Page 1

Gestão de Riscos

Grupo UBEC


O que é a Gestão de Riscos? O gerenciamento de riscos corporativos é um processo conduzido em uma organização pelo conselho de administração, diretoria e demais colaboradores, com o objetivo de formular estratégias, para identificar em toda a organização eventos com potencial capaz de afetá-la, e a partir disso administrar esses riscos de modo a mantê-los compatíveis com o apetite a risco* da organização e possibilitar garantia razoável do cumprimento dos seus objetivos.

Riscos Os riscos existem em qualquer atividade, porém podem ou não

Essa definição reflete certos conceitos fundamentais, conforme quadro abaixo extraído do COSO ERM*:

Proporciona um processo contínuo e que flui através da organização;

acontecer! Essa incerteza de que algo ruim (ou mesmo bom) aconteça

Possibilita condução por profissionais em todos os níveis da organização;

durante o exercício dessa atividade é o que caracteriza o risco.

Aplicável à definição das estratégias;

A NBR ISO 31.000/2018 diz que: Risco é o efeito da incerteza nos

Aplicável em toda a organização, em todos os níveis e unidades, e inclui a formação de uma visão de portfólio de todos os riscos a que ela está exposta;

objetivos. Um efeito é um desvio em relação ao esperado. Pode ser positivo, negativo ou ambos, e pode abordar, criar ou resultar em oportunidades e ameaças.

Formulado para identificar eventos em potencial, cuja ocorrência poderá afetar a organização, e para administrar os riscos de acordo com seu apetite a risco; Orientado para a realização de objetivos.

1

UBEC - União Brasileira de Educação Católica

UBEC - União Brasileira de Educação Católica

2


Quais os benefícios Encorajar uma gestão proativa;

da Gestão de Riscos Alocar e utilizar eficazmente os recursos para o tratamento de riscos;

Aumentar a probabilidade de atingir os objetivos; Melhorar a eficácia e a eficiência operacional; Estar atento para a necessidade de identificar e tratar os riscos através de toda a organização;

Melhorar o desempenho em saúde e segurança, bem como a proteção do meio ambiente;

Melhorar a identificação de oportunidades e ameaças;

Atender às normas internacionais e requisitos legais e regulatórios pertinentes; Melhorar o reporte das informações financeiras; Melhorar a Governança*; Estabelecer uma base confiável para a tomada de decisão o planejamento; Melhorar os controles;

* Apetite a Risco: É a quantidade de risco, global, que uma organização está disposta a aceitar em busca de valor. Isso reflete a filosofia de gestão de riscos da organização que, por sua vez, influencia a sua cultura e o seu estilo operacional. * Governança: Governança Corporativa é o conjunto de processos, regulamentos, decisões, costumes, ideias que mostram a maneira pela qual aquela empresa ou sociedade é dirigida ou administrada.

3

UBEC - União Brasileira de Educação Católica

Melhorar a prevenção de perdas e a gestão de incidentes;

Minimizar perdas;

Melhorar a aprendizagem organizacional; Aumentar a resiliência da organização; e Melhorar a confiança das partes interessadas.

* COSO – ERM: Projetado para criar uma “consciência sobre riscos e controles” por toda a empresa e tornar-se um modelo comum para a discussão e avaliação de riscos organizacionais o Enterprise Risk Management Framework (ERM) criado pelo COSO, é um processo executado pela Diretoria Executiva, gerência, e outras pessoas.

UBEC - União Brasileira de Educação Católica

4


Você sabia? Que os riscos existem independente da atenção que damos a eles? Por exemplo: Segundo a Health Canada, a agência de vigilância sanitária do governo canadense, consumir acima de 4 xicaras de café (50ml cada) por dia, pode ser prejudicial a sua saúde. Você já tinha parado para pensar nisso? Muita gente também não! E mesmo assim o risco sempre existiu.

5

UBEC - União Brasileira de Educação Católica

Vamos começar a pensar sobre

riscos? Fale conosco! Auditoria e Controle Interno Ramais: 9385 e 9323 martins@ubec.edu.br controleinterno@ubec.edu.br diogo.pinheiro@ubec.edu.br raphael.ribeiro@ubec.edu.br

UBEC - União Brasileira de Educação Católica

6

Profile for UBEC

Cartilha de Gestão de Riscos nº 1  

Cartilha de Gestão de Riscos nº 1  

Profile for ubec1
Advertisement