsídios Educação/Formação, Atendimentos Psicológicos

Objetivos do Serviço Prestado

Número de Beneficiários

Unidade: Canoas Centro Interdisciplinar de Estudos em Psicomotricidade Relacional (Ciepre)

Centro de Estudos Atividade Motora Adaptada (Ceama)

O eixo norteador dessa intervenção é a ação espontânea da criança, onde lhe é oportunizado agir com liberdade, fazer sua escolha, sendo o sujeito do processo, em um itinerário de favorecimento à sua maturação psicológica através de jogos e de brincadeiras, levando-a, gradualmente, a transpor os limites do prazer do agir ao prazer do pensar. Público atendido: pessoas com deficiência e familiares.

80 famílias

Atender através de programas esportivos para pessoas com deficiência da região Metropolitana, bem como oportunizar aos acadêmicos do curso de Educação Física estágios na área da atividade motora adaptada, possibilitando uma melhor qualificação para o mercado de trabalho.

1.000

Dança e Acessibilidade Gerar ações de inclusão/acessibilidade através da prática de dança com um grupo de surdos e um grupo já atuante de pessoas com Síndrome de Down. Serviços prestados: desenvolve o potencial de comunicação através do movimento dançante.

50

Dança e Movimento

220

Oportunizar a vivência da prática corporal da dança articulada com a arte-educação, visando atender crianças e jovens de comunidades periféricas carentes do município de Canoas. Serviços prestados: proporcionar a melhoria no desenvolvimento afetivo, físico, motor, psicológico e social da população atendida.

Recreação e o Esporte Incentivar a cultura do movimento a partir da prática da atividade física Escolar na Perspectiva como forma de lazer, qualificando e valorizando as experiências dos da Inclusão escolares e integrantes da comunidade promovendo as competências técnicas, ética/moral e saúde. Serviços prestados: incentivar e qualificar a cultura do movimento da população escolar que frequenta a educação básica sendo a mesma oriunda das escolas públicas de Canoas e dos municípios da região metropolitana de Porto Alegre.

240

32


Curso Preparatório para o Enem

Oportunizar o amplo acesso da população a processos educativos de preparação para a prova do Enem, reforçando o papel de responsabilidade social da Instituição como promotora da ampliação do acesso ao nível superior.

700

Atendimento Psicopedagógico para Alunos de 2º e 3º Ano do Ensino Fundamental

Oferecer um serviço de apoio às crianças/alunos dos 2º e 3º Anos do ensino fundamental em seu processo de alfabetização, da língua materna e dos conceitos matemáticos. Público atendido: crianças e suas famílias que apresentarem nível econômico médio e/ou baixo das escolas selecionadas.

288

Programa de Leitura Fome de Ler

O programa promove a circulação e a leitura de obras literárias do escritor escolhido em cada município, desdobram-se em práticas leitoras, projetos de leitura, concurso de leitores, atividades na comunidade e diversos movimentos que educadores, educandos, acadêmicos e demais sujeitos envolvidos criam a partir do universo lido, culminando no encontro anual entre escritores e leitores. Público atendido: o público-alvo diretamente envolvido é constituído de alunos e educadores de escolas de educação infantil, ensino fundamental e médio, assim como acadêmicos da Universidade.

12.000

Resgatando Brincadeiras de Criança com Ênfase no Estímulo à Cultura da Paz

Engajar a Ulbra no projeto proposto pela Prefeitura de Arapiraca/ Secretaria Municipal de Saúde para o desenvolvimento de ações educativas. Planejar, acompanhar e avaliar as ações educativas a desenvolver junto aos alunos das escolas municipais, famílias e professores. Público atendido: alunos, professores e pais.

Consultoria e Atendimento Psicopedagógico aos Alunos da Rede de Escolas da Ulbra

Oferecer e orientar atendimento psicopedagógico para alunos e professores do ensino fundamental.

130

1.500

Programa de Atividade Realizar levantamento e registro das dúvidas mais comuns dos idosos Educacional em ou população ouvinte e participante sobre os temas abordados. Público Saúde por Rádios atendido: idosos e comunidade. Comunitária

10.050

Gestão de Carreiras, Orientação profissional, aconselhamento de carreiras, coaching, oficinas Educação e Orientação temáticas sobre aposentadoria. Público atendido: adolescentes, Profissional estudantes, profissionais, aposentandos.

120

Total

26.378

Serviços, Ações e Contribuições para a Sociedade Gratuitas ou com Subsídios Atendimento Jurídico Gratuito

Objetivos do Serviço Prestado

Número de Beneficiários

Unidade: Carazinho Sajulbra

Informações jurídicas, desenvolvimento de demandas judiciais, palestras de conscientização dos direitos da mulher, desenvolvimento de cursos de capacitação, no Bairro Esperança.

200

Sajulbra

Palestras de conscientização dos direitos humanos, desenvolvimento de cursos de capacitação e formação no bairro Nova Ouro Preto.

400

Sajulbra

Serviço de Assessoria Jurídica Gratuita

250

Total

850

33


Unidade: São Jeronimo Sajulbra

Atendimento jurídico e judicial

47

Total

47

Serviços, Ações e Contribuições para a Sociedade Gratuitas ou com Subsídios Saúde Animal

Objetivos do Serviço Prestado

Número de Beneficiários

Unidade: Canoas Treinamento A educação é um processo dinâmico que deve aliar o conhecimento Acadêmico na Rotina teórico e prático, formando um profissional consciente do seu dever do Hospital Veterinário profissional, fundamentado pela ética profissional e valores morais. Público atendido: acadêmicos de Medicina Veterinária Atendimento Odontológico e Procedimentos Bucomaxilofaciais em Animais Domésticos

Possibilitar uma melhoria na qualidade de vida dos animais atendidos pelos alunos, demonstrando a relevância da saúde oral na saúde geral do animal.

50

108

Atendimento a Equinos Educação para cuidados e prevenção de doenças dos equinos, na de População de Baixa maioria das vezes utilizados para promover o sustento das famílias. Renda

750

Castração de Cães e Gatos

Ações e programas para castração de cães e gatos.

110

Atendimentos Gerais

Atendimentos ambulatoriais, internação veterinária, cirurgias veterinárias e exames laboratoriais e secundários em veterinária. Total

250 1.268

Serviços, Ações e Contribuições para a Sociedade Gratuitas ou com Subsídios Educação Ambiental

Objetivos do Serviço Prestado

Número de Beneficiários

Unidade: Carazinho Pedágio Ecológico

Realização de um pedágio de conscientização sobre os cuidados com o meio ambiente e entrega de mudas de árvores nativas.

400

Total

400

Centro de Educação Socioambiental

Atender a demanda interna do campus na área de educação socioambiental, através de parcerias da Direção da Unidade no desenvolvimento de projetos de caráter socioambiental, cursos de extensão, conferências, palestras, estudos e capacitação de equipes. Público atendido: comunidade interna e externa.

600

Sustentabilidade e Gestão Ambiental Profissional

Aplicar técnicas de sustentabilidade junto à comunidade ou empresas da região com base no projeto desenvolvido. Desenvolver relatório do trabalho realizado com apresentação dos resultados, para estimular a prática da pesquisa, fornecendo subsídios para incrementar o currículo profissional ou participação em amostras científicas. Público atendido: jovens ou adultos da comunidade.

30

Total

630

Unidade: Canoas

34


Serviços, Ações e Contribuições para a Sociedade Gratuitas ou com Subsídios Educação/Formação Docente

Objetivos do Serviço Prestado

Número de Beneficiários

Unidade: Carazinho Curso de Formação e Capacitação Profissional

Realização de cursos para professores das redes municipal e estadual da região.

Assessoria Pedagógica Realização de assessoria pedagógica a professores das escolas de Carazinho e região. Total

1.200

1.860 3.060

Unidade: São Jerônimo Redes de Cooperação

Assessoria e consultoria a proprietários de estabelecimentos comerciais (salão de beleza, apicultores, ovinocultores, indústrias metalúrgicas).

76

NEP

Micro consultorias a pequenos empreendedores

106

NEP

Cadastro e atendimento de indústrias.

40

Total

222

Atelier Comunitário de Moda

Articular a formação de cooperativas de moda solidária em Canoas. Capacitar trabalhadoras cadastradas no Fórum Popular de Economia Solidária de Canoas com técnicas de produção de moda e estilismo. Possibilitar a geração de renda através do trabalho cooperado.

45

Ciência na Escola

O presente projeto tem como objetivo a produção e a divulgação de materiais didáticos adequados às novas diretrizes curriculares para o ensino médio visando melhorias no ensino das ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Serviços prestados: desenvolvimento de materiais didáticos, confecção de textos, construção de kits experimentais, elaboração de vídeos, realização de cursos e oficinas.

210

Voz na Mídia Televisiva e Radialista - Aprimoramento da Competência Comunicativa

Proporcionar suporte vocal profissional aos locutores/ apresentadores/repórteres e estagiários da Ulbra TV e Mix FM POA, trabalhando suas necessidades e, ao mesmo tempo, levar ao conhecimento dessa população o fazer fonoaudiológico.

18

Suportes Religados - Organizadores do Tempo Espaço Escolar

Oportunizar espaço de estudo e discussão, vinculando as manifestações da organização do tempo e espaço na relação educador/educando estabelecidos no dia a dia da sala de aula.

200

Marcas & Líderes 2014

Identificar, junto aos consumidores canoenses, quais as marcas e personalidades mais lembradas e qual a sua participação nas mentes destes consumidores.

2.000

Total

2.473

Unidade: Canoas

35


Serviços, Ações e Contribuições para a Sociedade Gratuitas ou com Subsídios Violência e Direitos Humanos

Objetivos do Serviço Prestado

Número de Beneficiários

Unidade: Guaíba Observatório de Direitos Humanos

Realização de palestras sobre direitos humanos fundamentais nas escolas de Guaíba; Realização de oficinas sobre o aumento dos episódios de violência social na região; Produção de material informativo, sobre direitos humanos e garantias fundamentais das crianças.

20

Total

20

Projeto Superação

É estabelecido de forma sistemática com a realização de visitas domiciliares, grupos e atendimentos individuais. Além disso, para ampliar a proximidade das famílias e para aumentar a participação destas nas questões comunitárias, dar-se-á início à realização de eventos abertos à comunidade, como projeção de filmes, palestras, entre outros. Público atendido: comunidade Getúlio Vargas, localizada no bairro Mathias Velho.

120

Prevenção e estratégias de enfrentamento à violência de gênero na escola

Ações e programas para romper com a cultura patriarcal e conservadora em que a violência é tolerável, visto que ainda percebe-se na relação entre alunos que denotam dominação, assujeitamento e até desrespeito. Público atendido: âmbito escolar, famílias e comunidade.

400

Total

520

Unidade: Canoas

Serviços, Ações e Contribuições para a Sociedade Gratuitas ou com Subsídios Atividades Culturais

Objetivos do Serviço Prestado

Número de Beneficiários

Unidade: Canoas Escolas FDE em São Paulo e Campinas

Estudar os critérios de projeto utilizados nas escolas. Compreender os elementos de linguagem que são comuns entre os projetos. Identificar a relação existente dos projetos das escolas com a tradição da arquitetura moderna. Público atendido: escolas padrão FDE.

Museu de Ciências Naturais Como Eixo Integrador do Desenvolvimento e Inclusão Social

Implantar um canal de troca de experiências entre a sociedade e a Universidade, atuando diretamente na relação ensino-aprendizagem; Fomentar o desenvolvimento socioambiental das comunidades através da divulgação de conhecimentos técnico-científicos com vistas à melhoria da qualidade de vida e da visão da realidade junto à população. Ações voltadas a crianças, jovens e adultos e a pessoas com deficiência, buscando efetivar a inclusão social. Público atendido: comunidade em geral.

2.500

Total

2.507

7 escolas

36


Outras Atividades Extensionistas Durante o período que compreende fevereiro e dezembro de 2014, foram realizadas 522 atividades de extensão em nove Unidades presenciais da Ulbra no Rio Grande do Sul e nos polos EAD da Universidade no Brasil. Ao todo, 70.764 inscritos participaram de oficinas, palestras e cursos sobre temas diversos, como mobilidade motora adaptada, medicina legal, Língua Brasileira de Sinais (Libras), toxicologia forense, fóruns de ensino, datas comemorativas, entre outras ações de interesse diretamente relacionadas às demandas da comunidade acadêmica da Instituição.

Unidades Presenciais

Cursos

Participantes

Eventos

Participantes

Cachoeira do Sul

13

375

79

11.185

Canoas

70

2.415

20

11.312

Carazinho

25

1.428

68

14.762

Gravataí

6

204

17

2.433

Guaíba

4

197

12

2.362

Porto Alegre

-

-

3

67

São Jerônimo

5

130

44

7.711

Santa Maria

2

38

36

2.879

Torres

12

270

30

8.989

Polos EAD Brasil

6

1.384

64

2.623

Totais Gerais

143

6.441

373

64.323

37


Atividades da Ulbra Canoas no Dia Nacional de Responsabilidade Social no Ensino Superior em 2014

PROJETOS COMUNITĂ RIOS 2014

38


Projetos Comunitários 2014

Programa: Qualidade de Vida e Saúde Projeto/Curso

Resumo

Beneficiários

Investimento Aproximado Horária Docente e Encargos R$

Unidade: Canoas O Bebê e Seu Mundo – Semana do Bebê de Canela / Medicina

O projeto idealizado por professores do curso de Medicina e acolhido pela Prefeitura e a comunidade de Canela-RS, tornando-se Lei Municipal nº 2.906, em 26 de dezembro de 2009. Acontece desde o ano 2000 e tem o apoio dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Odontologia, Pedagogia, Psicologia e Educação Física, que realizam oficinas. Ocorrem encontros comunitários, seminário internacional, fórum parlamentar e social, com ações integradas em prol do bom desenvolvimento biopsicossocial do bebê e de sua família. O público é a comunidade e os profissionais das áreas social, jurídica, da saúde e educação.

7.500

24.400,00

A Vivência de Conteúdos Culturais para Promoção e Prevenção da Saúde / Educação Física

O projeto estimula as pessoas com dependência química e/ou um transtorno psiquiátrico a participarem de atividades esportivas, intelectuais, sociais, manuais e turísticas, proporcionando-lhes uma nova relação com o meio em que estão inseridos, melhoria na qualidade de vida e a adesão ao tratamento e prevenção da recaída. As atividades ocorrem no Complexo Esportivo da Ulbra.

50

6.099,00

Atenção Fisioterapêutica Comunitária na Infância / Fisioterapia

O projeto atende bebês com transtornos no desenvolvimento neuropsicomotor, encaminhados pelo Hospital Universitário Canoas, Unidades Básicas de Saúde e /ou pela comunidade.

24

12.196,00

Atendimento Odontológico e Procedimentos Bucomaxilofaciais em Animais Domésticos / Medicina Veterinária

O projeto atende demandas da comunidade carente, relativas a animais portadores de doenças específicas da cavidade oral, visando à manutenção da saúde geral. Promove a Semana da Saúde Bucal em Cães e Gatos, orientando proprietários na necessidade de uma rotina de higienização oral destes animais, visando prevenir doenças.

232

12.196,00

39


Atenção Integrada à Instituição de Longa Permanência para Idosos de Baixa Renda / Medicina

O projeto capacita os funcionários da instituição atendida para a adequação às normas RDC 283/2005. Realiza ações sociais e estudos científicos voltados aos idosos, familiares e funcionários, elabora e avalia prontuários e fluxogramas de atendimento para situações de urgência. Atua no campo do saber e de atuação social sobre o envelhecimento humano na sua plenitude.

400

6.099,00

Dança na Terceira Idade / Dança

O projeto proporciona aulas de dança a idosos do programa Ulbra para a Terceira Idade (Ulbrati). As atividades recreativas incluem exercícios de criação, improvisação e expressão corporal. Os exercícios são recreativos e terapêuticos, uma vez que auxiliam na prevenção e tratamento de síndromes geriátricas típicas, como o Mal de Alzheimer, Parkinson e doenças degenerativas do sistema nervoso.

160

9.150,00

Fisioterapia Aquática na Por meio deste projeto, alunos desenvolvem Terceira Idade / Fisioterapia exercícios hidroaeróbicos aos integrantes do programa Ulbra para a Terceira Idade (Ulbrati). A iniciativa tem como objetivo proporcionar saúde e qualidade de vida para homens e mulheres acima dos 60 anos de idade. Os encontros semanais também geram dados para pesquisas científicas e estudos relacionados ao envelhecimento humano.

72

24.400,00

Hospital Ursinho Ulbra / Medicina

Neste projeto, universitários ensinam às crianças, nas escolas, sobre a importância da vivência hospitalar e de uma vida saudável. Os acadêmicos simulam atendimentos clínicos em ursinhos de pelúcia. A proposta da brincadeira é a de criar laços de confiança com meninos e meninas entre 4 e 7 anos, estimulando-os a lidarem com seus medos de médicos e de hospitais.

300

11.196,00

Mantendo Sorrisos / Odontologia

O projeto presta atendimento odontológico gratuito para crianças de famílias carentes. Por meio de atividades lúdicas e brincadeiras, durante as consultas de triagem, ocorre a conscientização dos alunos da educação básica sobre a importância da higiene oral na prevenção de cáries, tártaros e outras doenças bucais.

1.600

48.784,00

40


Projeto Sóriso o Brincar: Humanizando a Internação Hospitalar / Medicina

Neste projeto, alunos desenvolvem atividades recreativas junto a pacientes da ala infantil do Hospital Universitário Canoas. A iniciativa inclui a organização de brincadeiras, sessões de teatro de fantoches, rodas de violão, entre outras ações lúdicas que objetivam proporcionar conforto e lazer para as crianças hospitalizadas e suas famílias.

800

24.400,00

Prevenção do Câncer de Pele - Rastreamento, Tratamento e Orientação da População de Canoas / Medicina

O projeto busca conscientizar a população sobre a importância da prevenção e tratamento do câncer de pele. Universitários organizam palestras e seminários educativos, nas quais efetuam o diagnóstico de lesões malignas e pré-malignas em homens e mulheres de todas as idades. A iniciativa tem parceria com dermatologistas do Hospital Universitário Canoas.

120

36.588,00

Prevenção e Tratamento do Trauma Dentário / Odontologia

O projeto proporciona atendimento odontológico de urgência e acompanhamento clínico de pacientes vítimas de traumas dentários. A iniciativa é desenvolvida por universitários e contempla a comunidade carente da região de Canoas.

170

11.196,00

Programa de Educação pelo Trabalho - PET no Município de Canoas / Enfermagem

Com este projeto, estudantes dos cursos de Enfermagem, Medicina, Odontologia, Farmácia, Fisioterapia, Psicologia e Serviço Social colocam em prática seus conhecimentos enquanto instruem agentes comunitários de Canoas sobre cuidados prénatais para partos e purpúreos.

412

11.196,00

Promoção e Educação da Saúde para a População das Escolas da Ulbra / Fonoaudiologia / Medicina / Psicologia

Neste projeto, universitários desenvolvem atividades de promoção e educação em saúde junto de estudantes da Rede de Escolas da Ulbra.

600

33.539,00

Reabilitação Cardiorrespiratória / Fisioterapia

O projeto é voltado para o atendimento ambulatorial de pacientes idosos portadores de problemas cardiorrespiratórios. As consultas são realizadas por alunos, no ambulatório do Hospital Universitário de Canoas. A iniciativa busca atenuar o descondicionamento cardiorrespiratório dos pacientes.

100

6.100,00

Projeto Cuidare / Serviço Social

O projeto oferece acompanhamento a famílias que vivenciam situações de vulnerabilidade e risco social, como casos de abuso de álcool e drogas, violência doméstica, dificuldades escolares e apoio de pacientes crônicos. Ocorrem entrevistas individuais, dinâmicas de grupo, visitas domiciliares e abordagens coletivas multidisciplinares, entre outras ações interventivas de caráter socioassistencial.

70

11.196,00

41


Recreação e o Esporte Escolar na Perspectiva da Inclusão / Educação Física

O projeto visa incentivar e qualificar a prática esportiva escolar por meio de atividades recreativas, como aulas de ginástica, danças e lutas. As ações contemplam alunos carentes de escolas públicas e associações comunitárias da região de Canoas.

240

11.196,00

Superação - Grupo de Fortalecimento de Vínculos e Segurança Alimentar / Serviço Social

Neste projeto, são trabalhados temas relacionados à educação alimentar junto de diversas famílias que integram a Associação de Moradores da Vila Getúlio Vargas (Amovig), instituição situada no Bairro Mathias Velho. Todas as ações são documentadas.

65

18.300,00

Suporte Odontológico ao Paciente Oncológico / Odontologia

Este projeto pioneiro proporciona cuidados odontológicos para homens e mulheres diagnosticados com câncer nas regiões da cabeça e/ou pescoço. Os pacientes contemplados são referendados pela Secretaria Municipal da Saúde de Canoas e encaminhados para a Clínica-Escola de Odontologia da Ulbra, onde recebem atendimentos semanais durante as fases pré, trans e pós-radioterapia/quimioterapia e/ou cirurgia.

565

24.400,00

Ulbra para a Terceira Idade / Educação Física

No projeto Ulbra para a Terceira Idade (Ulbrati), acadêmicos de Educação Física, Pedagogia, Psicologia, Administração, Direito e Sistemas de Informação realizam ações lúdicas de inclusão digital e de promoção da saúde física e mental junto de homens e mulheres idosas com mais de 60 anos. As atividades incluem aulas de dança, turmas de ginástica, passeios recreativos, viagens e lições de informática.

120

24.400,00

Voz e Audição: Manutenção Este projeto presta suporte aos pacientes Eficiente e Qualidade de do Hospital Universitário Canoas que Vida / Fonoaudiologia utilizam os serviços de saúde auditiva de alta complexidade. Ocorrem palestras e seminários sobre temas relacionados à fisiologia da audição, causas e sintomas da perda auditiva, técnicas de comunicação e orientações de uso e manuseio de Aparelhos de Amplificação Sonora Individuais (AASI).

300

27.450,00

200

9.150,00

Unidade: Gravataí Escolas Esportivas / Educação Física Licenciatura

Universitários estimulam a prática de esportes em equipe, como voleibol e futsal, para estudantes de escolas públicas de ensino médio e fundamental da região de Gravataí. Ocorrem exercícios de alongamento, aquecimento, treinos, partidas e campeonatos em categorias de futsal mirim infantil, infanto-juvenil e de voleibol misto.

42


Trekking Escolar / Educação Física Licenciatura

Universitários unem exercícios físicos com conhecimentos de diversas disciplinas para ensinar estudantes de escolas públicas de Gravataí sobre a importância da preservação ambiental. Durante passeios em matas nativas, crianças e adolescentes aprendem mais sobre Geografia, História, Biologia, Português e Matemática.

200

9.150,00

Ulbra para a Terceira Idade (Ulbrati) / Educação Física

O projeto tem a finalidade de promover atividades recreativas e dinâmicas em turmas de homens e mulheres com mais de 50 anos de idade. Os encontros são realizados semanalmente.

104

9.150,00

124

11.196,00

O projeto oportuniza o contato de homens e mulheres com mais de 60 anos com o ambiente universitário. Acadêmicos colocam em prática seus conhecimentos, ao mesmo tempo em que desenvolvem atividades lúdicas e recreativas com turmas de idosos.

20

11.196,00

Atenção aos Pacientes Portadores de Desordens Neurofuncionais e seus Familiares / Fisioterapia

O projeto proporciona assistência fisioterapêutica e psicológica para pacientes e familiares de portadores de patologias neurológicas residentes na região de Torres. As consultas são realizadas mediante agendamentos.

24

11.196,00

Atendimento Odontológico Hospitalar / Odontologia

Acadêmicos prestam atendimentos gratuitos para pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), do Hospital Nossa Senhora de Navegantes, em Torres. A iniciativa prevê o tratamento preventivo de doenças como gengivite, periodontite, infecções bacterianas, fúngicas ou virais, e complicações que podem agravar o quadro clínico dos enfermos. As visitas tem o acompanhamento de professor-orientador.

120

6.100,00

Unidade: Guaíba Ulbra para a Terceira Idade Alunos de Administração, Direito, Educação (Ulbrati) / Educação Física - Física, Pedagogia e Psicologia desenvolvem Licenciatura ações recreativas para idosos de Guaíba, em aulas de dança, ginástica, passeios guiados e palestras. A comunidade acadêmica pratica os conhecimentos adquiridos em aula, trabalha a autoestima e o bem-estar de pessoas com mais de 60 anos de idade. Unidade: Porto Alegre Ulbra para a Terceira Idade (Ulbrati) / Administração

Unidade: Torres

43


Atendimento ao Idoso Institucionalizado pelos Alunos do Curso de Odontologia / Odontologia

O projeto previne e trata lesões bucais e traumas ortodônticos em idosos institucionalizados na Associação de Velhinhos de Torres (SLAVE), por meio de exames, consultas e atendimentos semanais avaliativos, analisados estatisticamente por um software de computador que auxilia o acompanhamento dos pacientes. Aqueles que apresentam necessidades de tratamento ou diagnóstico de lesões cancerígenas bucais são encaminhados à Clínica-Escola de Odontologia da Ulbra Torres.

35

6.100,00

Banco de Dentes Humanos / Odontologia

O projeto possibilita o aprendizado das características anatômicas, o uso de dentes em atividades laboratoriais pré-clínicas, para pesquisas realizadas em trabalhos de conclusão de curso (TCC), dissertações de mestrado e teses de doutorado. Dessa forma, alunos e pesquisadores de diferentes instituições de ensino superior são beneficiados pelo programa que, além de prevenir a prática ilegal do comércio de dentes, fomenta o desenvolvimento acadêmico.

600

11.196,00

Fisioterapia em Geriatria / Fisioterapia

O projeto proporciona saúde e bemestar para idosos do Lar dos Velhinhos. Desenvolvida por alunos, a iniciativa prevê a realização de exercícios de correção postural, fundamentais para prevenir e tratar o aparecimento de doenças degenerativas do sistema nervoso central.

29

11.196,00

Fisioterapia na Hemodiálise no Hospital Nossa Senhora dos Navegantes / Fisioterapia

Com o objetivo de atenuar os sintomas provocados pela insuficiência renal crônica em pacientes do Hospital Nossa Senhora dos Navegantes, em Torres, acadêmicos elaboram programas de exercícios específicos para o tratamento de adultos e idosos com complicações renais, com supervisão de um professor.

15

5.598,00

Prevalência e Prevenção das Mordidas Cruzadas em Escolares do Município de Torres / Odontologia

Com esta iniciativa, alunos colocam em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula enquanto realizam tratamentos preventivos de recuperação junto a pacientes portadores de alterações transversais nos arcos dentários (mordida cruzada). O projeto prevê o desenvolvimento de triagens e exames de diagnóstico,sob a supervisão de um professor.

700

24.400,00

Programa de Prevenção e Tratamento da Incontinência Urinária em Mulheres do Litoral Norte do RS / Fisioterapia

Por meio deste projeto, acadêmicos desenvolvem exercícios terapêuticos com o objetivo de prevenir a proliferação de casos de incontinência urinária na população feminina do Litoral Norte gaúcho. Os atendimentos são realizados no campus da Ulbra, mediante agendamento prévio.

17

24.400,00

44


Programa de Atividade Motora Adaptada (AMA) / Educação Física

Acadêmicos de Educação Física, Fisioterapia e Enfermagem desenvolvem exercícios rítmicos, psicomotores e de expressão corporal junto a pessoas com deficiência, da comunidade local. Ocorrem aulas de ginástica aeróbica, caminhadas orientadas e treinos em modalidades esportivas adaptadas, como futebol e voleibol, além de eventos recreativos, visando à inclusão social dos integrantes do AMA.

200

18.300,00

Programa de Educação e Motivação em Saúde Bucal: de Boca Aberta para o Mundo / Odontologia

Acadêmicos e docentes dos cursos de Odontologia e Pedagogia desenvolvem ações visando à promoção da saúde bucal de alunos do ensino fundamental da rede pública da região de Torres. Os trabalhos lúdicos envolvendo aplicações de fluoreto têm como objetivo conscientizar as crianças sobre a importância da higiene oral.

1.300

12.196,00

Projeto de Atendimento Odontológico para Núcleos Especiais e Sala de Espera / Odontologia / Psicologia

O projeto proporciona atendimento odontológico e psicológico para a população de baixa renda. As consultas são realizadas por universitários, mediante agendamento.

380

18.294,00

Saúde e Qualidade de Vida na Aldeia Nhuú Porá / Odontologia

Universitários atuam num projeto de promoção em saúde na aldeia guarani de Nhuù Porã, em Torres. Mediante visitas semanais, os estudantes realizam triagens, consultas avaliativas e exames junto aos habitantes da aldeia. Com esse trabalho comunitário, ajudam a prefeitura na construção de sólidas políticas públicas na área da saúde.

250

12.196,00

Saúde em Foco: Atendimento de Atenção Primária em Saúde para Adolescentes e Adultos / Enfermagem

Jovens, adolescentes e adultos aprendem sobre a importância da higiene para o combate a doenças e promoção da qualidade de vida. A iniciativa ministrada por universitários ainda contempla a realização de diagnósticos, campanhas de vacinação, de prevenção à verminose, educação sexual e de estímulo à alimentação saudável.

800

18.294,00

O projeto proporciona a prática do atletismo para escolares, tendo em vista conhecerem e vivenciarem o esporte, que era pouco praticado nos colégios da região. São praticadas as modalidades de corrida, arremesso, lançamentos, salto em altura e salto em distância, utilizando a estrutura e equipamentos da Ulbra. São atendidas cerca de 140 crianças, meninos e meninas, com idades entre 10 e 17 anos, das cidades de São Jerônimo, General Câmara, Triunfo, Charqueadas, Arroio dos Ratos, Butiá e Minas do Leão.

210

30.490,00

Unidade: São Jerônimo Oportunizando o Esporte para Crianças e Adolescentes da Região Carbonífera - RS / Educação Física

45


Unidade: Cachoeira do Sul Hipoterapia como Tratamento de Distúrbios Neuropsicológicos / Fisioterapia

O projeto existe há mais de seis anos e já beneficiou centenas de pessoas entre crianças e adultos. Além da atenção em hipoterapia, o programa realiza jantares beneficentes, desfiles em datas comemorativas, viagens de aprimoramento, entre outras ações, que projetam a Instituição como mediadora de um trabalho que proporciona o desenvolvimento de valores, atitudes, habilidades e competências, como: respeito, ética, sensibilidade, empatia, compromisso e responsabilidade, que são necessárias para a formação integral de profissionais das áreas humanas e da saúde.

18

12.196,00

O projeto busca a responsabilidade social, inserindo o acadêmico na comunidade menos favorecida, de forma que ele interfira de maneira positiva na comunidade. O atendimento das famílias é feito pelo acadêmico nas escolas de ensino fundamental onde estão matriculadas as crianças das famílias adotadas. O objetivo é promover atividades de educação e prestação de serviços na área da saúde, visando melhor qualidade de vida das famílias dos bairros Esperança e Nova Ouro Preto. São realizadas palestras na área da saúde com temas como hábitos de higiene, sexualidade, contracepção.

495

6.098,00

Unidade: Carazinho Ulbra Adotando Famílias Ação Integrada em Saúde e Cidadania / Enfermagem

46


Programa: Meio Ambiente e Sustentabilidade

Projeto/Curso

Resumo

Beneficiários

Investimento Aproximado Horária Docente e Encargos R$

Unidade: Canoas Análise da Vulnerabilidade Socioambiental de uma Cooperativa de Catadores em Porto Alegre / Engenharia Ambiental

Realizado com pessoas da Cooperativa de Catadores da Restinga (Coopertinga), em Porto Alegre, o projeto visa à reinserção social dos cooperados na atividade de reciclagem, trabalhando o vínculo entre o manejo adequado dos resíduos sólidos e a saúde ambiental, promovendo ações de saúde mental, empoderamento feminino e reconhecimento social perante a sociedade. Tais ações visam à reestruturação da Coopertinga de acordo com as normas ambientais vigentes de proteção e promoção do meio ambiente.

50

25.917,00

Geres Ulbra / Engenharia Ambiental

Tem por finalidade promover uma sistematização de ações relacionadas à gestão de resíduos, envolvendo a comunidade acadêmica e externa. Foi realizado um diagnóstico das condições de segregação, acondicionamento e destinação de resíduos sólidos do campus da Ulbra Canoas, na Rede de Escolas da Ulbra e nos órgãos, instituições e empresas interessadas. A partir daí é desenvolvido um trabalho de educação e mobilização com o objetivo de reduzir sua geração e, quando possível, obter retorno financeiro por sua reutilização, reciclagem, acondicionamento e destinação.

1.700

22.868,00

Recuperação Osteológica da Baleia Franca (Eubalena Australis) da Ulbra / Ciências Biológicas

Recuperação de um esqueleto quase completo de Baleia Franca (Eubalena Australis) com cerca de 13,5m de comprimento, que está exposta desde 2008, ao ar livre, no campus Canoas. A recuperação deve acontecer com a ajuda dos docentes e discentes de todos os cursos da Instituição que desejarem participar, bem como pessoas da comunidade. O processo de recuperação será conduzido com as principais técnicas que a Ulbra dispõe, pois se trata de um acervo raríssimo que a Universidade tem em seu acervo e serve de referência para o público em geral e a comunidade científica.

6.000

24.392,00

47


Unidade: Gravataí Reciclo-óleo: Sustentabilidade e Preservação Ambiental no Descarte Correto do Óleo de Cozinha / Ciências Biológicas

O programa de extensão e pesquisa em reciclagem de óleo de cozinha, Reciclo-óleo, visa conscientizar e mobilizar a comunidade quanto à necessidade de exercer a cidadania e cuidar do meio ambiente. O projeto promove palestras e ensina pessoas da comunidade a fabricarem sabão e detergentes, tendo como base o óleo de cozinha já utilizado e que seria descartado. Dessa forma, proporciona um destino adequado ao óleo residual, sem gerar degradação e prejuízo ao meio ambiente, resultando, assim, em uma alternativa social, econômica e ambientalmente correta, contribuindo, dessa forma, para o desenvolvimento sustentável.

50

9.147,00

O projeto Educação Ambiental e a Sustentabilidade do Meio Ambiente visa atender a comunidade, os acadêmicos e a escola a qual estamos inseridos. Serão realizadas reuniões com os integrantes visando à construção de ações para o mapeamento do projeto. O público-alvo será estudantes da quinta série do ensino fundamental, onde serão desenvolvidas aulas teóricas e práticas, palestras, gincanas e outras ações, as quais venham a multiplicar os conhecimentos sobre o tema proposto. Todas essas ações propostas serão desenvolvidas pelos acadêmicos voluntários cadastrados no projeto.

30

15.245,00

Unidade: São Jerônimo Educação Ambiental e a Sustentabilidade do Meio Ambiente / Ciências Biológicas

48


Programa: Comunicação, Mídia e Marketing Projeto/Curso

Resumo

Beneficiários

Investimento Aproximado Horária Docente e Encargos R$

Unidade Canoas Marcas & Líderes 2015 / Comunicação Social

O objetivo do projeto é identificar, junto aos consumidores canoenses, quais as marcas e personalidades mais lembradas, e qual a sua participação nas mentes destes consumidores. Posteriormente, em parceria com a Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Canoas (CICS) e o jornal Diário de Canoas, transforma os resultados em uma premiação. Desde o ano 2000, a pesquisa é anualmente realizada pelos alunos da Ulbra, sob a orientação e supervisão de professores do curso. O planejamento de todas as etapas do projeto é feito, ao longo do ano, pelos três parceiros.

2.000

24.392,00

Ver o Mundo - Oficina de Fotografia Digital em 3D / Fotografia

O projeto busca a inclusão e promove uma ação contra a estigmatização de populações carentes e a democratização dos meios de comunicação. Neste contexto, a aprendizagem e a prática da fotografia atuam como instrumentos de socialização e de recuperação da autoestima entre comunidades de baixa renda. São propostas oficinas não só preocupado com conteúdo técnico, mas também o desenvolvimento pessoal que acontece paralelamente à condução deste aprendizado.

45

12.196,00

Vídeo nas Escolas: Registro das Relações Étnico-raciais / Comunicação Social / Jornalismo

O projeto se propõe documentar as relações étnico-raciais nas escolas de Canoas a partir da perspectiva dos estudantes. Estudantes previamente selecionados participam de formação em produção audiovisual e em relações étnico raciais. Em um segundo momento, produzem webdocs de curta duração sobre o tema em suas respectivas escolas. Os produtos audiovisuais serão utilizados para fomentar discussões ampliadas nas escolas e, igualmente, resultará em produção científica de professores e universitários envolvidos no projeto. A proposta vincula-se ao curso de Comunicação Social, ao Núcleo de Produção Audiovisual e ao Núcleo de Estudos Afrobrasileiro e Indígena da Universidade.

40

18.294,00

49


Programa: Tecnologia, Produção e Inovação

Projeto/Curso

Resumo

Beneficiários

Investimento Aproximado Horária Docente e Encargos R$

2.000

12.196,00

Beneficiários

Investimento Aproximado Horária Docente e Encargos R$

5.002

24.392,00

Unidade Torres Mandando Bem no Enem / Análise e Desenvolvimento de Sistemas

É um aplicativo de jogo para auxiliar os alunos a estudarem para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O usuário poderá acessar o jogo em Smartphones, tablets e no seu computador pessoal. O usuário tem a opção de escolher o tema das perguntas (matemática, português, etc.), escolher o grau de dificuldade e a quantidade de questões para responder. Ao final do jogo, serão apresentadas a pontuação e as alternativas respondidas de forma correta e incorreta, juntamente com um ranking geral de melhores pontuações.

Programa: Memória Social e Patrimônio Cultural

Projeto/Curso

Resumo

Unidade Canoas Museu de Ciências como Eixo Integrador do Desenvolvimento e Inclusão Social / Ciências Biológicas

Visa compartilhar e difundir o saber científico, que faz parte do cotidiano da humanidade. Assim, a divulgação pública dos achados da ciência, em uma sociedade que se sustenta no conhecimento científico, desempenha um papel central na sociedade contemporânea, tanto na formação do cidadão como na gestão da democracia. O objetivo é implantar um canal de troca de experiências entre a sociedade e a Universidade, atuando diretamente na relação ensino-aprendizagem, focados em fomentar o desenvolvimento socioambiental das comunidades através da divulgação de conhecimentos técnico-científicos. Utiliza o acervo interatividade, produzindo serviços ou gerando produtos que ressaltem o valor da natureza como um bem a ser preservado e que garantirá nosso futuro no planeta.

50


Programa de Leitura Fome de Ler / Letras

O programa é uma parceria com a Prefeitura Municipal de Canoas, a Rede de Escolas da Ulbra e secretarias municipais de Educação da região Centro-Sul do Estado. Beneficia comunidades urbanas e rurais de 31 municípios. Incentiva a formação de mediadores de leitura e articula ações de letramento, envolvendo escritores e ilustradores brasileiros, acadêmicos da Universidade, educadores, alunos e instituições das comunidades escolares. Promove a circulação e a leitura de obras literárias do escritor escolhido em cada município. Visa estimular a apropriação do livro como objeto cultural dos alunos e da comunidade, promovendo acompanhamento e troca entre educadores e alunos. Em Canoas, toda a rede municipal (43 escolas) aderiu ao programa de forma integral, com aquisição de 90 obras para cada escola, totalizando, somente este ano, um acervo de 2.500 obras, além dos 10.000 títulos adquiridos nos anos anteriores que também circulam. Em números totais, este ano teremos 58 encontros com 32 escritores em 74 escolas de 11 municípios. Novo integrante do programa é o Centro de Capacitação em Educação Inclusiva e Acessibilidade (Ceia) da Prefeitura de Canoas, com seus educadores e alunos especiais que já estão envolvidos no programa com todos os sentidos.

14.900

24.392,00

O Escritório Modelo propõe criar uma estrutura permanente de prestação de serviços de consultoria e assistência técnica em arquitetura e urbanismo. Objetiva fortalecer as relações com a comunidade, contribuir para a melhoria das condições ambientais e de uso dos espaços urbanos e residenciais. O público-alvo são comunidades tradicionalmente à margem da atuação profissional de arquitetos e urbanistas, especialmente moradores de assentamentos precários e comunidades indígenas.

1

36.588,00

Unidade Torres Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo / Arquitetura e Urbanismo

51

Profile for ULBRA

Relatório Social 2014 - Universidade Luterana do Brasil  

Relatório Social 2014 - Universidade Luterana do Brasil  

Profile for ulbra
Advertisement