Page 1

Informe ICESP Promove de Brasília

16 de dezembro de 2011, Nº 101

UnB recebe dois formados do ICESP para Mestrado em Agronomia

B

e m acabaram de se formar e já garantiram vagas no tão disputado Mestrado na Universidade de Brasília. Cláudio Augusto Rodrigues e Ícaro de Sousa Ribeiro, alunos egressos das Faculdades ICESP Promove, do curso de Agronomia, foram aprovados no processo seletivo para o Mestrado da UnB do 1° semestre de 2012. Cláudio Augusto explica que sua aprovação deuse não apenas pela prova de conhecimentos gerais, agrário e inglês, mas também, por ter seu trabalho de conclusão de curso dentro da linha de pesquisa determinada pela Universidade. “Meu TCC teve tudo a ver com a linha de pesquisa exigida em temas agrícolas sustentáveis, um tema atual e um desafio bem grande na produção de alimentos,” explica. Cláudio está muito feliz com a aprovação e agradeceu muito o apoio dos professores e o acolhimento da Instituição. “Tenho uma imensa gratidão pelo ICESP que acreditou na gente e nos deu um apoio fundamental. O país está crescendo na produção de alimentos e Brasília precisa desses cursos”, afirma Cláudio.

Cláudio Augusto

Tenho uma imensa gratidão pelo ICESP que acreditou na gente e nos deu um apoio fundamental”

Ícaro de Sousa fará o mestrado na área de fitopatologia e com a pesquisa em melhoramento genético resistente a patógenos. “Estou bastante satisfeito! É uma linha de pesquisa que eu gosto muito”, disse. Ícaro desenvolverá sua pesquisa na Embrapa Hortaliças e terá sua pesquisa financiada pela Capes. O Coordenador do curso, professor Marcelo Marinho, comemora a conquista e afirma que o resultado foi um sucesso de todos e dedicação dos aprovados. “Acho que esse fato foi um sucesso do nosso curso, sucesso dos professores e de todos nós. Um sucesso para a nossa Instituição, tendo em vista que esses alunos concorreram com alunos de diversas localidades do Brasil e conseguiram aprovação (houve até caravanas do Rio de Janeiro e São Paulo com alunos de Instituições renomadas). Isso demonstra que nós, do Curso de Agronomia, estamos no caminho certo comparado aos demais cursos do País. Todos os professores do curso e alunos estão orgulhosos deste feito”, festeja.

Ícaro de Sousa

Estou bastante satisfeito! É uma linha de pesquisa que eu gosto muito”


Últimas Professores se qualificam para serem Orientadores de TCC

A

s Faculdades ICESP/Promove realizaram o curso de Qualificação para Orientadores de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Duas turmas com 100 professores foram montadas. O curso foi organizado pela Coordenação Geral de Trabalhos de Conclusão de Curso (CGTCC), o mais novo departamento criado para gerenciar rotinas acadêmicas e facilitar a vida do aluno. É nele onde tudo que for relacionado ao trabalho final do estudante será tratado. Agora, apenas os professores que participaram do curso de qualificação poderão ser orientadores. O objetivo do curso, segundo o responsável pelo CGTCC, professor Aparecido Pimentel, é aperfeiçoar o docente e o próprio relacionamento com o estudante durante o processo de TCC. Isso trará benefício para o acadêmico. “Eles vão ter as coisas muito mais claras e a garantia de um TCC bem feito”, afirmou o professor Pimentel. No primeiro dia de curso, os professores aprenderam sobre relacionamento: o trabalho e o cuidado, conflitos e inteligência emocional. Já na segunda parte do curso, a palestrante, coordenadora de Pesquisa da Funorte, Alessandra Érikson, de Montes Claros (MG) abordou temas como metodologia da pesquisa, ciência, Comitê de Ética e delineador de pesquisador. O professor Pimentel disse também que o objetivo é investir em pesquisa para melhorar a qualidade dos trabalhos. Para os professores que não conseguiram fazer o curso de qualificação, há uma boa notícia. O professor Pimentel adiantou que em fevereiro, terá a abertura de novas turmas. Neste caso é só aguardar.

Alunos de Agronomia participam das comemorações dos 60 anos da CNA Um grupo de alunos do curso de Agronomia das Faculdades ICESP Promove de Brasília participaram da semana de comemorações dos 60 anos da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e dos 20 anos de criação do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). O evento foi realizado no dia 23 de novembro, no espaço Unique Plaza (Lago Sul) e contou com presenças ilustres como o Sr. Mendes Ribeiro Filho (Ministro da Agricultura); Sra. Kátia Abreu (Senadora e Presidente do CNA); Sr. Gilmar Mendes (Ministro do STF); Sr. Armínio Fraga (Ex-presidente do Banco Central) e da Sra. Dilma Roussef (Presidente do Brasil). Os alunos do curso tiveram uma participação efetiva e levaram o nome da instituição nesse seminário que aprofundou o tema “Os Desafios do Brasil como 5ª Potência Mundial e o Papel do Agronegócio.

Vestibular em Valparaiso Amanhã, 17/12, o ICESP realizará um vestibular agendado na cidade de Valparaiso – GO. Este processo seletivo faz parte da parceria entre as Faculdades ICESP Promove e a Prefeitura da cidade para a concessão de descontos nos cursos de Graduação. O desconto será de 50% em cada semestre matriculado. Os colaboradores Roger Ryan, Daiana Almeida e Luiz Rogério estarão presentes representando a instituição e fazendo o trabalho de captação desses novos alunos. Boa sorte!

Ciclismo Equipes de ciclismo participam da Copa da República No próximo domingo, 18 de dezembro, o Brasil vai voltar os olhos para o Distrito Federal. Será realizada na Esplanada dos Ministérios a IX Copa da República de Ciclismo. As Faculdades ICESP/Promove e o DF serão representados por nossas duas equipes: o ICESP Ciclismo e Promove. Na Copa da República, o aluno de Direito Rodrigo “Morcegão” de Brito, é tricampeão (2002, 2003 e 2005). As duas equipes conseguiram ter histórico de títulos na Copa da República e Campeonato Brasiliense de Ciclismo deste ano, em categorias diferentes. A competição será transmitida ao vivo pela Rede Globo, no programa Esporte Espetacular, a partir das 8h15. Os maiores ciclistas do país estarão reunidos. O circuito começa primeiro com a participação feminina em um percurso de 6 a 8 voltas. Logo depois os homens entram para correr até 16 voltas. O torneio servirá como uma seletiva para a Copa América programada para acontecer no Rio de Janeiro. Boa sorte aos nossos atletas!

Expediente: Helane Melo: Diretora de Comunicação e Marketing - Fátima Layane: Assessora de Comunicação Textos: Fátima Layane e Elton Santos - Diagramação: Elton Santos e Fátima Layane - Equipe: Roger Ryan Duarte, Daiana Almeida - Contatos: ascom@unicesp.edu.br (61) 3035 9513 / 3035 9526 / 3035 9534

Informe ICESP/Promove - Edição 101  

Informe ICESP/Promove - Edição 101

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you