Page 1


EXPEDIENTE Prefeito: Edson Teixeira Filho Vice-Prefeito: Vinícius Samôr de Lacerda Secretária Municipal de Administração: Mônica Vallone Espósito Marchi Secretário Municipal do Ambiente e Mobilidade Urbana: Vicente de Paulo Pinto Secretário Municipal de Governo e de Cultura: Vinícius Samôr De Lacerda Secretário Municipal de Desenvolvimento Social: Flávio Monteze Secretária Municipal de Educação: Maria Elizabeth Barros Secretário Municipal de Finanças: Cícero Mateus de Oliveira Secretário Municipal de Obras: João Gomes Júnior

Prefeitura de Ubá se destaca por responsabilidade e eficiência

Mesmo com as dificuldades impostas pelo cenário político e econômico em nível estadual e nacional, a Prefeitura de Ubá dá exemplo de responsabilidade e compromisso com o gasto dos recursos públicos. No momento em que a imprensa apresenta diversas prefeituras com dificuldade de quitar um de seus compromissos mais sagrados, o salário dos seus servidores, Ubá se orgulha de ter realizado todos os pagamentos em dia, incluindo o 13º salário dos servidores, que receberam a segunda parcela adiantada. Segundo a Associação Mineira de Municípios (AMM) 70% dos 853 municípios de Minas estão com dificuldades para pagar o 13º salário dos servidores. Já em Ubá, muito além dos salários do funcionalismo público em dia, a Prefeitura cumpriu também todos os demais compromissos financeiros, inclusive concedendo aos servidores o seu direito a recomposição salarial.

Secretária Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico: Eliana Celeste Menezes Corbelli Vaz Secretária Municipal de Saúde: Dulcinea Thinassi Perini Chefe de Gabinete: André Resende Padilha Procurador Geral do Município: Eduardo Rinco Assessora de Comunicação: Ana Carolina Fernandes Guastucci Produção e textos: Ana Carolina Fernandes Guastucci, Carolina Ferrari, Cristina Milagres, Kyko Garcia Fotos: Higor Siqueira, Cecília Mauad (estagiária), Marcela Mello e Arquivo/Assessoria de Comunicação Foto aérea: Tiê Mundim Projeto Gráfico e Diagramação: Pablo Gabriel, Ericlys Porto e Victor Nascimento (estagiário) Impressão: Gráfica e Editora Biquense LTDA Tiragem: 40.000 exemplares

04 SAÚDE

12 PARTICIPAÇÃO

07 SOCIAL

13 GESTÃO

08 CULTURA E ESPORTES

14 EDUCAÇÃO

10 SUSTENTABILIDADE

16 OBRAS

LEIA ESSA REVISTA TAMBÉM ONLINE!

UTILIZE O SEU LEITOR DE QR CODE OU O LINK UBA.MG.GOV.BR PARA ACESSAR!


Farmácia de Todos promove a descentralização do serviço com eficiência e qualidade Inaugurada dentro das comemorações dos 160 anos de Ubá, a Farmácia de Todos - Unidade Cohab presta atendimento aos usuários cobertos pelas Unidades de Saúde dos bairros Cohab, Cibraci e Pires da Luz. Com a implantação do setor, os usuários que anteriormente atravessavam a cidade para buscar medicamentos foram beneficiados, humanizando e qualificando ainda mais o atendimento.

Reforma da Policlínica Regional traz mais conforto e melhor atendimento A Policlínica Regional agora proporciona aos pacientes um local mais agradável e um ambiente de trabalho capaz de dar suporte aos profissionais que lá atuam. A mudança física marca também a implantação de uma nova forma de receber as pessoas, buscando a diminuição das filas e aumentando a satisfação dos pacientes. A reforma foi realizada em parceria com a FAGOC.

+ SAÚDE

+ SAÚDE

Inaugurado mais um ponto de distribuição gratuita de medicamentos

Depois da reforma, a Policlínica melhorou demais! Está uma maravilha! Tudo muito limpo, profissionais excelentes, tudo maravilhoso!” Ângela Maria Moreira Batista, usuária dos serviços de saúde do município

Farmácia de Todos presta atendimento a usuários dos bairros Cohab, Cibraci, Pires da Luz e entorno

Farmácia Municipal Ampliação do funcionamento e estoque regularizado Atendendo a solicitações da população e a grande demanda do setor, a Prefeitura ampliou o horário de funcionamento da Farmácia Municipal. O setor agora atende de segunda a sexta-feira, de 7h às 16h. Outra importante conquista dos ubaenses nesta área foi a regularização do estoque de medicamentos fornecidos gratuitamente pela Farmácia Municipal, proporcionando mais saúde para a população.

4_

Gestão eficiente: estoque de medicamentos foi regularizado na Farmácia Municipal

DEZEMBRO 2017

Reforma da Policlínica também inaugura era de atendimento mais humanizado e acolhedor

DEZEMBRO 2017

_ 5


Centenas de ubaenses passaram a enxergar melhor em 2017. Isso porque a Prefeitura

realizou, de agosto a dezembro, um mutirão de cirurgias de catarata. Além das 20 cirurgias realizadas mensalmente desde o primeiro semestre, mais 260 pacientes que aguardavam há quase dois anos na fila de espera passaram pelo procedimento, somando cerca de 350 cirurgias realizadas somente neste ano.

Estava aguardando desde maio do ano passado. Assim que recebi a ligação já fui encaminhado para os exames e agora estou pronto para a cirurgia. Acho que depois dessa lente não vou nem precisar de óculos. Sirley Martins da Silva, morador do Centro

Eu até estranhei porque ligava sempre para a Secretaria de Saúde e tinha quase 100 pessoas na minha frente. Pensei que minha cirurgia nem sairia mais esse ano. Mas logo depois me ligaram dizendo que já havia chegado a minha vez. Esse mutirão ajuda mesmo as pessoas. E pra mim veio em boa hora. Hoje vejo tudo embaçado com o olho esquerdo, mas depois da cirurgia vai ficar bem melhor. Estou muito feliz! Maria Célia Martins Costa, moradora do Centro

Estava esperando há mais de um ano, e isso é muito tempo. Eu ouvi no rádio que a Prefeitura está fazendo esse mutirão com recursos do município, mesmo sendo dever do Estado. Quer dizer, se não fosse essa boa vontade da nossa Prefeitura, será que eu esperaria mais quanto tempo? Estou muito grato! Onivaldo Arthur, morador do bairro Nova Olinda 6 _

DEZEMBRO 2017

Prefeitura lança programa Jovem Trabalhador Qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho

“Eu me sinto feliz e penso que tenho uma sorte grande por estar aqui. Sou mais madura e já penso em fazer faculdade.”

SOCIAL

+ SAÚDE

Mutirão da catarata zera fila de pacientes aguardando há quase 2 anos

Estagiária Rose Camila Queiroz Elias, 17 anos, há 5 meses no Jovem Trabalhador.

O

lançamento do Programa Jovem Trabalhador, em parceria com a Associação Juventude pela Vida, dá destaque à preocupação com a qualificação profissional e a inserção de jovens, de 14 a 24 anos, no mercado de trabalho através do estágio. Iniciado em junho, o programa já contratou e encaminhou 35 jovens. Cinco adolescentes com idade entre 15 e 17 anos atuam em setores do Paço Municipal.

Programa Jovem Trabalhador é sinônimo de oportunidade e esperança no futuro

Residencial Solar de Ubá realiza o sonho da moradia digna para mais de 600 famílias U bá

Após a entrega das casas, um trabalho social será realizado pela Prefeitura, visando o desenvolvimento das famílias e a integração da comunidade.

conta os dias e se prepara para entregar as moradias do maior empreendimento habitacional do município, o Residencial Solar de Ubá I, no bairro Aeroporto. O conjunto habitacional irá beneficiar mais de 600 famílias, através do Programa Minha Casa Minha Vida. Ao longo de 2017, a Prefeitura não mediu esforços para dar continuidade e concluir as obras no menor prazo possível.

DEZEMBRO 2017

_7


CULTURA E ESPORTES

Inclusão social através do esporte em diversos pontos da cidade Promover a inclusão social de jovens e adolescentes através do esporte, da cultura e do trabalho. Este é um dos principais objetivos do programa Juventude Viva, criado pela Prefeitura de Ubá. Desenvolvido em núcleos divididos por quadras esportivas em diversos bairros da cidade, o programa oferece aulas de alongamento, futsal, handbol, voleibol e basquetebol para crianças de 6 a 11 anos, adolescentes de 12 a 16 anos, jovens de 17 a 29 anos e para a terceira idade.

Eficiência!

Mais vagas nas oficinas da cultura, sem custo extra

A Prefeitura de Ubá reestruturou as oficinas da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Lazer para alcançar maior número de pessoas beneficiadas. Através do diálogo e do remanejamento de horários dos “oficineiros”, foi possível o aumento de cerca de 50% no número de vagas ainda no início de 2017, sem elevar os custos. Cerca de 200 alunos participam das oficinas de Dança do Ventre, Dança de Salão, Canto Coral, Formação de Banda, Violão, Hip Hop e Balé/Jazz nas turmas Iniciante, Intermediário e Avançado.

CULTURA E ESPORTES

Programa Juventude Viva

“Eu amo participar das oficinas da cultura, posso dizer que mudou a minha vida. Aqui eu fiz muitos amigos, e até melhorei minhas notas na escola. ”

No Cibraci, jovens participam das atividades esportivas oferecidas pela Prefeitura

CULTURA E MUITO

+

Semana da Juventude

A Semana Municipal da Juventude reuniu diversas identidades do público jovem, proporcionando a oportunidade de mostrar seus trabalhos, projetos, iniciativas gerais de atuação e, principalmente: fortalecer e incentivar o seu protagonismo. A Semana da Juventude atendeu a Lei 3.804/09.

JORNADA DO PATRIMÔNIO

Ubá foi uma das cidades a participar da 6ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais, com objetivo de estimular e desenvolver atividades que sensibilizem a sociedade, favorecendo a transmissão dos valores culturais e promovendo sua inserção contemporânea em um projeto mais amplo de valorização da diversidade do patrimônio cultural mineiro.

Pessoas de todas as idades aproveitam a aula de alongamento no bairro São Judas Tadeu

EDITAL DE INCENTIVO À CULTURA

Em um processo democrático e participativo, a Prefeitura de Ubá lançou edital para as inscrições de projetos em diversas áreas culturais. As apresentações dos projetos aprovados acontecerão no período das férias escolares, proporcionando diversas opções de lazer para todas as idades.

KITS ESPORTIVOS

Reforçando o apoio à entidades que promovem o desenvolvimento social através do esporte em Ubá, oito instituições receberam kits

esportivos que irão melhorar as atividades com crianças e jovens de todo o município. “Saio daqui hoje uma das pessoas mais felizes, porque quando você faz um trabalho social, com crianças carentes, sem materiais de trabalho e a criança está pedindo o esporte para não ir para outro caminho e que você recebe esse benefício, isso dá o suporte para fazer o trabalho com as crianças e tirá-las do mundo da violência do crime e das drogas.” - Luiz Gonzaga Ferreira, Presidente do Conselho de Esporte do Patronato São José

Gratidão: Luiz Gonzaga (em pé, à direita) e Irmã Cecília posam para foto ladeando os alunos do Patronato, após partida de futebol já utilizando os novos materiais

Dandara de Araújo Silva, 12 anos Aluna das Oficinas da Cultura

Fazendo mais com menos, a Prefeitura de Ubá ampliou as vagas nas oficinas da cultura sem aumentar os custos

Inauguração da Praça CEUs Uma nova era nas áreas de Cultura e Desenvolvimento Social A pós obras de readequação, a Prefeitura entregou à comunidade o Centro de Artes e Esportes Unificados - Praça CEUs. O equipamento público integra em um mesmo espaço programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e

qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e de inclusão digital. A Praça CEUs Ubá conta com biblioteca, cineteatro, laboratório multimídia, salas de oficinas, quadra coberta, pista de skate, dentre outras atrações, e fica localizada na Rua Otacílio Coutinho, s/n, bairro Antonina Coelho. Praça CEUs integra ações sociais, esportivas e culturais, em um só espaço


Redução dos impactos ambientais e qualidade de vida o ano todo para a Zona Rural

Na beira da estrada, barraginha cheia permite a infiltração da água no solo aliada a maior manutenção da estrada

Administrar o presente planejando o futuro. É assim que a Prefeitura de Ubá vem atuando para criar novas oportunidades e resolver antigos problemas da nossa cidade. E um dos seus principais focos de atuação é o meio ambiente. Diversas ações já realizadas nos últimos meses comprovam essa busca por resultados sustentáveis em curto, médio e longo prazo. E agora, mais que nunca, esse foco se materializa com o lançamento do programa “Estrada Sustentável”, da Secretaria Municipal de Ambiente e Mobilidade Urbana. O programa iniciou sua atuação na estrada de acesso ao distrito de Ubari com um trabalho de cascalhamento que envolve também ações de preservação ambiental. Através do patrolamento e cascalhamento da via e da construção de terraços de base larga, dezenas de pequenas barraginhas e caixas de contenção, que permitem a infiltração nas pastagens através da retenção da água das chuvas, ocorre a diminuição do assoreamento de córregos e de estragos no curso da estrada.

Separar para Reciclar Reestruturação da Coleta Seletiva em Ubá

A fim de reestruturar a coleta seletiva no município, Ubá iniciou o Projeto Piloto “Separar para Reciclar” no bairro Eldorado. Já no primeiro mês de implantação, 1 tonelada de recicláveis foram recolhidos. Todo material recolhido durante a coleta seletiva é destinado à Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Material Reciclável de Ubá (RECICLAU). Os bairros São João e Santa Cruz serão os próximos a receber a coleta seletiva.

Ubá + Verde: Ações Ambientais D iversas ações realizadas no ano de 2017 comprovam o compromisso da Prefeitura de Ubá com o meio ambiente e a busca por resultados sustentáveis em curto, médio e longo prazo.

Estrada recebe tratamento especial, com compactação e cascalhamento

Com esse programa inovador, a Prefeitura visa garantir uma estrada realmente sustentável, que cause menos impacto ambiental, que tenha custos menores de manutenção e que seja trafegável durante todo o ano.

10 _ Terraceamento conduz a água das chuvas para as barraginhas, contendo o assoreamento dos córregos e preservando a estrada

Terraços de base larga permitem a infiltração de água das chuvas nos pastos

SUSTENTABILIDADE

SUSTENTABILIDADE

Programa “Estrada Sustentável”

Bairros São João e Santa Cruz serão os próximos a receber a coleta seletiva.

Cuidado com as nascentes Além disso, foram realizados cerca de 15 mil metros de cercamento de nascentes e córregos e construídas dezenas de barraginhas, com capacidade de acúmulo superior a 2,5 milhões de litros d’água, nos Distritos de Miragaia e Ubari.

Bairros recebem serviços de capina e limpeza urbana

Mais de 100 bairros e os distritos de Diamante, Miragaia e Ubari foram atendidos pelos serviços de capina e limpeza da Secretaria Municipal de Ambiente e Mobilidade Urbana em 2017. Em maio a equipe recebeu o reforço de 10 de funcionários para acelerar ainda mais os trabalhos.

Plantio - O maior programa de reflorestamento de Ubá teve início, com mais de 4 mil mudas de árvores plantadas nas zonas rural e urbana. APA Miragaia - Aceitando o desafio de trabalhar para superar diversos problemas na área ambiental, Ubá criou, ainda, após 15 anos de espera, a APA - Área de Proteção Ambiental - da Miragaia, em uma área de 11.610 hectares que concentra grande parte das nascentes de água do município.

_ 11


Casa do Empreendedor

Através da participação popular as comunidades puderam eleger suas prioridades

Orçamento Participativo Mais de 2 milhões de reais para prioridades eleitas pela população Ouvir a população e executar as

obras definidas como prioridades: este foi o objetivo das audiências públicas do Orçamento Participativo 2017/2018. Ao todo, 30 intervenções, entre asfaltamentos, calçamentos e implantação de programas

sociais foram escolhidas nas seis regionais de área urbana e uma de zona rural e distritos ouvidas pela Prefeitura em parceria com a FEMAC e Câmara Municipal. As licitações das obras já estão em andamento para execução em 2018.

Projeto Viva Guido

Iniciativa de baixo custo gerando grandes impactos

MUTIRÕES

Devolver vida à Praça Guido Marlière é uma das metas da Prefeitura

Área de Lazer do bairro Noeme Batalha e o Centro de Artes e Esportes Unificados - Praça CEUs. Prefeitura e comunidade realizaram mutirões para a revitalização dos espaços com pintura, capina, DEZEMBRO 2017 12 _limpeza, reforma da tela da quadra poliesportiva e cuidados no jardim.

Diversas parcerias entre a Prefeitura e a comunidade foram propostas e realizadas em 2017. Um dos destaques foi o Projeto Viva Guido, que consiste na revitalização da área da Praça Guido Marlière e seu entorno. O local faz parte da identidade cultural do ubaense, com riqueza histórica e arquitetônica, e há muito tempo encontrava-se abandonado. Uma das frentes de trabalho implementadas neste projeto foi o mutirão, realizado em duas edições e que mudou a cara da praça e da Estação Ferroviária. O Projeto Viva Guido, que tem como uma de suas metas o resgate da autoestima do ubaense, tornou-se realidade através de ações simples, de parcerias, praticamente sem custos adicionais ao município.

A inauguração da Casa do Empreendedor marca uma era de valorização e novas oportunidades para os microempreendedores e pequenos empresários de Ubá. O novo espaço, situado na Avenida Antenor Machado, 99, no Centro da cidade, concentra serviços como emissão de alvará, processo de obtenção do AVCB, orientação para acesso a crédito, capacitação em gestão empresarial e da mão de obra.

GESTÃO

PARTICIPAÇÃO

Mais de 20 mil atendimentos em 7 meses de funcionamento

Inaugurada em abril de 2017, a Casa do Empreendedor já prestou atendimento e soluções a mais de 22 mil pessoas interessadas em formalizar seu negócio e outros serviços

Economia e impessoalidade Prefeitura institui logomarca permanente A Prefeitura Municipal de Ubá conta agora com uma logomarca oficial permanente. Instituída por lei, a iniciativa proíbe que a administração atual do município, e também as futuras, criem novas logomarcas para identificar a gestão. A nova marca foi construída com base nos símbolos da cidade, como a bandeira e o brasão, assim eliminando a promoção não será mais necessário substituir materiais pessoal de políticos, partidos e ideologias. impressos, adesivos de veículos, fachadas de A medida gera grande economia, prédios e uniformes a cada mudança de gestor. uma vez que, com uma logomarca impessoal DEZEMBRO 2017

_ 13


EDUCAÇÃO

Reúne milhares de pessoas para “Ler, Conectar e Criar”

Realizada nos dias 28, 29 e 30 de setembro, a Bienal do Livro de Ubá 2017 reuniu alunos, professores e familiares, transformando a Praça São Januário no palco de ações que ao incentivar a literatura e a cultura, demonstraram o papel transformador que o hábito da leitura, a valorização do livro e as manifestações culturais têm em toda a sociedade. Ao longo de três dias de evento e, mesmo antes dessa realização, Ubá viveu o espírito da Bienal, através de

uma programação diversificada, que envolveu palestras, um belissímo cortejo cultural, a vitoriosa iniciativa do Concurso de Desenho e Redação “Prêmio Professora Marlene Marques” e de várias atrações entre contadores de histórias, cartunista e chargista, atores, artistas plásticos, palestrantes, novos escritores e escritores diversos, locais, regionais e nacionais, para mostrar o alcance das obras de Pedro Bandeira, autor homenageado, e de outros autores.

Projeto Escola Cidadã Saúde, educação e esporte pela cidadania A Prefeitura de Ubá, com apoio de parceiros como a Unimed e a Adubar, realiza, desde setembro, o Projeto Escola Cidadã. Ações de regularização dos cartões de vacinas dos alunos, testes de acuidade visual, palestras aos pais e aos estudantes, marcação de exames e assistência de saúde bucal, além do desenvolvimento diário de atividades esportivas, fazem parte das atividades que estão sendo realizadas na Escola Municipal Professora Ro s a l i n a Br a n d ã o , n o Córrego Alegre, zona rural do município. O Escola Cidadã visa o desenvolvimento integral

EDUCAÇÃO

Bienal do Livro de Ubá

Alunos diagnosticados com alteração visual durante teste realizado na escola foram encaminhados para consulta com especialista e já exibem o novo visual, com os óculos

e cidadão das crianças, através de ações esportivas, de cultura, lazer, saúde e de empreendedorismo e o trabalho social com as famílias, a fim de aproximá-

Três novas creches em 2018 Mais vagas para nossas crianças

Educação - Creche no Bairro Meu Sonho

14_

DEZEMBRO 2017

Bienal do Livro de Ubá envolveu milhares de pessoas com atrações antes e durante o evento

las da comunidade escolar e contribuir para redução da incidência de riscos e vulnerabilidades sociais que as afetam.

As novas creches, já em construção, são uma das prioridades da Prefeitura para 2018. Serão mais de 500 vagas, em instalações modernas, sustentáveis e, acima de tudo, confortáveis e seguras para receber aqueles que representam o nosso futuro. No bairro Meu Sonho, a Prefeitura já se prepara para iniciar as obras de acesso ao local da creche, com infraestrutura completa da rua e ações ambientais no entorno. Na unidade do bairro São Domingos, o município investe para concluir as instalações com o máximo conforto e beleza, preparando inclusive a abertura de uma nova rua. No bairro São João, nasce uma creche que representa o atual momento vivido pela cidade: Sustentável, com sistema que permite o reaproveitamento de 100% da água das chuvas. Ampla e moderna, a instalação já está em fase final de acabamento e prestes a ser inaugurada.

DEZEMBRO 2017

Educação - Creche no Bairro São Domingos

Educação - Creche no Bairro São João

_ 15


Operações tapa-buraco de calçamento e asfalto, construção de captação de água pluvial, reparo em rede de esgoto, manutenção em pontes, patrolamento e cascalhamento de vias, além da elaboração de diversos projetos para captação de recursos foram algumas das ações desenvolvidas pela Prefeitura em 2017. Destaque para as práticas sustentáveis que passaram a ser adotadas, dando ênfase nos projetos desenvolvidos para o aproveitamento de energia solar, reaproveitamento de águas de chuva e águas residuais cinza.

Investimento de cerca de R$ 1 milhão apenas no primeiro trecho

A Prefeitura de Ubá iniciou a recuperação do Anel Viário. Dividida por trechos, a intervenção foi iniciada na área próxima à entrada do Residencial Solar de Ubá, com a construção de uma rede de captação de água de 160 metros com manilhas de um metro de diâmetro, mais 220 metros de manilhas de 60 centímetros. Outras captações ainda serão construídas. Em seguida, teve início a recuperação do asfalto do referido trecho, que contempla a área entre a ponte dos Mendes e o Trevo da Copasa, dando condições de tráfego ao grande fluxo de veículos no local e mais segurança à população. A meta da Prefeitura é recuperar integralmente essa importante via de acesso da cidade. Com o serviço dividido por trechos, a previsão é de conclusão ainda em 2018.

Reforma da Praça Agenor Barbosa

16 _

A Praça Agenor Barbosa, situada no bairro Jardim Gloria, está prestes a ser reinagurada. Após uma reforma, com recursos do Governo Federal, que contemplou serviços de instalações hidráulica e elétrica, de pisos e acessibilidade, de instalação de mobiliário e de paisagismo, além da instalação de uma banca de jornal e um quiosque de alimentação, a praça ficou mais bonita, acessível e sustentável.

Povoado São Domingos e Boa Vista recebem asfalto A Prefeitura de Ubá concluiu o asfaltamento de diversas ruas do Povoado São Domingos e Povoado Boa Vista. Cerca de 8.300 metros quadrados de ruas foram submetidas a pavimentação asfáltica. “Esse era um sonho nosso muito antigo, que achávamos muito difícil de acontecer”, afirmou Maria Helena Carraro, moradora do Povoado Boa Vista. Além da chegada do asfalto nas ruas dos Povoados Boa Vista e São Domingos, a Prefeitura realizou ainda operação tapa-buraco asfáltico na Avenida Dr. Heitor Peixoto Toledo, na Colônia.

Mais de 8 mil m² de ruas foram calçados nos Povoados Boa Vista e São Domingos

Praça José Custódio Pereira: antes e depois do asfaltamento

Ponte do Aeroporto é Substituição das reconstruída, garantindo manilhas do Córrego acesso dos moradores Santa Bernadete da região Após anos sofrendo com enchentes,

A Prefeitura de Ubá realizou a reconstrução da ponte de madeira que liga a região do bairro Aeroporto ao Córrego das Posses, Córrego do Emboque e Ubazinho. A ponte se encontrava sem condições de tráfego há vários meses, colocando em grande risco os pedestres que dela fazem uso para acessar a região do Aeroporto e Mangueira Rural, muitas vezes para trabalhar em fábricas lá situadas.

DEZEMBRO 2017

Praça agora conta também com banheiros adaptados e um quiosque de alimentação

OBRAS

OBRAS

Mais de 1.500 intervenções da Secretaria de Obras em 2017

Recuperação do Anel Viário

Ponte estava sem condições de tráfego há vários meses. Acesso é de grande importância para moradores da região

moradores das ruas Santa Catarina e José Teixeira de Abreu, próximo a Vila Otávio Teixeira Ervilha, no bairro Santa Bernadete, agora estão mais tranquilos. Após intervenção da Prefeitura de Ubá, as manilhas do córrego Santa Bernadete foram substituídas. Com isso, a vazão da água foi reestabelecida e as enchentes não fazem mais parte da rotina dessas pessoas.

Com a substituição das manilhas, vazão da água foi reestabelecida e moradores agora dormem tranquilos

DEZEMBRO 2017

_ 17


Programa “Rua Nova + Qualidade de Vida” OBRAS

Já levou calçamento para diversos bairros e distritos Iniciado em agosto de 2017, o programa permanente de calçamento criado pela Prefeitura chamado “Rua Nova + Qualidade de Vida” já atendeu moradores de cerca de 15 ruas, em diferentes bairros e distritos da cidade. Atuando em duas frentes de trabalho, simultaneamente, para dar mais agilidade e atingir um maior número de intervenções, o programa visa

levar mais qualidade de vida e acessibilidade a moradores de diversas regiões da cidade. Dentre os bairros já atendidos estão Mangueira Rural, Ponte Preta, Santa Bernadete, Vila Casal, Cristal, Louriçal além de Ubari, Córrego da Zueira e Colônia. O programa segue em andamento com objetivo de abranger todas as regiões da cidade.

“Esse calçamento ajudou muito a gente. Principalmente na época de chuva, era muito difícil. Agora estamos muito mais felizes, melhorou demais por aqui.” Antônio Claret Vieira (Tuniquinho) morador da Rua Santo Antônio - Ubari

Somente no Distrito de Ubari, calçamento já chegou a três ruas

No Mangueira Rural, moradores das partes altas e baixas da rua José Lourenço Sperandio agradecem pelo novo calçamento

“Caminhão quebrando, pneu furando, era terrível. Agora vai ser bem mais fácil, né” Ângela Ramalho - proprietária de fábrica de estofados na Rua Dico Caneschi Louriçal “Esperava isso há 15 anos, já nem acreditava mais que ía acontecer. Hoje estou muito feliz, vai melhorar muito a nossa vida”

No bairro Ponte Preta, a rua Sônia Marcos Badaró foi uma das beneficiadas pelo programa de calçamento em 2017

Marina Nascimento de Oliveira, moradora e proprietária de empresa situada na Rua José Lourenço Sperandio - Mangueira Rural 18_

DEZEMBRO 2017

Rua Reginaldo Francisco Coelho, no Santa Bernadete, já integra o programa “Rua Nova + Qualidade de Vida”


+ SAÚDE 20_

DEZEMBRO 2017

Profile for Ubaprefeitura

Revista pmu ed 01 digital  

A Prefeitura de Ubá realiza uma prestação de contas das atividades realizadas em 2017 através desta revista institucional.

Revista pmu ed 01 digital  

A Prefeitura de Ubá realiza uma prestação de contas das atividades realizadas em 2017 através desta revista institucional.

Profile for uba9
Advertisement