Revista ASBRAV N°19

Page 20

ensino

Senai-PR investe em educação profissional Instituição oferece novos cursos e prevê ações para o segundo semestre do ano

A

20

partir do segundo semestre de 2016, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) no Paraná investe em mais projetos e ações e se prepara para lidar com o cenário atual do país. Conforme o diretor regional da instituição Marco Antonio Areias Secco, um dos projetos é concluir o Instituto Senai de Tecnologia em Alimentos e Refrigeração, localizado na cidade de Toledo, além de inovações nos segmentos de Educação Profissional e Tecnológica e de Tecnologia e Inovação. Na área de Serviços Tecnológicos e Inovação estão previstas ações voltadas para a garantia da qualidade, para o aumento da produtividade e inovação, com soluções tecnológicas integradas, planejadas conforme as demandas das indústrias. A finalização das obras do instituto, além de equipe técnica qualificada, contará com laboratórios físico-químico, de microbiologia e de análise sensorial para prestação de serviços. Nos projetos para o setor de refrigeração, há soluções integradas à rede do Senai no Paraná. Elas são direcionadas para o desenvolvimento de produtos, para a geração e compensação de energia, segurança em refrigeração industrial por fluído amônia e desenvolvimento de câmara para estudo de vida de prateleira em alimentos. Serviços de diagnósticos e projetos de eficiência e energética em sistemas de climatização e refrigeração também são disponibilizados. Além disso, está em fase de estudos a possibilidade da instalação de um Laboratório de Vazão e Pressão para os equipamentos de refrigeração, climatização e eficiência energética em condicionadores de ar. O investimento em Educação Profissional e Tecnológica de 2016 é outro fator de destaque da instituição. O diretor do Senai no Paraná ressalta o fortalecimento da prática pedagógica, com a elaboração de projetos voltados para a inovação e o empreendedorismo, e a inserção de tecnologias educacionais, por meio do investimento no desenvolvimento de aplicativos destinados aos alunos. “A Educação Profissional e Tecnológica ampliou seu portfólio em algumas unidades”, afirma Secco. Como exemplos, podem ser citados a oferta dos cursos Técnico em Eletrônica no Senai Apucarana, Técnico em Eletromecânica e Técnico em Qualidade

reprodução senai-rs/revista asbrav

Marco Antonio Areias Secco, diretor do Senai-PR no Senai Araucária, Técnico em Eletrotécnica em São Mateus do Sul, Técnico em Meio Ambiente no Senai Toledo, Pós-graduação Latu Sensu em Gerenciamento de Obras na Faculdade da Indústria Senai Curitiba e Pós-graduação Latu Sensu em Robótica com ênfase em Tecnologia da Educação na Faculdade da Indústria Senai CIC (Cidade Industrial de Curitiba). O cenário atual do país já é uma das preocupações do Senai no Paraná, que efetuou mudanças para auxiliar as indústrias. A instituição modificou a forma de precificação de suas consultorias, projetos de inovação e serviços laboratoriais, facilitando a contratação. Dessa forma, auxilia as empresas na manutenção ou no acréscimo dos investimentos em tecnologia e inovação. “A partir do segundo semestre, as empresas poderão, mediante a contratação de um plano de mensalidade, acessar a infraestrutura laboratorial do Senai no Paraná e nosso corpo de especialistas. Esses planos serão orientados para resolver os principais desafios da indústria brasileira”, explica Secco.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.