Issuu on Google+

Jornal Mural

Alunos de Administração do UDF participam da ExpoMarketing

Novembro/2013

Participe da Avaliação no Ensino de Graduação Institucional

Pós-Graduação O UDF preparou para alunos de diversos cursos da Instituição o Programa de Educação Continuada Semana da Pós-Graduação.

Ano IV - N º 37 - Novembro/2013


#Vida Acadêmica Palestra: Sistemas Contemporâneos de Comunicação e o Cenário Internacional

No dia 29 de outubro, os alunos de Relações Internacionais e demais interessados puderam conhecer um pouco mais sobre os sistemas de comunicação hoje vigentes no cenário internacional. Com a participação do professor Dr. Sivaldo Pereira e da professora Vivian Peron, houve um mídia para as Relações Internacionais, discutindo a estrutura e os processos contemporâneos de comunicação. A palestra foi dividida em dois momentos: discussão da formação do sistema moderno de comunicação, suas características, modelos, padrões e dinâmicas e, posteriormente, houve a análise do atual sistema de comunicação em escala global. Foi discutido o papel das redes, o impacto da digitalização dos processos contemporâneos de comunicação e as implicações que este novo contexto traz para o cenário internacional.

Sobre o palestrante - Dr. Sivaldo Pereira PhD em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia, com estágio doutoral na University of Washington (EUA). Mestre em Comunicação pela UFBA. Possui pós-doutorado no Centro de Estudos Avançados em Democracia Digital e Governo Eletrônico (CEADD), Poscom-UFBa. Produção e pesquisa nas áreas de comunicação e democracia; democracia digital; internet studies; comunicação pública; deliberação pública; políticas públicas e regulação da comunicação; comunicação e ética; opinião pública, jornalismo e democracia; teorias da comunicação. Foi pesquisador visitante no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA); consultor Ad Hoc da Unesco para aplicação de indicadores de desenvolvimento da mídia no Brasil. Jornal Mural - VIDA ACADÊMICA - Novembro/2013 - 01


#Vida Acadêmica

UDF realiza Semana da Pós-Graduação Entre os dias 4 e 8 de novembro, o UDF preparou para alunos de diversos cursos da Instituição o Programa de Educação Continuada – Semana da PósGraduação. A ideia foi apresentar aos estudantes os cursos de Pós-Graduação ofertados pela Instituição, prestar orientações gerais sobre a continuidade dos estudos e oferecer aos prováveis formandos do UDF descontos e facilidades. De acordo com o professor Gabriel Cardoso, coordenador da Pós-Graduação e Extensão do UDF, em tempos de rápidas mudanças, fatores como conhecimentos, habilidades e atitudes adquiridos nos cursos de graduação precisam ser constantemente atualizados e ampliados. “Nessa necessidade de atualização, vemos a importância da educação continuada, que é uma das estratégias mais importantes para dade. Atualmente, apenas uma graduação -

sionais que se preocupam com sua evolução”, explica. O professor informa que o UDF tem quase 50 cursos de Pós-Graduação Lato Sensu e, a médio prazo, oferecerá também cursos de Stricto Sensu. Segundo Gabriel Cardoso, o estudante que optar pela educação continuada no UDF vai encontrar cursos atuais que atendem às demandas de mercado, além de professores capacitados, com teúdo que alie a teoria com a prática. “Além disso, segundo o Programa de Educação de Bolsa por Mérito Acadêmico, todo aluno formado no UDF tem 10% de desconto nos cursos de Pós-Graduação oferecidos em 2014”. Para outras informações, basta consultar o edital 14/2013 na área do aluno. Os cursos oferecidos pelo UDF estão disponíveis no site da Instituição e outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3704-8877.

Jornal Mural - FIQUE POR DENTRO - Novembro/2013 - 02


#Vida Acadêmica

Alunos de Administração realizam 1ª Feira Expomarketing no UDF No dia 6 de novembro, os alunos do curso de Administração do UDF organizaram a 1ª Feira de Exposição de Marketing. O evento, coordenado pela professora Maria Elisabete Pinheiro, disponibilizou palestras e apresentou a história de alguns dos produtos mais utilizados no mundo. As atividades contaram com o apoio da reitoria, da coordenação e de professores do curso, além da presença maciça dos alunos dos períodos noturno e matutino como assistentes. De acordo com a professora Maria Elisabete, os estudantes escolheram livremente os produtos que seriam apresentados: computador, telefone, pneu, máquina fotográfica, televisão, xampu, desodorante, chapéu, relógio, energético, whisky, cerveja e esmalte. “Cada grupo de alunos trabalhou os itens desde sua pesquisa histórica ao desenvolvimento das ações de marketing, assim como sua projeção para o potencial do produto. Esses trabalhos foram apresentados em dois turnos e examinados pelos professores do curso de administração Domingos Spezia e José Henrique”, explica.

A aluna empreendedora do curso de Administração, Priscila Moutinho, considerou o evento um grande impulsionador para a divulgação de sua pequena empresa de produção de Pão de Mel (Pão de Mel da Tia Pri). “A partir de agora, sinto que posso contar com o apoio e conhecimento adquirido em minha formação para empreender”, relata. Como atração principal da Feira, houve o lançamento do site EXPOMARKETING – Empreendedorismo e Inovação. “Totalmente construído pelos estudantes sob orientação pedagógica, o site tem por objetivo criar e divulgar a rede de alunos empreendedores do curso de Administração”, explica Maria Elisabete. “Como professora orientadora e organizadora do evento, foi uma realização plena poder acompanhar o crescimento dos alunos e, mais que tudo isso, sentir que estão prontos para realizar no mercado trabalhos de excelência, pois sairão do UDF com uma bagagem prática e teórica de alto nível”, conclui. Confira o site: http://unimarketingudf.wix.com/expo

Jornal Mural - VIDA ACADÊMICA- Novembro/2013 - 03


#Vida Acadêmica

Galeria de Fotos Expomarketing

Jornal Mural - VIDA ACADÊMICA- Novembro/2013 - 03


#Vida Acadêmica

Palestra: Uma Visão de Mercado das Linguagens de Programação No dia 6 de novembro, aconteceu no UDF a palestra “ Uma Visão de Mercado das Linguagens de Programação”. A atividade, organizada pela Coordenação dos Cursos de Tecnologia da Informação, teve como objetimercado de trabalho, estimulando-os na busca de mecanismos que possibilitem o cresA palestra foi ministrada pelo consultor e instrutor de Tecnologias da Informação, Rogério Moraes de Carvalho, e foi voltada para alunos dos cursos de TI do UDF, professores e alunos da Instituição e demais IES interessadas.

Sobre o palestrante: Rogério Moraes Foi reconhecido pela Microsoft como Most Valuable Professional (MVP) por cinco anos consecutivos; foi desenvolvedor registrado na Apple para desenvolvimento de apps para IOS (App Store); no Google, para desenvolvimento de apps para Android (Google Play Store); na Microsoft, para desenvolvimento de apps para Windows 8.x (Windows Store) e para Windows Phone (Windows Phone Store) e é Idealizador e organizador de várias edições do evento Plataforma Java x Plataforma .NET no DF e em SP.

UDF atua como Parceiro do Congresso de Entre os dias 4 e 11 de novembro, o UDF parDF, na Universidade de Brasília (UnB). Fruto de uma parceria entre o UDF e as universidades Católica, Ceub e UnB, o evento teve por objetivo des-

ativa, produzindo conhecimento de forma crítica, o que será importante para seu desenvolvimento niza a toda comunidade acadêmica envolvida no Congresso!

talentos potenciais entre estudantes de graduação, mediante sua participação em projetos de pesquisa. De acordo com a professora Dra. Manuela R. Smith, Assessora de Pesquisa e Extensão e ca e Tecnológica do UDF, a pesquisa vai além da mínio de um conjunto de técnicas. “Os alunos envolvidos com pesquisa desenvolvem uma postura Jornal Mural - VIDA ACADÊMICA - Novembro/2013 - 05


#Vida Acadêmica

Cooperação Acadêmica Internacional e Programa Ciência sem Fronteiras com o Prof. Dr. Flávio Saraiva

No dia 23 de outubro, aconteceu no UDF palestra com o Assessor de Relações Acadêmicas Internacionais da Universidade Cruzeiro do Sul, Doutor Flávio Mesquita Saraiva. O evento foi elaborado considerando-se o crescente ambiente de internacionalização em todas as estável e a taxa de câmbio estável. A atividade lotou o auditório principal da Instituição e abordou, ainda, a necessidade de experiência internacional nos corpos docente e discente das universidades brasileiras.

Flávio Mesquita Saraiva é Doutor em História Economia pela PUCSP e graduado em Econmia por essa mesma Universidade. Foiprofeso sor visitante da Universidade de Gentna Bélgica, em 2010, e é professor da Cruzeiro do Sul no curso de graduação em Economia e no Mestra do em Políticas Sociais. Leciona no Departamento de Economia da PUCSP, no qual ocupou os cargos de Vice-Reitor Administrativo, Chefe do Departamento de Economia e Coordenador do curso de Graduação em Economia.

Jornal Mural - VIDA ACADÊMICA - Novembro/2013 - 06


#Campus Virtual Cruzeiro do Sul

O Campus Virtual em Minutos de novembro faz uma viagem por diversos países. No quadro “Em pauta” você descobre as possibilidades de realizar um curso à distância, morando fora do país. Já no quadro “Produção do Conhecimento”, o pesquisador científico Gilberto Patrocínio, doutorando no Programa de Ensino de Ciências e Matemática, explica através de suas pesquisas, as dificuldades e limitações do ensino superior em Angola, seu país de origem. No quadro “Aconteceu” você confere uma entrevista com a Professora Isabel Seara, docente da Universidade Aberta, de Portugal. Sua visita selou o acordo de cooperação entre Instituição portuguesa e a Universidade Cruzeiro do Sul para oferecimento de novos cursos. Além de tudo isso, você ainda confere o “Connect” que traz dicas de cursos gratuitos nas melhores universidades do mundo.

Jornal Mural - Campus Virtual - Novembro/2013 - 07


#Fique por Dentro

Semana do Livro e da Biblioteca no UDF

Entre os dias 23 e 29 de outubro, aconteceu no Ed. Sede do UDF a Semana do Livro e da Biblioteca. Visando maior interação com a comunidade universitária, a Instituição preparou diversas ativiworkshops, divulgações de livros e muito mais. O cidadania. Clicada pelo fotógrafo Eduardo Silva, a exposição mostrou um olhar sobre as condições de trabalho de diversas pessoas que sobrevivem da catação/triagem e venda de materiais recicláveis no estado de Goiás. Além disso, houve no Espaço Webclass, dois workshops: de Formatação e de Normalização de Trabalhos Acadêmicos. Segundo o supervisor da Biblioteca Governador Eurico Rezende, Vinícius dos Santos, muitos alunos e professores visitaram a exposição e as vagas do workshop esgotaram antes do prazo. “É de suma importância promovergarantir a aproximação maior do aluno, professor, funcionário e pesquisador com a nossa biblioteca”, acrescentou. Jornal Mural - VIDA ACADÊMICA - Novembro/2013 - 08


#Fique por Dentro

Alunos, egressos e docentes participam de Aulão da Saudade sobre Processo do Trabalho No dia 26 de outubro, aconteceu no Campus Sede do UDF o Aulão da Saudade para alunos egressos e atuais do UDF. Ministrada pela professora do curso de Direito Kelly Amorim, a atividade abordou os principais e atuais temas do Processo do Trabalho. Houve ainda o sorteio de brindes, como livros e cursos online. Para a professora, esse projeto é de extrema importância para integrar cada vez mais os egressos à nossa instituição, além de trazer a atuais alunos.

3ª Edição do Cine UDF A 3ª edição do Cine UDF aconteceu no dia 8 de novembro e trouxe aos alunos e “Em Transe”, suspense dirigido por Danny Boyle. A atividade buscou discutir com os participantes, por meio dos personagens e mecanismos que conduzem os processos mentais e o comportamento humano em várias áreas de atuação acadêmicas. Para ministrar os debates, compareceu ao evento o psicólogo e presidente do Instituto Brasileiro de Neuropsicologia e Ciências Cognitivas (IBNeuro), Danilo Assis Pereira. Atualmente, Danilo é pesquisador associado em vários projetos em hospitais públicos do Distrito Federal.

Jornal Mural - FIQUE POR DENTRO - Novembro/2013 - 09


#Fique por Dentro

Participe e contribua para o aprimoramento do UDF

Chegou o momento de participar da Avaliação no Ensino de Graduação Institucional/Cursos, organizada pela Comissão Própria de Avaliação - CPA. Este ano, ela será realizada online. Participe, expresse opiniões e contribua para mudanças. Acesse: www.cruzeirodosul.edu.br/sinaes e sigam as instruções.

Sua participação é de extrema importância!

Jornal Mural - FIQUE POR DENTRO- Novembro/2013 - 10


#Fique por Dentro

UDF participa de ação social No dia 19 de outubro, alunos do curso de direito do UDF puderam colocar em prática o que aprenderam em sala de aula e, de quebra, exerceram a cidadania em evento promovido pelo Instituto Realizar. A “Ação Realizar” foi criada com o intuito de prestar diversos serviços de utilidade pública e entretenimento para a comunidade do Setor Habitacional Sol Nascente, Ceilândia/DF. Além de atividades de lazer com as crianças, os adultos puderam tirar 1ª ou 2ª via de documento de identidade, fazer atendimento médico e dentário e atendimento jurídico oferecido pelo Núcleo de Prática Jurídica do UDF, nas áreas Cível, Previdenciária, Penal e Trabalhista. Para o professor e Coordenador do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), Marcus Ulhoa “esse tipo de evento é muito importante nessas comunidades “abandonadas” pelo poder público. O Sol Nascente é uma invasão considerada a maior favela horizontal da América Latina. Sua

população, muitas vezes, não sabe a quem recorrer para solucionar problemas do cotidiano, principalmente aqueles que necessitam do auxílio do Poder Judiciário”, conclui. Os alunos participantes foram acompanhados pelos professores Marcus Ulhoa Chaves, Ana Paula Dória de Carvalho, Supervisora da Unidade de Prática Forense de Brasília; Isabella Limeira Cardoso, Orientadora da Unidade de Prática Trabalhista da Asa Norte; Alessandro Rodrigues Farias, Supervisor da Unidade de Prática Forense do Paranoá; Amaury Santos de Andrade, Supervisor da Unidade de Prática Forense do Gama e Cesar Augusto Bagatini, Orientador da Unidade de Prática Forense de Taguatinga. Em ocasiões como estas os alunos exercitam plenamente cidadania e caridade, aplicando o conhecimento adquirido em sala de aula e a experiência do NPJ a uma comunidade que necessita de auxílio e orientação. Durante a ação foram prestados 36 atendimentos.

Jornal Mural - Fique por Dentro - Novembro/2013 - 11


#Fique por Dentro UDF participa do XII SBGames Entre os dias 16 e 18 de Outubro de 2013, alunos e professores do curso de Jogos Digitais do Centro Universitário do Distrito Federal (UDF) participaram do XII SBGames – Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital, um dos maiores eventos de Jogos Digitais da América Latina constituído por workshop, palestras, mostra de artes e a 8ª Edição do Festival de Jogos Independentes na cidade de São Paulo. Durante o evento, foram apresentados os jogos criados pelos alunos do 2º semestre do curso de Jogos Digitais do UDF, seguido por palestra da Professora Mestre Camila Hamdan, sobre “As Políticas Públicas para o Incentivo de Jogos Eletrônicos e Digitais na Lei Rouanet” e também foi lançado o website do Laboratório de Jogos Digitais e Sistemas Interativos do UDF. www.labjogosdigitais.net/ O Website foi desenvolvido com o intuito de divulgar a produção dos alunos do curso de Jogos Digitais da Instituição. Lá, você encontra a produção dos alunos nas áreas de realidade virtual e simulação, educação móvel (mobile learning), acessibilidade e entretenimento, área, galeria de fotos, participação de eventos,

alguns jogos executáveis, vídeos, descrição de desenvolvimento e breve apresentação dos alunos envolvidos. Segundo a professora de Jogos Digitais, Camila Hamdan, a participação dos alunos no XII SBGames foi uma oportunidade de conhecer o campo cultural, industrial e político dos jogos eletrônicos e digitais no Brasil e exterior, somando experiências de renomados pesquisadores e empresários do setor. No evento, estavam presentes os alunos Henrique Campos, Helber Neiva, Jônatas Franzen, Leandro Sucupira e Matheus Araújo, o professor Alexandre Ataíde, professora Camila Hamdan e a bolsista de apoio Técnico à Pesquisa, Cinthia Galeno.

Jornal Mural - Fique por Dentro - Novembro/2013 - 12


#Fique por Dentro MBA em Processos de Negócio e de Gestão da Informática nas Organizações Públicas e Privadas “A graduação é um passo importante, mas para que você seja reconhecido e ganhe destaque no mercado de trabalho é necessário que enriqueça seu currículo com uma pós-graduação no UDF. São dezenas de cursos de pós-graduação, com reconhecimento e tradição em diversas áreas”..

Público-alvo: Pessoas que atuam em áreas como Administração, Economia ou Ciências Contábeis, além das áreas de Informática e Computação. Os diferenciais do(s) curso(s):

Altino Moraes iniciou a vida acadêmica em 1984 como professor, no Rio de Janeiro. Atualmente, além de atuar no UDF, ministra treinamentos por todo o Brasil e no exterior. São quase 40 anos de atividades ininterruptas em TI, Gestão de Processos e Gerenciamento de Projetos. Com 4 certificações internacionais nessas áreas, Altino Moraes é Doutor em Engenharia de Produção e em Sistemas Informatizados, é Mestre em TI, possui MBA e Especialização e é membro de entidades profissionais dentro e fora do Brasil com vários trabalhos e artigos divulgados.

O Corpo Docente é formado por Professores-Doutores, Mestres e Especialistas (formados em universidades de ponta no Brasil e exterior), atuantes em grandes organizações ou como consultores renomados, e pesquisadores com trabalhos e livros publicados. O TCC Trabalho de Conclusão de Curso - será orientado na forma de Artigo Acadêmico, o qual poderá ser publicado pelo aluno em periódico técnico, difundindo sua competência. O programa apresentará, ainda, uma visão prática da aplicabilidade dos recursos da TI - Tecnologia da Informação, como eficaz ferramenta de suporte, nas aulas práticas em laboratório.

Sobre o curso:

Mais informações:

Sobre o coordenador:

“MBA em Processos de Negócio e de Gestão da Informática nas Organizações Públicas e Privadas”. O curso aborda tanto a aplicação das diversas técnicas em empresas do governo - que visam suprir necessidades sociais e prestar serviços públicos - quanto a aplicação das mesmas em corporações particulares, que objetivam o lucro e retorno para os acionistas.

E-mails:“altino.moraes@gmail.com”, “posgraduacao@udf.edu.br ”, ou pelo site www.udf.edu.br Seu conhecimento no curso certo: Fazer Pós-Graduação no UDF é, com certeza, o ponto de partida para alavancar uma carreira de sucesso, garantindo-se no competitivo atual mercado de trabalho.

Jornal Mural - Fique por Dentro - Novembro/2013 - 13


#Fique por Dentro Conheça a equipe responsável pelo FIES/PROUNI no UDF

Você conhece os programas Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) e Programa Univarsidade para todos (PROUNI)? O FIES é um programa do Ministério da Educação, destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em instituições não gratuitas. Já o PROUNI, também criado pelo Ministério da Educação, oferece bolsas de estudos em instituições de educação superior privadas, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros, sem diploma de nível superior. No UDF, temos uma equipe responsável pelos dois programas e, para explicar melhor sobre o funcionamento do setor, o Supervisor Francisco Soelmo nos esclareceu algumas questões importantes. Os acessos ao PROUNI e ao FIES facilitam o ingresso em um mercado competitivo e ajudam na formação do cidadão. “Sabemos da importância do nível superior na formação das pessoas, e que isso não é acessível a todos. O acesso à educação superior no Brasil vem de pessoas que possuem mais recursos

e tempo para investir na geração de conhecimento” explica. Segundo Francisco, ambos os programas facilitam o ingresso do estudante no nível superior, proporcionando melhor qualificação profissional. Porém, cada programa possui características distintas que fazem com que o candidato obtenha o que melhor se encaixe à sua necessidade. No UDF, a equipe é responsável pela análise de documentação dos candidatos aos programas, análise de documentação de estágio não obrigatório, análise e cadastro de convênio / descontos e também do achados e perdidos. “Toda equipe trabalha comprometida com as normas e procedimentos na análise dos processos para melhor atender as necessidades acadêmicas” conclui. A equipe (da esquerda para a direita): Roseli Vieira– Auxiliar Administrativo Luana Menezes – Auxiliar Administrativo Francisco Soelmo – Supervisor Emilly Nunes - Estagiária Claudia Cristina – Auxiliar Administrativo Jornal Mural - Fique por Dentro - Novembro/2013 - 14


#Fique por dentro

Professores do UDF apresentam artigo no XI Congresso Nacional de Educação EDUCERE Entre os dias 23 a 26 de setembro, os professores André Leão, Anastácia Carbonesi e Juliana Maia participaram do XI Congresso Nacional de Educação EDUCERE, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUC/PR, em Curutiba Curitiba. . Os docentes realizaram a apresentação de comunicação oral do artigo científico escrito por eles sobre o tema: A educação ambiental e a celebração de parcerias como forma de construção de uma consciência ecológica no Distrito Federal. O trabalho apresentado teve como objetivo analisar as ações sociais de mobilização da comunidade de uma Região Administrativa do Distrito Federal, e o processo de politiza-

ção da população por meio da construção de parcerias articuladas para a preservação de um Parque Ecológico, a partir de orientações e práticas de educação ambiental. O Congresso EDUCERE uma forma desosoCongresso EDUCARE é uma forma OO Congresso EDUCERE éé uma forma de OO Congresso EDUCARE uma forma de socializar os resultados resultados das cializar os resultados das pesquisas pesquisas realizadas realizadas cializar os cializar realizadas por acadêmicos da Graduação, por Pós-Graduaçãoeee poracadêmicos acadêmicos da Graduação, Pós-Graduação Pós-Graduação diferentes profissionais da da área área de de educação. educação. O O diferentes profissionais diferentes educação. O evento tem promovido promovido também também aa aproximação aproximação eventotem evento aproximação entre docentes estudantes da da Educação EducaçãoSupeSupeentredocentes docentes ee estudantes entre Educação Superior da Educação EducaçãoBásica Básicacriando criando rioreeeos osprofessores professores da os professores da Educação oporturior Básica criando umfórum fórum um permanente de discussões, discussões, demodo modo fórum permanente de discussões, de nizando um fórum permanente de discussões, um permanente de de modo aprimorar dos aaaprimorar formação inicial eee continuada continuada dos aprimorar formação inicial modo a aprimorar a inicial formação inicial e contiade aaaformação continuada dos profissionais daeducação. profissionais educação. da educação. nuada dos profissionais da educação. profissionais da

Jornal Mural - Fique por Dentro - Novembro/2013 - 15


#Bem Estar ideias começar 9Nove ideias parapara começar o dia o dia cheio energia cheio de de energia Mesmo que a noite tenha sido tranquila e bem dormida, uma dose extra de disposição é sempre bem-vinda para encarar o dia que começa. O melhor momento para colocar mais energia na vida é pela manhã, antes de dar início às tarefas cotidianas. “É um período de menos de uma hora que vale muito para o bem-estar. A mente ainda não se contaminou com os estímulos visuais da cidade, o que torna mais fácil estimular o corpo”, explica a terapeuta corporal Alexandra Borges. São nove eideias simples, que ideias não Alexandra D’Attilio dão nove exigem preparo ou produção difesimples, que não especial exigem preparo especial ou rente do normal, começarpara o dia cheio produção diferentepara do normal, começar 1. Antes de levantar da cama pela manhã, respire profundamente por alguns minutos. Enquanto isso, pense em cada parte do corpo e na importância que todas têm para o bom funcionamento do conjunto. 2. Espreguice por pelo menos três minutos, ainda deitado na cama. Mexa a cabeça, o pescoço, os quadris, os braços, as pernas e todos os dedos. 3. Durante o banho, faça movimentos lentos e circulares ao passar a esponja ou a bucha ensaboada pelo corpo. 4. Quando acabar o banho, alongue-se ainda dentro do banheiro. É um alongamento sim-

ples, de esticar os braços para cima e as pernas para a frente, curvar as costas para a frente e para trás, fazer movimentos circulares com os ombros. 5. Prepare seu café da manhã com calma e coma prestando atenção à mastigação, que deve ser lenta – isso é bom para a saúde mental e ótimo para a digestão. 6. Escove os dentes com calma, fazendo com a escova os movimentos adequados para a limpeza de cada parte da arcada 7. Faça uma caminhada de pelo menos cinco minutos perto de casa. Vale dar voltas no quarteirão ou adiantar parte do trajeto ao trabalho, a ideia não é se exercitar pesadamente. 8. No caminho para o trabalho, ouça músicas que levantem o seu astral. Tanto faz se é rock, pop, pagode, sertanejo, clássico, samba; o importante é deixá-lo feliz. 9. Varie o caminho para o trabalho – as novidades que podem ser vistas deixam os sentidos mais aguçados. usar transporte dos maisSeaguçados. Se públiusar co, caminhe por ruas diferentes chegar transporte público,até caminhe ao ponto ou Se for de carro, porà estação. ruas diferentes até procure rotas alternativas. chegar ao ponto ou à estação. Se for de carro, procuFonte: Saúde/IG com adaptações re rotas alternativas. Fonte: Saúde/IG

Jornal Mural - Bem Estar - Novembro/2013 - 16


#Dicas Culturais

Dicas Culturais Claudia Leitte no Capella Claudia Leitte, com o seu novo projeto em Brasília. O show acontece dia 24 Data: 24 de Novembro, Domingo. Hora: 20h. Local: Capella Lounge Bar - QS3 S/N lote 19 C/D Taguatinga Sul (Em frente ao Carrefour)

Ih, Casei! A comédia "Ih, Casei!" em cartaz no Teatro Brasil 21 de 16 de Data: 16 de Novembro a 01 de Dezembro. Hora: Sábados às 21h e Domingos às 20h. Local: Espaço Cultural Brasil 21 - Setor Hoteleiro Sul (ao lado da Torre de TV).

Exposição de Cartoon e Animação de Arte Chinesa O Museu Nacional dos Correios recebe Exposição de Cartoon e Animação de Arte Chinesa. De 24 de Outubro a 01 de Dezembro. Data: 24 de Outubro a 01 de Dezembro. Hora: Terça a sexta-feira, de 10h às 19h. Sábados, domingos e feriados, de 12h às 18h. Local: Museu Nacional dos Correios - SCS, Quadra 4, Edifício Apolo.

Marisa Monte – Turnê Verdade Uma Ilusão Marisa Monte em Brasília com a turnê Verdade Uma Ilusão, dia 23 de Novembro. Data: 23 de Novembro, Sábado Hora: 21h. Local: Arena Brasília (Estacionamento do Shopping Iguatemi) - Lago Norte

Jornal Mural - DICAS CULTURAIS - Novembro/2013 - 17


#Cruzeiro do Sul Educacional Universidade Cruzeiro do Sul: “Curso de Nutrição da Cruzeiro do Sul tem destaque no programa Você Bonita” O curso de Nutrição, por meio da participação da Prof.ª Maria Lúcia Perella, teve destaque no programa Você Bonita, da TV Gazeta, em 24/10. O tema abordado foi “20 alimentos que aumentam a imunidade.

Módulo - “Módulo abre incrições para os cursos de pós-graduação” Abre inscrições para os cursos de pós-graduação 2014. São oferecidos cerca de 20 cursos presenciais nas diversas áreas do conhecimento.

UNICID “Aluno de Arquitetura e Urbanismo é contemplado pela 2ª vez com bolsa de estudos no exterior” Aluno de Arquitetura e Urbanismo é contemplado pela 2ª vez com bolsa de estudos no exterior. O aluno Salomão Mateus Amorim Santana, do 8º semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo, foi contemplado com uma bolsa de estudos na University of South Australia pelo Programa Ciência Sem Fronteiras, do Governo Federal. UNIFRAN “Bolsa de Pós-doutorado, aprovada pela FAPESP, traz para a Unifran linha de pesquisa inovadora”

Unifran promove Feira de Profissões Itinerante em quatro cidades da região. Além de muitas dicas, o evento conta com demonstrações e atendimento de diversos cursos.

Em cartaz - Ano I - N º 1 - Setembro/2 Jornal Mural - CRUZEIRO DO SUL EDUCACIONAL - Novembro/2013 - 18


Jornal Mural é uma publicação destinada aos alunos do Centro Universitário do Distrito Federal. Produção: Departamento de Marketing & Comunicação. Coordenação editorial: Lucinda Ulhoa. Edição: Leandro Castro. Redação: Fabiane Mourão, Leandro Castro, Natália Melo e Cida Cardoso. Criação e diagramação: Leandro Castro. As reproduções podem ser feitas, desde que citada a fonte. As matérias assinadas não refletem necessariamente a opinião dessa newsletter. http://www.udf.edu.br/


Jornal Mural - Novembro de 2013