Issuu on Google+

JORNAL MURAL Reitor é agraciado com a medalha Mérito

Grupo Cruzeiro do Sul fecha parceria com AACD

Secretárias da Reitoria UDF promove 2ª edição de desfile


FIQUE DE OLHO Você conhece a carteira mundial do estudante? O Santander está no Edifício Sede para você retirar a sua A Carteira Mundial do Estudante - ISIC é a única identidade estudantil reconhecida no mundo inteiro. A ISIC (International Student Identity Card) foi criada em 1968 pela ISTC (International Student Travel Confederation) com o objetivo de atestar o status estudantil de jovens do mundo inteiro, ao facilitar o conhecimento de diferentes culturas e países e aumentar a integração entre os povos. A UNESCO (United Nations Educational Scientific and Cultural Organization) a reconhece como a única prova internacional de que uma pessoa é estudante. Com a carteira no Brasil, o aluno ganha até 50% de desconto em estabelecimentos como: Pizza Hut e descontos em academias, livrarias, restaurantes, hotéis, lojas de roupas, farmácias, cursos e aluguel de carros. Em 118 países, o estudante usufrui de descontos e promoções em passagens de avião, trem, ônibus e barcos; hotéis, albergues, museus, exposições e parques, bares e outros. E ao tirar a Carteira do Estudante – ISIC, o aluno conta com o ISIC Emergency Help Line, um serviço telefônico gratuito, que funciona 24 horas para caso de emergências no exterior.

Estudantes correntistas a retiram na hora e gratuitamente. Local: Área de Convivência do Edifício Sede do UDF Horário de atendimento: das 8h às 12h e das 18h às 22h.

Saiba mais sobre a Carteira Mundial do Estudante – ISIC em: WWW.carteiradoestudante.com.br


FIQUE DE OLHO Eleições O Brasil se prepara para o segundo turno presidencial. E em alguns estados, como no Distrito Federal, os candidatos a governadores também estão na disputa. Mestre em Ciência Política e professor de Direito Eleitoral, Valdir Pucci, responde algumas questões sobre as eleições de 2010.

1O que o senhor acha da candidata a presidência, Marina Silva, ser a mais votada no DF?

O fato de a Marina ser a mais votada no DF para presidência ressalta um traço do eleitorado do DF que se refere a sua posição mais critica quando se trata da eleição presidencial. Tradicionalmente, o eleitor do DF tende a votar nos partidos de oposição para a presidência e nesta não foi diferente. De um lado tínhamos o PT que já é governo há oito anos e do outro o PSDB, que apesar de se colocar no papel de oposição, já ocupou o mesmo posto nos 08 anos

anteriores e a sua plataforma não é vista como oposicionista. Seguindo este raciocínio, o DF identificou a Marina como a candidata da oposição ao PT (atual governo) e PSDB (antigo governo) e votou em peso na sua proposta. Além disto, não podemos nos esquecer que o eleitor de DF é mais atento as questões ambientais, pois o nível de renda e de escolaridade da população faz com que ela tenha a questão da sustentabilidade como um tema importante. A Marina ao ligar a questão ambiental a do crescimento sustentável, falou a língua de uma parcela da sociedade. Por último, não podemos nos esquecer que essa grande votação da Marina no DF veio associada ao escândalo da Casa Civil com Erenice Guerra. O eleitor que estava indeciso se votaria na Dilma ou no Serra decidiu que não queria votar no PT por causa do escândalo, mas também não gosta do Serra, o que o levou a escolher Marina Silva para presidência.

2-

Qual sua opinião sobre a diferença entre as pesquisas eleitorais e os resultados da eleição para presidente?

3-

Como o senhor avalia a candidatura do Tiririca e a questão do voto de protesto?

4-

E a situação do Roriz? O que o senhor pensa sobre a candidatura da Weslian e a reação dos eleitores?

Antes de mais nada, precisamos entender o que as pesquisas significam. Elas tendem a mostrar o retrato de um momento da sociedade e devido ao lapso de tempo entre a aplicação das entrevistas, a análise dos resultados e a divulgação destes resultados mostra o retrato de um passado recente que pode já ter sofrido influência de outros fatores, como por exemplo, denúncias de corrupção divulgadas pela mídia. Portanto, as pesquisas mostram a realidade de um determinado momento, que pela própria dinâmica social pode se alterar. Basta observarmos que as pesquisas divulgadas na véspera da eleição não indicavam uma clara vitória da candidata do PT e sim a indefinição sobre o 2º turno. As mesmas pesquisas também indicavam um crescimento de Marina Silva, portanto não se pode falar em grandes erros das pesquisas e sim que as anteriores mostravam o retrato do momento em que foram feitas. Não se pretende aqui inocentar as pesquisas, mas também não se pode condená-las. As pesquisas podem errar dependendo da metodologia aplicada. O que se deve observar é se as metodologias aplicadas realmente representam uma amostra da sociedade brasileira, pois dependendo das pessoas pesquisadas pode-se antever um viés no resultado final da pesquisa e que irá contrariar a realidade a ser pesquisada. A candidatura do Tiririca é legitima. Qualquer cidadão brasileiro tem o direito de concorrer em uma eleição, desde que preencha os requisitos exigidos pela lei eleitoral, independente de sua origem ou classe social. Outro aspecto legítimo da democracia é o voto de protesto, principalmente diante da realidade política brasileira. A discussão sobre o caso Tiririca eleito com quase um milhão e quatrocentos votos deve ir além. Na verdade, o que deve ser discutido é a conseqüência eleitoral desse montante de votos, ou seja, devido ao nosso sistema eleitoral, aquilo que é um legítimo voto de protesto acabe se desvirtuando, pois acaba por eleger deputados que representam justamente o que o voto de protesto que modificar. O que deveria correr no Brasil é justamente um esclarecimento da sociedade em relação ao que acontece com o voto depois de confirmado na urna eletrônica, ou seja, explicar ao eleitor que o seu voto pode ajudar a eleger pessoas que ele não gostaria. Ciente disso, a população daria um voto de protesto mais consciente. A questão Roriz no DF tem vários aspectos a serem estudados. Inicialmente nasce de uma indefinição da justiça sobre a questão da ficha limpa, o que fez com que o período eleitoral em Brasília fosse marcado pela indefinição até o último momento. Talvez se a justiça tivesse sido mais célere, a situação poderia ter ficado mais clara para o eleitor. Em relação à substituição de Roriz pela sua esposa, Weslian, o fato foi legal (confirmado pelo TRE-DF).

5Quais as expectativas para o segundo turno, tanto por parte dos candidatos quanto dos eleitores, para os cargos de governador e presidente?

Há um clichê na Ciência Política que diz que o segundo turno é uma nova eleição. E é uma verdade. O segundo turno será uma disputa forte tanto para presidente quanto para governador. É claro que a ampla vantagem está nas mãos de Agnelo e de Dilma, pois como ficaram muito próximos do necessário para serem eleitos, basta que não cometam erros na campanha para receberem os votos para a eleição. Porém não podemos nos esquecer que em uma campanha tudo pode acontecer.


FIQUE DE OLHO UDF promove 2ª edição de desfile

A segunda edição do desfile promovido pelo UDF acontecerá dia 21 de outubro, no intervalo do turno noturno, na Área de Convivência no Edifício Sede. Alunos de Eventos e Visagismo e Estética Capilar estão envolvidos no projeto. O desfile exporá peças da loja Monna por Salve Rainha. Os alunos do quarto semestre do curso de Eventos são responsáveis por toda organização e logística do desfile. Eles já fizeram os orçamentos de DJs, estrutura, projeção e filmagem. No dia, deverão chegar mais cedo para acompanhar a estrutura, dar suporte aos estudantes de Visagismo, coordenar a projeção da imagem, controlar a distribuição de convidados e o acesso de todos. Eles também são

responsáveis por escrever o texto que o mestre de cerimônia lerá. O mestre é escolhido pelos próprios estudantes. De acordo com a coordenadora do curso, Alessandra Saraiva, os estudantes estão colocando em prática três disciplinas: Recepção, Protocolo e Etiqueta; Infra Estrutura de Eventos; e Gestão Estratégica de Eventos. No total, são 20 alunos usufruindo desse conhecimento prático. Já no curso de Visagismo e Estética Capilar são 32 alunos trabalhando na produção de beleza do evento. Mas antes, eles foram separados em equipes de até cinco pessoas para participar de um concurso. A competição consiste em premiar e usar nos modelos, o penteado e a maquiagem do grupo vencedor.

Em cada grupo, deve constar um maquiador, um cabeleireiro e auxiliar. Os alunos farão a proposta para a coordenadora do curso que encaminhará à comissão julgadora. A proposta consiste em três fotos: uma que mostre a modelo inteira, a segunda que privilegie o cabelo, e a última que destaque a maquiagem. A comissão julgadora é formada por: Thales Sabino, do site Finíssimo, jurada de look total; Marcia Rocha, do site Mister Mag, jurada de look total; Maria da Graça, sócia proprietária da loja Monna por Salve Rainha, jurada de look total; Fernando Oliveira, sócio proprietário da loja Monna por Salve Rainha, jurado de look total; Helio Nakanishi, Coordenador de honra e cabeleireiro, jurado de

cabelo; Olga Ikeda, cabeleireira, jurada de cabelo; Paulo Rogério, maquiador, jurado de maquiagem; e Nadia El Charite, maquiadora, jurada de maquiagem A comissão votará, e após a apuração dos votos, o grupo vencedor terá a divulgação da foto da produção nos sites Finíssimo e Mister Mag, receberá um prêmio da loja Monna por Salve Rainha, assinará a produção do desfile, receberá certificação de equipe vencedora do concurso, e produzirá todos os modelos que desfilarão no evento, Antes do desfile, os alunos farão uma visita técnica à loja para verificar a cartela de cores e entenderem melhor o conceito da coleção. E os participantes utilizarão os produtos Wella Professionnal, dispo-

nibilizados pela organização do concurso, e seus próprios materiais de trabalho. Segundo a coordenadora do curso, Lesley Ishii, o evento é muito gratificante, pois a primeira edição já foi um sucesso, e agora o desfile está mais aprimorado com estrutura, patrocínios e divulgação. “Com a presença do Finíssimo e do Mister Mag, os estudantes têm possibilidades, pois várias portas podem se abrir, além de enriquecer o currículo”. Os alunos também colocarão em prática o que aprenderam na teoria, sem a ajuda de professores e auxiliares. Confira a coleção da loja: http://www. monnabsb.com.br/ Veja os sites de moda apóiam o desfile: http://finissimo.com. br/ e http://mistermag.com.br/


FIQUE DE OLHO O UDF, em parceria com o curso de Eventos, promove o Sarau Cultural. O projeto consiste na apresentação de várias atrações para promover a cultura na Instituição. Os alunos do terceiro e quarto semestre de Eventos são responsáveis pela organização do Sarau. Haverá um mestre de cerimônia para apresentar as atrações.

Confira a programação: Atração Seresteiros da Casa do Cantador Perfil MPB/Cultura Regional e Nacional Data 27/10 28/10 Horário Das 20h45 às 21h05 Das 9h40 às 9h55 Local Edifício Sede/ Área de Convivência Atração Grupo de Chorinho Perfil MPB Data 18/11 Horário Das 20h45 às 21h05 Local Edifício Reitor Rezende Ribeiro de Rezende/ Hall

Participe!

Atração Companhia de teatro Perfil Artístico cultural Data 01/12 Horário Das 20h45 às 21h05 Local A definir


FIQUE DE OLHO Novo Serviço no UDF

Em outubro, o Tour Virtual estará disponível no portal do UDF. O serviço consiste em instruir os alunos e a comunidade externa sobre os horários e demais informações sobre cada setor da Instituição. O internauta poderá navegar pelo UDF através de um mapa com fotos e textos. O serviço também estará presente na Área Restrita ao Aluno. E como resultado do esforço da Instituição...

Cursos são estrelados pelo Guia do Estudante

Os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciência Política e Pedagogia do UDF foram estrelados na avaliação de cursos superiores realizada pelo Guia do Estudante (GE). A publicação da Editora Abril é uma das mais importantes do segmento educacional. E constarão na publicação GE Profissões Vestibular 2011, já disponível nas bancas.

Curso

Estrelas

Administração

4

Ciências Contábeis

3

Ciências Sociais

3

Pedagogia

3


FIQUE DE OLHO

Prova Institucional, fique atento! A Prova Institucional compõe a Segunda Avaliação das disciplinas eleitas pelas respectivas Coordenadorias. A prova é exclusivamente objetiva, contendo 10 (dez) questões de múltipla escolha, com 05 (cinco) alternativas, alinhadas de ‘a’ até ‘e’. A pontuação da prova é sete e a avaliação ministrada pelo professor em sala tem o valor de três pontos. A soma das duas provas será a nota do discente para a 2ª Avaliação de Aprendizagem. Segundo a Professora Raquel Noronha, uma das responsáveis pela prova, a avaliação é um instrumento abrangente e atualizado que visa atender às novas diretrizes curriculares e a obrigatoriedade de implantação, por imperativo legal, de procedimento sistemático de avaliação interna. Objetiva ainda, a padronização dos conteúdos ministrados, dos procedimentos e os níveis de avaliação realizados na Instituição. “A importância da prova Institucional também se mostra nos resultados estatísticos, estes que se tornam ferramenta eficiente para alunos, professores e à própria Instituição (Olho), na medida em que se estabelece a

análise dos pontos positivos e negativos do procedimento de ensino e de aprendizagem, ensejando a busca constante do aprimoramento das técnicas utilizadas no processo educacional. Como meta final, proporciona aos alunos uma melhor preparação para concursos públicos e prova da Ordem dos Advogados do Brasil”. A Professora dá algumas dicas para melhor desempenho na prova: 1- Prepare-se antecipadamente, não deixe para estudar na última hora. O conteúdo cobrado é referente ao que foi ministrado em sala de aula no decorrer do semestre, conforme a ementa da disciplina e no caso de disciplinas minis-

tradas pelo Campus Virtual, também o material do estudo via web. 2- Leia todo o enunciado, já que eles são portadores de informações que conduzem à identificação da alternativa correspondente. 3- Esteja atento na marcação correta do Cartão-Resposta, pois ele valida suas respostas e não será substituído. 4- No dia da prova, chegue com antecedência para localizar sua sala e se acomodar, bem como concentrar-se nos momentos que antecedem a avaliação. 5- Alimente-se bem e procure estar descansado no dia da prova.

6- Evite dormir pouco, isso pode prejudicar seu processo de raciocínio. Mais informações que você deve saber sobre a Prova Institucional: a – Relação de disciplinas abrangidas pela Prova Institucional; b - Os dias e horários de cada avaliação, pois o aluno fará a prova no turno que está matriculado nas disciplinas com prova a ser realizada no dia 29/11/2010 (segunda-feira); c – As disciplinas do Campus Virtual que serão abrangidas pela Prova Institucional;

d - O atendimento pessoal realizado pela Gerência da Prova Institucional na CAA – Central de Atendimento ao Aluno, às segundas, quartas e sextas no período noturno e segundas e sextas no matutino. e – A quebra de disciplina somente é possível para os alunos que tiverem mais de 5 provas a serem feitas no mesmo dia e turno. Caso isto ocorra, o aluno poderá fazer a(s) disciplina(s) que exceder (em) as 5 previstas em segunda chamada, sem ônus. Na área do aluno, link informações, ícone da Prova Institucional, o aluno poderá encontrar estas e outras informações e o calendário das provas.


FIQUE DE OLHO

A renovação deve ser feita pela CAA On-line, o serviço virtual da Central de Atendimento ao Aluno. O aluno pode montar sua grade horária com o mínimo de créditos de 16 e não há limitador do máximo de créditos, desde que não ocorra choque de horário e sejam observados os pré-requisitos. Siga o passo-a-passo para a renovação de matrícula: 1- 2- 3- 4- 5- 6- 7- 8-

Acesse a área do aluno e emita o boleto e efetue o pagamento da primeira parcela na rede bancária; Acesse o portal do UDF, até 48h do pagamento; Acesse a área restrita ao aluno e clique em Graduação. Posteriormente, digite sua matrícula (RGM) e senha; Clique em Sistema de Matrícula Especial, em seguida no ícone “Alterar Matrícula” e depois, em “Prosseguir”; Escolha suas disciplinas, observando a disponibilidade de vagas, dias, horários, turmas e turno; Encerrada sua escolha, clique em “Gravar”; Imprima o “Requerimento de Matrícula” (confirmação de matrícula); A partir do início das aulas, clique em “Consultas salas de aula”, disponível na área do aluno e visualize sua grade.

Mais informações na Central de Atendimento ao Aluno - CAA: 3704 8810/8820 Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h.

Em caso de pendência financeira: Atrasos com menos de um mês: entrar em contato com a tesouraria da instituição Atrasos com mais de um mês: entrar em contato com as empresas de cobrança: Cobrafix e Cibrat – situados no térreo do edifício sede do UDF. Cobrafix (térreo): Das 9h às 21h30 – 3704-8858 Cibrat (térreo): Das 9h às 20h30 - 3322-1055

*As informações descritas acima podem sofrer alteração sem aviso prévio


EQUIPE S

ecretárias da Reitoria A equipe da secretaria da Reitoria é formada por Maria Soledade Gadelha, Janina dos Santos e Fabiana de Brito. Todas são responsáveis pelo atendimento presencial e telefônico aos alunos, docentes e gestores; gerenciamento de documentos; agendamento de reuniões; emissão de passagens e logística de viagens. Soledade e Janina também participam da comissão disciplinar eleitoral para a escolha do membro técnico administrativo do conselho universitário e auxiliam nos processos seletivos. Fabiana está no UDF há cinco meses,

Janina há três anos e Soledade há 36 anos. Elas afirmam que gostam do trabalho exercido e elas contam que querem

sempre crescer, tanto profissionalmente, quanto pessoalmente. Fabiana afirma, quanto às expectativas, que ao crescer, o

trabalho delas também pode ser aproveitado em outras áreas.

Dia da Secretária

Dia 30 de setembro foi comemorado o Dia da Secretaria.

Como a data surgiu?

Durante a segunda fase da Revolução Industrial, Christopher Sholes inventou um tipo de máquina de escrever. Sua filha, Lilian Sholes, testou tal invento, e tornou-se a primeira mulher a escrever numa máquina, em público. Por ocasião do centenário do nascimento de Lilian, as empresas fabricantes de máquinas de escrever fizeram concursos para escolher a melhor datilógrafa. Tais concursos alcançaram sucesso, passando a repetir-se anualmente, a cada 30 de setembro. Como muitas secretárias participavam, o dia passou a ser conhecido como o “Dia das Secretárias”.


PROFESSOR UDF

Reitor é agraciado com a medalha Mérito

No dia 21 de setembro, o Reitor Renato de Rezende participou da cerimônia de outorga da medalha do Mérito Alvorada na sede da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap). “Agradeço à homenagem e acredito que ela representa o reconhecimento de um trabalho voltado para o desenvolvimento da educação no Distrito Federal”, afirma Renato. Nascido no Espírito Santo, Rezende afirma que Brasília representa tudo para ele. O Educador vive na capital desde 1970. Além de Reitor, ele também atua na presidência do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos Particulares de Ensino Superior do Distrito Federal (Sindepes-DF), faz parte do Conselho de Ciência e Tecnologia, da Fundação de Apoio e Pesquisa do Distrito Federal, e Agenda 21. Todas essas participações são voluntárias. É ainda um dos responsáveis pelo programa Bolsa Universitária, que surgiu em 2008 e já ofereceu acesso ao ensino superior a mais de três mil jovens. Quanto à educação, o professor afirma que o Distrito Federal oferece um dos melhores ensinos do Brasil, porém isso não significa que a qualidade é a melhor. O problema está presente, principalmente, na base. De 10 alunos que entram no ensino fundamental público do DF, apenas 3 terminam o ensino médio. A medalha do Mérito da Alvorada foi criada nos anos 70 e tem o objetivo de agraciar personalidades que colaboraram, de maneira relevante, para o progresso do Distrito Federal. Os homenageados são escolhidos pelo Conselho da Medalha do Mérito Alvorada que é composto pelos secretários de Educação, Saúde, Obras, Segurança, além do chefe da Casa Militar do Distrito Federal, do comandante-geral da Polícia Militar e do chefe do Cerimonial do governo.


PROGRAME-SE Cinema

3D - Resident evil 4 - Recomeço

Sinopse: Em um mundo devastado por um vírus mortal, Alice continua sua jornada em busca de sobreviventes Diretor: De Paul W. S. Anderson Gênero: Terror Duração: 97min Elenco: Com Milla Jovovich, Ali Larter e Kim Coates Horários e Salas Cinemark 3 - 11:50(dublado) 14:05 16:30 19:00 21:30 Cinemark 3 - Taguatinga - 13:20(dublado) 15:30(dublado) 17:45 19:55 22:10 Cinemark 6 - Iguatemi - 13:20 15:40 17:50 20:00 22:10 Embracine 2 - 14:30(dublado) 16:50 19:10 21:30 Park 4 - 15:10(dublado) 17:20(dublado) 19:30 21:40

Comer, rezar, amar

Sinopse: Baseado no best-seller autobiográfico de Elizabeth Gilbert. Liz Gilbert está em busca de autoconhecimento e embarca em uma jornada a três países: Itália, Índia e Indonésia. Diretor: Ryan Murphy Gênero: Drama Duração: 140 minutos Elenco: Com Julia Roberts, Javier Bardem e James Franco. Horários e Salas Arcoplex 1 - 13:00 15:40 18:20 21:00 Cinemark 10 - 12:35 15:30 18:25 21:20 Cinemark 2 - 14:10 17:20 20:40 Cinemark 4 - Iguatemi - 12:50 15:45 18:40 21:30 Cinemark 5 - Taguatinga - 12:50 15:40 18:30 21:20 Embracine 1 - 13:20 16:00 18:50 21:40 Kinoplex Boulevard 4 - 15:00 18:00 21:00 Park 5 - 15:30 18:20 21:10 Park 6 - 14:30 17:40 20:40 Pátio 1 - 14:50 17:40 20:30 Terraço 2 - 15:30 18:20 21:10

O último exorcismo

Sinopse: Um pai de família certo de que sua filha adolescente está possuída por um demônio pede ajuda a um reverendo. Diretor: De Daniel Stamm Gênero: Terror Duração: 87min Elenco: Com Patrick Fabian, Ashley Bell e Iris Bahr Horários e Salas Arcoplex 3 - 19:40 21:30 Cinemark 4 - 16:40 18:45 20:50 Cinemark 8 - Taguatinga - 14:10 16:10 18:10 20:10 22:15 Embracine 4 - 14:00 16:00 18:00 20:00 22:00 Park 9 - 13:50 15:50 17:50 19:50 21:50 Pátio 4 - 19:40 21:40

Gente grande

Sinopse: Cinco amigos de infância se reencontram após 30 anos num funeral para passar um fim de semana juntos com as respectivas famílias. Diretor: De Dennis Dugan Gênero: Comédia Duração: 103min Elenco: Com Adam Sandler, Chris Rock, Kevin James, David Spade e Rob Schneider Horários e Salas Arcoplex 4 - 15:00 17:00 19:00 21:00 Cinemark 1 - 13:50 16:10 18:3 18:30 21:05 Cinemark 1 - Iguatemi - 13:40 16:00 18:20 20:40 Cinemark 2 - Taguatinga - 12:20(dublado) 14:35(dublado) 17:05(dublado) 19:25(dublado)21:40(dublado) Embracine 3 - 14:00 16:20 18:40 21:00 Kinoplex Boulevard 2 - 14:20 16:40 19:10 21:30 Park 2 - 14:50 17:10 19:20 21:30 Pátio 2 - 14:50 17:00 19:10 21:20 Terraço 3 - 14:30 16:50 19:10 21:40


PROGRAME-SE Música David Guetta Data: 07/11/2010 Horário: Em breve Local: Ginasio Nilson Nelson Atrações: - David Guetta - Andre Pulse - Junior C Valor: Meia-Entrada Área Standard (Unissex): R$ 50,00 Área Premium Open Bar Masculino: R$ 160,00 Área Premium Open Bar Feminino: R$ 120,00 Ingressos: (61) 8428 1888 Área Standard - Sem Open Bar - Censura 16 anos Área Premium Open Bar - com Vodka Importada, Whisky, Cerveja, Refri e Água - Censura 18 Anos

Falamansa O grupo Falamansa se apresenta no Marina Hall, dia 13 de novembro, a partir das 22h. Data: 13 de Novembro, Sábado. Hora: 22h. Local: Marina Hall - Setor de Clubes Norte. Ingressos: Antecipado: R$ 30,00 Bilheteria: R$ 50,00 Postos de venda: BSB Musical (EQS 110/111 Galeria Cine Karim, EQN 712/713) Atol das Rocas (Conjunto Nacional, Pátio Brasil, Terraço Shopping, Taguatinga Shopping) Lojas Contato – Instrumentos Musicais (310 Sul, QI 07 Gama Leste) Classificação: 18 anos.

Festa Trio Está chegando a maior Festa Trio que Brasília já teve, com Jammil, Pedro Paulo e Matheus Elétrico e mais Thais Moreira no Pavilhão do Parque da Cidade. Dia 30 de outubro a partir das 17h. Data: 30 de Outubro, Sábado. Hora: 17h. Local: Pavilhão do Parque da Cidade. Atrações Jammil Pedro Paulo e Matheus Elétrico Thais Moreira Ingressos Área VIP Feminino: R$ 40,00 Masculino: R$ 50,00 Camarote Zimbrus Feminino: R$ 70,00 Masculino: R$ 100,00 Mais Informações Telefones: (61) 8145-5916 / 9989-4999 Classificação: 18 anos.

Midnite & Blackalien Dia 1 de novembro, véspera de feriado, tem Midnite, ícone do reggae roots e Blackalien, expoente da música black nacional no Espaço Look da ASCADE, abrindo o Circuito Internacional de Reggae na cidade. Data: 1 de Novembro, Segunda-feira. Hora: 22h. Local: Espaço Look - Clube ASCADE, Setor de Clubes Sul) Atrações Midnite BlackAlien Percursion Brothers Ingressos Mais informações em breve. Pontos de venda Mormaii (Conjunto Nacional, Pátio Brasil, Terraço Shopping, Brasilia Shopping, Pontão do Lago Sul) Zimbrus (Águas Claras, 305 Sul, Pier 21) Molho de Tomate (403 Sul, 204 Norte) Outras Informações Telefones: (61) 3425-3300 / 8424-1466 Classificação: 18 anos.


PROGRAME-SE Teatro Não durma de conchinha! A peça aborda, de forma descontraída, peculiaridades de quem se arrisca num relacionamento. Afinal, não existe nada mais cômico do que a própria vida! O medo da traição e os traumas de ser um solteiro infeliz são, olhando de perto, neuroses humanas que culminam no riso. Local: Teatro dos Bancários - EQS 314/315 - Asa Sul - 3262-9090 Data: Sábados 21h e domingos 20h Preço inteira: R$ 40 Preço meia: R$ 20 De: 09/10/2010 Até: 31/10/2010

O mistério de Helmut Berger Livre adaptação do texto original O Deus nos acuda, de Bráulio Pedroso. Direção de Ricardo César e Valdeci Moreira Local: Brasília Shopping - Início da W3 Norte - Asa Norte Data: Sexta e sábado, às 21h. Domingo, às 20h Preço inteira: R$ 30 Preço meia: R$ 15 De: 15/10/2010 Até: 07/11/2010

A Cartomante Paixão, traição e adultério fazem parte desta trama, que tem uma cartomante como personagem-chave, selando o destino dos três. Texto: Machado de Assis. Direção: Fernando Carvalho. Elenco: Fernanda Alpino, Iza Cavanellas, Kael Studart, Karine Ribeiro e Tiago Medeiros. Local: Teatro Galpão - CRS 508 Bl. A Lj. 72 - Asa Sul Data: Sexta e sábado, às 21h. Domingo, às 20h. Preço inteira: R$ 20 Preço meia: R$ 10 (estudantes, professores e idosos) De: 22/10/2010 Até: 14/11/2010 Informações: 9633-8711

7 x Rodas Espetáculo apresenta o mais importante diretor teatral de Brasília, Hugo Rodas, sob sete diferentes direções. Montagem marca 70 anos de Hugo e os 10 anos de inauguração do CCBB em Brasília Local: Centro Cultural Banco do Brasil - SCES, Tr. 2, Lt. 22 - Asa Sul - 3310-7087 Data: De quinta a sábado, às 21h. Domingo, às 20h Preço inteira: R$ 15 Preço meia: R$ 7,50 De: 14/10/2010 Até: 07/11/2010 Informações: 3310-7087


PROGRAME-SE Exposição Los 24 escalones y Joan Miró Exposição promove a relação entre a obra do grande artista catalão e cinco jovens artistas espanhóis contemporâneos *18 obras de Joan Miró, entre pinturas, litografias, escultura, filme e livro *Trabalhos de Javier Arce, Raúl Belinchón, Diana Larrea, Abigail Lazkoz e Juan López dialogam com a obra do grande artista Local: Museu Nacional do Conjunto Cultural da República - Setor Cultural Sul, Lote 02 Esplanada dos Ministérios - 3325-5220 / 6234 Data: De terça a domingo, das 9h às 18h30 Preço inteira: Entrada franca De: 29/09/2010 Até: 25/11/2010 Informações: 3325-5220

Corpos Mostra que já foi visitada por mais de 15 milhões de pessoas no mundo e mais de 1 milhão só no Brasil, montada no Park Shopping. Confira! Data: A partir da 2ª quinzena de Outubro. Hora: De segunda a domingo das 10h às 21h. Local: Park Shopping - SAI/SO Área 6580 CCCV (estacionamento coberto). Ingresso Meia: R$ 20,00 Inteira: R$ 40,00 Pontos de Vendas Fnac (Park Shopping) http://premier.ticketsforfun.com.br/shows/show.aspx?sh=CORPOS10 Outras Informações Agendamento de Escolas: (11) 3883-9090 Diverte Cultural Valores dos ingressos sujeitos à alteração sem aviso prévio. Classificação: Livre (Menores de 12 anos somente acompanhados pelos responsáveis legais).

Mitos O Espaço Cultural Zumbi dos Palmares apresenta a exposição “Mitos”, de Sergio Rizzo. A mostra fica aberta a visitação até o dia 28 de outubro na Sala de Exposições da Câmara dos Deputados. Data: 22 de Setembro a 28 de Outubro. Hora: De segunda a sexta, das 9h às 18h. Local: Sala de Exposições do Espaço Zumbi dos Palmares - Congresso Nacional (entrada pelo estacionamento da Chapelaria). Ingressos Entrada franca. Outras Informações Telefones: (61) 3215-8081 / 3215-8080 Classificação: Livre.

Brasília – Chandigarh • De 6 de outubro a 7 de novembro, de terça a domingo, das 9h às 18h30, realização da exposição Brasília – Chandigarh, no Museu Nacional do Conjunto Cultural da República. Classificação livre. Entrada franca. Informações: (61) 3325-5220. Sinopse: A mostra é composta de 30 fotografias assinadas por Stéphane Herbert. Sob curadoria de Claudia Estrela Porto, estão imagens de Brasília e Chandigarh (Índia), duas cidades simbólicas do século XX, ousadas e distantes geograficamente. A mostra – que tem o apoio da Embaixada da França, é uma realização do Museu Nacional do Conjunto Cultural da República e Objeto Sim Projetos Culturais. Patrocínio do Fundo de Apoio a Cultura da Secretaria de Cultura do GDF.


Escola de Saúde

UDF PRA VOCÊ

Com o objetivo de promover uma maior interação entre os novos cursos de graduação, o UDF criou a Escola de Saúde.Os conteúdos abordados nas turmas de Ciências Biológicas, Farmácia, Educação Física e Enfermagem. Dessa maneira, os estudantes serão beneficiados por uma formação mais completa e ampliada. A idéia partiu do sucesso vivido pela Escola de Engenharia. Portanto, assim como acontece nas engenharias, atividades teórico-práticas serão comuns aos quatro cursos e estimularão uma discussão mais aprofundada sobre saúde, formando, assim, profissionais mais bem preparados para desenvolver atividades em diferentes âmbitos. De acordo com o Reitor Renato de Rezende, o UDF já está firmando diversos convênios, assim como várias outras instituições, com hospitais, clínicas, academias e escolas para os alunos concluírem a parte prática com êxito. Conheça os cursos oferecidos: Farmácia O curso tem duração de oito semestres será ofertado nos turnos matutino e noturno, na modalidade de bacharelado. O curso tem como objeto de estudo o fármaco e seus usuários, e com o objetivo na pesquisa, desenvolvimento e produção de novos medicamentos, utilizando como fontes: plantas, animais e minerais, estudo da manipulação de fármacos, criação e aplicação de métodos de controle de qualidade, estudo de formas de aplicação de orientação ao usuário quanto ao uso racional do medicamento, criação e aplicação de métodos de identificação e dosagem de tóxicos. Para que o farmacêutico possa atuar nas diversas áreas com competências, habilidades e atitudes alinhadas às demandas sociais e mercadológicas de uma sociedade em mudança contínua, o curso oferece uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, com estágios curriculares supervisionados. O Farmacêutico é um profissional da área da saúde com um amplo campo de atuação: farmácias comunitárias (públicas ou privadas: drogarias, farmácias com manipulação, farmácias homeopáticas, farmácias hospitalares), indústrias farmacêuticas, indústrias de alimentos, indústrias de cosméticos, peritagem toxicológica (polícia militar e federal), análises clínicas, laboratórios de pesquisa, distribuição e transporte de medicamentos, produção e controle de qualidade de fitoterápicos, farmácia clínica, cuidados farmacêuticos (atenção farmacêutica), pesquisa de novos medicamentos (pesquisa clínica), atenção básica (unidades básicas de saúde), dentre outras. Educação Física (Licenciatura) O curso tem duração de seis semestres, nos turnos matutino e noturno. Na licenciatura, a área de ensino (fundamental e médio) é a que mais concentra oportunidades de trabalho, mas existem mercados em expansão no bacharelado. Cresce o número de academias de ginástica, sendo o Brasil o segundo país do mundo em número de academias (perde apenas para os Estados Unidos). Recentemente, o professor de Educação Física foi inserido nas equipes de suporte ao Programa Saúde da Família, do Governo Federal; clínicas, hospitais e empresas privadas criam projetos voltados à saúde física de funcionários e pacientes; estâncias, clubes e hotéis apostam na recreação e estilo de vida saudáveis para seus clientes; profissionais são requisitados para desenvolver projetos de inclusão esportiva, de turismo ecológico e na detecção de talentos e preparação física e tática de atletas de alto nível. Com formação biológica e humanística, o curso oferece conhecimentos para que os futuros profissionais entendam, analisem, planejem, desenvolvam e avaliem programas de Educação Física para escolas ou cursos institucionalizados para educação escolar, atendendo crianças, jovens, adultos, terceira idade, educação especial e atletas. Ao optar pela licenciatura (3 anos), após a conclusão do curso, o aluno estará automaticamente credenciado para lecionar nos ensinos Fundamental e Médio e poderá fazer uma segunda graduação, complementando os estudos com o bacharelado, ampliando as suas oportunidades profissionais. Optando pelo bacharelado (4 anos), também terá a opção da segunda graduação, complementando seus estudos com as disciplinas pedagógicas, e obterá o título de licenciado, para atuar na área da educação.


Escola de Saúde

UDF PRA VOCÊ

Educação Física (Bacharelado) O curso tem duração de oito semestres é ofertado nos turnos matutino e noturno. O profissional da área procura promover e manter a saúde e a qualidade de vida das pessoas, por meio da prática de exercício físico. Após a conclusão do bacharelado, o aluno terá a opção da segunda graduação, complementando seus estudos com as disciplinas pedagógicas, e obterá o título de licenciado, para atuar na área da educação. Enfermagem O curso dura oito semestres e é ofertado nos turnos matutinos e noturnos, na modalidade de bacharelado. Enfermagem é a arte de cuidar e a ciência cuja essência e especificidade é o cuidado ao ser humano, individualmente, na família ou em comunidade de modo integral e holístico, desenvolvendo de forma autônoma ou em equipe atividades de promoção, proteção, prevenção, reabilitação e recuperação da saúde. O conhecimento que fundamenta o cuidado de enfermagem deve ser construído na intersecção entre a filosofia, que responde à grande questão existencial do homem, a ciência e tecnologia, tendo a lógica formal como responsável pela correção normativa e a ética, numa abordagem epistemológica efetivamente comprometida com a emancipação humana e evolução das sociedades. Em um trabalho integrado com os demais profissionais da equipe de saúde, o enfermeiro é responsável pela sistematização da assistência de Enfermagem, ou melhor, pelo planejamento, organização, execução e avaliação, buscando a promoção, manutenção e recuperação da saúde. Sua atuação estende-se a hospitais, casas de repouso, clínicas, empresas, creches, instituições de ensino e pesquisa, ambulatórios, órgãos públicos de saúde, atendimento domiciliar e consultórios próprios.


UDF PRA VOCÊ Curso Gratuito

Ciências Biológicas (bacharelado e licenciatura) O curso de Biologia, na modalidade de bacharelado e licenciatura é gratuito!Para estudar gratuitamente, o vestibulando deverá ter um aproveitamento mínimo de 50% da prova tradicional. A ampla formação oferecida no curso - Biologia (Celular e Molecular), Botânica, Zoologia, Ecologia, Genética, Imunologia, Microbiologia, Paleontologia e Parasitologia - permite a atuação em vários segmentos do mercado de trabalho: ensino público e privado, empresas públicas e privadas, indústrias, institutos biológicos, hortos florestais, zoológicos, reservas florestais, jardins botânicos, laboratórios e centros de pesquisa. O graduado em Ciências Biológicas pode se registrar como Biólogo, no Conselho Regional de Biologia, e exercer plenamente a profissão. A licenciatura o credencia para o ensino fundamental e médio. Ao concluir o bacharelado, o estudante poderá registrar-se como Biólogo no Conselho Regional de Biologia, e exercer plenamente a profissão, destacando-se as áreas Ambiental e da Saúde. Além disso, terá a opção da segunda graduação, complementando seus estudos com as disciplinas pedagógicas, e obterá o título de licenciado, para atuar na área da educação, nos ensinos fundamental e médio.

Segundo o Reitor, toda instituição de ensino superior deve praticar a responsabilidade social . E o curso gratuito, junto com a Escola de Saúde, promove essa prática. Para Renato, a saúde no Distrito Federal perdeu referência nacional e o UDF, como agente transformador da sociedade, irá complementar as necessidades da comunidade oferecendo serviços de saúde.


UDF PRA VOCÊ Grupo Cruzeiro do Sul fecha parceria com AACD Será doado R$ 1 de cada inscrição do Vestibular 2011 para a entidade O Grupo Cruzeiro do Sul Educacional tornou-se parceiro da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), no Teleton 2010. De cada inscrição efetivada para os Vestibulares de 2011 da Universidade Cruzeiro do Sul, Centro Universitário Módulo e Centro Universitário do Distrito Federal,

será doado um real para a AACD. A previsão é arrecadar em torno de 25 mil reais. A 13º. Edição do Teleton será transmitida pelo SBT durante mais de 24 horas, ao vivo, nos dias 5 e 6 de novembro. “Para nós, é uma escolha natural participar de uma ação ligada à AACD, entidade reconheci-

da e respeitada pelo trabalho de integração de deficientes físicos e seus familiares à sociedade”, declara Mary Wakabara, gerente de marketing do Grupo Cruzeiro do Sul, que mantém programas e serviços sociais com a participação de alunos e professores. A AACD é uma entidade privada, sem

fins lucrativos, com missão de promover a prevenção, habilitação e reabilitação de pessoas portadoras de deficiência física, especialmente crianças, adolescentes e jovens, favorecendo a integração social. Com 60 anos de história, a instituição também atende atualmente adultos e idosos. “É com satisfação que recebemos essa iniciativa do Grupo Cruzeiro do Sul, apoiando nossa entidade a trabalhar por milhares de pessoas com deficiência física, oferecendo a elas a oportunidade de alcançar uma vida melhor”, diz Daniele Paz, Superintendente de Captação de Recursos & Marketing da AACD. Em 2009, a AACD realizou mais de 1,3 milhão de atendimentos, entre cirurgias,

consultas, aulas e terapias. Desse total, por exemplo, somente na fabricação de aparelhos ortopédicos, foram mais de 56 mil, que contribuíram para a melhoria na qualidade de vida de milhares de deficientes físicos. Atualmente possui 9 unidades distribuídas pelo Brasil: Unidades: AACD Ibirapuera (SP), AACD Mooca (SP), AACD Osasco (SP), AACD Recife (PE), AACD Uberlândia (MG), AACD Porto Alegre (RS), AACD Nova Iguaçu (RJ), ARCD São José do Rio Preto (SP) e ARCD Joinville (SC) estas duas últimas como unidades filiadas. Estão em construção 3 novas unidades, uma em Poços de Caldas (MG) e mais duas na capital paulista (Zona Norte e Zona Sul).


UDF NA IMPRENSA


UDF NA IMPRENSA


UDF NA IMPRENSA


CRUZEIRO NA IMPRENSA


EXPEDIENTE Centro Universitário do Distrito Federal Assessoria de comunicação e Marketing Camila Côrtes-Edição Renatas Bittes- Redação Nauí Paiva- Layout e Diagramação


Jornal Mural - Outubro 2010