Boletim Uespi 5

Page 10

Quanto aos estudos do solo que estão sendo feitos no sudeste do Piauí, o docente revela que eles ainda são incipientes. “Existem algumas limitadas Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado que falam especificamente sobre tal recurso natural, estando estas produções mais ligadas a existência da massa fitogeográfica (vegetação) ou ainda questões relacionadas a disseminação do processo de desertificação na areá visitada. Assim, esta disciplina que tem 60 h de duração se reveste de extrema importância pois possibilita uma contato mais humano sobre uma temática física”, explicou.

Foto ASCOM

Para todos que fizeram parte da aula de campo, ficou claro que o estudo do solo também inclui uma atenção ao contexto social do local e sua população. “Foi uma preocupação conseguir uma “fala” de alguns moradores adjacentes ao parque, pois enxergamos que quando se estuda uma tema da Geografia Física não deve haver limitação ao objeto de estudo físico (no caso, os solos), mas promover uma compreensão mais apurada que permita construir reflexões sobre problemas, situações que margeiam as famílias em questão acerca das condições de vida local e uso dos solos para sobrevivência atestando daí algumas respostas obtidas junto a algumas famílias visitadas”, conclui o professor.

“Esta disciplina, que tem 60 h de duração, se reveste de extrema importância pois possibilita uma contato mais humano sobre uma temática física”, afirma o professor Juscelino Lima

10

Boletim Informativo

Mais informações: http://www.uespi.br/


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.