Page 1

MELHORAR AS LAVOURAS DE CAFÉ, PARA TER BOA RENDA J.B. Matiello Eng Agr Mapa e Fundação Procafé

A boa lavoura de café é aquela que produz bem e, assim, dá lucro ao cafeicultor. Lavouras pouco produtivas, com menos de 30 sacas por hectare, quase sempre, dão prejuízo Em cafezais com produtividade alta os custos para produzir o café ficam menores. Isto acontece por que todos os gastos com a lavoura, o trabalho, os produtos, a administração etc, são divididos por um maior numero de sacas produzidas. Assim o cafeicultor deve conhecer bem as suas lavouras de café. Ele mesmo, ou com ajuda de um Técnico, deve saber o que vem acontecendo em cada um dos lotes ou talhões de cafezais. Deve controlar e anotar as produções e, deste modo, conhecer aquelas áreas de lavoura que vem produzindo muito ou pouco. Normalmente, são 3 os tipos de lavouras que se pode encontrar em uma propriedade: • As lavouras boas, produtivas, que necessitam, apenas, da manutenção dos tratos anuais, bem feitos. •

As lavouras que precisam de recuperação, por apresentarem problemas de plantas fracas, maltratadas, com copa deformada, com poucos ramos e com produção baixa, com solos também pobres. Nestas partes de lavouraé preciso usar práticas especiais de recuperação, com podas, calagem, replantio/repovoamento, controle de pragas do solo etc, para que as plantas de café voltem com boa capacidade produtiva.

As lavouras muito ruins, cuja recuperação não compensa, por terem plantas muito velhas, com espaçamentos muito abertos, com muitas falhas, com variedades não recomendadas, com problemas nas raízes ou situadas em locais impróprios. Estas devem ser abandonadas ou arrancadas e substituídas por outras novas, bem formadas, no mesmo ou em outro local melhor e usando práticas mais modernas. Agora, terminada a colheita, é hora de iniciar um novo ciclo. Então é o tempo certo de pensar na seleção de lavouras. O cafeicultor deve estar consciente que não adianta possuir e tratar, sem os cuidados necessários, de muita área de lavouras, sendo que apenas certos talhões é que vem dando boa produtividade. Uma área ruim consome o lucro das boas. As tecnologias que efetivamente aumentam a produtividade são a boa base genética das variedades plantadas e sua nutrição adequada, e, quando necessária, também a irrigação. As demais práticas de manejo são importantes, para evitar perdas. Assim, a adubação/calagem é essencial na melhoria da produtividade, pois ela corrige o solo e fornece os nutrientes necessários ao bom crescimento e para uma alta produção dos cafeeiros. Estamos na época de programar a adubação da lavoura para o próximo ciclo agrícola. Para isso, alem de conhecer os vários talhões (espaçamentos, variedades, capacidade produtiva etc) o planejamento da adubação/calagem deve observar os resultados da análise de solo, cuja época de fazer é justo agora, no sentido de sabermos o que já se dispõe no solo. Todo cafeicultor deve fazer a análise do solo de suas lavouras, pois, através dela vai saber o que é preciso aplicar, o tipo e a quantidade de adubo ou calcário a utilizar. Por isso colocamos aqui as instruções básicas de como reirar as amostrasDeve-se retirar 20-30 amostras de terra por talhão, em pequenos buracos, com 20 cm de profundidade, abertos com enxadão ou com trado, junto à saia dos cafeeiros, na área em que se aduba. Deve-se tirar pequenas fatias do solo, juntando a terra dessas amostras, num balde limpo, misturando bem e fazendo uma amostra composta. Esta amostra, de vários pontos, vai representar bem a condição do solo daquela área ou talhão de lavoura. Fundação Procafé Alameda do Café, 1000 – Varginha, MG – CEP: 37026-400 35 – 3214 1411 www.fundacaoprocafe.com.br


As amostras devem ser enviadas a um Laboratório de análises de fertilidade e, no retorno do boletim com os resultados da análise, o cafeicultor deve procurar um Técnico para que ele o auxilie numa recomendação mais adequada para uso da adubação e calagem. Com essa indicação, o produtor vai colocar somente aquilo que a lavoura precisa, sem faltar ou sobrar, o que seria prejudicial. A Fundação Procafé possui um Laboratório de análises de solo e de folhas bastante especializado. Enviem as amostras. Para maiores informações consulte o site www.fundacaoprocafe.com.br.

As lavouras bem tratadas, produtivas, são as que dão lucro. As ruins, mal-tratadas, dão prejuízo.

Fazendo o buraco, de 20 cm, com enxadão, junto à saia do cafeeiro, retirando uma fatia de terra, para juntar com outras no balde, para formar a amostra composta.

Fundação Procafé Alameda do Café, 1000 – Varginha, MG – CEP: 37026-400 35 – 3214 1411 www.fundacaoprocafe.com.br

Melhorar as lavouras de café, para ter boa renda  

Melhorar as lavouras de café para ter boa renda

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you