Issuu on Google+

# Em cartaz Jornal mural on-line

“Meu conhecimento reconhecido” Promoção nas redes sociais entrega iPad em comemoração aos 44 anos de instituição

Visita ao futuro UDF abre suas portas para mostrar seus cursos

Um sinônimo de luta Com a mesma simpatia de sempre, Sidney revelou um pouco mais sobre sua história de luta.

Equipe UDF

Um sinônimo de luta

Com a mesma simpatia de sempre, Sidney revelou um pouco mais sobre sua história de luta. Girassol, município pequeno, no interior do Goiás, a cerca de 60 quilômetros da Capital Federal. É lá que mora Sidney Castro da Silva, 22 anos, que faz parte da família UDF há pouco mais de dois anos. Sidney entrou para a instituição como estagiário da coordenação de Direito, em maio de 2009. Nove meses depois, foi convidado pelo seu atual chefe, Francisco Soelmo, a integrar a equipe da CAA (Central de Atendimento ao Aluno), onde trabalha até hoje. Único filho homem, o garoto ajuda o padrasto, aposentado, nas despesas de casa e luta para defender um sonho: o Jiu Jitsu. Paixão descoberta há um ano e meio, o Jiu Jitsu tomou conta da vida do menino, que agora conta o tempo para o dia da sua primeira grande competição, o Pan-Americano de Jiu Jitsu, organizado pela Federação da luta em Brasília. A princípio, os movimentos “exagerados” assustavam o menino, que, não demorou muito, passou a ver naquilo uma forma de vida. Tanto que ele e seu amigo, Willian, quem o apresentou ao Jiu Jitsu e treinava com ele desde o principio, decidiram utilizar o que aprendiam para praticar o bem. Os dois passaram a dar aulas gratuitas da luta para crianças carentes de até 15 anos. Em fevereiro desse ano, uma fatalidade interrompeu a iniciativa dos garotos. Seu irmão, forma como Sidney Castro da Silva, 22 anos chamava Willian, 23 anos, morreu em um acidente de moto, na volta para casa. A tristeza não fez Sidney desistir de seus sonhos. Hoje, carrega na ponta da faixa que prende o Kimono o nome do irmão. Segundo ele, não há um só treino em que não venha à sua memória imagens do amigo. Sidney é um exemplo de luta, não só por causa do hobby, muito mais que isso. O menino carrega no olhar força e determinação para vencer os obstáculos que insistentemente a vida põe em seu caminho. Hoje, ele luta de quatro a cinco vezes por semana, durante três horas por dia, em uma academia em Ceilândia. O rapaz acorda cedo, gasta cerca de uma hora até chegar à academia. Depois do treino, mais uma hora até chegar ao trabalho, onde entra às 16h e fica até 22h. Mas ele explica que a rotina já foi bem mais complicada: “eu fazia faculdade de Administração. Era complicado. Me formei no ano passado”, conta ele com orgulho. Um orgulho que, com certeza, não é sentimento que atinge só o garoto, mas, também, toma conta do coração de cada um de nós – a família UDF.

No dia 29 de outubro, estaremos torcendo pelo nosso vencedor!

Fique de olho No dia 23 de setembro, prepare-se para dar “oi” à primavera que vem chegando...

Vamos florescer O sol já se prepara para dar cor à paisagem renovada, a chuva dar vida às espécies mais lindas de flores. Mudança brusca nas árvores, na rua e na gente. A natureza dá um jeito e, sem a ajuda de ninguém, apronta-se para receber a nova estação. Para nós, sem que percebamos, ela traz aquele sorriso bobo que desponta dos lábios por ver tudo tão coloridinho. É como se tudo estivesse guardado - meio que de férias -, e voltasse com disposição total para nos surpreender. É bem verdade que a primavera traz chuva, mas é uma chuva de renovação, que molha o que parecia triste, que refaz o que estava seco. Primavera é vida! Ela é inspiração para os poetas, recanto para os estudiosos e retrato para a lua, que, na moldura perfeita, parece ainda mais bela. Com um humor renovado e o zunido do vento, fica impossível não observar o espaço, não querer conversar com os pássaros, que passeiam devagar, querendo chamar atenção. Com o crepúsculo perfeito, fica mais fácil se apaixonar pela vida. Que o perfume da estação nos inspire a ter um dia melhor. É tempo de florescer!

Consciência verde e amarela 7 de setembro: dia de enxergar nossos deveres e direitos de cidadãos e ter disposição para lutar por um Brasil melhor “Independência ou morte”. Uma chance para você acertar o que essa frase significa para nós, brasileiros. O desafio foi fácil, não é?! Afinal, esse foi o grito que simbolizou nossa liberdade e emancipação, em 1822, quando Dom Pedro I estava com sua comitiva às margens do Ipiranga, como reza nosso Hino – “Ouviram do Ipiranga as margens plácidas”, e decidiu que romperia com Portugal. Isso aconteceu em 7 de setembro. Uma data recheada de valores simbólicos, mas que muitas vezes passa despercebida, apesar dos eventos gigantescos que tomam conta da Capital Federal. Isso porque esquecemos o verdadeiro significado do 7 de setembro, que vai além dos desfiles militares ou do simples fato de ser um feriado nacional. Para nos explicar melhor o sentimento que cerca esse dia, com a palavra, o professor, coordenador do curso de Ciência Política, José Deocleciano: “O 7 de setembro é o início do Brasil como Estado independente. É um momento de afirmação nacional. Devemos olhar essa data como um momento de afirmação de nossa brasilidade e não apenas como a independência formal. É um dia que deve ser comemorada não apenas com paradas militares, mas também com eventos e ações que reforcem a nossa identidade nacional. Isso não significa que os problemas que nos afligem do ponto de vista social, econômico e político devem ser esquecidos, contudo, o fato de sermos na atualidade uma nação independente e democrática nos permite participar de algum modo da solução desses problemas, seja por meio do voto ou mesmo pela opinião pública.”

Quadro Independência ou Morte, de Pedro Américo de Figueiredo e Melo

Deixe agir o professor que há em você Alunos dão início à docência

Administração, Ciências Biológicas, Ciência Política, Direito, Engenharia e Relações Internacionais. Esses são os cursos em que algumas disciplinas contarão com o apoio de um aluno monitor. Os estudantes com início à docência foram escolhidos atenciosamente pelo corpo docente responsável e agora têm a missão de ajudar no aprendizado de seus colegas. A rotina, que se assemelha com a de

um professor, tem o objetivo de despertar nestes estudantes um prazer por aprender e ensinar, levando-os também a pensar se eles têm ou não o dom de um pedagogo. Os alunos, que receberão horas complementares, inscreveramse voluntariamente e passaram por um processo seletivo bem acirrado. Primeiro, os voluntários tiveram seus currículos meticulosamente avaliados, além, é claro, do histórico escolar. Na ficha, não era permitida nota inferior a sete – na disciplina para qual o aluno estava se inscrevendo -, duas ou mais reprovações – por média ou frequência – ou qualquer tipo de sanção disciplinar. Como uma segunda etapa, esses alunos ainda passaram pela avaliação de uma banca examinadora, formada por três professores designados pela direção do curso em questão e seu futuro orientador, caso fossem aprovados. Agora, esses estudantes terão a missão de planejar e programar as atividades de monitoria junto com o professor da disciplina para qual se inscreveram. Uma iniciativa que, sem dúvida, merece reconhecimento. Parabéns, monitores!

Se você ficou com vontade de também entrar para o time de monitoria, fique ligado nas próximas edições do programa e não deixe de se inscrever.

Dias especiais de setembro Confira os cursos que fazem aniversário no mês Dia do Administrador Já pensou o que seriam das empresas sem alguém para administrar o negócio? E o futuro do mundo? Não precisa quebrar muito a cabeça. Segundo estudos do professor Stephen Kanitz, um dos mais importantes da área, “há dez anos, tínhamos apenas 200 mil administradores, e só 5% das empresas contavam com um profissional para tocálas”. Segundo o professor, esse é o fator que ainda faz 50% das empresas brasileiras quebrarem em seus dois primeiros anos. Baseando-se nisso, fica fácil perceber que a rotina de um administrador não é nada simples. Afinal, reunir características importantes como empreendedorismo, dedicação, ousadia e boa comunicação, deve dar trabalho. Além disso, cabe a esse profissional a responsabilidade do fazer diferente. Inovar e vencer. Adaptar-se às mudanças do mundo e contribuir para o bem da sociedade com projetos sustentáveis e responsabilidade social.

Um bom administrador tem na manga todas essas qualidades. Hoje em dia, Administração é um dos cursos mais procurados nas Instituições de Ensino, sendo o que mais cresce no mundo, segundo pesquisas realizadas por sites especialistas no assunto. O dia do administrador é 9 de setembro, devido à data que regulamentou a profissão, em 1965.

Dia do Biólogo Você sabe o que é ser cidadão? Muitas pessoas devem responder essa pergunta com um certo pesar. Afinal, costumamos afirmar que a resposta é simples, mas, na hora de responder, o bicho pega! Para o educador brasileiro Demercal Saviani, cidadão é “aquele que está capacitado a participar da vida da cidade e, extensivamente da sociedade”. Todo cidadão tem seus direitos, mas também seus deveres como tal. Bom, a essa altura do campeonato vocês deve estar se perguntando o que o título tem a ver com o texto, não é? Tem tudo a ver, caros leitores. O profissional de biologia , os biólogos, aprendem durante seus anos na faculdade

conteúdos diversos que, de uma maneira ou de outra, acabam se chocando com os conceitos que um verdadeiro cidadão deve exercer. Consciência ambiental, social e do seu papel como cidadão. Um biólogo é, entre outras coisas, um educador nato, que tem a responsabilidade de dar o exemplo. Não jogar lixo na rua, reciclar, preservar a fauna e a flora, economizar água. Disso tudo ele entende. Assim, para homenagear a classe, ficou instituído que o dia 3 de setembro seria o dia do biólogo. Isso por conta da lei que deu início à profissão, em 1979, nessa mesma data.

Dia do Contador

Um curso, várias oportunidades! Essa é a realidade dos profissionais da área de contabilidade. Segundo o portal da Câmara dos Deputados, um contador pode atuar como planejador tributário, analista financeiro, contador geral, auditor interno, contador de custo, contador gerencial, atuário, contador público e mais uns dez outros cargos – senão mais. Mas um profissional que conseguiu se formar nessa área teve que, antes, conhecer noções de economia, administração, direito, informática. Tá certo! Um esforço bem recompensado. Profissionais contábeis são altamente capacitados e trabalham com movimentos importantes das empresas. Para você ter uma idéia, é lei que todo negócio – seja um banco ou uma loja na esquina de casa – tenha seu contador. O dia do contador é dia 22 de setembro.

O dia do profissional de Educação Física Registros históricos mostram que, desde o período da colonização, a prática da Educação Física já tomava conta de nosso País. Segundo estudos, técnicas semelhantes às que conhecemos hoje já eram utilizadas anos e anos atrás, na corrida dos índios em busca da caça, na atividade de arco e flecha, nas danças, nos jogos de peteca e nas lutas. Além, é claro, da capoeira, que veio para o Brasil com os africanos e hoje é parte importante de nossa cultura. Assim, em 1851, por meio da lei nº 630, a ginástica foi incluída nos currículos escolares, na fase primária e secundária, quatro vezes por semana. Depois disso, em 1998, no dia 1° de setembro, outra lei regulamentou a profissão do professor de Educação Física. Daí, o surgimento da data. Vários aspectos importantes tomam conta da rotina desse profissional. Responsabilidades sociais, físicas, emocionais. Como isso acontece? Simples! O profissional que trabalha com Educação

Física enxerga a possibilidade de tirar crianças da rua, da pobreza, das drogas, e lhes apresenta outra realidade, menos desigual e com oportunidades dignas. Além da óbvia melhora na saúde dos indivíduos que se submetem a essa prática. Sendo assim, os profissionais de Educação Física têm uma grande responsabilidade nas mãos, pois trabalham com sonhos, autoestima, felicidade.

“Estenda” seus conhecimentos Preocupação também com a especialização Tecnologia, Saúde, Economia, Direito, Marketing. Ufa! Essas são só algumas áreas dos cursos que o UDF preparou para você. Afinal, manter-se atualizado em um mundo que a cada dia nos surpreende com uma nova ferramenta é essencial. Hoje em dia, os profissionais que procuram se destacar no mercado de trabalho buscam maneiras diferenciadas de aplicar o que sabem, ou, pelo menos, formas de especializar o seu conhecimento. Foi pensando nisso, que o UDF Centro Universitário abriu quase vinte turmas, em várias áreas de atuação. Capacitar seu aluno para o nível em que o mercado de trabalho seleciona hoje é um dos objetivos da Instituição. Os cursos começam neste mês e têm didática e profissionais especializados para cada disciplina. Além da preocupação com a especialização, alguns cursos de extensão do UDF têm o nível básico, para pessoas que procuram apenas se familiarizar com determinado assunto. Como, por exemplo, o curso de Economia para não-economistas. O objetivo do curso é apresentar ao aluno noções básicas de economia, com destaque ao estudo de microeconomia e macroeconomia. O conteúdo é importante para concurseiros, economistas, administradores e, por que não, para você?

Perdeu o prazo para as inscrições?

Fique de olho! O UDF está sempre com novidades em seus cursos de extensão. Além disso, no site é possível ver modalidades totalmente on-line. Confira!

O Enade vem aí! Você sabe do que se trata? aos critérios estabelecidos pelo Inep, órgão designado pelo MEC para cuidar da organização do Enade. O Enade tem por finalidade verificar a qualidade do Ensino Superior do Brasil. Por Os dias estão passando... A prova do Exame isso, o Exame é importante tanto para o Nacional de Desempenho dos Estudantes aluno, quanto para a IES. O aluno deve fazer 2011 (Enade) acontece no dia 06 de boa prova para ter seu curso valorizado novembro. Por isso, vale a pena pontuar e, consequentemente, seu currículo também. alguns aspectos importantes. Vamos lá?! Para se preparar para a avaliação, O Enade é obrigatório. Estudantes concluintes, que têm previsão de concluir o existem algumas atitudes que o aluno curso no 2° semestre de 2011, devem fazer participante pode tomar. Uma delas é a o Exame, bem como aqueles alunos que prática de exercícios/simulados. Alguns tiverem feito mais de 80% da carga horária sites oferecem provas anteriores, que devem nortear o estudante quanto mínima do currículo do seu curso. Sem a realização da prova, o aluno ao conteúdo e forma como a prova é não tem como retirar seu diploma. As cobrada. Além disso, é essencial o treino inscrições são feitas automaticamente, da leitura, já que todas as questões são são de responsabilidade da Instituição contextualizadas e exigem um alto nível de ensino, e não do aluno. A IES deve de concentração. adequar a participação de seus estudantes Veja algumas datas importantes abaixo. Data 20/09/2011 07/10/2011 06/11/2011

Assunto Divulgação eletrônica da lista dos estudantes inscritos e obrigados à participação no Enade 2011 Início do período para resposta eletrônica ao Questionário do Estudante e consulta ao local de prova Término do período para resposta eletrônica ao Questionário do Estudante e consulta ao local de prova

Competência Inep Estudante Estudante

06/11/2011

Aplicação das provas do Enade 2011

Inep

07/11/2011

Início do período para resposta eletrônica ao questionário do Coordenador do Curso

IES

21/11/2011

Término do período para resposta eletrônica ao questionário do Coordenador do Curso

IES

06/12/2011

Previsão de divulgação da Relação de Estudantes em Situação Regular no Enade 2011

Inep

Professor UDF

Prof.Dr. Manoel Rodrigues dos Santos Manoel Rodrigues dos Santos é formado em psicologia pela Universidade de Brasília e Doutor, na área, pela The Ohio State University, nos Estados Unidos. Com mais de dez disciplinas ministradas no âmbito da psicologia, Manoel possui experiências diversificadas em Psicologia clínica, e dedica seu interesse em pesquisa para variáveis que influenciam no comportamento do consumidor, e na motivação para a adesão e prática de exercícios físicos.

Bate bola Um livro: O Relojoeiro Cego - do autor Richard Dawkins Um projeto: escrever um livro Uma frase: “A dúvida é o principio da sabedoria” - Aristóteles Um hobby: praticar esportes Um sonho: um Brasil sem corrupção e com mais investimentos para a Ciência e Educação.

Visita ao futuro UDF abre suas portas para mostrar seus cursos O auditório estava cheio. Nas cadeiras, pessoas uniformizadas, olhares deslumbrados, atentos a cada explicação. A timidez passava longe. Todos bastante comunicativos. Risos, conversas e dúvidas; muitas dúvidas. Afinal, o futuro estava à frente deles, a chance era única. O UDF deu as boas-vindas, com as palavras do Reitor e Pró-reitor que abriram espaço para que professores dos cursos de Ciências Biológicas, Administração, Jogos Digitais, Direito, Contabilidade e Gestão Pública apresentassem os diferenciais de suas áreas. Os olhares atentos daqueles quase 250 alunos de ensino médio do Colégio Marista traziam algo diferente: determinação e gás para aprender. Foi esse espírito que contagiou as primeiras horas da visita dos estudantes à sua possível futura escola, o UDF. Todos escutaram atentos às informações dos cursos que eles mesmos escolheram, dentro do lugar que fizeram questão de conhecer. Pois, segundo a coordenadora da escola, os alunos quem decidiram as instituições que querem visitar. O primeiro a discursar foi o professor Flávio Sousa, coordenador de Ciências Biológicas. Flávio falou sobre a gratuidade oferecida pelo UDF no curso, ressaltou os projetos do Centro Universitário e os incentivos que os alunos recebem ao longo da especialização. Representantes dos cursos de Administração, Direito, Jogos Digitais, Gestão Pública e Contabilidade, também marcaram presença. Na ocasião, os alunos puderam jogar os games desenvolvidos nas disciplinas do curso de Jogos Digitais e conversar de forma mais detalhada, com os professores,

sobre cada curso. A aluna Karina Villela, estudante do segundo ano do ensino médio, mostrou que as meninas não ficam para trás quando o assunto é vídeo game. A menina, de 16 anos, que sonha em ser engenheira, provou que tem habilidade e aprovou os jogos apresentados pelo professor Alex. E no primeiro encontro dos alunos com o mundo dos jogos, muita gente já declarou paixão pela área que só cresce no Brasil. Danilo Tadeu, de 16 anos, está no primeiro ano do ensino médio e disse que ficou com vontade de prestar vestibular para a área. “Gostei muito de Jogos Digitais. Com certeza, eu faria (o curso)”, declarou o menino, sorridente. E não foram só os cursos que impressionaram os estudantes. “É tudo muito diferente da escola. A estrutura, os professores, o ambiente”, afirmou Bruna Dantas, de 16 anos, que ainda está indecisa sobre qual área escolher. “São tantas opções”, concluiu. É, Bruna! O ambiente realmente muda quando se está em uma Instituição de Ensino Superior. A responsabilidade aumenta e a sensação de que o futuro começou também. O UDF espera que seus visitantes façam bem suas escolhas e está de portas abertas para acolher os sonhos de cada um!

UDF para você Comunidade UDF doa solidariedade Ajudar sem olhar a quem Uma paixão que vem de família. Ainda criança, a aluna Ellen Rezende viuse envolvida pelo cenário em que vivera com a mãe e a avó. Um mundo mágico que acabou tomando conta do seu imaginário e a inspirou a tomar passos cada vez mais certos. Aos 16 anos, Ellen organizou seu primeiro grande evento. O que para muitos seria apenas uma oportunidade de ganhar um dinheirinho a mais, para a adolescente foi realização profissional. A menina foi designada a produzir eventos culturais de uma campanha política de uma candidata à deputada distrital. Ela quem preparava os shows, contatava os artistas, cuidava da ornamentação. Uma rotina agitada para uma adolescente que tinha que dar conta de conciliar a vida de gestora de eventos com a de estudante. No entanto, na escola não era diferente. Ellen sempre foi comunicativa e se oferecia para participar da execução de eventos acadêmicos: feiras de ciência, desfiles, festas. Ela, ao lado de suas professoras, cuidavam da coordenação de tudo. Pois é! Depois de uma infância tão agitada, não tinha como a adolescente ter dúvidas sobre qual profissão seguir. “Quando dei por mim, já estava envolvida. Só faltava me especializar”, declara Ellen. E ela bem que poderia ter se dado o luxo de pensar que não encontraria aqui nada que ela já não soubesse, o que seria um grande engano. Nos anos que passou no UDF, a aluna aprendeu a trabalhar em equipe, vivenciou várias trocas de experiência e conheceu pessoas que a marcarão para o resto da vida. “Isso ampliou meu universo cognitivo

e meu círculo de amigos, aumentou a minha visão técnica do mundo”, declara a aluna. Agora, Ellen Rezende deixa seus colegas do UDF e começa uma nova etapa, na qual, certamente, os encontrará como colegas de profissão. Isso porque no dia 10 de agosto, a aluna colou grau, mas, antes, fez questão de se despedir em grande estilo do lugar que lhe possibilitou tantas coisas boas. No último semestre na instituição, Ellen organizou o segundo trote solidário do UDF. Para ela, “valeu cada minuto”. Os estudantes de Gestão de Eventos e da Escola de Saúde também foram peças fundamentais para que o Hemocentro conseguisse seus 40 doadores – número estipulado pela fundação. Daqui para frente, um novo horizonte se abre e o UDF espera que ela e seus colegas coloquem em prática o conhecimento que adquiriram enquanto estavam aqui. Boa sorte!

UDF firma parceria com o GranJuris Cursos com 30% de desconto*

Para oferecer à comunidade UDF o melhor da área jurídica, o Centro Universitário e o Gran Juris, área do Gran Cursos, especializada na carreira jurídica, decidiram se unir. A parceria é uma oportunidade para que alunos, funcionários, professores e egressos da IES tenham um acesso facilitado a cursos de qualidade, garantindo a qualquer um dos interessados 30% de desconto* na modalidade que escolher. Os estudantes terão as seguintes opções: preparatórios para Carreira de Analistas Jurídicos Federais, Advocacia Geral da União (Advogado Geral da União, Procurador da Fazenda Nacional e Procurador Federal), Defensoria Pública, Procuradores Estaduais e Exame de Ordem (OAB). Para mais comodidade dos alunos, as aulas serão ministradas nas instalações do UDF, no período da manhã e da noite. Coordenação: Professora Anna Crhystina Porto, coordenadora do curso de Direito do UDF e professor o Washington Barbosa, coordenador de cursos jurídicos do Gran Juris.

Valor com desconto para alunos, professores, funcionários e egressos do UDF - em até 10x, sem juros, no cheque. Mais informações no Gran Cursos: (61) 3031 7777 ou pessoalmente no stand do Gran Cursos, montado na Área de Convivência do Edifício Sede do UDF (704 sul). *Verifique as condições específicas no momento da inscrição

“Meu conhecimento reconhecido” Promoção nas redes sociais entrega iPad em comemoração aos 44 anos de instituição “Meu conhecimento reconhecido”! Esse foi o título escolhido para nomear a promoção que está marcando presença nas nossas redes sociais, para comemorar, em grande estilo, o Dia do Estudante e o Aniversário de 44 anos do UDF. Para isso, os interessados no prêmio tiveram que participar de uma verdadeira gincana virtual, que ainda não acabou! O resultado da campanha, que teve início exatamente em 11 de agosto, dia do estudante -, sai logo no início deste mês, daqui a alguns dias. A ansiedade dos sete últimos finalistas deve ser grande, falta pouco! Até agora, já tivemos várias provas, que, pouco a pouco, foi dando adeus aos nossos tão dedicados alunos. Passamos pelo twitter, facebook, tumblr, conhecendo um pouco melhor nossos seguidores e aumentando a interatividade com nossos estudantes. E esse foi nosso melhor prêmio!

Essa não é a primeira promoção lançada pelo UDF. Já tivemos várias! Então, não fique de fora da próxima. Faça parte das nossas redes. Participe!

UDF abre curso de Psicologia Vestibulandos terão mais uma opção na hora de escolher um curso no UDF

Mais uma novidade para você. A partir do primeiro semestre de 2012, o Centro Universitário também vai oferecer, por meio da Escola de Saúde, o curso de Psicologia. O corpo docente já está escolhido e será coordenado meticulosamente pelo professor Manoel Neto, que aproveitará oportunidades de trabalhar em conjunto com os cursos de Enfermagem, Farmácia, Educação Física e Ciências Biológicas. O curso de Psicologia, que tem como principal objeto de estudo o comportamento humano e aspectos importantes na sociedade atual, como motivação, aprendizagem, memória, emoções, atenderá nos dois turnos, tanto matutino, quanto noturno.

“Ao ingressar no mercado de trabalho, o psicólogo formado pelo UDF poderá atuar em diversas áreas, como escolar, hospitalar, clínica, esportiva, organizacional, recursos humanos, comunitária”, defende o professor Manoel, que está ansioso para o começo das atividades. Segundo o coordenador, o profissional ainda terá a oportunidade de escolher se irá trabalhar com crianças, adolescentes, adultos, idosos, pessoas com deficiência. Tudo isso baseado nos estudos que fizer na instituição. “Os alunos irão fazer estágios clínicos no próprio UDF, sob a supervisão de professores de diferentes abordagens teóricas”, conclui o professor.

Música

PROGRAME-SE Rihanna No próximo dia 21 de setembro, a cantora americana Rihanna vem à Capital para apresentação única. Data: 21 de setembro, quarta-feira. Hora: 22h Local: Ginásio Nilson Nelson Ingressos: Cadeira Superior: R$ 200 (inteira) / R$ 100 (meia entrada) Camarote: R$ 600 (inteira) / R$ 300 (meia entrada) Pista/Cadeira: R$ 320 (inteira) / R$ 160 (meia entrada) Pista Premium: R$ 500 (inteira) / R$ 250 (meia entrada) Professores, estudantes e idosos pagam meia entrada. Informações: (61) 8432-3661

Uma festa para começar o feriado com o pé direito, traz quatro atrações imperdíveis. Data: 6 de setembro, terça-feira. Hora: 22h. Local: Vila do Tênis (ao lado do Porcão). Atrações: •Clima de Montanha •Adriana Samartini •Guga Santana (Banda Camafeu) •DJ Maffra Ingressos: Feminino: R$ 20,00 Masculino: R$ 30,00 Informações: (61) 7815-4227 / 7814-4876

Playground Music Festival No dia 17 de setembro, eacontece mais uma edição de uma das maiores turnês de música eletrônica do Brasil.

Esquenta

Data: 17 de setembro, sábado. Hora: 20h. Local: Camping Show (próximo ao Autódromo Nelson Piquet). Atrações Pré-confirmados KROME ANGELS DINO PSARAS MOBIN MASTER AIRCRAFT LIVE SHOW DEEDRAH KEVIN BARNET SKAZI SHANTI TRINDADE RODRIGO JUNQUEIRA Ingressos PISTA: R$ 45 PASSAPORTE: R$ 60 AREA PREMIUM: Masculino R$ 90 / Feminino R$ 70 BACKSTAGE KING: Masculino R$ 160 / Feminino R$ 100 Informações: (61) 3425-3300 / 8413-3122 / 3347-6863

Exposição Gabinete de Arte – Retalhos de Fantasias A artista plástica Maria Portinari estará no espaço zumbi, até o dia 30 de outubro, com obras figurativas das fases rural, circense e quadros abstratos da sua produção atual. Data: 22 de agosto a 30 de outubro. Hora: Finais de semana e feriados, das 9h às 17h. Local: Espaço Zumbi dos Palmares - Câmara dos Deputados. INGRESSOS: Entrada franca. INFORMAÇÕES: 3215-8081 / 3215-8080 / 8484-8474.

III Edição da Exposição Séculos Indígenas no Brasil Estreou no dia 9 de agosto, Dia Internacional dos Povos Indígenas, a exposição Séculos Indígenas no Brasil, que fica em Brasília até o começo de outubro. Data: 09 de agosto a 09 de outubro. Hora: De terça a sexta-feira, das 9h às 18h, e sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h. Local: Memorial dos Povos Indígenas Ingresso: Entrada franca Informações: (61) 3342-1157 / 3344-1154 / 3342-1156

Lembranças Perdidas Exposição fotográfica com Sérgio Marimba, até 02 de Outubro, na Galeria Vitrine. Data: Abertura 09 de agosto. Visitação de 10 de agosto a 02 de outubro. Hora: Diariamente das 09 às 21h. Local: CAIXA Cultural Brasília (Galeria Vitrine) – SBS, Qd. 04, Lt. 3/4, anexo ao edifício Matriz da Caixa Econômica Federal. INGRESSOS: Entrada Franca. INFORMAÇÕES: (61) 3206-9448 / (21) 2504-2652 / (21) 8808-1600

Teatro Diogo Portugal O humorista Diogo Portugal se apresentará nos dias 3 e 4 de setembro. O humorista estará em cartaz com um espetáculo de stund-up comedy. Data: 03 e 04 de setembro - sábado e domingo. Hora: Sábado às 21h e domingo às 20h. Local: Teatro dos Bancários 314/15 Sul. INGRESSOS: Inteira R$ 60,00 / Meia R$ 30,00. INFORMAÇÕES: (61) 3262-9090.

Manual de sobrevivência ao casamento O expectador só tem até o dia 25 para conferir a comédia “Manual de Sobrevivência ao Casamento”, com a companhia de teatro G7, no Teatro La Salle. Data: 13 de Agosto a 25 de Setembro - sábados e domingos. Hora: Sábados às 21h e domingos às 20h. Local: Teatro La Salle - 906/7 Sul.

Medeia Os Paquidermes Cia. de Teatro apresentam “Medeia”, encenada pela primeira vez em 431 a.C, no Caleidoscópio. Medeia trata problemas socioeconômicos, culturais, políticos, utilizando como base os mitos daquela época. Data: 09,10,11,16,17,18,23,24,25 e 30 de setembro e dias 01 e 02 de outubro. Hora: Sextas e sábados às 21h e aos domingos ás 20h. Local: Teatro Caleidoscópio (SLSW 102, Bl. C s/n, lj 1, Sudoeste) INGRESSOS: R$ 20,00. Informações: (61) 7815 9462.

cinema O Rei Leão Estreou em agosto um clássico do cinema infantil. Agora em 3D, está de volta às telonas, o filme que marcou gerações. O longa não sofreu nenhum tipo de alteração no roteiro, sendo fiel a primeira versão. Direção: Roger Allers e Rob Minkoff Gênero: Aventura Duração: 98 min. Distribuidora: Walt Disney Classificação: Livre

O Homem Do Futuro Filme brasileiro que mistura ciência e romance. Será que dá certo? Com atores importantes do cinema nacional, o filme O homem do futuro tem roteiro interessante e estréia em setembro nos cinemas candangos. Elenco: Wagner Moura, Alinne Moraes, Maria Luisa Mendonça, Fernando Ceylão, Gabriel Braga Nunes Direção: Claudio Torres Gênero: Comédia Romântica Duração: 102 min. Distribuidora: Paramount Classificação: 10 Anos

Pronta para amar O filme conta a história de uma mulher bem sucedida que não acredita na possibilidade de apaixonar-se e viver feliz para sempre. Tudo muda quando ela é surpreendida por uma grave doença e recebe ajuda de Deus para perceber que ela está pronta para amar. Elenco: Kate Hudson, Kathy Bates, Lucy Punch, Gael García Bernal, Whoopi Goldberg Direção: Nicole Kassel Gênero: Romance Duração: 106 min. Distribuidora: Imagem Filmes Classificação: 10 Anos

UDF NA IMPRENSA

Edição Camila Côrtes Redação Camila Côrtes Mariana Damaceno Revisão Rosemary Tofolli Fotografia Mariana Damaceno Diagramação Thiago Balero

# Em cartaz Jornal mural on-line


Jornal Mural - Setembro 2011