Issuu on Google+

Guia do calouro


SUMÁRIO Apresentação geral (UFSC, CCE e EGR) .......................................Pág.3

Aspectos gerais do Design que você deve saber ......................................Pág.10

Laboratórios ......................................Pág.16

Sobreviva ......................................Pág.18

Algumas lojas e gráficas para conhecer ......................................Pág.28

Uipi - Empresa Júnior de Design da UFSC ......................................Pág.31


Para iniciar, calouro esperto, parabéns pelo seu ingresso na Universidade Federal de Santa Catarina. Sabemos que você deu duro durante o ano inteiro para conseguir este feito (ou não), estudou o máximo que conseguia para finalmente entrar na faculdade e isso é só o começo de uma longa jornada dentro da graduação!


Agora você faz parte do Design/Animação/Produto UFSC, um grupo seleto (e estranho) de alunos que optaram por viver este ambiente diferente que pessoas de fora não costumam entender (nem nós.). Dentro deste grupo são diversos os caminhos a se seguir, e entre eles está a Uipi – Empresa Júnior de Design da UFSC. Para que você não chegue loucamente perdido neste novo solo, nós, da Uipi, bolamos este guia com dicas gerais sobre como um calouro pode sobreviver dentro desta adversa Universidade Federal, deste excepcional curso e como entender as suas extensões. A Universidade Federal de Santa Catarina (vulgo UFSC - União de Faculdades Separadas por Córregos), é uma instituição federal brasileira de ensino superior localizada na Ilha da Magia (conhecida também como Florianópolis) e também com mais quatro campi (em Araranguá, Curitibanos, Joinville e Blumenau).


A Universidade foi criada em dezembro de 1960 (fez 56 anos passado hein), e atualmente com 98 cursos de graduação e de pós-graduação.

18 de no ano conta cursos

A UFSC é dividida por Centros de Ensino que agrupam os cursos de graduação por áreas. São onze no total, dentro de todos eles está o CCE – Centro de Comunicação e Expressão. No caso, o seu centro! O CCE possui 3 blocos, sendo o bloco A (aquele no qual você terá sua vida acadêmica, desenhará vasos, frutas e corredores) a primeira construção da UFSC,


Logo no início da história da Universidade ele era o Centro de Estudos Básicos, os poucos cursos que eram oferecidos tinham as disciplinas dos seus dois primeiros anos (matérias básicas) oferecidas dentro do CCE, para então as específicas serem ministradas nos outros centros. A partir daí surge o ‘apelido’ que até hoje nomeia o centro: Básico. Também temos o bloco B, onde está o curso de Letras e Artes Cênicas e ainda o bloco D, mais novo prédio do CCE (Você deve estar se perguntando, mas e o bloco C? É o bloco do curso de Animação, logo atras do bloco A, que ainda está em construção) Dentro do Básico além dos cursos de Design e Animação também são oferecidos os seguintes cursos: Jornalismo (que por sinal, detêm de um segmento particular da edificação para eles), Cinema , Artes Cênicas e Letras.  


EFI

D

ru

RU

B A C

CCE

Centro de evento s

BU

Centro acadêmico

lIVROS E lIVROS

aUDITÓRIO hENRIQUE fONTES

uipi


Além de tudo, seu centro, situado em local privilegiado – no coração do campus –, ainda é palco de eventos culturais e divulgações, além de local de encontro e descanso dos estudantes na hora do almoço. Contando ainda com uma exímia apresentação artística às quartas feiras: o projeto 12 e 30 Cada centro é formado por departamentos, o CCE possui quatro: Expressão Gráfica - EGR Jornalismo - JOR Artes e Libras - DALi Linguas e Literatura Estrangeira - LLE Língua e Literatura Vernacular - LLV Vernaculo, adjetivo 1.próprio de um país, nação, região.


O EGR inicialmente foi criado como um departamento prestador de serviços, oferecendo disciplinas a outros cursos de graduação e pós-graduação da Universidade, nas áreas de desenho técnico, desenho geométrico, desenho arquitetônico, e vários outros desenhos. Até que em 1999 foi criado o primeiro curso do departamento: Comunicação e Expressão Visual (CEV para os íntimos). Em 2005 o curso mudou o nome para Design – Habilitação em Design Gráfico. E em 2009, ao completar 10 anos, as habilitações Design de Animação e Design de Produto também passaram a fazer parte dos cursos ofertados, em 2012 o currículo mudou de novo, unificando os cursos em Design, e agora em 2016 Animação virou um curso a parte (uma grande novela a história desse curso maravilhoso). Precisamos acrescentar também que agora o Design de Produto também passou a ser um curso único. É minha gente...


ASPECTOS GERAIS VOCÊ DEVE SABER

DO

DESIGN

QUE

D-E-S-I-G-N. Este é o curso que você está fazendo agora (nem designer nem desing, nem nada do tipo) DESIGNER. Este é o indíviduo que pratica a atividade do Design. Se você se formar, será um. Uipi. Este é o nome da Empresa Júnior de Design da UFSC. Mas preste atenção, calouro, viu que escrevemos Uipi, não UIPI, afinal Uipi não é uma sigla, mas sim uma palavra que vem do Tupi-Guarani e significa ‘começar’. Mais a frente você entenderá melhor do que se trata esta empresa!


CADe. Este é o Centro Acadêmico de Design da UFSC. É uma portinha laranja atrás do bloco A do CCE, logo ao final! CA é o órgão que nos representa! Que agrupa o pessoal para agilizar o que precisa ser feito pelos estudantes ou para os estudantes. Você pode e deve participar das reuniões que ocorrem semanalmente e das muitas atividades (tem sharing, tem cinema, tem mesa redonda...) Kuzcos. Essa é a Atlética do Design UFSC, que é quem incentiva a prática de esportes, integração e bom relacionamento entre os alunos do nosso curso e de toda a universidade. E qualquer pessoa do curso pode se tornar associada! Se quiser saber mais sobre o trabalho e ficar por dentro de todas as novidades da Atlética e como fazer parte, acesse e curta a página


“Design Kuzcos - Atlética do Design UFSC” no Facebook ou bata um papo com a Camila Zilli, que é a presidente. Copa do Mundo de Design. Este é o maior evento esportivo do mundo do design de Floripa. Não somente com o caráter esportivo, mas também o social e de entretenimento o evento reúne todas as faculdades de Design de Floripa para mostrarem o seu verdadeiro ‘Futebol-Arte’ (ou seria ‘Futebol-Design’?). O importante é que aqui não há desculpa para não participar, afinal este evento abraça a todos, sem exceção. Se você joga bem, és o verdadeiro Pelé, se consegue cometer falta nas suas próprias pernas, se é mulher, se é homem, se é designer ou enfim está mais   do que apto para entrar nas quadras do futebol de salão. Mas se mesmo assim você não quer jogar, não encontrou o time que é a sua cara, ou não formou um, ainda tem solução: há vagas para narrador de jogos, líderes de torcida, animadores, mas-


sagistas, fritadores de hambúrgueres, … espaço para participar não falta! N Design. Assim se chama o Encontro Nacional dos Estudantes de Design. É um dos maiores eventos de toda a América Latina realizado anualmente desde 1991, organizado voluntariamente por estudantes e para estudantes. O N é um encontro imperdível para um graduando como você. Nele você encontrará um espaço que reúne de 3 mil a 4 mil estudantes de Design de todo o país, promovendo discussões, troca de idéias, geração de soluções relativas a Design, um espaço para participar de workshops, oficinas, fazer o seu networking, ir a festas e fazer valer a pena! O N Design ocorre uma vez ao ano, normalmente no mês de Julho durante o período de férias em uma das cidades do país.


O encontro já ocorreu em todas as regiões brasileiras e este ano ele ocorerrá em Curitiba (PR). Costuma-se organizar delegações para ir ao evento (fiquem de olho), e a PRAE (Pró-Reitoria De Assuntos Estudantis, prazer) costuma (va) dar generosas ajudas, como pagar/fornecer o transporte, para o pessoal participar! R Design. É o Encontro Regional dos Estudantes de Design que acontece em todas as regiões do país em diferentes épocas do ano. Nós, de Floripa pertencemos ao grupo Sul (por essa você não esperava!). São 5 grupos: Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, Centro Oeste e Minhas Gerais e por ultimo Norte e Nordeste. Por enquanto sabemos que esse ano acontecerá a 14ª edição do evento, no mês de novembro, e que (muito importante) será em Floripa!! Vem coisa boa por aí!


Diferente do N, o R é um evento com abrangência muito menor, envolvendo em torno de 600 participantes, mas ainda vale muito a pena pra conheçer os designers mais perto de você. CONE. CONE Design é o Conselho Nacional dos Estudantes de Design, um espaço de debate e deliberação aberto a todos os estudantes de Design do Brasil. Todos têm direito a voz e sua participação é sempre muito bem vinda e fundamental. O CONE Design é presencial e suas reuniões acontecem duas vezes ao ano, na cidade-sede do N Design. A primeira edição acontece preferencialmente em Janeiro, e a segunda durante o próprio N Design. É como um Centro Acadêmico, porém muito maior e mais abrangente.


OS LABORATÓRIOS Os laboratórios ligados aos cursos de Design, Animação e Produto, são uma ótima oportunidade de aprendizado extra, coordenados por professores do curso, onde você pode encontrar uma oportudidade de bolsa ou um estágio. Vamos te falar um pouquinho sobre alguns deles. SIGMO - Significação de Marca, Informação e Comunicação Organizacional, Laboratório e grupo de pesquisa voltado para comunicação de marca. LOGO - Laboratório de Orientação da Gênese Organizacional, realiza atividades de ensino, pesquisa e extensão relativas às ações de marca. embasados em uma metodologia cocriativa, a TXM Branding, Revista Expressão Gráfica - O Projeto visa integrar os estudantes do curso no desenvolvimento, produção, manutenção e distribuição de uma revista


eletrônico-digital intitulada Expressão Gráfica – Tecnologia & Ciência. PRONTO 3D - Tecnologias direcionadas à prototipagem, como impressão 3D, corte a laser e CNC. Agora também é um fablab, com projetos sociais e aberto para a comunidade em dias pre determinados. G2E - tem por objetivo principal pesquisar, dentro da economia criativa, o universo do entretenimento sob a ótica da gestão do design e suas vertentes: design gráfico, projeto de produto, e design de animação. NIS - é um núcleo de pesquisa em formação dedicado ao estudo de Arte Sequencial e Histórias em Quadrinhos.


SOBREVIVA Pois é, você deixou de ser vestibulando para ser Universitário e é só isso? Agora tem algumas necessidades básicas de sobrevivência de universitário que você deve aprender. ALIMENTAÇÃO Nada como após uma manhã de longo e cansativo estudo uma bela de uma refeição que lhe dê energias para continuar lutando pela vida nesse mundo a fora. É aí que entra nosso adorável RU (Restaurante Universitário, prazer calouros). Neste ambiente deslumbrante de luxo e glamour encontra-se o nosso querido arroz, feijão e complemento, com direito a sobremesa e sucos de diversas cores no almoço e na janta (inclusive finais de semana!) a R$1,50 (UM E CINQUENTA!).


E o melhor, para usufruir de tudo isso você precisa apenas de sua carteirinha do RU. Com ela, você já poderá comprar seus passes. Para fazê- la é fácil, a partir das 8:00 você aparece com uma identificação e seu atestado de matrícula ali ao lado da ala A do RU (reconhecerá as enormes filas), ao lado também de onde comprará seus passes . AHHH e cuide dessa carteirinha, porque se perder, pagará a quantia significante de R$15,00 pela segunda via (a primeira é grátis). E depois disso é só aproveitar pra encontrar seus coleguinhas e seus veteranos para almoçar juntos. Afinal, fila do RU é o que há para você conseguir se enturmar. O banquete é servido de segunda a sexta no horário das 11:00 às 13:30hs e das 17:00 às 19:00hs; aos finais de semana, feriados e ponto facultativo das 11h00 às 13h00 e das


17:00 as 19:00hs. Pro cardápio só ir em www.ru.ufsc.br/ru MORADIA Você, como muitos de nós, não é um manézinho legítimo e vai se mudar só pra estudar numa Federal? Então você precisa de um lugar para chamar de lar! Sabe que estará se mudando para uma das capitais com um dos maiores custo de vida do país? Mas não se apavore! Universitário é universitário em todo lugar e é por isso que a gente divide! Se você é daqueles que não quer arranjar um apê para morar sozinho e esbanjar gasto, porém não tem amiguinhos aqui para dividir um, aqui está sua solução: www.classificados.inf.ufsc.br. Este é o site de classificados da UFSC, lá você vai encontrar desde um sofá ou um carro até colegas de quarto!


E se você der algumas voltinhas pelo campus não será difícil encontrar pelos murais ofertas de quartos para morar. E outra, se você e seus pais estão preocupados que todo o verão serão despejados, afinal Floripa é praia e em temporada que venham os turistas. Não se preocupe a locação de imóveis acontece pelo ano completo (pelo menos deve). TRANSPORTE Você, calouro digno de todo tipo de reconhecimento e admiração não ganhou um carro do papai por ter passado no vestibular? Não és o único! Afinal ‘Passar na Federal é o minímo que podia fazer’. Mas, sabe né, se não der, os principais ônibus que passam pela universidade são:


UFSC Semidireto - a cada 10 min - Da UFSC ao TICEN (Terminal Integrado do Centro, prazer) Volta ao Morro Carvoeira - a cada 20 min (Saída sul ou norte sairão do TICEN e passarão pela UFSC) Volta ao Morro Pantanal - a cada 20 min (Saída sul ou norte sairão do TICEN e passarão pela UFSC) Canasvieiras via UFSC - a cada 20 min (Vai até o TICAN, ideal pra ir pras praias do norte) Se você realmente quer saber mais sobre isso, horário e itinerários dos ônibus consulte a página do Consórcio Fenix: http://www.consorciofenix.com.br/. E não deixe de fazer a sua carteirinha de passe, afinal aqui na ilha apesar de termos uma tarifa incrivelmente absurda, estudante paga meia! Para fazer a sua basta levar alguns documentos como compro-


vante de matrícula, carteira de identidade, comprovante de residência atual e ir até o SETUF (Sindicato das empresas de transporte de Florianópolis) no centro tirar a sua fotografia! Em alguns minutos (ou mais) sairá com a carteira em mãos. Estas e outras informações você encontra no site http://www.setuf.com.br/passe-rapido/ SAÚDE Ultrapassou na dose para comemorar e agora está passando muito mal? Anda comendo as especiarias que nenhuma mãe recomenda e elas se voltaram contra você? Tá ficando dodói? Não se preocupe, a Universidade oferece um dos melhores hospitais da cidade, o HU (Hospital Universitário, se você não sabia).


O atendimento é gratuito e aberto a toda comunidade. E tem mais, você que agora é um estudante da Federal tem atendimento especial! Através do SASC (Serviço de Atendimento a Comunidade Acadêmica) sempre que você não estiver 100%, ao invés de ligar para mãe, você poderá recorrer aos especialistas do HU. Mas se o problema é mais em cima e você precisa de alguém para conversar também há o SAPSI (Serviço de Atendimento Psicológico) no departamento de Psicologia que pode lhe ajudar. Agora que você já sabe aonde ir caso ocorra algo, só precisa é se prevenir para que não ocorra. Passei no vestibular e agora tudo é festa? Pois é, não deem bobeira calouros! Usem camisinha. Não importa com quem você vai usar (aqui no design não tem essa de preconceito, ;) ) o importante é estar sempre prevenido.


Além disso, beber é legal, todos gostam. Porém, beber e dirigir é irresponsabilidade! Não queremos calouros irresponsáveis. Então, por favor, mostre que você tem mesmo uma cabeça de universitário. CONHECIMENTO Agora que tu és um aspirante a designer, se já não ouviu provavelmente vai ouvir que não se lê design. Porém, isso é um péssimo engano, um dos piores. Design é sim leitura! E não se deixe enganar, quem não lê está deixando de ter um diferencial! Calouro já é adulto, se não é será em breve (assim esperamos), e precisa estar ligado no que acontece no mundo e em sua futura profissão. Pra isso, aqui no Campus você encontra a livraria Livros e Livros, a Livraria


do CED e até Sebo, se dinheiro for o problema. Mas se realmente é problema, tem solução ainda melhor: a UFSC conta com a BU (Biblioteca Universitária) e com um documento de identidade e o atestado de matrícula é só caminhar até o balcão de lá e já poderá alugar seus livros. É possível retirar até 10 livros por vez e ficar com eles por até 15 dias. A renovação dos empréstimos 24 e consulta do acervo pode ser feita pelo site: www. bu.ufsc.br. Descendo a rampa interna da BU, há uma seção de periódicos, com os últimos números dos principais jornais e revistas do país e Estado.

Acabei de me mudar e estou sem internet. Ai Deus, que desespero! Tem notebook? Então aproveite que o Campus inteiro está munido de internet wireless gratuita. O que você precisa é só fazer o seu cadastro no www.ras. ufsc.br e pronto! Agora você já poderá navegar na internet.


Não possui notebook? Não sabe como fará seus trabalhos? Não se preocupe. O LabUFSC (Laboratório da Universidade Federal de Santa Catarina, prazer) está disponível para que você possa utilizar computadores conectados à internet de segunda a sexta das 8h às 22h, e sábados das 8h às 17h. O LabUFSC se localiza ao lado da entrada da BU, e para entrar basta levar a sua carteirinha do RU para liberar a catraca de acesso. Está com pressa e não vai dar tempo de ir até o LabUFSC? O próprio CCE possui um laboratório que você pode utilizar também. Ele fica no térreo do bloco A, no final do corredor da sala 001 (onde você passará um bom tempo botando a mão na massa), e para entrar lá você só precisa assinar uma lista que fica logo na entrada.


ALGUMAS LOJAS E GRÁFICAS PARA CONHECER Assim como todos nós que ingressamos nesse curso, você provavelmente receberá uma lista de materiais para adquirir para determinadas disciplinas, e em algum momento (isso acontecerá muito) terá que comparecer à uma gráfica para imprimir as coisas do trabalho final dos projetos e diversas cossitas mas que surgirão durante o curso. Por isso, pensamos em uma lista de gráficas e lojas as quais você poderá recorrer, Materiais artísticos e papelaria: - 6B Papelaria. Localizada no centro da cidade, na rua Conselheiro Mafra, nº538, - Papelaria Artes e Ofícios. Está na Trindade, na rua Lauro Linhares, nº477.


- HSP Art Sign Serigrafia. Localizada no bairro de campinas (para aqueles que estiverem do lado do Continente de Floripa) na Av. Osni João Vieira, nº 190. - Box Arts. Fica no Mercado Público, no centro da cidade também, no BOX 69. - GM2 Papéis Especiais. Também está na Trindade, na rua Lauro Linhares, nº1281. Gráficas: - Postmix. Gráfica muito conhecida pelos estudades de Design, Fica na entrada do Córrego Grande, rua João Pio Duarte Silva - Anequim. Fica ao lado da Postmix, também na rua João Pio Duarte Silva. - Duplic. Localizada na rua Profa. Maria Flora Pausewang (rua da entrada do HU).


- Mary Encadernações. Localizada na Agronômica, na servidão Franzoni. (Para quem procura por acabamentos mais especifícos e elaborados). Estes são alguns dos lugares que recomendamos, mas claro, você pode pesquisar e procurar saber de outros que possam ser melhores para você de acordo com a suas necessidades e comodidade.


Uipi - EMPRESA JÚNIOR DE DESIGN DA UFSC Você sabia que o curso de Design da UFSC possui uma Empresa Júnior? Pera aí, você nem sabe o que é uma Empresa Júnior? Tudo certo, já passamos por isso e então ai vai aquela ajuda!

Empresa Júnior é uma associação civil, sem fins econômicos, constituída e gerida exclusivamente por alunos de graduação de estabelecimentos de en sino superior. Ela presta serviços e desenvolve projetos, na área de atuação a que está vinculada - no nosso caso projetos de design - atendendo a outras empresas, entidades e sociedade em geral, sob a orientação de


professores e profissionais especializados. A Empresa Júnior tem a natureza de uma empresa real, com diretoria executiva, conselho de administração, estatuto e regimentos próprios. Ok. Entendi, empresa júnior. Mas e essa tal de Uipi? Uipi é o nome da EJ (Empresa Júnior) do Design UFSC . A Uipi é uma idéia que vem de longe porém foi fundada em 19 de Junho de 2009. E como funciona lá dentro? A Uipi é composta por seis diretorias: Diretoria da Presidência, Diretoria Administrativo-Financeiro, Diretoria de Marketing, Diretoria de Projetos, Diretoria de Gestão de Pessoas, e a Diretoria do Núcleo Comercial, e também o Conselho Administrativo.


Cada diretoria possui seu diretor e assessores. Através desta organização são deliberadas funções, como fazer o contato e a primeira reunião com o cliente, elaborar orçamentos, fazer contratos, elaborar o processo seletivo, controlar a imagem da empresa a representar a empresa politica e juridicamente. Caraca, que maneiro! E quanto eu vou ganhar com isso? Você vai ganhar experiência real dentro do mercado de trabalho, ganhar confiança para meter a cara nele quando designer, experiência empreendedora e profissional, vai ganhar a oportunidade de fazer a gestão de uma empresa real, ganhar valores a serem agregados pelo resto da vida, ganhar uma experiência sem igual, fazer bons contatos. Vai ganhar um diferencial.


Mas sabe como é né, já falamos que uma EJ tem apenas fins educacionais então nenhum dos membros participantes é remunerado com valores monetários, e com isso todo o capital que é arrecadado com os projetos oferecidos são revertidos para a empresa, podendo ser investido na capacitação dos membros, na infraestrutura da empresa ou no que for mais benéfico para a instituição. ADOREI! *-* Eu quero adquirir experiência no Design, aprender a trabalhar em equipe e administrar um empresa real. Pois então fique atento que em junho a Uipi abre suas portas para os novos membros através de um Processo Seletivo. Para participar, basta ser graduando da UFSC. E não se preocupe, você que ainda é calouro (puts eu não sei nada. :( ) também pode se inscrever e participar. Afinal, a intenção de uma Empresa Júnior é capacitar e estimular o crescimento. Aproveite!


Esperamos sinceramente que tenham gostado deste pequeno Guia introdutório à sua nova vivência dentro da Universidade. A partir de agora vocês estão livres para utilizá-lo da maneira que melhor entenderem. Mas lembre-se, calouro, nada de jogá-lo no chão ou poluir o ambiente com o papel, se não quiser mais mantê-lo contigo, por favor coloque-o devidamente em uma lixeira (e que seja no lixo reciclável!). Até breve! (:



Guia do Calouro 2017