Page 1

Fevereiro mês em que já festejámos o Carnaval, iniciámos a Quaresma e comemora-se o Dia de São Valentim, conhecido também pelo Dia dos Namorados. No final do mês para além da organização do Mercadinho, com a temática do vinho, Querença recebe a visita do Bispo do Algarve, D. Manuel Quintas. O programa da sua visita encontra-se em preparação pela Paróquia, orientada pelo Padre Carlos Matos. Fique atento pois em breve será posto à disposição o programa, para que as pessoas que tenham interesse em acompanhar a visita, o possam fazer. Aproveitamos para informar que foram instalados, pela junta de freguesia, painéis informativos em vários locais, a fim de ser afixada informação de interesse para a população. Equipa d’ O Maltês

Espaço da A.B.E.A.Q………… 2 Comemoração de 100 anos de vida………………………

3

Cantinho da Escola…………… 4 Agradecimento do Grupo de Janeiras………………………...

5

Formação de Teatro ……….. 6

D

Nº 202

Mensagem da Presidente de Junta

ecorreu no fim de semana de 29 e 30 de janeiro, em Querença, mais uma edição da Festa em Honra de São Luís. Este ano, superou todas as expetativas, pois foram muitas as centenas de pessoas que nos visitaram. O sucesso deste evento, deveu-se, em primeiro lugar, às condições meteorológicas e depois ao esforço e empenho de muitas pessoas e entidades. Esta Festa é uma das mais emblemáticas da região e a mais importante para Querença. Se queremos continuar com este cartaz turístico da nossa terra, teremos também de dividir responsabilidades e pensar em conjunto formas de melhorar, dando respostas de qualidade a todos aqueles que nos visitam, pois todos temos interesse em manter uma boa imagem do evento e de Querença. Proponho que para a próxima edição possamos reunir antecipadamente com todos os intervenientes no evento a fim de planificar e dividir responsabilidades e deveres. Informamos que se encontra em marcha a organização da nossa viagem de 2016, este ano são 3 dias pretendendo-se fazer o seguinte percurso: saídas de Querença e Benafim, paragem na Mealhada, Viana do Castelo (pernoitar 2 noites), Caminha, Valência do Minho, Aveiro, Fátima. No momento encontramo-nos a negociar preços de dormidas e jantares, sendo os almoços livres. As datas estão confirmadas, 17, 18 e 19 de junho. Fique atento, para poder fazer a sua reserva, organize-se e guarde estes dias para viajar na nossa companhia, onde não faltarão a boa camaradagem, muita alegria e diversão. Margarida Correia

Fevereiro 2016

N

BEQ - Barra Energética de Querença

os últimos dias do ano de 2015 foi criada em Querença uma nova empresa, a BEQ-Suplementos Alimentares Lda. Esta empresa irá comercializar numa primeira fase a BEQBarra Energética de Querença, um produto que resultou do Projeto Querença. A BEQ é feita à base de produtos algarvios, nomeadamente amêndoa, figo, mel, alfarroba e flôr de sal. A barra pode ser encomendada pela internet na página www.beq.pt, na loja on-line e brevemente em querença. BEQEnergia do Algarve!

A

Bruno Rodrigues

Parabéns Associação In Loco

Associação In Loco foi reconhecida pelo seu desempenho na atividade de realização de Candidaturas Agrícolas e Parcelário. Assim recebeu o Prémio de Mérito 2015, atribuído pela Confederação Nacional de Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal - Confagri, num Encontro Nacional de Técnicos, realizado no dia 30 de janeiro em Peniche, presidido pelo Ministro da Agricultura, Dr. Luís Capoulas Santos. Foi a entidade que mais processos de parcelário realizou durante o ano de 2015 e a técnica Sónia Martins também foi premiada pelo número de Pedidos Únicos recolhidos. A equipa d`O Maltês, felicita a Associação In Loco pelo traba-

lho desenvolvido na nossa região, e à equipa técnica reconhecida, pois bem merecem, são incansáveis no apoio aos agricultores.


A

Agradecimento ao Grupo de Janeiras de Querença

Direção da Associação de Bem Estar aos Amigos de Querença agradece o donativo que foi entregue à instituição, pelo Grupo de Janeiras de Querença, que doaram a quantia de 265 euros (duzentos e sessenta e cinco euros), angariados na sua atividade. Pretendemos com este donativo adquirir equipamento geriátrico para os nossos utentes praticarem algum movimento. Para além do donativo agradecemos em nome dos nossos idosos por nos presentearem com os cânticos das Janeiras, com a visita simpática e animada que nos fizeram, ajudando assim a manter as nossas tradições. Muito Obrigado pela generosidade e solidariedade. Bem hajam!

A

«Entrudos» Visitam Lar de Querença em Dia de Carnaval

fim de não deixar passar em branco o Dia de Entrudo, um grupo de pessoas de Querença mascararam-se de ciganos e percorreram alguns locais de Querença, a fim de festejar esta data mantando a tradição do «Entrudo». Um dos principais objetivos foi visitar o Idosos do Lar de Querença, proporcionando-lhes um bom momento de animação. As funcionárias também tinham preparado uma brincadeira e e m conjunto, com muita brincadeira e alegria festejou -se o Carnaval.

N

o

Aniversários

Página 2

dia 22 de janeiro comemorou-se o aniversário da Sr.ª Conceição Matias (afamada parteira de Querença), que completou 97 primaveras na companhia dos seus filhos e amigos. No dia 2 de fevereiro a nossa Eva completou 87 anos rodeada da sua família .

É com orgulho que a instituição comemora mais uma vez um aniversário de 100 anos, feitos por duas idosas, uma já falecida a Sr.ª Luísa Maria (Corcitos), e no dia 26 de janeiro a Sr.ª Maria Sousa Leonarda completou esta bonita idade acompanhada da su a família . Isto prova que as mulheres têm uma esperança média de vida mais elevada que os homens!

A

Participação na Festa em Honra do São Luís em Querença

Associação de Bem Estar aos Amigos de Querença participou mais uma vez na tradicional Festa das Chouriças. Agradecemos a todos aqueles que contribuíram, oferecendo e comprando bolos na nossa banca. Obtivemos o lucro de 397,40 € (trezentos e noventa e sete euros e quarenta cêntimos). As Técnicas da A.B.E.A.Q Ana Sousa e Sónia Campos


R

Página 3

União de Freguesias de Querença, Tôr e Benafim com 2 Centenárias

osária Centeio Coelho, residente na Ribeira de Algibre - Benafim completou os seus cem anos de idade, no passado dia 20 de janeiro. A idosa viveu toda a sua vida no concelho de Loulé, tendo nascido no Palmeiral na Freguesia de São Sebastião e vivido cerca de 40 anos na zona do Pego de Centeio, perto de Loulé. Desde 2002, altura da morte do marido, que vive na Ribeira de Algibre com uma filha. Mesmo com esta idade continua a tocar concertina de forma apaixonada e alegre, tendo aprendido a tocar este instrumento com um irmão que era acordeonista. A família surpreendeu-a com uma festa de aniversário, onde familiares e amigos ficaram deslumbrados e contagiados com a sua alegria, ao ouvi- la tocar, dando também um «pézinho de dança», mesmo dizendo que «as pernas já não prestam para nada. Assim vale a pena chegar aos 100 anos! Maria de Sousa Leonardo, conhecida pela população de Querença por «Ti Antónia», completou os seus 100 anos de idade, no passado dia 26 de janeiro. A idosa nasceu na Várzea da Ribeira, na Fonte da Benémola em Querença, onde viveu durante parte da sua vida. Toda a sua vida foi vivida em Querença, alguns anos no sítio do Pombal e desde 2014 no Lar de Querença, onde festejou as suas 100 Primaveras, junto dos seus familiares e amigos. Toda a sua vida foi ocupada com a atividade agrícola, desde o cultivar das hortas, até à apanha dos frutos característicos da nossa região; alfarroba, figo, amêndoa, azeitona… A saúde já não é o que era, pois a mobilidade é pouca, caminhando com o auxílio de um andarilho, a memória também falha em alguns momentos, mas 100 anos são 100 anos.

A

Visita da Unidade Móvel de Saúde

 De 18 a 20 de fevereiro - Festival do Chocolate, Mercado Municipal de Loulé, das 9h00 às 19h00.

 Domingo,

21 de Fevereiro – 8º. Passeio TT

dos Amigos dos Rodinhas.

 Domingo,

28 de fevereiro - Mercadinho de Querença

«Vinho», das 10h00 às 13h00, no Largo da Igreja de Querença.

 Domingo, 6 de março – Passeio Pedestre «Transalgibre a Pé».

 Sábado,

12 de março - Baile da Pinha, animado pela

acordeonista Telma Santos, Casa do Povo de Queren-

ça, 21h00 .

 Domingo, 13 de

março - Torneio de Sueca na Casa do

Povo de Querença, a partir das 14h00.

 Sábado, 19 de março - Dia de São José, Dia do Pai.

Câmara Municipal de Loulé informa a população que o serviço da Unidade Móvel de Saúde vai estar em Querença, no mês de dezembro, nos seguintes dias e locais, a partir das 08h30:

- dia 18 de março (sexta-feira) - Várzeas, Pombal, Pirinéu, Corcitos, Querença (Povo);

- dia 22 de março (terça-feira) - Amendoeira, Pontão do Vale, Charneca (montes), Corte Garcia e Arrancada e Lar de Querença.

N

Mercadinho de Querença «Vinho» 28 de Fevereiro

o próximo Mercadinho o tema é o vinho. Assim convidamos os produtores de vinho que tragam uma garrafinha da sua pinga para podermos apreciar os vinhos da nossa terra.


Página 4

O

s meninos da E.B.1/J.I. de Querença contaram com a presença da Professora Bibliotecária Sílvia Barrocal que está a dinamizar o Projeto SOBE (Saúde Oral Bibliotecas Escolares). Foi uma manhã muito animada, onde se apresentou a história «Kiko, o dentinho de leite», cantámos, dançámos e recebemos o nosso kit de higiene oral, para podermos tratar dos nossos dentes, para serem fortes e saudáveis. Agora estamos a preparar as nossas fantasias de Carnaval que iremos mostrar no próximo Maltês. Bom Carnaval, boas brincadeiras e até à próxima!

EB1/J.I Querença

Carta de Amor

Escrevo por entre linhas Com sentimentos perdidos Toda a verdade que tinha Em momentos derretidos Procuro a palavra certa Para me declarar Olhando a caneta Já com medo de errar São cartas de amor que escrevo Para alguém que escreve Minha ternura transcrevo Com paixão em espiral Olho a folha branca e pura E agora como te digo Não pode parecer loucura Mas quero casar contigo Sei que é lindo o nosso amor Sei que lutamos para tal Nossa vinha ganhou cor Esta história é bem real O envelope já fechei E fiz um coração O meu perfume deixei Como manda a tradição A resposta eu espero Com muita ansiedade O meu amor é sincero É puro e de verdade

Wilt u Portugees leren? Do you want to learn Portuguese? Voulez-vous apprendre le Portugais? Wollen Sie Portugiesisch lernen? Haluat oppia Portugalin? Xотите учить португальский? 你要學習葡萄牙語?

inschrijven, register, registrieren, 登記, rekisteri, регистр: na freguesia de Querença, Tôr ou Benafim. 289 422 337

É

Feliz Dia de São Valentim

Leocádia Quaresma

Parabéns Leocádia

com orgulho e muita alegria que felicitamos a jovem, Leocádia Quaresma, que nos presenteia regularmente com os seus poemas. Pois esta jovem, residente em Várzeas do Mato Querença, vai editar um livro com os seus poemas através da editora Chiado. Teremos todo o gosto em receber em Querença a apresentação e lançamento do livro, já que em 2013 a incentivámos a escrever para O Maltês, sendo também uma motivação. Muitos parabéns pela conquista!


O

Página 5

Dicas Jurídicas - Cessação dos Contratos de Trabalho

contrato de trabalho pode cessar por iniciativa do trabalhador ou da entidade patronal. Ou seja pode cessar por caducidade quando o contrato tem prazo fixo e caduca pelo seu termo, (contratos a termo certo) cessa por impossibilidade superveniente, absoluta e definitiva de o trabalhador o prestar e/ou da entidade patronal o receber, com a reforma do trabalhador e ainda pela revogação por acordo, quando as partes por acordo escrito, fazem cessar o contrato de trabalho, por despedimento por iniciativa do empregador, que pode consistir em despedimento por fato imputável ao trabalhador (justa causa), estando dependente da elaboração de um processo disciplinar na qual a decisão do mesmo seja o despedimento do trabalhador, por despedimento coletivo (artº 359 CT), que está ligado a uma situação de crise na empresa pressupondo o despedimento de uma pluralidade de trabalhadores, por despedimento por extinção do posto de trabalho (art.º 367 CT) que é quando o despedimento do trabalhador é justificado por razões económicas, de mercado, estruturais ou tecnológicos, e por fim o despedimento por inadaptação (art.º 373 CT) quando se verifique uma inadaptação superveniente do trabalhador ao posto de trabalho, nomeadamente com uma diminuição de rendimentos . Por outro lado o trabalhador também pode fazer cessar o seu contrato por resolução (justa causa) que é o caso de quando o trabalhador tem salários em atraso por mais de 60 dias (artº 278 CT) ou então por denúncia, que pode ocorrer a todo tempo, desde que o trabalhador comunique por escrito à sua entidade patronal, por meio de pré-aviso a intenção de cessar o seu vínculo laboral. A regra geral, no caso do trabalhador estar efetivo é de que com uma antiguidade até 2 anos o pré–aviso deverá ser de 30 dias, e nos restantes casos o pré-aviso será de 60 dias (art.º 400 CT) e o não cumprimento deste pré-aviso obriga o trabalhador ao pagamento de uma indemnização à entidade patronal. No caso resolução do contrato com justa causa o trabalhador tem direito a uma indemnização a determinar entre dias 15 e 45 dias de retribuição base e diuturnidades por cada ano completo de antiguidade, atendendo ao valor da retribuição e ao grau da ilicitude do comportamento do empregador, não podendo ser inferior a três meses de retribuição base e diuturnidades. Se for sem justa causa o trabalhador não tem direito a qualquer tipo de indemnização. Acresce que, quanto aos prazos do préaviso tem que se ter em contra o tipo de contrato e o vinculo do trabalhador, pois se for efetivo aplica-se a regra geral supra referida, mas tratando-se de contratos a ter-

mo certo o prazo de pré-aviso é de 15 dias para os contratos inferiores a 6 meses e de 30 dias para os contratos superiores a 6 meses. Nos contratos a termo incerto o préaviso será de 15 dias se o contrato for inferior a 6 meses, nos contratos entre os 6 meses e os 2 anos, o pré-aviso será de 30 dias e os contratos superiores a 2 nos será de 60 dias. Ao cessar o vínculo laboral o trabalhador terá ainda direito a receber uma retribuição pelo período de férias proporcional ao serviço prestado, bem como ao respetivo subsídio e subsídio de Natal e ainda uma compensação desde a cessação do contrato de trabalho não ocorra por culpa do trabalhador, que será calculada nos termos do artº 366 do CT com remissão para a Lei nº 23/2012 de 25 de junho, sendo que aquelas regras calculo serão o tema do próximo artigo d`O Maltês do mês de março. Assim as relações laborais muitas vezes são complicadas, daí que como diz um provérbio chinês «no trabalho espere sempre o melhor, mas prepare-se para o pior e aceite o que vier»

O

Conceição Céu - Advogada (e-mail: conceicaoceu@gmail.com)

Agradecimento do Grupo de Janeiras de Querença

Grupo de Janeiras de Querença agradece a todas as pessoas que os acolheram em suas casas, com muito boa vontade e carinho no Dia de Reis e lamenta o fato de não ter sido possível percorrer mais habitações, pois para além do tempo ter sido limitado a saúde, de alguns, também não lhes permitia andar muito tempo a pé, impossibilitando andar durante muitas horas, como diz o ditado popular «foi o que se pôde arranjar». Um agradecimento especial à Tasquinha do Lagar, que ofereceu parte das iguarias para o convívio final. O valor angariado nesta pequena brincadeira foi de 265 euros (duzentos e cinquenta e cinco euros), que foi entregue como donativo à Associação de Bem Estar Aos Amigos de Querença.

Candidaturas Agrícolas 2016

Abertura oficial 17 de fevereiro. Marcações e informações: Associação In Loco—289 840 860.


Página 6

E

Notícias Fundação Manuel Viegas Guerreiro

stá patente desde o dia 1 de fevereiro até ao dia 31 de março, a exposição «África minha-trilhos de Viegas Guerreiro». Não perca esta oportunidade, pode visitar a exposição de segunda a sextafeira, das 10h00 às 17h00. Ministro da Cultura presente na apresentação do Projeto Romanceiro do Algarve Dia 20 de fevereiro, pelas 16h00, na Fundação Manuel Viegas Guerreiro em Querença, irá ser apresentado o projeto Romanceiro do Algarve, em cerimónia pública, que contará com a presença do Ministro da Cultura Dr. João Soares.

Fases da Lua Fevereiro

Ficha técnica:

Edição: Associação de Bem Estar aos Amigos de Querença. Coordenação: Margarida Correia. Colaboradores: A.B.E.A.Q, Câmara Municipal de Loulé, Casa do Povo de Querença, Conceição Céu, Leocádia Quaresma, Projeto Querença. Sede: Largo da Igreja de Querença, 8100 - 129 Povo de Querença, Tel. 289 422 337, Fax: 289 422 340 E-mail: margcorreia@gmail.com E-mail: uniaofreguesiasqtb@gmail.com Tiragem: 500 exemplares.

Quarto Minguante

 

Lua

Dia

Hora

01

03h28

Quarto Crescente

15

07h46

Lua Cheia

22

18h20

Lua Nova

08

14h39

Profile for União de Freguesias Querença, Tôr e Benafim

O Maltês - Fevereiro 2016  

O Maltês - Boletim informativo da União de Freguesias Querença, Tôr e Benafim. Edição mensal - Fevereiro 2016

O Maltês - Fevereiro 2016  

O Maltês - Boletim informativo da União de Freguesias Querença, Tôr e Benafim. Edição mensal - Fevereiro 2016

Profile for uf-qtb.pt
Advertisement