__MAIN_TEXT__

Page 1

informa INFORMATIVO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

08 a 14 de dezembro de 2014 | nº 493

Foto: Projeto ELOS

VestUfes 2015 começa dia 14 A Comissão Coordenadora do Vestibular (CCV) está finalizando os preparativos para a 2ª etapa do VestUfes 2015, que acontecerá nos dias 14, 15 e 16 de dezembro. Mais de 1.700 pessoas irão trabalhar nos 12 locais de prova distribuídos por sete cidades capixabas. São 19.795 candidatos na disputa pelas 4.178 vagas em 77 cursos da Ufes. As provas serão realizadas nas cidades de Vitória (Ufes, campus de Goiabeiras, e Multivix), Serra (Multivix), Vila Velha (Novo Milênio, Colégio Americano e Escola Senador João Calmon), Cariacica (Faculdade Pio XII, Colégio Cenecista e Escola Dr. Afonso Schwab), Alegre (Centro de Ciências Agrárias), São Mateus (Multivix) e Guarapari (Faculdade Pitágoras). Os locais de prova estão disponíveis no endereço eletrônico www.ccv.ufes.br, onde os candidatos também podem imprimir o cartão de inscrição. O resultado final do VestUfes 2015 está previsto para ser divulgado no dia 28 de janeiro. Os cinco cursos mais concorridos na categoria não optantes pela reserva de vagas são Medicina (69,7 por vaga), Direito (16,6), Engenharia Civil (14,2), Arquitetura (14,0) e Engenharia Mecânica (12,6). A relação candidato/vaga para o VestUfes 2015 também está disponível no endereço www.ccv.ufes.br.

Proex recebe propostas até 30 de dezembro Pág. 2

Ufes presente em missão oficial à Rússia Pág. 3

Na primeira etapa, o projeto registrou a rotina dos moradores da comunidade de Mata Fria

Projeto registra modo de vida de comunidades germânicas O trabalho é realizado pelo Departamento de Comunicação Social desde 2013 O Projeto de Extensão Elos - Doc. Etnográfico, desenvolvido pelo Departamento de Comunicação Social da Ufes, realiza desde 2013 um trabalho de produção audiovisual com as comunidades de origem germânica do Estado afastadas dos centros urbanos. O projeto consiste em documentar e registrar, em vídeo, os modos de vida dessas pessoas, além de capacitar alunos da rede pública dessas regiões, por meio de oficinas de vídeo, para que realizem produções audiovisuais com o olhar desses povos sobre seu ambiente e sua cultura. “O objetivo é permitir, sobretudo, que os sujeitos da pesquisa sejam também seus protagonistas, gerando mais um elemento de descoberta dos modos de vida das populações de origem germânica no Espírito Santo”, destaca a professora e coordenadora do projeto, Manuela Santos Neves. Por meio do Elos - Doc. Etnográfico, estudantes do curso de Comunicação Social vão a campo e põem em

prática os ensinamentos adquiridos em sala de aula. Ao final da experiência, a comunidade receberá um equipamento de filmagem para que continuem a produzir trabalhos audiovisuais. Na primeira etapa do projeto, a comunidade escolhida para participar das oficinas e da produção de vídeos foi Mata Fria, com cerca de 500 moradores, em sua maioria de origem pomerana, localizada no município de Afonso Cláudio. Vinculado ao Projeto Estudo Longitudinal de Saúde de Populações de Origem Germânica no Estado do Espírito Santo (Elos Saúde), o Elos – Doc. Etnográfico é uma parceria entre o Departamento de Comunicação Social e o Centro de Ciências da Saúde, com o apoio da Superintendência de Cultura e Comunicação. O projeto será finalizado em março de 2015, e o vídeo produzido será exibido na comunidade de Mata Fria em Afonso Cláudio, e no Cine Metrópolis, no campus de Goiabeiras.


A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci), em parceria com a Gerência de Segurança e Logística (GSL) da Ufes, está elaborando projetos para facilitar o acesso de pessoas com deficiência física dentro dos campi da Universidade. O projeto prevê ações como a implantação de rampas em prédios, adequação de calçadas e fechamento de buracos. “Além do planejamento físico, estamos trabalhando para fiscalizar o uso indevido de vagas destinadas aos deficientes físicos e o estacionamento em locais que bloqueiam o acesso às rampas”, relata o gerente de Segurança e Logística, Anival dos Santos. A iniciativa também pretende contemplar campanhas de conscientização dirigidas à comunidade acadêmica. “O papel da Proaeci é garantir que os direitos dos cidadãos não sejam infringidos, e faremos isso por meio da educação. Estamos dentro de um espaço acadêmico que visa à igualdade dos direitos”, afirma o diretor do Departamento de Cidadania e Direitos Humanos, Alexsandro Rodrigues. Estudantes e servidores da Ufes podem contribuir comunicando irregularidades à central de segurança por meio dos telefones 4009-2727, 99254-4640 e 99772-2884.

Proex abre edital para ações e programas Prazo para envio de propostas vai até 30 de dezembro Foto: David Protti

Ufes elabora ações para melhorar acessibilidade

O projeto Conservação e Restauração de Bens Culturais é uma das ações de extensão da Ufes

A Pró-Reitoria de Extensão (Proex) recebe até o dia 30 de dezembro propostas de ações e programas de extensão universitária que contemplem as condições definidas no Edital PROEX 2014/2015: ações e programas. As propostas devem ser apresentadas para projetos que tenham mais de 12 meses de registro no Sistema de Informação da Extensão (Siex). Somente docentes e técnicos-administrativos do quadro permanente da Ufes e que não estejam inadimplentes com a Proex podem submeter propostas. O Edital contempla ações a serem desenvolvidas nas seguintes áreas temáticas: comunicação, cultura, direitos humanos e justiça, educação, meio ambiente, saúde, tecnologia

e produção, trabalho e interdisciplinar. O valor máximo financiável por proposta é de R$ 5 mil, e os itens indicados são passagens, diárias, material de consumo e serviços de terceiros. As inscrições devem ser encaminhadas para o e-mail editais.proex@ ufes.br, em formulários específicos. O coordenador que efetuar a inscrição receberá um e-mail de confirmação da Proex, mas, caso isso não aconteça, ele deverá entrar em contato com a Pró-Reitoria até o dia 9 de janeiro de 2015. O resultado final das propostas contempladas será divulgado no dia 27 de fevereiro de 2015. O edital está disponível no endereço eletrônico www.proex.ufes.br.

Livro traz análise sobre unanimidade política no ES

2 | Informa

Divulgação

O livro "Estado em Questão – Pequenez, crime organizado e unanimidade", volume 1, do professor Roberto Garcia Simões, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Ufes, acaba de ser publicado pela Editora da Ufes (Edufes). A obra traz uma coletânea de artigos sobre política publicados pelo professor no jornal A Gazeta a partir dos anos 1990, abordando a inserção do Espírito Santo no contexto nacional e a análise dos governos de José Ignacio Ferreira, Paulo Hartung e Renato Casagrande. "O livro trata da unanimidade política que vigorou no Estado nos últimos 12 anos e abre algumas questões sobre o que virá a partir de 2015", destaca o professor. A obra poderá ser adquirida na Livraria da Ufes, localizada no Centro de Vivência, no campus de Goiabeiras.


Foto: Maria Luiza Silva

Foto: Jorge Medina

Ufes participa de missão à Rússia

Com 1.100 metros quadrados, o prédio foi inaugurado oficialmente no último dia 3

Sistema de Arquivos já abriga 14 mil caixas de documentos O local guarda documentos administrativos e processos O reitor Reinaldo Centoducatte inaugurou oficialmente, no dia 3 de dezembro, o prédio do Sistema de Arquivos da Ufes (Siarq). Localizado próximo à Biblioteca Central, o prédio tem uma área de 1.100 metros quadrados e abriga todo o centro de arquivo geral da Ufes, composto por documentos cujo arquivamento tenha temporalidade intermediária ou permanente. Com capacidade para guardar 24 mil caixas de documentos, atualmente o prédio já guarda cerca de 14 mil caixas. “São documentos administrativos e processos, muitos de caráter histórico”, afirma a coordenadora do Siarq, Maria Aparecida Monteiro Rosemberg. Memória - "A criação desse espaço é resultado de um processo de cons-

trução de várias pessoas e de várias gestões. O nosso objetivo é dar continuidade ao trabalho e deixar algo melhor. A Ufes tem crescido, e a gestão de documentos é um dos desafios que enfrentamos. Mas esse prédio representa mais que uma gestão de informação, de guarda e de proteção. Ele representa a memória da nossa Universidade”, afirmou o reitor Reinaldo Centoducatte. O reitor destacou ainda que o prédio será também um espaço de formação profissional, um laboratório de estudos para futuros profissionais. Durante a cerimônia, a professora do Departamento de Arquivologia Lúcia Helena Miranda Corrêa, uma das idealizadoras do Siarq, recebeu uma homenagem em nome dos servidores do setor.

A vice-reitora da Ufes Ethel Maciel e a coordenadora da Divisão de Mobilidade Out da Secretaria de Relações Internacionais, Patrícia Cardoso, representaram a Universidade na missão oficial que o governo federal realizou à Rússia entre os dias 1º e 7 de dezembro. Durante esse período, elas participaram do seminário "Desenvolver Cooperação Acadêmica: Prioridades e Perspectivas", ocorrido nas cidades de Moscou e São Petersburgo. A missão contou com a participação de 12 universidades brasileiras que aceitaram convite do governo russo, que desenvolve o Programa 5-100-2020 com o objetivo de inserir pelo menos cinco universidades russas entre as 100 melhores do mundo no QS World University Rankings até o ano de 2020. Durante a viagem, os representantes das instituições de ensino brasileiras e russas participaram de visitas a universidades do país, reuniões no Ministério da Educação e Ciência, e workshops de cooperação acadêmica com a proposta de conhecer iniciativas nas áreas de pósgraduação e inovação. Ranking –A programação da viagem incluiu ainda a participação no evento Times Higher Education BRICS & Emerging Economies Universities Summit, organizado pela agência de notícias Thomsom Reuters. Nesse encontro foi apresentado o ranking das melhores universidades do mundo entre 2013-2014, bem como a metodologia usada para o estabelecimento dos 13 indicadores de desempenho.

Diretora e vice-diretor do CEFD tomam posse nesta quinta Nesta quinta-feira, 11, será realizada a solenidade de posse da diretora e do vice-diretor do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD), os professores Zenólia Christina Campos Figueiredo e Luiz Alexandre Oxley da Rocha, respectivamente. O evento será às 19 horas, no auditório do Centro, localizado no campus de Goiabeiras. “A decisão pela continuidade dessa candidatura e da gestão por mais quatro anos deve-se à nossa vontade de ver o Centro de Educação Física e Desportos ainda melhor. Sabemos que a história não teve início com

o nosso trabalho, mas temos a convicção de que ele fez nosso lugar de formação humana e profissional avançar significativamente nos últimos tempos”, afirma Zenólia. A diretora disse ainda que tanto ela quanto o vice-diretor Luiz da Rocha se esforçarão para que o Centro amplie suas relações com as redes de ensino e as gestões do esporte, em âmbito estadual e municipal, estimulando os campos de estágio, a oferta de extensão, o campo da pesquisa e a formação continuada dos professores.

3 | Informa


Divulgação

Agenda Cultural Cine Metrópolis A professora da Universidade Federal da Bahia Graciela Natansohn estará nesta segunda-feira, 8, na Ufes para ministrar uma palestra sobre “Ciberfeminismo". A palestra será às 19 horas, no Cine Metrópolis, e faz parte da programação do 1º Seminário de Pesquisa em Comunicação da Ufes, que acontece até quinta-feira, 11 de dezembro. A entrada é gratuita. Conferência Internacional O semioticista Eric Landowski estará na Ufes nesta quinta-feira, dia 11, às 14 horas, para falar sobre “Apreensão e Leitura: entre sensibilidade e reconhecimento”. A conferência abordará temas relacionados à comunicação e à cultura contemporânea, sob o ponto vista da sociossemiótica. O evento será realizado no auditório do Centro de Educação (prédio IC-4), é aberto ao público e tem entrada gratuita.

Mostra Próximos Olhares Vol. 4 acontece nesta quinta-feira Acontece nesta quinta-feira, 11, no Cine Metrópolis, a mostra Próximos Olhares Vol. 4. O evento é uma parceria interdisciplinar entre os departamentos de Comunicação Social e Teoria da Arte e Música da Ufes, e exibirá filmes produzidos pelos alunos dos cursos de Cinema e Audiovisual e de Música. A mostra tem entrada gratuita e começa com a tradicional sessão Curta e Grosso, que apresentará dez curtas com três minutos de duração. Na sequência, a sessão Projeção exibirá os curtas-metragens “Coisa de Menino” e “Abençoados”, produzidos pelos alunos dos dois cursos. E na última sessão, Bota-Fora, serão mostrados os documentários “Meu nome é Fulano” e “O que você quer ser quando crescer?”, que são os trabalhos de conclusão de curso dos alunos da primeira turma de Cinema e Audiovisual da Ufes. Segundo um dos coordenadores da mostra, Klaus Bragança, o evento encerra o semestre letivo 2014/2 do curso de Cinema e Audiovisual. “A proposta do encontro é apresentar os trabalhos desenvolvidos dentro de sala de aula para toda a comunidade”, afirma. Prêmio – A mostra Próximos Olhares está em sua quarta edição, e alguns dos trabalhos apresentados nos anos anteriores foram selecionados e premiados em festivais locais e nacionais de audiovisual. Outras informações sobre o evento estão disponíveis em sua página do Facebook: www. facebook.com/mostraproximosolhares.

Cantata de Natal Acontece nesta sexta-feira, 12, na Capela do Hospital Universitário Antonio Cassiano de Moraes (Hucam), a Cantata de Natal apresentada pelo Coral da Ufes. A apresentação será às 11 horas e é aberta ao público.

Professor analisa ato criador das crianças por meio de desenhos

Informa volta em 2015 A equipe da Superintendência de Cultura e Comunicação da Ufes (Supecc) comunica que a circulação do jornal Informa será interrompida a partir da próxima semana, devido ao início do recesso acadêmico. O jornal voltará a circular em março de 2015. A Supecc deseja boas festas a todos.

O livro “Ensaio sobre o desenho infantil”, escrito pelo pesquisador, artista e professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Ufes César Pereira Cola, investiga o ato criador que se manifesta na infância. Lançada pela Editora da Ufes (Edufes), a obra apresenta uma pesquisa de análise comparativa na qual foram estudados desenhos feitos por crianças de aproximadamente 6 anos de idade, em escolas da rede formal de ensino. O objetivo é contribuir e auxiliar professores para a melhor compreensão do desenho infantil. A publicação pode ser adquirida na Livraria da Ufes pelo valor de R$ 15,00.

Leitura

UFES - Universidade Federal do Espírito Santo Reitor: Reinaldo Centoducatte Vice-Reitora: Ethel Maciel Pró-Reitor de Administração: Eustáquio de Castro Pró-Reitora de Assuntos Estudantis e Cidadania: Jacqueline Silva Pró-Reitora de Extensão: Angélica Espinosa Pró-Reitora de Graduação: Maria Auxiliadora Corassa Pró-Reitora de Gestão de Pessoas: Maria Lucia Casate Pró-Reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional: Ethel Maciel (respondendo pela Pró-Reitoria) Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação: Neyval Reis Junior Secretária de Avaliação Institucional: Maria Hermínia Passamai Secretária de Ensino a Distância: Maria José Rodrigues Secretária de Relações Internacionais: Jane Méri Santos Superintendente de Cultura e Comunicação: Ruth Reis Chefia de Gabinete do Reitor: Edebrande Cavalieri Ouvidor-Geral: Ricardo Behr Prefeito Universitário: Renato Schwab INFORMA-Jornalistaresponsável:TherezaMarinhoJornalistas:AnaPaulaVieira,EmíliaManente,HélioMarchioni,JorgeLellis,LetíciaNassar e LuizVital Colaboração: Maurício Lima e Souza Bolsistas: Gabriela Costa, Hainara Resstel, Jéssyka Saquetto, Kayo Marcell, Lais Rocio, Maria Luiza Silva, Marina Amorim, Nayara Santana Revisão: Márcia Rocha Projeto gráfico: Denise Pimenta e Ruth Reis Diagramação: Evandro Campos Apoio: Aurenice Cruz Endereço: Av. Fernando Ferrari - nº 514 Campus Universitário Alaor de Queiroz Araújo - Goiabeiras -Vitória - ES - CEP: 29075-910 Telefone: 4009-2203 Tiragem: 4 mil exemplares Impressão: Jacaré Gráfica

4 | Informa

Divulgação

Sugestões de pauta para o Informa: 4009-2383, 4009-2203, 4009-2204 ou secom@reitoria.ufes.br

Profile for Universidade Federal do Espírito Santo

Jornal Informa | Ufes | n° 493 | 08/12/2014  

Jornal da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) destinado à divulgação das atividades desenvolvidas pelas áreas de ensino, pesquisa...

Jornal Informa | Ufes | n° 493 | 08/12/2014  

Jornal da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) destinado à divulgação das atividades desenvolvidas pelas áreas de ensino, pesquisa...

Profile for ufes
Advertisement