Issuu on Google+

SEMENTES MOCA NASCEM E REPRODUZEM PLANTAS NORMALMENTE

J.B. Matiello e S.R. Almeida – Engs Agrs Mapa-Fundação Procafé Está na época de semeio das sementes de café, para formação de mudas visando os novos plantios. Com isso é preciso escolher a variedade a ser plantada e daí partir para a obtenção das sementes, junto a um produtor registrado. Na hora do semeio sempre surge a duvida, que, apesar dos constantes esclarecimentos, ainda persiste, na forma da indagação que um produtor nos fez recentemente. – Estou semeando mas encontrei muitos grãos roliços, no meio das minhas sementes que adquiri. Estou querendo jogar estas sementes fora. O que devo fazer. Nossa resposta é a seguinte. O seu grão roliço, na verdade é o chamado grão moca. Veja que os grãos de café podem ter o formato chato ou moca. O grão chato tem uma face mais plana e a outra convexa (abaulada), enquanto o grão moca tem o formato arredondado, este tendo origem no desenvolvimento de uma só semente no fruto, ocupando as duas lojas. Mas nada contra os gordinhos. O grão-semente moca tem embrião normal, idêntico aquele do grão chato. Por isso ele vai dar origem a plantas semelhantes àquelas oriundas das sementes chatas. Na germinação elas se equivalem. A presença de grãos moca é normal e aceita até a proporção de 5-10% em uma variedade. Acima deste percentual indica que está havendo alguma deficiência na fecundação, fenômeno relacionado, basicamente, a problema genético, com interferência, ainda, de fatores climáticos e de nutrição. Nas regiões quentes, na face dos cafeeiros batida pelo sol da tarde e em condições de pouca umidade na época de florada, aumenta a porcentagem de moca.. Na parte alta (ponteiro) do cafeeiro o percentual de grão moca é maior, como também ocorrem mais mocas na ponta dos ramos produtivos. Ao contrário, na base e até o meio dos ramos produtivos os frutos são maiores e apresentam maior % de grãos chatos. Trabalho realizado em Varginha mostrou que o grão moca pesa em média 9% menos que o grão chato. Depois de toda esta explicação basta dizer a conclusão. - As sementes moca podem ser semeadas sem problemas, pois reproduzem plantas normais da variedade escolhida. O seu formato nada tem a ver com sua capacidade genética.

Fundação Procafé Alameda do Café, 1000 – Varginha, MG – CEP: 37026-400 35 – 3214 1411 www.fundacaoprocafe.com.br


Sementes de café, mais acima a chata e abaixo a moca. Na direita após sua germinação normal, á direita a moca e à esquerda a chata.

Vista, em detalhe ,de 2 mudinhas, no estágio palito de fósforo, oriundas do mesmo semeio de uma semente moca(acima) e de uma chata(abaixo), vendo-se o seu crescimento normal, das partes aéreas e das raizes, de forma semelhante entre elas

Fundação Procafé Alameda do Café, 1000 – Varginha, MG – CEP: 37026-400 35 – 3214 1411 www.fundacaoprocafe.com.br


Sementes moca nascem e reproduzem plantas normalmente