__MAIN_TEXT__

Page 1

informa INFORMATIVO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

Reynaldo Dietze recebe prêmio de Direitos Humanos

Novos gestores tomam posse nesta segunda

Pág.2

Sai o edital de ocupação do Teatro Universitário Pág. 4

Simpósio de Paleontologia reúne pesquisadores na Ufes É a primeira vez que o Estado sedia o evento Divulgação

O professor e pesquisador do Departamento de Medicina Social da Ufes, e gerente de Ensino e Pesquisa do Hospital Universitário (Hucam), Reynaldo Dietze, recebeu na última quinta-feira, 21, o Prêmio Dom Luís Gonzaga de Direitos Humanos, concedido pelo governo do Estado. Essa foi a 10ª edição do prêmio, que busca reconhecer o trabalho de pessoas e instituições que se destacaram com o seu trabalho e o seu exemplo de vida na defesa e promoção da justiça social, do meio ambiente, dos direitos humanos e da igualdade entre as pessoas. A solenidade foi realizada no Palácio Anchieta, em Vitória. Reynaldo Dietze formou-se em Medicina pela Ufes em 1977 e é considerado atualmente uma das maiores autoridades da medicina brasileira. É doutor em doenças infecciosas e parasitárias e pesquisador da Universidade. Criou, em 1990, o Núcleo de Doenças Infecciosas (NDI) da Ufes, onde 70 profissionais e estudantes acolhem e tratam pacientes com tuberculose, leishmaniose, Aids e dengue. Além disso, realiza pesquisas em conjunto com especialistas nacionais e estrangeiros. Dietze também é professor adjunto na Universidade de Duke (EUA) e possui mais de 150 trabalhos científicos publicados.

25 a 31 de agosto de 2014 | nº 478

Pesquisadores do País e do exterior estarão reunidos na Ufes esta semana para participar do IX Simpósio Brasileiro de Paleontologia de Vertebrados, que será realizado de 25 a 29 de agosto no auditório Manoel Vereza, no Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE), campus de Goiabeiras. O simpósio acontece a cada dois anos e essa é a primeira vez que o Espírito Santo sedia o evento, que é dirigido a todos que se interessam pela paleontologia de vertebrados. A palestra de abertura será ministrada pelo especialista em Squamata fósseis, Sebastián Apesteguía da Fundación de Historia Natural Félix de Azara, da Universidad Maimónides, Argentina. Outros grandes profissionais também estarão presentes no Simpósio, como a especialista em arcossauriformes triássicos, Julia Desojo, e o presidente da Sociedade Brasileira de Paleontologia, Max Langer. Durante a programação, uma mesa-redonda discutirá a divulgação científica nos diferentes meios midiáticos e será ministrada pela

cineasta Lara Velho, pelo repórter científico Bernardo Esteves, e pelo biólogo Paulo Nascimento. Divulgação – A professora e coordenadora do Núcleo de Estudos em Paleontologia e Anatomia Comparada do Departamento de Biologia do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Ufes, Taissa Rodrigues, afirma que o simpósio possibilita a estudantes e pesquisadores a oportunidade de divulgar seus trabalhos, pesquisas e projetos. “É importante para mostrar o que fazem os paleontólogos e quais as descobertas que são feitas em nosso Estado. O Espírito Santo não tem tradição em paleontologia e esta é a primeira vez que recebemos um evento desse porte”, destaca. Além de palestras, apresentação de pesquisas, mesas-redondas e sessões regulares, o simpósio contará com minicursos abertos ao público. Para se inscrever, é necessário preencher o formulário on-line disponível na página do evento (http://sbpv. com.br/) e efetuar o pagamento de taxa de inscrição.


Círculo de Bakhtin em debate no IC-II

Foto: Divulgação

O Grupo de Estudos Bakhtinianos (GEBakh), do Departamento de Línguas e Letras da Ufes, realiza nos dias 1 e 2 de setembro um seminário em que as discussões estarão centradas nos conceitos e noções sobre a linguagem desenvolvidos pelo pensador russo Mikhail Bakhtin (1895-1975) e seu grupo de estudiosos conhecido como Círculo de Bakhtin. O “I Seminário do GEBakh: O Círculo de Bakhtin no contexto soviético” traz para o debate o professor da Universidade de Sheffield (Inglaterra), Craig Brandist, que fará uma palestra intitulada Living Word (A palavra viva). O seminário contará ainda com a presença da professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Ana Zandwais, como moderadora. Esse encontro acontecerá no dia 1º, às 9h30, no auditório do IC-II, no campus de Goiabeiras. Já no dia 2, na sala Ingedore Koch do Programa de Pós-Graduação em Linguística, será promovida, das 14 às 18 horas, uma roda de conversa com a presença dos dois professores, dos membros do Grupo de Estudos (coordenado pelo professor da Ufes Luciano Novaes Vidon) e dos demais participantes do evento. O seminário é gratuito e aberto ao público. Informações pelo telefone 4009-2801 ou pelo e-mail gebakh.ufes@gmail.com.

Administração Central empossa gestores nesta segunda-feira Após a implantação da nova estrutura organizacional da Ufes, a Administração Central da Universidade realiza nesta segunda-feira, dia 25, às 16 horas, uma cerimônia para formalizar a posse dos pró-reitores e secretárias que assumiram novos cargos este ano. Na cerimônia, que será realizada na sala anexa ao gabinete, o reitor Reinaldo Centoducatte dará posse aos pró-reitores Angélica Espinosa (Extensão), Eustáquio de Castro (Ad-

ministração) e Jacqueline Silva (Assuntos Estudantis e Cidadania), e às secretárias Maria Hermínia Passamai (Avaliação Institucional) e Maria José Campos (Ensino a Distância). “Nossa expectativa é dar um salto de qualidade na gestão e na solução de problemas, melhorando a Universidade como um todo”, destaca o reitor. Conheça o perfil dos gestores e os projetos que estão sendo implementados:

Angélica Espinosa A professora do Departamento de Medicina Social Angélica Espinosa Barbosa Miranda assumiu a Pró-Reitoria de Extensão com o objetivo de dar mais visibilidade e fomentar as ações de extensão na Universidade. "A visibilidade será estimulada por meio da apresentação dos projetos em eventos de abrangência nacional, como a realização do I Fórum Estadual de Extensão Universitária, em parceria com o Ifes, e do Encontro Regional de Pró-Reitores de Extensão em abril de 2015", aponta. A Pró-Reitoria de Extensão (ProEx) é responsável por planejar, administrar, coordenar e fiscalizar as atividades extensionistas da Universidade, além de fomentar convênios e parcerias para viabilizar projetos relacionados à interação universitária com a comunidade, de modo a garantir o desenvolvimento e a visibilidade das atividades e da produção de conhecimento e divulgação da Ufes. A Proex busca ampliar a relação da Universidade com a sociedade, desenvolvendo processos educativos, culturais e científicos, articulados com o ensino e a pesquisa, voltados para soluções de questões locais, regionais e nacionais. Telefone: 4009-2778.

Eustáquio de Castro O professor do Departamento de Química e coordenador do Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Metodologias para Análises de Petróleo (LabPetro), Eustáquio Vinícius Ribeiro de Castro, assumiu a Pró-Reitoria de Administração (Proad). "Estamos dando continuidade a um trabalho que já vinha sendo feito, além de promovermos novas iniciativas, buscando dar mais agilidade e eficiência aos processos referentes à Proad. Existem vários projetos que estamos desenvolvendo, como um estudo sobre os contratos em andamento", afirma. A Proad é responsável pela interface com todos ambientes organizacionais da Ufes e busca tornar viáveis as ações de suporte à gestão. Telefone: 4009-2238.

2 | Informa


A professora do Centro de Educação Maria Hermínia Baião Passamai assumiu o cargo de secretária da recémcriada Secretaria de Avaliação Institucional da Ufes. O objetivo do setor é desenvolver um Plano de Avaliação Institucional para a Ufes, visando à busca permanente pela melhoria da qualidade dos cursos ofertados. Ela será responsável pela condução e execução dos processos de avaliação interna da Universidade, em parceria com a Comissão Própria de Avaliação (CPA), que atuará como um conselho. O trabalho seguirá as diretrizes do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Ufes. Segundo Passamai, a prioridade imediata é acompanhar a avaliação dos cursos de graduação feita pelo Ministério da Educação (MEC). Telefone: 3145-9204.

Ufes abre 14 vagas para professor efetivo Foto: Thaiana Gomes

Hermínia Passamai

Jacqueline Silva Garantir uma política de assistência ao estudante de baixa renda, que favoreça o desempenho acadêmico e propicie condições de frequentar e concluir os cursos oferecidos pela Ufes são os principais objetivos da professora Jacqueline Oliveira Silva, que assumiu a recém-criada Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci). "Para facilitar a permanência desses estudantes, estamos criando e executando ações e projetos conforme as diretrizes do Programa Nacional de Assistência Estudantil, contribuindo assim para o sucesso profissional deles”, enfatiza. A Proaeci está localizada no 2º andar do Centro de Vivência, no campus de Goiabeiras, e compreende os departamentos de Assistência Estudantil, de Projetos, de Acompanhamento ao Estudante, e de Direitos Humanos e Cidadania. Telefone: 4009-2265.

Maria José Campos Rodrigues A nova Secretaria de Ensino a Distância (Sead) substitui o Núcleo de Educação Aberta e a Distância (Ne@ad) que existe na Ufes desde 2000. Quem assume a gestão do setor é a professora do Departamento de Linguagem, Cultura e Educação Maria José Campos Rodrigues. Ela era diretora administrativa do Ne@ad desde 2008 e foi diretora do Centro de Educação de 1996 a 2004. A Sead é responsável por promover ações educativas e de formação, nas quais a mediação didático-pedagógica dos processos de ensino e de aprendizagem ocorre por meio da utilização das tecnologias da informação e da comunicação, nos ambientes virtuais de aprendizagens e, presencialmente, nos polos municipais de apoio presencial da Universidade Aberta do Brasil e em outros espaços educativos. São 27 polos municipais no Estado que oferecem cursos de graduação, aperfeiçoamento e especialização. Segundo a nova secretaria, “o objetivo é promover e democratizar o acesso ao ensino superior e à qualificação profissional aos cidadãos, advindos dos diferentes segmentos sociais, que, por razões diversas, não tiveram condições de obtê-los”. Telefone: 4009-2208.

3 | Informa

Estão abertas as inscrições para o concurso público com 14 vagas para professor efetivo. A seleção exige doutorado na área, e o salário varia de R$ 4.699,21 a R$ 8.344,64. O concurso vai selecionar docentes para as áreas de atuação são Direito Processual Civil (1 vaga); Ensino de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa na Educação do Campo (2); Tópicos Especiais na Educação do Campo (1); Educação Popular e Educação do Campo (1), Ensino de Geografia na Educação do Campo (1), Ensino de História na Educação do Campo (1); Educação Física (1); Enfermagem Pediátrica (1); Enfermagem Médico-Cirúrgica (3); Fundamentos da Educação (1) e Sociologia/Antropologia/ Economia/Geografia (1). Os interessados podem se inscrever até o dia 23 de setembro, exceto os candidatos a vagas no Departamento de Educação e Ciências Humanas (Sociologia/ Antropologia/Economia/Geografia), cujo prazo vai até 10 de outubro. A inscrição deve ser feita pessoalmente ou via Correios nas secretarias dos departamentos, mediante pagamento de taxa no valor de R$ 250,00 e apresentação dos documentos especificados no edital 81/2014, disponível no site da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas: www.progep.ufes.br . O processo seletivo será composto de prova escrita, prova de aptidão didáticoprática, prova de plano de trabalho e prova de títulos.


Divulgação

Ufes sedia Conferência Internacional Telas à Parte A Ufes sedia a partir desta segunda-feira, dia 25, a Conferência Internacional Telas à Parte. O encontro reunirá pesquisadores de vários países para discutir as várias formas do cinema, como performance, ecocrítica, visualização de dados e pirataria. A programação vai até o dia 27 de agosto, é gratuita e contará com painéis, oficinas e apresentações audiovisuais. Segundo o professor do Departamento de Comunicação Social da Ufes Gabriel Menotti, o evento traz pela primeira vez ao Brasil o professor Sean Cubitt, um dos principais teóricos da imagem em movimento na atualidade, que abordará o tema “Ecologias da Fabricação”. “Sua presença inserirá a Ufes nos debates sobre cinema e marcará o início de um projeto de pesquisa que vai até 2016, coordenado pela rede Besides the Screen”, destaca Menotti. Mais informações podem ser acessadas no site http://besidesthescreen.com/sample-page/.

Publicado o edital de ocupação do Teatro Universitário para 2015 A Superintendência de Cultura e Comunicação da Ufes (Supecc) publicou o edital de ocupação do Teatro Universitário para o ano de 2015. As inscrições para o edital deverão ser feitas no período de 01 de setembro a 28 de novembro de 2014, pelo e-mail teatrouniversitarioufes@gmail.com, pelos Correios ou diretamente na Coordenação do Teatro Universitário, em horário comercial. Serão selecionadas propostas nas áreas de música, teatro, dança e outras manifestações artísticas a serem realizadas no Teatro no período de 1º de março a 20 de dezembro de 2015. Poderão participar da seleção pessoas físicas ou jurídicas com ou sem fins lucrativos. Os interessados devem apresentar suas propostas de acordo com o edital SUPECC 01/2014, disponível no portal da Ufes (www.ufes.br), em Editais. Além de ser um importante equipamento cultural e acadêmico da Ufes, o Teatro Universitário é o maior e mais moderno do Espírito Santo. Para a temporada deste ano, o espaço recebeu melhorias, como a troca do revestimento das cadeiras, reposicionamento da cabine de áudio e luz, melhorias na ribalta (parte dianteira do palco, onde ficam os refletores) e pintura da fachada. Em 2013, o Teatro Universitário recebeu 54 eventos culturais (shows musicais, encontros de coros, apresentações de dança e peças teatrais) e 90 eventos acadêmicos (congressos, simpósios, seminários, formaturas), totalizando um público de 115.869 pessoas.

Ufes concede título de Doutor Honoris Causa a Hermógenes Fonseca

Notícias para o Informa: Telefones: 4009-2203 ou 4009-2383 | E-mail: secom@reitoria.ufes.br UFES - Universidade Federal do Espírito Santo Reitor: Reinaldo Centoducatte Vice-Reitora: Ethel Maciel Pró-Reitor de Administração: Eustáquio de Castro Pró-Reitora de Assuntos Estudantis e Cidadania: Jacqueline Silva Pró-Reitora de Extensão: Angélica Espinosa Pró-Reitora de Graduação: Maria Auxiliadora Corassa Pró-Reitora de Gestão de Pessoas: Maria Lucia Casate Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional: Maximilian Mesquita Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação: Neyval Reis Junior Secretária de Avaliação Institucional: Maria Hermínia Passamai Secretária de Ensino a Distância: Maria José Rodrigues Secretária de Relações Internacionais: Jane Méri Santos Superintendente de Cultura e Comunicação: Ruth Reis Chefia de Gabinete do Reitor: Edebrande Cavalieri Ouvidor-Geral: Ricardo Behr Prefeito Universitário: Renato Schwab INFORMA-Jornalistaresponsável:TherezaMarinhoJornalistas:AnaPaulaVieira, EmíliaManente, HélioMarchioni, JorgeLellis,LetíciaNassar e LuizVital Colaboração: Maurício Lima e Souza Bolsistas: Jéssyka Saquetto, Kayo Marcell, Lais Rocio, Maria Luiza Silva, Marina Amorim, Nayara Santana e Pedro Feijó Revisão: Márcia Rocha Projeto gráfico: Denise Pimenta e Ruth Reis Diagramação: Juliana Braga Apoio: Aurenice Cruz Endereço: Av. Fernando Ferrari - nº 514 Campus Universitário Alaor de Queiroz Araújo - Goiabeiras - Vitória - ES - CEP: 29075-910 Telefone: 4009-2203 Tiragem: 4 mil exemplares Impressão: Jacaré Gráfica

4 | Informa

Foto: Jorge Lellis

No dia 22 de agosto, Dia do Folclore, a Administração Central da Ufes concedeu o título honorífico de Doutor Honoris Causa ao folclorista, escritor e pesquisador Hermógenes Lima Fonseca, também conhecido como Mestre Armojo. O título é a mais alta honraria concedida pela Ufes e foi entregue pelo reitor Reinaldo Centoducatte à viúva de Hermógenes, Maria Augusta Fonseca (foto). A sessão solene foi realizada no Teatro Universitário e contou com a presença do reitor, da vice-reitora Ethel Maciel, do presidente do Conselho de Curadores, Fernando Bissoli, e do secretário de Estado da Cultura, Maurício Silva, entre outras autoridades.

Profile for Universidade Federal do Espírito Santo

Jornal Informa | Ufes | n° 478 | 25/08/2014  

Jornal da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) destinado à divulgação das atividades desenvolvidas pelas áreas de ensino, pesquisa...

Jornal Informa | Ufes | n° 478 | 25/08/2014  

Jornal da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) destinado à divulgação das atividades desenvolvidas pelas áreas de ensino, pesquisa...

Profile for ufes
Advertisement