Relatório de atividades U.DREAM 2020

Page 1

U.DREAM RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2020

Relatório de atividades 2020: o ano que mudou tudo

desafiou

1


01

04

Antes e agora : como 2020 mudou tudo

Planos para um futuro incerto

desafiou

Associação em 2020

Impacto social em 2020

8

10

brilhante

Para o ano de 2021, a associação tem planeado 60 Eventos subsequentes

02

05

O impacto social especial neste ano atípico Porto & Braga

18

Lisboa

46

Aveiro 34

03 O conhecimento deve ser armazenado

partilhado

Impacto das sessões de transformação pessoal

63

54

Amor com paga amor se apaga Agradecimentos 67


U.DREAM RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2020

A Associação U.DREAM Portugal apresenta neste documento uma rápida viagem a todo o impacto gerado no ano de 2020. Foi um ano desafiante, que nos obrigou a repensar a metodologia bem como a forma como a entregamos. Ainda assim, estamos muito orgulhosos do esforço de toda equipa e dos resultados obtidos, são conquistas que nos dão motivos para olhar o futuro com coragem e confiança. Estamos certos do caminho que escolhemos para a U.DREAM e no meio de toda esta agitação, o nosso coração continua a bater com a mesma paixão do primeiro dia mas com a consciência do último.

3



O nosso objetivo é aproximar os jovens, futuros pais e profissionais do nosso país, dos problemas das suas comunidades. Queremos responsabilizá-los pelo que acontece de errado ao seu lado e garantir que essa atenção não desaparece quando a vida adulta chega. Ao mesmo tempo, ajudamos estes jovens a compreender as suas paixões e competências para que mais tarde possam continuar a transformar as comunidades, seja enquanto engenheiros, cientistas, escritores ou professores. Na prática oferecemos um programa de 3 semestres que coloca os jovens a servir as necessidades das suas cidades, seja junto de idosos, crianças em contexto de lar, crianças e famílias em dificuldades, sem-abrigo, animais, imigrantes ou perante desafios ambientais.

U.DREAM RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2020

A U.DREAM (UD) é um projeto que desenvolve competências de liderança social em jovens do Ensino Superior. Nascemos em 2013 e estamos nas cidades de Braga, Porto, Aveiro e Lisboa.

Em simultâneo com as ações de impacto, ensinamos os jovens a Sonhar, Inspirar e Servir. Este caminho de reflexão começa com o autoconhecimento e a capacidade de melhor se compreenderem, descobrindo assim os seus Sonhos. De seguida aprendem sobre relações saudáveis e valores como a gratidão e a empatia, ou seja, aprendem a Inspirar as suas redes de apoio a servir ao seu lado. E por fim, o Serviço. É no último semestre que aprendem a colocar todas estas aprendizagens ao serviço da comunidade, descobrindo assim a sua missão social, ou seja, a melhor forma de utilizar as suas paixões, competências e valores para transformar uma problemática social. No entanto, este caminho de consciência, generosidade, compaixão e empatia, não serve só os interesses dos jovens. Queremos inspirar a sociedade civil a compreender a importância de nos responsabilizarmos uns pelos outros, queremos ver um mundo diferente crescer nas nossas mãos, queremos ser um bom plano para transformá-lo.

5



U.DREAM RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2020

Antes e agora : como 2020 mudou tudo

desafiou

7


Durante o ano de 2020, a Associação foi capaz de:

Iniciar a execução dos 3 Programas vencedores de Parcerias para o Impacto do Portugal Inovação Social

Realizar 1 recrutamento na cidade de Lisboa

No Norte, Centro e Lisboa, que visam a consolidação da metodologia U. DREAM junto dos estudantes.

Devido aos constrangimentos causados pela pandemia Covid19 foram adiados os recrutamentos das restantes cidades, tendo também sido reduzido o número de estudantes a entrar na cidade de Lisboa.

Executar o Programa Capacitação Ganho, no âmbito da mensuração de impacto, com a consultora Skillent.


Da Nova School of Business and Economics

Vencer a candidatura às Academias de Conhecimento Gulbenkian

Lançar o livro “Nória, o boneco de neve”

U.DREAM RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2020

Vencer a candidatura ao Social Leapfrog

Produto que faz parte de uma coleção – Crescer com Consciência - que resulta da conversão em conto infantil educativo das histórias das várias crianças e famílias acompanhadas pela U.DREAM.

Iniciando a execução do processo para nos tornarmos uma academia de conhecimento.

Executar um projeto de consultoria com o Kaizen Institute Com vista a melhorar os nossos processos internos e agilizar a forma como gerimos as unidades locais, tendo resultado numa maior uniformização de processos e numa simplificação do trabalho diário da equipa, podendo focar-se agora mais no acompanhamento personalizado dos estudantes.

9


No âmbito do impacto social, a organização foi capaz de trabalhar em parceria com 37 organizações/projetos sociais, pelas mãos de 123 estudantes. Os estudantes da U.DREAM, através da campanha Covida-te a amar, corresponderam-se por carta com:

125 idosos

de 8 Estruturas Residenciais para Idosos

210 crianças

e jovens de Lares de Infância e Juventude

7 famílias

da Casa Ronald McDonald

78 estudantes de Lisboa, Braga, Aveiro e Porto terminaram o programa U.DREAM em 2020 Ainda no âmbito da mesma campanha, a U.DREAM foi capaz de inspirar a comunidade a escrever cartas a grupos da sociedade em situação mais vulnerável, tendo depois enviado as cartas:

325 cartas a profissionais de saúde (Hospital de S. João e Hospital Santa Maria)

100 cartas a idosos em Estruturas Residenciais (Lar 3ª Idade São José Bonfim, Lar Nevarte Gulbenkian e Centro Social Santo Adrião)

50 cartas para cuidadores de idosos

(Lar geriátrico Arca D’Água, Lar 3ª Idade São José Bonfim, Centro Social Santo Adrião e Lar Santa Ana)

55 cartas para doentes em isolamento (Hospital S. João e Hospital Santa Maria)

18 cartas enviadas a estudantes de Erasmus em confinamento em Lisboa (ISCTE)


os estudantes da U.DREAM realizaram

289 horas de voluntariado em 4 parceiros sociais:

UM Sumário, um projeto de tutoria e apoio ao estudo a crianças do 2º e 3º ciclos; Geração Tecla, um projeto de dinamização de atividades e mentoria a crianças de comunidade cigana; UM Futuro, um projeto de dinamização de atividades a jovens de uma comunidade vulnerável Virar a página, um projeto de fornecimento de refeições a famílias, criado durante a pandemia;

No Porto

os estudantes da U.DREAM realizaram

245 horas de voluntariado em 4 parceiros sociais:

SPEAK, um projeto de integração de migrantes; Associação “O Meu Lugar no Mundo”, um projeto de tutoria e apoio ao estudo a crianças do 2º e 3º ciclos; CASA, um projeto de apoio à comunidade sem-abrigo; Porta Solidária, um projeto de fornecimento de refeições à comunidade vulnerável;

U.DREAM RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2020

Em Braga

Em Lisboa

Em Aveiro

os estudantes da U.DREAM realizaram

130 horas de voluntariado em 4 parceiros sociais:

SPEAK, um projeto de integração de migrantes; Florinhas do Vouga, um projeto de tutoria e apoio ao estudo a crianças do 2º e 3º ciclos; Afetu, um projeto de apoio a animais abandonados; Domus VI, uma Estrutura residencial de idosos, onde os estudantes dinamizaram atividades virtuais semanais;

os estudantes da U.DREAM realizaram

119 horas de voluntariado em 5 parceiros sociais:

Domus VI, uma Estrutura residencial de idosos, onde os estudantes dinamizaram atividades virtuais semanais; SPEAK, um projeto de integração de migrantes; Banco Alimentar, um projeto de redução de desperdício e apoio a famílias em situação vulnerável; Refood, um projeto de redução de desperdício alimentar e redistribuição por comunidades vulneráveis; Associação Mimi, uma linha de acompanhamento telefónico a idosos;

11



U.DREAM RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2020

Sou hoje uma pessoa, sem dúvida, mais feliz, mais ponderada, mais carinhosa e mais atenta ao outro. No entanto, o que me faz realmente mais feliz é que em cada uma destas coisas, ainda posso crescer mais e tenho hoje a vontade e as ferramentas para evoluir nesse sentido. A ti UD, obrigada por todas as oportunidades, por acreditares que eu era capaz mesmo quando não acreditava, por me educares de forma tão consciente e por me trazeres pessoas tão, mas tão bonitas e importantes para a minha vida. ALICE GRAÇA

13



U.DREAM RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2020

O impacto social l ia c e p es neste ano atípico

15



especial

U.DREAM RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2020

Importa agora compreender que ações concretas de impacto social os nossos jovens concretizaram neste ano atípico.

17


PORTO & BRAGA

CAMPANHA: À DISTÂNCIA TAMBÉM SE AMA

࢝Experiências ࢝ sociais ࢝Projetos ࢝ de inspiração ࢝Projetos ࢝ de serviço

PORTA SOLIDÁRIA

O MEU LUGAR NO MUNDO

SPEAK


Os estudantes de Braga e Porto trocaram correspondência com:

A Porta solidária recebe cerca de 500 pessoas de segunda a sexta-feira para recolha de refeições.

࢝​࢝ Durante o semestre, 8 estudantes da UD Porto serviram nesta instituição;

࢝​࢝ 80 idosos de 6 ERPIs; ࢝​࢝ 140 crianças e jovens de 9 LIJ; ࢝​࢝ 7 famílias da Casa Ronald McDonald.

U.DREAM RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2020

No primeiro semestre de 2020, devido ao contexto pandémico que se instalou e às limitações do estado de emergência, vimonos obrigados a cancelar as experiências sociais que os estudantes estavam a realizar, por implicarem contacto com públicos vulneráveis. Em vez dessas atividades realizamos uma atividade de impacto em grupos de pessoas que se encontravam especialmente isoladas naquele contexto, através da troca de correspondência entre os nossos estudantes e utentes de Estruturas Residenciais para Idosos (ERPIs), crianças e jovens de Lares de Infância e Juventude (LIJ) e famílias da casa Ronald McDonald.

࢝​࢝ 33 ações de voluntariado foram realizadas ao longo de 1 semestre; ࢝​࢝ Foram realizadas 78h de serviço voluntário, pelos estudantes da U.DREAM.

O Meu Lugar no Mundo é uma Associação que presta apoio ao estudo a crianças de comunidades menos favorecidas do Porto.

࢝​࢝ Durante o semestre, 10 estudantes da UD Porto serviram nesta instituição; ࢝​࢝ 53 ações de voluntariado foram realizadas ao longo de 1 semestre; ࢝​࢝ Foram realizadas 79,5h de serviço voluntário, pelos estudantes da U.DREAM.

O SPEAK junta pessoas recém-chegadas e locais a viver na mesma cidade (voluntários), através de grupos de línguas informais e eventos de Intercâmbio cultural

࢝​࢝ Durante o semestre, 1 estudante da UD Porto serviu neste projeto; ࢝​࢝ 12 ações de voluntariado foram realizadas ao longo de 1 semestre; ࢝​࢝ Foram realizadas 18,5h de serviço voluntário, pelo estudante da U.DREAM.

19


Venho informar que já recebemos as cartas e foi uma grande alegria! Lemos as cartas todos juntos e foram motivo de grandes sorrisos e de um bom convívio. LAR DO LOMBO


U.DREAM RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2020

Os nossos idosos foram desafiados pelo projeto U. DREAM a trocar correspondência por carta, com estudantes do ensino superior. Como é bom receber amor e carinho, mesmo à distância. SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE ESTARREJA

21


PORTO & BRAGA

CASA

࢝Experiências ࢝ sociais ࢝Projetos ࢝ de inspiração ࢝Projetos ࢝ de serviço

UM FUTURO

GERAÇÃO TECLA

VIRAR A PÁGINA

UM SUMÁRIO


࢝​࢝ Durante o semestre, 5 estudantes da UD Porto serviram nesta instituição; ࢝​࢝ 20 ações de voluntariado foram realizadas ao longo de 1 semestre; ࢝​࢝ Foram realizadas 69h de serviço voluntário, pelos estudantes da U.DREAM.

O projeto UM Futuro tem como foco central melhorar o dia-a-dia dos residentes do Bairro Social das Enguardas, através de várias atividades.

࢝​࢝ Durante o semestre, 1 estudante da UD Braga serviu neste projeto; ࢝​࢝ 11 ações de voluntariado foram realizadas ao longo de 1 semestre;

U.DREAM RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2020

O CASA Porto trabalha junto da população mais frágil da cidade do porto e arredores com uma palavra amiga, uma refeição ou outro tipo de apoio, vão junto de quem mais precisa.

࢝​࢝ Foram realizadas 28h de serviço voluntário, pelo estudante da U.DREAM.

A Geração Tecla tem como intuito trabalhar a inclusão social das crianças e jovens residentes no Bairro Social de Santa Tecla, promove a dinamização cultural e a formação profissional dos jovens e jovens adultos do bairro.

࢝​࢝ Durante o semestre, 4 estudantes da UD Braga serviram nesta instituição;

O Virar a Página é uma resposta de emergência alimentar que entrega refeições a quem mais precisa, sempre a título temporário.

࢝​࢝ Durante o semestre, 9 estudantes da UD Braga serviram neste projeto;

࢝​࢝ 28 ações de voluntariado foram realizadas ao longo de 1 semestre; ࢝​࢝ Foram realizadas 56h de serviço voluntário, pelos estudantes da U.DREAM.

࢝​࢝ 53 ações de voluntariado foram realizadas ao longo de 1 semestre; ࢝​࢝ Foram realizadas 95h de serviço voluntário, pelos estudantes da U.DREAM.

O UM Sumário é um projeto de acompanhamento do trabalho escolar dos alunos do 1.º ao 3.º ciclo do Ensino Básico, incutindo-lhes o gosto pelo estudo e pela valorização pessoal.

࢝​࢝ Durante o semestre, 4 estudantes da UD Braga serviram neste projeto; ࢝​࢝ 24 ações de voluntariado foram realizadas ao longo de 1 semestre; ࢝​࢝ Foram realizadas 110h de serviço voluntário, pelos estudantes da U.DREAM.

23


PORTO & BRAGA ࢝Experiências ࢝ sociais

PROBLEMÁTICAS SOCIAIS

Ambiente

࢝Projetos ࢝ de inspiração ࢝Projetos ࢝ de serviço

Em 2020, na UD Porto e UD Braga, foram realizados ou apresentados em plano para serem realizados 31 projetos de inspiração - projetos em que o estudante inspira pessoas da sua rede de apoio para servir, acompanhando-as neste processo e agradecendo-lhes no final.

Animais

Crianças institucionalizadas

Educação


࢝​࢝ Um estudante foi com uma amiga fazer uma caminhada pela praia para a limpeza de lixo. ࢝​࢝ Uma estudante incentivou a família a reciclar, tendo até construído com o pai contentores domésticos.

࢝​࢝ Um estudante organizou com um amigo uma campanha de recolha de rações e brinquedos para animais, que foram entregues a uma organização.

U.DREAM RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2020

SIGNIFICATIVOS ENVOLVIDOS E PROJETOS REALIZADOS

࢝​࢝ Uma estudante de Braga fez uma recolha de ração com uma familiar para doação a uma instituição animal.

࢝​࢝ Uma estudante uniu-se a um amigo para entregar cartas a crianças num Lar de Infância e Juventude, em Viseu, para combater a sensação de isolamento. As cartas foram entregues a uma responsável que depois as distribuiu pelas crianças e jovens. ࢝​࢝ Incentivo a uma amiga de uma estudante para se tornar madrinha de uma criança institucionalizada, através do projeto «Natal solidário», consistindo na oferta de presentes de natal e de uma carta motivadora.

࢝​࢝ Um estudante de Braga envolveu 3 amigos numa atividade que organizou para a organização «Um Futuro». ࢝​࢝ Uma estudante convenceu uma amiga a tornar-se voluntária da Associação «O Meu Lugar no Mundo». ࢝​࢝ Um estudante incentivou um amigo a acompanhá-lo ao seu projeto de voluntariado, para o sensibilizar para a temática das desigualdades educativas e incentivá-lo a voluntariar-se na organização. ࢝​࢝ Um estudante mobilizou o irmão para procederem à recolha de material escolar junto dos seus amigos e familiares para doação a uma instituição de apoio ao estudo. ࢝​࢝ Uma estudante está a preparar com uma amiga uma sessão virtual para alunos do 7º ano sobre saídas profissionais, para aumentar as perspetivas de futuro destes jovens.

25


PORTO & BRAGA

PROBLEMÁTICAS SOCIAIS

࢝Experiências ࢝ sociais

Emergência social, pobreza

࢝Projetos ࢝ de inspiração ࢝Projetos ࢝ de serviço

Em 2020, na UD Porto e UD Braga, foram realizados ou apresentados em plano para serem realizados 31 projetos de inspiração - projetos em que o estudante inspira pessoas da sua rede de apoio para servir, acompanhando-as neste processo e agradecendo-lhes no final.

Idosos e isolamento social

Minorias, discriminação e equidade de oportunidades


࢝​࢝ Uma estudante em Braga levou duas familiares consigo num turno de voluntariado da organização «Virar a Página». ࢝​࢝ Um outro estudante levou um amigo ao mesmo projeto. ࢝​࢝ Uma estudante acompanhou uma amiga num dia de voluntariado na instituição «Porta Solidária». ࢝​࢝ Um estudante do Porto incentivou e acompanhou a mãe e 2 amigos a distribuir refeições a sem abrigo na «CASA», uma instituição do Porto. Os 3 mantêm-se atualmente como voluntários da organização. ࢝​࢝ Um estudante incentivou uma amiga a recolher bens alimentares e entregar ao «Banco Alimentar», assim como a inscrever-se como voluntária regular da instituição.

U.DREAM RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2020

SIGNIFICATIVOS ENVOLVIDOS E PROJETOS REALIZADOS

࢝​࢝ Uma estudante fez uma recolha de alimentos com a sua família para doar à organização «Virar a Página».

࢝​࢝ Uma estudante replicou a campanha «À Distância também se Ama» com uma organização de crianças perto de sua casa, sendo que incentivou 15 amigos a trocarem cartas com as crianças. ࢝​࢝ A mesma estudante incentivou outra amiga a «apadrinhar uma idosa» de um lar, através de troca de correspondência. ࢝​࢝ Uma estudante inscreveu uma amiga na linha de apoio do «Projeto Mimi», que promove chamadas semanais a idosos isolados. ࢝​࢝ Um estudante incentivou um amigo a voluntariar-se numa instituição da sua cidade que apoia idosos nas atividades diárias.

࢝​࢝ Uma estudante levou a mãe ao Projeto Geração Tecla, para a sensibilizar para a temática intercultural. ࢝​࢝ No mesmo projeto, um estudante convenceu um amigo a tornar-se voluntário. ࢝​࢝ Uma estudante organizou 2 debates com pessoas da sua família, para as consciencializar de problemáticas sociais, com enfoque em 2 temas - representatividade das mulheres e desigualdades de oportunidades.

27


Da parte dos coordenadores também tivemos um feedback muito positivo dos voluntários e ficamos a aguardar pelos próximos. CASA


29

U.DREAM RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2020


PORTO & BRAGA ࢝Experiências ࢝ sociais

PROBLEMÁTICAS SOCIAIS

Saúde Mental

࢝Projetos ࢝ de inspiração ࢝Projetos ࢝ de serviço

Em 2020, na UD Porto e UD Braga, foram realizados ou apresentados em plano para serem realizados 31 projetos de inspiração - projetos em que o estudante inspira pessoas da sua rede de apoio para servir, acompanhando-as neste processo e agradecendo-lhes no final.

Outros


࢝​࢝ Uma estudante encorajou uma amiga a fazer voluntariado continuamente (na linha de apoio a saúde mental). ࢝​࢝ Na mesma temática, um estudante convenceu o pai e a mãe a inscreverem-se como voluntários numa linha de apoio de saúde mental. ࢝​࢝ Uma estudante fez com a mãe e o irmão um bolo e um arranjo de flores natalício para entregar a uma vizinha cujo marido faleceu recentemente.

U.DREAM RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2020

SIGNIFICATIVOS ENVOLVIDOS E PROJETOS REALIZADOS

࢝​࢝ Um outro estudante apoiou um amigo, que se tinha mudado para Espanha, a encontrar instituições de voluntariado na sua nova cidade, para que ele pudesse servir. Incentivou o amigo a candidatar-se e ele está hoje a servir uma instituição em Santiago de Compostela. ࢝​࢝ Uma estudante e uma amiga sua realizaram uma campanha contra a violência doméstica, em estações de comboio e paragens de autocarro na cidade do Porto. Foram desenvolvidos flyers sobre o tema que foram colocados em carros, para minimizar o contacto. ࢝​࢝ Uma estudante ajudou a irmã mais nova a preparar uma surpresa para uma criança portadora de deficiência que foi da turma dela. Essa surpresa reatou o contacto entre ambos e estarão a partir de agora em correspondência. ࢝​࢝ Essa mesma estudante organizou com o pai e com a mãe uma atividade com uma instituição com crianças portadoras de deficiência.

31


PORTO & BRAGA

PROBLEMÁTICAS SOCIAIS

࢝Experiências ࢝ sociais

Emergência social, pobreza

࢝Projetos ࢝ de inspiração ࢝Projetos ࢝ de serviço

Em 2020, na UD Porto e UD Braga, foram realizados ou apresentados como plano para realização 5 projetos de serviço projetos em que o estudante serve a sua comunidade, procurando atenuar um problema social. Esses projetos correspondem a problemáticas diversas. Pode ver no quadro ao lado os projetos Finais dos Estudantes por Problemática Social.

Idosos e isolamento social

Minorias, discriminação e equidades de oportunidades

Saúde mental

Violência


࢝​࢝ Realização de uma sessão de literacia financeira a uma família carenciada.

࢝​࢝ Realização de um projeto de consciencialização de jovens para o isolamento dos idosos, capacitando-os com algumas ferramentas para trabalharem com os pais e com os avós/idosos das suas vidas.

U.DREAM RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2020

PROJETOS IMPLEMENTADOS/A IMPLEMENTAR

࢝​࢝ Projeto de entrevista a famílias de refugiados sobre o antes, a viagem e o agora, e publicar numa plataforma para aumentar a empatia e o conhecimento em relação às histórias dos refugiados, em parceria com a Associação Meeru.

࢝​࢝ Realização de uma campanha de promoção de auto estima em jovens, através de um áudio publicado no IGTV e divulgado amplamente.

࢝​࢝ Realização de uma campanha de sensibilização contra a violência doméstica e o assédio sexual.

33


AVEIRO

CAMPANHA: À DISTÂNCIA TAMBÉM SE AMA

࢝Experiências ࢝ sociais ࢝Projetos ࢝ de inspiração ࢝Projetos ࢝ de serviço

DOMUS VI - D.PEDRO V

FLORINHAS DO VOUGA

SPEAK


Os estudantes de Aveiro trocaram correspondência com: ࢝​࢝ 43 idosos de 2 ERPIs; ࢝​࢝ 70 crianças e jovens de 2 LIJ;

Em vez dessas atividades realizamos uma atividade de impacto em grupos de pessoas que se encontravam especialmente isoladas naquele contexto, através da troca de correspondência entre os nossos estudantes e utentes de Estruturas Residenciais para Idosos (ERPIs) e crianças e jovens de Lares de Infância e Juventude (LIJ) e famílias da casa Ronald McDonald.

No Dom Pedro V há um conceito único – estabelecem a ponte entre soluções tradicionais de âmbito social e a assistência prestada em unidades de saúde especializadas. Os voluntários dinamizam atividades com os idosos à distância.

࢝​࢝ Durante o semestre, 5 estudantes da UD Aveiro serviram nesta instituição;

A Instituição Diocesana Florinhas do Vouga responde à emergência de novos fenómenos sociais, actua para a inclusão social e promove os direitos fundamentais das Pessoas na Diocese de Aveiro.

࢝​࢝ Durante o semestre, 5 estudantes da UD Aveiro serviram nesta instituição;

U.DREAM RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2020

No primeiro semestre de 2020 vimo-nos obrigados, devido ao contexto pandémico que se instalou e às limitações do estado de emergência, a cancelar as experiências sociais que os estudantes estavam a realizar, por se tratarem de contacto com públicos vulneráveis.

࢝​࢝ 14 ações de voluntariado foram realizadas ao longo de 1 semestre; ࢝​࢝ Foram realizadas 42h de serviço voluntário, pelos estudantes da U.DREAM.

࢝​࢝ 56 ações de voluntariado foram realizadas ao longo de 1 semestre; ࢝​࢝ Foram realizadas 42,5h de serviço voluntário, pelos estudantes da U.DREAM.

O SPEAK junta pessoas recém-chegadas e locais a viver na mesma cidade (voluntários), através de grupos de línguas informais e eventos de Intercâmbio cultural

࢝​࢝ Durante o semestre, 2 estudantes da UD Aveiro serviram neste projeto; ࢝​࢝ 14 ações de voluntariado foram realizadas ao longo de 1 semestre; ࢝​࢝ Foram realizadas 21h de serviço voluntário, pelos estudantes da U.DREAM.

35


AVEIRO ࢝Experiências ࢝ sociais ࢝Projetos ࢝ de inspiração ࢝Projetos ࢝ de serviço

AFETU


࢝​࢝ Durante o semestre, 2 estudantes da UD Aveiro serviram nesta instituição; ࢝​࢝ 12 ações de voluntariado foram realizadas ao longo de 1 semestre; ࢝​࢝ Foram realizadas 24h de serviço voluntário, pelos estudantes da U.DREAM.

U.DREAM RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2020

O objectivo da Afetu é a defesa dos animais desprotegidos, abandonados e vítimas de maus tratos, melhorando a sua qualidade de vida e dando-lhes um bom adoptante.

37


Obrigada à U.DREAM por ter cruzado o nosso caminho e o de todos os nossos meninos/as. FLORINHAS DO VOUGA


U.DREAM RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2020

Gostamos muito de os ter cá. Para os residentes que estão aqui é muito importante. O facto de ser alguém diferente é mesmo muito impactante e traz uma energia muito boa ao lar. DOMUS VI

39


AVEIRO

PROBLEMÁTICAS SOCIAIS

࢝Experiências ࢝ sociais

Emergência social, pobreza

࢝Projetos ࢝ de inspiração ࢝Projetos ࢝ de serviço

Em 2020, na UD Aveiro, foram realizados ou apresentados em plano para serem realizados 8 projetos de inspiração projetos em que o estudante inspira pessoas da sua rede de apoio para servir, acompanhando- as neste processo e agradecendo-lhes no final.

Animais

Idosos e isolamento social

Outros


࢝​࢝ Uma estudante de Aveiro levou uma amiga consigo num turno de voluntariado de uma organização do Porto, a «Porta Solidária».

࢝​࢝ Uma estudante de Aveiro levou uma amiga consigo a um turno de voluntariado na «Afetu».

U.DREAM RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2020

SIGNIFICATIVOS ENVOLVIDOS E PROJETOS REALIZADOS

࢝​࢝ A mesma ação foi realizada por um outro estudante, que levou um familiar seu. ࢝​࢝ Um estudante de Aveiro incentivou um familiar seu a fazer voluntariado num abrigo animal da sua cidade, Santa Maria da Feira. ࢝​࢝ Em Coimbra, um outro estudante de Aveiro levou um amigo consigo para ajudar num canil, durante uma tarde, com intuito de repetirem regularmente.

࢝​࢝ Uma estudante de Aveiro realizou uma atividade digital, com o apoio de uma amiga, numa ERPI da sua cidade. ࢝​࢝ Uma estudante convidou um amigo músico e juntos deram um concerto virtual para uma ERPI da sua cidade.

࢝​࢝ Um estudante de Aveiro realizou uma campanha de sensibilização sobre o tema da empatia e envolveu uma amiga na concretização. Consistiu em entregar cartas de sensibilização para uma maior atenção às pessoas que nos rodeiam.

41


AVEIRO

PROBLEMÁTICAS SOCIAIS

࢝Experiências ࢝ sociais

Emergência social, pobreza

࢝Projetos ࢝ de inspiração ࢝Projetos ࢝ de serviço

Em 2020, na UD Aveiro, foram realizados ou apresentados como plano para realização 2 projetos de serviço projetos em que o estudante serve a sua comunidade, procurando atenuar um problema social. Esses projetos correspondem a problemáticas diversas. Pode ver no quadro ao lado os projetos Finais dos Estudantes por Problemática Social.

Animais


࢝​࢝ Realização de uma campanha de angariação de materiais para a Florinhas do Vouga, através de estabelecimento de parcerias com instituições da Universidade de Aveiro.

࢝​࢝ Realização de um projeto de consciencialização da população, através das redes sociais, para os maus tratos animais.

U.DREAM RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2020

PROJETOS IMPLEMENTADOS/A IMPLEMENTAR

43



U.DREAM RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2020

Bom dia caríssimos UDREAMS, espero que se encontrem bem! É para vos informar que já recebemos as vossas amorosas cartas. Estamos profundamente gratos pela vossa bela iniciativa! Os nossos utentes vão ficar de coração cheio. SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE ALVAIÁZER

45


LISBOA

DOMUS VI - D.PEDRO V

࢝Experiências ࢝ sociais ࢝Projetos ࢝ de inspiração

REFOOD SANTA CLARA

SPEAK

BANCO ALIMENTAR

MIMI - LINHA AMIGA


࢝​࢝ Durante o semestre, 1 estudante da UD Lisboa serviu nesta instituição;

No Refood recolhem comida em excesso na restauração e/ou através de doações, encaminhando depois essa comida para pessoas/instituições que precisem.

࢝​࢝ Durante o semestre, 4 estudantes da UD Lisboa serviram nesta instituição;

࢝​࢝ Esteve presente em 3 ações com esta instituição; ࢝​࢝ Foram realizadas 7,5 h de serviço voluntário, pelo estudante da U.DREAM.

࢝​࢝ Estiveram presentes em 15 ações com esta instituição; ࢝​࢝ Foram realizadas 30 h de serviço voluntário, pelos estudantes da U.DREAM.

O SPEAK junta pessoas recém-chegadas e locais a viver na mesma cidade (voluntários), através de grupos de línguas informais e eventos de Intercâmbio cultural

U.DREAM RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2020

No Dom Pedro V há um conceito único – estabelecem a ponte entre soluções tradicionais de âmbito social e a assistência prestada em unidades de saúde especializadas. Os voluntários dinamizaram atividades com os idosos à distância.

࢝​࢝ Durante o semestre, 5 estudantes da UD Lisboa serviram neste projeto; ࢝​࢝ 27 ações de voluntariado foram realizadas ao longo de 1 semestre; ࢝​࢝ Foram realizadas 53,5 h de serviço voluntário, pelos estudantes da U.DREAM.

O Banco Alimentar é uma resposta social que luta contra o desperdício alimentar e apoia centenas de famílias.

࢝​࢝ Durante o semestre, 2 estudantes da UD Lisboa serviram nesta instituição; ࢝​࢝ Estiveram presentes em 13 ações com esta instituição; ࢝​࢝ Foram realizadas 35 h de serviço voluntário, pelos estudantes da U.DREAM.

A associação Mimi é responsável pelo acompanhamento de idosos em regime presencial ou através de uma linha de contacto semanal, telefónico.

࢝​࢝ Durante o semestre, 4 estudantes da UD Lisboa serviram nesta instituição; ࢝​࢝ Estiveram presentes em 10 ações com esta instituição; ࢝​࢝ Foram realizadas 5 h de serviço voluntário, pelos estudantes da U.DREAM.

47


LISBOA

PROBLEMÁTICAS SOCIAIS

࢝Organizações ࢝

Pobreza/Fome

࢝Projetos ࢝ de inspiração

Em 2020, na UD Lisboa, foram realizados ou apresentados em plano para serem realizados 11 projetos de inspiração projetos em que o estudante inspira pessoas da sua rede de apoio para servir, acompanhando- as neste processo e agradecendo-lhes no final.

Isolamento de idosos

Descriminação LGBTQI+


࢝​࢝ Uma estudante de Lisboa incentivou a mãe a preparar uma refeição e entregar numa instituição de distribuição de alimentos a sem abrigo; ࢝​࢝ Um estudante influenciou 2 amigos a juntarem-se a ele num turno de voluntariado no banco alimentar; ࢝​࢝ Uma outra estudante também levou 2 amigas no seu turno de voluntariado no Banco Alimentar; ࢝​࢝ Uma estudante envolveu 2 amigas na confeção de sacos de bolachas e posterior distribuição pela comunidade sem abrigo; ࢝​࢝ Uma estudante de Lisboa, que faz voluntariado na Refood, preparou uma refeição e vários presentes para crianças e famílias com 4 dos seus amigos, para distribuir pelos beneficiários da organização;

U.DREAM RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2020

SIGNIFICATIVOS ENVOLVIDOS E PROJETOS REALIZADOS

࢝​࢝ Uma estudante esteve um dia com a sua mãe e irmão a preparar refeições para doar à Refood;

࢝​࢝ Uma estudante dinamizou uma atividade por zoom num lar de idosos com o irmão; ࢝​࢝ A mesma estudante preparou um presente com a madrinha para entregar em casas da sua zona de residência com idosos que vivem isolados; ࢝​࢝ Uma estudante e 2 das suas amigas escreveram e entregaram cartas a idosos isolados e cartões de agradecimento;

࢝​࢝ Uma estudante preparou presentes de gratidão e, juntamente com 2 amigos, foram entregá-los aos trabalhadores da ILGA;

49


Esta é a expressão de quem, provavelmente pela primeira vez em quase 2 anos e meio, ficou sem saber o que dizer a um grupo de pessoas numa “plateia”, pessoas tão especiais ainda por cima... Obrigado UD, por me fazeres perceber que crescer não é só em altura (essa já me chega, na verdade). Obrigado UD, por me pores desconfortável vezes e vezes sem conta (até ao ponto de agora estar confortável com esse desconforto). Mas, acima de tudo, obrigado UD por me teres dado a oportunidade de me cruzar com todos estes (e muitos muitos mais) seres bonitos. Foste capaz de transformar um tal rapaz estúpido, num rapaz estupidamente consciente. VASCO SILVA


51

U.DREAM RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2020



U.DREAM RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2020

O conhecimento deve ser armazenado

partilhado

53


Impacto das sessões de transformação pessoal

Legenda: Totalmente Muito Um pouco Pouco

Por fim, mas não menos importante, apresentamos alguns resultados de impacto das nossas sessões de transformação pessoal. Estas sessões, que acontecem semanalmente com a duração de 2 horas, procuram provocar estes jovens a compreender temas que fogem ao ensino formal. Sonhar, Inspirar e Servir, são as palavras de ordem que chegam sob a forma de reflexões, partilhas, provocações e descobertas e o objetivo principal é transferir todas estas aprendizagens para o dia-a-dia dos jovens, provocando assim mudanças de mindset e de comportamento relevantes e alinhadas com uma forma de estar saudável em comunidade.

Eu

Eu e os outros

Eu na comunidade


Tornares-te mais capaz de lidar com o quotidiano

Sentires-te mais motivado/a em relação ao teu futuro profissional

Tornares-te mais conhecedor/a dos teus talentos

Projetar melhor o teu futuro profissional

Consolidar o tipo de cidadão/ã que queres continuar a ser

Conhecer as diferenças (culturais, raciais, económicas...)

Estar mais ligado/a aos teus próximos

Envolver os teus familiares, amigos e conhecidos nas tuas causas

Tornares-te um agente de impacto na tua comunidade

Conhecer formas mais eficazes de apoiar na resolução de problemas da tua comunidade

Conhecer mais e mais profundamente os problemas que mais afetam a tua comunidade

U.DREAM RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2020

Tornares-te mais capaz de compreender as tuas emoções

55



U.DREAM RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2020

Ao longo deste percurso, de 2 anos e meio, aprendi que nós somos a chave para superar todos os nossos desafios e que o meu maior desafio sempre foi ser vulnerável. A Helena que entrou na U.DREAM era uma menina cheia de inseguranças, demasiado preocupada em tentar ser perfeita, em tentar ser a aluna perfeita, a amiga perfeita ou até mesmo a filha perfeita. O que ela não sabia é que são as imperfeições que nos tornam tão especiais e tão únicos. HELENA

57



U.DREAM RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2020

Planos para um futuro incerto

brilhante

59


Para o ano de 2021, a associação tem planeado: ࢝​࢝ Realizar 4 processos de recrutamento nas cidades do Porto, Braga, Aveiro e Lisboa, 1 em cada cidade, integrando cerca de 100 a 120 estudantes. ࢝​࢝ Continuar a exercer impacto social indireto através de parcerias institucionais, onde os estudantes realizam voluntariado, aumentando a rede de parceiros da área social ࢝​࢝ Concretizar 4 campanhas de agitação urbana em cada uma das 4 cidades. ࢝​࢝ Organizar um Bootcamp no verão de imersão na comunidade e desenvolvimento de competências de liderança comunitária. ࢝​࢝ Realizar um programa U.DREAM com a duração de um semestre, testando o seu impacto nos estudantes. ࢝​࢝ Lançamento de mais um livro da coleção Crescer com Consciência. ࢝​࢝ Fortalecimento do processo de expansão, garantindo que o impacto social e educacional existe nos estudantes universitários bem como na comunidade.


U.DREAM RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2020

A UD é para mim certamente a expectativa que mais se superou, uma lufada de ar fresco na minha formação como Ser Humano, o sítio onde mais gostei de estar na vida e que me fez tantas vezes, como aqueles dias em que somos crianças e passamos o dia a brincar, querer sempre ficar só mais um bocadinho (...) empoderou-me no papel de filho e ajudou-me a encarar uma relação de instabilidade e várias depressões dos meus pais com uma resiliência que eu não conhecia. (...) Aprendi a fazer perguntas, a força da empatia incondicional e do amor como a arma mais poderosa do mundo. Isto e uma série de outras coisas que não consigo expressar, mas que ficam gravadas aqui junto ao meu peito. Obrigado pelo acolhimento daquele tímido rapazito que logo após 1 mês se sentia parte da família. GONÇALO AIRES

61


Obrigada por me fazeres gostar mais de mim. Obrigada por me ajudares a melhorar a minha relação com os outros e comigo. Obrigada por me mostrares o verdadeiro significado de amor, relativização, empatia, compreensão, amor-próprio, resiliência e felicidade; quer tenhas sido tu a ensinar-me, quer tenha sido cada um daqueles que cruzaram o meu caminho, a teu lado. Levo comigo todo o amor e todas as coisas que me ensinaste. ANA PINTO


U.DREAM RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2020

Eventos subsequentes

A magnitude dos impactos (efetivos e potenciais) causados pela pandemia COVID-19, na vida das pessoas e na vida das Empresas, apresentou-se de tal dimensão tendo passado a fazer parte do quotidiano dos membros da Direção da Associação, uma permanente reflexão sobre aqueles, da qual se destacam as seguintes conclusões: Não existe expectativa de que os impactos potenciais futuros coloquem em causa a continuidade das operações, encontrandose ponderados os seguintes impactos:

Atividade: Decorridos vários meses desde o início do primeiro estado de emergência, foi possível percecionar que, ainda que de forma ajustada, a Associação conseguiu de forma bem-sucedida dar cumprimento aos objetivos a que se propôs; Despesas: Neste âmbito tem vindo a ser perspetivado um crescimento de alguns encargos, nomeadamente com o reforço de Equipamentos de Proteção Individual (EPI`s), e de meios tecnológicos, tendo, contudo, sido verificadas inúmeras poupanças decorrentes da realidade “teletrabalho” e da redução das ações “no local”. Assim, não é expectável ser verificado um incremento relevante do total das despesas; Receitas: Parte relevante do montante das receitas da Associação está relacionada com os Programas de Parcerias para o Impacto, estando estas intimamente relacionadas com as despesas incorridas. Ao nível das receitas próprias, a manutenção desta componente (menos relevante), tem-se caracterizado como um desafio, ainda que, por via dos esforços da Direção, assim como de acordos já anteriormente realizados, a mesma não tem registado desvios significativos.

63



Amor com amor se apaga

paga

65

U.DREAM RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2020



A todos os fornecedores de bens e serviços pela cooperação demonstrada;

U.DREAM RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2020

A todos os nossos estimados associados e parceiros pela dedicação e confiança depositados na Associação;

A todos os colaboradores pelo esforço, capacidade e dedicação postos nas tarefas que lhes foram confiadas; A todas as entidades que colaboraram connosco e que sempre nos honraram;

Muito obrigado! 67


© 2021