Issuu on Google+

INFORMATIVO JORNAL DA TW TRANSPORTES - EDIÇÃO Nº 14 - SETEMBRO / 2012

Alexandre Schmitz TW Transportes empossa novo Presidente Nesta edição:

02 04

Semana do Meio Ambiente Durante uma semana no mês de Junho, aconteceu em todas as unidades da TW , ações voltadas para a sustentabilidade.

Biblio TW Uma Biblioteca Corporativa foi inaugurada na Matriz da TW.

03

Ações do PAD No mês de Agosto foram realizadas ações visando combate ao uso de drogas e álcool.

05 Inauguração BLU

Inauguração de nova Unidade na cidade de Blumenau - SC.

www.twtransportes.com.br


Palavra do Presidente Prezados colaboradores! É com enorme satisfação que lhes dirijo a palavra como novo Presidente da TW Transportes. Estamos diante de um momento de extrema importância para nossa organização. Pela segunda vez, na História de 46 anos da TW , fazemos a mudança da Presidência, a primeira de forma não planejada, e esta de forma estruturada. Há alguns anos começamos um trabalho de sucessão que chamamos de continuidade, preparando os sócios para a transição que viria, pensando na perpetuação da empresa. Conseguimos avançar muito na solução das diferenças que existiam, melhorando a nossa capacidade de foco e união em torno de objetivos comuns e maiores, gerando ações necessárias ao nosso negócio. Melhoramos e temos que avançar mais no exercício das diferentes posições exigidas, em momentos como sócios, outros como gestores e outros como família. Agora é chegada a hora de avançar, seguir em frente e estou aceitando este desafio, agradecendo a confiança que os sócios depositaram em mim. Minha história com a TW começa desde muito cedo, pois passei a vida sempre muito próximo as atividades que na empresa eram desenvolvidas. Tive e tenho professores maravilhosos na minha jornada. Pessoas que me ensinaram sobre a vida, sobre o trabalho e me transmitiram os valores que tenho hoje: trabalho, honestidade, amizade e amor ao próximo. Me deram espaço para errar e errando aprender a acertar. Agora tenho a experiência e conhecimento do negócio para ir em frente, porém com consciência e humildade, que o desenvolvimento não para. Tenho agora a missão de continuar avançando, no profissionalismo, no aperfeiçoamento dos processos, na governança. Me sinto confiante e seguro para esta jornada, com a certeza de ter os melhores ao meu lado. Teremos desafios inerentes ao negócio como administrar as sazonalidades, termos carga e não ter estrutura ou termos a estrutura e não termos a carga e a própria instabilidade econômica e legal brasileira, porém, faz parte do show, mas um show com artistas preparados para atuar. Sei que serão necessárias pessoas para que todos nossos sonhos se tornem realidade. Meu compromisso é com a continuidade dos projetos em andamento e o aperfeiçoamento destes com o objetivo de tornar a TW uma empresa de projeção nacional e atendendo a todas as partes interessadas. Também estarei comprometido no desenvolvimento de um planejamento com a contribuição de todos e compartilhado por todos, para os próximos anos. Conto com vocês! Grande abraço a todos.

Posse - Nova Presidência

Presidente e Diretores

01

Milton e Alexandre

Presidente e Gerentes

No dia 11 de Setembro, realizou-se nas dependências do Macalé Eventos em Carazinho, a cerimônia de posse da nova Presidência. No evento, estiveram presentes a Direção, Gerentes de Unidades, Agentes, Colaboradores e Imprensa. Aconteceu na ocasião, a despedida ao ex Presidente Milton Schmitz, e acolhida ao novo Presidente Alexandre Schmitz, com votos de muito sucesso nesta nova caminhada. A TW acredita que a mudança impulsiona qualquer desenvolvimento, por este motivo, contamos com esta nova gestão para que continue com o crescimento contínuo que buscamos sempre.


Responsabilidade Socioambiental

Semana do Meio

Durante o período de 04 à 08 de junho, ocorreu algumas ações de sustentabilidade entre todas as unidades da TW Transportes. De acordo com o Padrinho da Responsabilidade Socioabiental, Alexandre Schmitz, a semana foi considerada "momento de nos permitirmos realizar atitudes sustentáveis, preservando a vida no planeta, além de mostrar todo o lado humano das questões ambientais". Na ocasião, pode-se perceber o envolvimento dos colaboradores, que cada vez mais preocupam-se com o nosso meio ambiente. Algumas das ações desenvolvidas foram: concurso fotográfico - Fotografe a Natureza; dia do estacionamento vazio; palestras sobre sustentabilidade e educação ambiental; campanha zero impressão; distribuição de mudas; entre outras.

São pequenas atitudes, quando tomadas em conjunto, que fazem toda a diferença!

Adote uma caneca! Atitudes que fazem a diferença O processo de decomposição do plástico pode levar centenas ou milhares de anos. O que significa, que utilizando copo descartável agora, você só estará prorrogando esse problema. Neste sentido, no mês de junho, a TW iniciou uma campanha para a redução do uso deste polímero, com o slogan: minha atitude faz a diferença! Adote você também uma atitude mais sustentável, adote uma caneca. Caso tenha interesse em adquirir uma caneca personalizada da TW , entre em contato pelo e-mail: martketing@twtransportes.com.br

02


Responsabilidade Socioambiental

Transportadora da Vida Ações que a TW realiza em prol da paz no trânsito Com a finalidade de promover um trânsito mais humano, a TW vêm realizando ações do Projeto Transportadora da Vida. No dia 28 de Agosto, a empresa foi convidada a apresentar em Porto Alegre, no SETCERGS, seu Case de sucesso. Confira abaixo, algumas das ações que os voluntários estão promovendo.

Blitz

Ação de Páscoa

Material Interno EMPRESA CERTIFICADA

Murais

Blitz - Motoristas

Blitz - PRF

Ações de combate ao uso de álcool e drogas No mês de agosto, ocorreram diversas ações de combate ao uso de álcool e drogas em todas as unidades da TW Transportes. Estas foram realizadas em parceria com os programas PAD, CIPA e Transportadora da Vida. Foram ministradas palestras sobre diversos assuntos relacionados com o tema, bem como um concurso que elegeu a melhor frase, tendo como ganhadora a colaboradora Cassiane Fernanda Rocha, da Matriz.

03

Palestra - LOG II

Ganhadora do Concurso

Palestra - Matriz

Palestra - POA

Blitz - Frota

Palestra - NHA

ais importante!

is a vida é m po , te an st di ue fiq as og dr s Da


Notícias e Novidades

25 de Julho Comemoração pelo Dia do Motorista No dia 25 de Julho, comemora-se o Dia dos Gigantes da Estrada, os Motorista. Eles que são os responsáveis pelo abastecimento e suprimento de todo o país, de fundamental importância para a comunidade em geral. A procissão anual foi realizada em Carazinho no dia 29 de Julho, em agradecimento ao Dia de São Cristóvão, padroeiro dos caminhoneiros. A carreata foi puxada pelo carro da TW , que estava decorado com borboletas e balões brancos, simbolizando a paz no trânsito, como ação do projeto Transportadora da Vida. Após o desfile, os motoristas presentes tiveram a oportunidade de confraternizar com os colegas e familiares em um delicioso almoço. Para comemoração desta tão importante data, nossos motoristas foram presenteados com uma linda pasta, onde poderão guardar documentos e pertences pessoais, além de receber também, a 5ª edição do CD Amigo da Estrada. Mais uma vez, parabenizamos esta classe que é tão importante para o desenvolvimento do nosso Brasil.

Carreata

CD do Motorista O motorista do Frota Josias Thomaz de Vargas adorou a nova edição do CD do Motorista. Relatou que o é um ótimo presente, companhia para a estrada. Particularmente, gostou de todas as músicas, achando interessante a última faixa, cantada pelos próprios colaboradores.

Almoço

Biblio TW No dia 30 de Julho, foi inaugurada a Biblio TW. Uma biblioteca situada na Matriz da TW Transportes, para os colaboradores de Carazinho. Inicialmente, encontra-se alocada na recepção, tendo em vista a ideia de tornar-se itinerante, ou seja, irá passar nos setores para que os colaboradores motivem-se a pegar livros emprestados. A biblioteca foi estruturada a partir de livros doados pelos próprios colaboradores, com alguns títulos adquiridos por votação dos mesmos. Esta iniciativa parte da importância que a TW prima pela disseminação e ampliação de conhecimento pessoal de cada funcionário da empresa.

Dicas:

Opinião do colaborador: "A iniciativa da biblioteca na empresa é importante para atualização dos colaboradores, sendo um incentivo a cultura facilita o acesso a novas fontes de conhecimento. A pratica da leitura auxilia na escrita." Fabiane Alice Petry - Auxiliar de Operações

"A Biblio TW é com certeza uma ótima ideia, as pessoas estão lendo cada vez menos, e quando temos a disposição dentro da empresa opções de leitura, fica bem mais fácil o acesso a mais cultura e conhecimento por parte dos colaboradores." Juliano Barden - Auxiliar de Escritório

04


Notícias e Novidades

Inauguração de BLU Colaboradores de BLU estão de casa nova

Momento Solene

Inauguração Oficial

Gerente Adriano Schmitz

Confraternização

No dia 07 de Agosto, aconteceu a inauguração do novo centro de distribuição de Blumenau. O novo terminal de carga e descarga e centro administrativo, estão situados na Rua Eng. Udo Deeke, 1022, Salto Norte. A Filial encontra-se sob a organização e gestão do Gerente Adriano Schmitz, contando com um amplo espaço de 1600m² de área construída e 3000m² de pátio. A cerimônia contou com a presença de colaboradores da Matriz, e a direção estando representada por Alexandre Schmitz, na ocasião ainda Diretor Operacional.

Agentes da TW festejam aniversário Tapera - 40 anos

Erechim - 20 anos

Horizontina - 15 anos

Santa Rosa - 15 anos

Ijuí - 15 anos

Atualmente, contamos com o total de 39 agências, espalhadas pelos três estados do sul do Brasil. Estas que levam a marca da TW Transportes ao longo dos anos em que são franquiadas da empresa. No sentido de agradecimento, parabenizamos a Agência de Erechim, que no dia 30 de Junho completou 20 anos; a Agência de Tapera, que no dia 15 de Julho completou 40 anos; e as Agências de Santa Rosa, Horizontina e Ijuí, que no dia 01 de Agosto completaram 15 anos de caminhada. Saudamos ainda, a Agência de Itajaí - SC, que foi inaugurada no mês de Junho.

Unidade Mecânica TW Transportes Inovação no plano de manutenção Com a finalidade de evitar socorros à caminhões na estrada e reduzir os custos com contratação de trabalhos de terceiros, a TW lançou uma Unidade Mecânica para manutenção dos caminhões das filiais. De dois em dois meses, os colaboradores responsáveis percorrem as unidades com este veículo, tendo iniciado no mês de Julho. Unidades de POA, CSL, NHA, LAJ, PAS e outras, já receberam a Unidade Mecânica, conforme consta em plano de manutenção. Durante as próximas viagens demais filiais serão atendidas.

05

Colaboradores que acompanham a Unidade Mecânica: Sebastião Souza Soares - Supervisor de Manutenção, César Alexandre da Luz e Jorge Ademir Schneider - Mecânicos, e Eduardo Rodrigues Onofre - Eletricista.


Desenvolvimento

Jogos Corporativos Desenvolvimento de Gestores A TW , preocupada com o constante desenvolvimento de seus gestores, iniciou no dia 23 de Julho um trabalho de consultoria externa. Este visa aprimorar as competências essenciais para o exercício da liderança frente aos cargos de gestão. Este desenvolvimento ocorre através de um jogo corporativo, sendo um simulador de uma empresa que possibilita aos participantes que, de forma realística, estejam gerenciando uma organização, enfretando todas as dificuldades e facilidades do dia-a-dia. O curso é distribuído em três módulos, totalizando uma carga horária de 48hrs. Estão participando analistas, supervisores, gerentes e diretores. O gerente da Filial de Novo Hamburgo, Marcelo Amorim de Paula, deixa sua mensagem a respeito dos trabalhos que estão sendo realizados: Sempre que participo procuro aproveitar o máximo, pois muito tem ajudado nos resultados da unidade, também considero uma das maiores formas de valorização da empresa, por que capacita a gestão do negócio de uma forma mais analítica e estratégica facilitando a busca dos objetivos. Dos dois treinamentos com este tema o qual participei, o que está acontecendo neste ano acho inovador, pois coloca vários níveis de gestão em um mesmo treinamento, refinando a comunicação bem como as diretrizes organizacionais, como diz o ditado popular, "não se deve dar o peixe, e sim ensinar a pescar!"

Projeto Na Boléia

Encontro ADM e OPER

Formação de Motoristas da TW Iniciou no mês de agosto o projeto Na Boléia. Este te, por finalidade desenvolver os nossos colaboradores de cargos operacionais que desejam tornar-se futuros motoristas da TW Transportes. Este projeto terá duração de sete meses e contará com uma equipe de colaboradores e parceiros da TW para servirem de instrutores, repassando todo o conhecimento que os mesmos possuem sobre os processos que formarão nossos futuros motoristas. Para participar do projeto, foram abertas inscrições e para a seleção, foram realizados testes de aptidão.

NA BOLÉIA Formação de Motoristas

Nos dias 06 e 07 de Julho, aconteceu na Sede Social da Matriz da TW , o primeiro encontro entre as áreas Administrativo e Operacional. Participaram do evento assistentes administrativos e supervisores operacionais. Primeiramente, foram apresentados indicadores favoráveis e desfavoráveis de cada unidade, bem como ações que estão sendo realizadas que envolvam estes números. No Sábado foi realizada uma gincana com foco na integração e trabalho em equipe, atingindo o objetivo de promover mais aprendizado e crescimento pessoal e profissional de cada colaborador.

Academia de Líderes A TW , sempre atenta ao mercado profissional, entende cada dia mais a importância de resgatar e desenvolver lideranças internamente. Este ano, a empresa está com uma nova turma da Academia de Líderes, projeto que iniciou em Junho e será finalizado em Dezembro, com foco para o desenvolvimento de possíveis Supervisores Operacionais. No ano de 2010, tivemos um aproveitamento do 56% das pessoas que tiveram participação neste treinamento, e 62% em 2011, passando estes a gerenciar equipes de trabalho.

06


Concurso:

Pequenos

3

Mostre o lado artista de seu filho!

Com o sucesso das duas edições anteriores, a TW volta a realizar o Concurso de Desenho e Pintura: Pequenos Criativos da TW Transportes, este ano com o tema relacinado à segurança no trânsito:

"TW Transportes: transportando sonhos, valorizando vidas" Serão recebidos desenhos até o dia 28 de Setembro! Resultado: 10 de Outubro Os desenhos mais criativos serão colocados no próximo calendário da empresa. Destes, serão premiados os 3 melhores.

Entre em contato com o RH de sua filial e solicite a folha de desenho.

Perfil do Colaborador TW Fernanda Casturina Pereira - Motorista da Unidade de CTA - A quanto tempo é motorista? 03 anos - Como iniciou na carreira? Através do meu esposo, que é motorista carreteiro e sabendo da minha paixão pela profissão, me incentivou. - Quem mais te apoiou ao decidir ser motorista? Através de uma iniciativa própria por admirar a profissão, resolvi ir atrás dos meu sonho e me qualificar para estar enquadrada nas exigências do mercado. - Qual a sensação em saber que foi a primeira motorista mulher da unidade de CTA? Fiquei muito feliz e honrada com a confiança depositada em mim, já que aqui nunca teve uma motorista mulher para servir de parâmetro. - Quais os desafios e preconceitos que teve ao escolher esta profissão? Por ser mulher e medir apenas 1,55m de altura as pessoas me julgam sensível, não sabendo elas que sou uma leoa no que diz respeito ao meu trabalho. - O que mais te satisfaz na profissão? Dirigir, sendo olhada e respeitada como motorista que sou, independente de ser mulher.


Informativo TW - 2012.08