Issuu on Google+

Açúcar Guarani aumenta sua participação na Companhia da Sena, sua unidade produtora de Moçambique São Paulo, 21 de dezembro de 2007 – A Açúcar Guarani S.A. firmou com a Sena Development Limited um contrato de compra e venda de ações, pelo qual a Guarani aumentará sua participação societária na Companhia de Sena, sua unidade produtora de Moçambique. A Açúcar Guarani adquiriu, em maio deste ano, 50% do capital da Sena Holdings, sociedade detentora de 91,12% da unidade de Moçambique. Uma vez obtidas as necessárias autorizações governamentais, a participação da Guarani na Sena Holdings passará de 50% para 75% da sociedade. A unidade Sena, localizada no município de Marromeu, tem capacidade de processamento de 800 mil toneladas de cana-de-açúcar de açúcar e produz dois tipos de açúcar, VHP e refinado. Conta atualmente com 9.300 colaboradores e é uma das quatro unidades produtoras de açúcar do país. Moçambique se beneficia do acordo Tudo fora as Armas (EBA – Everything But Arms) de iniciativa da União Européia, que proporciona acesso preferencial ao mercado europeu para, entre outros produtos, o açúcar.

Dados operacionais da unidade Sena: • • • •

800.000 toneladas de capacidade de processamento de cana-deaçúcar/ano 61.000 mil toneladas de açúcar na safra 2006/2007 14.600 hectares de área plantada na safra 2006/2007 9.300 colaboradores

Sobre a Açúcar Guarani A Açúcar Guarani é uma das empresas líderes do mercado sucroalcooleiro brasileiro. Tem como atividade principal a transformação da cana-de-açúcar em açúcar, etanol e energia. É a terceira maior processadora de cana-de-açúcar e a terceira maior produtora de açúcar do Brasil, além de estar entre as empresas que mais cresceram em produção de etanol nas duas últimas safras, com um processamento de 12,7 milhões de toneladas de cana-de-açúcar na safra 2007/2008.


A Guarani possui seis unidades industriais, sendo cinco no Brasil, na região noroeste do Estado de São Paulo, e uma em Marromeu, Moçambique, na África, além de um projeto greenfield, no município de Pedranópolis, em São Paulo. A Guarani tem como estratégia aumentar sua produção de etanol, consolidar sua liderança em produtos de alto valor agregado e com maior margem, crescer seletivamente em mercados estratégicos no Brasil e no mundo e continuar reduzindo custos e aumentando sua eficiência operacional. A Tereos, acionista controladora da Guarani, é uma cooperativa agro-industrial com experiência na produção de açúcar e álcool a partir da beterraba, da cana-de-açúcar e de cereais, na França e no mundo. É a quarta maior produtora de açúcar, a terceira maior produtora de álcool do mundo, bem como a terceira maior em produtos à base de amido da Europa. A Guarani acredita na importância de uma atuação positiva nas áreas social e ambiental. Para isso desenvolve projetos e ações nas comunidades circunvizinhas às suas unidades industriais, com foco em educação, saúde, cultura e lazer. Além disso, mantém projetos de reflorestamento, preservação de matas e de recuperação de nascentes fluviais.

Para mais informações: Bureau de Idéias Marcelo Quaglio 55 11 3679 9108 e-mail: marcelo@bureauideias.com.br


mmm