Issuu on Google+

NÓS NA CATÓLICA

Abril 2014


NÓS NA CATÓLICA

Editorial Foi com o mais fundo pesar que, no passado dia 12 de Março, recebemos a notícia do falecimento de Sua Eminência Reverendíssima D. José da Cruz Policarpo, a quem a nossa Universidade tanto deve.

D. José da Cruz Policarpo

Desde 1970, data do seu ingresso como professor nesta Instituição, que D. José foi sendo uma referência incontornável e nos destinos da Universidade Católica, ajudando a consolidar e a projetar com enorme sabedoria e a abnegada generosidade que todos lhe reconhecem.

Foi Diretor da Faculdade de Teologia, Presidente da Comissão Instaladora do Centro Regional do Porto, Reitor da Universidade Católica Portuguesa. Quando foi eleito patriarca de Lisboa, em 1998, tornou-se, por inerência, Magno Chanceler da Universidade, cargo que desempenhou até ao ano transato, continuando como Membro nato do nosso Concelho Superior. Podemos dizer, com razão, que o Cardeal D. José Policarpo não só ajudou a dar corpo ao projeto da Universidade Católica Portuguesa, mas foi e permanecerá a sua alma, de tal maneira a tomou como objeto do seu lucidíssimo pensamento e como expressão da sua profunda fé.

Assim, a Universidade Católica Portuguesa compromete-se, a honrar historicamente o seu legado. O presente mês será dedicado à sua memória, pelo que, serão celebradas cerimónias honoríficas em nome do Cardeal D. José, mui nobre figura da nossa Instituição.


NÓS NA CATÓLICA

Temas do mês

Visitas à Católica

Porquê estudar na Católica?

Concurso de Fotografia “A minha Universidade”

Entrevista| Prof. Dr. Maria Glória Garcia

Dia do Colaborador

Notícias| À conquista do mundo


Visitas à Católica

NÓS NA CATÓLICA

Durante este mês, a Universidade Católica Portuguesa vai receber as seguintes escolas:

E.S. Amélia Rey Colaço E.S. Stuart Carvalhais E.S. Cascais E.S. Lumiar E.S. Gil Vicente E.S. Maria Amália Vaz de Carvalho E.S. Fernando Lopes Graça E.S. Pedro Nunes Colégio Santa Doroteia

E os convidados:

Ricardo Araújo Pereira Carolina Patrocínio Filipe Button


NÓS NA CATÓLICA

Entrevista

Prof. Dr. Maria Gloria Garcia Reitora da Universidade Católica Portuguesa

Apesar das dificuldades que se fazem sentir no nosso país, os resultados da Universidade Católica têm sido muito positivos. Pode dizer-se que tem havido uma afirmação internacional da Universidade? Exatamente. Quando se está entre as melhores universidades da europa e do mundo isso não acontece apenas num ano, mas trabalhando-se em conjunto para isso, durante muito tempo, e depois colhem-se os frutos. Atingido este patamar, quais são os planos para o futuro? Eu diria que colocar a universidade no seu todo nos rankings mundiais é uma prioridade. Somos uma universidade com grande complexidade que se desdobra pela sede e centros regionais, com inúmeras faculdades e cursos a funcionar nos diferentes ciclos. E é nesta complexidade que gostaria de fazer muito mais do que a soma das partes, mesmo sabendo que é um objetivo que vai levar algum tempo a atingir. Se a universidade pensa global, como vê a evolução do país e da Europa nos próximos anos? Eu sou uma pessoa otimista e conhecendo a história e cultura europeias, eu diria que não há que ter medo ou receios. Essa história e cultura não impediram a atual crise. Está convicta de que aprenderemos? Nós não estávamos preparados para este momento. A partir de agora temos de ter mais cautela nas decisões que temos que tomar em conjunto, analisar profundamente as consequências. Vivemos num contexto em que tudo muda muito rapidamente e apesar de termos pessoas cada vez mais bem reparadas, elas não estavam preparadas para esta aceleração do tempo. Tendo em conta a atual conjuntura, há alguma mensagem que gostasse de deixar à comunidade da Universidade Católica? Para ultrapassar as crises é necessário um espírito conhecedor dos problemas, é preciso sabedoria, é preciso engenho, capacidade de encontrar soluções, ou seja, diminuir a ignorância e apostar nas universidades. Portanto, vamos continuar a apostar no mérito dos nossos alunos e forma-los para a confiança, percorrendo este caminho lado a lado.


NÓS NA CATÓLICA

Entrevista

Porquê estudar na Católica?

“Um estágio de Verão em Pequim, na China, e uma clínica legal em Lisboa (em arbitragem) foram dois traços distintivos do meu percurso; a Católica comprometeu-se com a diferenciação dos seus alunos, hoje tão essencial no mercado de trabalho que nos espera, porventura, menos generoso.

Gonçalo Cardoso Aluno Católica Business School

E é porque não bastam a solidez e a exigência da formação académica que a Católica aposta na internacionalização, com numerosas parcerias com universidades reputadas, e também no contacto com a prática jurídica, para que possamos desde cedo "pôr as mãos na massa". Hoje, porque amealhei estas experiências antes de acabar o curso, posso tomar uma decisão esclarecida sobre o meu futuro”


NÓS NA CATÓLICA

Entrevista

Porquê estudar na Católica? “A

Maria Cortes Martins Aluna Católica Law School

escolha era óbvia. O objectivo era um equilíbrio perfeito entre o respeito e o à vontade, o trabalho exaustivo e a diversão, a solenidade e a descontracção. E hoje posso afirmar com segurança que a Católica joga com esses conceitos na perfeição. Desde o tratamento pelo nome próprio por parte dos professores, à exigência desafiadora do ensino, às excelentes oportunidades de emprego, às amizades fortalecidas pelo estudo árduo e apoio mútuo, a Católica oferece um sem número de mais-valias que nunca serão fielmente descritas num texto tão curto. Mas deve ser dito que não é só Direito que é na Católica. É a construção do nosso futuro, a solidificação dos nossos valores. O início da nossa vida é na Católica.”


NÓS NA CATÓLICA

Internacional

Why Católica was your choice?

Cemal Saygin Gumusel Estudante Erasmus Turquia

“(...) I had fun in Porto with other Erasmus students all over the world. Everyone were really nice from the beginning till the end. We enjoyed a lot firstly in the reception days after the parties. That's why I really want to thank you to International Relation officers who are called Monica and Isabel. Thank you so much for everything. (...) Finally, thanks again Católica. You changed my mind about science and had a big influence on me. Being an Erasmus student here was a pleasure for me and I believe that it will provide me privilege among the other candidates when I applied for a job in my future.”


NÓS NA CATÓLICA

Internacional

Porquê escolher a Universidade Católica?

Leonardo de Albuquerque Dantas Estudante Mobilidade - Brasil

[ ler + testemunhos ]

“(...) A receção que a Universidade Católica Portuguesa organizou foi maravilhosa, é muito bom chegar e poder ter a ajuda de colegas universitários para conhecermos uma cidade em que nunca talvez tivéssemos sonhado estar. Na universidade, conheci professores e funcionários excelentes, que me ajudaram bastante e que me proporcionaram oportunidades únicas na minha vida. Hoje, ao final de minha estadia tão rápida, 5 meses passaram num piscar de olhos, olho para essa minha experiência de intercâmbio com muita gratidão e felicidade pelas pessoas, lugares, cheiros e sabores que conheci. Adeus, ou melhor, como dizem os portugueses, "até já" Portugal.”


Colaboradores

DIA DO COLABORADOR No próximo dia 28 de Abril, realizar-se-á o dia do colaborador da Universidade Católica Portuguesa.

Convidamos todos os colaboradores da nossa Instituição a estarem presentes neste evento.

Programa

12h00 Almoço de Convívio 13h00 Discurso Prof. Dr. Maria Glória Garcia 15h00 Apresentação do coro da Universidade Católica 15h30 Encenação da peça “Sermão de Santo António aos Peixes” 16h00 Concurso de talentos 19h00 Orquestra Orff do Porto


NÓS NA CATÓLICA

Concurso

Concurso de fotografia “A minha universidade” docentes e alunos

Fotografa a tua Universidade! Entrega de fotografias até 3 de Maio INSCRIÇÕES ABERTAS! [ Saber + ]

1º Prémio oferecido pela

As fotografias vencedoras serão expostas na Culturgest


NÓS NA CATÓLICA

Notícias

Docente e aluno de Economia e Gestão conquistam distinção além-fronteiras

Francisco Lemos, docente convidado da Faculdade de Economia e Gestão, venceu o prémio Wallander do Handelsbanken of Sweden, no valor de 1.485.000 coroas suecas (cerca de 165.000 euros). O galardão resulta de um processo de seleção das melhores teses de doutoramento na área de Economia e Gestão. Fernando Guedes, aluno do MBA Internacional, programa da Católica Porto Business School, está também de parabéns.

O aluno acaba de ser eleito responsável pela Global SMT Manufacturing Technology Team da multinacional norte-americana Delphi, tratando-se do primeiro colaborador da empresa, de cidadania não americana, a ser eleito responsável global por um processo.

[ ler + ]


NÓS NA CATÓLICA

Notícias

Docente da Faculdade de Ciências Humanas ganha Bolsa Senior Fellowship na Alemanha A Professora Marília Lopes, Professora Auxiliar da FCH, acaba de receber uma Bolsa de Investigação - Senior Fellowship - da Herzog August Bibliothek, na Alemanha, para o triénio de 2014-2016.

Esta biblioteca em Wolfenbüttel é uma das mais reconhecidas instituições para a investigação da cultura europeia na Época Moderna.


NÓS NA CATÓLICA

1-5 Abril XVIII Semana aberta da Saúde e Tecnologia

Agenda

3-5 Abril “8th Global Brand Conference”

8 Abril TEDxOporto

12 Abril| 19h00 Missa em nome de Cardeal D. José Policarpo

12 Abril Lançamento do TechClub 1, 8, 15 Abril “Conversas de Museu”

18 Abril Conferência “Cristãos perseguidos na Índia”

ucp.pt

24 Abril One Day Meeting on Statistics and Applications ”

27 Abril Dia do colaborador da Universidade Católica

28 Abril Seminário “Crescer Internacionalmente: ferramentas e práticas“


NÓS NA CATÓLICA

Contactos

Centro Regional das Beiras Telefone: 232 419 500 Página: www.ucp.pt

Centro Regional de Braga

Universidade Católica Portuguesa Lisboa – Sede Telefone: Página: www.lisboa.ucp.pt

Telefone: 253 206 100 Página: www.braga.ucp.pt

Centro Regional do Porto Telefone: Página: www.fd.lisboa.ucp.pt

© Universidade Católica Portuguesa Diretora: Filipa Dias Editora: Inês Silva

ucp.pt


NÓS NA CATÓLICA

Infos

Caso pretenda contactar a nossa equipa editorial para enviar comentários, sugestões ou notícias que gostaria de incluir na NÓS NA CATÓLICA, envie um email para: nosnacatolica@lisboa.ucp.pt

Se ainda não recebe a NÓS NA CATÓLICA e pretende receber todos os meses as novidades da Universidade Católica Portuguesa:

SUBSCREVA A NEWSLETTER

Se recebe a nossa newsletter e não deseja continuar a receber, clique aqui para Cancelar


NÓS NA CATÓLICA